[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores


Tem melhores nessa faixa de preço?

Sim.

 
Amigos do forum, preciso de uma ajuda...
Estou montando um pc com essas configurações: z390 m-atx , i5 9600k, 2x8gb 3000 mhz, rx 580, 1 n.vme + 2 ssd, 6 fans, 1 Noctua...

Já pesquisei em alguns sites sobre o dimensionamento da fonte... em alguns sites sugeriram até 800W. Acho que é muito, mas não tenho experiência no assunto.
Se puderem me ajudar no dimensionamento correto da fonte e alguma sugestão de compra eu agradeço!
 
Amigos do forum, preciso de uma ajuda...
Estou montando um pc com essas configurações: z390 m-atx , i5 9600k, 2x8gb 3000 mhz, rx 580, 1 n.vme + 2 ssd, 6 fans, 1 Noctua...

Já pesquisei em alguns sites sobre o dimensionamento da fonte... em alguns sites sugeriram até 800W. Acho que é muito, mas não tenho experiência no assunto.
Se puderem me ajudar no dimensionamento correto da fonte e alguma sugestão de compra eu agradeço!

Amigo, definitivamente você não vai precisar de 800w para essa config mencionada, eu mesmo uso 750w em um 9900k + 2080ti e só precisaria de no máximo 600w.
 
Amigo, definitivamente você não vai precisar de 800w para essa config mencionada, eu mesmo uso 750w em um 9900k + 2080ti e só precisaria de no máximo 600w.

Também concordo, apesar da minha quase nula experiência.
Por isso tava pedindo uma ajuda pra dimensionar a fonte rs
 
Fala galera, tbm estou na duvida/busca, hj tenho uma TX650M gold, e a mesma não esta segurando perfeitamente meu setup.

Setup: Z370 Gaming M5 MSI, I9 9900KS, 2x 8Gb ram 2400mhz Crucial, M2 512 XPG, 2x 7200rpm 1tb , 2x 7200rpm 500gb , H150i PRO Corsair, GTX 1060 ASUS, Teclado Strafe Pro + Mouse M65 Pro + Headset Void Pro, WebCam C922 Logitech, no total são 9 fans, tirando a da fonte e da VGA.

PSU Calculator deu 850W GOLD

PC desliga/reenicia quando abro Games como GTA V e Forza Horizon 4 DEMO.

Gostaria de indicações de fontes, preferencialmente mas não nesta ordem, Corsair, Cooler Master, Seasonic e Super Flower...

estou tbm na busca das diferenças entre as linhas HX/HXi e RM/RMi (muita informação mas desencontrada)

Obrigado desde já a todos .
 
Última edição:
Fala galera, tbm estou na duvida/busca, hj tenho uma TX650M gold, e a mesma não esta segurando perfeitamente meu setup.

Setup: Z370 Gaming M5 MSI, I9 9900KS, 2x 8Gb ram 2400mhz Crucial, M2 512 XPG, 2x 7200rpm 1tb , 2x 7200rpm 500gb , H150i PRO Corsair, GTX 1060 ASUS, Teclado Strafe Pro + Mouse M65 Pro + Headset Void Pro, WebCam C922 Logitech, no total são 9 fans, tirando a da fonte e da VGA.

PSU Calculator deu 850W GOLD

PC desliga/reenicia quando abro Games como GTA V e Forza Horizon 4 DEMO.

Gostaria de indicações de fontes, preferencialmente mas não nesta ordem, Corsair, Cooler Master, Seasonic e Super Flower...

estou tbm na busca das diferenças entre as linhas HX/HXi e RM/RMi (muita informação mas desencontrada)

Obrigado desde já a todos .
cara isso me parece que sua fonte está com problemas apenas, joguei no outervision isso ai e n da nem 450w, talvez peça rma da fonte se ainda tiver garantia.
mas se vc quer comprar outra, a linha Hx é platinum e a Rmx é gold, o i no final indica que vc pode monitorar ela pelo iCUE se n me engano, ou algum software da Corsair.
deixei abaixo pra vc o link que coloquei sua config

 
Refis no mesmo site a configuração.

Recommended PSU Wattage:​
564 W


logo abaixo ele recomenda uma Termaltake 850w

acredito tbm que 650w deveriam suprir o consumo.


segundo teu teste ele te recomenda 564W, sua fonte de 650 n deveria estar com problemas n, esse consumo ai seria sei la tipo o máximo do máximo que pode acontecer, e isso dificilmente acontece, ele recomendar uma de 850w nada mais é que propaganda.
se sua tx está na garantia aciona ela.
 
valew, Obrigado vou tentar achar a nota fiscal dela aqui :)
 
Olá pessoal!
Montei a seguinte config:
- Processador: Ryzen 7 3800x
- Placa de vídeo: RTX 2060 super EVGA
- Placa mãe: Asus TUF Gaming x570-PLUS BR
- Memória Ram: DDR4 16 GB (2x8 GB) Corsair Dominator 3200 MHz
- SSD A400 480 GB Kingston
- Gabinete: Pichau Gadit X com 6 fans 120mm.
Deixei a fonte por último e gostaria de algumas sugestões para a mesma! Agradeço desde já.
 
Amigos, possuo a config abaixo, gostaria de saber se a CX550 da conta, caso contrário, encontrei uma 650w Gamemax Gm650 80 Plus Bronze (3 anos de garantia) por 347,00, também encontrei uma Fonte PCYes Electro V2 600W 80 Plus White PFC Ativo (3 anos de garantia) por 321,00, o que me recomendam fazer ? continuar com a CX550, ou comprar uma nova de potência superior ?

CONFIG COMPLETA DO PC:
-Ryzen 5 3600
-Placa mãe Asrock B450m Pro4
-Water Cooler Cooler Master Master Liquid ML240RGB, RGB 240mm, MLX-D24M-A16PA-R1
-2x 8gb 3000mhz CL15 @ 3200mhz CL14 Crucial Ballistix Sport LT BLS8G4D30AESBK
-SSD Lexar NS100 512GB 2.5" Sata III 6GB/s, LNS100-512RB
-Kit Fan com 3 Unidades KWG Gemini M1-1203R, RGB 120mm
-VGA Gigabyte RX 5700 XT GV-R57XTGAMING OC-8GD
-Monitor AOC Hero 24G2/BK 1MS 144HZ IPS
-Corsair CX550
 
Preciso de uma fonte de no mínimo 650w com conector extra para futuros CPU's EPS 8+8, com 4 cabos para GPU 6+2. Qual comprar, e que não custe um rim, tô disposto à pagar estourando o limite 500 reais, mas sempre visando o preço menor. Porq a grana tá curta e promoção de POUCO. Vou usar uma 5700XT (over) COM UM RYZEN 5 1600 AF (over) 2x8gb ram 3000mhz (over 3600mhz). E pensando futuramente em um upgrade de CPU mais parrudo 😁
 
Preciso de uma fonte de no mínimo 650w com conector extra para futuros CPU's EPS 8+8, com 4 cabos para GPU 6+2. Qual comprar, e que não custe um rim, tô disposto à pagar estourando o limite 500 reais, mas sempre visando o preço menor. Porq a grana tá curta e promoção de POUCO. Vou usar uma 5700XT (over) COM UM RYZEN 5 1600 AF (over) 2x8gb ram 3000mhz (over 3600mhz). E pensando futuramente em um upgrade de CPU mais parrudo 😁
Te indico a linha RM750x da Corsair. Mas com esse valor acho difícil você achar alguma coisa que valha a pena.
 
Preciso de uma fonte de no mínimo 650w com conector extra para futuros CPU's EPS 8+8, com 4 cabos para GPU 6+2. Qual comprar, e que não custe um rim, tô disposto à pagar estourando o limite 500 reais, mas sempre visando o preço menor. Porq a grana tá curta e promoção de POUCO. Vou usar uma 5700XT (over) COM UM RYZEN 5 1600 AF (over) 2x8gb ram 3000mhz (over 3600mhz). E pensando futuramente em um upgrade de CPU mais parrudo 😁

Da pra encontrar boas fontes por menos de 500 reais, Gamemax e Cooler Master.


 
Da pra encontrar boas fontes por menos de 500 reais, Gamemax e Cooler Master.


Desde que tenha o que ele especificou, como 2 EPS.

E sinceramente, uma fonte dessa potência e com essas especificações por menos de R$ 500,00, nem mesmo com o dólar baixo de antes, aí é querer se enganar. Mas cada um sabe o que compra, não julgo somente acho difícil de achar.
 
Última edição:
Desde que tenha o que ele especificou, como 2 EPS.

E sinceramente, uma fonte dessa potência e com essas especificações por menos de R$ 500,00, nem mesmo com o dólar baixo de antes, aí é querer se enganar. Mas cada um sabe o que compra, não julgo somente acho difícil de achar.

Então amigo, alguns itens ainda estão com o valor do dólar antigo, na mensagem acima citei duas fontes, Gamemax não tão conhecida no mercado de fontes (porém teclab já estou várias fontes deles), mas tem uma da Cooler master que já é bem conhecida, modelo mwe de 650w 80 plus white na terabyte, teclab tbm já testou, a fonte é boa e ainda vem com os cabos flexíveis, aqueles achatados.
 
Então amigo, alguns itens ainda estão com o valor do dólar antigo, na mensagem acima citei duas fontes, Gamemax não tão conhecida no mercado de fontes (porém teclab já estou várias fontes deles), mas tem uma da Cooler master que já é bem conhecida, modelo mwe de 650w 80 plus white na terabyte, teclab tbm já testou, a fonte é boa e ainda vem com os cabos flexíveis, aqueles achatados.
Boa irmão, mas ele foi bem claro que queria com 2 EPS 8+8 e "que não custe um rim" e essas citadas não possuem, e como falei no outro post, dificilmente ele vai encontrar com esse valor.
 
Boa irmão, mas ele foi bem claro que queria com 2 EPS 8+8 e "que não custe um rim" e essas citadas não possuem, e como falei no outro post, dificilmente ele vai encontrar com esse valor.
é verdade amigo, não me atentei a isso.
 
Boa irmão, mas ele foi bem claro que queria com 2 EPS 8+8 e "que não custe um rim" e essas citadas não possuem, e como falei no outro post, dificilmente ele vai encontrar com esse valor.

Obrigado mano, infelizmente vou precisar de 2 EPS, as novas placas B550 ou até mesmo as X570 tem conectores extra para os CPU'S mais exigentes. Quero evitar ter q comprar outra depois.. Esse dólar tá matando o upgrade, não acha nada em um bom preço
 
Obrigado mano, infelizmente vou precisar de 2 EPS, as novas placas B550 ou até mesmo as X570 tem conectores extra para os CPU'S mais exigentes. Quero evitar ter q comprar outra depois.. Esse dólar tá matando o upgrade, não acha nada em um bom preço

Tem, mas você não precisa usar.
O segundo é para quem faz overclock EXTREMO, coisa bruta, nada para usuário doméstico. Tenho uma X570, e um único EPS consegue entregar 235w tranquilamente, para que mais você precisaria?

Estou rodando o 3800X em 4.45Ghz em todos os núcleos, a XPG Core Reactor tem o conector adicional (inclusive a de 650w).
 
Pessoal, vocês além de se preocuparem com a eficiência energética, quantificar a potência máxima/pico de utilização do sistema, é muito importante pensar da forma que uma fonte sendo subdimensionada para seu uso fará com que seja subutilizada, mas com maior sobrevida, silenciosa e até aumentará a vida útil dele. Entenderam?

Se baseando em um sistema de 400W constantes utilizando uma fonte de 650W com 80% de eficiência máxima sendo real, entregue "limpa"(sem considerar outros fatores e detalhes), sem distorções a 520W (650W - 20%).

Essa fonte estará trabalhando em 70% da capacidade ideal, e com certeza fará o seu trabalho, mas pensem agora na forma que quanto "menos forçar", a fonte irá trabalhar com mais folga.

Então eu na minha opinião, acredito que sobredimensionar a fonte é uma forma correta de se utilizar em um sistema, caso consiga também pagar por isto. Eu sempre utilizei uma fonte muito além do que eu precisava, e dessa forma ela estava sempre fria, sempre silenciosa e muito estável.

Não se esqueçam também de utilizar um Nobreak decente, seja da APC, SMS, etc, por experiência própria de quem já perdeu 2 setups completos e dados por picos e oscilações de voltagem da rede.
 
Pessoal, vocês além de se preocuparem com a eficiência energética, quantificar a potência máxima/pico de utilização do sistema, é muito importante pensar da forma que uma fonte sendo subdimensionada para seu uso fará com que seja subutilizada, mas com maior sobrevida, silenciosa e até aumentará a vida útil dele. Entenderam?

Se baseando em um sistema de 400W constantes utilizando uma fonte de 650W com 80% de eficiência máxima sendo real, entregue "limpa"(sem considerar outros fatores e detalhes), sem distorções a 520W (650W - 20%).

Essa fonte estará trabalhando em 70% da capacidade ideal, e com certeza fará o seu trabalho, mas pensem agora na forma que quanto "menos forçar", a fonte irá trabalhar com mais folga.

Então eu na minha opinião, acredito que sobredimensionar a fonte é uma forma correta de se utilizar em um sistema, caso consiga também pagar por isto. Eu sempre utilizei uma fonte muito além do que eu precisava, e dessa forma ela estava sempre fria, sempre silenciosa e muito estável.

Não se esqueçam também de utilizar um Nobreak decente, seja da APC, SMS, etc, por experiência própria de quem já perdeu 2 setups completos e dados por picos e oscilações de voltagem da rede.
Só discordo da parte do nobreak, eles são prejudiciais para as fontes com PFC ativo, já que elas mesmo estabilizam a energia, somente um filtro de linha bom (aquelas réguas de nada adiantam), já ajudaria na filtragem de energia. Isso que eu uso há mais de 10 anos e não perdi nada assim, antes usava “desestabilizadores” e perdi uma Corsair novinha.

Pelo que o vi, um nobreak senoidal que seria bastante caro e desnecessário para a maioria dos usuários seria indicado para quem realmente precise de um.
 
Última edição:
Galera vale a pena pagar R$ 590 em uma CX750M ? Mesmo já tendo nesse mesmo valor uma TX750M que e Gold ?
 
Galera, bom dia! Tudo bem com vocês?

Estou pensando em montar um setup completamente novo atéo fim do ano, eu trabalho com projetos 3D em grande escala e faço uso dos games também!

Se tudo der certo, quero montar minha primeira plataforma AMD Ryzen, não sei qual valha a pena para a aplicação que irei usar, sendo que o último é atual PC que montei foi um I7 3770k que já tem longos anos de batalha.

Mas enfim, pretendo algo entre R7 3700 ou quem sabe um R9 3900, com uma 2070 ou 2080, algo nesse estilo.

Calculando a fonte em alguns sites, deu uma fonte de 550w, eu gostaria de algo com folga tipo 650w, acredito que já seja uma boa folga.

Mas a minha dúvida é a seguinte, conhecem alguma fonte de 650~700w que já tenha cabos sleveed? Para que eu não tenha que comprar a fonte e mais os cabos!

Muito obrigado pela ajuda mais uma vez.

Atenciosamente,

Bruno Macedo.
 
Galera, bom dia! Tudo bem com vocês?

Estou pensando em montar um setup completamente novo atéo fim do ano, eu trabalho com projetos 3D em grande escala e faço uso dos games também!

Se tudo der certo, quero montar minha primeira plataforma AMD Ryzen, não sei qual valha a pena para a aplicação que irei usar, sendo que o último é atual PC que montei foi um I7 3770k que já tem longos anos de batalha.

Mas enfim, pretendo algo entre R7 3700 ou quem sabe um R9 3900, com uma 2070 ou 2080, algo nesse estilo.

Calculando a fonte em alguns sites, deu uma fonte de 550w, eu gostaria de algo com folga tipo 650w, acredito que já seja uma boa folga.

Mas a minha dúvida é a seguinte, conhecem alguma fonte de 650~700w que já tenha cabos sleveed? Para que eu não tenha que comprar a fonte e mais os cabos!

Muito obrigado pela ajuda mais uma vez.

Atenciosamente,

Bruno Macedo.

Fonte Cooler Master MWE 650W 80 Plus White, já vem com esses cabos, porém acho que são pequenos, e essa fonte na amazon US não é bem avaliada, por isso optei pela pcyes ao invés dela.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo