• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

tenho um i5 6600k, no site da intel fala que é 3.5/3.9ghz, mas não passa de 3.6ghz. tenho que fazer algum configuração para rodar a 5.9ghz? tenho placa z170. temp 3.6ghz em 55~60C.
3.9GHz turbo max = single core.
O turbo com todos os núcleos trabalhando é menor mesmo.

Provavelmente o seu deve ser configurado assim:

1C 3.9
2C 3.8
3C 3.7
4C 3.6

Já que tem uma Z170 e uma CPU "K" é só fazer overclock nela se quiser extrair mais da CPU.
 
  • Curtir
Reações: FXD
3.9GHz turbo max = single core.
O turbo com todos os núcleos trabalhando é menor mesmo.

Provavelmente o seu deve ser configurado assim:

1C 3.9
2C 3.8
3C 3.7
4C 3.6

Já que tem uma Z170 e uma CPU "K" é só fazer overclock nela se quiser extrair mais da CPU.
vlw pela info. coloquei 4.2ghz, opção mais baixa que achei no bios, joguei por 2h sem nenhum problema e temp boa.
 
vlw pela info. coloquei 4.2ghz, opção mais baixa que achei no bios, joguei por 2h sem nenhum problema e temp boa.
Se vc tiver um pouco de paciência e um chip relativamente decente com um OC manual vc deve conseguir colocar ele fácil a 4.5~4.6+
Mas 2 horas jogando infelizmente tá longe de ser qualquer garantia de estabilidade.
 

 

Me pergunto se no futuro meu 12900K vai valer mais por ter AVX512 no chip ainda
 
Galera, tive um infeliz problema com a compra na kabum. E acabaram cancelando por ter saído de estoque dois itens da compra, e já reembolsaram. Fiquei puto, pensei em brigar mas tava sem saco e só peguei o reembolso. Fui refazer a compra e vi que agora apareceram umas asus rog Strix z690 a. Vi que elas aparentemente são bem robustas. E gostei da cor branca que tem, porém, eu já ia de certeza pegar a aorus z690 pro d4 que é praticamente o mesmo preço e estou realmente em dúvidas qual das duas sai na vantagem. Alguém sabe algum comparativo entre as duas? Fucei no YT em alguns foruns e não achei.
 
Galera, tive um infeliz problema com a compra na kabum. E acabaram cancelando por ter saído de estoque dois itens da compra, e já reembolsaram. Fiquei puto, pensei em brigar mas tava sem saco e só peguei o reembolso. Fui refazer a compra e vi que agora apareceram umas asus rog Strix z690 a. Vi que elas aparentemente são bem robustas. E gostei da cor branca que tem, porém, eu já ia de certeza pegar a aorus z690 pro d4 que é praticamente o mesmo preço e estou realmente em dúvidas qual das duas sai na vantagem. Alguém sabe algum comparativo entre as duas? Fucei no YT em alguns foruns e não achei.
Diferença mais relevante entre as duas é que uma tem POST Code (Gigabyte) e a outra não, tirando isso é mais preferência por marca (se vc se importa com esse tipo de coisa) e visual.
A única vantagem vai tar em componentes que vc não vai ter controle sobre, ou seja se quer fazer OC a loteria tá na CPU e na RAM não na placa.
 
Diferença mais relevante entre as duas é que uma tem POST Code (Gigabyte) e a outra não, tirando isso é mais preferência por marca (se vc se importa com esse tipo de coisa) e visual.
A única vantagem vai tar em componentes que vc não vai ter controle sobre, ou seja se quer fazer OC a loteria tá na CPU e na RAM não na placa.
Acabei decidindo por ir de Gigabyte mesmo. Vi que tens a Elite AX pela assinatura. A única diferença dela para a elite normal é o wifi? Eu vi também uma coisa muito estranha na loja que explode:


Ta saindo por 2,699 nesse anúncio.


e praticamente 3k nesse.

A única diferença entre um anúncio e outro é a rev dela. :hmm:
 
Acabei decidindo por ir de Gigabyte mesmo. Vi que tens a Elite AX pela assinatura. A única diferença dela para a elite normal é o wifi? Eu vi também uma coisa muito estranha na loja que explode:


Ta saindo por 2,699 nesse anúncio.


e praticamente 3k nesse.

A única diferença entre um anúncio e outro é a rev dela. :hmm:
Todas duas são Rev 1.0 com DDR4, a kabum só colocou no titulo de uma e da outra não, as duas são a mesma placa com wifi e sim, a sem "AX" no nome é a mesma placa sem wifi.
 
Com o dólar "mais baixo" e os preços não caem, pelo contrário, estão de 100 a 200,00 mais caros que começo de ano para processadores e placas-mãe.

Estou de olho nesse modelo aqui Z690 por 1999,90 e 12400 por 1549,90:


De processador o 12400, porque quero video integrado, esse 12400 vai virar um segundo PC com uma B660 mais para frente, por hora estou só mirando no 12700K, mas está muito caro ainda.

Se somar os 2 itens dá R$ 3550.

Agora, tem o kit a venda por R$ 3299,99, que -5% desc de cupom = R$ 3150. Acho que foi o melhor que encontrei até agora.




Galera, tive um infeliz problema com a compra na kabum. E acabaram cancelando por ter saído de estoque dois itens da compra, e já reembolsaram. Fiquei puto, pensei em brigar mas tava sem saco e só peguei o reembolso. Fui refazer a compra e vi que agora apareceram umas asus rog Strix z690 a. Vi que elas aparentemente são bem robustas. E gostei da cor branca que tem, porém, eu já ia de certeza pegar a aorus z690 pro d4 que é praticamente o mesmo preço e estou realmente em dúvidas qual das duas sai na vantagem. Alguém sabe algum comparativo entre as duas? Fucei no YT em alguns foruns e não achei.
A maioria das ROG STRIX não são DDR5 ? Melhor conferir se o modelo é DDR4.
 
Última edição:
Com o dólar "mais baixo" e os preços não caem, pelo contrário, estão de 100 a 200,00 mais caros que começo de ano para processadores e placas-mãe.

Estou de olho nesse modelo aqui Z690 por 1999,90:

De processador o 12400, porque quero video integrado se esse 12400 virar a segundo PC com uma B660 mais para frente, por hora estou mirando no 12700K, mas está muito caro ainda.



A maioria das ROG STRIX não são DDR5 ? Melhor conferir se o modelo é DDR4.
Dólar sobe = aumento no mesmo dia, dólar abaixa = daqui a 3 meses quem sabe vem uma promo né? :bem:

E a Strix-A que ele falou (modelo que é preto e branco) é ddr4.
 
De processador o 12400, porque quero video integrado, esse 12400 vai virar um segundo PC com uma B660 mais para frente, por hora estou só mirando no 12700K, mas está muito caro ainda.
Esperando uma promo do 12700k + Z690 tuf/tomahawk barateza pra fechar o combo, haha.
 
Ta realmente muito caro, to mirando nesse upgrade já desde dezembro: 12700k + alguma mobo aceitável pra over, quero aprender over e me aventurar rs, ao mesmo tempo que trabalho e jogo esporadicamente no mesmo pc, mas os preços só sobem mesmo!

Ouve uma pequena promo que durou acredito no máximo 2 dias na kabum, que foi o 12700k por R$ 2.799, e no dia que fui comprar a promo tinha literalmente desaparecido. :miau:
Foi o momento onde vi ele mais barato, acredito que na black teve algo melhor, mas de qualquer forma ta insano fazer upgrade de hardware, só estou fazendo agora porque to necessitado pra trabalhar. Ai pra completar as memórias que tinha pego na compra que foi cancelada pela kabum ficaram sem estoque, tá horrível de achar 2x16 d50 ou dominator 3600mhz. To quase metendo 4x8 e vendo no que da.
 
Esse 12700k está muito quente, também o clima e meu gabinete não ajuda, mas do nado ele está 69c jogando e da um pico de 80c e volta na hora para uns 74, é normal isso?

Alguém pode indicar uma curva de fan para o processador?
 
Esse 12700k está muito quente, também o clima e meu gabinete não ajuda, mas do nado ele está 69c jogando e da um pico de 80c e volta na hora para uns 74, é normal isso?

Alguém pode indicar uma curva de fan para o processador?
As variações instantâneas de temperatura de acordo com o load são normais e é até algo positivo, se vc tiver a 30 graus em idle, aplicar um stress test por 2 segundos e sua temperatura subir pra digamos 90 graus assim que vc cancelar o teste ele já volta pra 30.

A curva de fan vai depender bastante do seu cooler e da sua tolerância a barulho e como vc usa air cooler os fans do gabinete importam bastante também.
Eu deixaria algo em torno de 70% pra 75 graus e 100% pra 90.
Ta realmente muito caro, to mirando nesse upgrade já desde dezembro: 12700k + alguma mobo aceitável pra over, quero aprender over e me aventurar rs, ao mesmo tempo que trabalho e jogo esporadicamente no mesmo pc, mas os preços só sobem mesmo!

Ouve uma pequena promo que durou acredito no máximo 2 dias na kabum, que foi o 12700k por R$ 2.799, e no dia que fui comprar a promo tinha literalmente desaparecido. :miau:
Foi o momento onde vi ele mais barato, acredito que na black teve algo melhor, mas de qualquer forma ta insano fazer upgrade de hardware, só estou fazendo agora porque to necessitado pra trabalhar. Ai pra completar as memórias que tinha pego na compra que foi cancelada pela kabum ficaram sem estoque, tá horrível de achar 2x16 d50 ou dominator 3600mhz. To quase metendo 4x8 e vendo no que da.
Vengeance pro tá de 1160 reais:

 
Ai pra completar as memórias que tinha pego na compra que foi cancelada pela kabum ficaram sem estoque, tá horrível de achar 2x16 d50 ou dominator 3600mhz. To quase metendo 4x8 e vendo no que da
Por que prefere 2x16gb? Por causa de overclock? Eu prefiro particularmente x4, so pelo toc de ter todos slots preenchidos hahahahah
 
Por que prefere 2x16gb? Por causa de overclock? Eu prefiro particularmente x4, so pelo toc de ter todos slots preenchidos hahahahah
Ter os 4 slots preenchidos vai ter arrancar 400~600MT/s facilmente, dificultar algumas latências de serem apertadas ao maximo e pedir muito mais voltagem no controlador de memória pra segurar uma configuração com performance inferior.
 
Esse 12700k está muito quente, também o clima e meu gabinete não ajuda, mas do nado ele está 69c jogando e da um pico de 80c e volta na hora para uns 74, é normal isso?

Alguém pode indicar uma curva de fan para o processador?
Um water cooler deixa a temperatura mais estável, evita esses picos.

Devido a esses problemas de temperatura e a série raptor lake ainda vai continuar nos 10nm, acho que a melhor opção é esperar o lançamento dos Ryzen 7000 que vão ser em 5nm. A Apple já está nos 5nm com o M1 dando uma aula de desempenho e baixo consumo de energia, a AMD logo vai estar nos 5nm e a intel vai continuar nos 10nm com o raptor lake, os problemas com temperaturas tendem a piorar nos raptor lake. A Intel decidiu até esconder a litografia que usa nos processadores, agora estão chamando 10nm de "intel 7" o que é vergonhoso.

583080
 
Um water cooler deixa a temperatura mais estável, evita esses picos.

Devido a esses problemas de temperatura e a série raptor lake ainda vai continuar nos 10nm, acho que a melhor opção é esperar o lançamento dos Ryzen 7000 que vão ser em 5nm. A Apple já está nos 5nm com o M1 dando uma aula de desempenho e baixo consumo de energia, a AMD logo vai estar nos 5nm e a intel vai continuar nos 10nm com o raptor lake, os problemas com temperaturas tendem a piorar nos raptor lake. A Intel decidiu até esconder a litografia que usa nos processadores, agora estão chamando 10nm de "intel 7" o que é vergonhoso.

583080
Vc sabe que os fabricantes já banalizaram totalmente o termo "litografia de não sei quantos nm" e que isso tá longe de representar a real densidade de transistores do chip né?
Que quanto maior a densidade de transistores de um chip tem mais difícil é dissipar o calor devido a grande quantidade de transistores em uma área menor?
Que a eficiência diminui drasticamente a medida que os clocks sobem?

Isso vale pra todos os fabricantes.
 
As variações instantâneas de temperatura de acordo com o load são normais e é até algo positivo, se vc tiver a 30 graus em idle, aplicar um stress test por 2 segundos e sua temperatura subir pra digamos 90 graus assim que vc cancelar o teste ele já volta pra 30.

A curva de fan vai depender bastante do seu cooler e da sua tolerância a barulho e como vc usa air cooler os fans do gabinete importam bastante também.
Eu deixaria algo em torno de 70% pra 75 graus e 100% pra 90.

Vengeance pro tá de 1160 reais:

Tô pensando em mudar para um Water cooler, um bom claro, para vê se diminui pelo menos uns 6c.
Antes eu colocava a fan em idle para aumentar acima de 60c, como a temperatura subia do nada, o cooler aumentava e isso me incomodou um pouco, do nada aquele barulho do cooler, tive que diminuir um pouco a rotação das fans
 
Tô pensando em mudar para um Water cooler, um bom claro, para vê se diminui pelo menos uns 6c.
Antes eu colocava a fan em idle para aumentar acima de 60c, como a temperatura subia do nada, o cooler aumentava e isso me incomodou um pouco, do nada aquele barulho do cooler, tive que diminuir um pouco a rotação das fans
Não tem a opção de fan hysteresis na sua bios? Se tiver coloca uns 5~10 graus assim ele vai manter o fan speed em vez de ficar variando a velocidade loucamente junto com a da CPU e quando vc parar de jogar e esfriar ele desce.
 
Ta realmente muito caro, to mirando nesse upgrade já desde dezembro: 12700k + alguma mobo aceitável pra over, quero aprender over e me aventurar rs, ao mesmo tempo que trabalho e jogo esporadicamente no mesmo pc, mas os preços só sobem mesmo!

Ouve uma pequena promo que durou acredito no máximo 2 dias na kabum, que foi o 12700k por R$ 2.799, e no dia que fui comprar a promo tinha literalmente desaparecido. :miau:
Foi o momento onde vi ele mais barato, acredito que na black teve algo melhor, mas de qualquer forma ta insano fazer upgrade de hardware, só estou fazendo agora porque to necessitado pra trabalhar. Ai pra completar as memórias que tinha pego na compra que foi cancelada pela kabum ficaram sem estoque, tá horrível de achar 2x16 d50 ou dominator 3600mhz. To quase metendo 4x8 e vendo no que da.
12700K no lançamento, a Pichau vendeu em promo da BF por R$ 2027,00 e como era a noite não consegui pagar pelo limite noturno do pix, que ódio eu tive.
Esse preço nunca mais, mesmo se foi erro do estagiário naquele dia...
 
Tô pensando em mudar para um Water cooler, um bom claro, para vê se diminui pelo menos uns 6c.
Antes eu colocava a fan em idle para aumentar acima de 60c, como a temperatura subia do nada, o cooler aumentava e isso me incomodou um pouco, do nada aquele barulho do cooler, tive que diminuir um pouco a rotação das fans
eu uso o FanControl pra controlar as fans e ele tem opções de histerese

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo