[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

meu foco são os jogos
Certo, mas os jogos são FPS competitivo ou single player mundo aberto?

Eu consideraria placa de vídeo primeiro.
Memória, os 16 são 2x8 GB?
Sobre o SSD, você tem o s.o. instalado em HD ou é SSD sata?

Ainda precisamos considerar o limite do seu orçamento também.
 
Fala pessoal, recentemente tive um problema com meu ryzen 5600x, e ele estragou, e agr tenho que comprar um processador novo, qual vocês me indicam na faixa de 1000 a 1800 reais, eu estava em dúvida entre um ryzen 7 5700x ou um ryzen 7 5700x3d, qual seria a melhor escolha entre os 2 ou outra opção?
Obs: o 5700x esta na faixa de 1140 reais e o x3d esta por 1350
Estragou como? E se comprou o 5600x box ele tem 3 anos de garantia, desses aí o 5700x3D é melhor e eu diria que vale a diferença

Pessoal, boa tarde
Estou querendo fazer um upgrade aqui no pc. O Objetivo é ter algo fluido para consumo de multímidia em geral (atualmente eu não consigo por exemplo assistir videos no youtube em 2160p. Ainda não tenho monitor em 4k, mas será o próximo passo do upgrade) utilização de bastante excel e tarefas do dia-a-dia em geral.

Minha configuração atual é a seguinte:
16GB RAM DDR3 (2X8GB)
Intel i3 - 2120 - 3,30Ghz
Gigabyte H61M-S1
AMD Radeon R5 230 2GB
SSD 120GB + HD500GB

Sim, o pc é bem antigo (foi montado em 2012 e basicamente só adicionei o SSD e aumentei a ram nesse período).
Até uns 2mil reais, como que eu poderia fazer esse upgrade da melhor forma possivel para atingir os objetivos acima? Esses kits upgrades que vendem na pichaus da vida fariam sentido?
Não manjo muitas opções de entrada mas saindo de um i3-2120 acho que um 4600g/5600g pode ser interessante, daria até pra combar com uma B450M pra economizar um pouco a depender da diferença de preço pra uma B550M, aí só precisaria achar um kit 2x8gb DDR4 3200 CL16 ou similar, caso não se importe de pegar alguma coisa usada talvez ache ofertas boas nos marketplaces da vida

Olá pessoal, ultimamente me coloquei em um dilema para fazer ou não um upgrade de geração no meu setup...

Hoje possuo o seguinte kit:

B550M TUF
Ryzen 7 5800X3D
32gb DDR 4 3200mhz
RTX4070

Entre várias pesquisas, me chamou a atenção a seguinte config:

B650e ROG (Apesar de o valor me deixar em dúvida sobre o investimento, faz sentido pagar 2k em uma mobo como essa?)
Ryzen 7 7800x3d ou Ryzen 7 7900x (Também cogito aguardar a serie 9000 pra ver o que vem)
32gb DDR5 6000mhz
Manter a placa de video.

Queria uma opinião sincera se faz sentido o upgrade, e principalmente sobre a mobo.

Uso principal do setup é para jogos e estou começando a me aventurar com lives também.
Tem algum momento que seu uso de GPU fica baixo e a o kit atual falta muito desempenho? Eu imagino que a resposta seja não, e no melhor dos casos uma troca de CPU dessas vai dar lá seus 20% de ganho no melhor dos casos que talvez nem seja perceptível com monitoramento de fps desligado, diria que só vale a pena se realmente tá ruim pra jogar no seu setup também, sem saber se você está sequer sendo limitado pelo CPU é uma compra completamente no escuro, se estiver sendo limitado pela GPU possivelmente vai ter um ganho de 0% nessa troca aí

E se vale a pena ou não pagar caro em placa-mãe depende de cada um, tem placa mãe de 800-1000 reais que roda o 7800x3D, mas elas vão ter menos luzinhas, menos portas USB, aparência mais simples etcetc e isso vai de cada um, boa parte paga apenas pela estética ou por peace of mind porque acaba não usando absolutamente nenhuma funcionalidade de uma mobo cara

Será que vale um 9900kf na minha config? Aí não preciso mudar mobo e o cara pega meu i5 8400 no rolo, me custaria 700 pila o up.
Não fazemos ideia, não tem config nenhuma na sua assinatura
 
estava pensando em adquirir o intel I7 13 ou 14 geração (focar em games mesmo), mas li que estes estão dando muita instabilidade e ate tela azul com frequência, isso e verdade?
se for quais as alternativas que eu poderia pegar?
 
estava pensando em adquirir o intel I7 13 ou 14 geração (focar em games mesmo), mas li que estes estão dando muita instabilidade e ate tela azul com frequência, isso e verdade?
se for quais as alternativas que eu poderia pegar?
Eu comprei um i7-13700K há poucos dias para substituir o meu i5-12400F e estou achando ele muito quente, mesmo usando watercooler, acho que vou ter que trocar de watercooler.
Ainda não vi nenhuma tela azul até agora, mas configurei o Asus Multicore Enhancement limitando em 90°C na BIOS para não subir a temperatura acima disso.
 
Última edição:
É o seguinte, tenho um PC nas seguintes configurações e estou buscando um upgrade, qual fazer?

Minhas peças:
Processador: R5 3600
RAM: 16 GB
Placa de vídeo: GTX 1060 6GB
Placa-mãe: B450M GAMING Gigabyte
Fonte: Corsair CX550 550W, 80 Plus Bronze


No momento, estou pendendo mais entre um SSD M.2 NVMe e placa de vídeo. Mas, também existem a possibilidade de upgrade de mem. ram para 32 GB ou, até mesmo, de processador. Qual faria mais diferença? Qual a mais urgente?

Adendo, meu foco são os jogos.
SSD e processador
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu comprei um i7-13700K há poucos dias para substituir o meu i5-12400F e estou achando ele muito quente, mesmo usando watercooler, acho que vou ter que trocar de watercooler.
Ainda não vi nenhuma tela azul até agora, mas configurei o Asus Multicore Enhancement limitando em 90°C na BIOS para não subir a temperatura acima disso.
desativa essa opcao da asus pra melhorar a temperatura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

estava pensando em adquirir o intel I7 13 ou 14 geração (focar em games mesmo), mas li que estes estão dando muita instabilidade e ate tela azul com frequência, isso e verdade?
se for quais as alternativas que eu poderia pegar?
se for trocar de placa mae pra pegar um i7, opte por AMD. o 7800x3d tem melhor performance pra jogos a mesmo preço praticamente, e esquenta muito menos. a tela azul é devido undervolt ou overclock instavel. funciona tranquilo nas configs padroes, porém é quente demais mesmo.
 
desativa essa opcao da asus pra melhorar a temperatura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Vou desativar e depois stressar o CPU no máximo para testar.
 
tenho um ryzen 7 3700x 16 de ram rx 5500 xt
queria fazer um upgrade de placa mãe qual e a melhor para essa config
foco em jogos
Qual a placa mãe atualmente?
CPU AM4 podemos recomendar a B-550M, podendo ser MSi, Asrock ou Gigabyte.
 
desativa essa opcao da asus pra melhorar a temperatura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Aqui diminuiu bastante a temperatura do CPU, não passa dos 55°C, o consumo de energia, e também a pontuação em benchmarks.
 
Pessoal, boa tarde
Estou querendo fazer um upgrade aqui no pc. O Objetivo é ter algo fluido para consumo de multímidia em geral (atualmente eu não consigo por exemplo assistir videos no youtube em 2160p. Ainda não tenho monitor em 4k, mas será o próximo passo do upgrade) utilização de bastante excel e tarefas do dia-a-dia em geral.

Minha configuração atual é a seguinte:
16GB RAM DDR3 (2X8GB)
Intel i3 - 2120 - 3,30Ghz
Gigabyte H61M-S1
AMD Radeon R5 230 2GB
SSD 120GB + HD500GB

Sim, o pc é bem antigo (foi montado em 2012 e basicamente só adicionei o SSD e aumentei a ram nesse período).
Até uns 2mil reais, como que eu poderia fazer esse upgrade da melhor forma possivel para atingir os objetivos acima? Esses kits upgrades que vendem na pichaus da vida fariam sentido?
Como você não mencionou nada sobre jogos, sugiro pegar um Ryzen 5600G + Placa-mãe A520 + 2x8GB de RAM que certamente vai te atender por muitos anos nesse modo de utilização.
Sua Radeon não será mais necessária nessa configuração, já que a Vega do Ryzen supera ela em desempenho.
 
Certo, mas os jogos são FPS competitivo ou single player mundo aberto?

Eu consideraria placa de vídeo primeiro.
Memória, os 16 são 2x8 GB?
Sobre o SSD, você tem o s.o. instalado em HD ou é SSD sata?

Ainda precisamos considerar o limite do seu orçamento também.
Tanto competitivos como single player, jogo de tudo. A memória é 2x8 sim e o S.O está no SSD. Eu acabei comprando um M2 aqui já, visto que meu armazenamento está baixo(tenho 1TB só). Mas, ainda assim gostaria de dicas para o próximo upgrade, pensando numa faixa de uns 1200 reais.
 
Vou desativar e depois stressar o CPU no máximo para testarj

Aqui diminuiu bastante a temperatura do CPU, não passa dos 55°C, o consumo de energia, e também a pontuação em benchmarks.
exato. essa opcao da asus faz o processador rodar em modo performance. se superaquecimento for um problema....o negocio é desativar e perder um pouco de performance.
 
exato. essa opcao da asus faz o processador rodar em modo performance. se superaquecimento for um problema....o negocio é desativar e perder um pouco de performance.
Resolvi com o Intel XTU, a performance fica até melhor, mas com a temperatura máxima de 80°C quando em stress.
 
Tanto competitivos como single player, jogo de tudo. A memória é 2x8 sim e o S.O está no SSD. Eu acabei comprando um M2 aqui já, visto que meu armazenamento está baixo(tenho 1TB só). Mas, ainda assim gostaria de dicas para o próximo upgrade, pensando numa faixa de uns 1200 reais.
Poderia partir pra placa de vídeo, uma RX6600 ou 3060 12GB já vai melhorar o desempenho em jogos novos, partindo pra upgrade de processador por último na minha opinião.
Mas jogos competitivos (FPS) normalmente precisam de processador mais potente.
Pensando em vender as peças que tem e renovar o conjunto, talvez consiga trocar em um intervalo mais curto.
 
Estragou como? E se comprou o 5600x box ele tem 3 anos de garantia, desses aí o 5700x3D é melhor e eu diria que vale a diferença


Não manjo muitas opções de entrada mas saindo de um i3-2120 acho que um 4600g/5600g pode ser interessante, daria até pra combar com uma B450M pra economizar um pouco a depender da diferença de preço pra uma B550M, aí só precisaria achar um kit 2x8gb DDR4 3200 CL16 ou similar, caso não se importe de pegar alguma coisa usada talvez ache ofertas boas nos marketplaces da vida


Tem algum momento que seu uso de GPU fica baixo e a o kit atual falta muito desempenho? Eu imagino que a resposta seja não, e no melhor dos casos uma troca de CPU dessas vai dar lá seus 20% de ganho no melhor dos casos que talvez nem seja perceptível com monitoramento de fps desligado, diria que só vale a pena se realmente tá ruim pra jogar no seu setup também, sem saber se você está sequer sendo limitado pelo CPU é uma compra completamente no escuro, se estiver sendo limitado pela GPU possivelmente vai ter um ganho de 0% nessa troca aí

E se vale a pena ou não pagar caro em placa-mãe depende de cada um, tem placa mãe de 800-1000 reais que roda o 7800x3D, mas elas vão ter menos luzinhas, menos portas USB, aparência mais simples etcetc e isso vai de cada um, boa parte paga apenas pela estética ou por peace of mind porque acaba não usando absolutamente nenhuma funcionalidade de uma mobo cara


Não fazemos ideia, não tem config nenhuma na sua assinatura
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Z370 PrimeA
I58400
Corsair HX 750
16g ram 280
Rtx 3070
 
no caso, qual alteração voce fez no XTU ?
É só clicar em Optimize Power & Current Limits, fiz alguns testes aqui de stress com a própria ferramenta e não está passando da casa dos 80°C a maior parte do tempo e não está tento CPU throttling.
GPbfOZq.png
 
Última edição:
mas e o clock ta full no teste?
Aparentemente com a ferramenta de stress do XTU está, mas para garantir não suba mais do 90°C, configurei na parte de gerenciamento de energia de CPU na BIOS, a temperatura máxima de 90°C nos núcleos para garantir que chegue acima de 100°C (opcional).
 
Última edição:
5thJgrc_d.webp
hINlKzo_d.webp
Boa tarde galera, alguém pode me ajudar a identificar se essas memórias ddr3 ou ddr3l ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo