[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

Senhores, recomendacao pro pc da assinatura...

Ryzen 7 7800X3D |
4070 TI EX | X670e-Plus
| G.skill 2x16 6000mhz
| Corsair H100i Elite Capellix
| M.2 980 Pro 2tb |
M27Q - SA / Benq XL2420T

Atualmente tenho uma semi-modular HX750, so que a guerreira tem 12 anos.
Ai ja quero me precaver e trocar para evitar qualquer problema...
o que me recomendam?

Preferencia seria corsair, mas nao tenho problemas com outras marcas.
 
Obrigado pela resposta. Acredito que possa ser desses picos que eu sofria antes então com essa fonte + R7 5800x e essa RTX3080, achei que trocando para um i5 13400F. Troquei para intel pq desisti da instabilidade da AMD quanto a drivers e o Windows. No final das contas vou precisar pegar uma fonte de maior potência.
Tive um 5800x e uma 3070ti. Nenhum problema de driver.

Atualmente to com um 7800x3d e a mesma placa de video.

Amd mandou mto bem nos zen 3

Tenho uma superflower leadex 850w gold, comprei na tera ja tem um tempo.
 
Última edição:
@Asiqueira Vai ter um treco lendo isso KKKKK

Seasonic sem dúvidas, irmão!
Demorei pra responder, pois “tive um treco” e estava me recuperando!

Tem pergunta que é estranha, tipo: “eu vou ganhar um carro e posso escolher entre dois: Uma Ferrari ou um Fiat 147… estou em dúvidas”
 
Última edição:
@zefaistos, não achei a Cooler Master MWE V2 ACAAB-WO em lugar nenhum, estão indisponíveis nas principais lojas, para não dizer que não achei uma, apenas o modelo de 500W, mas será que segura minha configuração?

Já comprei processador e placa mãe que precisava, agora minha configuração atual ficou assim:

Ryzen 5600G
MSI B550M Pro-VDH WiFi
RTX 2060
2x8GB 3000mhz
SSD MX500 500GB
SSD NS100 256GB
HD WD BLUE 1TB
4x fans xpg vento pro

Vc acha que o modelo de 500W segura essa configuração? Eu até achei os modelos 650W e 750W ACAAB-WO, mas não eram a versão V2:

COOLER MASTER MWE 650 80 PLUS BRONZE, MPE-6501-ACAAB-WO

COOLER MASTER MWE 650 80 PLUS BRONZE, MPE-7501-ACAAB-WO

Eles são bons como os modelos V2? Estou também atrás das fontes mais conhecidas, como corsair e cia, mas é foda pagar ~800 em diante em um modelo de 600w, acho pesado demais. Por esse valor a superframe SF-G850M se torna bem mais interessante, foi bem avaliada no teclab, mostrou ter componentes de primeira linha, nela esse preço até faz mais sentido.

Falta mesmo só a fonte pra fechar tudo,mas não sei o que fazer, só não quero escolher errado e ter prejuízo como tive coma core reactor. Eu queria mesmo a corsair, mas os valores cobrados nela estão surreais.
 
@zefaistos, não achei a Cooler Master MWE V2 ACAAB-WO em lugar nenhum, estão indisponíveis nas principais lojas, para não dizer que não achei uma, apenas o modelo de 500W, mas será que segura minha configuração?

Já comprei processador e placa mãe que precisava, agora minha configuração atual ficou assim:

Ryzen 5600G
MSI B550M Pro-VDH WiFi
RTX 2060
2x8GB 3000mhz
SSD MX500 500GB
SSD NS100 256GB
HD WD BLUE 1TB
4x fans xpg vento pro

Vc acha que o modelo de 500W segura essa configuração? Eu até achei os modelos 650W e 750W ACAAB-WO, mas não eram a versão V2:

COOLER MASTER MWE 650 80 PLUS BRONZE, MPE-6501-ACAAB-WO

COOLER MASTER MWE 650 80 PLUS BRONZE, MPE-7501-ACAAB-WO

Eles são bons como os modelos V2? Estou também atrás das fontes mais conhecidas, como corsair e cia, mas é foda pagar ~800 em diante em um modelo de 600w, acho pesado demais. Por esse valor a superframe SF-G850M se torna bem mais interessante, foi bem avaliada no teclab, mostrou ter componentes de primeira linha, nela esse preço até faz mais sentido.

Falta mesmo só a fonte pra fechar tudo,mas não sei o que fazer, só não quero escolher errado e ter prejuízo como tive coma core reactor. Eu queria mesmo a corsair, mas os valores cobrados nela estão surreais.
A de 500w aguenta sim. Esse PC consome na casa dos 260 ou 280w em jogos. Tá cheio de gente aqui no fórum que usa uma 3060 da vida com processador parecido em fontes de 450/500w.
Eu uso um Ryzen 5600 com uma RX 6600 que tem um tdp 30w menor que a 2060, mas minha fonte é uma Deepcool DA500, que ainda tem regulação em grupo e entrega na casa dos 450w nas linhas 12V, então seria uma situação semelhante.

A MWE v1 tinha alguns probleminhas de ripple em cargas bem baixas e dependendo do crossload, então a V2 possui algumas correções e é mais recomendada. Porém a v1 foi descontinuada tem um bom tempo, talvez essas que tem sejam as MWE White ou Master Watt, e ambas creio que possuem capacitores piores que a MWE V2.

Se você acha que vai botar uma placa de vídeo acima dos 200w de tdp futuramente, então pega a ACAAW mesmo de 650w. Mas se você continuar nessa faixa abaixo dos 200w, uma fonte de 500w vai continuar aguentando. Mesmo a ACAAW eu ainda recomendo na faixa de preço, continua sendo uma das melhores opções.
 
A de 500w aguenta sim. Esse PC consome na casa dos 260 ou 280w em jogos. Tá cheio de gente aqui no fórum que usa uma 3060 da vida com processador parecido em fontes de 450/500w.
Eu uso um Ryzen 5600 com uma RX 6600 que tem um tdp 30w menor que a 2060, mas minha fonte é uma Deepcool DA500, que ainda tem regulação em grupo e entrega na casa dos 450w nas linhas 12V, então seria uma situação semelhante.

A MWE v1 tinha alguns probleminhas de ripple em cargas bem baixas e dependendo do crossload, então a V2 possui algumas correções e é mais recomendada. Porém a v1 foi descontinuada tem um bom tempo, talvez essas que tem sejam as MWE White ou Master Watt, e ambas creio que possuem capacitores piores que a MWE V2.

Se você acha que vai botar uma placa de vídeo acima dos 200w de tdp futuramente, então pega a ACAAW mesmo de 650w. Mas se você continuar nessa faixa abaixo dos 200w, uma fonte de 500w vai continuar aguentando. Mesmo a ACAAW eu ainda recomendo na faixa de preço, continua sendo uma das melhores opções.
Consegui comprar a mwe V2 500w ACAAB-WO, ainda tinham em estoque. Sei que ela não é a top das tops, mas para meu uso serve, pois não pretendo investir mais nada nesse pc, e caso a vga pare de funcionar o vídeo integrado do 5600g me serve bem. Agora só esperar chegar, montar tudo e aproveitar o pc atualizado.
 
Última edição:
@Asiqueira, seu amigo já mandou a super flower 1600w de volta pra terabyte? Tem algum motivo pra ele não querer ficar com a fonte?
Eu mandei a minha hoje, eles deram uma enrolada com o ticket, e eu também não tive muito tempo, mas ao que tudo indica eles vão estornar mesmo, a menos que tenham alguma outra super flower escondida lá, ai talvez eu compre a de 1600w mesmo se achar alguma, tava pesquisando aqui e até as Core Reactor tão absurdas de cara, era uma fonte ótima na casa dos 600 reais, mas mais que isso não vale, e tão vendendo acima dos 1000 reais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Asiqueira Vai ter um treco lendo isso KKKKK

Seasonic sem dúvidas, irmão!
Poh, até eu tive un treco lendo isso, nem respondi porque deve ser troll, não é possível que o cara gasta uns 20k pra montar um pc, e não possa gastar uns 1500 que seja em uma fonte, ai mereceu queimar tudo mesmo.
 
