Melhor fórum. Aprendo muito aqui.
Estou querendo fechar o 12900. Será q devo ir de b660 (mid-top)ou z690 (entrada-mid)?
Obviamente não haverá over (dãã), mas estava pensando somente em um placa mais parruda nos VRM. Pensando em placas já bem testadas no canais gringos. Até queria a b660m proart (12+1) mas ela deu uma sumida (conheci essa placa por meio de um americano especializado em workstations).
É preciosismo meu?
Ps: será q o 12900k (com a chegada do 13900k)chegaria na black-lixo até uns 3k? Sei q não dá para profetizar, seria um palpite apenas. Único senão seria dar conta de um 12900k com um Nhd15.
Eu consegui uma Z690 Steel Legend por 1.3k em 10x, aí vi que os VRM dessa placa da AsRock é pior que de algumas B660M.
Acho que Z690 só vale a pena se algum dia realmente for fazer overclock. Eu não sei fazer, nem tive curiosidade de aprender, só peguei a placa porque estava num bom preço na Pichau (mas me arrependi kkkk).
Hoje preferiria uma B660 TOP a essa da AsRock (pensando até em devolver depois de ver esses reviews, com o 12900K o VRM chega a 110ºC).
As que recomendo baseando em VRM até 1600:
Asus Z690 TUF Gaming DDR4 (80A) (1499 em 10x na loja que explode). (pra mim, o melhor CxB no BR)
MSI PRO Z690-A (55A) (BIOS flashback por botão e 3 anos de garantia)
MSI MAG B660M MORTAR DDR4 (60A)
ASUS TUF GAMING B660M-PLUS D4 (50A)
Todas essas seguram em stock e até over se quiser, desde que não extremo. Achei detalhes do VRM nessa tabela aqui:
Tem muita aplicação que não requer mais que o PL máximo do processador, e nesses casos o 12900 simplesmente brilha. Jogos por exemplo, são pouquíssimos que sofrem perda de desempenho. O cenário muda um pouco em software com uso pesado do multicore, aí o processador vai perder desempenho até chegar no nível do 12700k.
No preço que está hoje o 12900 é imbatível, basta saber o que está levando pra casa.
Sem dúvidas, mas pensando apenas em jogos, o 12900 é overkill. Daqui alguns anos terão i3 com performance melhor em jogos que ele.
Ainda assim, a vontade de pegar ele é grande, mas nos dias atuais, toda economia vale.