Icelake vs Milan e Sapphire vs Genoa. Pelos dados oficiais que tenho (de roadmaps vazados), a competição se dará nessas condições:
Plataforma | Janela de lançamento | Núcleos e Threads | Memórias | PCI-express | Escala / uArch |
Icelake-SP (Intel) | Q3 2020 | 26/52 | DDR4-3200 Octa-channel | 4.0 | 10nm+ (SunnyCove) |
Milan (AMD) | Q3 2020 | 64/128 | DDR4-3600 Octa-channel | 4.0 | 7nm EUV (Zen3) |
Sapphire Rapids (Intel) | Q1 2021 | 28/56 | DDR5-4800 Octa-channel | 5.0 | 10nm++ (WillowCove) |
Genoa (AMD) | Q3 2021 | 64/256 | DDR5-???? ????-channel | 5.0 | 5nm EUV (Zen4) |
Granite Rapids (Intel) | Q1 2022 | ??/?? | DDR5-???? ????-channel | ??? | 7nm EUV (GoldenCove) |
Dá para perceber que serão bastante páreos, mas a primeira disputa, que virá esse ano, traz mais pontos positivos para a AMD que para a Intel, justamente nos cenários que citei na resposta anterior, além de ser compatível com o atual socket SP3. A Intel terá a desvantagem do preço, disponibilidade e clock (sabemos que o Icelake/SunnyCove além de ter rendimento baixo, não alcança clocks elevados... não que isso importe muito em servidores).
Já a segunda disputa é mais complicada, pois a Intel chegará com meses de antecedência no mercado e com DDR5 e PCIe5 fresquinhos, além de um núcleo WillowCove e um nó com um rendimento melhor, mas terá um ganho bem tímido na quantidade de núcleos em cima de seu antecessor.Já a concorrência não virá dormindo, pois o Genoa tende a vir com SMT4 e entregar até 256 threads em um processo de 5nm EUV, logo os resultados de desempenho apontam para vitória da AMD novamente, mas por chegar tão tarde a Intel terá outra geração batendo na porta, com configurações desconhecidas.
Então sim, a AMD tem todo um cenário favorável a ela nos próximos dois anos em todos os mercados, exceto o de notebooks. Falando nele, é justamente onde imagino que o Alderlake vingará, pois para mim quem quer Intel hoje (no desktop) o faz para usurfruir dos dois trunfos que a AMD não a alcança, que é mais FPS em jogos e o número mágico de 5GHz no seu sistema, e ambos o Alderlake não coneguirá alcançar no desktop, pois seu foco não será desempenho a qualquer custo e sim um funcionamento equilibrado e otimizado, uma mudança de paradigma/pensamento que a Intel aplica em seus CPUs desktop desde... sempre? Enfim, se o Windows conseguir sanar seus problemas com o escalonador eu poderei colocar um pouco mais de confiança no ADL-S, mas enquanto for o que conhecemos, sem chances de me animar com uma uArch híbrida no desktop.