Última edição:
Poh, até eu tive un treco lendo isso, nem respondi porque deve ser troll, não é possível que o cara gasta uns 20k pra montar um pc, e não possa gastar uns 1500 que seja em uma fonte, ai mereceu queimar tudo mesmo.
20k eu não digo, mas que tem uma galera por aqui que torra 8k em hardware, e por fim busca fonte de 400 merréis.... isso tem...
:limo:
 
@Asiqueira, seu amigo já mandou a super flower 1600w de volta pra terabyte? Tem algum motivo pra ele não querer ficar com a fonte?
Eu mandei a minha hoje, eles deram uma enrolada com o ticket, e eu também não tive muito tempo, mas ao que tudo indica eles vão estornar mesmo, a menos que tenham alguma outra super flower escondida lá, ai talvez eu compre a de 1600w mesmo se achar alguma, tava pesquisando aqui e até as Core Reactor tão absurdas de cara, era uma fonte ótima na casa dos 600 reais, mas mais que isso não vale, e tão vendendo acima dos 1000 reais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Poh, até eu tive un treco lendo isso, nem respondi porque deve ser troll, não é possível que o cara gasta uns 20k pra montar um pc, e não possa gastar uns 1500 que seja em uma fonte, ai mereceu queimar tudo mesmo.
Eu sei que meu amigo recusou a entrega e a fonte está no caminho de volta para a Terabyte... então, nos próximos dias ela deve reaparecer no estoque...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

20k eu não digo, mas que tem uma galera por aqui que torra 8k em hardware, e por fim busca fonte de 400 merréis.... isso tem...
:limo:
Tem cara com 14900K + RTX 4090 e dizendo que precisa de uma fonte baratinha pq não pode gastar muito...
 
Provavelmente a fonte sofreu mudanças pra comportar o atx 3.0 e não foi só o cabo. E não achei em nenhum lugar que a certificação cybenetics é necessária como parte do atx 3.0.

Até porque cybenetics só certifica eficiência e ruído, em locais onde o governo requer alguma certificação por questões ambientais, geralmente o 80 plus é usado por parte do governo, e não como requisito da intel.

De resto as fontes podem diminuir as proteções pra atingir o atx 3.0. Pra ser compatível com o atx 3.0 a fonte só precisa aguentar cargas entre 120 e 200% por 100 microssegundos. A fabricante pode simplesmente colocar um delay nas proteções maior que isso e a fonte vai ser compatível, já que um usuário comum em mais de 99% dos casos não vai usar a fonte em condições que o atx 3.0 seja necessário.
Fiz meu comentário baseado nessa informação (imagem abaixo traduzida e link da página onde encontrei)
Se a informação não procede, peço perdão, acabei induzido.
Sobre as certificações Cybernetics, hoje eles estão certificando Eficiência (de maneira mais exigente que o 80+), ruído e também construção... então, o 80+ apenas certifica a eficiência, já o Cybernetics atesta a qualidade geral da fonte (eficiência, construção e ruído).

9cHRcF7.png
 
Última edição:
Fiz meu comentário baseado nessa informação (imagem abaixo traduzida e link da página onde encontrei)
Se a informação não procede, peço perdão, acabei induzido.
Sobre as certificações Cybernetics, hoje eles estão certificando Eficiência (de maneira mais exigente que o 80+), ruído e também construção...

9cHRcF7.png
Sim, o cybenetics está nessa lista de referências, mas o documento em si não explica o que significa essa lista, e o cybenetics não é citado em nenhum outro lugar do documento. Me parece ser uma lista reconhecendo as certificações existentes, e que podem ser usadas de base pra mais informações e testes das fontes, mas não me parece ser algo obrigatório pelo padrão.

Talvez entre no que eu tinha citado antes, cada região do mundo vai requisitar alguma certificação, e talvez essa seja a lista com as opções existentes reconhecidas pela intel, e que vai depender do local.

Nos testes de eficiência o cybenetics é bem mais exigente que o 80 plus. Enquanto 80 plus leva em conta a fonte em 20/50/100% de carga em uma temperatura ambiente de 23 graus, o cybenetics dá o selo levando em conta eficiência desde 10 até 110% de carga em uma temperatura ambiente de 30/32 graus, com certeza 80 plus é muito mais de boa.

Porém é só isso, eficiência é uma das coisas menos relevantes quando o assunto é funcionamento ou segurança de uma fonte. Uma fonte bomba de alta eficiência pode facilmente ser certificada pelo cybenetics. A Gamemax RGB Pro 1050 levou selo Platinum do Cybenetics, mas não significa que a fonte é excelente e vai ter todas as seguranças funcionando corretamente.
 
Sim, o cybenetics está nessa lista de referências, mas o documento em si não explica o que significa essa lista, e o cybenetics não é citado em nenhum outro lugar do documento. Me parece ser uma lista reconhecendo as certificações existentes, e que podem ser usadas de base pra mais informações e testes das fontes, mas não me parece ser algo obrigatório pelo padrão.

Talvez entre no que eu tinha citado antes, cada região do mundo vai requisitar alguma certificação, e talvez essa seja a lista com as opções existentes reconhecidas pela intel, e que vai depender do local.

Nos testes de eficiência o cybenetics é bem mais exigente que o 80 plus. Enquanto 80 plus leva em conta a fonte em 20/50/100% de carga em uma temperatura ambiente de 23 graus, o cybenetics dá o selo levando em conta eficiência desde 10 até 110% de carga em uma temperatura ambiente de 30/32 graus, com certeza 80 plus é muito mais de boa.

Porém é só isso, eficiência é uma das coisas menos relevantes quando o assunto é funcionamento ou segurança de uma fonte. Uma fonte bomba de alta eficiência pode facilmente ser certificada pelo cybenetics. A Gamemax RGB Pro 1050 levou selo Platinum do Cybenetics, mas não significa que a fonte é excelente e vai ter todas as seguranças funcionando corretamente.
Agora faço outra pergunta...
Uma grande diferença entre as ATX12V v3.0 para as anteriores é que as anteriores possuíam barramentos 12V, 5V e 3.3V... a ATX12V v3.0 só possui um barramento 12V que atende os demais.
Vou usar um exemplo: A Corsair AX1600i (de 2018) possui apenas o barramento 12V e através de sua arquitetura 100% digital (Totem-Pole PFC+LLC+GaN) sem um segundo estágio DC-DC, distribui seu trilho 12V para atender os 12V, 5V e 3.3V (Assim como faz o ATX12V v3.0)... analisei a topologia, componentes e especificações dessa fonte e ao que tudo indica, ela atenderia todos os requisitos do novo padrão, inclusive os picos de 200% necessários... pq a Corsair não a reclassifica como ATX12V v3.0 e apenas a chama de "compatível"? Seria apenas uma questão de estratégia de mercado?
 
Última edição:
Agora faço outra pergunta...
Uma grande diferença entre as ATX12V v3.0 para as anteriores é que as anteriores possuíam barramentos 12V, 5V e 3.3V... a ATX12V v3.0 só possui um barramento 12V que atende os demais.
Vou usar um exemplo: A Corsair AX1600i (de 2018) possui apenas o barramento 12V e através de sua arquitetura 100% digital (Totem-Pole PFC+LLC+GaN) sem um intermediário DC-DC, distribui seu trilho 12V para atender os 12V, 5V e 3.3V (Assim como faz o ATX12V v3.0)... analisei a topologia, componentes e especificações dessa fonte e ao que tudo indica, ela atenderia todos os requisitos do novo padrão, inclusive os picos de 200% necessários... pq a Corsair não a reclassifica como ATX12V v3.0 e apenas a chama de "compatível"? Seria apenas uma questão de estratégia de mercado?
Não sei ao certo, mas creio que o atx 3.0 requer o cabo 12vhpwr nativo, pois incluir um cabo modular que encaixa em 2 saídas pci-e 8 pinos seria apenas um adaptador, e creio que não contaria como requisito.

Aí pra mudar seria mais uma questão logística, pois eles teriam que alterar o projeto com a OEM, fazer as certificações pra poder atualizar as informações da caixa e todo esse tipo de coisa. Aí talvez pra Corsair compense mais fazer uma linha nova do que tentar atualizar os projetos já existentes, ou eles estão atualizando e em algum momento vão lançar a versão dessa fonte atx 3.0 ready, são duas opções possíveis.

Uma empresa mais relaxada talvez sairia por aí falando que a fonte é atx 3.0, mas não vejo uma empresa como a Corsair fazendo isso sem ter feito todas as formalidades necessárias.
 
Não sei ao certo, mas creio que o atx 3.0 requer o cabo 12vhpwr nativo, pois incluir um cabo modular que encaixa em 2 saídas pci-e 8 pinos seria apenas um adaptador, e creio que não contaria como requisito.

Aí pra mudar seria mais uma questão logística, pois eles teriam que alterar o projeto com a OEM, fazer as certificações pra poder atualizar as informações da caixa e todo esse tipo de coisa. Aí talvez pra Corsair compense mais fazer uma linha nova do que tentar atualizar os projetos já existentes, ou eles estão atualizando e em algum momento vão lançar a versão dessa fonte atx 3.0 ready, são duas opções possíveis.

Uma empresa mais relaxada talvez sairia por aí falando que a fonte é atx 3.0, mas não vejo uma empresa como a Corsair fazendo isso sem ter feito todas as formalidades necessárias.
Entendo e acho que concordo...
Sobre o cabo 12VHPWR, lembro de ter lido em algum lugar que estão estudando outro formato de cabo agora para substituir esse (que foi um tiro no pé) e algumas marcas de fontes como Corsair, Super Flower (por exemplo) já possuem fontes ATX12V v3.0 Ready que utilizam um cabo 12VHPWR de um lado com entradas PCIe 6+2 do outro lado, suprindo inclusive mais energia que o cabo do novo formato.
Dó de quem gastou só por causa desse cabo que já nasceu morto kkkkk
Vi gente trocar fonte Tier 1 por fonte bomba só por causa de um maldito cabo... a inteligência passa longe!
 
Última edição:
Fala galera, to procurando recomendação de fonte boa na faixa dos 750w-800w
Minha fonte até "aguenta" a config atual mas no limite:
Ryzen 5 7600x
Radeon rx 6700xt
Water cooler de 240mm
32gb ddr5
1 hd ssd e 1 hd 7200rpm
3 fans leds de 120mm baratinho que peguei
Gigabyte b650m ds3h
e a famigerada fonte de 600w reais 80plus

Antes de pegar as peças ja tinha a fonte e fui atrás do consumo e por mais que a amd recomende no mínimo uma fonte de 650w, a minha dava conta
Até joguei games pesados aqui sem problemas. A questao é que agora to tentando fazer um esquema no linux de gpu passthrough e aparentemente "parece" que é uma questão de fonte mesmo eu tendo minhas dúvidas, mas no pior dos casos, pelo menos o sistema vai ficar mais folgado nesse upgrade

A faixa de preço é nessa lapada de R$500,00-R$650,00 mesmo ?
 
Última edição:
Fala galera, to procurando recomendação de fonte boa na faixa dos 750w-800w
Minha fonte até "aguenta" a config atual mas no limite:
Ryzen 5 7600x
Radeon rx 6700xt
Water cooler de 240mm
32gb ddr5
1 hd ssd e 1 hd 7200rpm
3 fans leds de 120mm baratinho que peguei
Gigabyte b650m ds3h
e a famigerada fonte de 600w reais 80plus

Antes de pegar as peças ja tinha a fonte e fui atrás do consumo e por mais que a amd recomende no mínimo uma fonte de 650w, a minha dava conta
Até joguei games pesados aqui sem problemas. A questao é que agora to tentando fazer um esquema no linux de gpu passthrough e aparentemente "parece" que é uma questão de fonte mesmo eu tendo minhas dúvidas, mas no pior dos casos, pelo menos o sistema vai ficar mais folgado nesse upgrade

A faixa de preço é nessa lapada de R$500,00-R$650,00 mesmo ?
Atualmente não tem nenhuma fonte Tier A (topo de linha) de 750/800w nessa faixa de preço, e mesmo mais caro o mercado ainda tá bem ruim.
Não recomendo comprar fonte Tier C (custo-benefício) em potências de 750w ou acima, pois se um dia você botar uma placa de vídeo de alto tdp e for precisar dessa potência realmente, uma fonte desse nível não vai ter bons transientes pra lidar com os spikes de consumo dessas placas de vídeo de maior consumo e as tensões vão ficar bem ruins.

Nessa tier list você tem vários exemplos de fontes Tier A, e que seriam recomendadas pra potências mais altas:
https://cultists.network/140/psu-tier-list/

RX 6700 XT tem 230w de tdp, e Ryzen 7600X é um processador de 180w (consumo do PC todo com cpu em 100% e placa de vídeo em idle):
https://www.guru3d.com/data/publish/221/0522ebead1c250f62fe501b0bcf162557de239/81834_untitled-3.png

Ou seja, é um PC que vai consumir entre 350 e 380w em jogos mais pesados, uma fonte de 600w mal vai passar dos 60% de carga, não vejo necessidade em trocar se for um modelo bom.

Mas se quiser mesmo, creio que a SuperFrame SF-G850M seja uma das opções que compensem com preço bom atualmente, porém está um pouco acima dessa sua faixa.
 
Última edição:
Atualmente não tem nenhuma fonte Tier A (topo de linha) de 750/800w nessa faixa de preço, e mesmo mais caro o mercado ainda tá bem ruim.
Não recomendo comprar fonte Tier C (custo-benefício) em potências de 750w ou acima, pois se um dia você botar uma placa de vídeo de alto tdp e for precisar dessa potência realmente, uma fonte desse nível não vai ter bons transientes pra lidar com os spikes de consumo dessas placas de vídeo de maior consumo e as tensões vão ficar bem ruins.

Nessa tier list você tem vários exemplos de fontes Tier A, e que seriam recomendadas pra potências mais altas:
https://cultists.network/140/psu-tier-list/

RX 6700 XT tem 230w de tdp, e Ryzen 7600X é um processador de 180w (consumo do PC todo com cpu em 100% e placa de vídeo em idle):
https://www.guru3d.com/data/publish/221/0522ebead1c250f62fe501b0bcf162557de239/81834_untitled-3.png

Ou seja, é um PC que vai consumir entre 350 e 380w em jogos mais pesados, uma fonte de 600w mal vai passar dos 60% de carga, não vejo necessidade em trocar se for um modelo bom.

Mas se quiser mesmo, creio que a SuperFrame SF-G850M seja uma das opções que compensem com preço bom atualmente, porém está um pouco acima dessa sua faixa.
Será que esse escassez de fontes boas no mercado é por causa da transição do atx 2.0 pra 3.0? Parece que venderam logo todas as fontes atx 2.0 a um preço abaixo do normal, ai esgotou tudo, e estamos num ponto que não tem mais estoque delas, e as atx 3.0 ainda não estão com estoque suficiente pra atender a demanda, além de estarem com preços bem elevados.
Eu to no mesmo barco, procurando fonte pra substituir uma Super Flower 850w que parou de funcionar, e simplesmente parece não existir outra fonte de mesma qualidade no mercado, mesmo por preços mais altos.

Edit: Outra coisa, sobre as atx 3.0, o diferencial delas até onde eu vi é virem com o famigerado cabo 12VHPWR, mas pra quem ainda não tem placa de vídeo que usa esse cabo, elas ainda tem o cabo pci-e de 8 pinos normal?
 
Atualmente não tem nenhuma fonte Tier A (topo de linha) de 750/800w nessa faixa de preço, e mesmo mais caro o mercado ainda tá bem ruim.
Não recomendo comprar fonte Tier C (custo-benefício) em potências de 750w ou acima, pois se um dia você botar uma placa de vídeo de alto tdp e for precisar dessa potência realmente, uma fonte desse nível não vai ter bons transientes pra lidar com os spikes de consumo dessas placas de vídeo de maior consumo e as tensões vão ficar bem ruins.

Nessa tier list você tem vários exemplos de fontes Tier A, e que seriam recomendadas pra potências mais altas:
https://cultists.network/140/psu-tier-list/

RX 6700 XT tem 230w de tdp, e Ryzen 7600X é um processador de 180w (consumo do PC todo com cpu em 100% e placa de vídeo em idle):
https://www.guru3d.com/data/publish/221/0522ebead1c250f62fe501b0bcf162557de239/81834_untitled-3.png

Ou seja, é um PC que vai consumir entre 350 e 380w em jogos mais pesados, uma fonte de 600w mal vai passar dos 60% de carga, não vejo necessidade em trocar se for um modelo bom.

Mas se quiser mesmo, creio que a SuperFrame SF-G850M seja uma das opções que compensem com preço bom atualmente, porém está um pouco acima dessa sua faixa.
Acho que vou ficando com essa fonte mesmo por enquanto, é 80w plus e o paranue todo, na época tinha visto reviews dela e ate hj nunca deu b.o tem aguentado bem. Uma fonte maior seria visando futuros upgrades mas vou deixar mais pra frente

Sobre o meu problema do passthrough n teve a ver com isso, era problema do tipo de partição.

Mas enfim mano obrigado pela dica
 
Será que esse escassez de fontes boas no mercado é por causa da transição do atx 2.0 pra 3.0? Parece que venderam logo todas as fontes atx 2.0 a um preço abaixo do normal, ai esgotou tudo, e estamos num ponto que não tem mais estoque delas, e as atx 3.0 ainda não estão com estoque suficiente pra atender a demanda, além de estarem com preços bem elevados.
Eu to no mesmo barco, procurando fonte pra substituir uma Super Flower 850w que parou de funcionar, e simplesmente parece não existir outra fonte de mesma qualidade no mercado, mesmo por preços mais altos.

Edit: Outra coisa, sobre as atx 3.0, o diferencial delas até onde eu vi é virem com o famigerado cabo 12VHPWR, mas pra quem ainda não tem placa de vídeo que usa esse cabo, elas ainda tem o cabo pci-e de 8 pinos normal?
Certamente essa transição é parte do motivo, mas essa variação acontece com outros produtos também, então deve ter várias outras coisas envolvidas que não faço ideia.

O principal objetivo do atx 3.0 é fazer com que fontes aguentem transientes de forma mais severa. O que acontece é que placas mais novas de alto tdp, principalmente da RTX 3080 pra frente, quando usadas sem muita sobra na fonte, possuem picos que podem atingir o OPP e desarmar a fonte.

Porém o atx 3.0 é algo meio sintético, pois ele é feito pensando na fonte funcionando em 100% de carga. Qualquer usuário com o mínimo de bom senso vai deixar uma boa sobra na fonte, e nesse caso o atx 3.0 já não é mais relevante.

E além disso, o próprio atx 3.0 afrouxa um pouco os requisitos de segurança, então enquanto ele exige uma reserva de potência maior em sobrecarga, ele também regride na questão de estabilidade das tensões e isso pode abrir brechas pra fontes com segurança não adequada pra poder atingir o padrão, como é o caso de algumas fontes que queimaram em sobrecarga em alguns testes do teclab.

O cabo 12vhpwr entrou como requisito, mas não sei realmente os motivos da necessidade desse cabo, pois ao meu ver você ter dois cabos 8 pinos faria a mesma coisa.

As placas sem esse cabo continuam vindo com os pci-e 6 ou 8 pinos normalmente. Até o momento creio que AMD continue usando apenas os cabos comuns, não sei se eles têm planos de mudar. E alguns modelos de menor consumo da série RTX4000 também ainda usam o cabo normal, creio que as 4060 e 4060ti.
 
Olá pessoal, estou pensando em dar um upgrade na minha configuração da assinatura...trocar o processador e a placa de vídeo.

As opções seriam essas:
Core i7 14700KF ou Core i5 14600KF

RX 7800 XT ou RX 7700 XT

Utilizei as calculadoras online mas não senti confiança, poderiam me dar uma luz na escolha de uma fonte para suportar este upgrade?

Agradeço a todos!
 
Olá pessoal, estou pensando em dar um upgrade na minha configuração da assinatura...trocar o processador e a placa de vídeo.

As opções seriam essas:
Core i7 14700KF ou Core i5 14600KF

RX 7800 XT ou RX 7700 XT

Utilizei as calculadoras online mas não senti confiança, poderiam me dar uma luz na escolha de uma fonte para suportar este upgrade?

Agradeço a todos!
Primeiramente vamos ver o processador, entre um 14600k e um 14700k no talo tem 100w de diferença, como você pode ver nessa tabela de testes do guru3d. Esse é o consumo do PC todo com cpu em 100% e placa de vídeo em idle, e com os boosts do processador ativados:
https://www.guru3d.com/data/publish/221/a556af18c2590dc267b61c58e8b73f118a6939/image_1698308439.webp

Agora placa de vídeo, RX 7700 XT tem 240w de tdp e RX 7800 XT tem 263w de tdp. Como o tdp de ambas placas de vídeo são parecidos, o que vai impactar mais no seu caso vai ser o processador, ainda mais que esses modelos aí consome bastante energia. Principalmente o i7 14700K, que junto com o i9 14900K, são os processadores domésticos que mais consomem energia no mercado.

Com o i5 14600K, o PC em jogos poderia consumir até uns 500 a 520w, e com o i7 14700k, até na casa dos 600w.

Porém vale ressaltar que esse consumo é com o processador em alto uso e com os boosts. De forma realista o consumo vai ficar bem abaixo disso na maior parte do tempo, principalmente em jogos. Mas é muito difícil estipular o consumo porque vai depender do uso dos cores e dos boosts aplicados. De forma geral eu diria que 750w pra esse i5 e 850w pro i7 pra ficar safe mesmo em uso alto do processador.

Sobre os modelos, o mercado de fontes topo de linha atualmente está bem ruim, melhor dar uma passada nas páginas aí pra ver as discussões. Com preço bom atualmente tem a SuperFrame SF-G850M.
 
Primeiramente vamos ver o processador, entre um 14600k e um 14700k no talo tem 100w de diferença, como você pode ver nessa tabela de testes do guru3d. Esse é o consumo do PC todo com cpu em 100% e placa de vídeo em idle, e com os boosts do processador ativados:
https://www.guru3d.com/data/publish/221/a556af18c2590dc267b61c58e8b73f118a6939/image_1698308439.webp

Agora placa de vídeo, RX 7700 XT tem 240w de tdp e RX 7800 XT tem 263w de tdp. Como o tdp de ambas placas de vídeo são parecidos, o que vai impactar mais no seu caso vai ser o processador, ainda mais que esses modelos aí consome bastante energia. Principalmente o i7 14700K, que junto com o i9 14900K, são os processadores domésticos que mais consomem energia no mercado.

Com o i5 14600K, o PC em jogos poderia consumir até uns 500 a 520w, e com o i7 14700k, até na casa dos 600w.

Porém vale ressaltar que esse consumo é com o processador em alto uso e com os boosts. De forma realista o consumo vai ficar bem abaixo disso na maior parte do tempo, principalmente em jogos. Mas é muito difícil estipular o consumo porque vai depender do uso dos cores e dos boosts aplicados. De forma geral eu diria que 750w pra esse i5 e 850w pro i7 pra ficar safe mesmo em uso alto do processador.

Sobre os modelos, o mercado de fontes topo de linha atualmente está bem ruim, melhor dar uma passada nas páginas aí pra ver as discussões. Com preço bom atualmente tem a SuperFrame SF-G850M.
Opa, só tenho a agradecer, me deu um direcionamento muito bom!
 
``Olha, eu sei que é meio off topic mas aqui o pessoal é mais ativo, e só quero fazer meu desabafo, eu to completamente viciado no Palworld né, ai beleza, joguei essa semana toda, ontem joguei umas 3h e meu pc simplesmente desliga do nadaaaa... PQP, não ligava nem a pau mais, tirei placa de vídeo e continuou na mesma, ai deixei pra mexer hoje, ai tirei a fonte, tentei ligar ela com um clips e nada da ventoinha girar, detalhe, a fonte é uma RM750x da Corsair.

Cheguei a conclusão que é a fonte, dai peguei uma bem velha que tinha aqui e consegui ligar o pc mas sem a gpu porque essa fonte não tem dois cabos pra pcie, por enquanto o pc ta normal, e agora é a minha preocupação, não sei se compro outra fonte até a minha voltar da garantia e será que a minha placa de vídeo foi com Deus junto com a fonte?? Bahh que final de semana ein``

Postei isso no grupo das RTX 4xxx, mas agora decidi comprar outra fonte até a Corsair me responder e fazer todo o processo de garantia, o que me recomendam de fontes? Eu queria que não ultrapasasse os R$1000, e gostaria que fosse da qualidade RMx e modular, só que essas fontes sumiram basicamente e lendo os comentários ta bem assustador esse ramo de fontes por aqui, dai não sei se pego uma boa ou uma na faixa dos R$300 boa pra ir quebrando um galho até a minha voltar
 
standby 5.139v sera q é perigoso ou é de boas? deixo pc sempre em standby nunca desligo por isso a duvida
94KRZsk.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo