[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início

A placa-mãe ASUS ROG Maximus Z790 foi fotografada, equipada com CPU Core i9-13900K e cooler de US $ 20.​

CPU Core i9-13900K com overclock aumenta até 6,5 GHz com núcleo único e carga muito leve​

Refrigerador de ar barato e PSU de 650W são bons para CPU Core i9 de próxima geração, ou assim parece pelas fotos recém-postas nos fóruns Overclock.net.

A próxima CPU principal do Raptor Lake-S, conhecida como Core i9-13900K, agora está sendo testada por overclockers. Roberto Sampaio agora está ativo nos fóruns de overclock, compartilhando alguns detalhes que de outra forma não estariam disponíveis antes do embargo.

Ele afirma que o Core i9-13900K realmente não consome 300 ou 400W com overclock. A CPU vai até 200W de estoque em plena carga e até 250W com overclock (embora ele esteja usando uma amostra de ouro). Na verdade, mesmo esse cooler de ar barato de US$ 20, como na foto abaixo, é suficiente para manter a CPU abaixo de 90 °C.

Yzv2Ziq.jpg

Esta fotografia também é a primeira imagem conhecida da placa-mãe Intel Z790. A placa é a ASUS ROG Maximus Z790 Extreme, que é o modelo principal voltado para entusiastas dispostos a pagar um preço muito alto (a versão Z690 custava US $ 1100 MSRP). Com essa configuração, Roberto afirma que o i9-13900K pode aumentar até 6,5 GHz com carga muito leve com um único núcleo:

Além disso, Roberto postou alguns benchmarks iniciais do AIDA64 com o kit de memória ADATA XPG Lancer RGB 32GB DDR5-6000 CL40. A memória atingiu 98012 MB/s de leitura e 94182 MB/s de velocidade de gravação com latência de 65,6ns.

Md68Aor.jpg

aSuWeqL.png

A Intel supostamente deve lançar sua série de CPUs de 13ª geração Core no próximo mês, mas informações oficiais, incluindo preços, devem ser reveladas em 27 de setembro durante o evento Intel Innovation.

Cata, a maioria dos testes da Intel estão com latencia melhor, tomara que a AMD faça frente.

Tem que ser aquela disputa ferrenha das duas gigantes.

Cata, a maioria dos testes da Intel estão com latencia melhor, tomara que a AMD faça frente.

Tem que ser aquela disputa ferrenha das duas gigantes.
Concordo, mas tenho certeza que a AMD não vai fazer feio e que seja aquela disputa saída que todos esperam.

ALGUEM SABE QUEM DIABOS É ESSE ROBERTO?
Eu conheço, ele entrou na lista da galera lá do fórum que recebe e vai receber sempre placa-mãe e CPU nova da Intel (pela Asus Team no caso) pois ele tinha uma pegada diferente ao fazer OC na CPU, lance de fazer por núcleo e atingir o maior clock em cada núcleo e não o básico e fácil sync all cores e isso chamou a atenção de um cara da Asus que passou a enviar as paradas pra ele. Além dele tem mais uns 5 ali que sei de nome do OCnet que tbm já estão com esse kit em mãos, é um puta privilégio, recebem coisa avaliada facilmente em mais de 15 mil reais (só essa placa-mãe Asus Extreme é uns 8000 reais) de graça pra testar e etc.

Eu estava a fim de pegar uma Soyo Classic B66M do Aliexpress para usar com um i7 12700f quando aparecer uma promo deste, mas não sei qual seria o melhor modo para resfriar os VRMs da placa mãe, vi um review do Hardware Unboxed elogiando a placa mas para ela usar todo poder do i7 tinha que ter resfriamento direto nos VRMs (que até vem com dissipador mas precisa de ar direto também).

Eu estava a fim de pegar uma Soyo Classic B66M do Aliexpress para usar com um i7 12700f quando aparecer uma promo deste, mas não sei qual seria o melhor modo para resfriar os VRMs da placa mãe, vi um review do Hardware Unboxed elogiando a placa mas para ela usar todo poder do i7 tinha que ter resfriamento direto nos VRMs (que até vem com dissipador mas precisa de ar direto também).
Melhor modo seria esse com duas fans de 60mm atachadas na fan traseira do gabinete jogando ar nos VRMs

SSz7gxp3bACvBsE7cF76K4-970-80.jpg.webp

Eu tenho uma MaxSun Z690M Challenger (MaxSun comprou a Soyo), eles tem uma B660M também, parecem ser placas idênticas. A minha pra fazer overclock precisei alterar a BIOS original a fim de habilitar opções como bclk, per core frequency, voltage curve etc... que não estão disponíveis na BIOS fornecida. Os VRMs são Dr. Mos de 50A, são bem decentes para o meu i5 12600K, não sei como se sairia com o seu i7, mas acho que aguenta. A placa é semelhante as Gigabyte de entrada.
Eu tenho um cooler de 12cm apontado para os dissipadores do VRM e eles estão sempre com temperatura relativamente baixa.
Segue meu resultado no cpu-z (foquei em estabilidade 24/7 e no melhor índice single core):

Single-Thread
858
Multi-Thread (16T)
7828

https://valid.x86.fr/st7nl2

Última edição:
Eu tenho uma MaxSun Z690m Challenger (MaxSun comprou a Soyo), eles tem uma B660m também, parecem ser placas idênticas. A minha pra fazer overclock decente precisei editar a BIOS afim de habilitar opções como bclk, per core frequency, voltage curve etc... Os VRMs são Dr. Mos de 50A, são bem decentes para um i5 12600K, não sei como se sairia com o seu i7,... Mas tenho um cooler de 12cm apontado para os dissipadores do VRM e eles estão sempre com temperatura relativamente baixa. Segue meu resultado no cpu-z (foquei no melhor índice single core) :

Single-Thread
858
Multi-Thread (16T)
7828

https://valid.x86.fr/st7nl2

Achei que MaxSun e Soyo tinham algo em comum porque ambas tem uma B660M que é praticamente igual na construção.
Eu ainda não tenho o i7 12700 ou 12700F, vou esperar alguma promo quando sair os Raptor Lake.
É um PC para jogos, jogos seriam a maior exigência.
Minha idéia é não gastar muito, e também não ficar de upgrade (de i5 para i7, de ddr4 para ddr5), apenas um up de vga.
Acho que um i7 12700 teria longevidade, e nem precisaria ser um K para fazer over, penso não haver necessidade pois nem jogo competitivo. Sem over, já gasto menos em cooler também.

E se eu pegar direto uma RTX4070 ou a 80, acho que dá para levar até quase o fim da geração sem up nem de vga.

Especificações oficiais do Intel Raptor Lake vazaram, Core i9-13900K com 24 núcleos, até 5,8 GHz e potência de impulso de 253W.​

Especificações do núcleo Intel de 13ª geração​

Igor Wallossek postou especificações oficiais do Intel Core para a série Raptor Lake-S.

xCoiGpu.jpg

Sem mais suposições, as especificações completas da próxima série Core foram confirmadas, graças ao novo vazamento do Igor'sLAB. A principal série Core i9 está confirmada para ter um TDP de até 253W (Maximum Turbo Power) e suportar clocks de até 5,8 GHz. Ao contrário do gráfico anterior , aqui temos apenas seis SKUs das séries K e KF. Isso provavelmente significa que a Intel lançará apenas esses SKUs, enquanto o restante será anunciado posteriormente.

OO2U6R0.jpg

O Intel Core i9-13900K é confirmado como CPU de 24 núcleos com 8 núcleos de desempenho e 16 núcleos eficientes. Oferece boost de até 5,8 GHz graças à tecnologia Thermal Velocity Boost. A CPU também suporta memória DDR5-5600 ou DDR4-3200.

A série Raptor Lake Core i7 (13700K) oferecerá 16 núcleos (8P + 8E) e aumentará até 5,4 GHz. Ao contrário da série Core i9, o i7 não suporta TVB. Curiosamente, a mesma potência turbo máxima de 253W também está listada aqui.

Os modelos i5-13600K e KF terão até 14 núcleos (6P+8E) e aumentarão até 5,1 GHz. Comparado com a série i7, não há suporte para Turbo Boost Max 3.0. A potência máxima de reforço (MTP) também é menor em 181W; entretanto, todas as CPUs mencionadas possuem o mesmo TDP padrão de 125W.

0jmIJZa.jpg

3CPCs4O.jpg

De acordo com os slides, a 13ª geração Core apresenta apenas suporte mais rápido à memória DDR5-5600 e maior contagem de núcleos. Para a plataforma Z790, isso significa aumentar as pistas PCIe Gen4 para 20 a um custo de menor contagem de pistas Gen3.

Espera-se que a Intel lance sua nova série no próximo mês, mas a apresentação oficial já está planejada para o evento Inovação em 27 de setembro.

Core i9-13900K já em 8 GHz​

Uma amostra de engenharia da próxima CPU Raptor Lake desbloqueada da Intel supostamente aumenta até 8 GHz graças ao resfriamento exótico.

Deixe de lado o AMD FX-8350, um dos CPUs 'mais rápidos' na história do overclock. Este CPU AMD está agora ocupando 18 dos 20 lugares no ranking oficial de Freqüência de CPU HWBOT . O CPU mais rápido atingiu 8722,78 MHz e este recorde não é batido há mais de 8 anos.

Não é nenhum segredo que a Intel e a AMD entregam seus processadores a overclockers conhecidos antes do lançamento da nova série. Geralmente vemos os resultados de semanas de trabalho assim que o embargo de revisão é suspenso, portanto, isso não deve ser exceção.

No entanto, a Wccfech conseguiu obter uma captura de tela do CPU-Z de um dos referidos overclockers. Não há informações sobre a placa utilizada, mas menciona-se que se trata de uma placa premium Z790.

3EZa3T6.jpg

A CPU de amostra de engenharia Core i9-13900K Raptor Lake foi overclockada para 8000 MHz com todos os núcleos de desempenho, mas também todos os 16 núcleos eficientes e hyper threading desativados. Para conseguir isso, foi necessária uma voltagem de CPU de 1.792 e, obviamente, resfriamento LN2.

Deve-se esperar relógios ainda mais altos de Raptor Lake, no entanto. O overclocker revelou que 8,0 GHz é apenas uma linha de base para este processador.

Especificações oficiais do Intel Raptor Lake vazaram, Core i9-13900K com 24 núcleos, até 5,8 GHz e potência de impulso de 253W.​

Especificações do núcleo Intel de 13ª geração​

Igor Wallossek postou especificações oficiais do Intel Core para a série Raptor Lake-S.

xCoiGpu.jpg

Sem mais suposições, as especificações completas da próxima série Core foram confirmadas, graças ao novo vazamento do Igor'sLAB. A principal série Core i9 está confirmada para ter um TDP de até 253W (Maximum Turbo Power) e suportar clocks de até 5,8 GHz. Ao contrário do gráfico anterior , aqui temos apenas seis SKUs das séries K e KF. Isso provavelmente significa que a Intel lançará apenas esses SKUs, enquanto o restante será anunciado posteriormente.

OO2U6R0.jpg

O Intel Core i9-13900K é confirmado como CPU de 24 núcleos com 8 núcleos de desempenho e 16 núcleos eficientes. Oferece boost de até 5,8 GHz graças à tecnologia Thermal Velocity Boost. A CPU também suporta memória DDR5-5600 ou DDR4-3200.

A série Raptor Lake Core i7 (13700K) oferecerá 16 núcleos (8P + 8E) e aumentará até 5,4 GHz. Ao contrário da série Core i9, o i7 não suporta TVB. Curiosamente, a mesma potência turbo máxima de 253W também está listada aqui.

Os modelos i5-13600K e KF terão até 14 núcleos (6P+8E) e aumentarão até 5,1 GHz. Comparado com a série i7, não há suporte para Turbo Boost Max 3.0. A potência máxima de reforço (MTP) também é menor em 181W; entretanto, todas as CPUs mencionadas possuem o mesmo TDP padrão de 125W.

0jmIJZa.jpg

3CPCs4O.jpg

De acordo com os slides, a 13ª geração Core apresenta apenas suporte mais rápido à memória DDR5-5600 e maior contagem de núcleos. Para a plataforma Z790, isso significa aumentar as pistas PCIe Gen4 para 20 a um custo de menor contagem de pistas Gen3.

Espera-se que a Intel lance sua nova série no próximo mês, mas a apresentação oficial já está planejada para o evento Inovação em 27 de setembro.
Tudo dentro do esperado, mas o que me chamou a atenção é quanto melhor é o silício do 13900K(F) em relação ao 13700K(F), pois mesmo com um clock maior e com dois cluster de E-cores a mais o TDP do PL2 manteve-se o mesmo.

Core i9-13900K já em 8 GHz​

Uma amostra de engenharia da próxima CPU Raptor Lake desbloqueada da Intel supostamente aumenta até 8 GHz graças ao resfriamento exótico.

Deixe de lado o AMD FX-8350, um dos CPUs 'mais rápidos' na história do overclock. Este CPU AMD está agora ocupando 18 dos 20 lugares no ranking oficial de Freqüência de CPU HWBOT . O CPU mais rápido atingiu 8722,78 MHz e este recorde não é batido há mais de 8 anos.

Não é nenhum segredo que a Intel e a AMD entregam seus processadores a overclockers conhecidos antes do lançamento da nova série. Geralmente vemos os resultados de semanas de trabalho assim que o embargo de revisão é suspenso, portanto, isso não deve ser exceção.

No entanto, a Wccfech conseguiu obter uma captura de tela do CPU-Z de um dos referidos overclockers. Não há informações sobre a placa utilizada, mas menciona-se que se trata de uma placa premium Z790.

3EZa3T6.jpg

A CPU de amostra de engenharia Core i9-13900K Raptor Lake foi overclockada para 8000 MHz com todos os núcleos de desempenho, mas também todos os 16 núcleos eficientes e hyper threading desativados. Para conseguir isso, foi necessária uma voltagem de CPU de 1.792 e, obviamente, resfriamento LN2.

Deve-se esperar relógios ainda mais altos de Raptor Lake, no entanto. O overclocker revelou que 8,0 GHz é apenas uma linha de base para este processador.
1.792v em LN2, com P-states desativados e sem E-cores ou HT. Claro que isso não tira o mérito do alcance, a pergunta que me fica é: Será que o 13900K entra no top 5 de maiores OC? Já ta na hora da Intel desbancar o antigo Celeron D 352 (sua uArch Netburst) ^-^

image.png

image.png

É só eles se superarem e tomarem coragem de fazer uma µarch nova com mais de 30 stages de novo, poderiam até chamar de netburst 2: electric boogaloo
live-breakvourownnews-com-breaking-news-intel-announces-netburst-2-23-22-over-34355574.png

pessoal, vale a pena trocar um i7 9700k no i5 12600k ?

pessoal, vale a pena trocar um i7 9700k no i5 12600k ?
É um up de respeito, mas tem q ver se compensa para jogos. Para meu uso, profissional (Revit + eberick, mas principalmente o Revit) compensaria sim. Vc vai sair de 95w de tdp, para 125w (tem q ver se seu AIO segura o tranco). MAS se vc não tiver pressa, o 13600k deve vir “rasgando tudo”.

"Os documentos da Intel confirmam: A 13ª geração do Core usa chips "AlderLake" abaixo do Core i5K. Isso resulta em diferenças na quantidade de cache L2 por núcleo de CPU, que é significativamente maior em SKUs baseados no "RaptorLake" (+60% por P-core, +100% por E-core).

Para tornar este caso de SKUs mais claro, 13ª Geração do Núcleo:
Core i9 - baseado em RaptorLake
Core i7 - baseado em RaptorLake
Core i5 K/KF - Baseado em RaptorLake
Core i5 não-K - baseado em AlderLake
Core i3 - baseado em AlderLake
Pentium - baseado em AlderLake
Celeron - baseado em AlderLake"

---

image.png

Usando Chiller, temperatura da água em 14ºC. Processador com P-cores a 6GHz e E-cores a 4.7GHz, 1.412v Core.
Temperatura entre 75ºC e 80ºC, consumo de 320~300W.

Última edição:
Eu conheço, ele entrou na lista da galera lá do fórum que recebe e vai receber sempre placa-mãe e CPU nova da Intel (pela Asus Team no caso) pois ele tinha uma pegada diferente ao fazer OC na CPU, lance de fazer por núcleo e atingir o maior clock em cada núcleo e não o básico e fácil sync all cores e isso chamou a atenção de um cara da Asus que passou a enviar as paradas pra ele. Além dele tem mais uns 5 ali que sei de nome do OCnet que tbm já estão com esse kit em mãos, é um puta privilégio, recebem coisa avaliada facilmente em mais de 15 mil reais (só essa placa-mãe Asus Extreme é uns 8000 reais) de graça pra testar e etc.

O cara respondeu minha mensagem e parece ser muito gente boa.
Pelo que entendi ele estava conversando no site gringo e alguém pegou a conversa e vazou para um site de notícias e o conteúdo foi replicado em dezenas sites de todo mundo. Como ainda não houve o lançamento da intel isso poderia dar problema então ele apagou tudo que havia escrito, mesmo que não tivesse relevância nenhuma. O cara ficou "famoso" por dizer o que todos já sabiam e sem dizer nada kkk. Tipo a mídia querendo gerar notícia sem ter notícia nenhuma. Só expuseram o nome dele no mundo todo.
Eu convidei ele a participar do fórum aqui e ele disse que vai se inscrever... O cara foi o primeiro a atingir 5gz com um 3770k (tô achando que ele já eh um cara mais velho rsrs), 5,7GHZ com um 10900k e o primeiro a atingir 5.8GHZ com um 12900k com coolers simples e aqui nesse calor do Brasil. Ele não mora na gringa. Depois disso parece que começou a trabalhar pra vários fabricantes. Tipo o cara não eh famoso pq não quer e deve ter contato com todos esses overclockers famosos. No fim da conversa não falou nada de novo e pediu pra eu não inventar nada sobre ele (mentir) como vários sites fizeram falando que ele que forneceu o vazamento e inventando dados.
Eu li quase todo típico que ele criou do 12900k e é impressionante o quanto o cara manja e como ele explica de maneira fácil de entender. Esse lance de overclock de núcleo único (e que ninguém da bola) eh que ajuda os fabricantes a sempre conseguirem aumenta as frequência dos cpus.
É uma pena que aqui no Brasil ninguém da valor pra esses caras. Nunca teremos sites e youtube bons aqui... O melhor eh o adrenaline, mas eles não tem ninguém bom de overclock que explique as coisas igual os gringos...

Pelo que entendi ele estava conversando no site gringo e alguém pegou a conversa e vazou para um site de notícias e o conteúdo foi replicado em dezenas sites de todo mundo. Como ainda não houve o lançamento da intel isso poderia dar problema então ele apagou tudo que havia escrito, mesmo que não tivesse relevância nenhuma. O cara ficou "famoso" por dizer o que todos já sabiam e sem dizer nada kkk. Tipo a mídia querendo gerar notícia sem ter notícia nenhuma. Só expuseram o nome dele no mundo todo.
Eu convidei ele a participar do fórum aqui e ele disse que vai se inscrever... O cara foi o primeiro a atingir 5gz com um 3770k (tô achando que ele já eh um cara mais velho rsrs), 5,7GHZ com um 10900k e o primeiro a atingir 5.8GHZ com um 12900k com coolers simples e aqui nesse calor do Brasil. Ele não mora na gringa. Depois disso parece que começou a trabalhar pra vários fabricantes. Tipo o cara não eh famoso pq não quer e deve ter contato com todos esses overclockers famosos. No fim da conversa não falou nada de novo e pediu pra eu não inventar nada sobre ele (mentir) como vários sites fizeram falando que ele que forneceu o vazamento e inventando dados.
Eu li quase todo típico que ele criou do 12900k e é impressionante o quanto o cara manja e como ele explica de maneira fácil de entender. Esse lance de overclock de núcleo único (e que ninguém da bola) eh que ajuda os fabricantes a sempre conseguirem aumenta as frequência dos cpus.
É uma pena que aqui no Brasil ninguém da valor pra esses caras. Nunca teremos sites e youtube bons aqui... O melhor eh o adrenaline, mas eles não tem ninguém bom de overclock que explique as coisas igual os gringos...
Nossa… cara brabo demais. Merecia um
Canal, para fazer uma grana. Ou até trabalhar para um canal sério.

Tô ligado, mas isso aí de 5.7Ghz com 10900k, 5.8Ghz com 12900k é em ''light loads'', que não é estressando algo que use todos núcleos, o hobby dele é fazer OC em núcleo individual e em cargas leves, tipo o 10900k que atingiu 5.7Ghz foi um núcleo ou 2 que boostaram a 5.7Ghz durante todo o uso da CPU no desktop ou abrindo apps leves e etc, mas jogando o all core dele fica muito abaixo disso, até pq é impossível 5.7Ghz all core na refrigeração que ele usa.

Tô ligado, mas isso aí de 5.7Ghz com 10900k, 5.8Ghz com 12900k é em ''light loads'', que não é estressando algo que use todos núcleos, o hobby dele é fazer OC em núcleo individual e em cargas leves, tipo o 10900k que atingiu 5.7Ghz foi um núcleo ou 2 que boostaram a 5.7Ghz durante todo o uso da CPU no desktop ou abrindo apps leves e etc, mas jogando o all core dele fica muito abaixo disso, até pq é impossível 5.7Ghz all core na refrigeração que ele usa.
Pelo que entendi é isso mesmo....
Ele faz overclock nas tecnologias de impulso da CPU... Coisa de maluco...
Fazer overclock bruto tipo todos os nucleos fritando é facil... Tipo sincroniza todos os nucleos e vai baixando a tensão o máximo possivel... É assim desde que inventaram o overclock...
Mas eu nunca tinha imaginado fazer overclock dessa forma que o cara faz....

CPUs de desktop de 13ª geração da Intel apresentarão uma mistura de SKUs Raptor Lake e Alder Lake.​

uTqBjFl.jpg

Slides vazados da Intel confirmam CPU Core i5-13600 de 13ª geração e abaixo utilizam Alder Lake Die em vez de Raptor Lake​

A linha de CPU de desktop Intel Raptor Lake-S vazada gerou vários rumores de que a Intel separaria a linha de CPU em três conjuntos de matrizes: B0, C0 e H1. A primeira é baseada no novo processador Raptor Lake, enquanto a segunda e a terceira séries listadas são baseadas no silício Intel 12th Gen Core Alder Lake.

Isso é confirmado nos slides vazados, as novas melhorias de arquitetura para sua linha de 13ª geração e certos recursos, como o aumento da contagem de cache, estão disponíveis apenas em CPUs Core i5 K-series e superiores. Portanto, parece que todas as CPUs abaixo do Core i5-13600K não se beneficiarão do aumento do cache, destacando que apenas alguns SKUs ou as peças de ponta são realmente baseadas no silício Raptor Lake de 13ª geração da Intel, enquanto o restante é baseado no Silício Alder Lake.

falwJtc.png

Portanto, parece que temos três Intel Core i5 de 13th geração e um Core i3 SKU que usarão o silício Alder Lake, enquanto o restante dos SKUs contará com o silício Raptor Lake. Esses quatro SKUs são o Core i5-13600, Core i5-13500, Core i5-13400 e Core i3-13100. O 13100 possui a matriz H0, enquanto os outros utilizam a matriz C0.

CPU Intel Raptor Lake Desktop de 13ª geração Recursos esperados:

• Até 24 núcleos e 32 threads
  • Novos núcleos de CPU Raptor Cove (IPC P-Core mais alto)
  • Baseado no nó de processo 'Intel 7' ESF de 10nm
  • Velocidades de clock de até 6,0 GHz (esperado)
  • Dobre os E-Cores em certas variantes
  • Cache aumentado para P-Cores e E-Cores
  • Compatível com placas-mãe LGA 1700 existentes
  • Novas placas-mãe Z790, H770 e B760
  • Até 28 pistas PCIe (PCH Gen 4 + Gen 3)
  • Até 28 pistas PCIe (CPU Gen 5 x16 + Gen 4 x12)
  • Suporte de memória DDR5-5600 de canal duplo
  • 20 pistas PCIe Gen 5
  • Recursos aprimorados de overclock
  • 125W PL1 TDP (SKUs emblemáticos)
  • Tecnologia AI PCIe M.2
  • Lançamento do quarto trimestre de 2022 (possivelmente em outubro)
Os núcleos Golden Cove Performance serão reservados para os SKUs listados acima. Também haverá uma quantidade mínima de núcleos Gracemont oferecendo um cache L2 de menor potência igual a 2 MB e não 4 MB. Agora, isso pode ser feito para manter os preços competitivos no segmento de entrada, mas é preciso ver como os consumidores respondem a essa mudança. A Intel e a AMD lançarão suas CPUs e GPUs de última geração nos próximos meses, inaugurando várias novas tecnologias que terão maior eficiência e maior potência.

Pelo jeito vai piorar com os preços lá em cima :(

Aumento de preço da Intel para afetar as próximas CPUs, chipsets de placa-mãe e outros componentes no quarto trimestre, aumento de até 20%.​

LMAlM59.jpg

O próximo aumento de preço da Intel não afetará apenas as CPUs, mas também os chipsets da placa-mãe, o que pode levar a preços mais altos para os produtos da série 700.

CPUs Intel Raptor Lake de 13ª geração e preços da placa-mãe série 700 para ver aumento de preço no quarto trimestre, aumento de até 20% esperado nos componentes​

Anteriormente, a Intel havia declarado apenas que CPUs e uma lista de componentes seriam afetados pelo aumento do preço no quarto trimestre de 2022. Agora a ITHome (via Board Channels) descobriu que o aumento de preço também afetará as placas-mãe. A razão é que os chipsets usados pelas placas-mãe Intel são projetados pela própria equipe azul, e não por terceiros. Como tal, o preço sofrerá um pequeno aumento e isso poderá afetar as próximas placas-mãe Intel série 700, que suportarão CPUs Raptor Lake de 13th geração.

Kn9kyRD.jpg

A Intel já afirmou que o ajuste de preços será mais significativo no CCG ou Client Computing Group. O CCG é responsável pelas principais plataformas de computação, como a próxima 13ª geração do Raptor Lake e as placas -mãe da série 700. Se for esse o caso, os consumidores devem esperar pagar um pouco mais do que pagaram na última geração para garantir chips e placas-mãe de última geração.

Eu diria que a outra coisa é que temos um bom conjunto de produtos sendo lançados ao longo do segundo semestre do ano. E acho que estamos operando com o vento em nossas velas em termos de ofertas de produtos em todos os nossos negócios. E, em terceiro lugar, estamos aumentando os preços, e os preços geralmente entram em vigor no quarto trimestre. Nós fizemos uma quantidade razoável de tempo.
Também veremos mais melhorias de preços no CCG do que no DCAI. Ambos são -- estamos ajustando os preços, mas o preço é mais significativo no CCG. E isso também dá um impulso ao CCG no final do ano.
David Zinsner - Diretor Financeiro da Intel via The Motely Fool
Os negócios de CCG da Intel caíram 25% ano a ano e 15% abaixo da orientação original do segundo trimestre no relatório financeiro anterior. Isso prejudicou a Intel e a empresa decidiu que aumentará os preços de seus componentes para compensar as perdas, não apenas isso, mas o aumento de preços também se alinha com o aumento da inflação, não apenas nos EUA, mas globalmente, que fez com que os preços dos produtos de consumo subissem até 9,1% em junho, um recorde de 40 anos. Os preços finais não foram divulgados aos parceiros ou clientes, mas podemos esperar que isso aconteça quando entrarmos no próximo trimestre.

Users who are viewing this thread

Voltar