[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início

CPU Intel 13ª Geração 'Raptor Lake' Linha Final, Especificações e Embargo de Vendas.​

ebQQ4Xm.jpg

Uma rápida visão geral da próxima linha de CPUs de 13ª geração da Intel. A Intel anunciará o Raptor Lake no dia 27 de setembro, com o embargo de vendas definido para ser suspenso no dia 20 de outubro. Embora as datas possam mudar um pouco dependendo dos desejos da Intel, as especificações são mais ou menos definidas (exceto qualquer pequeno aumento ou queda na taxa de clock). Raptor Lake será uma atualização muito interessante da Intel.

Intel liberando os raptores: o carro-chefe Core i9 13900k terá 24 núcleos (8 + 16), 5,5 GHz all P-core turbo e GPU integrada Arc A780h​

A Intel está preparando um total de 14 SKUs para este lançamento. Em primeiro lugar, você tem os seis SKUs vanilla: Core i9 13900k, Core i7 13700K, Core i5 13600k, Core i9 13900, Core i7 13700 e Core i5 13400. Cinco desses SKUs apresentam os gráficos integrados Arc A780h, que tem 32 EUs e velocidades de clock que variam entre 1,6 GHz e 1,55 GHz. A Intel está fornecendo a capacidade de fazer overclock da GPU integrada para as CPUs da série K. O Core i5 13400 é o único CPU neste lote que possui uma GPU Arc A782h com um motor reduzido de 24 EUs e uma velocidade de clock de 1,55 GHz.

PepJAyU.png

Essa linha varia entre um TDP de 125W para a série K e 65W para a série não-K (embora a potência de rajada seja significativamente maior que 125W, a menos que seja limitada) e apresenta configurações de clock de 24 núcleos a 10 núcleos. O carro-chefe Core i9 13900K possui 8 núcleos P e 16 núcleos E, enquanto o Core i5 13400 possui 6 núcleos P e 4 núcleos E. 5 de 6 CPUs nesta linha suportam memória DDR4 até 3200 MHz e DDR5 até 5600 MHz.

O Core i3 suporta apenas DDR5 de até 4800 MHz. É claro que o IMC OC é suportado para que você possa usar memória com velocidades de clock muito mais altas para todos eles. O Core i9 13900K tem um tamanho de cache de 36 MB, enquanto o Core i5 13400 tem um tamanho de cache de 20 MB. O soquete é LGA1700 e o suporte ECC está presente para todos os SKUs, exceto o Core i7 13700 e o Core i5 13400. As divisões exatas de núcleo com níveis de velocidade de clock são fornecidas na tabela abaixo.

zzdkvwF.png

A seguir, temos as CPUs das séries KF e F que não contêm uma GPU integrada (e, portanto, serão um pouco mais baratas no preço). Todas as SKUs da série F são basicamente idênticas às suas contrapartes não F, exceto pela remoção da iGPU e da remoção do suporte ECC.

C6cJMK6.png

Por último, temos os CPUs da série T, que são a variedade de baixo consumo da Intel. O Core i9 13900T e o Core i7 13700T têm um TDP básico de apenas 35W e são projetados para aplicativos corporativos. É por isso que ambos têm suporte ECC e uma iGPU. As velocidades de clock são um pouco mais conservadoras devido ao TDP diminuído e o suporte a GPU OC não está presente. Curiosamente, o iGPU tem clock de 1,6 GHz para ambos os SKUs e o aumento adaptável está presente no Core i9 13900T.

Testes iniciais de desempenho revelam que a Intel tem um produto vencedor em suas mãos com uma besta absoluta de uma CPU que deve levar a coroa de desempenho nesta geração. No entanto, assim como na geração anterior, os números de TDP podem ser enganosos, pois a potência de explosão será significativamente maior do que o declarado. A CPU principal pode facilmente ter rajadas de até o dobro do TDP básico antes de se acalmar para PL1. Também esperamos preços extremamente competitivos da Intel, pois a AMD também lançará suas CPUs Ryzen de 7ª geração aproximadamente no mesmo período.

To muito na dúvida entre Intel e Amd. Sempre curti mais a Intel. Gosto bastante do meu 6700k.

To muito na dúvida entre Intel e Amd. Sempre curti mais a Intel. Gosto bastante do meu 6700k.
Mudar de ares é bom, eu mesmo sempre fui mais adepto à AMD mas hoje uso Intel, apesar desta segunda ter me dado dores de cabeça uso hoje sem nunca ter esquentado a cabeça com a plataforma... as vezes é questão de sorte xD

Para mim a regra é desempenho por custo, a marca/plataforma que vier é lucro (isso lembra-me dos tempos do Socket7, ali era briga de CPUs, e não só um duopólio).

---

13900K-PRIME95.jpg

"Seu vídeo mais recente [EJ Hardware] se concentra na CPU Core i9-13900K, supostamente uma amostra de engenharia. As marcações e os códigos SPEC estão todos ocultos, portanto não sabemos quão recente é essa amostra (ES1, ES2 ou QS). No entanto, dado o quão perto estamos do lançamento, pode-se supor que seja ES2 ou QS.

O processador foi testado em uma placa-mãe MSI Z690 GODLIKE e comparado com o processador Core i9-12900K. O sistema foi equipado com Colorful Gamer RGB DDR5-4800 e GPU GeForce RTX 3090. EJH usou a solução Phanteks Glacier One 360 MP com cooler Asetek AIO. Sua mini-review está focada na comparação entre CPUs Alder Lake de 16 núcleos i9-12900K e Raptor Lake de 24 núcleos i9-13900K.

No teste AIDA64 na frequência travada em 4,9 GHz para núcleos de desempenho, o i9-13900K é muito mais frio que o i9-12900K. Com um TDP atingindo 280W e temperatura de 86°C em média, o AlderLake precisa de 100W a mais de energia e funciona a uma temperatura muito mais alta que o RaptorLake (61°C). Deve-se notar que sua amostra i9-12900K parece ser uma com o AVX512 ainda habilitado, o que pode explicar por que o AIDA64 está aproveitando essas funções.

No entanto, uma vez que ambas as amostras estão com overclock para 5,2 GHz, a CPU AlderLake ainda está exigindo mais energia, mas a diferença não é tão significativa quanto antes (~269W vs ~259W), enquanto a temperatura do Raptor Lake é 10°C mais baixa (86 vs 76°C)."

Também tenho um 6700k, pra ele empurrar minha GPU tenho de jogar os games em 4k, meu monitor é FullHD, então faço isso através do DSR nos drivers Nvidia, se não faço isso tenho muito gargalo de CPU e varia dependendo do game.

O BFV que é bem dependente de CPU, colocando em 4K o 6700k até consegue empurrar mais a GPU, mas a CPU também sofre com o processamento do game, isso ocorre também com o Cyberpunk, mas aqui coloco em 2k. Já o Doom Eternal, em 4k de DSR consigo empurrar bem a GPU e a CPU tem uma certa folga de trabalho até. Isso tudo que falei varia conforme o game.

Pensei em tentar over nele, mas acho que não vou ter muito ganho e vou apenas deixar a CPU mais quente. Então tô pensando num UP no sistema, e também tenho dúvida entre AMD e Intel, principalmente porque as duas estão mudando de geração e socket agora, hora ruim de escolher, kkk.

Vou ter de comprar no mínimo CPU e placa mãe, posso até usar inicialmente minhas DDR4 2400Mhz, o resto fica igual.

Com uma boa CPU posso empurrar bem a RTX 3080 e talvez fazer o up pro Win11, o meu sistema não é compatível. Aliás se mudar pra Intel 12° geração meio que obriga usar Win11 por conta dos E cores e P cores, não sei dizer se Win10 se dá bem com isso.

Última edição:
To pensando se meu 9900 kf ja ta precisando de um up...

Teu cpu deve dar um bom caldo ainda. Eu pularia até msm os 13ªG e partiria pra 14ªG direto q é o q dizem virão c/ desempenho pra valer de vdd.
Eu jogo em 4k.

Tá tendo dificuldades em manter 60fps? Se sim, certeza que o gargalo tá sendo a cpu, e não a própria gpu?
Depende do jogo, um assin creed odyssey da vida com tudo no máximo da uma ramelada, mas no geral ta suave até, um control co tudo full também da uma rabeada.

Depende do jogo, um assin creed odyssey da vida com tudo no máximo da uma ramelada, mas no geral ta suave até, um control co tudo full também da uma rabeada.
Então, mas é a gpu com menos de 95~100% de uso, ou só tá faltando gpu mesmo?

Então, mas é a gpu com menos de 95~100% de uso, ou só tá faltando gpu mesmo?
Rapaz, vou ter que testar, assim que o trabalho permitir vou descobrir. Era pra encarar tudo no max a 60 fps em 4k esses jogos que eu citei é?

Rapaz, vou ter que testar, assim que o trabalho permitir vou descobrir. Era pra encarar tudo no max a 60 fps em 4k esses jogos que eu citei é?
Não sei qual a sua GPU pra avaliar isso.

Intel comemora o lançamento da 12ª geração da série Core enviando caixas de brindes.​

Nenhum raptor dentro da caixa de ganhos​

A Intel agora está enviando uma caixa de brindes para influenciadores e revisores de tecnologia.

Assim como esperamos novidades sobre a nova série de CPUs de desktop, a Intel agora está enviando presentes para a mídia que participou do lançamento da 12ª geração do Core. Este não é um kit de revisão para novas séries de CPU, mas uma caixa cheia de brindes da Intel comemorando a série de CPUs Alder Lake.

ALdgKYH.jpg

Boné de beisebol Intel Core i9, moletom com capuz e agasalho de corpo inteiro estão incluídos. Há também um pequeno die shot de Alder Lake e até uma figura de impressora 3D feita especificamente para cada destinatário. Este é o primeiro kit que foi fotografado, portanto, pode ser limitado apenas a algumas pessoas.

7sKox33.jpg

d9Sy0bN.jpg

wjnGOha.jpg

Pelo menos agora sabemos como os fabricantes de CPU estão garantindo que a impressora fique quente neste inverno. Seja graças a algumas roupas legais ou graças à nova série de CPU de desktop de alta potência. Os rumores são de que o kit de revisão AMD Ryzen 7000 incluirá CPUs, placas-mãe e até uma memória. Não há nenhuma palavra sobre o moletom da AMD, no entanto.

Se for com RTX e sem DLSS o jogo vai dar uns peidos mesmo. Único jeito de rodar ok com mais de 60fps sempre é com DLSS e sem RTX.
A, então tá de boa, é trocar por uma 4080 e ser mais feliz ainda!

A placa-mãe ASUS ROG Maximus Z790 foi fotografada, equipada com CPU Core i9-13900K e cooler de US $ 20.​

CPU Core i9-13900K com overclock aumenta até 6,5 GHz com núcleo único e carga muito leve​

Refrigerador de ar barato e PSU de 650W são bons para CPU Core i9 de próxima geração, ou assim parece pelas fotos recém-postas nos fóruns Overclock.net.

A próxima CPU principal do Raptor Lake-S, conhecida como Core i9-13900K, agora está sendo testada por overclockers. Roberto Sampaio agora está ativo nos fóruns de overclock, compartilhando alguns detalhes que de outra forma não estariam disponíveis antes do embargo.

Ele afirma que o Core i9-13900K realmente não consome 300 ou 400W com overclock. A CPU vai até 200W de estoque em plena carga e até 250W com overclock (embora ele esteja usando uma amostra de ouro). Na verdade, mesmo esse cooler de ar barato de US$ 20, como na foto abaixo, é suficiente para manter a CPU abaixo de 90 °C.

Yzv2Ziq.jpg

Esta fotografia também é a primeira imagem conhecida da placa-mãe Intel Z790. A placa é a ASUS ROG Maximus Z790 Extreme, que é o modelo principal voltado para entusiastas dispostos a pagar um preço muito alto (a versão Z690 custava US $ 1100 MSRP). Com essa configuração, Roberto afirma que o i9-13900K pode aumentar até 6,5 GHz com carga muito leve com um único núcleo:

Estou testando o z790 e o 13900k e posso te dizer… 12900KS é uma criança comparando com o 13900k…
Mas vou te dizer… não tenho boas memórias de overclock…
A CPU atingiu um núcleo único de 6,5 GHz com carga muito leve.
Carga total, até agora, P-5,7 GHz E-4,4 GHz R-5,0 GHz.
Comecei a testar ontem…
O M-Z790 Extreme é muito sólido até agora…
— Roberto Sampaio, OCN
Além disso, Roberto postou alguns benchmarks iniciais do AIDA64 com o kit de memória ADATA XPG Lancer RGB 32GB DDR5-6000 CL40. A memória atingiu 98012 MB/s de leitura e 94182 MB/s de velocidade de gravação com latência de 65,6ns.

Md68Aor.jpg

aSuWeqL.png

A Intel supostamente deve lançar sua série de CPUs de 13ª geração Core no próximo mês, mas informações oficiais, incluindo preços, devem ser reveladas em 27 de setembro durante o evento Intel Innovation.

A placa-mãe ASUS ROG Maximus Z790 foi fotografada, equipada com CPU Core i9-13900K e cooler de US $ 20.​

CPU Core i9-13900K com overclock aumenta até 6,5​

Gpu sem dúvidas. Essas 40XX vão chegar espancando. Vc já tem um processador brabo 10-20

GHz com núcleo único e carga muito leve​

Refrigerador de ar barato e PSU de 650W são bons para CPU Core i9 de próxima geração, ou assim parece pelas fotos recém-postas nos fóruns Overclock.net.

A próxima CPU principal do Raptor Lake-S, conhecida como Core i9-13900K, agora está sendo testada por overclockers. Roberto Sampaio agora está ativo nos fóruns de overclock, compartilhando alguns detalhes que de outra forma não estariam disponíveis antes do embargo.

Ele afirma que o Core i9-13900K realmente não consome 300 ou 400W com overclock. A CPU vai até 200W de estoque em plena carga e até 250W com overclock (embora ele esteja usando uma amostra de ouro). Na verdade, mesmo esse cooler de ar barato de US$ 20, como na foto abaixo, é suficiente para manter a CPU abaixo de 90 °C.

Yzv2Ziq.jpg

Esta fotografia também é a primeira imagem conhecida da placa-mãe Intel Z790. A placa é a ASUS ROG Maximus Z790 Extreme, que é o modelo principal voltado para entusiastas dispostos a pagar um preço muito alto (a versão Z690 custava US $ 1100 MSRP). Com essa configuração, Roberto afirma que o i9-13900K pode aumentar até 6,5 GHz com carga muito leve com um único núcleo:

Além disso, Roberto postou alguns benchmarks iniciais do AIDA64 com o kit de memória ADATA XPG Lancer RGB 32GB DDR5-6000 CL40. A memória atingiu 98012 MB/s de leitura e 94182 MB/s de velocidade de gravação com latência de 65,6ns.

Md68Aor.jpg

aSuWeqL.png

A Intel supostamente deve lançar sua série de CPUs de 13ª geração Core no próximo mês, mas informações oficiais, incluindo preços, devem ser reveladas em 27 de setembro durante o evento Intel Innovation

foi um cooler de 20 USD dar conta de 200w rs

CPU Core i9-13900K com overclock aumenta até 6,5 GHz com núcleo único e carga muito leve​

Yzv2Ziq.jpg

Md68Aor.jpg

aSuWeqL.png

A Intel supostamente deve lançar sua série de CPUs de 13ª geração Core no próximo mês, mas informações oficiais, incluindo preços, devem ser reveladas em 27 de setembro durante o evento Intel Innovation.

Cooler de 20 USD dar conta de 200w, carga muito leve para chegar em 6,5gHz….

Tem coisa errada aí rs

Yzv2Ziq.jpg

Md68Aor.jpg

aSuWeqL.png

:sera: Parece ser exatamente o mesmo cooler que uso no meu 12400, já estava prevendo que iria ter que comprar um melhor quando fosse upar para um 13600 ou mesmo um i7 13700K

Users who are viewing this thread

Voltar