[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Já fui usuário de AMD, passei por várias gerações de processadores deles. Mas só tenho uma coisa a dizer para aqueles que enfrentam problemas com AMD: danem-se

PS: só penso assim devido ao fanatismo que esse tipo de gente vêm apresentando 😂😂😂
Que isso, herói kkkkk.
Sempre peguei o custo x benefício do momento quando montei PC ou compra notebook.
Galera tá nesse nível mesmo pra vc ter todo esse ódio? Kkkkkkkk

Se bem que meu último AMD foi um Athlon X2 5200.

Intel Core i9-13900KF de varejo aparece​

Você pode comprar qualquer coisa com boas conexões.

Jeges, um membro dos fóruns Overclock.net, afirma possuir um processador Intel Core i9-13900KF ainda não lançado, e ele não tem medo de falar sobre isso. Esta é a primeira amostra de varejo conhecida da variante KF que de alguma forma foi vendida antes do embargo de 20 de outubro. Esta também não é uma amostra de revisão porque nenhum processador KF foi semeado na impressora. Portanto, nenhum acordo de não divulgação se aplica aqui.

BkRdgZf.jpg

Nos fóruns da OCN, Jeges agora está compartilhando alguns detalhes sobre o processador. Até agora, confirmou que o i9-13900KF pode rodar em 5,7 a 5,8 GHz com um resfriamento adequado (Arctic LiquidFreezer II 360). Além disso, ele postou uma captura de tela do benchmark Cinebench R23 de 10 minutos inacabado, que mostra uma pontuação multi-core de 40K, confirmando rumores anteriores.

Kaoft6i.jpg

O Core i9-13900KF testado com a placa-mãe MSI Z690 Unify-X teve um pico de frequência de todos os núcleos de 5,5 GHz, 292W de potência do pacote de CPU e temperatura de até 85°C. Tudo isso é estoque, embora o Intel LLC3 (Calibração de linha de carga) tenha sido modificado de 1,25 V para 1,225 V (+25 mV) para estabilidade.

[Imgur](https://i.imgur.com/RMO3ax0.jpg)

Temos certeza que Jeges compartilhará mais detalhes em breve, afinal, não há nada que o impeça de compartilhar mais dados nos próximos 7 dias. Então, obteremos testes muito mais abrangentes de revisores independentes.

Jeges, um membro dos fóruns Overclock.net, afirma possuir um processador Intel Core i9-13900KF ainda não lançado, e ele não tem medo de falar sobre isso. Esta é a primeira amostra de varejo conhecida da variante KF que de alguma forma foi vendida antes do embargo de 20 de outubro. Esta também não é uma amostra de revisão porque nenhum processador KF foi semeado na impressora. Portanto, nenhum acordo de não divulgação se aplica aqui.

BkRdgZf.jpg

Nos fóruns da OCN, Jeges agora está compartilhando alguns detalhes sobre o processador. Até agora, confirmou que o i9-13900KF pode rodar em 5,7 a 5,8 GHz com um resfriamento adequado (Arctic LiquidFreezer II 360). Além disso, ele postou uma captura de tela do benchmark Cinebench R23 de 10 minutos inacabado, que mostra uma pontuação multi-core de 40K, confirmando rumores anteriores.

Kaoft6i.jpg

O Core i9-13900KF testado com a placa-mãe MSI Z690 Unify-X teve um pico de frequência de todos os núcleos de 5,5 GHz, 292W de potência do pacote de CPU e temperatura de até 85°C. Tudo isso é estoque, embora o Intel LLC3 (Calibração de linha de carga) tenha sido modificado de 1,25 V para 1,225 V (+25 mV) para estabilidade.

Temos certeza que Jeges compartilhará mais detalhes em breve, afinal, não há nada que o impeça de compartilhar mais dados nos próximos 7 dias. Então, obteremos testes muito mais abrangentes de revisores independentes.
40k é muita coisa. Impressionante.
Complicado é conseguir resfriar 292w.

40k é muita coisa. Impressionante.
Sim renderização ele ta muito forte, problema é exatamente que você disse, resfriar um monstrinho desse a quase 300w :(
Brincadeira esta ficando cara.

Quanto custa um AIO de 360mm, de boa qualidade? Uns 1k-1,2k ? Tô por fora….

E nem imagino quanto eles aguentam resfriar (em W). Vou até pesquisar.

pessoas, confesso que estou por fora de coolers, WC e afins, não acompanhei essa evolução

peço por favor que me indiquem as opções pra refrigerar o famigerado 13900k

sei que soa bizarro mas se pudessem indicar algo com CXB bom agradeço, mais benefício pq definitivamente não ligo pra RGB e essas firulas

desejo apenas que o WC seja eficiente e seguro, não dê dor de cabeça no uso geral, e não, não pretendo mexer com over.

pessoas, confesso que estou por fora de coolers, WC e afins, não acompanhei essa evolução

sei que soa bizarro mas se pudessem indicar algo com CXB bom agradeço, mais benefício pq definitivamente não ligo pra RGB e essas firulas

desejo apenas que o WC seja eficiente e seguro, não dê dor de cabeça no uso geral, e não, não pretendo mexer com over.

Creio que galahad e afins 360mm
É o que farei

Pra refrigerar o 13900K no mínimo um Galahad ou Corsair 360mm mesmo não fazendo overclock.

BkRdgZf.jpg

Kaoft6i.jpg

Qtos pontos o 7950x faz?

Não me recordo agora mas é menos!

Vi aqui, é aprox. ~37500.

Está mto baixo esse 13900KF... tomara que renda mais na Z790, tem que colocar pelo menos uns 5~6K de pontos em cima da concorrência...

Vi aqui, é aprox. ~37500.

Está mto baixo esse 13900KF... tomara que renda mais na Z790, tem que colocar pelo menos uns 5~6K de pontos em cima da concorrência...
Deve dar pra expremer mais nas Z790 mas até que 85°C para um AIO (Arctic LiquidFreezer II 360 não foi nada mal mas claro que tem que saber a temperatura ambiente no teste.

Por coincidência, tava dando uma pesquisada nisso hoje. Não tive certeza de nada ainda.

Já percebi q:

Os AirCoolers não vão atender mais os cpus tops.

Overclock morreu (50W para 3-5% não é racional).

Nem todos os AIO 360mm dão conta do 12900k e 13900k/13700k. Achei q quase todos serviriam (sim, fui inocente…) ou seja, tem q usar os mais caros

Última edição:
Gigabyte confirma todos os 22 processadores Intel de 13ª geração

image.png

No total são 12 modelos Raptorlake, 5 Alderlake Refresh, 3 Alderlake puros e 2 modelos que podem ser ou Raptorlake ou Alderlake refresh (13400 e 13400F).

Dúvida cruel... vou fechar ainda hoje: 13700KF ou 13900KF...
Se a diferença de preço fosse menor, não havia dúvidas, no entanto, levando o i7, fica aquele gostinho de "podia ter pegado um i9" kkkkk

Se a diferença de preço fosse menor, não havia dúvidas, no entanto, levando o i7, fica aquele gostinho de "podia ter pegado um i9" kkkkk
To em cima do muro também, porém com gostinho de pegar o i7 kkk

Vou de 13700kf, com certeza mto melhor que meu 6700 kkkkk
Aí posso ir de B alguma coisa ne ja que nao farei over.

Última edição:

image.png

No total são 12 modelos Raptorlake, 5 Alderlake Refresh, 3 Alderlake puros e 2 modelos que podem ser ou Raptorlake ou Alderlake refresh (13400 e 13400F).
Acho que vou por meu 12400 a venda e esperar o 13700, que para mim é o melhor dos mundos, tem a mesma contagem de cores da linha 700, um clock menor e TDP menor, assim sendo mais fácil de domar a temp e com boa performance.

image.png

Os I3 abandonados, ficaram nos 4/8 ainda.

Os I5 ganharam up, vai ficar bem interessante a briga do C&B

aproveitando o 13700 para 13900 muda muito? ate dezembro vou escolher um , se for pouco vou no mais barato.

aproveitando o 13700 para 13900 muda muito? ate dezembro vou escolher um , se for pouco vou no mais barato.
Os benchs mostram uma diferença considerável em desempenho. Porém, a diferença de preço entre eles está muito grande.

Users who are viewing this thread

Voltar