• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Quando lançarem o Raptor Lake no final do ano que vem, aí compro o Alder Lake com DDR5 e no preço mais favorável daquele momento.

Acaber de pegar um 10700F num preço campeão...vai segurar até lá de boa.
eu tou com um 5600x ja querendo trocar pra um melhorzin pra 3080ti
sepa devo é ir num 5900x da vida kkk ate a prox gen pra diminuir o preço das ddr5
 

Gigabyte Z690 AORUS Master Motherboard Pictured In All Its Glory – Impressive Fins Array III Heatsink & E-ATX Form Factor Design​

 
meu 9900k ainda tá ótimo...

só troco se der alguma merda...

na verdade seria uma troca quase completa...
processador
memoria
placa mãe
fonte....
 
O que ferra são as DDR5. Além de estarem caríssimas, serão modelos bem fraquinhos devido à tecnologia ainda estar no início. Pagar caro por memórias fracas é osso.

Provavelmente em 2023 teremos algo melhor nesse quesito. Tô pensando em esperar Raptor lake mesmo e refazer a build completa com uma nvidia 4xxx.
 
eu tou com um 5600x ja querendo trocar pra um melhorzin pra 3080ti
sepa devo é ir num 5900x da vida kkk ate a prox gen pra diminuir o preço das ddr5
Você vai gastar o dobro do 5600X para dizer que tem um 5900X. Na prática não vai ganhar tanto assim nos jogos.
Não sei se compensa gastar essa grana para somente com uso em jogos.
 
Você vai gastar o dobro do 5600X para dizer que tem um 5900X. Na prática não vai ganhar tanto assim nos jogos.
Não sei se compensa gastar essa grana para somente com uso em jogos.
no meu caso que jogo joguinhos bem cpu bound ( new world / warzone/ destiny ) acho que teria um bom ganho sim
 

Intel confirma especificações móveis Alder Lake-P & H, publica guia de otimização de arquitetura híbrida para desenvolvedores​

Intel Alder Lake mobile confirmou até 14 núcleos​

A Intel lançou um guia do desenvolvedor para sua série 12ª Geração Core. O documento descreve as etapas necessárias para otimizar o software para arquiteturas híbridas, como Alder Lake.


Especificações do Alder Lake Mobile​

Intel Alder Lake contará com dois tipos de núcleos: Eficiente (pequeno) e Desempenho (grande). Cada tipo de núcleo terá sua finalidade e nem sempre devem ser usados para as mesmas tarefas. A empresa confirmou que a série Alder Lake-P, que substituirá Tiger Lake-U, oferecerá até 2 núcleos Performance e 8 núcleos Efficient (o A no diagrama se refere ao núcleo Atom). Ao mesmo tempo, a próxima geração da série H contará com 6 núcleos Performance e 8 núcleos Efficient.


Configurações de CPU Intel Alder Lake, Fonte: Intel

Todas essas configurações já foram mencionadas inúmeras vezes nos vazamentos. Na verdade, eles foram mostrados na própria apresentação da Intel no Architecture Day 2021. No entanto, eles nunca foram oficialmente anexados a nenhuma sub-série específica, como estão no novo documento.


Tipos de CPU Intel Alder Lake conforme mostrado no Architecture Day 2021, Fonte: Intel

Alder Lake com AVX512?​

O guia afirma que as CPUs Intel Alder Lake terão instruções AVX512, mas apenas quando os núcleos eficientes estiverem desativados. Cabe aos OEMs decidir se as opções do AVX512 devem estar disponíveis na CPU:


No entanto, foi rapidamente confirmado por Ian Cutress, da Anandtech, que isso é de fato um erro e que o guia logo será atualizado:

Cenários de otimização de Alder Lake​

O guia se concentra principalmente em implementações de software para CPUs híbridas. Ele fornece várias estratégias de otimização para o Alder Lake, incluindo falta de otimização, um “Cenário Bom” e o “Melhor Cenário”. De acordo com o documento, a falta de otimização não significa que a CPU será incapaz de distribuir cargas de trabalho para CPUs híbridas, que devem ser manipuladas por ThreadDirector de qualquer maneira, mas algumas podem ser distribuídas para os tipos errados de núcleos, caso o algoritmo de escalonamento não reconheça a tarefa.



“Golden Cove” (P-cores) e “Gracemont” (E-cores) apresentam caches L1 e L2 separados para que possam ser executados independentemente um do outro. O cache L3 (LLC) é compartilhado, Fonte: Intel

No “Cenário bom”, a Intel assume que o aplicativo estará ciente da arquitetura híbrida. As tarefas principais devem ter como alvo os núcleos de desempenho, enquanto os threads não essenciais e em segundo plano com prioridade mais baixa devem ter como alvo os núcleos Effcieent.

O “Melhor Cenário” fornece mais detalhes sobre quais cargas de trabalho devem ter como alvo especificamente os núcleos Efficient: Compilação de Shader, Mixagem de Áudio, Streaming de Ativos, Descompressão, Qualquer outro trabalho não crítico.


Cenários de otimização para Intel Alder Lake, Fonte: Intel

A Intel também está mencionando o desempenho em jogos da série Alder Lake-S para desktop especificamente. O que se destaca é a Intel finalmente admitindo que os jogos podem usar mais de seis a oito núcleos:

[…] Os jogos são um segmento crítico para Alder Lake-S (ADL-S), e nenhuma perda de desempenho é aceitável. Embora muitos jogos sejam vinculados à GPU, os principais títulos AAA operando em GPUs discretas de ponta costumam ser vinculados à CPU. Os jogos geralmente serão limitados pela CPU em um ou dois threads críticos e apresentarão um sistema de tarefas enumerado para as contagens de processador lógico ou físico . Como é difícil remover o trabalho das threads críticas do jogo, a Lei de Amdahl frequentemente impede o dimensionamento da contagem de núcleos além de seis a oito núcleos, mas isso não significa que os jogos não usem mais do que seis a oito threads / núcleos.

Alder Lake chegando a todos os segmentos de mercado de PC​

Os documentos também confirmam que Alder Lake será lançado para desktops, notebooks, ultrabooks e dispositivos 2 em 1, enquanto menciona apenas o primeiro lançamento agendado para o quarto trimestre de 2021:

Alder Lake estará disponível apenas em PCs desktop ou também em notebooks e outros formatos?
A plataforma Alder Lake estará disponível para desktops, notebooks, Ultrabooks e formatos conversíveis com vários SKUs.


Associação de caches com núcleos usando GroupID / Mask, também conhecido como máscara de grupo, Fonte: Intel

A série Intel 12th Gen Core “Alder Lake” será lançada em 4 de novembro, mas a empresa ainda não fez um anúncio formal em seu evento de inovação em 27 de outubro. Os SKUs móveis mencionados neste guia não devem chegar ao mercado até o primeiro trimestre do próximo ano.
 

Anúncio da Intel Alder Lake e pré-encomendas confirmadas para 27 de outubro, lançamento em 4 de novembro​

Data de lançamento da Intel confirmada: 4 de novembro​

Wccftech compartilha informações sobre as datas de embargo para a próxima série Intel 12th Gen Core.


Intel-Alder-Lake-600-1600x230.jpg


A Intel deve anunciar os processadores Alder Lake para desktop em 27 de outubro. Esta é a data de embargo listada no documento que vazou hoje. Além disso, as análises e vendas do produto (portanto, o lançamento definitivo) agora estão agendadas para 4 de novembro. O que isso significa é que temos uma confirmação em ambas as datas que já vinham sendo comentadas há muito tempo.

Embargos da Intel Alder Lake:

  • 27 de outubro às 9h Horário do Pacífico : anúncio, encomendas, propaganda,
  • 4 de novembro às 6h, horário do Pacífico : vendas e reviews


Embargos de Intel Alder Lake, Fonte: Wccftech

Além disso, o arquivo lista quais SKUs serão anunciados nesses dias, confirmando outro boato de que a Intel apenas adicionará 12ª Geração Core K e KF-Series à sua programação inicialmente.

Produtos sendo lançados em novembro:

  • Core i9-12900K e 12900KF,
  • Core i7-12700K e 12700KF,
  • Core i5-12600K e 12600KF,
  • Chipset Intel Z690
Não há nenhum vestígio dos chipsets H670, B660 e H610, nem qualquer menção aos SKUs TDP de 65W e 35W, como Core não K e T-Series. Dizia-se que eles seriam lançados no início do próximo ano.
 
Boa tarde, muito tempo que não monto um pc com processador intel, i7 10700 e uma asus Z490 tuf, existe necessidade de algum driver de chipset ? ou o windows faz tudo ?
 
Boa tarde, muito tempo que não monto um pc com processador intel, i7 10700 e uma asus Z490 tuf, existe necessidade de algum driver de chipset ? ou o windows faz tudo ?
No Windows 10 não precisei instalar nada adicional, reconheceu tudo com 10700F + Asus B560 TUF.
 
Não quero nem imaginar o preço da criança, mas é lindona:

ASUS-ROG-MAXIMUS-Z690-EXTREME-GLACIAL-1_videocardz.jpg
acho feio essas mobos com cheio de rgb e firula, minha tem pequeno e ja n curto
 
Última edição:


Intel testando no windows 11 sem patch pra AMD.. se for isso mesmo, um fail em jogos, com AMD lançando Ryzen refresh com 3D Cache.. sei não
 
Só esperar lançar para comprar, se achar no mercado
Teve anúncio oficial já:

Uma coisa que notei foi:
Memory support is listed as both DDR5-4800 and DDR4-3200, although systems will only support one or the other, for a maximum of 128 GB
Fiquei decepcionado com isso, não vejo pra que ir pra DDR5 se não for pra tirar vantagem da densidade de pentes maiores. Seguirei na AM4 até aparecerem conjuntos mainstream que suportem mais que os atuais 128gb que meu sistema suporta.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo