[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
O Problema é saber onde ta o problema. De inicio eu deduzi q os problemas eram temperaturas, q apesar de ficar dentro dos limites algumas vzes no reset aparecia a msg.. Troquei o gabinete, fans, fiz o RMA do antigo Cooler q demorou q só pq veio dos EUA ate q por fim troquei o cooler em si, as temps abaixaram mas nao o problema. As vezes o reboot acontece no windows, no zap com o soft acusando 65 graus.. as vezes jogando fico horas em 85 graus e nao reseta.
Não fiz RMA do CPU pra nao ficar sem PC, alguns RMA demoram bastante e depois nao ser ele o problema.
De todo jeito vcs tao certo, o melhor é tentar isso, mesmo q eu comprei outro cpu enquanto nao volta o meu.
Qual o processo de RMA de AMD? nunca fiz.
Você está com 65 graus em idle e 85 jogando com um fucking Kraken Z73, 7 ventoinhas e um dos melhores gabinetes do mercado. Tinha também problemas com outro cooler.
É evidente que o CPU está com problemas, seja de nivelamento do HS, ou de solda, ou ainda de sensores.

No tópico de RMA AMD tem o procedimento a ser realizado, meu conselho é que peça pra empresa resolver seu problema.

O Problema é saber onde ta o problema. De inicio eu deduzi q os problemas eram temperaturas, q apesar de ficar dentro dos limites algumas vzes no reset aparecia a msg.. Troquei o gabinete, fans, fiz o RMA do antigo Cooler q demorou q só pq veio dos EUA ate q por fim troquei o cooler em si, as temps abaixaram mas nao o problema. As vezes o reboot acontece no windows, no zap com o soft acusando 65 graus.. as vezes jogando fico horas em 85 graus e nao reseta.
Não fiz RMA do CPU pra nao ficar sem PC, alguns RMA demoram bastante e depois nao ser ele o problema.
De todo jeito vcs tao certo, o melhor é tentar isso, mesmo q eu comprei outro cpu enquanto nao volta o meu.
Qual o processo de RMA de AMD? nunca fiz.
Já tentou atualizar a BIOS da placa mãe? Ou é processador ou placa mãe, só testando com outras peças para saber.

Você está com 65 graus em idle e 85 jogando com um fucking Kraken Z73, 7 ventoinhas e um dos melhores gabinetes do mercado. Tinha também problemas com outro cooler.
É evidente que o CPU está com problemas, seja de nivelamento do HS, ou de solda, ou ainda de sensores.

No tópico de RMA AMD tem o procedimento a ser realizado, meu conselho é que peça pra empresa resolver seu problema.
Sim, nesse exato momento inclusive ta em 70 graus.. uma coisa q percebo é q mesmo somente no windows ele varia muito as temps.. as vezes cai 55 e do nada pula pra 70.. povo do grupo do amd q questiono desde ano passado tratou como normal entao fui levando tentando resolver com o q dava.
Já tentou atualizar a BIOS da placa mãe? Ou é processador ou placa mãe, só testando com outras peças para saber.
Sim, ja atualizei 3x desde q comprei e atualmente ta com a mais recente.

Sim, nesse exato momento inclusive ta em 70 graus.. uma coisa q percebo é q mesmo somente no windows ele varia muito as temps.. as vezes cai 55 e do nada pula pra 70.. povo do grupo do amd q questiono desde ano passado tratou como normal entao fui levando tentando resolver com o q dava.
É normal variar, às vezes ficar meio altinha. O algoritmo AMD é meio agressivo.
Mas 65-70 graus é loucura, ainda mais com um Kraken.

Edit: agora que que estou matutando, acho que lembro do seu caso (mas já faz meses e meses). Inclusive eu tinha desconfiado do cooler não estar com contato ideal.
Trocou de gabinete, cooler, ventoinhas...o negócio é o processador mesmo.

Última edição:

Sim, ja atualizei 3x desde q comprei e atualmente ta com a mais recente.
Acho que vc deu um belo azar da solda do IHS estar mal feita.

Intel acidentalmente confirma CPUs de 13ª geração “Raptor Lake” 13900K/13700K/13600K.​

Intel confirma três CPUs da série K Raptor Lake​

A 13ª série Gen Core está prestes a ser lançada.

No site da Intel, pode-se encontrar três processadores inéditos da 13ª série listados brevemente. Assim que foi descoberto pelo vazador de hardware @momomo_us, a Intel removeu essa informação e não está mais disponível.

No geral, três CPUs da série K foram confirmadas. Sem surpresas, a empresa mencionou i9-13900K, i7-13700K e i5-13600K junto com suas especificações básicas. Cada modelo deve apresentar 24, 16 e 14 núcleos, respectivamente.

A única coisa que requer atenção é a frequência de aumento do núcleo de desempenho, que é menor do que os vazamentos sugeriram. O que a Intel está apresentando aqui é o P-Core Turbo, não o Turbo Boost Max 3.0 ou o Thermal Velocity Boost, que são até 400 MHz mais altos para alguns modelos (13900K).

O i9-13900K aumentará até 5,8 GHz com TVB, enquanto a frequência do i7-13700K aumentará para 5,4 GHz com TBM 3.0. Apenas as especificações do i5-13600K permanecem conforme listadas acima.

oJjEGjx.jpg

O que é importante, porém, é que o vazamento do Igor'sLAB agora é confirmado pela própria Intel, então ninguém deve esperar que essas especificações mudem neste momento. Isso também pode confirmar que apenas esses três modelos devem ser lançados em duas semanas (na Intel Innovation), juntamente com suas variantes KF sem gráficos integrados.

Nv8Smh9.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Toda a linha de placas-mãe Intel 700-Series “Raptor Lake” da Gigabyte vazaram​

n8UfW7e.png

Gigabyte prepara pelo menos 69 placas-mãe Intel 700-Series "Raptor Lake" e 22 AMD 600-Series "Ryzen 7000"​

As placas-mãe Gigabyte com chipsets Intel e AMD de última geração foram vistas na EEC (Eurasian Economic Commission) por Harukaze5719 . A linha inclui não apenas os principais modelos Z790 e X670E, mas também os principais modelos B760 e B650. Há muitas placas para percorrer e uma razão pela qual existem tantas placas Intel em comparação com as placas AMD é que a plataforma Raptor Lake oferece suporte para memória DDR5 e DDR4, enquanto a série AMD Ryzen 7000 suporta apenas memória DDR5. Portanto, para quase todas as placas-mãe DDR5, a Intel também possui uma placa-mãe DDR4.

Linha de placas-mãe Gigabyte Intel 700-Series e AMD 600-Series (Créditos de imagem: Harukaze5719):

1D2Vorb.png

Começando com a linha Intel, temos um total de 23 placas-mãe Z790 e 46 placas-mãe B760. Dessas 23 placas-mãe Z790, existem apenas cinco variantes DDR4, o que significa que a maioria das placas-mãe DDR4 está dentro da série B760 e faz sentido porque essa é uma linha mais econômica. Existem 23 placas-mãe DDR4 na linha B760, que é metade da lista completa. Segue a lista completa:

Placas-mãe Gigabyte Intel Z790 (DDR5/DDR4):

• Z790 AORUS Xtreme
  • Z790 AORUS Xtreme WB
  • Z790 AORUS Tachyon
  • Z790 AORUS Furtivo
  • Z790 AORUS Mestre
  • Z790 AORUS Master U4
  • Z790I AORUS Ultra
  • Z790 AORUS Ultra
  • Z790 AORUS Elite AX
  • Z790 AORUS Elite AX DDR4
  • Z790 AORUS Elite
  • Z790 AORUS Elite DDR4
  • Z790M AORUS Elite
  • Z790 AERO D
  • Z790 AERO G
  • Z790 Gaming X AX
  • Z790 Gaming X
  • Z790 UD AX
  • Z790 UD AC
  • Z790 UD
  • Z790 D DDR4
Placas-mãe Gigabyte Intel B760 (DDR5/DDR4):

• B760 AORUS Master
  • B760 AORUS Master DDR4
  • B760I AORUS PRO DDR4
  • B760M AORUS PRO
  • B760M AORUS PRO DDR4
  • B760M A AORUS PRO AX DDR4
  • B760 AORUS PRO AX
  • B760 AORUS Elite AX
  • B760 AORUS Elite AX DDR4
  • B760 AORUS Elite
  • B760 AORUS ELITE DDR4
  • B760 A Elite DDR4
  • B760M AORUS Elite AX DDR4
  • B760M AORUS Elite AX
  • B760M AORUS Elite
  • B760M AORUS Elite DDR4
  • B760 Gaming X
  • B760 Gaming X AX DDR4
  • B760 Gaming X DDR4
  • Jogos B760M
  • DDR4 para jogos B760M
  • B760M Gaming X
  • B760M Gaming X DDR4
  • B760M Gaming X AX
  • B760M GX AX DDR4
  • B760M Gaming AC
  • B760 Gaming AC DDR4
  • B760 DS3H AC
  • B760 DS3H AC DDR4
  • B760 DS3H AX DDR4
  • B760M DS3H AX
  • B760M DS3H AX DDR4
  • B760 DS3H AC CEC
  • B760 DS3H DDR4
  • B760M DS3H D3H DDR4
  • B760M DS3H DS3H
  • B760M DS3H DS3H DDR4
  • B760M D2HX SI
  • B760M D2HX SI DDR4
  • B760M D2H
  • B760M D2H DDR4
  • B760M HD3
  • B760M HD3P
  • B760M HD3P
  • B760M POTÊNCIA
  • B760M POWER DDR4

Como você deve ter notado, a maioria das opções ITX e mATX da Gigabyte estão nas séries AMD B650 e Intel B760. Não há muita variedade quando se trata de fatores de forma nas séries X670 ou Z790 de ponta. Com isso dito, as placas-mãe Intel Raptor Lake (série7000) devem chegar ao varejo nas próximas semanas.

Última edição:
É normal variar, às vezes ficar meio altinha. O algoritmo AMD é meio agressivo.
Mas 65-70 graus é loucura, ainda mais com um Kraken.

Edit: agora que que estou matutando, acho que lembro do seu caso (mas já faz meses e meses). Inclusive eu tinha desconfiado do cooler não estar com contato ideal.
Trocou de gabinete, cooler, ventoinhas...o negócio é o processador mesmo.
Sim, eu pedi ajuda ano passado sobre isso. Usava o ARCTIC FREEZE II de 280mm e em idle ficava em 80 graus e em jogos em 90 graus.. remontei, troquei pasta termica (aquela corsair XTM50) e nada, resolvi trocar o cooler pelo Kraken e de fato abaixou, perto do q era mas ainda acho alto.. vejo reviews na net com o cara jogando em 57 graus e eu aqui digitando esse texto ta em 75 kkk
QUiQcBe.png

Vai ser minha ultima tentativa, ruim é ficar sem pc sei la quanto tempo.. se nao resolver, desisto e compro intel mesmo.. Passei longos 6 anos sem estresse na plataforma.

Eu tinha um i7 6700k q comprei quase no lançamento e fiquei ate ano passado.. Ai resolvi trocar tudo, to com uma rtx 3080 ti e um ryzen 5900x mas to com BASTANTE problemas e não sei qual exatamente o problema, se é na plataforma ou outra coisa mas começou dp da troca e to quase 1 ano assim e cansado ja então quero voltar pro intel, o q com certeza vai me fazer durar bastante tempo.. acho q ter mais uma geração no lga1700 ja da um bonus bom de tempo.
Pra ver se cpu teria q trocar o cpu e nao queria gastar de novo.. Quando montei o PC, troquei o gabinete com 7 fans extras por causa desses reboots (saindo de um Cosmos II pra um LianLi O11D XL).. nao resolveu, de tempos em tempos o pc simplesmente reinicia e voltava na bios dizendo HIGH TEMP CPU... fiz de tudo, fiz ate o modo ECO 65w e nada.. entao dp de trocar o gabinete, resolvi trocar o cooler e comprei o Kraken Z73.. Abaixou mais a temperatura mas continua rebootando do nada, as vezes vendo youtube.. só q nao aparece mais a mensagem de high temp cpu.. formatei o windows, testei individualmente as memorias (q sao as mesmas q usava no pc anterior e nunca tinha dado isso) e continua com esses reboots.. mó saco, eu vendo uma serie e do nada a tela se apaga e vejo o pc rebootando.
O pior q acontece de forma bem aleatoria.. as vezes passo horas jogando e nao acontece mas as vezes vendo youtube ou conversando no zap pelo pc ele reboota. Não queria comprar outro cpu, gastar mais dinheiro e dp nao ser ele o problema, pq ai teria q testar fonte (q eh a mesma q usava no pc anterior, uma corsair HX1000), e ate mesmo placamae teria q testar.. to 1 ano nessa sofrencia ja..
Por isso to afim de voltar pro intel.. passei 5-6 anos com o 6700k só trocando placa de video.

Eu aqui querendo sair de um sistema idêntico ao teu, vendo teu relato fico com receio até de trocar o sistema e ter dor de cabeça depois, mau ou bem meu sistema tá estável, meu maior problema atualmente é o i7-6700K que tá apanhando pra empurrar a RTX3080 12GB, até meu gabinete é um O11D XL, coincidênciaasssss.....kkk

Minha dúvida maior é se parto para um sistema AM4 5600x ou 5700x ou Intel LGA 1700 12400f ou 12600 agora ou aguardo a nova geração, partindo já para DDR5

Mas falando sério, teu relato parece que tem algo errado com a CPU mesmo, não será mau contato com o Cooler, que pode assim, não estar dissipando corretamente?
Tô chutando aqui, mas não sei se teria alguma forma de melhorar isso, com algum calço de CPU para ajudar a nivelar, ou algo assim.

Os benchmarks de CPU Intel Core i5-13600K, Core i5-13500, Core i5-13400 vazam, mais rápido que 12600K na faixa de preço de US $ 170 a US $ 200 nos EUA.​

FXeYFuX.jpg

As CPUs Mainstream Core i5-13600K, Core i5-13500 e Core i5-13400 da Intel mostram ótimo desempenho em benchmarks vazados​

A linha de CPUs Intel Core i5 de 13ª geração será interessante, considerando que contará com os SKUs Raptor Lake B0 e Alder Lake C0. A diferença entre os dois é que os SKUs Raptor Lake B0 utilizarão a matriz mais recente, oferecendo cache aumentado, enquanto a matriz Alder Lake C0 manterá a estrutura de cache da atual linha de 12ª geração.

Especificações da CPU Intel Core i5-13600K:

O Intel Core i5-13600K possui a matriz Raptor Lake B0 com um total de 14 núcleos que incluem 6 P-Cores baseados no Raptor Cove e 8 E-Cores baseados nos atuais núcleos Gracemont. Essa é a mesma contagem de P-Core que o Intel Core i5-12600K, mas a contagem de E-Core foi dobrada. Portanto, estamos analisando um aumento na contagem de núcleos de 40% e um aumento na contagem de threads de 25% em relação ao Alder Lake Core i5-12600K. A CPU vem com 24 MB de cache L3 e 20 MB de cache L2 para um total combinado de 44 MB de cache. As velocidades de clock são definidas em 3,5 GHz base, 5,2 GHz boost e 5,1 GHz all-core boost, enquanto os E-Cores operam em 3,5 GHz base e 3,9 GHz boost clocks.

Especificações da CPU Intel Core i5-13500 e Core i5-13400:

As CPUs Intel Core i5-13500 e Core i5-13400 utilizarão o die Alder Lake C0. O Core i5-13500 contará com 6 P-Cores e 8 E-Cores para um total de 20 threads, 24 MB de cache L3 e 11,5 MB de cache L2 em um design de 65 W. O Core i5-13400 vem com 6 P-Cores e 4 E-Cores, totalizando 16 threads, e também recebe 20 MB de cache L3 e 9,5 MB de cache L2. O Core i5-13500 tem uma velocidade base de 2,5 GHz e um clock boost de 4,6 GHz, enquanto o Core i5-13500 terá um clock base de 2,5 GHz e um clock boost de 4,7 GHz.

JKfMiS9.png

Então, chegando aos números de desempenho, primeiro, temos os resultados de thread único do PassMark nos quais, o Intel Core i5-13600k pontua 4.249 MOps/s, o Core i5-13500 pontua 4033 MOps/s e o Core i5-13400 pontua 3866 MOps/s. O Core i5-12600K pontua 3980 MOps/s no mesmo teste, então podemos ver que o Core i5-13600K e o Core i5-13500 já são 7% e 1% mais rápidos enquanto o Core i5-13400 também está próximo. Em comparação com seus antecessores, o Core i5-13500 e o Core i5-13400 são 8% mais rápidos que o Core i5-12500 e o Core i5-12400.

U7b2QZ9.png

Enquanto o Core i5-13600K deve ter um preço entre US$ 250 e US$ 300, o Intel 13th Gen Core i5-13500 e Core i5-13400 serão os bolos quentes, sendo vendidos por US$ 170 e US$ 200 nos preços-alvo. Mesmo que a Intel mantenha o mesmo preço das peças existentes, você obterá um desempenho de 8 a 10% melhor, e considerando que esses chips oferecem níveis Core i5-12600K ou melhor desempenho, eles definitivamente acabarão sendo uma opção de orçamento muito atraente além disso, você também pode optar pela rota DDR4 mais barata nas placas-mãe B660.

Eu aqui querendo sair de um sistema idêntico ao teu, vendo teu relato fico com receio até de trocar o sistema e ter dor de cabeça depois, mau ou bem meu sistema tá estável, meu maior problema atualmente é o i7-6700K que tá apanhando pra empurrar a RTX3080 12GB, até meu gabinete é um O11D XL, coincidênciaasssss.....kkk

Minha dúvida maior é se parto para um sistema AM4 5600x ou 5700x ou Intel LGA 1700 12400f ou 12600 agora ou aguardo a nova geração, partindo já para DDR5

Mas falando sério, teu relato parece que tem algo errado com a CPU mesmo, não será mau contato com o Cooler, que pode assim, não estar dissipando corretamente?
Tô chutando aqui, mas não sei se teria alguma forma de melhorar isso, com algum calço de CPU para ajudar a nivelar, ou algo assim.
Sobre cooler ja montei e remontei varia vezes, troquei pasta termica e ate mesmo troquei de cooler (sai de um arctic freeze ii pra um kraken z73).
Nao acho que vc vai ter problema se mudar, acho q no meu caso foi má sorte, a questão é saber onde ta o problema exatamente ja q nem tudo da pra testar sem ter um segundo equipamento de reserva.. Então pode ser cpu, pode ate ser placamae, fonte tb embora sempre funcionou bem no anterior. To voltando pra cpu pq ele ta tendo indicios de temps acima do normal, mas ainda assim to sofrendo reboots em momentos q nao deveria rebootar por causa de temperatura..

Enquanto o Core i5-13600K deve ter um preço entre US$ 250 e US$ 300, o Intel 13th Gen Core i5-13500 e Core i5-13400 serão os bolos quentes, sendo vendidos por US$ 170 e US$ 200 nos preços-alvo. Mesmo que a Intel mantenha o mesmo preço das peças existentes, você obterá um desempenho de 8 a 10% melhor, e considerando que esses chips oferecem níveis Core i5-12600K ou melhor desempenho, eles definitivamente acabarão sendo uma opção de orçamento muito atraente além disso, você também pode optar pela rota DDR4 mais barata nas placas-mãe B660.

Isso eu duvido heim, o 12600K no lançamento por US$ 289, tinha loja entubando US$ 329, por outro lado na promo da newegg e microcenter esteve por US$ 229.

Vai vir +300 fácil.

Isso eu duvido heim, o 12600K no lançamento por US$ 289, tinha loja entubando US$ 329, por outro lado na promo da newegg e microcenter esteve por US$ 229.

Vai vir +300 fácil.
Tá muito bom pra ser verdade esse preço, também acho que será U$300 pra mais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

AMD Zen 4 para Ryzen 7000 e Intel Raptor Cove para CPUs Raptor Lake têm IPC quase semelhante.​

iwBFk3o.png

Os núcleos de CPU AMD Zen 4 "Ryzen 7000" oferecem IPC quase semelhante aos núcleos de CPU Raptor Cove "Raptor Lake" da Intel​

OneRaichu esteve no ponto com todos os seus vazamentos sobre CPUs Intel e AMD e agora compartilhou os números de IPC para os núcleos Zen 4 da AMD e os núcleos Raptor Cove da Intel. Os números dos núcleos Golden Cove (12ª geração P-Core) e Gracemont (12/13ª geração E-Core) também são adicionados para comparação. O desempenho foi avaliado no SPECCPU2017 Rate-1 a uma velocidade de clock fixa de 3600MHz ou 3,6 GHz em todos os chips. O vazador também comparou como a memória afeta o IPC com uma comparação DDR5-4800 e DDR5-6000.

Afirma-se que o Zen 4 da AMD possui uma ótima configuração de cache, o que faz com que não seja altamente dependente da DRAM. Como tal, enquanto a latência mais alta do DDR5 e o modo Gear2 podem resultar em uma latência 15 ns mais lenta do que o DDR4-3200 JEDEC, os resultados afetam apenas o IPC em 2%.

Núcleos Intel Raptor Cove vs núcleos de CPU AMD Zen 4 (DDR5-4800 IPC via OneRaichu):

Aryined.png

Núcleos Intel Raptor Cove vs núcleos de CPU AMD Zen 4 (DDR5-6000IPC via OneRaichu):

cnuct1n.png

Então, começando com os resultados JEDEC (DDR5-4800), as CPUs Intel 13th Gen Raptor Cove e as CPUs AMD Ryzen 7000 Zen 4 oferecem um aumento de IPC de 2% no SPECint sobre os núcleos Golden Cove de 12ª geração. Nos benchmarks Specfp, os núcleos Raptor Cove oferecem um aumento de IPC de 3% em relação ao Golden Cove e um aumento de 2% em relação aos núcleos Zen 4. Isso é principalmente IPC semelhante entre os núcleos AMD Zen 4 e Intel Raptor Cove.

rFCfl2L.jpg

O mesmo é o caso da memória DDR5-6000 com os núcleos Raptor Cove da Intel e Zen 4 da AMD oferecendo resultados IPC semelhantes de 6,81 e 6,77, respectivamente. Isso representa um aumento de cerca de 1% no IPC em relação aos núcleos Golden Cove da Intel. No Specfp, os núcleos Raptor Cove têm IPC 4% maior que Zen 4 e IPC 3% maior que os núcleos Golden Cove. Também podemos ver os núcleos Gracemont de 13ª geração oferecendo um aumento de IPC de 6% no SPECint e um aumento de IPC de 7% no SPECfp em relação aos núcleos Gracemont de 12ª geração anteriores. Podemos notar novamente que todas as três arquiteturas, Raptor Cove, Alder Lake e Zen 4 têm IPCs no mesmo estádio.

G923pgd.png

Portanto, parece que a principal coisa que os usuários estarão procurando além do IPC para CPUs de próxima geração são as velocidades máximas de clock que eles têm a oferecer junto com a estruturação de cache, que desempenhará um papel muito importante, especialmente para aplicativos de jogos. Também temos que manter os números de eficiência e energia da CPU em perspectiva, mas serão muito interessantes dois meses de testes para as CPUs AMD Ryzen 7000 ''Zen4'' e Intel 13th Gen ''Raptor Core''.

Comparação de CPUs Intel Raptor Lake vs AMD Raphael Desktop 'confirmada'​

SyR5RvD.png

Última edição:
i5 12600k funciona bem com DDR4 3200Mhz ?

Sobre cooler ja montei e remontei varia vezes, troquei pasta termica e ate mesmo troquei de cooler (sai de um arctic freeze ii pra um kraken z73).
Nao acho que vc vai ter problema se mudar, acho q no meu caso foi má sorte, a questão é saber onde ta o problema exatamente ja q nem tudo da pra testar sem ter um segundo equipamento de reserva.. Então pode ser cpu, pode ate ser placamae, fonte tb embora sempre funcionou bem no anterior. To voltando pra cpu pq ele ta tendo indicios de temps acima do normal, mas ainda assim to sofrendo reboots em momentos q nao deveria rebootar por causa de temperatura..
Man, vc já demonstra ter experiência com montagem de pc, isso é só um palpite q veio na minha cabeça e é simples de testar: vc está apertando bem o seu cooler? Eu mesmo tinha mania de não apertar direito (quando digo apertar, é sentir o fim de curso do parafuso e dar mais 1/8 de volta). Meu Noctua estava reclamando de dar conta do meu 10700k, e depois de dar uma corrigida, está levando de boa (@5,0 gHz, MCE desligado)

Bom dia pessoal, tudo joia? Tenho um i5 11400, que até me satisfaz, porém para melhor desempenho vou fazer upgrade.

Mas, pra não ter que sair da plataforma LGA1200, estou pesquisando entre i7 11700k e o i9 11900k. Qual dos dois vocês recomendam? A diferença de preço está em torno de 200 reais.

Eu utilizo o computador para programação, jogos(battlefield 5, warzone, GTA, insurgency..), gravar vídeos e etc. Vale lembrar que tenho uma fonte corsair 650W(e uma rtx 3070), pois sei que o consumo do i9 é alto.

Man, vc já demonstra ter experiência com montagem de pc, isso é só um palpite q veio na minha cabeça e é simples de testar: vc está apertando bem o seu cooler? Eu mesmo tinha mania de não apertar direito (quando digo apertar, é sentir o fim de curso do parafuso e dar mais 1/8 de volta). Meu Noctua estava reclamando de dar conta do meu 10700k, e depois de dar uma corrigida, está levando de boa (@5,0 gHz, MCE desligado)
Sim, fiz remontagem varias vezes, troquei o cooler apertei bem..

Bom dia pessoal. Não achei um tópico a respeito. Qual pasta térmica vcs usam e indicam ?

Bom dia pessoal, tudo joia? Tenho um i5 11400, que até me satisfaz, porém para melhor desempenho vou fazer upgrade.

Mas, pra não ter que sair da plataforma LGA1200, estou pesquisando entre i7 11700k e o i9 11900k. Qual dos dois vocês recomendam? A diferença de preço está em torno de 200 reais.

Eu utilizo o computador para programação, jogos(battlefield 5, warzone, GTA, insurgency..), gravar vídeos e etc. Vale lembrar que tenho uma fonte corsair 650W(e uma rtx 3070), pois sei que o consumo do i9 é alto.
Qual Refrigeracão vc usa ? Os dois são esquentados.

Não tenho conhecimento de programação, mas eu acabaria comprando o i7 por conta da diferença de preço (quando pesquisei: i7 2200; i9 2800-2900). Além dos 2 terem desempenhos parecidos (na geração anterior o i7 era 8-16 e o i9 10c-20t)

Processador Intel substituirá Pentium e Celeron em laptops de 2023​

O Pentium se aposentará após 30 anos no mercado.

image

A Intel está substituindo suas marcas Pentium e Celeron pelo processador Intel. A nova marca substituirá as duas marcas existentes nos notebooks de 2023 e supostamente facilitará as coisas quando os consumidores quiserem comprar laptops econômicos.

A Intel agora se concentrará em suas marcas Core, Evo e vPro para seus principais produtos e usará o processador Intel no que chama de produtos “essenciais”. “A Intel está comprometida em impulsionar a inovação para beneficiar os usuários, e nossas famílias de processadores de nível básico têm sido cruciais para elevar o padrão de PC em todas as faixas de preço”, explica Josh Newman , vice-presidente e gerente geral interino de plataformas de clientes móveis da Intel. “A nova marca do processador Intel simplificará nossas ofertas para que os usuários possam se concentrar em escolher o processador certo para suas necessidades.”

O fim da marca Pentium ocorre após quase 30 anos de uso. Originalmente introduzidos em 1993, os principais chips Pentium foram introduzidos pela primeira vez em máquinas desktop de ponta antes de migrar para laptops. A Intel tem usado amplamente sua marca Core para sua linha principal de processadores desde sua introdução em 2006, e a Intel reaproveitou a marca Pentium para processadores de médio porte.

image

A nova marca simplificada da Intel. Imagem: Intel

Celeron era a marca da Intel para PCs de baixo custo. Lançados cerca de cinco anos após o Pentium, os chips Celeron sempre ofereceram muito menos desempenho a um custo muito menor para fabricantes de laptops e, em última análise, consumidores. O primeiro chip Celeron em 1998 foi baseado em um processador Pentium II, e os mais recentes processadores Celeron são amplamente usados em Chromebooks e laptops de baixo custo.

A mudança da Intel para simplificar para apenas o processador Intel significa que várias famílias de processadores agora serão alojadas sob uma única marca. Como a Intel planeja lidar com a educação dos consumidores sobre o que é médio e o que é baixo custo não está totalmente claro. De qualquer forma, os chips de baixo custo Celeron e Pentium certamente acumularam associações negativas suficientes nos últimos anos, já que os fabricantes de PCs se concentram cada vez mais em Chromebooks e dispositivos de baixo custo, onde às vezes os chips não conseguem acompanhar.

A Intel diz que a mudança de marca não afetará as ofertas atuais de produtos da empresa ou seu roteiro e que “continuará a fornecer os mesmos produtos e benefícios nos segmentos”.

O rebranding da Intel ocorre apenas algumas semanas antes de a empresa apresentar seus principais processadores de desktop de 13ª geração. A Intel revelou acidentalmente especificações de alguns de seus chips de 13ª geração no início desta semana, depois de prometer que pelo menos um funcionará a 6 GHz em stock.

Pessoal, uma duvida, se eu pegar uma placamae que tem 18 fases extra de energia, precisaria conectar todos? ou só pra caso de overclock?

Pessoal, uma duvida, se eu pegar uma placamae que tem 18 fases extra de energia, precisaria conectar todos? ou só pra caso de overclock?
Velho as fases vão funcionar sempre.

O que vc pode escolher não conectar são os pinos extras de energia do CPU (EPS), tem placas quem vem com 8+4 ou 8+8, ligando apenas 8 seu pc já vai funcionar normalmente no uso comum, se for fazer OC (forte) é recomendado ligar todos

Na foto abaixo mostra uma placa com 8+4

Velho as fases vão funcionar sempre.

O que vc pode escolher não conectar são os pinos extras de energia do CPU (EPS), tem placas quem vem com 8+4 ou 8+8, ligando apenas 8 seu pc já vai funcionar normalmente no uso comum, se for fazer OC (forte) é recomendado ligar todos

Na foto abaixo mostra uma placa com 8+4
Diz assim no site da Asus.. é q nao sei quantos cabos a corsair HX1000 tem, a sacolinha de cabos ta em outro lugar kk
  • Optimal Power Solution: 18+1 power stages with 8+8 ProCool II power connectors, high-quality alloy chokes and durable capacitors to support multi-core processors

Deixa eu ver se ajudo, ou atrapalho.

Há um tempo eu responderia q bastavam os 8 pinos, mas como o turbo de fábrica dos processadores tem gerado um calor danado, acho q conectaria todos.

Ps: se vc for usar uma versão não K, acho q os 8 levam de boa.

Ps2: se o senhor for montar algo da nova geração (7xxxx ou 13xxx) me prepararia para usar todos rs.

Users who are viewing this thread

Voltar