[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Estou com ela + 2 xpg d50 (3600) de 32gb no carrinho da kabum. Vc que me deu a dica da live da pichau para ver se rola alguma coisa, por isso não fechei ainda. E vc tem razão quanto a evolução sim, é capaz de haverem saltos enormes em desempenho, e aí acabo comprando rs.

Estou com um AK620 desses na caixa há uns 2 meses, nem abri ainda, para colocar nesse 10700k da assinatura que vai para a patroa. já vou comprar hoje o adaptador lga1700 do meu noctua D15, acho que é a ultima geração dele, pois acredito que ele não vai dar conta da 14a geração. Para ser sincero, nem da 13a tenho certeza. Ah, estou falando dos i7 e i9's série K.

edit: fica de olho na kabum, pq de vez em quando, o precó bate em 680,00 no d15s

Haverá 2 lives da pichau essa semana, amanhã e sexta-feira. Semana passada teve oferta na MSI B660M Wi-Fi e no i9 12900, só a placa mãe que não vendeu tudo e está até agora disponível.
Vamos ver se colocam alguma Z690/B660 top num preço bom, mas depois de pagar o 12900, to pensando em pegar a TUF Z690 parcelada sem juros mesmo. Porém, essa é a versão fabricada no Brasil, vai que é inferior em alguma coisa..

AIO serão necessários daqui adiante, até Intel/AMD chegar no patamar da Apple, fabricando um chip rápido e eficiente. Acredito inclusive que esse será meu último desktop, do jeito que as coisas estão indo, vou optar por portabilidade/eficiência energética futuramente.

Valeu, agora que já peguei o AK620 deixei de olhar ofertas de air coolers, fora que o Noctua eu teria que esperar chegar o mounting kit LGA1700. Mas valeu pela dica!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

80%? :risos:

sim, será :mr2:
Em single core não, mas multicore é bem possível sim.

Cada empresa vai manipular os testes para favorecer seu próprio produto.
Um processador tem sido apresentado como o melhor em vários reviews, mas quando se testa em jogos diferentes daqueles os resultados variam…
O mesmo ocorre em aplicações profissionais. Nunca um processador é superior em TUDO. cada user precisa estudar suas aplicações e necessidades, colocar isso numa balança e somente depois decidir.
Para o leigo fica apenas frases soltas como: “um 7600X espancou um i9”… ora bolas, em determinados cenários até os processadores da Apple ganham, mas isso não faz com que sejam o melhor em tudo.
É muita lavagem cerebral e fanboysmo
Pior que quando o M1 da Apple veio, botou a maioria dos CPUs na Roda, a Eficiência daquilo não foi superada até agora nos laptops.

Será que o 13600k vai ser melhor que o 12700k?
Pelo que deu pra entender nas specs o 13600K é o novo 12700K, custando menos - e espero que sendo mais eficiente em energia e temperatura, assim como o 13700K é o novo 12900K. Resta sair os reviews pra termos certeza.

não vi se postaram antes:

16:30min, GPU A770 por US$ 329,00, 65% RT peak performance que a concorrência...vamos ver.

Última edição:
Pelo que deu pra entender nas specs o 13600K é o novo 12700K, custando menos - e espero que sendo mais eficiente em energia e temperatura, assim como o 13700K é o novo 12900K. Resta sair os reviews pra termos certeza.
Depois que li esse seu comentário, fui comparar e até fiz uma tabelinha rápida aqui...

i9-12900Ki7-13700K
Cores16 (8P + 8E)16 (8P + 8E)
Threads2424
Freq. Base3.2 GHz3.4 GHz
Freq. Turbo5.2 GHz5.4 GHz
Cache L330 MB30 MB
Cache L214 MB24 MB
TDP125 W125 W
Max TP241 W253 W
GPUUHD 770 1.55 GHzUHD 770 1.60 GHz
Preço AtualR$ 4.199,99 (Kabum, Pichau, Terabyte)R$ 3.399,99 (Kabum)

Como pode-se notar, o i7-13700K possui as mesmas características do i9-12900K, porém possui mais Memória Cache L2 e 200 MHz de frequência a mais tanto na Base quanto no Turbo...
Resumo: o i7-13700K é melhor que o i9-12900K custando menos (R$ 800,00 a menos). Então vou ir nele!

Edit 1: Analisando ainda mais friamente, o i9-12900K só vale a pena se custar uns 10% menos frente ao i7-13700K... acho que o alvo seria abaixo dos R$ 3.000,00... qualquer coisa acima disso vale mais a pena o i7-13700K

Edit 2: Testes vazados que encontrei "googleando" mostram que o 13700K apresenta desempenho 5% superior aos 12900K, seja em single ou em multi-thread, alcançando até 9% mais desempenho em algumas aplicações específicas... também pelos testes o 13700K se mostrou levemente mais frio que o 12900K, mesmo tendo TDP máximo superior... em grosso modo, pode-se dizer que o 13700K é o 12900K corrigido.

Última edição:
Se for real o gráfico de performance em jogos, rapaz, esse 5800x3d vai virar relíquia, e provavelmente a AMD mantem a frente com o 7800x3d.
Pelo visto a briga será boa e a intel pode ter vantagem no CxB nas linhas mid tier.
Talvez a AMD seja forçada a cortar preços não tão longe.

Se for real o gráfico de performance em jogos, rapaz, esse 5800x3d vai virar relíquia, e provavelmente a AMD mantem a frente com o 7800x3d.
Pelo visto a briga será boa e a intel pode ter vantagem no CxB nas linhas mid tier.
Talvez a AMD seja forçada a cortar preços não tão longe.
O problema é que esse 5800X3D não ganha em 100% dos games... é um excelente processador, ganha em MUITOS cenários, mas perde em tantos outros (em comparação com a 12th Gen Intel)... de que adianta ter um processador que ganha em testes se na vida real esse ganho não se mostra notável e ainda por cima para outras atividades ele perde? E custando mais!

PS:
Acabei de ver um teste na web onde fizeram overclock no 13700K, levando ele a 6GHz estável e utilizável com temperatura máxima de 85ºC e vencendo o Threadripper Ryzen 3990X em multi-core...

O problema é que esse 5800X3D não ganha em 100% dos games... é um excelente processador, ganha em MUITOS cenários, mas perde em tantos outros (em comparação com a 12th Gen Intel)... de que adianta ter um processador que ganha em testes se na vida real esse ganho não se mostra notável e ainda por cima para outras atividades ele perde? E custando mais!
Pra quem tem grana sobrando, ou quem precisa de produtividade, esses novos cpus vão atender bem, tanto o zen4 como o 13th gen. Mas entusiastas e workstations são fatia menor do mercado.
Edit: Lista pra referencia:
1628100796_305_Intel-and-AMD-CPU-sales-2021-these-are-the-most.jpg

Última edição:
Pra quem tem grana sobrando, ou quem precisa de produtividade, esses novos cpus vão atender bem, tanto o zen4 como o 13th gen. Mas entusiastas e workstations são fatia menor do mercado.
Edit: Lista pra referencia:
1628100796_305_Intel-and-AMD-CPU-sales-2021-these-are-the-most.jpg
Dados de apenas 1 varegista e da Alemanha, pode não representar o mundo colega.

Intel Core i9-13900KS Hype Train sinaliza com vazamento de bancada CPU-Z.

Logo após seu anúncio, juntamente com um cronograma de lançamento "início do próximo ano", os benchmarks do próximo Core i9-13900KS estão começando a cair. O primeiro deles vê uma suposta pontuação CPU-Z Bench de 18453,4 pontos de pontuação multi-thread e 982,5 pontos de single-thread. Não temos ideia sobre as velocidades do clock, mas supondo que ele esteja rodando nas configurações de estoque, a pontuação multi-thread é cerca de 15% maior que a do Ryzen 9 7950X, que marca cerca de 16.000 pontos no teste multi-thread nas configurações de estoque (ou seja, impulso de todos os núcleos de 5,10 GHz).

bGCvs5x.jpg

Considerando os valores dos intel 13 e que 13700K > 12900K.
Por quanto seria um bom valor de revenda de um 12900K?

Pessoal, tou aguardando chegar a ASUS ROG Strix Z690-E Gaming q peguei nos EUA.
CPU tava pra comprar o 12700k mas agora to pensando se parto logo pro 13700k. A pergunta,a placamae será q suporta os 13700k de inicio? ou precisa atualizar a bios? se precisar atualizar, preciso comprar um da serie 12xxx primeiro?

CPU tava pra comprar o 12700k mas agora to pensando se parto logo pro 13700k. A pergunta,a placamae será q suporta os 13700k de inicio? ou precisa atualizar a bios? se precisar atualizar, preciso comprar um da serie 12xxx primeiro?
Eu, se fosse vc, iria para o 13700k (lembra q te pedi para esperar ?) vc já comprou muita coisa boa.

Eu acho q é bem provável q funcione direto ou q vc atualize por pendrive. Acho q esse lance de ter q ter a geração anterior acabou. Até hoje não gosto de mexer em bios, talvez seja um receio de “velho”

Mas espere a galera mais cascuda ter dar uma certeza.

Haverá 2 lives da pichau essa semana, amanhã e sexta-feira. Semana passada teve oferta na MSI B660M Wi-Fi e no i9 12900, só a placa mãe que não vendeu tudo e está até agora disponível.
Vamos ver se colocam alguma Z690/B660 top num preço bom, mas depois de pagar o 12900, to pensando em pegar a TUF Z690 parcelada sem juros mesmo. Porém, essa é a versão fabricada no Brasil, vai que é inferior em alguma coisa..

AIO serão necessários daqui adiante, até Intel/AMD chegar no patamar da Apple, fabricando um chip rápido e eficiente. Acredito inclusive que esse será meu último desktop, do jeito que as coisas estão indo, vou optar por portabilidade/eficiência energética futuramente.

Valeu, agora que já peguei o AK620 deixei de olhar ofertas de air coolers, fora que o Noctua eu teria que esperar chegar o mounting kit LGA1700. Mas valeu pela dica!

Em single core não, mas multicore é bem possível sim.
Vc tem razão. Um colega postou acima o 13700k mais quente q o 12900k (melhor tb). Meu universo é de workstations, diferente dos gamers, então quanto menos dores de cabeça, melhor. Galera já reclamava de manter o 12900k frio, imagina daqui pra frente? So AIO’s mesmo, e dos grandes. Até já comprei o adaptador noctua no ml ontem. 127,00 Guedes. Por conta de trabalho, tive q sair do ecossistema Apple para trabalhar (ainda tenho um mac air +iPhone+ Apple TV) mas ,IMHO, eles são imbatíveis em notebooks. Leves, boa Construcao, Estáveis e com boa bateria.

Já pensei nesse lance de partir para portabilidade (deixar monitores no escritório + 2 monitores em casa, só chegar e conectar o note) mas acho q ainda serão mais umas duas gerações para os chips ficarem mais equilibrados energeticamente e melhorar construção dos notes. Notebooks parrudos ainda são meio pirracentos.

Edit: acho que vou de z690 tuf d4 tb, Hardware unboxed falou bem dela. Só esperando a live da pichau.

Última edição:
As duas ultimas versões de bios tem suporte à Gen13. Mas acho meio improvável a placa já vir de fábrica com a última versão.
As placas da Asus tem o Bios Flashback, que só coloca o pendrive e aperta um botão atras da placa.
Os manuais não falam nada se dá pra usar isso sem CPU, mas tem vídeos no youtube do pessoal fazendo isso sem cpu.

Última edição:
Considerando os valores dos intel 13 e que 13700K > 12900K.
Por quanto seria um bom valor de revenda de um 12900K?
Pois é, considerando que o 13700K é levemente superior ao 12900K, em teoria o 12900K deveria ter um preço levemente inferior ou no máximo se equiparar ao 13700K (isso considerando processadores NOVOS lacrados)... mas vamos ver como o mercado vai se comportar.

Essa placa tem BIOS Flashback que permite atualizar a BIOS sem precisar de processador.

Estou pensando em ir no 13600k pelo CXB porém tenho medo de fazer a mesma cagada que fiz em 2015 quando peguei o 6600k em vez de pegar o i7 da época por pouca dif de preço, meu uso vai ser exclusivo pra jogos, combando com uma 3070 , galahad 360 , 32gb ram, nvme.

Estou pensando em ir no 13600k pelo CXB porém tenho medo de fazer a mesma cagada que fiz em 2015 quando peguei o 6600k em vez de pegar o i7 da época por pouca dif de preço, meu uso vai ser exclusivo pra jogos, combando com uma 3070 , galahad 360 , 32gb ram, nvme.
Acho q quem troca de cpu em período, relativamente, curto deva ir pelo custo-benefício. Já quem “casa” com ele, deva gastar um pouco mais.

Acho q quem troca de cpu em período, relativamente, curto deva ir pelo custo-benefício. Já quem “casa” com ele, deva gastar um pouco mais.
Pois é, meu caso, já estou preparando o divórcio pq 6600k chora no warzone :bem:

CPUs Intel Meteor Lake de 14ª geração lançadas em 2023, CPUs Arrow Lake de 15ª geração lançadas em 2024 no soquete LGA 2551 para desktop.​

GjO85jd.jpg

Nos próximos meses, a Intel lançará suas CPUs Raptor Lake de 13ª geração, mas o boato já está falando sobre as CPUs de 14ª geração Meteor Lake e 15ª geração Arrow Lake, que chegarão em uma nova plataforma de CPU de desktop baseada no soquete LGA 2551. .

CPUs de desktop Intel 14ª geração Meteor Lake e 15ª geração Arrow Lake serão lançadas em 2023-2024 na nova plataforma de soquete LGA 2551​

Os detalhes mais recentes vêm da Lei de Moore está morta , onde se afirma que a Intel deve lançar suas CPUs de 14ª geração Meteor Lake em 2023 e 15ª geração de CPUs Arrow Lake em 2024. Agora, ambas as linhas foram confirmadas pela própria Intel, incluindo as gerações além dos codinomes Lunar Lake e Nova Lake. O detalhe chave no vídeo mais recente é que ambas as famílias utilizarão um novo soquete conhecido como LGA 2551 .

0GsA0xc.png

O soquete Intel LGA 2551 substituirá o atual soquete LGA 1700/1800, que suporta os processadores Alder Lake de 12ª geração e Raptor Lake de 13ª geração. A Intel é conhecida por fazer a transição para soquetes mais novos a cada 2 gerações. O soquete LGA 1200 também suportava as CPUs Comet Lake de 10ª geração e Rocket Lake de 11ª geração. Enquanto o soquete permanece o mesmo, cada CPU traz uma série de melhorias para a E/S que são habilitadas por meio de chips mais novos. A mesma filosofia é usada pela AMD e Intel, pois vemos várias revisões e atualizações de chipset no mesmo soquete.

De acordo com os detalhes, o soquete Intel LGA 2551 para CPUs Meteor Lake e Arrow Lake terá medidas exatas de 38 mm x 46 mm e será apenas um pouco maior que o soquete LGA 1700 / 1800 existente, o que significa que esses 2551 pinos podem ser compactados em comparação com designs atuais para que o soquete não ocupe muito espaço nas plataformas convencionais. Isso fará com que o soquete Intel LGA 2551 seja o maior para PCs desktop convencionais, incorporando 751 pinos a mais do que o soquete atual da Intel e 833 pinos a mais do que o soquete AM5 da AMD (LGA 1718). Com o soquete fora do caminho, vamos dar uma olhada rápida nas famílias de CPU.

Soquete Intel LGA 2551 (Créditos da imagem: A lei de Moore está morta):

jiXyFoq.jpg

CPUs Intel Meteor Lake de 14ª geração: Intel 4 Process Node, design de GPU Tiled Arc, núcleos híbridos, lançamento de 2023 para enfrentar o Zen 5​

As CPUs Meteor Lake de 14ª geração serão um trocador de jogadores no sentido de que adotarão uma nova abordagem de arquitetura em mosaico. Com base no nó de processo 'Intel 4', as novas CPUs oferecerão uma melhoria de 20% no desempenho por watt por meio da tecnologia EUV e devem ser gravadas até 2S 2022 (prontas para fabricação). As primeiras CPUs Meteor Lake estão programadas para serem lançadas no primeiro semestre de 2023 e a disponibilidade está prevista para o final do mesmo ano. Há rumores de que as peças de desktop chegarão às prateleiras no segundo semestre de 2023 e abordarão os CPUs Zen 5 da AMD no momento em que forem lançados.

Interessante

0GsA0xc.png

Pq o pessoal ta pegando as placas z690 ao invés das novas z790? É pq ainda nao tem as novas ou é pq virão muito caras ? No meu up pensei em colocar tudo modelo novo mas claro que vai depender do preço kkkk. 13700k já achei caro. Water ta 1000 e bola tbm. To ferrado kkkk
Quero tudo sem rgb mas pelo jeito tá difícil.

Pra jogos vá no 13600K se pensa em Intel, mas antes espere os reviews saírem pra ver se a diferença entre ele e o 12600K em termos de preço e desempenho justifica.

Pq o pessoal ta pegando as placas z690 ao invés das novas z790? É pq ainda nao tem as novas ou é pq virão muito caras ? No meu up pensei em colocar tudo modelo novo mas claro que vai depender do preço kkkk. 13700k já achei caro. Water ta 1000 e bola tbm. To ferrado kkkk
Quero tudo sem rgb mas pelo jeito tá difícil.
Primeiro pq não tem Z790 disponível ainda... segundo pq as Z690 já tem TUDO que vai ter nas Z790... com a chegada das novas placas, a tendência é baratear as anteriores...
Sobre achar caro os 13700K, pense que TUDO é caro hoje... mas se comparar ele com os anteriores, vai veer que ele é um 12900K remarcado e com alguns extras... então ele está barato sim (em comparação com os outros), ainda mais se comparado com os concorrentes...

Users who are viewing this thread

Voltar