[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

Pessoal boa noite;
Tenho uma dúvida tecnica:
-Qual a diferença entre uma Fonte 80PLUS gold e uma platinum ? A diferença é perceptivel para o usuário comum

A eficiência.
 
Mas quão perceptivel é isso a ponto de se pagar mais ?

Basicamente sua fonte vai precisar de menos corrente para entregar determinada potência, isso se traduz em uma pequena econômia na conta de luz e mais importante, se ele tem eficiência maior significa que dissipa menos calor e isso permite funcionar a menores temperaturas o que no fim do dia alarga um pouco a vida útil da fonte como o amigo Cata citou. Porém minha opinião é que a diferença é pequena, se tiver duas fontes e a única diferença for essa só pegue a pltinum se a diferença de preço não for absurda.
 
Legal; Estou entrando no mercado de fontes depois de muitos anos, e na minha remota lembrança, não me recordo dessa titulação platinum....>Gold já era o maximo na minha cabeça.
Atualmente tenho uma antiga XFX PRO SERIES semi Modular de 850W há mais de 7 anos ou mais.
Senti que vou precisar trocar de fonte se for pegar uma algo como uma 4080 ou 7900XTX. Mas o que mais me motivou a procurar uma troca de fonte, foi ao instalar um watercooler da Aourus Waterforce X 360mm com monitor de temperatura, ver que a minha saida PCI-para SATA não da conta de manter o RGB do cooler do radiador e o monitor do watercooler ambos ligados ao mesmo tempo. Se eu desligo o RGB , dai o monitor do cooler continua aceso tranquilo. Acho que é sinal de que esta na hora de trocar , antes que danifique algo.
 
O que vcs acham da Fonte da Cougar Polar 1200W , Platinum ? vi alguns reviews estrangeiros falando bem.
Por esse valor você já pode comprar uma fonte Atx 3.0 Pcie 5.0 direto na venturi gaming, porque comprar uma fonte sem o conector novo?

E melhor que a Cougar ainda com os conectores antigos tem a Cybercore da Xpg com 1300w, não faz muito sentido ir de Cougar.
 
O que vcs acham da Fonte da Cougar Polar 1200W , Platinum ? vi alguns reviews estrangeiros falando bem.
Concordo que é melhor pegar uma fonte já com o conector PCIE5 ou que pelo menos você consiga comprar o cabo oficial pra colocar, ai só SeaSonic ou Corsair Type4, fora que neste valor melhor um modelo que tenha boa garantia.
Minha sugestão então é Corsair HX.
Mas quão perceptivel é isso a ponto de se pagar mais ?
Até onde notei fontes com maior eficiencia possuem, fora o consumo de energia, zero RPM no fan em baixas/media cargas, aqui na HX 750 por exemplo o FAN só ativa pra lá dos 50% de consumo, ou seja, nunca ligou e por isso não tem um fiapo de poeira no filtro, o que eu acho muito util, nessa Cougar ai começa com 40%.
 
Concordo que é melhor pegar uma fonte já com o conector PCIE5 ou que pelo menos você consiga comprar o cabo oficial pra colocar, ai só SeaSonic ou Corsair Type4, fora que neste valor melhor um modelo que tenha boa garantia.
Minha sugestão então é Corsair HX.

Até onde notei fontes com maior eficiencia possuem, fora o consumo de energia, zero RPM no fan em baixas/media cargas, aqui na HX 750 por exemplo o FAN só ativa pra lá dos 50% de consumo, ou seja, nunca ligou e por isso não tem um fiapo de poeira no filtro, o que eu acho muito util, nessa Cougar ai começa com 40%.

E mesmo as que não tem zero RPM normalmente giram menos exatamente porque a temperatura não sobe tanto, mas de gold pra platinum eu não gastaria +200 Janjas, opinião pessoal, me focaria mais na capacidade/qualidade/proteções da fonte, na ordem inversa, não adianta ter uma fonte 3000W que vai derreter sua mobo.
 
Por esse valor você já pode comprar uma fonte Atx 3.0 Pcie 5.0 direto na venturi gaming, porque comprar uma fonte sem o conector novo?

E melhor que a Cougar ainda com os conectores antigos tem a Cybercore da Xpg com 1300w, não faz muito sentido ir de Cougar.
Opa, legal hein

Recomenda essa loja? Não a conheço.
 
Opa, legal hein

Recomenda essa loja? Não a conheço.

Já teve gente que comprou lá e nunca ouvi problema, só que o dono é meio maluco nas comunicações.
 
E essas fonte ninja que estão em promoção? Acho que já foram citadas no tópico mas pelo visto não tem maiores informações por aí.
Falo nelas porque tem algo na casa dos sub 250 reais.
 
E essas fonte ninja que estão em promoção? Acho que já foram citadas no tópico mas pelo visto não tem maiores informações por aí.
Falo nelas porque tem algo na casa dos sub 250 reais.
Manda o link amigo, mas se for essa, é só uma genérica que eu não compraria se tivesse dinheiro pra uma MSI.
 
Manda o link amigo, mas se for essa, é só uma genérica que eu não compraria se tivesse dinheiro pra uma MSI.
Nem duvido que o melhor cxb no momento é as msi. O problema é que quanto mais barato, melhor nesse caso em especial... Desde que não exploda ou estrague um kit simples baseado em 1600AF e 570.
Agora, essas fonte ninja são genérica por serem comprovadamente um lixo ou porque não temos material (e talvez nunca tenhamos) mesmo sobre o interior?
 
Nem duvido que o melhor cxb no momento é as msi. O problema é que quanto mais barato, melhor nesse caso em especial... Desde que não exploda ou estrague um kit simples baseado em 1600AF e 570.
Agora, essas fonte ninja são genérica por serem comprovadamente um lixo ou porque não temos material (e talvez nunca tenhamos) mesmo sobre o interior?
Sim, ninguém tem como saber até abrir e caso aja um curto ou qualquer coisa a fonte pode queimar suas peças. Elas são genéricas por ser importação de fonte barata chinesa com rebranding "gamer", tecnicamente elas podem ser a pica das galáxias melhor que XPG, Corsair e ASUS (pffff, kkkkkk) ou ser um monte de cabo descascado com uns componentes mal parafusados que não tem o mínimo controle de temperatura. Elas não tem garantia nenhuma de que não vão estragar seu kit, mas aí depende da sua sorte, tem gente com essa fonte por anos sem dar problema e tem gente que em uma semana ouviu o som de um pipoco e o PC foi de base.
 
Por esse valor você já pode comprar uma fonte Atx 3.0 Pcie 5.0 direto na venturi gaming, porque comprar uma fonte sem o conector novo?

E melhor que a Cougar ainda com os conectores antigos tem a Cybercore da Xpg com 1300w, não faz muito sentido ir de Cougar.
Parece ser uma puta fonte essa da TT, mas vi nuns reviews que ela pode ser meio barulhenta.
 
Parece ser uma puta fonte essa da TT, mas vi nuns reviews que ela pode ser meio barulhenta.
Então pega uma XPG Cybercore 1300w, ela não tem a saída pcie 5.0, mas tem modo fan zero, só usa o fan se a placa estiver pedindo algo absurdo considerando a potência. Agora eu no seu lugar procuraria algo tipo a TT, com a nova conexão, você já compra uma fonte que vai ficar atualizada por +5 anos fácil, o padrão atx demora pra atualizar e essa última atualização com a conexão 600w vai ficar por muito tempo.

E além disso eu não acho barulhenta, caso esteja em dúvida basta ver o review do techpowerup na versão mais "básica" de 1000w, essa é de 1200w, então deve ser mais silenciosa.
 

Raijintek apresenta as fontes de alimentação Cratos Series ATX 3.0 com eficiência 80 Plus Gold.

A Raijintek apresentou hoje a linha Cratos de fontes de alimentação modulares premium que atendem à especificação ATX 3.0. Eles estão disponíveis em um total de seis modelos, três variantes baseadas na potência — 850 W, 1.000 W e 1.200 W, e suas subvariantes baseadas na cor do corpo — preto e branco. Todas as três variantes baseadas em Wattage incluem um conector modular ATX 12VHPWR de 16 pinos com capacidade de saída contínua de 600 W. O modelo de 850 W inclui três conectores de alimentação PCIe de 6+2 pinos, enquanto os de 1000 W e 1200 W incluem quatro deles. Os outros conectores comuns a todos os modelos incluem um ATX de 24 pinos, dois EPS de 4+4 pinos, oito conectores de alimentação SATA, três Molex de 4 pinos e um Berg (FDD).

Sob o capô, as PSUs da série Raijintek Cratos apresentam um design de trilho único de +12 V com eficiência de comutação 80 Plus Gold e Cybenetics Silver (230 V), um design de capacitor totalmente japonês, comutação DC-to-DC e proteção elétrica mais comum mecanismos, inclusive contra sobretensão/subtensão, sobrecarga, curto-circuito e superaquecimento. Todos os cabos modulares incluídos são planos, do tipo fita. Todos os três modelos apresentam um design compacto, com uma profundidade de apenas 140 mm. Um ventilador de mancal dinâmico de fluido de 120 mm é usado para manter o resfriamento, que é programado para permanecer completamente desligado até um determinado nível de carga. A PSU atende à classificação Cybenetics Acoustic A-. A empresa não revelou preços. Raijintek está apoiando-os com uma garantia de 5 anos.

g2KvTIf.jpg


tof3NPU.jpg


ONvKEIv.jpg


FK1p6Mn.jpg


CvwjKAm.jpg
 
Salve rapaziada, tô com um probleminha referente ao tamanho do cabo da CPU da fonte (uma XPG core reactor 850), é muito curto para passar atrás do gabinete (lian li 3), fica no limite, consegui instalar cortando praticamente todo o espaço de cable management, o cabo fica extremamente pressionado por ser curtinho (tem cerca de 68cm), é possível encontrar um cabo maior e compatível com a fonte pra comprar?
 
Salve rapaziada, tô com um probleminha referente ao tamanho do cabo da CPU da fonte (uma XPG core reactor 850), é muito curto para passar atrás do gabinete (lian li 3), fica no limite, consegui instalar cortando praticamente todo o espaço de cable management, o cabo fica extremamente pressionado por ser curtinho (tem cerca de 68cm), é possível encontrar um cabo maior e compatível com a fonte pra comprar?
Compra um extensor sleeve, uso da Felion Custom, funcionam muito bem.

Tem uns 15cm esse extensor.
 
Última edição:
Pega esse da xpg que o preço ta bom fora os 10 anos de garantia!


Chegou hoje. Kabum está arrebentando na entrega!!!

2rPWsUL.png


Cara, fiquei impressionado com a qualidade de construção dela. Kit de cabos super completo e com muita qualidade. Fios grossos, bem rígidos. Adorei!

Para essa fonte ser perfeita, deveria ter fan stop, né? Achei top demais. Obrigado pela dica!
 
Chegou hoje. Kabum está arrebentando na entrega!!!

2rPWsUL.png


Cara, fiquei impressionado com a qualidade de construção dela. Kit de cabos super completo e com muita qualidade. Fios grossos, bem rígidos. Adorei!

Para essa fonte ser perfeita, deveria ter fan stop, né? Achei top demais. Obrigado pela dica!
Foi rápido a entrega, a fonte é excelente vai ficar 10 anos sem preocupação 👍
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo