[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

i5 7400
asus B150m-c
2x4gb 2400mhz
ssd240gb
hd 1tb
gtx 750

Qual uma boa fonte pra segurar essa cfg? Mais pra frente pretendo pegar pelo menos uma rx 570, estava de olho na gamemax 400w, corsair cv450 e vi também a cm mwe white v2 450w.
Desde já agradeço.

Recomendo a Deepcool DA500, com seus 5 anos (antes 3) de garantia:

 
Boa noite.

Estou planejando fazer um upgrade na minha configuração, adquirindo um Ryzen 7 3700X + Asus TUF 570 Plus + 2x8gb DDR4 3000Mhz + Corsair Hydro H100i Pro RGB. Pela simulação de como ficaria meu PC depois do upgrade, vejo que não haveria uma necessidade de trocar a fonte de momento (hoje tenho uma Corsair RM450). Segundo o Power Supply Calculator da OuterSpace, a configuração toda consumiria 385W onde o recomendado seria uma fonte de 435W.

Seria arriscar muito ou por enquanto estaria tranquilo de fonte ?

Config Completa:

Ryzen 7 3700X
Asus TUF X570-Plus
2x8gb DDR4 3000Mhz
Corsair Hydro H100i Pro RGB
EVGA GTX 1070 Gaming
SSD EVO 850 500gb .
Seagate 2tb 5400RPM
 
Se adquiriu essa fonte em 2010, seria interessante mas não estritamente necessário a troca, se adquiriu em um periodo posterior da para espremer mais um tempo dela sem muitos problemas, a maioria das fontes antigas (10+ anos de uso) ficam cada vez mais fracas com o tempo, podendo não entregar a potência rotulada com a mesma eficiência que outrora, mas se você não tiver problemas de inicialização ou reinicializações inexplicáveis, ainda deve estar tudo bem. Geralmente o que falha primeiro em fontes antigas é a ventoinha.

Sobre em relação ao cabo fornecido da Adata, depende do lote, se for um lote da primeira leva procede sim, devendo-se entrar em contato com o suporte deles para eles fornecerem um do padrão atual brasileiro.
Eu já boletei e vou pegar amanhã essa fonte. Pesquisei os valores e o mínimo que ela bateu foi R$ 620 em maio.. então os R$ 672 atual não tá mt longe e não deve abaixar rápido.

Eu tô montando uma configuração pro meu primo e tô na dúvida também na fonte, no caso, é o R5 2600, rx 570 8gb, ssd m2 de 512gb, hd 2 tera, b450m da gigabyte e 8gbx2 3000mhz..

Essa fonte da deepcool 500w que vc indicou pro rapaz, também serve pra essa configuração?
 
Pessoal, boa noite estou procurando alguns pcs usados e achei um com core i5 9600k, gtx 1070ti, 16gb de ram, ssd e uma fonte aerocool 600w kcas, porém o dono me disse que a fonte está apresentando problemas como um barulho estranho, desligando o pc do nada e falou q que a fiação da casa dele é muito antiga. Qual o problema ai, a fiação pode ter danificado algo no pc? A fonte está subdimensionada para o pc, o valor está muito bom, estou com medo de ter algum problema, obrigado
 
Pessoal, boa noite estou procurando alguns pcs usados e achei um com core i5 9600k, gtx 1070ti, 16gb de ram, ssd e uma fonte aerocool 600w kcas, porém o dono me disse que a fonte está apresentando problemas como um barulho estranho, desligando o pc do nada e falou q que a fiação da casa dele é muito antiga. Qual o problema ai, a fiação pode ter danificado algo no pc? A fonte está subdimensionada para o pc, o valor está muito bom, estou com medo de ter algum problema, obrigado
A fonte está ligada diretamente na tomada ou um filtro de linha de qualidade? Ou em estabilizador, nobreak, etc?
 
Pessoal, tenho a seguinte configuração:

MSI-H81 LGA 1150
Xeon E3-1240v3
2x8 DDR3 1600MHz
SSD 120Gb
2x500GB HDD

e vou pegar uma RX 570 XFX 4Gb, qual fonte vai pra essa configuração, menor preço possível porque tá curta a verba.
 
Boletei uma XPG Core Reactor 650W Gold Full modular com 10 anos de garantia, atualmente tenho uma EVGA 600B que ainda segura bem meu setup.

Só estou com um pouco em dúvida se vou nela mesmo ou pago os mais de 900 reais no modelo 750w... Gostei bastante do modelo, gold, full modular e garantia de 10 anos, acho que é a melhor opcao na faixa de preço...

Config é:
i9 9900KF 5GHz
GTX 1070 (Futuro upgrade para 3080/3070)
2x8GB

Vi que até com uma 2080Ti recomendam uma fonte de 650W de qualidade, então acredito que não teria problemas com ela no meu futuro upgrade.

Acham que essa de 650W segura bem mesmo ou seria melhor investir mais em uma fonte com mais sobra?
 
Acham que essa de 650W segura bem mesmo ou seria melhor investir mais em uma fonte com mais sobra?

Segura tranquilamente qualquer configuração com 1 placa inclusive uma 2080 TI com uma 3950X (16 núcleos), a única placa que possivélmente poderia dar problema era a Vega 64 por causa dos picos bizarros que ela tinha, mas ela saiu de linha então pode ir tranquilo.

Pessoal, tenho a seguinte configuração:

MSI-H81 LGA 1150
Xeon E3-1240v3
2x8 DDR3 1600MHz
SSD 120Gb
2x500GB HDD

e vou pegar uma RX 570 XFX 4Gb, qual fonte vai pra essa configuração, menor preço possível porque tá curta a verba.

 
Última edição:
Segura tranquilamente qualquer configuração com 1 placa inclusive uma 2080 TI com uma 3950X (16 núcleos), a única placa que possivélmente poderia dar problema era a Vega 64 por causa dos picos bizarros que ela tinha, mas ela saiu de linha então pode ir tranquilo.

Achei um video do TECH YES CITY onde ele utilizou uma fonte de 450W Standard nessa mesma configuração (3950X e uma 2080Ti) e em testes a fonte conseguiu segurar em geral, fiquei mais tranquilo em ir nessa 650W, tudo bem que uma 750w ficaria com mais sobra mas pagar 50% a mais em uma fonte mais potente para não utilizar é desperdício...
Vou nela mesmo pq por 600 reais ta valendo a pena hoje em dia.
 
Boa tarde pessoal, tudo bem?
Estou montando um computador do zero.
Utilizei o outervision para estimar um dimensionamento da fonte?
Através desses dados, alguém poderia me informar qual a fonte mais indicada?
Para este caso, seria possível incluir um nobreak? Tenho medo de que oscilações na energia elétrica possam danificar algum hardware e também quero evitar que meu computador desligue em eventuais falhas na rede de energia elétrica.
Atualmente uso um nobreak no meu roteador. Como eu uso notebook, se ocorre uma falta na rede, acabo não sendo desconectado de uma partida e a bateria do notebook supre a falta de energia temporária. Gostaria que no computador que estou montado ocorra da mesma forma.
 
Boa tarde pessoal, tudo bem?
Estou montando um computador do zero.
Utilizei o outervision para estimar um dimensionamento da fonte?
Através desses dados, alguém poderia me informar qual a fonte mais indicada?
Para este caso, seria possível incluir um nobreak? Tenho medo de que oscilações na energia elétrica possam danificar algum hardware e também quero evitar que meu computador desligue em eventuais falhas na rede de energia elétrica.
Atualmente uso um nobreak no meu roteador. Como eu uso notebook, se ocorre uma falta na rede, acabo não sendo desconectado de uma partida e a bateria do notebook supre a falta de energia temporária. Gostaria que no computador que estou montado ocorra da mesma forma.

Eu uso um no-break no meu PC, mas pelo que dizem fonte com recurso de PFC ativo deve ser ligado diretamente na tomada ou no máximo com um bom filtro de linha. Pra ficar com uma folga, o ideal acho seria usar uma boa fonte de 650W (Selo 80 Plus, PFC ativo).
 
Boa tarde pessoal, tudo bem?
Estou montando um computador do zero.
Utilizei o outervision para estimar um dimensionamento da fonte?
Através desses dados, alguém poderia me informar qual a fonte mais indicada?
Para este caso, seria possível incluir um nobreak? Tenho medo de que oscilações na energia elétrica possam danificar algum hardware e também quero evitar que meu computador desligue em eventuais falhas na rede de energia elétrica.
Atualmente uso um nobreak no meu roteador. Como eu uso notebook, se ocorre uma falta na rede, acabo não sendo desconectado de uma partida e a bateria do notebook supre a falta de energia temporária. Gostaria que no computador que estou montado ocorra da mesma forma.

Leia Isso:


E veja isso:



Depois disso tudo se realmente deseja um NoBreak recomendo no mínimo esse:


Sobre uma boa fonte, recomendo essa:


Ou

 
Olá pessoal, tudo bem?

Eu uso um no-break no meu PC, mas pelo que dizem fonte com recurso de PFC ativo deve ser ligado diretamente na tomada ou no máximo com um bom filtro de linha. Pra ficar com uma folga, o ideal acho seria usar uma boa fonte de 650W (Selo 80 Plus, PFC ativo).
Leia Isso:


E veja isso:



Depois disso tudo se realmente deseja um NoBreak recomendo no mínimo esse:


Sobre uma boa fonte, recomendo essa:


Ou




Quero agradecer a ajuda de vocês. Ficou bem claro para mim agora.
Vou comprar uma boa fonte por enquanto e mais pra frente vou comprar um bom nobreak, pois realmente a minha intenção com o nobreak é garantir que a energia não seja interrompida enquanto estou trabalhando ou jogando no computador.
 
Vou comprar essa XPG pois tem 10 anos de garantia.
 
Vou comprar essa XPG pois tem 10 anos de garantia.

Comprei essa tbm, estou aguardando chegar. Ser gold full modular e com essa garantia de 10 anos é a melhor opção pelo valor.
Só uma coisa que andei vendo, no youtube tem videos de uns que compraram e veio com um cabo de energia padrão europeu acho, mas segundo o que o rapaz disse, ele entrou em contato com a xpg brasil no suporte do facebook e solicitou um cabo padrão brasil, provavelmente terei de fazer o mesmo.
 
Indicação do melhor custo x benefício em fonte para aguentar a config abaixo e futuros upgrades?

Minha config com o que creio que afeta consumo:

Ryzen 7 2700x (com cooler box)
EVGA RTX 2060 XC 6GB
ASUS A320M-K/BR
Kingston 2x8GB (16GB) DDR4 2400mhz
SSD: Kingston A400 240GB
HD Seagate 1TB
Corsair CX500W
2 Monitores LED 24"
Receptor de Wi-Fi
Dualshock 4 usado de vez em quando
Mouse Logitech G403
Teclado GK61
3 fans de 120mm na frente
Placa de som externa Asus Xonar U5

Segundo o PSU Calculator (https://outervision.com/b/V6htP7), este é meu perfil de consumo:

Load Wattage: 446 W
Recommended PSU Wattage: 496 W

Só não sei se fiz certo. CPU utilization tá em 90% (não sei se deveria colocar mais ou menos) e não sabia se tinha que colocar a Xonar U5 em soundcard e coloquei como 1 x USB 2.0. Coloquei PC ligado 24h mas depois que vi que o consumo tá alto passei a botar pra suspender antes de dormir.

Considerando a eficiência, a CX500 está com uma folga boa ou está no limite?

E já pensando em upgrades futuros, qual seria uma com bom custo x benefício? Pegaria qual entre 600W e 700W?

O que tenho de planejado pra um futuro mais próximo que vai afetar no consumo é trocar os dois pentes de 8GB por dois de 16GB, adicionar mais fans (2 ou 3 de 80/120mm) e talvez trocar o cooler por um air cooler melhor.
 
Indicação do melhor custo x benefício em fonte para aguentar a config abaixo e futuros upgrades?

Minha config com o que creio que afeta consumo:

Ryzen 7 2700x (com cooler box)
EVGA RTX 2060 XC 6GB
ASUS A320M-K/BR
Kingston 2x8GB (16GB) DDR4 2400mhz
SSD: Kingston A400 240GB
HD Seagate 1TB
Corsair CX500W
2 Monitores LED 24"
Receptor de Wi-Fi
Dualshock 4 usado de vez em quando
Mouse Logitech G403
Teclado GK61
3 fans de 120mm na frente
Placa de som externa Asus Xonar U5

Segundo o PSU Calculator (https://outervision.com/b/V6htP7), este é meu perfil de consumo:

Load Wattage: 446 W
Recommended PSU Wattage: 496 W

Só não sei se fiz certo. CPU utilization tá em 90% (não sei se deveria colocar mais ou menos) e não sabia se tinha que colocar a Xonar U5 em soundcard e coloquei como 1 x USB 2.0. Coloquei PC ligado 24h mas depois que vi que o consumo tá alto passei a botar pra suspender antes de dormir.

Considerando a eficiência, a CX500 está com uma folga boa ou está no limite?

E já pensando em upgrades futuros, qual seria uma com bom custo x benefício? Pegaria qual entre 600W e 700W?

O que tenho de planejado pra um futuro mais próximo que vai afetar no consumo é trocar os dois pentes de 8GB por dois de 16GB, adicionar mais fans (2 ou 3 de 80/120mm) e talvez trocar o cooler por um air cooler melhor.

Se não está tendo problemas com falta de energia e não vai fazer upgrade de gpu no momento eu não te recomendaria trocar por enquanto, até pq as fontes estão bem caras, como tudo de hardware, e acaba que o CxB não se torna tão custo... Eu mesmo só troquei minha 600 bronze por uma 650 gold pq ja teria que pegar uma nova pra upgrade de gpu, achei um negócio bom e já tinha comprador pra minha.
Mas se decidir trocar te recomendo pelo menos uma de 650w de qualidade pra aguentar qualquer futuro upgrade de gpu e te dar uma folga.
 
Última edição:
Pessoal,
Bom dia.

Domingo meu PC começou a reiniciar do nada. As vezes ele fica quase o dia todo sem reiniciar, as vezes ele reinicia várias vezes de 5 em 5 minutos. Hoje em menos de 30 minutos já reiniciou umas 4x.

Já fiz teste de memória e parece OK, formatei, e venho monitorando a temperatura e não parece nada anormal. Abri e dei uma limpada tbm nos contatos.
Estou desconfiando da fonte, fiz um upgrade há uns 2 anos e não troquei a fonte que deve ter uns 5 ou 6 anos. Segue configuração.

Placa mãe: MSI B350M GAMING PRO
Processador: Ryzen 5 1400
Memória: 12GB (8GB + 4 GB)
HD: 250GB SSD Sandisk + 1TB HD
Placa de Vídeo: Geforce GTX 1060 6GB
Fonte: Corsair CX430

Podem me indicar alguma boa fonte pra comprar ou alguma ideia do que possa ser?
Tô pensando em pegar uma fonte melhorzinha pra já ter uma margem de upgrade no futuro também.
 
Última edição:
Tenho uma CX430 que está no meu atual pc i3-6100 + rx 580 e ta suportando tranquilo, porem vou fazer o UP, porem bateu a duvida se essa fonte vai suportar essa config:

Ryzen 5 3600
RX 580 8GB XFX
Gammaxx 400
Gigabyte Ga-AB350M-DS3H V2
2x8gb DDR4 3600Mhz
1 ssd nvme + 1 HD
4 ou 5 fans 120mm
 
Comprei essa tbm, estou aguardando chegar. Ser gold full modular e com essa garantia de 10 anos é a melhor opção pelo valor.
Só uma coisa que andei vendo, no youtube tem videos de uns que compraram e veio com um cabo de energia padrão europeu acho, mas segundo o que o rapaz disse, ele entrou em contato com a xpg brasil no suporte do facebook e solicitou um cabo padrão brasil, provavelmente terei de fazer o mesmo.

Eu também comprei e já pedi para enviar, está nos Correios de SP. Mas uma dúvida, esse cabo de alimentação não pode usar uma normal? Que compra em qualquer loja? A minha fonte chega hoje, porém o cabo deles só deve chegar na semana que vem e queria instalar logo
 
Eu também comprei e já pedi para enviar, está nos Correios de SP. Mas uma dúvida, esse cabo de alimentação não pode usar uma normal? Que compra em qualquer loja? A minha fonte chega hoje, porém o cabo deles só deve chegar na semana que vem e queria instalar logo
Qualquer cabo com 0,75mm suprirá qualquer fonte. Bitola maior só seria indicado caso a fonte ultrapasse os 10A.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo