[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

pra quem está planejando montar um pc com um 1600af/3600 + gtx1660s/rx5600xt,vcs recomendam olhar quais fontes de 550w-600w?(queria uma margem pra futuros up)Esse lote defeituoso das Cx550/cx650 me fez desanimar com a corsair e ta dificil achar fontes desse segmento tao confiaveis quanto elas
 
pra quem está planejando montar um pc com um 1600af/3600 + gtx1660s/rx5600xt,vcs recomendam olhar quais fontes de 550w-600w?(queria uma margem pra futuros up)Esse lote defeituoso das Cx550/cx650 me fez desanimar com a corsair e ta dificil achar fontes desse segmento tao confiaveis quanto elas
Vou te recomendar o que falei pro outro rapaz, XPG Core Reactor 650w, fonte monstra e garantia monstra, se quiser uma folga pra upgrades futuros pega os modelos com mais potencia, eu pessoalmente sempre deixo as minhas fontes trabalhando na faixa de 50 60% max pra ganhar na eficiência, mas ai depende de cada um.
editando: essa semana tinha na Pichau a leadex III da Super Flower modelo de 650 e 550w, outra fonte monstra, só ficar de olho que logo o estoque volta.
 
Vou te recomendar o que falei pro outro rapaz, XPG Core Reactor 650w, fonte monstra e garantia monstra, se quiser uma folga pra upgrades futuros pega os modelos com mais potencia, eu pessoalmente sempre deixo as minhas fontes trabalhando na faixa de 50 60% max pra ganhar na eficiência, mas ai depende de cada um.
editando: essa semana tinha na Pichau a leadex III da Super Flower modelo de 650 e 550w, outra fonte monstra, só ficar de olho que logo o estoque volta.

Estou pensando em pegar uma fonte dessa linha XPG Core Reactor para alimentar essa build:
MB X570 high-end
2x16GB 3600MHz
Ryzen 7 3800XT c/ Watercooler all-in-one 280mm ou 360mm.
RTX 2080 Super

De acordo com o PSU Calculator, ficou da seguinte forma (tenho bastante períferico e pretendo fazer um over leve na CPU/GPU e reduzir as latências das memórias).
Load Wattage: 620 W
Recommended UPS rating: 1200 VA
Recommended PSU Wattage: 670 W

Por ser uma build para 5 anos ou mais, imagino que a 850w seria preferível por conta do desgaste que a fonte tem com o tempo, estou correto?

Talvez a build mude por conta do lançamento dos Zen 3 e das RTX 3000, então creio que seja outro motivo para recorrer ao modelo de 850w.

Vou comprar as peças e montar entre dezembro/2020 e março/2021.

Obs: Eu realmente uso meus computadores por vários anos sem upgrades, a build que vou montar vai substituir a da assinatura montada em julho de 2014, da build antiga vou aproveitar as unidades de armazenamento.
 
Última edição:
Estou pensando em pegar uma fonte dessa linha XPG Core Reactor para alimentar essa build:
MB X570 high-end
2x16GB 3600MHz
Ryzen 7 3800XT c/ Watercooler all-in-one 280mm ou 360mm.
RTX 2080 Super

De acordo com o PSU Calculator, ficou da seguinte forma (tenho bastante períferico e pretendo fazer um over leve na CPU/GPU e reduzir as latências das memórias).
Load Wattage: 620 W
Recommended UPS rating: 1200 VA
Recommended PSU Wattage: 670 W

Por ser uma build para 5 anos ou mais, imagino que a 850w seria preferível por conta do desgaste que a fonte tem com o tempo, estou correto?

Talvez a build mude por conta do lançamento dos Zen 3 e das RTX 3000, então creio que seja outro motivo para recorrer ao modelo de 850w.

Vou comprar as peças e montar entre dezembro/2020 e março/2021.

Obs: Eu realmente uso meus computadores por vários anos sem upgrades, a build que vou montar vai substituir a da assinatura montada em julho de 2014, da build antiga vou aproveitar as unidades de armazenamento.
O desgaste da fonte acontece na questão da eficiência e controle das tensões ela sempre ira fornecer a potencia prometida até morrer, se for usar em stock, acredito que de conta sim talvez até um overclock? quem sabe, as novas placas ainda nem foram lançadas, por exemplo no teste do teclab o modelo de 750w foi até mais 20% de potencia e desligou sem se descontrolar permanecendo estável, a questão maior é o overclock sempre puxa muito mais energia do que o normal o aumento é exponencial.
 
Uso a configuração da assinatura e quero trocar a fonte (já tem 8 anos, o cooler tá fazendo barulho, não tem cabos pretos, cabos curtos). Qual seria a melhor fonte?
  • Sharkoon SHP Bronze 600W com 1 ano de garantia
  • Cooler Master MWE Bronze 450W com 3 anos de garantia
  • Cooler Master MWE V2 White 550W com 2 anos de garantia
  • Sharkoon WPM Gold Zero 550W com 1 ano de garantia
  • Cooler Master MasterWatt TUF 550W com 1 ano de garantia
  • Corsair CX550M com 1 ano de garantia.
Ou melhor já gastar mais um pouco e ir direto pra XPG Core Reactor de 650W e com 10 anos de garantia e ficar de boa?
 
Pessoal, pra quem tem dúvidas em como solicitar o cabo de força padrão br, das fontes core reactor, para o pessoal da xpg, basta enviar um e-mail para suporte_br@adata.com. Fiz a solicitação nesse fim de semana passado e hoje recebi um e-mail, pedindo que eu preenchesse um formulário e que enviasse esse mesmo formulário preenchido, junto com a NF de compra da fonte, para assim, me mandarem o cabo. Fica aí a dica pra quem tiver dúvida em qual contato usar para a solicitação.
 
Pessoal, pra quem tem dúvidas em como solicitar o cabo de força padrão br, das fontes core reactor, para o pessoal da xpg, basta enviar um e-mail para suporte_br@adata.com. Fiz a solicitação nesse fim de semana passado e hoje recebi um e-mail, pedindo que eu preenchesse um formulário e que enviasse esse mesmo formulário preenchido, junto com a NF de compra da fonte, para assim, me mandarem o cabo. Fica aí a dica pra quem tiver dúvida em qual contato usar para a solicitação.
Agora acho que n precisa mais, a Kabum resolveu o problema subindo o preço das fontes e dando um cabo de energia de brinde kkkkkkkkkk stonks pra caralho
 
Agora acho que n precisa mais, a Kabum resolveu o problema subindo o preço das fontes e dando um cabo de energia de brinde kkkkkkkkkk stonks pra caralho
Lol :bwahaha:

Agora algo que achei decente até o momento é o suporte da adata. Tinha dito que hoje eles me enviaram o formulário pra dar procedimento no cabo de força, mas avisei a eles que iria demorar um pouco pra responder, pois a fonte ainda não chegou, que está a caminho, mais com a greve dos correios demoraria um pouco.

Recebi outro email agora a pouco me avisando que não tinha problemas, que amanhã postariam o cabo de força mesmo sem o formulário, achei bacana isso por parte deles. Agora é só aguardar a entrega.
 
A marca OCZ não fabricam mais fonte aqui no Brasil ?

Minha fonte da marca OCZ modelo 650W 100% modular, vai para 9 anos que esta firme e forte comigo, excelente marca e produto!.
Hoje me deparei com um ruído partindo dela como se fosse um coil whine, ruído que não existe antes.... pelo menos nunca percebi mais se tinha agora parece que esta mais audível.

Devo me preocupar com esse tipo de ruído só agora após tanto tempo ? até fui pesquisar aqui os preços das fonte e pqp, além da falta de modelos para comprar tudo em falta, os preços estão absurdo, fiquei até assustado aqui. (me recordo até hoje que essa minha fonte OCZ 650w modular paguei R$ 360,00 se não em engano na época) Claro isso a 9 anos atrás não da para comparar.

Por enquanto esta tudo bem por aqui.
 
A marca OCZ não fabricam mais fonte aqui no Brasil ?

Minha fonte da marca OCZ modelo 650W 100% modular, vai para 9 anos que esta firme e forte comigo, excelente marca e produto!.
Hoje me deparei com um ruído partindo dela como se fosse um coil whine, ruído que não existe antes.... pelo menos nunca percebi mais se tinha agora parece que esta mais audível.

Devo me preocupar com esse tipo de ruído só agora após tanto tempo ? até fui pesquisar aqui os preços das fonte e pqp, além da falta de modelos para comprar tudo em falta, os preços estão absurdo, fiquei até assustado aqui. (me recordo até hoje que essa minha fonte OCZ 650w modular paguei R$ 360,00 se não em engano na época) Claro isso a 9 anos atrás não da para comparar.

Por enquanto esta tudo bem por aqui.
A OCZ faliu e foi comprada pela Toshiba se não me engano.
 
Bom vídeo do Tech Jesus sobre consumo:



Tô vendo uma pá de gente na gringa pensando em 850w e 1000w depois dos rumores das 3090 e dos "850w" que a Seasonic colocou na caixinha do adaptador dela, então é um vídeo muito bem-vindo.
 
Olá, gostaria de saber quanto vale a pena pagar nessa fonte usada aqui (3 anos de uso):



Fonte Thelmaltake Smart Series 600W, 80 Plus White, PFC Ativo, PS-SPD-0600NPCWBZ-W



É de um amigo meu, e irei dar um upgrade no meu PC, então já gastei um dinheiro nas outras peças, e ele disse pra eu descobrir um preço justo para essa fonte.



Desde já agradeço.
 
Olá, gostaria de saber quanto vale a pena pagar nessa fonte usada aqui (3 anos de uso):



Fonte Thelmaltake Smart Series 600W, 80 Plus White, PFC Ativo, PS-SPD-0600NPCWBZ-W



É de um amigo meu, e irei dar um upgrade no meu PC, então já gastei um dinheiro nas outras peças, e ele disse pra eu descobrir um preço justo para essa fonte.



Desde já agradeço.
Cara, eu particularmente n compro fonte usada, única coisa do PC que não compraria usado jamais.
Mas sei lá, depende do preço que vcs vão fechar, se eu comprasse teria que ser barato pra ser temporária
 
Olá pessoal. Para o setup:
- Ryzen 7 3800x;
- B550 ROG-F WiFi
- 2 x Spectrix D60G 8GB 3200MHz;
- SSD S40G 1TB;
- RTX 2060S 8GB;
+ Mouse RGB + Teclado Mecânico RGB;

Uma Corsair 750W Bronze ta valendo? Minha dúvida não é quanto a potência, mas sim se as conexões da fonte com a placa-mãe serão compatíveis.

 
Minha xfx ts gold 650w chegou hoje e adivinha? Veio danificada, o cabo de 24 pinos veio todo amassado, parecendo fonte usado, decepcionante. Solicitei a devolução já e já realizei a compra da xpg core reactor, saiu um pouco mais caro, mas é a melhor opções né.
 
Então amigos, Nvidia lança sua novas placas e nada da histeria sobre consumos estratosféricos foi confirmada, vida longa as fontes da galera lol.
 
Minha xfx ts gold 650w chegou hoje e adivinha? Veio danificada, o cabo de 24 pinos veio todo amassado, parecendo fonte usado, decepcionante. Solicitei a devolução já e já realizei a compra da xpg core reactor, saiu um pouco mais caro, mas é a melhor opções né.
parece que o universo conspirou pra vc fazer essa troca hein kkkkkkkkkkk logo logo pegarei minha xpg tbm
 
Minha xfx ts gold 650w chegou hoje e adivinha? Veio danificada, o cabo de 24 pinos veio todo amassado, parecendo fonte usado, decepcionante. Solicitei a devolução já e já realizei a compra da xpg core reactor, saiu um pouco mais caro, mas é a melhor opções né.
Que pena! eu até hoje não tive respostas da XFX, no email que mandei a eles =/ e olha que o mesmo email enviado a Seasonic foi respondido no mesmo dia, boa sorte na sua nova fonte.
 
parece que o universo conspirou pra vc fazer essa troca hein kkkkkkkkkkk logo logo pegarei minha xpg tbm
pelo visto foi o que aconteceu kkkk apesar de que vou ficar mais uma longa semana sem o pc né.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Que pena! eu até hoje não tive respostas da XFX, no email que mandei a eles =/ e olha que o mesmo email enviado a Seasonic foi respondido no mesmo dia, boa sorte na sua nova fonte.
já solicitei a devolução do dinheiro em débito e já paguei o boleto da xpg. não vale a pena esperar uns 15 dias o processo inteiro da troca
 
Bom dia glr, recentemente adquiri uma RX 570 4gb (XFX Aliexpress), mas ainda não utilizei pois estou em duvida se minha fonte será suficiente para aguentar todo o setup. Vou lista-lo abaixo:

Pentium G4560
Asrock H110M-HG4
16 GB RAM 2400 - KLLISRE
Fonte Corsair VS400 400W, 80 Plus White, PFC Ativo
HD 1TB + SSD 256GB + Periféricos normais

Fiz uma simulação no site https://outervision.com/power-supply-calculator e o resultado foi:
Potência de carga: 310 W
Classificação de UPS recomendada: 700 VA
Potência recomendada da PSU: 360 W
Link do meu teste: https://outervision.com/b/hNn47q

No anuncio do Aliexpress sugerem uma fonte de 550W e no site da AMD sugerem 450W. Porém, no momento não posso comprar outra fonte e gostaria da opinião de vocês sobre a segurança de utilizar a fonte atual. Agradeço desde já.
 
Bom dia glr, recentemente adquiri uma RX 570 4gb (XFX Aliexpress), mas ainda não utilizei pois estou em duvida se minha fonte será suficiente para aguentar todo o setup. Vou lista-lo abaixo:

Pentium G4560
Asrock H110M-HG4
16 GB RAM 2400 - KLLISRE
Fonte Corsair VS400 400W, 80 Plus White, PFC Ativo
HD 1TB + SSD 256GB + Periféricos normais

Fiz uma simulação no site https://outervision.com/power-supply-calculator e o resultado foi:
Potência de carga: 310 W
Classificação de UPS recomendada: 700 VA
Potência recomendada da PSU: 360 W
Link do meu teste: https://outervision.com/b/hNn47q

No anuncio do Aliexpress sugerem uma fonte de 550W e no site da AMD sugerem 450W. Porém, no momento não posso comprar outra fonte e gostaria da opinião de vocês sobre a segurança de utilizar a fonte atual. Agradeço desde já.
400W já vai ficar meio que no limite, mas da pra usar, se isso te preocupa, se em carga ela chegar a desligar/reiniciar, será hora de procurar uma mais potente.
 
Fonte Corsair VS450 450W, 80 Plus White, PFC Ativo
OU
Fonte Gamemax GP650 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Black



Placa Mãe Asus Prime A320M-K, AMD AM4

Processador AMD Ryzen 3 3200G 3.6GHz (4.0GHz Turbo) 4/4 C/Cooler AM4 C/ Video
Placa de Vídeo PowerColor Radeon RX 570 Red Dragon Dual, 4GB GDDR5, 256Bit

qual das duas eh melhor essas aki da de boa tbm?
Fonte Thermaltake 600W Smart 80 Plus PFC Ativo Bivolt Automático
 
MWE Bronze V2 de 450W é suficiente pra configuração da minha assinatura?
 
Oq temos de 80 pois Gold sem custar uma alma no mercado?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo