[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
É um frame que evita flexão, alinhando melhor a base do cooler ao Heatspreed, com pressão uniforme. Isso faz com que a o calor seja distribuído de forma mais eficaz, diminuindo a temperatura do processador.
interessante, acho q vo pegar um dos eua.
ele atrapalha o uso do water kraken z73?

tem isso no aliexpress pela metade ou mais.
Eu comprei de lá e veio certinho, até fiz um report aqui no tópico
Eu vi no Ali por R$ 38,00, mas vc não entende que tem gente que não aguenta esperar. No caso, eu comprei hoje para receber no sábado e o Ali com certeza demoraria horrores. Tenho paciência não!

alguém tem detalhes das mobos z790?

continua aquele miserê ridículo de 6 satas?

Caras, os CPUs só serão enviados a partir do dia 20/10 - isso é, se não atrasar. Até lá eu tenho certeza absoluta que comprando o Frame do Ali eles estarão na sua casa bem antes do CPU chegar. As coisas que estão vindo de lá não tem demorado mais do que 2 semanas.

SATA morreu.
Agora os fabricantes estão entupindo de M2 e tirando as portas SATA.

Toda mobo entrada/mediana tem apenas 4 SATA.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu vi no Ali por R$ 38,00, mas vc não entende que tem gente que não aguenta esperar. No caso, eu comprei hoje para receber no sábado e o Ali com certeza demoraria horrores. Tenho paciência não!
Tenho achado preço de placa mãe, cpu e ssd tão caro no AliExpres.

As promos que tem saído nas 3 lojas conhecidas tem tido preço menor.

Não sei mais o que vale a pena comprar lá.

Última edição:
SATA morreu.
Agora os fabricantes estão entupindo de M2 e tirando as portas SATA.

Toda mobo entrada/mediana tem apenas 4 SATA.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho achado preço de placa mãe, cpu e ssd tão caro no AliExpres.

As promos que tem saído nas 3 lojas conhecidas tem tido preço menor.

Não sei mais o que vale a pena comprar lá.

não pra mim, considero essencial, ano que vem vou por mais 2 hds de armazenamento massivo como prioridade total e preciso de SATAS extras além do normal

placa-mãe com 4 sata eu nem olho, deveriam ter vergonha de vender esse tipo de coisa, economia porca pq o suporte no chipset esta ali pra isso e espaço físico não é desculpa

Caras, os CPUs só serão enviados a partir do dia 20/10 - isso é, se não atrasar. Até lá eu tenho certeza absoluta que comprando o Frame do Ali eles estarão na sua casa bem antes do CPU chegar. As coisas que estão vindo de lá não tem demorado mais do que 2 semanas.
Eu peguei pra colocar no meu atual processador (i7-12700K)...
Além disso, pode me considerar "caxias", não gosto de comprar muamba importada kkkkk prefiro pagar o triplo e pegar o item de pronta entrega...
PS: Se eu comprar um trem que leva duas semanas pra chegar, morro de infarto fulminante antes... tô fora

não pra mim, considero essencial, ano que vem vou por mais 2 hds de armazenamento massivo como prioridade total e preciso de SATAS extras além do normal

placa-mãe com 4 sata eu nem olho, deveriam ter vergonha de vender esse tipo de coisa, economia porca pq o suporte no chipset esta ali pra isso e espaço físico não é desculpa
Eu tenho muitos HDs, acabei comprando NAS e outra sugestão é usar uma controladora SAS da LSI, modelo IT, que tem 2 conectores para espetar até 4x HDs SATA em cada porta.

Outro problema é espaço em gabinetes atuais para por HDs.

eu tenho 8 discos no meu pc atual entre ssds e hds normais pq a mobo comporta nativamente e sem chance de eu abrir mão de algum, uso todos diariamente

o máximo que vai acontecer é eu tirar o sata que está instalado o windows e substituir por 1 nvme, coisa que eu pretendia fazer de todo jeito, não tem lógica pegar uma mobo nova e não utilizar pelo menos 1 porta nvme de início, não precisa ser nada topo de linha

o espaço no gabinete é sim um problema, mas como o meu é full tower, cabem 6 deles

eu pensei em placas pci-express, mas daquelas mais simples com slot 4x, o que fiquei cabreiro é a compatibilidade dessas placas com discos, aparentemente tem umas limitações de tamanho

já o sata nativo da placa-mãe não teria problema pra reconhecer HD com muitos terabytes diferente de plaquinhas baratas, só que uma mobo nova com menos de 6 satas está fora de cogitação, até pq aquela evga que o adrena exibiu tem 8, espero achar alguma intermediária com os 8 pq pretendo adicionar mais discos no futuro, independente de usar os nvme nativos.

essas SAS do link aceita qualquer disco sata comum?

eu tenho 8 discos no meu pc atual entre ssds e hds normais pq a mobo comporta nativamente e sem chance de eu abrir mão de algum, uso todos diariamente

o máximo que vai acontecer é eu tirar o sata que está instalado o windows e substituir por 1 nvme, coisa que eu pretendia fazer de todo jeito, não tem lógica pegar uma mobo nova e não utilizar pelo menos 1 porta nvme de início, não precisa ser nada topo de linha

o espaço no gabinete é sim um problema, mas como o meu é full tower, cabem 6 deles

eu pensei em placas pci-express, mas daquelas mais simples com slot 4x, o que fiquei cabreiro é a compatibilidade dessas placas com discos, aparentemente tem umas limitações de tamanho

já o sata nativo da placa-mãe não teria problema pra reconhecer HD com muitos terabytes diferente de plaquinhas baratas, só que uma mobo nova com menos de 6 satas está fora de cogitação, até pq aquela evga que o adrena exibiu tem 8, espero achar alguma intermediária com os 8 pq pretendo adicionar mais discos no futuro, independente de usar os nvme nativos.

A controladora SAS que indiquei da LSI, linha IT é mais "inteligente" no gerenciamento e feita para durabilidade, ela reconhece HDs SAS e SATA.

A controladora SAS que indiquei da LSI, linha IT é mais "inteligente" no gerenciamento e feita para durabilidade, ela reconhece HDs SAS e SATA.

legal, achei bacana essa placa e as specs, parece ser muito melhor que aquelas comuns do ML onde vc não tem certeza se presta, muito obrigado pela sugestão, parece ser uma solução bastante viável pra mim, gostei! 😊

Nossa, nem sabia que o Jim Keller tinha passado pela Intel. Ele foi o cara responsável pela arquitetura Zen da AMD e os A4 da Apple, o cara é foda.
Coloca na conta dele também as uArchs K7, K8, K12, do Atlhon64 e além de ser coautor do x86-64 e do HyperTransport. Ah, o sistema de piloto automático (v3) da Tesla também. Queria ter visto o K12 em ação, mas ele foi ao limbo u.u

Já chegou a olhar um bichinho desses aqui? Para quem tem NVMe sobrando (que agora as mobos tem M.2 de sobra) vale dar uma conferida.

Instalei um desses e até onde pude testar a compatibilidade do ASMedia ASM1166 com HDs mecânicos entre 160GB (Maxtor Sata II) e 4TB (WD Purple Sata III) foi satisfatória, não encontrei problemas :)

Edit: Vi essa imagem e achei interessante a possibilidade, mas nunca testei nem li algo sobre o funcionamento nesse esquema abaixo:

image.png

Coloca na conta dele também as uArchs K7, K8, K12, do Atlhon64 e além de ser coautor do x86-64 e do HyperTransport. Ah, o sistema de piloto automático (v3) da Tesla também. Queria ter visto o K12 em ação, mas ele foi ao limbo u.u

Já chegou a olhar um bichinho desses aqui? Para quem tem NVMe sobrando (que agora as mobos tem M.2 de sobra) vale dar uma conferida.

Instalei um desses e até onde pude testar a compatibilidade do ASMedia ASM1166 com HDs mecânicos entre 160GB (Maxtor Sata II) e 4TB (WD Purple Sata III) foi satisfatória, não encontrei problemas :)

Edit: Vi essa imagem e achei interessante a possibilidade, mas nunca testei nem li algo sobre o funcionamento nesse esquema abaixo:

image.png

dahora tbm heim, bem interessante pra aproveitar o nvme com sata, se duvidar compro os 2 tipos pra ver no que dá😅

image.png
Tempo de mineração em HD. Rsss

image.png
Conhece esse adaptador pra usb interno? alem das usb frontal a fonte corsair pede plug usb, o kraken pede, etc.

Ao menos na Z690 da ASRock tinha abundância de SATA, na Steel Legend tinha 8 portas, só que usando algumas desabilitava 1 m2 NVME.
Acredito que haverá opções para content creators com mais entradas SATA.

image.png
Fala pra nós ai qq o Keller fez de bom na Intel. X falam q foi os little cores, outros falam q foi um geralzão.

Fala pra nós ai qq o Keller fez de bom na Intel. X falam q foi os little cores, outros falam q foi um geralzão.
A uArch que ele ajudou a projetar ainda vai ser lançada.

Conhece esse adaptador pra usb interno? alem das usb frontal a fonte corsair pede plug usb, o kraken pede, etc.
Se estiver falando daquelas placas PCI-e 1x para duas ou quatro saídas USB 3.0 digo de antemão que não vejo por que não funcionar, já usei um PCI para USB 2.0 a muitos anos atrás e naquela época nunca me deu dor de cabeça.

Como os dois acima já responderam, ainda veremos o que ele fez, mas é fato que onde ele pisa não só seu projeto anda, ele muda a forma da sua equipe trabalhar e pensar, então não me surpreenderia se o seu projeto tenha influenciado indiretamente outros projetos. Tem até um trecho em uma entrevista com ele onde ele fala o seguinte:

> "Mike Clark foi o arquiteto do Zen, e fiz esta lista de coisas que queríamos fazer [para o Zen]. Eu disse a Mike que se fizéssemos isso seria ótimo, então por que não fazemos? Ele disse que a AMD poderia fazer isso. Minha resposta foi perguntar por que não estamos fazendo isso - ele disse que todo mundo diz que seria impossível. Eu cuidei dessa parte [impossível]. Não era só eu, havia muitas pessoas envolvidas no Zen, mas também se tratava de tirar as pessoas do caminho que o estavam bloqueando. Foi divertido – como eu disse antes, o design de computador precisa ser divertido. Eu tento deixar as pessoas animadas sobre o que estamos fazendo. Eu fiz todos os tipos de coisas malucas para tirar as pessoas daquele tipo de desesperança inconstante em que elas estavam caindo." -- https://www.anandtech.com/show/1670...storrent-ceo-ljubisa-bajic-and-cto-jim-keller

---
Série Intel Core i3 N300 detectada, sem núcleos de desempenho por aqui

Uma aguardada série N da 12ª geração está agora aparecendo nos primeiros vazamentos. O i3-N305 e o i3-N300 são SKUs móveis com até 8 núcleos. O que é particularmente interessante sobre esses chips é que não há núcleos Performance (Golden Cove): Essa série Core i3 depende exclusivamente da arquitetura Gracemont.

Core-i3-N305GB-1.png
Core-i3-N300.png

Além disso, esses SKUs de energia ultrabaixa seriam os primeiros projetos desse tipo a serem lançados sob a marca Core. A empresa anunciou recentemente que irá descontinuar suas séries Celeron e Pentium em favor de “Processadores Intel”. Acredita-se que o Alder Lake-N poderia agora aparecer como Core i3 e série Processadores Intel, exceto que o último teria menos núcleos.

O i3-N305 e o i3-N300 já foram vistos nos sites Geekbench e BEPCo. O primeiro tem mais dados, incluindo clock base de 1,8 GHz, aumento de até 3,78 GHz e dados de cache L1/L2 e L3 confirmando que esta é uma arquitetura Gracemont. O vazamento do i3-N300 não vem com detalhes, além de confirmar que está usando memória DDR4-3200.

Core-i3-N305GB-Score.png

O i3-N305 marca 1025 pontos no teste Geekbench V5 single-core e 4420 no multi-core. Essa não é uma pontuação multi-thread muito alta, comparável a alguns SKUs populares da 8ª geração, como i7-8750H (974 e 4438 pontos, respectivamente). A partir de algo mais moderno, o desempenho single-core é comparável ao Ryzen 7 5700U (Zen2/Lucienne) com médias de 1021 e 5433 pontos.

image.png

Última edição:
Pessoal que já viu pré-venda de Intel, geralmente eles ficam mais caros ou mais baratos após a pré-venda?

Não sabia, achei que o preço de pré-venda era o preço que ficaria depois.
Esse preço de pré-venda geralmente as lojas respeitam o MSRP depois já jogam a margem de lucro pra cima. por exemplo peguei a Rx6800 por 4.5k na pré-venda e a segunda leva já chegou por mais de 5k.

Users who are viewing this thread

Voltar