Intel supostamente planejando Arrow Lake Refresh com núcleos 8P + 32E para estreia em 2025.
rrow Lake Refresh com 40 núcleos
O mais recente roteiro de CPU cliente da Intel foi apresentado por Moore's Law is Dead .
O vídeo reitera alguns rumores e solidifica as informações mais recentes sobre os planos da Intel para os próximos três anos. No entanto, quanto mais investigamos os rumores e os roteiros oficiais, mais vagas se tornam as informações. Portanto, discutir qualquer coisa além do Lago Panther parece injustificado. No entanto, o vídeo menciona algo que não foi discutido antes. A Intel parece estar preparando uma atualização da série de CPUs Arrow Lake.
Como sabemos, a Intel está prestes a anunciar sua série Core 14, conhecida como Raptor Lake Refresh. Isto marca o culminar da plataforma LGA1700, oferecendo melhorias modestas, como velocidades de clock mais altas e, no caso de um SKU (14700K), um aumento na contagem de núcleos. No entanto, enquanto antecipamos a próxima iteração de desktops, que utilizará o soquete LGA-1851, não podemos deixar de nos perguntar sobre os planos futuros da Intel.
Espera-se que a geração inicial de CPUs Arrow Lake, provavelmente parte da série de desktops Core Ultra 200, apresente 24 ou 26 núcleos (dependendo do método de contagem de núcleos). Esta arquitetura combina até 8 Lion Cove P-Cores, até 16 Skymont E-Cores e 2 Skymont E-cores dentro da matriz SoC. A Intel ainda não confirmou se esses núcleos SoC serão oficialmente comercializados ou disponíveis para todas as cargas de trabalho. Assim, por enquanto, é melhor excluí-los da contagem total de núcleos. No entanto, este não é o aspecto mais crucial.
A Intel está supostamente planejando uma atualização do Arrow Lake, que aparentemente manterá os mesmos tipos de nós e núcleos, mas dobrará o número de Skymont E-Cores, aumentando de 16 para 32. Esta situação reflete de perto o cenário visto com Alder Lake e Raptor Lake, onde os E-Cores também foram duplicados. Embora rumores sobre potenciais CPUs Arrow Lake de 40 núcleos tenham circulado antes, agora é sugerido que esta configuração será lançada com a versão Refresh em vez do lançamento inicial do Arrow Lake.
Espera-se que a segunda geração do Arrow Lake concorra com as futuras séries Ryzen 8000 ou mesmo 9000 da AMD, que também há rumores de adotar um design híbrido com configurações superiores a 24 núcleos. Arrow Lake Refresh provavelmente será a segunda série a ser lançada na plataforma LGA-1851. Não há indicação até agora de que Panther Lake se desviará deste soquete, o que implica que três séries de núcleos utilizarão o mesmo soquete.