[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início

Dados brutos por wafer (GDPW):
RaptorLake: 230
AlderLake: 278

Isso significa que o RaptorLake pode custar mais de 20% a mais por chip!
Isso mais do que compensa a redução de custo de -8% YoY dos 10nm.

Pior que o cálculo do GDPW não leva em conta as perdas por yield, é apenas o número de chips inteiros que sai do wafer. Dá pra entender o motivo de manter o 13600k com uarch Alder.

Vale mais a pena em pegar o 12900 claro pensando em custo porque o 13900k será muito caro.
Vixe o cartão recusou 😂😂😂
Será um livramento?
Preciso antes vender meu 12700K. Alguém interessado no precinho?

Concordo, caso contrário o 12900 por esse valor vai valer mais a pena!
Aí fico na novela, estou saindo do 6700K, então até o 12400F seria um ótimo upgrade. Aí penso, será que preciso do i9 12900 ou é só consumismo?
Mesmo no precinho, tô achando um valor salgado para processador, paguei 1500 no meu i7 há 6 anos, mas sei que os tempos são outros.

Uso computador para trabalho, mas não é renderização, sim multitasking, edição de imagens (fotografias) e planilhas que estão fazendo meu i7 ir a 100%.

Alguma recomendação? Inclusive, se vale a pena pagar os 1650 a mais no 12900 ante o i5 12400F (achei por 1150).
Outra ideia é comprar o 12400F hoje e depois o 13900K daqui um tempo (quando sair o i9 15900K kkkkk).

Aí fico na novela, estou saindo do 6700K, então até o 12400F seria um ótimo upgrade. Aí penso, será que preciso do i9 12900 ou é só consumismo?
Mesmo no precinho, tô achando um valor salgado para processador, paguei 1500 no meu i7 há 6 anos, mas sei que os tempos são outros.

Uso computador para trabalho, mas não é renderização, sim multitasking, edição de imagens (fotografias) e planilhas que estão fazendo meu i7 ir a 100%.

Alguma recomendação? Inclusive, se vale a pena pagar os 1650 a mais no 12900 ante o i5 12400F (achei por 1150).
Outra ideia é comprar o 12400F hoje e depois o 13900K daqui um tempo (quando sair o i9 15900K kkkkk).
Compra o 12700, 12400F para vc não vai servir.
O quando vc achar que vai comprar o 12900K, já vai ter cpu com retorno melhor de CxB do que gastar em coisa que já passou.

Última edição:

12700 vai esta bem servido e ficar um bom tempo se querer upar, deixa os preços melhorarem e futuramente quem sabe você pega o 12900k.

Compra o 12700, 12400F para vc não vai servir.
O quando vc achar que vai comprar o 12900K, já vai ter cpu com retorno melhor de CxB do que gastar em coisa que já passou.
Quanto ao 12700, está só 300 reais a menos que o 12900, então vale a pena pegar o i9 12900. O K eu não pegaria, principalmente por conta do TDP e nunca tive vontade de fazer OC (meu i7 é K).

12700 vai esta bem servido e ficar um bom tempo se querer upar, deixa os preços melhorarem e futuramente quem sabe você pega o 12900k.

Valeu pelas sugestões, também achei o 12400F uma opção para curto-prazo (2-3 anos).

Acho que o 12700 só valeria a pena por volta de 2k, hoje por 2.5k é melhor pagar mais no 12900.

Placas-mãe Intel Z790 da ASUS, ASRock e MSI vazam, preparadas para CPUs Raptor Lake de 13ª geração.​

SZhgE6t.jpg

As placas-mãe ASUS, ASRock, MSI Z790 vazam, projetadas para as CPUs de desktop Raptor Lake de 13ª geração da Intel​

Há um total de 16 placas-mãe que vazaram, incluindo quatro produtos ASUS, seis MSI e seis produtos ASRock. As placas-mãe incluem:

Placas-mãe ASUS Intel Z790 (Créditos: VIdeocardz)

• ASUS ROG Maximus Z790 HERO
  • ASUS TUF Gaming Z790-PLUS WiFi D4
  • ASUS PRIME Z790-P Wi-Fi
  • ASUS PRIME Z790-A Wi-Fi

XfIda1x.jpg

hetHJSo.jpg

nGon4YZ.jpg

glorpOu.jpg

Placas-mãe ASRock Intel Z790 (Créditos Videocardz)

• ASRock Z790 Taichi Carrara
  • ASRock Z790 Taichi
  • ASRock Z790 PG Riptide
  • ASRock Z790 Steel Legend WiFi
  • ASRock Z790 PRO RS
  • ASRock Z790 PG-ITX/TB4

ow98KsY.jpg

76pHlNf.jpg

RvypGun.jpg

GqYeuPw.jpg

MfC2Wz2.jpg

eMIoaCO.jpg

Placas-mãe MSI Intel Z790 (Créditos: Videocardz)

• MSI MPG Z790 Carbono WiFi
  • MSI MPG Z790 Edge WiFi DDR4
  • MSI MPG Z790I Edge WiFi
  • MSI MAG Z790 Tomahawk WiFi
  • MSI PRO Z790-P Wi-Fi
  • MSI Pro Z790-P WiFi DDR4

ClB6CbO.jpg

8SYC3Ks.jpg

ctvsc0F.jpg

bb9gBvK.jpg

lue6D8p.jpg

49IVEbk.jpg

CPU Intel 13ª geração 'Raptor Lake' Plataforma LGA 1700​

A Intel está mantendo sua plataforma LGA 1700 por pelo menos mais uma linha de CPU e é Raptor Lake. A Chipzilla confirmou que as CPUs Raptor Lake serão compatíveis com as placas LGA 1700 existentes baseadas no chipset da série 600. Mas, como em cada geração, os fabricantes de placas-mãe oferecerão uma nova linha de placa-mães baseadas nio chipset da série 700 que virá com faixas de E/S mais altas. Além disso, os chips Raptor Lake suportarão velocidades DDR5-5600, o que é um bom aumento em relação às velocidades nativas DDR5-5200 que o Alder Lake suporta.

75hGhSJ.jpg

O chipset Intel Z790 oferecerá 20 pistas PCIe Gen 4 e 8 PCIe Gen 3, enquanto as CPUs terão 16 pistas PCIe Gen 5 e 4 PCIe Gen 4. Sabemos que o fabricante da placa-mãe terá alguns produtos que dividirão as faixas de placas gráficas discretas x16 com um slot PCIe Gen 5 M.2 x4. A Intel não terá suporte nativo PCIe Gen 5 M.2 até os chips Meteor Lake de 14ª geração.

Isso oferece um bom caminho de atualização para usuários que estão atualmente executando uma CPU Core i3 ou Core i5 convencional e desejam atualizar para um chip de ponta. Eles podem simplesmente substituir sua CPU de 12ª geração existente por um SKU Core i7 ou Core i9 de última geração, o que aumentará o desempenho geral de seu PC.

CPUs Intel 13ª geração Raptor Lake Desktop e plataforma Z790 Recursos esperados:

• Até 24 núcleos e 32 threads
  • Novos núcleos de CPU Raptor Cove (IPC P-Core mais alto)
  • Baseado no nó de processo 'Intel 7' ESF de 10nm
  • Velocidades de clock de até 6,0 GHz (esperado)
  • Dobre os E-Cores em certas variantes
  • Cache aumentado para P-Cores e E-Cores
  • Compatível com placas-mãe LGA 1700 existentes
  • Novas placas-mãe Z790, H770 e B760
  • Até 28 pistas PCIe (PCH Gen 4 + Gen 3)
  • Até 28 pistas PCIe (CPU Gen 5 x16 + Gen 4 x12)
  • Suporte de memória DDR5-5600 de canal duplo
  • 20 pistas PCIe Gen 5
  • Recursos aprimorados de overclock
  • 125W PL1 TDP (SKUs emblemáticos)
  • Tecnologia AI PCIe M.2
  • Lançamento do quarto trimestre de 2022 (possivelmente em outubro)

F3l5pzx.jpg

Placas-mãe Intel Z790 da ASUS, ASRock e MSI vazam, preparadas para CPUs Raptor Lake de 13ª geração

eMIoaCO.jpg

bb9gBvK.jpg

Asrock e MSI estão matando as ITX... som meia boca em ambas e com cooling ativo, lá vem zunido de novo...

Intel Core i9-13900K agora é a CPU mais rápida no ranking de thread único PassMark.

Vendo ali o desempenho do 12900 (sem o K) bem encostado na versão K e levemente superior ao 12700K me anima pois mostra que o desempenho não deixa a desejar em comparação ao topo de linha e ainda supera meu atual 12700K e ainda vai entregar mais núcleos/threads

Creio que seria uma troca aceitável de um excelente processador (12700K) por um topo de linha que vai me entregar mais logenvidade e capacidade (núcleos) durando mais tempo até o próximo upgrade.

O 13900K só tem mais pontos justamente pq subiu o clock, ou seja, não tem ganho de desempenho em situação igual ao antecessor. Vou ir de 12900
Mas visto q o seu pode fazer over e o 12900 nao pode, qual seria a vantagem do 12900?

Mas visto q o seu pode fazer over e o 12900 nao pode, qual seria a vantagem do 12900?

A pergunta não foi pra mim, mas eu estava cogitando ( ainda estou dependendo do preço ) o 12700K/KF.

Acho que a vantagem do 12900 é só o desempenho multicore (porque tem mais núcleos).
No single core até o i5 12600K deve conseguir chegar próximo dele em OC.

Todavia, assisti uns vídeos que mostram que os processadores bloqueados podem ser mais "instáveis", (vi do 12900 vs 12900K), e o bloqueado aqueceu e gastou mais energia do que o K.
Então pelo jeito, os chips K mesmo sem overclock performam melhor e mais estáveis. Pode ter a ver com a qualidade do silício, em que a loteria do silício favorece os chips K.

Se eu já tivesse o 12700K, não trocaria pelo 12900 a menos que precisasse de mais cores. Como não comprei ainda, pela diferença de preço iria no "melhor" sem OC, que é o 12900.

A pergunta não foi pra mim, mas eu estava cogitando ( ainda estou dependendo do preço ) o 12700K/KF.

Acho que a vantagem do 12900 é só o desempenho multicore (porque tem mais núcleos).

Todavia, assisti uns vídeos que mostram que os processadores bloqueados podem ser mais "instáveis", (vi do 12900 vs 12900K), e o bloqueado aqueceu e gastou mais energia do que o K.
Então pelo jeito, os chips K mesmo sem overclock performam melhor e mais estáveis. Pode ter a ver com a qualidade do silício, em que a loteria do silício favorece os chips K.

Se eu já tivesse o 12700K, não trocaria pelo 12900 a menos que precisasse de mais cores. Como não comprei ainda, pela diferença de preço iria no "melhor" sem OC, que é o 12900.

O 12900 tem 4 cores a mais porem são E cores, de eficiência, pouquíssimas aplicações tira proveito disso, games então é pior ainda.

A diferença mesmo é clock mais alto nos P cores.

Sobre consumo sim, o non-K são quase sempre piores, então o over automático (Turbo Boost Max 3.0) acaba sendo menor ou sustentando por menos tempo.

Todos os chips nascem iguais do 12600K até o 12900KS, o que determina o modelo é o teste e saem cortando cortando no laser a parte/cores que não ficou bom...

O 12900 tem 4 cores a mais porem são E cores, de eficiência, pouquíssimas aplicações tira proveito disso, games então é pior ainda.

Sobre consumo sim, o non-K são quase sempre piores, então o over automático (Turbo Boost Max 3.0) acaba sendo menor ou sustentando por menos tempo.

Todos os chips nascem iguais do 12600K até o 12900KS, o que determina o modelo é o teste e saem cortando cortando no laser a parte/cores que não ficou bom...

Bom saber, ficar de olho nos modelos K então, capaz de abaixar um pouco depois do lançamento Raptor Lake.
Ruim da Intel é que o socket só dura 2 gerações de CPU.

Melhor fórum. Aprendo muito aqui.

Estou querendo fechar o 12900. Será q devo ir de b660 (mid-top)ou z690 (entrada-mid)?

Obviamente não haverá over (dãã), mas estava pensando somente em um placa mais parruda nos VRM. Pensando em placas já bem testadas no canais gringos. Até queria a b660m proart (12+1) mas ela deu uma sumida (conheci essa placa por meio de um americano especializado em workstations).

É preciosismo meu?

Ps: será q o 12900k (com a chegada do 13900k)chegaria na black-lixo até uns 3k? Sei q não dá para profetizar, seria um palpite apenas. Único senão seria dar conta de um 12900k com um Nhd15.

Última edição:
Tem muita aplicação que não requer mais que o PL máximo do processador, e nesses casos o 12900 simplesmente brilha. Jogos por exemplo, são pouquíssimos que sofrem perda de desempenho. O cenário muda um pouco em software com uso pesado do multicore, aí o processador vai perder desempenho até chegar no nível do 12700k.

No preço que está hoje o 12900 é imbatível, basta saber o que está levando pra casa.

Última edição:

Estou querendo fechar o 12900. Será q devo ir de b660 (mid-top)ou z690 (entrada-mid)?

Obviamente não haverá over (dãã), mas estava pensando somente em um placa mais parruda nos VRM. Pensando em placas já bem testadas no canais gringos. Até queria a b660m proart (12+1) mas ela deu uma sumida (conheci essa placa por meio de um americano especializado em workstations).

É preciosismo meu?

Ps: será q o 12900k (com a chegada do 13900k)chegaria na black-lixo até uns 3k? Sei q não dá para profetizar, seria um palpite apenas. Único senão seria dar conta de um 12900k com um Nhd15.

Eu consegui uma Z690 Steel Legend por 1.3k em 10x, aí vi que os VRM dessa placa da AsRock é pior que de algumas B660M.

Acho que Z690 só vale a pena se algum dia realmente for fazer overclock. Eu não sei fazer, nem tive curiosidade de aprender, só peguei a placa porque estava num bom preço na Pichau (mas me arrependi kkkk).

Hoje preferiria uma B660 TOP a essa da AsRock (pensando até em devolver depois de ver esses reviews, com o 12900K o VRM chega a 110ºC).

As que recomendo baseando em VRM até 1600:

Asus Z690 TUF Gaming DDR4 (80A) (1499 em 10x na loja que explode). (pra mim, o melhor CxB no BR)
MSI PRO Z690-A (55A) (BIOS flashback por botão e 3 anos de garantia)

MSI MAG B660M MORTAR DDR4 (60A)
ASUS TUF GAMING B660M-PLUS D4 (50A)

Todas essas seguram em stock e até over se quiser, desde que não extremo. Achei detalhes do VRM nessa tabela aqui:

Tem muita aplicação que não requer mais que o PL máximo do processador, e nesses casos o 12900 simplesmente brilha. Jogos por exemplo, são pouquíssimos que sofrem perda de desempenho. O cenário muda um pouco em software com uso pesado do multicore, aí o processador vai perder desempenho até chegar no nível do 12700k.

No preço que está hoje o 12900 é imbatível, basta saber o que está levando pra casa.

Sem dúvidas, mas pensando apenas em jogos, o 12900 é overkill. Daqui alguns anos terão i3 com performance melhor em jogos que ele.
Ainda assim, a vontade de pegar ele é grande, mas nos dias atuais, toda economia vale.

Então, se fosse comprar agora do zero, qual comprariam? estou trazendo memoria DDR5 e placamae Z690 dos EUA. Fica faltando só CPU. Demais componentes vou usar do meu atual.

Então, se fosse comprar agora do zero, qual comprariam? estou trazendo memoria DDR5 e placamae Z690 dos EUA. Fica faltando só CPU. Demais componentes vou usar do meu atual.

Há vários SEs a serem considerados, mas vamos lá. Se precisasse montar AGORA e não pudesse esperar até mês que vem (quando deve chegar os Raptor Lake), se dinheiro não fosse problema e nem fosse fazer OC, eu pegaria o 12900 por 2790 da Pichau.

EDIT: Detalhe, há chances dos Raptor Lake venham mais caros, por isso estou quase pagando o 12900 mesmo.

Última edição:

É preciosismo meu?

Pega uma Asus TUF B660.

Mesmo se pegar uma Z690 com um processador K, acho difícil querer fazer um overclock com o atual patamar de performance geral.

O importante é não comprar as H610 e nem modelo "Prime" equivalente de cada marca, pois são bem de entrada.

Já que você pegou a Z690, eu iria de 12700K. Se não tivesse nada, iria de 12700 e B660 Strix.

12700K já esteve por $329 em lojas online e $299 na MicroCenter, mas somente presencial na loja, não enviam e só alguns estados tem lojas da rede.

Já que você pegou a Z690, eu iria de 12700K. Se não tivesse nada, iria de 12700 e B660 Strix.

12700K já esteve por $329 em lojas online e $299 na MicroCenter, mas somente presencial na loja, não enviam e só alguns estados tem lojas da rede.
O problema é onde achar B660 Strix, várias placas já sumiram do mercado.

Mas a z690 aceita ddr 5 ? Ou vai usar as ddr 4 do kit atual?

Users who are viewing this thread

Voltar