Bom, hoje chegou o combo novo, uma B660M AORUS PRO AX DDR4 e um i5-12400F!
Tive que formatar e reinstalar tudo de novo (tava até agora fazendo isso), pq configurei a entrada no Windows por PIN, e com a mudança de hardware, ele não me deixava logar usando o mesmo PIN. Só que pra mudar, precisa de acesso a internet, e não sei pq diabos, o Windows não consegue instalar drivers básicos pras duas placas de rede (LAN e Wi-Fi) da Intel que vem na mobo. Aí o jeito foi fazer tudo do zero, o que foi até bom, apesar de cansativo.
Sobre o combo, tô amplamente satisfeito com ambos. A mobo é bem sólida, único ajuste significativo que precisei fazer na BIOS foram alguns pequenos ajustes nas memórias. As configs da CPU ficaram todas no automático, e o resultado achei excelente. O vCore não passa de 1.1 V, o pico de potência do CPU Package rodando o Cinebench foi de uns 80 W, com as temps ali na casa dos 65 graus. Em jogos, é melhor ainda. No God of War que é um sanguessuga de CPU, a potência não passa dos 50 W, e as temps ali na casa dos 50 graus.
Tô com uma potência maior do que o combo anterior, com Z270 e 7700K, e ainda com consumo e temps menores. O fato da mobo ter wi-fi e bluetooth também achei ótimo, me livrei do cabo de rede, e agora posso conectar periféricos pelo bluetooth (teclado, controle do Xbox, headset, etc.).
Peguei num kit upgrade da Kabum, saiu por uns 2.8K. Comprei na sexta e chegou hoje aqui no interior de Pernambuco. Tomara que dure mais uns 5 anos feito o último durou!