[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Vc ligou só o que está destacado na imagem abaixo?

Se sim, eu nem sabia que iria funcionar dessa forma...kkkkk

Mas sua fonte é boa e tem os conectores, eu ligaria tudo o mesmo que fiz aqui e meu CPU atual nem OC faz
Liguei apenas no da direita.
Vou ligar os 2, minha mobo tá agindo estranho, as vezes não aparece a tela de boot e as vezes quando ligo o PC ela acende o led das ventoinhas e fica com as ventoinhas paradas e só depois de um tempo o PC da boot e elas começam a girar.

Não sei se irá resolver esse problema que tô tendo, mas irei tentar

Liguei apenas no da direita.
Vou ligar os 2, minha mobo tá agindo estranho, as vezes não aparece a tela de boot e as vezes quando ligo o PC ela acende o led das ventoinhas e fica com as ventoinhas paradas e só depois de um tempo o PC da boot e elas começam a girar.

Não sei se irá resolver esse problema que tô tendo, mas irei tentar
Se ligou os 8 da direita tá ok, esse que destaquei na foto é opcional

Tenho um i7-12700K mas não faço nenhum overclock e também não jogo, faço uso profissional.
Vi esse i9-12900 (sem ser o K) na Pichau e tá me coçando a mão pra comprar ele e vender meu i7-12700K... (penso em vender por uns 2000 com poucos meses de uso)
Alguém tem algo a comentar dessa versão de i9 sem o K?
Minha Mobo é uma H670 TUF PRO
To de olho nesse 12900, querendo vender meu 12700K.
no geral para jogos deve ser muito próxim, o que interessou é rodar num clock menor consumindo menos em operações básicas e ter o boost qdo necessári.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vi um review no Youtube que esse i9 sem o K (mas com iGPU) perde pouco para o modelo com K, mas em alguns apps a diferença chega a ser 24% a mais para o 12900K.
Mas em 90% dos usos, são bem parelhos, diferença de 3-4%. Só não peguei ainda porque estou curioso a respeito do i5 13600K e 13700K que serão anunciados semana que vem.

Acho que o 13600K será parelho em desempenho a esse 12900 e mais barato.
Eu não compraria 12600K e nem 13600K. Analogia abaixo serve para 12 e 13 Gen.
Ou pega o 12400 ou 12700K, sendo o 12700 e 12900 se em bom preço otimas alternativas.
12600K é ficar no meio do caminho, não é tão diferente do 12400 em jogos e perde para os que tem mais nucleos num app multithread.

Última edição:
no geral para jogos deve ser muito próxim, o que interessou é rodar num clock menor consumindo menos em operações básicas e ter o boost qdo necessári.

Ou pega o 12400 ou 12700K, sendo o 12700 e 12900 se em bom preço otimas alternativas.
12600K é ficar no meio do caminho, não é tão diferente do 12400 em jogos e perde para os que tem mais nucleos num app multithread.
Em breve quero pegar um 12700k, vamos ver como ficam os preços quando sair a décima terceira geração.

Realmente o 12600k em jogos não fica longe do 12400 e se colocar o preço na balança o 12400 leva vantagem.

Em breve quero pegar um 12700k, vamos ver como ficam os preços quando sair a décima terceira geração.

Realmente o 12600k em jogos não fica longe do 12400 e se colocar o preço na balança o 12400 leva vantagem.
Se quiser pegar o meu por um preço camarada, tenho quase certeza que vou ir no 12900

Penso em longevidade, o ideal seria os i7 e i9, não jogo, uso mais para trabalho (edição de imagem, texto, planilhas, scrapers, etc.)
Se fosse apenas jogos, com certeza pegaria o 12400, o que me tenta ir no i9 é que geralmente os topo de linha demoram mais tempo para serem superados pelos de CxB.

Interessante é o 12700K e 12900 estarem no mesmo preço, bem melhor ir no 12900 nesse caso.
Vejo alguns benchmarks que o 13600K tem desempenho similar ao 12900 em multi/single, mas deve ser rumor.

Bom dia povo. Como o intel novo ainda será lga 1700, alguém recomenda um bom watercooler pra ele? Uso o h45 no meu 6700k. Pra mim não importa se tem rgb ou não, prefiro até sem... obrigado.

Última edição:
Corsair, Kingston, Crucial...etc, qualquer marca boa vale, procure a que tiver menor custo e que vc achar mais bonita pro teu sistema.

Ali é opção se encontrar bem mais barato, pois tem chance de ser taxado. Comprando no BR é mais fácil acionar garantia.

Não recomendo comprar marca chinesa.

Vixe, já subiram o preço da corsair, peguei semana passada por 1.5k, no ali tava 1.4k se não me engano. Tenho 2 kits desse com 128gb no total, acho bem bom.

Vendo que a kingston tá barata, iria nela, ambas as marcas fornecem garantia vitalícia e funciona muito bem o RMA de ambas.

Vixe, já subiram o preço da corsair, peguei semana passada por 1.5k, no ali tava 1.4k se não me engano. Tenho 2 kits desse com 128gb no total, acho bem bom.

Vendo que a kingston tá barata, iria nela, ambas as marcas fornecem garantia vitalícia e funciona muito bem o RMA de ambas.
Obrigado amigo, sempre usei kingston, mas sempre é bom perguntar para ver se houve outra marca evoluindo (ou a kingston piorando...)

Tenho 32gb (2400mhz da kingston), mas preciso de mais 32 por conta do revit MEP, por essa razão vou comprar um kit de 64Gb 3200mHz, e passar essas duas para a minha esposa (estudante de arquitetura). Até pensei em economizar com memorias mais baratas (daria para gastar 1250,00), mas acho que não seria uma boa ideia para uso profissional. Vc disse que utiliza 129GB. Vc se importaria em dizer em que trabalha? Para precisar de tanta memoria.

Ps: Sou eng Civil.

Tem o Galahad mas custa quase o dobro só tem que ver se vem o suporte para o lga1700, mas esse que mencionei vai segurar não abusando do overclock caso for brincar!

Opa, não não, quero uma cpu sem opção de overclock...

Intel Core i9-13900K agora é a CPU mais rápida no ranking de thread único PassMark.​

A Intel ainda pode precisar de alguns dias para anunciar sua 13ª série Gen Core, mas os dados de desempenho já estão disponíveis.

EDeSczh.jpg

A Intel confirmoou oficialmente o processador i9-13900K na semana passada, quando a página do produto foi lançada antes do anúncio. Este lapso de língua da Intel confirmou que a CPU tem 24 núcleos e aumentará até 5,4 GHz com sua tecnologia boost. Como sabemos, este SKU obviamente aumentará muito mais (até 5,8 GHz) graças à tecnologia Thermal Velocity Boost, disponível exclusivamente com a série Core i9.

Esse enorme aumento de frequência para a série 13th Gen Core já está se provando em benchmarks vazados. Um desses benchmarks é o PassMark, que agora lista os dados do i9-13900K com base em quatro amostras de teste. A CPU marcou 4833 pontos, 9,5% a mais que a CPU Alder Lake mais rápida.

tHS0Axc.png

A CPU também marca 54433 pontos no teste multi-thread, que é cerca de 18,7% mais rápido que o Ryzen 9 5950X no mesmo ranking. Infelizmente, ainda não há sinal da série AMD Ryzen 7000 nos gráficos do PassMark, o que é um tanto interessante, considerando que os processadores AMD devem ser lançados um mês antes.

NZlZVZX.png

Como mostrado acima, o Core i9-13900K não é o único CPU Raptor Lake listado pelo PassMark. Os dados para i7-13700 não-K, Core i5-13500 ou i5-13400 também estão disponíveis. No entanto, nenhuma dessas CPUs tem taxa de amostragem suficiente para ser considerada precisa. É claro que aguardamos ansiosamente a estreia de Raphael da AMD neste ranking, o que esperamos que aconteça nos próximos dias.

O design de embalagem premium do Intel Core i9-13900K Raptor Lake vaza.​

Caixa Intel Core i9-13900K​

A caixa de Raptor Lake é muito menor, mas ainda tem uma pequena bolacha dentro.

A Intel está atualizando sua embalagem para o principal processador i9-13900K. A 13ª geração de desktops com o codinome “Raptor Lake” está pronta para o lançamento oficial na próxima semana, no entanto, isso claramente não impede que os vazadores compartilhem algumas coisas mais cedo.

Neste caso, a caixa com wafer de plástico contendo o processador i9-13900K dentro já chegou à web. Foi postado por HXL que encontrou a foto em um grupo fechado do WeChat. Ele mostra um novo design de caixa muito mais fino. A cor do wafer de plástico também mudou, não é mais ouro, mas prata.

LbEmtYQ.jpg

A Intel vem usando o design de caixa premium para seus SKUs da série K há alguns anos. A caixa mais recente, que agora foi descontinuada em agosto, foi uma terceira iteração.

wH3LBo8.jpg

bPAWKG9.jpg

1zRAcKk.jpg

Uma caixa menor permitirá que a Intel envie mais CPUs em volume para os distribuidores e será mais fina que o design da caixa AMD Ryzen 9 7000.

5IkVVZi.jpg

A Intel deve anunciar seus processadores Core de 13ª geração em 27 de setembro no evento Innovation. A nova série não deve estar disponível até outubro.

Intel Core i9-13900K agora é a CPU mais rápida no ranking de thread único PassMark.​

A Intel ainda pode precisar de alguns dias para anunciar sua 13ª série Gen Core, mas os dados de desempenho já estão disponíveis.

EDeSczh.jpg

A Intel confirmoou oficialmente o processador i9-13900K na semana passada, quando a página do produto foi lançada antes do anúncio. Este lapso de língua da Intel confirmou que a CPU tem 24 núcleos e aumentará até 5,4 GHz com sua tecnologia boost. Como sabemos, este SKU obviamente aumentará muito mais (até 5,8 GHz) graças à tecnologia Thermal Velocity Boost, disponível exclusivamente com a série Core i9.

Esse enorme aumento de frequência para a série 13th Gen Core já está se provando em benchmarks vazados. Um desses benchmarks é o PassMark, que agora lista os dados do i9-13900K com base em quatro amostras de teste. A CPU marcou 4833 pontos, 9,5% a mais que a CPU Alder Lake mais rápida.

tHS0Axc.png

A CPU também marca 54433 pontos no teste multi-thread, que é cerca de 18,7% mais rápido que o Ryzen 9 5950X no mesmo ranking. Infelizmente, ainda não há sinal da série AMD Ryzen 7000 nos gráficos do PassMark, o que é um tanto interessante, considerando que os processadores AMD devem ser lançados um mês antes.

NZlZVZX.png

Como mostrado acima, o Core i9-13900K não é o único CPU Raptor Lake listado pelo PassMark. Os dados para i7-13700 não-K, Core i5-13500 ou i5-13400 também estão disponíveis. No entanto, nenhuma dessas CPUs tem taxa de amostragem suficiente para ser considerada precisa. É claro que aguardamos ansiosamente a estreia de Raphael da AMD neste ranking, o que esperamos que aconteça nos próximos dias.

Vendo esse desempenho aí, acho que só vale a pena esperar o lançamento quem for para pegar o TOP (13900K). Como não é meu caso, acredito que o 12900 por 2.7k está valendo a pena.

Vendo esse desempenho aí, acho que só vale a pena esperar o lançamento quem for para pegar o TOP (13900K). Como não é meu caso, acredito que o 12900 por 2.7k está valendo a pena.
Achei q o impacto seria maior. Não sei se fui meio trouxa em acreditar q seria revolucionário. Já estou olhando o 12900 com outros olhos (até pq iria em um 13700 ou 13700k.

Última edição:

Dados brutos por wafer (GDPW):
RaptorLake: 230
AlderLake: 278

Isso significa que o RaptorLake pode custar mais de 20% a mais por chip!
Isso mais do que compensa a redução de custo de -8% YoY dos 10nm.

Intel Core i9-13900K agora é a CPU mais rápida no ranking de thread único PassMark.

EDeSczh.jpg

tHS0Axc.png
Vendo ali o desempenho do 12900 (sem o K) bem encostado na versão K e levemente superior ao 12700K me anima pois mostra que o desempenho não deixa a desejar em comparação ao topo de linha e ainda supera meu atual 12700K e ainda vai entregar mais núcleos/threads

Creio que seria uma troca aceitável de um excelente processador (12700K) por um topo de linha que vai me entregar mais logenvidade e capacidade (núcleos) durando mais tempo até o próximo upgrade.

O 13900K só tem mais pontos justamente pq subiu o clock, ou seja, não tem ganho de desempenho em situação igual ao antecessor. Vou ir de 12900

Última edição:
Intel Core i9-13900K agora é a CPU mais rápida no ranking de thread único PassMark.

Vendo ali o desempenho do 12900 (sem o K) bem encostado na versão K e levemente superior ao 12700K me anima pois mostra que o desempenho não deixa a desejar em comparação ao topo de linha e ainda supera meu atual 12700K e ainda vai entregar mais núcleos/threads

Creio que seria uma troca aceitável de um excelente processador (12700K) por um topo de linha que vai me entregar mais logenvidade e capacidade (núcleos) durando mais tempo até o próximo upgrade.

O 13900K só tem mais pontos justamente pq subiu o clock, ou seja, não tem ganho de desempenho em situação igual ao antecessor. Vou ir de 12900
Vale mais a pena em pegar o 12900 claro pensando em custo porque o 13900k será muito caro.

Users who are viewing this thread

Voltar