[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Fala senhores, montei recentemente um Ryzen 7 7800X3D com 32GB de RAM, fonte de 850W (XPG Core Reactor), mas mantive do meu setup antigo a placa de vídeo, uma RTX 2070.
Pois bem, está na hora de trocar a placa, mas não gostaria de desperdiçar dinheiro e por isso queria saber a opinião de vocês sobre qual a melhor placa para o meu uso, que é o seguinte:

Monitor 1080p 240Hz para jogar desde Overwatch (que a 2070 já mantém 240fps em config sem perder muita qualidade) desde alguns um poucos mais pesados como Chivalry 2, o novo Star Wars, Forza Horizon 5, entre outros. No caso de jogos sem a necessidade de ter muitos frames, travar em 120fps já me atende bem, desde que com qualidade alta.

Quest 2: aqui o buraco é mais embaixo e a 2070 sofre. Jogo Automobilista 2, Asseto Corsa com alguns Mods e pretendo jogar Flight Simulator, sempre com qualidade alta e 80+fps, senão a experiência fica ruim.

Pra atender os 2 cenários, pensei nas seguintes alternativas:
Mínimo: RTX 3080 12GB por 4,6k
Médio: RTX 4080 por 7,5k
Alto: RTX 4090 por 10k

A 4090 parece muito overkill, então eu só compraria ela se a 4080 não conseguisse atender plenamente o VR com tudo no máximo. Ainda assim me dá um incômodo ter uma 4090 e jogar em Full HD, então provavelmente no futuro eu gastaria ainda mais trocando o monitor. Agora, se a 3080 atender bem o VR nessas condições, acredito que seria uma boa opção pelo preço que se encontra hoje. O que acham? Obrigado
 
Colocou tudo, menos o principal, a gpu.

Sem saber quais são os games, e levando em consideração que a tecnologia avança, logo começam a exigir mais, e outros são mal otimizados mesmo.
Então a menos que você esteja sempre trocando, não vai conseguir 60 FPS hoje para daqui a 10 anos, isto é fato mesmo para a melhor build de todas, haverá uma queda de fps conforme novos jogos serão lançados.

No geral, sem saber o que tu joga, eu acho uma rtx 4070 ti um dos melhores custo benefício para gpu pica, é gpu demais. Um i7 13700k aguenta pelo que pesquisei.
Só te lembra de investir em refrigeração e fonte boa. No mínimo plus gold, que se você não pensa em proteger o hardware, pense no custo de energia elétrica.

1200w é overkill, mas pode ir, terá mais longevidade.
Opa, valeu o alerta.
Realmente, deixei a GPU de fora pq pretendo comprar em outro momento (e com outro orçamento), aí vou tentar a 4090 ou até a eventual sucessora. Além disso sei que é provável que terei que fazer o upgrade dela ao longo desse período (no meu PC atual de 10 anos, foi o único item que troquei).

Sobre o tipo de jogo, basicamente gostaria de rodar tudo, inclusive os lançamentos AAA que forem surgindo.

A refrigeração vou apostar num gabinete gigante (que já tenho), abarrotado de ventoinhas e o Noctua NH-D15 pro CPU. Se achar que está muito quente, troco por um water cooler AIO.

A fonte eu ainda não vi nenhuma que tenha caído no meu gosto aqui no Brasil, mas sem dúvida vou pegar com certificação Gold Plus pra cima, até pelo preço.
 
Opa, valeu o alerta.
Realmente, deixei a GPU de fora pq pretendo comprar em outro momento (e com outro orçamento), aí vou tentar a 4090 ou até a eventual sucessora. Além disso sei que é provável que terei que fazer o upgrade dela ao longo desse período (no meu PC atual de 10 anos, foi o único item que troquei).

Sobre o tipo de jogo, basicamente gostaria de rodar tudo, inclusive os lançamentos AAA que forem surgindo.

A refrigeração vou apostar num gabinete gigante (que já tenho), abarrotado de ventoinhas e o Noctua NH-D15 pro CPU. Se achar que está muito quente, troco por um water cooler AIO.

A fonte eu ainda não vi nenhuma que tenha caído no meu gosto aqui no Brasil, mas sem dúvida vou pegar com certificação Gold Plus pra cima, até pelo preço.

Mas aí tem dois problemas nesse quesito.
1. Eventualmente o processador não vai segurar. Ouvi que você gosta te intel, então perderá a mobo e cpu em um eventual upgrade, além dos custos de uma nova gpu.
Além de que se comprar ddr4, é provável que não sejam mais utiliados no futuro, logo irá perder as rams também, já se pegar ddr5 hoje, vai pagar uma fortuna por zero de ganho.

A opção menos pior neste caso, para tua cpu continuar a acompanhar a gpu, com um investimento menor, seria pegar um am5 com ddr5, visto que as mobos da AMD continuam a dar suporte aos novos lançamentos de cpus. Hoje não tem mais as porcarias da FX.
Se for de intel e querer continuar trocando a GPU, não será somente a gpu que você terá de trocar, porque chip intel é atrelado ao socket da mobo.


2. problema, a menos que você queira fps acima de 60, com gráficos no ultra e em 4k, a 4090 é ultra overkill. Ninguém precisa de uma gpu dessas.
Não tenho como prever o futuro, ainda mais com o governo atual, está vindo um pico de inflação, começando pela tributação das importações a curto prazo, porém a longo prazo o negócio vai desandar muito mais.

Além disso, tem a chance da mineração retomar.

O que quero dizer é que no futuro o valor das GPUs pode duplicar ou triplicar. Se hoje uma 4090 está sendo vendido por uns 10 - 12k no mercado nacional.
Levando em consideração a inflação e preço agregado ao passar gerações, POSSIVELMENTE as futuras gpus poderão ultrapassar o valor de 20k fácil.
Então tem que ver por esse lado.
Se for olhar assim, comprar uma 4090 para MANTER pode ser uma estratégia viável, agora se você está comprando visando em troca-la. Você estará pagando o dobro, por zero de ganho no presente, para futuramente trocar por outra gpu que custará o preço de um carro usado.

Claro que é especulação, mas basta ficar atenado ao posicionamento político e estudar um pouco de economia, para não ser tão otimista em relação a inflação no futuro.

Enfim, estas são as coisas que você terá de pensar, hoje. Ninguém tem bola de cristal, pode ser que tudo continue lindo e tranquilo, mas se o pior acontecer, terá o custo de aquisição, e você terá de estar preparado para bancar.

Eu por exemplo, não sou rico, estou fazendo um upgrade, estava preparado para gastar uns 10k, se custasse mais, eu poderia pagar sem problemas.
20k? 30k? Sem problemas, consigo à vista...

No entanto, para o que eu preciso, consegui refinar a build e fechei tudo por menos de 6k, com folga para o futuro. Dai para que diabos eu vou gastar mais do que o que eu realmente preciso? Eu particularmente não vou.
 
Última edição:
Estou com um pc que tem as seguintes configurações:
  • Processador: AMD A4-4000 - 3.0Ghz
  • Placa mãe: gigabyte GA-F2A55M-S1
    SSD: Kingston 480gb A400 SATA
  • Ram: 2x HyperX FURY DDR3 8GB - 1666Mhz
  • Fonte: Hoopson 400w
O que eu quero é dar um leve upgrade nele, quero que ele rode alguns jogos básicos. Esse processador é muito fraco, mesmo com um ssd novo e 16gb de ram continua travando absurdamente ao executar tarefas básicas (pasta térmica recém trocada, sem super aquecimento). Quero dar ele de presente para minha namorada, porém ele nessas condições fica impossível jogar qualquer coisa. Estou dando uma pesquisada nesse exato momento pra ver alguns outros processadores ou talvez uma placa de vídeo, porém quero montar um setup por completo pra ela. Os jogos seriam coisas bem básicas mesmo League of Legends, Valorant, The Sims 4 e outros jogos nesse nível. Qual processador/placa de vídeo vocês me indicariam?
 
Estou com um pc que tem as seguintes configurações:
  • Processador: AMD A4-4000 - 3.0Ghz
  • Placa mãe: gigabyte GA-F2A55M-S1
    SSD: Kingston 480gb A400 SATA
  • Ram: 2x HyperX FURY DDR3 8GB - 1666Mhz
  • Fonte: Hoopson 400w
O que eu quero é dar um leve upgrade nele, quero que ele rode alguns jogos básicos. Esse processador é muito fraco, mesmo com um ssd novo e 16gb de ram continua travando absurdamente ao executar tarefas básicas (pasta térmica recém trocada, sem super aquecimento). Quero dar ele de presente para minha namorada, porém ele nessas condições fica impossível jogar qualquer coisa. Estou dando uma pesquisada nesse exato momento pra ver alguns outros processadores ou talvez uma placa de vídeo, porém quero montar um setup por completo pra ela. Os jogos seriam coisas bem básicas mesmo League of Legends, Valorant, The Sims 4 e outros jogos nesse nível. Qual processador/placa de vídeo vocês me indicariam?

Qual o seu orçamento?

Eu trocaria tudo e manteria apenas o SSD:

- AMD Ryzen 5 4600G (R$ 600)
- MSI A520M-A Pro (R$ 420)
- 1x 8GB XPG Gammix D10 DDR4 3200 Mhz (R$ 140)
- MSI MAG A550BN (R$ 390)

Total: R$ 1.550

O vídeo integrado do 4600G deve segurar esses jogos mais básicos e mais pra frente vc coloca uma placa de vídeo boa no PC + 8GB de memória RAM.
 
Última edição:
Voce primeiro precisaria descobrir a CAUSA do stuttering, a troca de CPU com certeza faria voce ter um desempenho melhor em jogos, mas se o problema do stuttering for por exemplo seu SSD, de nada vai adiantar, dependendo do game, resolução etc, pode ser problema com VRAM (se estoura a Vram tem grandes chances de começar a pipocar stuttering).

Se voce quer pegar o 5800X3D APENAS pensando em resolver o stuttering, seria melhor investigar a causa do problema, mas se ja esta pensando no UP, então faça e veja se vai resolver a questão.
Eu já tentei, literalmente, de tudo. Eu tinha um SSD Nvme que, ao trocar, ajudou na questão do stuttering... bastante mesmo, assim com a mudança da mobo. Acredito que os stutterings, agora, devam ser algum bottleneck em jogos específicos... são os testes que estou fazendo. Colocando na ponta do lápis, não vale a pena o upgrade pra, talvez, resolver o stuttering mesmo.

Fiquei pensando muito e talvez seria mais negócio um up na GPU, que é mais fácil de vender, e depois um CPU no Alie.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal geralmente fala que placa mãe não vale nada.
Tinha essa config aqui da assinatura, com essa mobo. Ela morreu, acho que foi erro meu, troquei por outra a mais barata e simples e consegui encontrar, porque havia também comprado outro pc e mandado consertar a mobo.

Enfim, notei perda de performance, fps e velocidade no próprio boot e transferências de dados gerais.


Tá, tudo bem, antes era quad channel, agora ficou dual channel. Antes eram 16GB de ram, agora ficou 8GB... Mas no geral, dá para notar a diferença, e antes não nunca chegou a usar mais de 8GB pra início de conversa.
Sem falar que meu cpu é com K, e essa mobo atual não faz OC.

No geral, notei e muito a diferença. Pelo menos a galera não fala mais que fonte é tudo igual e pode colocar uma de 200W. Já é um avanço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu tinha um B450 Tomahawk da MSI. Bem amigável de mexer. Só que quando eu troquei p/ Asus B550m a mudança foi bem clara. Ótima em todos os quesitos.
 
Fiquei pensando muito e talvez seria mais negócio um up na GPU, que é mais fácil de vender, e depois um CPU no Alie.
Mas voce mesmo disse que a GPU ja foi testada e não tem nenhum problema, e outra, uma GPU ainda mais forte com esse 3700x, o gargalo vai ser pior... Eu trocaria sim o CPU primeiro, até pq vc tem uma boa GPU ai.

Como falei, só fica de olho pra ver se não ta estourando vram nos jogos, caso contrário, eu trocaria o CPU.
 
Salve glr, sou meio leigo do assunto ent resolvi perguntar aq
to pensando em comprar um i3 10100f ou 10105f, mas não sei se vai dar certo com as memórias que tenho aqui de 3200mhz, já que ele só suporta 2666. Vai dar algum problema fazer isso ou tenho que configurar alguma coisa manualmente pra não ter danos na cpu?
OBS: Só pra jogar, jogos single player e online tbm
 
Salve glr, sou meio leigo do assunto ent resolvi perguntar aq
to pensando em comprar um i3 10100f ou 10105f, mas não sei se vai dar certo com as memórias que tenho aqui de 3200mhz, já que ele só suporta 2666. Vai dar algum problema fazer isso ou tenho que configurar alguma coisa manualmente pra não ter danos na cpu?
OBS: Só pra jogar, jogos single player e online tbm
Não tem problema nenhuma usar a RAM de 3200MHz nesse processador, mas só que vai ficar limitada na frequência padrão do processador, que é 2666MHz. E eu não recomendo o Intel de 10ª geração hoje em dia, oferece o péssimo custo benefício. Eu pegaria o i3 12100F, que possui uma arquitetura mais moderna e oferece performance melhor, está em promoção na Terabyte. Se puder gastar mais, pegaria o i5 12400F ou Ryzen 5 5600. Só que para esses, tem que comprar a placa-mãe diferente, já que o Intel de 12ª e 13ª geração utilizam o LGA 1700 e Ryzen 5 5600 o AM4, enquanto esses processadores que você está procurando utilizam o LGA 1200. Recomendo a MSI PRO B660M-P LGA 1700 DDR4 para i3 12100F ou i5 12400F ou MSI B550M PRO-VDH WIFI para Ryzen 5 5600, ambas essas placas-mãe estão com mesmo preço, aí vai de acordo com sua preferência.
 
Última edição:
Pessoal, duvida basica heheheh

montar um PC para o trabalho e, possivelmente vou aproveitar uma GTX 970 para dar video (nao sei se consigo um valor bom pra ela, que compense uma VGA mais fraca)
Ja tenho Ryzen 3300x

a duvida e se pego uma placa mae ATX ou mATX
qualquer fonte de 500W, mais ou menos? na fonte tem marcas muito baratas que nao sei se e melhor ficar longe
 
Não tem problema nenhuma usar a RAM de 3200MHz nesse processador, mas só que vai ficar limitada na frequência padrão do processador, que é 2666MHz. E eu não recomendo o Intel de 10ª geração hoje em dia, oferece o péssimo custo benefício. Eu pegaria o i3 12100F, que possui uma arquitetura mais moderna e oferece performance melhor, está em promoção na Terabyte. Se puder gastar mais, pegaria o i5 12400F ou Ryzen 5 5600. Só que para esses, tem que comprar a placa-mãe diferente, já que o Intel de 12ª e 13ª geração utilizam o LGA 1700 e Ryzen 5 5600 o AM4, enquanto esses processadores que você está procurando utilizam o LGA 1200. Recomendo a MSI PRO B660M-P LGA 1700 DDR4 para i3 12100F ou i5 12400F ou MSI B550M PRO-VDH WIFI para Ryzen 5 5600, ambas essas placas-mãe estão com mesmo preço, aí vai de acordo com sua preferência.
Eu até pensei nesses, mas tão bem mais caros, queria um modelo próximo dos 600 reais. Pensei em um Ryzen 5 4500, que tava 450 mas subiu tbm, estou entre ele e o 3600, comecei a cogitar os Intel por conta das placa mãe, pq acho que pra um 3600 tem q ser a partir de uma b450, confirma? Pelo menos tenho margem pra um upgrade, já q as a520 até onde sei só são recomendadas até o 5500/5600, dependendo do modelo do modelo e se tem dissipador nos VRM

Qual seria a melhor pensando em CxB e longevidade? (Que fique no teto de 1000-1200 reais no combo cpu + placa mãe)
 
Pessoal, duvida basica heheheh

montar um PC para o trabalho e, possivelmente vou aproveitar uma GTX 970 para dar video (nao sei se consigo um valor bom pra ela, que compense uma VGA mais fraca)
Ja tenho Ryzen 3300x

a duvida e se pego uma placa mae ATX ou mATX
qualquer fonte de 500W, mais ou menos? na fonte tem marcas muito baratas que nao sei se e melhor ficar longe

Se tiver caixa e acessórios, ela vale em torno de R$ 500.

Eu particularmente aproveitaria ela no PC.

Vc pode pegar uma placa-mãe micro ATX, um gabinete mini torre e uma fonte de qualidade.

Minhas sugestões:

- MSI A520M-A Pro (R$ 420)
- 1x 8GB XPG Gammix D10 DDR4 3200 Mhz (R$ 140)
- MSI MAG A550BN (R$ 390)
- AeroCool Cylon Mini (R$ 220)

Total: R$ 1.170
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu até pensei nesses, mas tão bem mais caros, queria um modelo próximo dos 600 reais. Pensei em um Ryzen 5 4500, que tava 450 mas subiu tbm, estou entre ele e o 3600, comecei a cogitar os Intel por conta das placa mãe, pq acho que pra um 3600 tem q ser a partir de uma b450, confirma? Pelo menos tenho margem pra um upgrade, já q as a520 até onde sei só são recomendadas até o 5500/5600, dependendo do modelo do modelo e se tem dissipador nos VRM

Qual seria a melhor pensando em CxB e longevidade? (Que fique no teto de 1000-1200 reais no combo cpu + placa mãe)

Nessa faixa vc encontra o Ryzen 5 4600G.

Se o seu foco não for overclock e aplicações muito pesadas, pode colocar ele com uma mobo A520 que vai muito bem e fica em torno de R$ 1.000 os dois:


 
Última edição:
Olá, gostaria de ideias de upgrade de processador/placa mãe/gabinete
Tenho:
Ryzen 5 3400g (comprei antes de ter placa)
Mobo AB350M da gigabyte
2060 Ventus Oc edition
Gabinete Sharkoon VG7-W
Creio que o processador que está colocando meu desempenho pra baixo e gostaria de mudar ele. Entretanto, estou com medo da placa mãe não aguentar o upgrade, jogo em 1600x900 e pretendo comprar um monitor 144hz 1080p
Além disso, sinto que minha placa de vídeo está esquentando bastante, alguma dica?
 
Fala senhores, montei recentemente um Ryzen 7 7800X3D com 32GB de RAM, fonte de 850W (XPG Core Reactor), mas mantive do meu setup antigo a placa de vídeo, uma RTX 2070.
Pois bem, está na hora de trocar a placa, mas não gostaria de desperdiçar dinheiro e por isso queria saber a opinião de vocês sobre qual a melhor placa para o meu uso, que é o seguinte:

Monitor 1080p 240Hz para jogar desde Overwatch (que a 2070 já mantém 240fps em config sem perder muita qualidade) desde alguns um poucos mais pesados como Chivalry 2, o novo Star Wars, Forza Horizon 5, entre outros. No caso de jogos sem a necessidade de ter muitos frames, travar em 120fps já me atende bem, desde que com qualidade alta.

Quest 2: aqui o buraco é mais embaixo e a 2070 sofre. Jogo Automobilista 2, Asseto Corsa com alguns Mods e pretendo jogar Flight Simulator, sempre com qualidade alta e 80+fps, senão a experiência fica ruim.

Pra atender os 2 cenários, pensei nas seguintes alternativas:
Mínimo: RTX 3080 12GB por 4,6k
Médio: RTX 4080 por 7,5k
Alto: RTX 4090 por 10k

A 4090 parece muito overkill, então eu só compraria ela se a 4080 não conseguisse atender plenamente o VR com tudo no máximo. Ainda assim me dá um incômodo ter uma 4090 e jogar em Full HD, então provavelmente no futuro eu gastaria ainda mais trocando o monitor. Agora, se a 3080 atender bem o VR nessas condições, acredito que seria uma boa opção pelo preço que se encontra hoje. O que acham? Obrigado


4090 pra jogar em 1080p? Pro teu uso acho exagero, sem contar que sua fonte apesar de boa já ta empurrando um processador parrudo, ela consome bastante quando em full load se for jogar em alta resolução ou altos fps. Uma 4080 atualmente pro teu caso parece ser a melhor pedida.
 
Se tiver caixa e acessórios, ela vale em torno de R$ 500.

Eu particularmente aproveitaria ela no PC.

Vc pode pegar uma placa-mãe micro ATX, um gabinete mini torre e uma fonte de qualidade.

Minhas sugestões:

- MSI A520M-A Pro (R$ 420)
- 1x 8GB XPG Gammix D10 DDR4 3200 Mhz (R$ 140)
- MSI MAG A550BN (R$ 390)
- AeroCool Cylon Mini (R$ 220)

Total: R$ 1.170
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Nessa faixa vc encontra o Ryzen 5 4600G.

Se o seu foco não for overclock e aplicações muito pesadas, pode colocar ele com uma mobo A520 que vai muito bem e fica em torno de R$ 1.000 os dois:


eu pensei nesse combo mesmo... so que vou por 16gb ram...
mas como e pra trabalho, estava pensando gastar menos no gabinete

o 3300x esta na minha casa, ai vou comprrar um 5600 pra mim e mandar o 3300x pra minha empresa

e a questao da fonte.... nao sei se essas mais vbaratas com PFC ativo pode dar zica
 
Olá, gostaria de ideias de upgrade de processador/placa mãe/gabinete
Tenho:
Ryzen 5 3400g (comprei antes de ter placa)
Mobo AB350M da gigabyte
2060 Ventus Oc edition
Gabinete Sharkoon VG7-W
Creio que o processador que está colocando meu desempenho pra baixo e gostaria de mudar ele. Entretanto, estou com medo da placa mãe não aguentar o upgrade, jogo em 1600x900 e pretendo comprar um monitor 144hz 1080p
Além disso, sinto que minha placa de vídeo está esquentando bastante, alguma dica?

De fato o CPU é a peça mais fraca do seu setup e dá pra melhorar bastante.

Quais memórias vc usa?

Vou deixar um gabinete mini torre como sugestão por vc usar mobo micro ATX. Se pensa em pegar uma mobo ATX um dia, aí precisaremos trocar para um gabinete torre média.

Lá vai:

- AMD Ryzen 5 5600 (R$ 900)
- Gigabyte B550M Aorus Elite (R$ 870)
- AeroCool Cylon Mini (R$ 220)

Total: R$ 1.990

eu pensei nesse combo mesmo... so que vou por 16gb ram...
mas como e pra trabalho, estava pensando gastar menos no gabinete

o 3300x esta na minha casa, ai vou comprrar um 5600 pra mim e mandar o 3300x pra minha empresa

e a questao da fonte.... nao sei se essas mais vbaratas com PFC ativo pode dar zica

Coloquei 8GB de memória RAM por ser um PC de trabalho (em teoria, pouco exigido).

Para uso pessoal ou trabalho mais pesado, o melhor é colocar 16GB mesmo.

A fonte que indiquei é uma das melhores de potência média, não indiquei uma menor justamente por não saber a procedência. Fonte é uma peça delicada e eu particularmente não acho que vale a economia, tem que colocar uma de qualidade.

Gabinete pode ser qualquer um baratinho então, por exemplo:

 
Coloquei 8GB de memória RAM por ser um PC de trabalho (em teoria, pouco exigido).

Para uso pessoal ou trabalho mais pesado, o melhor é colocar 16GB mesmo.

A fonte que indiquei é uma das melhores de potência média, não indiquei uma menor justamente por não saber a procedência. Fonte é uma peça delicada e eu particularmente não acho que vale a economia, tem que colocar uma de qualidade.

Gabinete pode ser qualquer um baratinho então, por exemplo:

comi bola, nao vi a fonte

esta saindo 2650no pix... vou fechar isso, mas so mes que vem

Combo Teclado e Mouse com fio USB Logitech MK120
SSD Adata Ultimate SU650, 480GB, M.2,
Placa Mãe MSI A520M-A PRO
Processador AMD Ryzen 5 5600
Fonte MSI MAG A500DN
Gabinete Gamer Bluecase Mini Tower
16gb Memória Kingston DIMM Fury Beast, 8GB, 2666MHz
Monitor Gamer HQ 19.5 polegadas, Full HD (Fullhd mais barato que achei)
 
Salve meus chefes, tudo beleza ?
Fiz um upgrade recente no PCzito, tava com um Ryzen 5 3600 e coloquei um Ryzen 7 5700x, to com esses 16 Gigas ai da assinatura e to querendo gastar dinheiro, ai pensei em pegar um kitzinho de 32gb ( 16 + 16 3200mhz) Corsair Vengeance LPX, a questão é, colocar esses 32gigas 3200mhz deve capar eles a 3000Mhz dado a minha memória atual, mas tudo vai funcionar em "dual channel" ?
 
Se tiver caixa e acessórios, ela vale em torno de R$ 500.

Eu particularmente aproveitaria ela no PC.

Vc pode pegar uma placa-mãe micro ATX, um gabinete mini torre e uma fonte de qualidade.

Minhas sugestões:

- MSI A520M-A Pro (R$ 420)
- 1x 8GB XPG Gammix D10 DDR4 3200 Mhz (R$ 140)
- MSI MAG A550BN (R$ 390)
- AeroCool Cylon Mini (R$ 220)

Total: R$ 1.170
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Nessa faixa vc encontra o Ryzen 5 4600G.

Se o seu foco não for overclock e aplicações muito pesadas, pode colocar ele com uma mobo A520 que vai muito bem e fica em torno de R$ 1.000 os dois:


acho que vou aproveitar e comprar, valeu pela dica amigo
esse projeto de a520 teria força pra aguentar um 5600 no futuro? (sem pensar em overclock)
 
Amigos, fonte 650W segura essa config?

1080TI, i5 3ª geração, 2 pentes de memória, 1x SSD, 5x HDs, 7 ventoinhas.
 
Amigos, fonte 650W segura essa config?

1080TI, i5 3ª geração, 2 pentes de memória, 1x SSD, 5x HDs, 7 ventoinhas.
Que marca e modelo da fonte você está falando?
 
Salve meus chefes, tudo beleza ?
Fiz um upgrade recente no PCzito, tava com um Ryzen 5 3600 e coloquei um Ryzen 7 5700x, to com esses 16 Gigas ai da assinatura e to querendo gastar dinheiro, ai pensei em pegar um kitzinho de 32gb ( 16 + 16 3200mhz) Corsair Vengeance LPX, a questão é, colocar esses 32gigas 3200mhz deve capar eles a 3000Mhz dado a minha memória atual, mas tudo vai funcionar em "dual channel" ?

Sim, o kit novo terá que rodar a 3000 Mhz igual seu kit atual e ambos rodarão em dual channel, mas o mais complicado é o risco de incompatibilidade entre essas memórias.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

acho que vou aproveitar e comprar, valeu pela dica amigo
esse projeto de a520 teria força pra aguentar um 5600 no futuro? (sem pensar em overclock)

Aguenta perfeitamente, inclusive montei um PC tem algumas semanas com uma A520M-A Pro + R5 5500.
 
Sim, o kit novo terá que rodar a 3000 Mhz igual seu kit atual e ambos rodarão em dual channel, mas o mais complicado é o risco de incompatibilidade entre essas memórias.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Opa, vou pegar as memos então, no máximo vendo esses meus 16gb aqui e futuramente pego + 2x16gb, dado que é só preguiça de querer vender o kit mesmo, valeu!.
 
Última edição:
Valeu mano, queria saber se a Mobo atual tanka eu pegar um 5600, dinheiro tá curto e eu queria vender o processador p dps comprar um novo, aí fica difícil ter que trocar a Mobo tbm... Enfim, obrigado pela dica mano :)
De fato o CPU é a peça mais fraca do seu setup e dá pra melhorar bastante.

Quais memórias vc usa?

Vou deixar um gabinete mini torre como sugestão por vc usar mobo micro ATX. Se pensa em pegar uma mobo ATX um dia, aí precisaremos trocar para um gabinete torre média.

Lá vai:

- AMD Ryzen 5 5600 (R$ 900)
- Gigabyte B550M Aorus Elite (R$ 870)
- AeroCool Cylon Mini (R$ 220)

Total: R$ 1.990



Coloquei 8GB de memória RAM por ser um PC de trabalho (em teoria, pouco exigido).

Para uso pessoal ou trabalho mais pesado, o melhor é colocar 16GB mesmo.

A fonte que indiquei é uma das melhores de potência média, não indiquei uma menor justamente por não saber a procedência. Fonte é uma peça delicada e eu particularmente não acho que vale a economia, tem que colocar uma de qualidade.

Gabinete pode ser qualquer um baratinho então, por exemplo:

 
Valeu mano, queria saber se a Mobo atual tanka eu pegar um 5600, dinheiro tá curto e eu queria vender o processador p dps comprar um novo, aí fica difícil ter que trocar a Mobo tbm... Enfim, obrigado pela dica mano :)

O modelo da sua placa-mãe é GA-AB350M-DS3H V2?

Se sim, a Bios versão F52g passou a dar suporte ao R7 5800X3D. Acredito que a última versão disponível (F52h) deve suportar os Ryzen 5000.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo