[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

A 6600 é uma excelente placa no CxB pra Full HD. Porém cabe a ressalva de que esse processador é um pouco fraco pra 6600. Saiba que em alguns jogos ele vai gargalar sua RX6600.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se eu trocar placa mãe e processador qual você indicaria no melhor custo benefício, para colocar junto a rx6600?
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se eu trocar placa mãe e processador qual você indicaria no melhor custo benefício, para colocar junto a rx6600?
Talvez nem seja necessário a troca. Pelo Bootleneck Calculator, parece que o 7700 acompanha bem a RX 6600. Mas claro que o resultado aqui é teórico, e depende muito do jogo que irá rodar e seu alvo de resolução e FPS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara agradeço pela resposta.
Desde de que postei a pergunta, fiquei pesquisando e vendo algumas reviews/comparativos e cheguei na mesma conclusão que você. Embora a 2060 super entregue algo próximo da 3060, ela está ultrapassada e não contem tecnologias que a 3060 tem.

Inicialmente meu objetivo é rodar FULL HD e se possível alto ou ultra nos jogos. Porém não procuro altas taxas de quadro (não sou competitivo, acima de 60 FPS pra mim está ótimo). Jogos que tenho objetivo de jogar são PUBG, DAYZ, Elden ring, Gta V, Outward, Remnant, the last of us...

Dito essa explicação a cima, eis as placas que estou na dúvida
Inno3D "Superframe" 3060 12GB. OU a de 8gb - R$ 1.560,00.
RX 7600 GAMING OC 8G Radeon - R$ 1.600,00
RX 6650 XT MECH 2X 8G OC MSI Radeon, 8GB - R$ 1.250,00. A placa é inferior as que citei anteriormente, porém como expliquei a cima, meu objetivo não é altas taxas de quadro. Será que essa em atende? Seria uma economia por volta de 300 reais que eu já poderia usar para algum periférico.
Por esse comparativo do TPU sobre a 7600, fica claro que na média de FPS em FHD, existe um empate entre a 7600 e a 6650 XT. a 3060 12GB fica atrás das duas.
Com base nisso e mirando no FHD 60FPS, faz sentido ir de 6650 XT. Tem um custo por frame muito melhor que as outras duas.
 
Talvez nem seja necessário a troca. Pelo Bootleneck Calculator, parece que o 7700 acompanha bem a RX 6600. Mas claro que o resultado aqui é teórico, e depende muito do jogo que irá rodar e seu alvo de resolução e FPS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Por esse comparativo do TPU sobre a 7600, fica claro que na média de FPS em FHD, existe um empate entre a 7600 e a 6650 XT. a 3060 12GB fica atrás das duas.
Com base nisso e mirando no FHD 60FPS, faz sentido ir de 6650 XT. Tem um custo por frame muito melhor que as outras duas.
Top, inicialmente vou nela então.
Futuramente eu penso em algo mais robusto.
Vlw
 
Talvez nem seja necessário a troca. Pelo Bootleneck Calculator, parece que o 7700 acompanha bem a RX 6600. Mas claro que o resultado aqui é teórico, e depende muito do jogo que irá rodar e seu alvo de resolução e FPS.
No bootleneck calculator vc colocou o Ryzen 7 7700 e nao o I7 7700 ... Por isso nao indicou o gargalo hehehe

Mas de fato o ideal é trocar a GPU e ver se o OP consegue conviver com ela e esse hardware (i7 7700).
 
No bootleneck calculator vc colocou o Ryzen 7 7700 e nao o I7 7700 ... Por isso nao indicou o gargalo hehehe

Mas de fato o ideal é trocar a GPU e ver se o OP consegue conviver com ela e esse hardware (i7 7700).
q burro... dá zero pra mim.... 🤣

já pesquisei tanto hardware ontem e hoje que daqui a pouco confundo até chipsets
 
boletei uma INNO3D RTX 4070 ICHILL X3 por 3.3K..
será que consigo segurar com um Ryzen R5 5600 + EVGA 600W, 80 Plus White?? E vale esse valor nela? To saindo de uma GTX 1070
e consigo conectar ela no PCIe 2.0? Ela é PCI-E 4.0 X16
 
boletei uma INNO3D RTX 4070 ICHILL X3 por 3.3K..
será que consigo segurar com um Ryzen R5 5600 + EVGA 600W, 80 Plus White?? E vale esse valor nela? To saindo de uma GTX 1070
e consigo conectar ela no PCIe 2.0? Ela é PCI-E 4.0 X16
O pulo de desempenho de uma 1070 pra uma 4070 é enorme. Vai ser outra vida. 5600 leva sim. Talvez em jogos que exijam mais CPU ele apanhe de leve. Mas nada dramático.

Me preocupa essa largura de banda pelo PCIe 2.0. vai capar desempenho considerável.
Tem reviews no YT sobre essa diferença.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cachback da Kabum na Meliuz subiu pra 10%!
 
Última edição:
será que consigo segurar com um Ryzen R5 5600 + EVGA 600W, 80 Plus White?? E vale esse valor nela? To saindo de uma GTX 1070
e consigo conectar ela no PCIe 2.0? Ela é PCI-E 4.0 X16

Acho que vc queria dizer 3.0 não ?

PCI-E 3.0 é de 2010... tua mobo é de antes disso ? Ainda mais que seu processador é um Ryzen 5600 hehehe

Bom, se for isso, relaxa que a 4070 é PCI-E 4.0 x16... Ela funciona muito bem em PCI-E 3.0 x16.

O problema maior acontece quando as placas são apenas PCI-E 4.0 x8, ai dependendo do modelo pode ter uma estrangulada SIM usando PCI-E 3.0 x8 ao invés do PCI-E 4.0 x8.

Porém, no x16 sendo 3.0 ou 4.0 AINDA não tem esse estrangulamento, a diferença hoje não chega a 1% entre elas...

Como pode ver ao 09:40 no video abaixo do techpower up realizando esses testes numa 3080 (a diferença do average foi de 1FPS entre o 3.0 e 4.0 ambos x16):



OBS: preço bom que vc pagou a essa placa é show.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Consegui comprar um Ryzen 7 7600 numa promo, e vou precisar fazer um upgrade de placa mãe. Qual recomendam, na faixa dos R$800-R$1400?

O que acham da ASROCK A620M HDV M2?

https://www.pichau.com.br/placa-mae...am5-m-atx-chipset-amd-a620-a620m-hdv-m-2-plus

Se essa não for boa, e essa aqui?

https://www.terabyteshop.com.br/pro...yte-b650m-ds3h-chipset-b650-amd-am5-matx-ddr5

Ambas vão atender o 7600.

Porém se PUDER ($$$) prefira a B650M. As A620 são muito de entrada e nao tem nem ajuste de OC e PBO que pode vir a fazer falta...
 
Última edição:
Estou em busca de uma placa mãe e estou em dúvida sobre as placas abaixo:

Placa-Mãe Gigabyte B450 Aorus Elite V2
Placa Mãe Biostar B550MX/E PRO

Uma possui chipset b550 e possui um VRM robusto, enquanto a outra tem um chipset b450 e possui uma magnifica construção.
Tecnicamente, qual voces escolheriam ?
Nenhuns dos dois, a de Gigabyte oferece um péssimo custo benefício enquanto que Biostar é um lixo eletrônico em geral. Eu pegaria a MSI B550M PRO-VDH WiFi que é bem melhor do que aquelas dois, além de já vir com Wi-Fi embutido.
 
Estou em busca de uma placa mãe e estou em dúvida sobre as placas abaixo:

Placa-Mãe Gigabyte B450 Aorus Elite V2
Placa Mãe Biostar B550MX/E PRO

Uma possui chipset b550 e possui um VRM robusto, enquanto a outra tem um chipset b450 e possui uma magnifica construção.
Tecnicamente, qual voces escolheriam ?
A escolha do Chipset depende das intenções de CPU e upgrade que possam vir a acontecer na plataforma. Eu escolheria B450 para componentes de entrada/intermediários. O B550 para componentes intermediarios/entusiasta.
Em geral, preze por componentes mais robustos se vc pretende futuramente colocar nVME 4.0 ou espetar um 5800X3D lá na frente.

Sobre marcas, concordo que tem marcas que entregam produtos de maior qualidade em ambos os chipsets
 
Bom dia pessoal,

Estou adquirindo as peças para montar um computador novo, mas me surgiu uma dúvida.

Estou pensando em pegar esta placa: https://www.asus.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-z790-p/where-to-buy/

Mas no site da Asus, diz que ela é compatível somente com 12 e 13 geração, mas ela é LGA 1700 e Socket Z790, alguém pode me dar uma luz se vai funcionar, ou precisa atualizar a BIOS antes?

Se não funcionar, qual placa indicariam para 14 geração?

Valeu pela ajuda.
 
Bom dia pessoal,

Estou adquirindo as peças para montar um computador novo, mas me surgiu uma dúvida.

Estou pensando em pegar esta placa: https://www.asus.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-z790-p/where-to-buy/

Mas no site da Asus, diz que ela é compatível somente com 12 e 13 geração, mas ela é LGA 1700 e Socket Z790, alguém pode me dar uma luz se vai funcionar, ou precisa atualizar a BIOS antes?

Se não funcionar, qual placa indicariam para 14 geração?

Valeu pela ajuda.

Essa placa mãe aceita geração 14 desde a BIOS 1205.
 
Galera, finalizados os upgrades da Black Friday, vou postar meu setup aqui para vocês me darem suas opiniões:

Placa-mãe: Gigabyte B650M DS3H - R$1.300,00
Processador: Ryzen 7600 - R$1.000,00
Memória: XPG Lancer, RGB, 32GB (2x16GB) 6000MHz, DDR5 - R$1.000
SSD: Kingston KC3000, 1TB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 7000 MB/s - R$400

Acham que foi uma boa? Os preços valeram a pena?

O que vai continuar do meu setup:

Cooler: Sycthe Mugen 5
Placa de vídeo: 6700 XT (esperar baixar ainda mais os preços da série 7000 XT pra trocar)
 
Bom dia galera tudo tranquilo
eu comprei um ryzen 7 5700x, e estou querendo compra uma placa mãe e estou em duvida qual e a melhor entre

ou
A Gaming Plus é melhor, pra competir com a B550M Aorus Elite seria a B550M Pro-VDH que também é melhor que essa Aorus Elite, se quiser economizar 100 reais tem a B450M citada ali também, se não me engano se for nessa B450M estaria sacrificando PCIE 4.0, bios flashback e o 2° slot da B450M é apenas M2 Sata que é bem difícil de encontrar, por outro lado ela tem USB-C traseiro já que talvez seja interessante pra você, vai de cada um o que vale mais a pena
 
Nenhuns dos dois, a de Gigabyte oferece um péssimo custo benefício enquanto que Biostar é um lixo eletrônico em geral. Eu pegaria a MSI B550M PRO-VDH WiFi que é bem melhor do que aquelas dois, além de já vir com Wi-Fi embutido.
Utilizo uma BIOSTAR B550GTA com um 5800X3D e não tenho diferença de performance, em comparação com um amigo que utiliza uma MSI MAG B550 Tomahawk. Acredito que muitos falam dos produtos (menos conhecidos) sem ao menos utilizarem eles (replicando informações sem fundamento). Acabei comprando esta placa mãe da BIOSTAR e não me arrependo.
 
Acredito que muitos falam dos produtos (menos conhecidos) sem ao menos utilizarem eles (replicando informações sem fundamento).
Não é bem assim.

Acontece que a BIOSTAR tem muitos produtos capengas sim. (Assim como diversos fabricantes). De fato n conheço o modelo que você tem e pode ser que seja um modelo superior mesmo. (Não estou duvidando nem falando que toda biostar não presta, de fato eles devem ter linhas flagship que sejam bons produtos.)

Mas eles tem muita coisa ruim que queimou eles.
A B550MH por exemplo, foi muito mal nas avaliações, dando trottle em diversas situações. Tem reviews dela na net e até tópicos aqui no adrena dos problemas dela.

A biostar não pegou a má fama dela de graça. De fato eles entraram com muita placa barata que a galera bate o olho e fala: nossa uma b550m.
Como se toda a B550M fosse boa. Tem b450m muito mais bem construída que algumas b550m.

Existe no mercado um monte de tranqueira B550M e até x570.
Chip set não quer dizer nada no que tange a trottling nem o que ela pode aguentar no caso real. O que vale de fato é a construção da placa. Uma B450M decente aguenta mais que uma B550MH da biostar.
 
Comprei uma fonte MSI MAG A650BN 650W pra botar no meu PC pra revender já que vou usar minha fonte atual num PC novo. Acham que aguenta de boa?

Ryzen 5700X + Scythe Mugen 5
EVGA NVIDIA 2060 6GB XC
PRIME B450M-GAMING/BR
RAM PCCOOLER 3200HZ 2x16GB
SSD Crucial MX500 500GB
 
Última edição:
Comprei uma fonte MSI MAG A650BN 650W pra botar no meu PC pra revender já que vou usar minha fonte atual num PC novo. Acham que aguenta de boa?

Ryzen 5700X + Scythe Mugen 5
EVGA NVIDIA 2060 6GB XC
PRIME B450M-GAMING/BR
RAM PCCOOLER 3200HZ 2x16GB
SSD Crucial MX500 500GB
Sim. Vai levar esse setup numa boa.
 
Não é bem assim.

Acontece que a BIOSTAR tem muitos produtos capengas sim. (Assim como diversos fabricantes). De fato n conheço o modelo que você tem e pode ser que seja um modelo superior mesmo. (Não estou duvidando nem falando que toda biostar não presta, de fato eles devem ter linhas flagship que sejam bons produtos.)

Mas eles tem muita coisa ruim que queimou eles.
A B550MH por exemplo, foi muito mal nas avaliações, dando trottle em diversas situações. Tem reviews dela na net e até tópicos aqui no adrena dos problemas dela.

A biostar não pegou a má fama dela de graça. De fato eles entraram com muita placa barata que a galera bate o olho e fala: nossa uma b550m.
Como se toda a B550M fosse boa. Tem b450m muito mais bem construída que algumas b550m.

Existe no mercado um monte de tranqueira B550M e até x570.
Chip set não quer dizer nada no que tange a trottling nem o que ela pode aguentar no caso real. O que vale de fato é a construção da placa. Uma B450M decente aguenta mais que uma B550MH da biostar.
Seu comentário foi MUITO MAIS SENSATO que o do que colega que eu citei.

Ele colocou a BIOSTAR como um LIXO ELETRÔNICO (generalizando).

Concordo que TODOS fabricantes tem produtos ruins e bons, mas agora pagar mais caro apenas por MARCA (quando os produtos são equivalentes), não acho que seja uma ideia inteligente (vide o exemplo que usei, entendo quem prefere pagar pela marca, eu tbm, se não me atendesse iria para uma TomaHawk, mas preferi arriscar e economizei uma grana boa na época), devemos estar abertos as novidades e dar ao menos a dúvida para produtos novos/desconhecidos (até mesmo, pq a BIOSTAR não é famosa em nosso mercado doméstico, mas no corporativo, ela já tem sua presença estabelecida).
 
E ai pessoal beleza ?

Estou para migrar para plataforma AM5/ DDR5 e estou com uma duvida em relação a memorias

Pretendo usar um 7700x + B650 Tuf e estava querendo pegar 64gb DDR5 6200 ou 6400mhz.
Vocês teriam indicações de boas memorias ram para este caso ?
É melhor ir de kingston, XPG ou Corsair ?
 
Tenho uma B550M e tô querendo dar um upgrade no meu Desktop em questão de velocidade de internet, e como não tem como eu usar cabo ethernet, tô usando um adaptador Wi-Fi USB que tá horrível.

Aí tô precisando de ajuda pra entender esses slots da minha placa-mãe, se tem algum dos slots livres para o adaptador PCI-E Wi-Fi.

No Slot PCIe 4.0 x16 eu tô usando minha GPU. (IMAGEM)

No Slot PCIe 22110 4.0 M.2 x4 eu tô usando um SSD. (IMAGEM)

Esse slot que puxei uma SETA AZUL tem como instalar um PCIe pra Wi-Fi? (IMAGEM)

Tem algum outro slot/lugar que teria como eu instalar uma placa Wi-Fi pra aumentar essa velocidade da minha internet?

UTQO81e.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo