[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

Uma dúvida, se 220v é mais eficiente porque 110v é mais popularizado? Pelo menos aqui em SSA.
Eis uma boa pergunta. Tem esse artigo do Mundo Estranho dando uma explicação bem prática e histórica, e esse do TecMundo que até tabela as regiões do país e suas variações. São artigos antigos, mas acredito que sejam válidos nos dias de hoje.
 
Uma dúvida, se 220v é mais eficiente porque 110v é mais popularizado? Pelo menos aqui em SSA.
acho que motivo principal é q fonte pega 110v e transforma em 220v internamnete e nesse processo pouco da energia é perdida ja quando vem em 220v nao tem processo de transformacao ja q ja esta em 220v. so sei q usava 110v e mudei a tomada do pc pra 220v ta show deve poupar fonte bastante e aumenta durabilidade de tdo, vcs ainda usam o pc em 110v?
 

SilverStone revela uma seleção vibrante de PSUs ATX3.0 na Computex 2023.

A SilverStone apresentou uma grande seleção de PSUs novas e futuras na Computex 2023. A atração principal em seu estande foi o HELA 2050R Platinum (modelo: SST HA2050R PM), que é, bem, super poderoso. Esta fonte de alimentação de 2.050 W vem com dois conectores 12VHPWR de 16 pinos, cada um com capacidade de saída contínua de 600 W, além de cerca de uma dúzia de conectores de alimentação PCIe de 6+2 pinos. Ele inclui um cabo achatado tipo fita 12VHPWR que a empresa afirma ser "super flexível". A PSU atende aos padrões ATX 3.0 e PCIe Gen 5. Ele atende a eficiência de comutação Cybenetics Platinum. A SilverStone planeja lançar o HELA 2050R Platinum no final de junho de 2023. Este modelo será acompanhado pelo HELA 1650R (SST HA1650R PM) ainda este ano. Este modelo de 1650 W retém muito do conjunto de recursos de seu irmão de 2050 W, mas em um corpo de menor profundidade. Você ainda obtém dois conectores 12VHPWR de 16 pinos, a mesma eficiência de comutação Cybenetics Platinum e os cabos flexíveis 12VHWPR pretos lisos. A SilverStone planeja lançar o HELA 1650R em setembro de 2023.
jIH2562.jpg

1txKjXR.jpg

jP7oaef.jpg

O HELA 1300R Platinum possui apenas um 12VHPWR de 16 pinos, incluindo seu cabo plano e flexível, mas oferece a maioria dos outros recursos de PSU dos modelos 1650R e 2050R, incluindo a eficiência de comutação Cybenetics Platinum. O ZEUS 1650R Titanium e o ZEUS 1350R Titanium devem ser os principais modelos de PSU da SilverStone, dada a sua excelente classificação de eficiência de comutação 80 Plus Titanium (rara para classes de alta potência). Ambos os modelos fornecem dois conectores 12VHPWR de 16 pinos, usam ventoinhas FDB de 135 mm e suportam três tipos de controle de ventoinha, incluindo um modo silencioso de 0 dBA até uma certa quantidade de carga. A SilverStone planeja lançar o ZEUS 1650R e o ZEUS 1350R em outubro de 2023.
GfQVNKN.jpg

6H67gzr.jpg

XFDy4Xg.jpg

g0b08Ai.jpg

QBXGNkY.jpg

O SFX-L Extreme 1000R Gold e o Extreme 1200R Platinum formam o segmento de alto desempenho C/P para SilverStone. Como seus nomes sugerem, a Extreme 1000R Gold é uma fonte de alimentação de 1000 W com eficiência de comutação Cybenetics Gold; enquanto a Extreme 1200R Platinum tem 1200 W com classificação Cybenetics Platinum. Ambos oferecem um conector 12VHPWR de 16 pinos e vêm em corpos de baixa profundidade, além de resfriamento FDB de 120 mm. A empresa também exibiu o SX1000R Platinum White, uma variante totalmente branca exclusiva do Extreme 1000R, mas com eficiência de comutação Cybenetic Platinum.
nIZFjdS.jpg

YSOjLO3.jpg

Por fim, vimos a Gemini 900A Gold (modelo: SST GM900A GF), uma fonte de alimentação de 900 W fisicamente redundante com subunidades hot-swappable. Estes são projetados para aplicações como servidores domésticos e atendem à eficiência de comutação Cybenetics Gold. Eles fazem interface com o software por meio de uma conexão USB 2.0 e o SilverStone fornece uma interface do usuário para monitorar o status de cada uma das subunidades. A SilverStone planeja lançá-lo no início de junho.
 
acho que motivo principal é q fonte pega 110v e transforma em 220v internamnete e nesse processo pouco da energia é perdida ja quando vem em 220v nao tem processo de transformacao ja q ja esta em 220v. so sei q usava 110v e mudei a tomada do pc pra 220v ta show deve poupar fonte bastante e aumenta durabilidade de tdo, vcs ainda usam o pc em 110v?

Aqui ainda uso, meu apartamento a fiação é antiga, eu substitui as tomadas mas pra passar o PC pra 220v teria que adicionar alguns fios e disjuntores, então como minha fonte é de capacidade pesada eu compensei com uma tomada de 20A que permite passar mais corrente, se pudesse a casa toda ficaria em 220v com poucas tomadas pra 110v já que hoje em dia quase tudo é bivolt e 220v permite um uso mais eficiente e com bitolas menos grossas sem muito risco de incêndio por aquecimento.
 
Aqui ainda uso, meu apartamento a fiação é antiga, eu substitui as tomadas mas pra passar o PC pra 220v teria que adicionar alguns fios e disjuntores, então como minha fonte é de capacidade pesada eu compensei com uma tomada de 20A que permite passar mais corrente, se pudesse a casa toda ficaria em 220v com poucas tomadas pra 110v já que hoje em dia quase tudo é bivolt e 220v permite um uso mais eficiente e com bitolas menos grossas sem muito risco de incêndio por aquecimento.
como aqui tem ja chuveiro que é 220v foi facil fazer a ligacao direta pra essa tomada do pc, eu fui em cima da casa na lage e la fiz ligacao pra tomada do pc diretamente aqui sao 2 fases de 127v em cada fio, nao precisou alterar fio nem tomada, alguns locais no brasil é 220v em 1 unico fio ae é fase neutro em termos de pc é indiferente ser fase fase ou neutro e fase.
 
Olá amigos, tenho a seguinte configuração de computador

Asus Prime A520M-E
Ryzen 7 5700G
RTX 3060 TI GDDR6X
16GB RAM (2X8 2400MHZ)
KINGSPEC M.2 NVME 1TB

Eu gostaria de saber uma fonte que aguenta essa configuração tranquilamente, pois agora, eu estou com uma fonte de 500w, eu coloquei um jogo no ultra e o computador simplesmente desligou, ou até mesmo no Far Cry que a GPU ficou 100% com o fps em 30, eu gostaria de uma fonte que aguente essa configuração com ela na maior porcentagem de uso, e uma fonte também que seja boa e tenha um custo benefício bom :), bom... é só isso amigos, espero que me ajudem
 
Olá amigos, tenho a seguinte configuração de computador

Asus Prime A520M-E
Ryzen 7 5700G
RTX 3060 TI GDDR6X
16GB RAM (2X8 2400MHZ)
KINGSPEC M.2 NVME 1TB

Eu gostaria de saber uma fonte que aguenta essa configuração tranquilamente, pois agora, eu estou com uma fonte de 500w, eu coloquei um jogo no ultra e o computador simplesmente desligou, ou até mesmo no Far Cry que a GPU ficou 100% com o fps em 30, eu gostaria de uma fonte que aguente essa configuração com ela na maior porcentagem de uso, e uma fonte também que seja boa e tenha um custo benefício bom :), bom... é só isso amigos, espero que me ajudem
XPG core reactor. Ou qq outra tier A da minha assinatura
 
Mas tenho dúvida em questão de Watts, qual é quantidade mínima de Watts que vai me fornecer o que eu procuro?
Vc tem que somar a potência de todos os componentes do seu hardware, incluindo Placa-mãe, processador, pentes de memória, discos rígidos, coolers, fans e qualquer item que consuma energia (para isso existem calculadoras online)... daí vc chega no valor bruto de potência, após isso vc multiplica esse valor por 1,2... lembre-se que esse valor resultado deve ficar dentro do range de 40 a 60% da potência nominal da fonte, para um melhor desempenho energético...
 
Última edição:
Bom dia, Pessoal. Estou querendo fazer um upgrade da placa de vídeo e preciso trocar a fonte atual. Apesar de ser um modelo muito bom, ela está com uma gambiarra e tenho medo que possa prejudicar em algo.

Config:
Placa mãe: Asus TUF B450M Pro Gaming AM4 Matx DDR4
Processador: Ryzen 7 3700x 3.6 GHz
Memória: 2x 8gb ddr4 xpg spectrix d80 rgb 3200mhz
Placa de vídeo: MSI AMD Radeon RX 6750 xt mech 12gb (upgrade de interesse)
Armazenamento: 1x SSD SATA 512GB + HD 1TB
Resfriamento: Water Cooler Masterliquid ML240L V2 - 240mm

Notei que está escasso fonte no mercado, única que achei que talvez atenda o upgrade da placa de vídeo (custo X benefício) seria a MSI MAG A550BN ATX 550W 80 PLUS BRONZE PFC ATIVO.

Essa fonte atenderia minha necessidade? É uma boa fonte?

Link: https://www.kabum.com.br/produto/36...fc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0
 
Bom dia, Pessoal. Estou querendo fazer um upgrade da placa de vídeo e preciso trocar a fonte atual. Apesar de ser um modelo muito bom, ela está com uma gambiarra e tenho medo que possa prejudicar em algo.

Config:
Placa mãe: Asus TUF B450M Pro Gaming AM4 Matx DDR4
Processador: Ryzen 7 3700x 3.6 GHz
Memória: 2x 8gb ddr4 xpg spectrix d80 rgb 3200mhz
Placa de vídeo: MSI AMD Radeon RX 6750 xt mech 12gb (upgrade de interesse)
Armazenamento: 1x SSD SATA 512GB + HD 1TB
Resfriamento: Water Cooler Masterliquid ML240L V2 - 240mm

Notei que está escasso fonte no mercado, única que achei que talvez atenda o upgrade da placa de vídeo (custo X benefício) seria a MSI MAG A550BN ATX 550W 80 PLUS BRONZE PFC ATIVO.

Essa fonte atenderia minha necessidade? É uma boa fonte?

Link: https://www.kabum.com.br/produto/36...fc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0
Pega a Core reactor. Custa 250 reais a mais, mas é uma fonte muito superior. Não é apenas em watts, é a durabilidade; a qualidade de entrega energética, que pode aumentar a vida útil dos componentes, mesmo que não haja surtos; mais eficiência, que economiza na energia elétrica...
 

FSP apresenta novas unidades de fonte de alimentação Dagger Pro Series ATX 3.0 SFX.​


O FSP Group, um dos principais fabricantes de fontes de alimentação OEM e ODM de alto desempenho do mundo, apresenta hoje a próxima geração de fontes de alimentação DAGGER PRO série 750 W e 850 W SFX atualizadas com conformidade com ATX 3.0 construídas para alimentar jogos compactos e PCs de estação de trabalho de 2023. Apresentando recursos de design empolgantes e inovadores, as fontes de alimentação da série DAGGER PRO recém-atualizadas levam adiante sua reputação global de design e funcionalidade de produto. Construídos em duas variantes de 750 W e 850 W, eles trazem o mais recente rótulo ATX 3.0 atualizado para suportar o hardware de geração futura que consome muita energia.

Projetado para suportar as placas gráficas AMD Radeon RX 7000 e NVIDIA RTX 40 com funcionalidade líder do setor. Eles vêm com um design completo de energia de barramento único de +12V, ajustado para garantir a máxima saída de energia sem sobrecarga ou superaquecimento. Além disso, o DAGGER PRO 850 W está equipado com o conector 12VHPWR, compatível com PCIe 5.0, pronto para suportar construções ITX poderosas em seu potencial máximo. O design inovador do circuito da placa PCB da FSP e os capacitores eletrolíticos japoneses resistentes a altas temperaturas são dois exemplos principais de sua brilhante seleção e execução de componentes projetados para oferecer funcionalidade de próximo nível em um pacote altamente compacto.

DEQukXg.jpg


Além disso, os usuários agora podem instalar facilmente as fontes de alimentação em chassis ATX, Micro-ATX ou Mini-ITX usando o suporte do adaptador ATX incluído em ambos os produtos. Apesar de seu formato SFX compacto, a linha de fontes de alimentação DAGGER PRO possui um design de alta densidade de energia e um design de cabo totalmente preto que economiza espaço e facilita o gerenciamento de cabos.

As recém-atualizadas fontes de alimentação DAGGER PRO series 750 W e 850 W ATX 3.0 definem novos padrões da indústria para fontes de alimentação SFX. oferecendo funcionalidade premiada e recursos de design ideais para jogadores, criadores de conteúdo e uso comercial. Compactas e elegantes, essas fontes de alimentação são um ótimo complemento para qualquer construção. O design organizado garante um chassi elegante e refinado, mantendo a entrega de energia excepcional geralmente associada a uma fonte de alimentação ATX.

O modelo de 850 W custa US$ 179 e o modelo de 750 W custa US$ 159.

Para obter mais informações, visite as páginas do produto DAGGER PRO 850 W e DAGGER PRO 750 W .
 
Alguém pode me indicar um fonte para ser usada com o Xenon E3 1245 V2 (equivalente ao I7 3770), com placa ST4265, 2 módulos de 4GB DDR3 de 1600MHz, SSD sata de 500GB e vídeo onboard. O PC é para uso em escritório. Se puderam indicar um fonte não muito cara para essa situação eu agradeço.
 
Última edição:

FSP apresenta novas unidades de fonte de alimentação Dagger Pro Series ATX 3.0 SFX.​


O FSP Group, um dos principais fabricantes de fontes de alimentação OEM e ODM de alto desempenho do mundo, apresenta hoje a próxima geração de fontes de alimentação DAGGER PRO série 750 W e 850 W SFX atualizadas com conformidade com ATX 3.0 construídas para alimentar jogos compactos e PCs de estação de trabalho de 2023. Apresentando recursos de design empolgantes e inovadores, as fontes de alimentação da série DAGGER PRO recém-atualizadas levam adiante sua reputação global de design e funcionalidade de produto. Construídos em duas variantes de 750 W e 850 W, eles trazem o mais recente rótulo ATX 3.0 atualizado para suportar o hardware de geração futura que consome muita energia.

Projetado para suportar as placas gráficas AMD Radeon RX 7000 e NVIDIA RTX 40 com funcionalidade líder do setor. Eles vêm com um design completo de energia de barramento único de +12V, ajustado para garantir a máxima saída de energia sem sobrecarga ou superaquecimento. Além disso, o DAGGER PRO 850 W está equipado com o conector 12VHPWR, compatível com PCIe 5.0, pronto para suportar construções ITX poderosas em seu potencial máximo. O design inovador do circuito da placa PCB da FSP e os capacitores eletrolíticos japoneses resistentes a altas temperaturas são dois exemplos principais de sua brilhante seleção e execução de componentes projetados para oferecer funcionalidade de próximo nível em um pacote altamente compacto.

DEQukXg.jpg


Além disso, os usuários agora podem instalar facilmente as fontes de alimentação em chassis ATX, Micro-ATX ou Mini-ITX usando o suporte do adaptador ATX incluído em ambos os produtos. Apesar de seu formato SFX compacto, a linha de fontes de alimentação DAGGER PRO possui um design de alta densidade de energia e um design de cabo totalmente preto que economiza espaço e facilita o gerenciamento de cabos.

As recém-atualizadas fontes de alimentação DAGGER PRO series 750 W e 850 W ATX 3.0 definem novos padrões da indústria para fontes de alimentação SFX. oferecendo funcionalidade premiada e recursos de design ideais para jogadores, criadores de conteúdo e uso comercial. Compactas e elegantes, essas fontes de alimentação são um ótimo complemento para qualquer construção. O design organizado garante um chassi elegante e refinado, mantendo a entrega de energia excepcional geralmente associada a uma fonte de alimentação ATX.

O modelo de 850 W custa US$ 179 e o modelo de 750 W custa US$ 159.

Para obter mais informações, visite as páginas do produto DAGGER PRO 850 W e DAGGER PRO 750 W .

Essa marca de OEM é de qualidade? Nunca entendi porque Corsair ou Adata não entram nesse ramo.
 
Essa marca de OEM é de qualidade? Nunca entendi porque Corsair ou Adata não entram nesse ramo.
Sim lá fora é bem conhecida e de boa qualidade a corsair do jeito que vende fonte já tem seu público fiel, acredito que não seria uma boa entrar nesse ramo.
 
Pessoal, gostaria de opinião de vocês sobre uma questão.
Até que ponto é seguro utilizar uma fonte já "antiga"? eu tenho uma corsair tx750 v2, acredito que essa fonte já tenha por volta de 10 ou 11 anos. Até o momento nunca tive nenhum problema, porém estou meio receoso sobre essa situação. Seria interessante já providenciar uma nova ou continuar com essa atual até ela começar a apresentar algum tipo de problema?
 
Pessoal, gostaria de opinião de vocês sobre uma questão.
Até que ponto é seguro utilizar uma fonte já "antiga"? eu tenho uma corsair tx750 v2, acredito que essa fonte já tenha por volta de 10 ou 11 anos. Até o momento nunca tive nenhum problema, porém estou meio receoso sobre essa situação. Seria interessante já providenciar uma nova ou continuar com essa atual até ela começar a apresentar algum tipo de problema?
Ela pode ter perdido um pouco de eficiência mas não vejo motivos para troca-la, caso estivesse apresentando falhas ou algum problema nesse caso pensaria em pegar uma nova.
 
Pessoal, gostaria de opinião de vocês sobre uma questão.
Até que ponto é seguro utilizar uma fonte já "antiga"? eu tenho uma corsair tx750 v2, acredito que essa fonte já tenha por volta de 10 ou 11 anos. Até o momento nunca tive nenhum problema, porém estou meio receoso sobre essa situação. Seria interessante já providenciar uma nova ou continuar com essa atual até ela começar a apresentar algum tipo de problema?

Só troque se for adquirir uma fonte moderna já atx 3.0, caso contrário se sua fonte não está dando problema, continue com ela.
 
Ela pode ter perdido um pouco de eficiência mas não vejo motivos para troca-la, caso estivesse apresentando falhas ou algum problema nesse caso pensaria em pegar uma nova.

Só troque se for adquirir uma fonte moderna já atx 3.0, caso contrário se sua fonte não está dando problema, continue com ela.
Muito obrigado pelo esclarecimento, vou continuar com essa fonte então por mais algum tempo
 
Essa fonte se cuidar bem dura mais de 15 anos ou mais claro que cai depender do uso do dia a dia!
Então
Minha configuração atual é: A520M S2H/16gb ddr4 2400/ryzen 5 5600/rtx 3060ti/ssd sata 120gb/nvme 1tb/corsair 750w
Eu uso o pc para jogar, porém com pouca frequência atualmente.

Eu vim aqui tirar a dúvida com vocês pq estava com receio de a fonte acabar morrendo e levar outras peças junto, sabe?

Mas pelo que pesquisei, parece que isso seria mais provável de acontecer com fontes de pior qualidade, certo?
 
Então
Minha configuração atual é: A520M S2H/16gb ddr4 2400/ryzen 5 5600/rtx 3060ti/ssd sata 120gb/nvme 1tb/corsair 750w
Eu uso o pc para jogar, porém com pouca frequência atualmente.

Eu vim aqui tirar a dúvida com vocês pq estava com receio de a fonte acabar morrendo e levar outras peças junto, sabe?

Mas pelo que pesquisei, parece que isso seria mais provável de acontecer com fontes de pior qualidade, certo?
Como usar seu PC com pouca frequência pra jogar sua fonte atual vai durar mais alguns anos ainda, fique tranquilo!
 
Depois de ter perdido duas mobos por quedas de energia, decidi pegar uma fonte nova pq a minha cx650m de 7 anos tava me deixando com algumas pulgas atrás da orelha.

Acabei pegando uma core reactor 850, parece ser a queridinha dos últimos tempos. Lado bom é que agora vou poder pegar outra 3090 sem bronca.

Próximo passo vai ver se arrumo algum no-break que não seja muito barulhento por um preço decente pra poder ficar com a consciência limpa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo