Estragou como? E se comprou o 5600x box ele tem 3 anos de garantia, desses aí o 5700x3D é melhor e eu diria que vale a diferença
Não manjo muitas opções de entrada mas saindo de um i3-2120 acho que um 4600g/5600g pode ser interessante, daria até pra combar com uma B450M pra economizar um pouco a depender da diferença de preço pra uma B550M, aí só precisaria achar um kit 2x8gb DDR4 3200 CL16 ou similar, caso não se importe de pegar alguma coisa usada talvez ache ofertas boas nos marketplaces da vida
Tem algum momento que seu uso de GPU fica baixo e a o kit atual falta muito desempenho? Eu imagino que a resposta seja não, e no melhor dos casos uma troca de CPU dessas vai dar lá seus 20% de ganho no melhor dos casos que talvez nem seja perceptível com monitoramento de fps desligado, diria que só vale a pena se realmente tá ruim pra jogar no seu setup também, sem saber se você está sequer sendo limitado pelo CPU é uma compra completamente no escuro, se estiver sendo limitado pela GPU possivelmente vai ter um ganho de 0% nessa troca aí
E se vale a pena ou não pagar caro em placa-mãe depende de cada um, tem placa mãe de 800-1000 reais que roda o 7800x3D, mas elas vão ter menos luzinhas, menos portas USB, aparência mais simples etcetc e isso vai de cada um, boa parte paga apenas pela estética ou por peace of mind porque acaba não usando absolutamente nenhuma funcionalidade de uma mobo cara
Não fazemos ideia, não tem config nenhuma na sua assinatura