Assisti
Mean Streets (original title) - Caminhos Perigosos (1973)
Sinopse: Harvey Keitel é Charlie, um homem que trabalha para crescer no submundo dos guetos de Little Italy, em Nova York. Ao seu lado, porém, está Johnny Boy (De Niro), um jovem revoltado, agressivo e sem escrúpulos, que vive se metendo em confusões por causa de dívidas de jogo. Caminhos Perigosos retrata o cotidiano desses dois indivíduos, em meio à realidade violenta do subúrbio das grandes cidades. O filme é um retrato visceral do ambiente em que crescera o diretor Martin Scorsese, cuja infância vivera no mesmo bairro nova-yorkino em que se passa a obra.
Minha opinião sobre o filme; O início do que seria uma parceria entre De Niro e o mestre Scorsese (fã declarado detected). Para um terceiro filme de hoje sua grande filmografia, é um bom filme, depois de assistir Mean Streets, você vê que Scorsese levou coisas desse filme pelo resto da sua carreira na direção. A fotografia, a narrativa de filme e o estilo de direção são os mesmos desde o início. Movimentação livre das câmeras, contraste de cores enfim... O filme é o começo de muita coisa na carreira do diretor, vejo por aqui. Para a sua época, inovador. Mean Streets apesar de bom, é como se fosse uma base para futuras obras de arte (Taxi Driver, Goodfellas, Raging Bul, After Hours e por aí vai) do então jovem diretor Martin Scorsese. Recomendo, mas veja que é uma linguagem antiga, de anos atrás. A linguagem do filme usada nessa temática é bem melhor em outros filmes do próprio diretor.
E novamente
Midnight in Paris (original title) - Meia-Noite em Paris (2011)
Sinopse Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir para Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.
Já recomendei aqui e recomendo de novo. Esse filme é acima da média, é aquele típico filme que não tem atuações que chamam a atenção, não tem cenas e uma direção absurda que te faça ficar surpreso nem efeitos especiais. Mas o roteiro... O que é esse roteiro e narrativa, se um cara dos GRANDES diretores ainda vivos que merece todo o reconhecimento, independente do gênero de qualquer apreciador de filmes, é o Woody Allen, o cara faz 1 filme por ano desde sempre, e de vez em quando presenteia esse público com coisas assim. O filme é maravilhoso como escrevi da primeira vez, o filme como sempre é um protagonista personificado no Woody Allen (o que é incrível como em todos os filmes, independente do ator que for, o cara se transforma no Woody Allen). Traz várias reflexões e remete o espectador ter uma reflexão da própria insatisfação com a vida, o filme trata de nostalgia dentre outras coisas, não vou me estender porque senão vou escrever muito.
Esse negócio de 3D é um problema sério, estão relançando vários clássicos do cinema em 3D e o efeito é apenas de uma simulação 3D exatamente como algumas TV's fazem ao transformar um programa de 2D em 3D, eu vi o Titanic e foi a mesma porcaria, porisso nem perco meu tempo mais vendo estes filmes antigos em 3D.
Tem um site, muito bacana por sinal que diz quais filmes são 3D nativos e quais são 3D convertido, no caso "falso", deixo aqui já pro pessoal de sugestão é bem bacana. De tempos em tempos ele é atualizado.
http://realorfake3d.com/
Uma vez vi um filme que recomendaram aki e foi um dos piores que vi na vida, hehehehe. o filme que me indicaram foi Killer Joe
Eu falei que eu não botava fé nesse filme :seferrou:
É uma questão de opinião, mas 1994 teve 3 filmes que considero obras primas, nota 10 pra mim. E depois desse ano não lembro nenhum outro que teve sequer 2 filmes que eu daria 10. Quando eu disse 3, 4 anos pra sair uma obra prima é pensando no que eu disse, o último filme que eu daria meu 10 é Inception, e antes dele Dark Knight, e antes The Departed. E sim, todo ano tem algum filme pra salvar, mas uma obra prima, um 10 absoluto, ai o buraco é mais embaixo.
Eu entendo e concordo, opiniões sempre vão divergir, mas as datas que eu citei são exatamente "pensando" no que você disse, os anos que foram em cartaz filmes que são obras primas. Em 1999 teve American Beauty e Magnolia, dois filmes absurdos que senão são obras primas da maneira que foram conduzidos eu ainda não sei o que é cinema de qualidade. Em 2004 teve The Aviator e Eternal Sunshine of the Spotless Mind, além de Crash que eu não tinha assistido ainda mas esse não considero um nota "10". E 2008 teve No Country for Old Men e There Will Be Blood, acho que o melhor ano mais recente de filmes. Inception é um bom filme, mas longe de ser 10 (claro opiniões são opiniões), se você pegar Paprika por exemplo e depois assiste Inception você não acha essa grandeza toda.