[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Vc sabe que os fabricantes já banalizaram totalmente o termo "litografia de não sei quantos nm" e que isso tá longe de representar a real densidade de transistores do chip né?
Que quanto maior a densidade de transistores de um chip tem mais difícil é dissipar o calor devido a grande quantidade de transistores em uma área menor?
Que a eficiência diminui drasticamente a medida que os clocks sobem?

Isso vale pra todos os fabricantes.
Quanto menor os nm dos transistors menos energia eles desperdiçam e é possível colocar um número maior de transistors no chip o que tende a tornar o processador mais poderoso. Os Raptor lake vão ter que ferver para superar os concorrentes usando 5nm, nessa geração a intel ainda foi bem contra os de 7nm da AMD mas 10nm contra 5nm já não coloco muita fé, diferença significativa.

Não tem a opção de fan hysteresis na sua bios? Se tiver coloca uns 5~10 graus assim ele vai manter o fan speed em vez de ficar variando a velocidade loucamente junto com a da CPU e quando vc parar de jogar e esfriar ele desce.

eu uso o FanControl pra controlar as fans e ele tem opções de histerese

vou baixar a o programa do amigo aqui e depois falo com voces

a intel ainda foi bem contra os de 7nm da AMD mas 10nm contra 5nm já não coloco muita fé, diferença significativa.
esses números já não significam mais nada e a arquitetura mudou também.

Por curiosidade, segue a evolução do node:

10th gen = 14nm+++++++++++++++
11th gen = 10nm fake
12th gen = 10nm
13th gen = 10nm ESF 'Intel 7' process node

Além da qtd de transistores, o IPC também é importante, assim como a eficiência consumoXcalor.

Última edição:
Quanto menor os nm dos transistors menos energia eles desperdiçam e é possível colocar um número maior de transistors no chip o que tende a tornar o processador mais poderoso. Os Raptor lake vão ter que ferver para superar os concorrentes usando 5nm, nessa geração a intel ainda foi bem contra os de 7nm da AMD mas 10nm contra 5nm já não coloco muita fé, diferença significativa.
O porém é que, justamente por ter transistores menores e mais deles, a densidade de transistores fica muito maior, oq gera um ponto focal de calor muito alto com uma área de superfície menor para esfriar.

Oq é mais fácil de esfriar com aquele dissipador de um cooler de pc, uma ponta de agulha minúscula a 100º, ou um bloco de metal maior também a 100º?

esses números já não significam mais nada e a arquitetura mudou também.

Por curiosidade, segue a evolução do node:

10th gen = 14nm+++++++++++++++
11th gen = 10nm fake
12th gen = 10nm
13th gen = 7nm

Além da qtd de transistores, o IPC também é importante, assim como a eficiência consumoXcalor.
13th gen ainda vai continuar em 10nm, que agora eles chamam de intel 7 para confundir as pessoas! A própria Intel já disse que só vão lançar cpu de 7nm em 2023 com o meteor lake.

13th gen ainda vai continuar em 10nm, que agora eles chamam de intel 7 para confundir as pessoas! A própria Intel já disse que só vão lançar cpu de 7nm em 2023 com o meteor lake.
Realmente, fui checar...a 13th gen ainda vai no "10nm ESF 'Intel 7' process node", complicado isso.

Oq é mais fácil de esfriar com aquele dissipador de um cooler de pc, uma ponta de agulha minúscula a 100º, ou um bloco de metal maior também a 100º?
Neste caso, a ponta da agulha, pois tendo ambos a 100°C significa que a potência a dissipar é menor. :coolface:

Brincadeiras à parte, o raciocínio por trás é esse mesmo. 100W numa ponta de agulha são muito mais difíceis de dissipar do que 100W numa superficie ampla, e é por isso que vemos coolers certificados 250W tendo dificuldades em dar conta do recado .

As variações instantâneas de temperatura de acordo com o load são normais e é até algo positivo, se vc tiver a 30 graus em idle, aplicar um stress test por 2 segundos e sua temperatura subir pra digamos 90 graus assim que vc cancelar o teste ele já volta pra 30.

A curva de fan vai depender bastante do seu cooler e da sua tolerância a barulho e como vc usa air cooler os fans do gabinete importam bastante também.
Eu deixaria algo em torno de 70% pra 75 graus e 100% pra 90.

Vengeance pro tá de 1160 reais:

Eu vi essas vengeance achei elas muito feias, eu sou frescurento quando estou renovando setup kk, mas se não aparecerem as outras, vai ser ela mesmo. Até porque trabalho com o pc e não posso esperar tanto pra fazer essa atualização.
Por que prefere 2x16gb? Por causa de overclock? Eu prefiro particularmente x4, so pelo toc de ter todos slots preenchidos hahahahah
Eu nunca fiz over, mas quero começar a me aventurar e 2 pentes como Tho disse, é o ideal pra subir. Tbm tenho o toc dos 4 slots, mas dessa vez vou me controlar e nesse ponto pelo menos prezar pela performance acima da estética, o que não consigo é pente de memória estranho ou que parece nave espacial kkk

Eu vi essas vengeance achei elas muito feias, eu sou frescurento quando estou renovando setup kk, mas se não aparecerem as outras, vai ser ela mesmo. Até porque trabalho com o pc e não posso esperar tanto pra fazer essa atualização.

Eu nunca fiz over, mas quero começar a me aventurar e 2 pentes como Tho disse, é o ideal pra subir. Tbm tenho o toc dos 4 slots, mas dessa vez vou me controlar e nesse ponto pelo menos prezar pela performance acima da estética, o que não consigo é pente de memória estranho ou que parece nave espacial kkk
D50 2x16:

Dominator platinum 2x16 (3200 mas parece ser rev.b também):

The Core i7-1185G7 (Tiger Lake) took a significantly more hard hit to capacity performance. The outcomes showed 35.6% in the OSBench test and 34.1% lower execution in the Flexible IO Tester. Once again, processes that don't depend on I/O or systems administration do not show critical execution loss. These incorporate gaming, internet perusing, and other day-to-day assignments.

Phoronix noticed that AMD processors are not protected from BHI even though advanced Zen chips now influence Retpolines. The issue is that AMD's LFENCE/JMP-based execution of Retpolines isn't sufficient to battle off BHI, so the chipmaker is moving to standard Retpolines. The effect of the change for AMD processors is obscure, yet Phoronix is directing new tests to discover if there are any effects.

Ninguém está livre desse contexto e a AMD pior ainda neste caso...

AMD Strategy For Spectre V2 Vulnerability Noted As “Inadequate”, Up To 54% Drop In CPU Performance. AMD is moving forward with a "generic" Retpoline approach to fix insufficient procedures to ward off BHI vulnerability

Última edição:
ta boa essa temperatura?
gabinete fechado

ta boa essa temperatura?
gabinete fechado

Com meu WC de 360mm + pasta Grizzly Kryonaut (pasta espalhada por todo o IHS) não passa de 65 com stress AVX em frequencia stock, seu gabinete tem quantos Fans? Espalhou a pasta pelo IHS do CPU todo ou só colocou uma gota no meio?

Ninguém está livre desse contexto e a AMD pior ainda neste caso...

AMD Strategy For Spectre V2 Vulnerability Noted As “Inadequate”, Up To 54% Drop In CPU Performance. AMD is moving forward with a "generic" Retpoline approach to fix insufficient procedures to ward off BHI vulnerability

Eu já tinha postado esse link lá no tópico da AMD, afinal de contas não tinha motivo para postar aqui ele, como não também não tinha sentido postar o da Intel lá.

Caramba, o NH-D15 não segura esse I7 sem dar thermal throttling:oops:

Vc fez OC, liberou os limites de energia ou está em stock?
Está com undervolt ainda, só nao sei se fiz certo hahaha, aqui na minha cidade está um calor do caramba, muito calor mesmo aí está atingindo essas temperaturas
Está apenas com uv, vou até conferir se ainda está com uv
Com meu WC de 360mm + pasta Grizzly Kryonaut (pasta espalhada por todo o IHS) não passa de 65 com stress AVX em frequencia stock, seu gabinete tem quantos Fans? Espalhou a pasta pelo IHS do CPU todo ou só colocou uma gota no meio?
Tem 4 fans, duas na frente de 140mm da akasa, uma atrás de 120mm e uma no teto de 140mm da corsair, antes tinha uma em cima do noctua, mas tive que retirar por causa do gabinete ser menor e não coube

ta boa essa temperatura?
gabinete fechado
88 graus de media pra 74W tá absurdo mesmo aqui pra bater 88 graus eu preciso de mais de 240W, tenta dar uma calibrada no undervolt e descer o maximo possível a voltagem até onde conseguir manter a estabilidade, aqui pra segurar 4.7P/3.7E eu preciso de 1V em load no P95, obviamente não é regra já que cada CPU é diferente mas da pra tentar valores próximos a isso.

ta boa essa temperatura?
gabinete fechado
Dei uma pesquisada e os aircoolers bons, com ambiente aproximadamente em 21C, o 12700K tem atingido na casa dos 75~78C em 100% full load, alguns batendo na casa dos 84C.

No verão, com esse calor que está fazendo, não duvido que fique entre 80C a 90C num gabinete fechado, se não estiver bem ventilado.

Fico na dúvida se o 12700K não é o tipo de CPU que definitivamente precisa de water cooling.

88 graus de media pra 74W tá absurdo mesmo aqui pra bater 88 graus eu preciso de mais de 240W, tenta dar uma calibrada no undervolt e descer o maximo possível a voltagem até onde conseguir manter a estabilidade, aqui pra segurar 4.7P/3.7E eu preciso de 1V em load no P95, obviamente não é regra já que cada CPU é diferente mas da pra tentar valores próximos a isso.
deixei assim o undervolt, vê se está certo fazendo o favor.
nao conheco nada de UV de processador
BF é o único jogo que da uns picos de temperatura para cima de 82C, joguei warzone e ficou na casa dos 70C e nao deu pico de temperatura.
questao de performance está como se tivesse em stock
Dei uma pesquisada e os aircoolers bons, com ambiente aproximadamente em 21C, o 12700K tem atingido na casa dos 75~78C em 100% full load, alguns batendo na casa dos 84C.

No verão, com esse calor que está fazendo, não duvido que fique entre 80C a 90C num gabinete fechado, se não estiver bem ventilado.

Fico na dúvida se o 12700K não é o tipo de CPU que definitivamente precisa de water cooling.
ta muito calor aqui na minha cidade, em idle a temperatura está ficando em 43c, eu evito até jogar de tarde por causa do calor.
um dos motivos que pensei em voltar para Water cooler é esse ar quente,
coloquei todas as fans em 100% quando passar de 70c

deixei assim o undervolt, vê se está certo fazendo o favor.
nao conheco nada de UV de processador
BF é o único jogo que da uns picos de temperatura para cima de 82C, joguei warzone e ficou na casa dos 70C e nao deu pico de temperatura.
questao de performance está como se tivesse em stock
Tá certo, é a mesma config básica que te passei daquela vez, agora pra agressivar mais na voltagem eu recomendo usar os V/F points já que um offset negativo mais agressivo que isso na curva inteira pode deixar o pc instável em idle.

um dos motivos que pensei em voltar para Water cooler é esse ar quente,
Quando sair uma promo vou comprar o 12700K e penso em usar um water cooler com ele, porém nunca comprei e nem usei um, estou meio perdido a tantas opções disponíveis.

Vi que water cooler consome energia, algumas specs falam de até 200W, é isso mesmo ?
Faz muita diferença entre 2x fan de 140 para 3x fans de 120 ?
O barulho é perceptível e chega a incomodar ?

Vi que water cooler consome energia, algumas specs falam de até 200W, é isso mesmo ?
200W onde, não seria o TDP maximo?
O meu consome 5.5W com a bomba no max, e até 3W por fan se estiverem em RPM maximo (uso 4).
Faz muita diferença entre 2x fan de 140 para 3x fans de 120 ?
Não, por experiência própria +/- 1 a 2 graus de diferença em favor de um ou de outro, então considero margem de erro, não gosto de usar review como argumento mas em vários dá ver esse mesmo comportamento, um exemplo:

A maior diferença é que o WC de 360 faz mais barulho por usar fans de 120mm.
O barulho é perceptível e chega a incomodar ?
Barulho da bomba é imperceptível pelo menos nos modelos da corsair que já testei, já o dos fans começa a se pronunciar por volta dos 1200RPM+

Última edição:
Tá certo, é a mesma config básica que te passei daquela vez, agora pra agressivar mais na voltagem eu recomendo usar os V/F points já que um offset negativo mais agressivo que isso na curva inteira pode deixar o pc instável em idle.
antes eu tinha colocado apenas offsetmode e agora eu coloquei adaptive+offset mode, parece que diminui um poucos os picos de temperatura

200W onde, não seria o TDP maximo?
O meu consome 5.5W com a bomba no max, e até 3W por fan se estiverem em RPM maximo (uso 4).

Não, por experiência própria +/- 1 a 2 graus de diferença em favor de um ou de outro, então considero margem de erro, não gosto de usar review como argumento mas em vários dá ver esse mesmo comportamento, um exemplo:

A maior diferença é que o WC de 360 faz mais barulho por usar fans de 120mm.

Barulho da bomba é imperceptível pelo menos nos modelos da corsair que já testei, já o dos fans começa a se pronunciar por volta dos 1200RPM+
estou inclinado a usar um de 2x 140, vi um modelo da Corsair 115i, mas não sei se é preparado para LGA1700.

pelo que vi:

(*Intel LGA1700 is supported with purchase of CW-8960091 spare part.)

meu objetivo é um que tenha um bom resultado e não faça muito barulho.
nao farei OC.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar