[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, estou pesquisando sobre montar outro computador tem uns meses, já decidi que vou de Intel 12, estou na dúvida ainda se pego um 12600k(não faço over) ou um 12700f.
Apareceu uma Asus Tuf Gaming B660M-PLUS Wifi D4 por R$ 1.500, vale a pena?
Não vou pegar o processador agora, vou pegar daqui dois meses, quero pagar a vista.

Restante da configuração, fonte RM650, RTX 2060, monitor fullhd 144hz

Rapaz, se brincar ele nem precisa de por 1.40v pra 3800 dependendo do chip. Por exemplo, nas minhas eu consigo 3733MHz com a voltagem stock de 1.35, que é a voltagem dela em 3000MHz.

As minhas são as da assinatura.
Esqueci de falar, 3800~4000/16 alterando absolutamente todas as secundárias e terciárias possíveis com max tREFI.
Pessoal, estou pesquisando sobre montar outro computador tem uns meses, já decidi que vou de Intel 12, estou na dúvida ainda se pego um 12600k(não faço over) ou um 12700f.
Apareceu uma Asus Tuf Gaming B660M-PLUS Wifi D4 por R$ 1.500, vale a pena?
Não vou pegar o processador agora, vou pegar daqui dois meses, quero pagar a vista.

Restante da configuração, fonte RM650, RTX 2060, monitor fullhd 144hz
Pelos preços atuais o 12700F vale bem mais que o 12600K, 200 reais de diferença só, e a B660M Aorus Pro por 1600 é bem mais placa.

Controlador dos Alder Lake é bem superior a todos os outros ddr4 no geral, se suas Rev.E são aquelas crucial 8GB 3200, colocar 3800~4000 em Gear1 com 1T 1.40~1.45V é bem fácil e isso com sub timings mais relacionados ao IMC bem mais baixos do que dava em qualquer outra geração, já experimentei essas memórias em um 12600K e o resultado ficou por ai.
Show de bola então, vou manter as memórias. Se conseguir @3800 CL16 com subtimings apertados (posso seguir os mesmos parâmetros que uso no Ryzen?) já está ótimo.

Show de bola então, vou manter as memórias. Se conseguir @3800 CL16 com subtimings apertados (posso seguir os mesmos parâmetros que uso no Ryzen?) já está ótimo.
Nem todos são iguais em intel e outros dá pra descer mais, no fim das contas o que da mais performance de imediato é diminuir o tRFC o maximo possível e rodar o tREFI no maximo possível.

Bom, hoje chegou o combo novo, uma B660M AORUS PRO AX DDR4 e um i5-12400F!

Tive que formatar e reinstalar tudo de novo (tava até agora fazendo isso), pq configurei a entrada no Windows por PIN, e com a mudança de hardware, ele não me deixava logar usando o mesmo PIN. Só que pra mudar, precisa de acesso a internet, e não sei pq diabos, o Windows não consegue instalar drivers básicos pras duas placas de rede (LAN e Wi-Fi) da Intel que vem na mobo. Aí o jeito foi fazer tudo do zero, o que foi até bom, apesar de cansativo.

Sobre o combo, tô amplamente satisfeito com ambos. A mobo é bem sólida, único ajuste significativo que precisei fazer na BIOS foram alguns pequenos ajustes nas memórias. As configs da CPU ficaram todas no automático, e o resultado achei excelente. O vCore não passa de 1.1 V, o pico de potência do CPU Package rodando o Cinebench foi de uns 80 W, com as temps ali na casa dos 65 graus. Em jogos, é melhor ainda. No God of War que é um sanguessuga de CPU, a potência não passa dos 50 W, e as temps ali na casa dos 50 graus.

Tô com uma potência maior do que o combo anterior, com Z270 e 7700K, e ainda com consumo e temps menores. O fato da mobo ter wi-fi e bluetooth também achei ótimo, me livrei do cabo de rede, e agora posso conectar periféricos pelo bluetooth (teclado, controle do Xbox, headset, etc.).

Peguei num kit upgrade da Kabum, saiu por uns 2.8K. Comprei na sexta e chegou hoje aqui no interior de Pernambuco. Tomara que dure mais uns 5 anos feito o último durou!

Galera para colocar em dual channel na Aorus Pro B660 2 modulos, é A2 e B2? N entendi a config nessa placa mãe, DDR4

Galera, voltando um pouco com relação as gerações hoje tenho um i5 10400.
Acham que os i910900 do aliexpress prestam? Queria já um "K" pra aproveitar a mobo aqui

Vi que tem alguns com preços bons, pra mim as vezes aqui bate 100% cpu, acharia o upgrade válido (uso pra trabalho).

Hoje o meu i5 10400 está com o boost até 4ghz

Última edição:
Galera, voltando um pouco com relação as gerações hoje tenho um i5 10400.
Acham que os i910900 do aliexpress prestam? Queria já um "K" pra aproveitar a mobo aqui

Vi que tem alguns com preços bons, pra mim as vezes aqui bate 100% cpu, acharia o upgrade válido (uso pra trabalho).

Hoje o meu i5 10400 está com o boost até 4ghz
Prestam sim, se o preço estiver bem melhor que aqui eu pegaria sem medo.

Essa mobo pede um "K" mesmo

Prestam sim, se o preço estiver bem melhor que aqui eu pegaria sem medo.

Essa mobo pede um "K" mesmo
Vi alguns mais baratos que são "es", pelo que vi o clock é menor também... doidera

Vou garimpar melhor isso e ver, se eu vender a gpu aqui vou ver o upgrade

Vi alguns mais baratos que são "es", pelo que vi o clock é menor também... doidera

Vou garimpar melhor isso e ver, se eu vender a gpu aqui vou ver o upgrade
É como o Tho95 citou, se for desbloqueado para OC é de boa, pq vc vai conseguir subir os clocks, se for bloqueado é furada pq os clocks são baixos.

Tem vídeos no Youtube sobre, da uma olhada, acho que vale a pena.

B660 ProArt DDR4 tá de 1600 (1520 com cupom de aniversario) na loja que explode, uma boa alternativa full size a B660M Aorus Pro que é M-ATX, além de ser uma melhor placa no geral está no mesmo preço:

B660 ProArt DDR4 tá de 1600 (1520 com cupom de aniversario) na loja que explode, uma boa alternativa full size a B660M Aorus Pro que é M-ATX, além de ser uma melhor placa no geral está no mesmo preço:

O 12900 (non-K) já foi lançado? Ele seria uma opção bem interessante com essa mobo para produtividade (assumindo que viria por menos de 4k)

Por esse preço tá excelente, mas se eu fosse de Intel iria preferir um modelo com vídeo integrado ao invés dos F. Nessas mobos tb modelos K não fazem muito sentido, e geralmente o ganho com OC acaba sendo negligível pra muitas coisas de produtividade, por isso acho que o 12900 comum seria o mais interessante.

Por esse preço tá excelente, mas se eu fosse de Intel iria preferir um modelo com vídeo integrado ao invés dos F. Nessas mobos tb modelos K não fazem muito sentido, e geralmente o ganho com OC acaba sendo negligível pra muitas coisas de produtividade, por isso acho que o 12900 comum seria o mais interessante.
Também só compro se tiver vídeo integrado, arriscado demais ficar com o pc encostado se der algum problema na GPU, já sobre os modelos K na B660 até tem um uso, da pra ligar o MCE e travar os clocks no turbo+undervolt pra diminuir o power o que já da um ganho em cima de stock.

Também só compro se tiver vídeo integrado, arriscado demais ficar com o pc encostado se der algum problema na GPU, já sobre os modelos K na B660 até tem um uso, da pra ligar o MCE e travar os clocks no turbo+undervolt pra diminuir o power o que já da um ganho em cima de stock.
Mas esses ganhos são relevantes para atividades além de games? Pergunta honesta, muitas dessas coisas só fazem ganhar 5~10 fps e melhorar as mínimas, mas as vezes acabam sendo irrelevantes pra outras coisas.

Mas esses ganhos são relevantes para atividades além de games? Pergunta honesta, muitas dessas coisas só fazem ganhar 5~10 fps e melhorar as mínimas, mas as vezes acabam sendo irrelevantes pra outras coisas.
Vc citou a questão de produtividade ali em cima então tava focando mais nisso que em games já que qualquer MHz que vc ganha vai diminuir tempos de render e tal, obviamente existe um beneficio em jogos mas provavelmente vai ser menos relevante que em aplicativos pesados que usam toda a CPU.

Sei que cinebench não é base pra comparar nada mas aqui em stock fica na casa dos 22900~23100 pontos, com MCE ligado 24800~25000 pontos e com o OC manual 26900~27100 pontos, esse ganho não se reflete de maneira proporcional em jogos (a memória afetou bem mais nesse ponto) então ainda existe uma margem pra ganhos em aplicativos que vão exigir sempre 100% da CPU.

Vc citou a questão de produtividade ali em cima então tava focando mais nisso que em games já que qualquer MHz que vc ganha vai diminuir tempos de render e tal, obviamente existe um beneficio em jogos mas provavelmente vai ser menos relevante que em aplicativos pesados que usam toda a CPU.

Sei que cinebench não é base pra comparar nada mas aqui em stock fica na casa dos 22900~23100 pontos, com MCE ligado 24800~25000 pontos e com o OC manual 26900~27100 pontos, esse ganho não se reflete de maneira proporcional em jogos (a memória afetou bem mais nesse ponto) então ainda existe uma margem pra ganhos em aplicativos que vão exigir sempre 100% da CPU.
Obg pelo esclarecimento, perguntei mais pq testei PBO no meu 5950x e os ganhos foram pífios pra ser bem sincero (coisa de 10~20 segundos a menos em um compile de 10~15 minutos), aí tava com a impressão do meu post anterior.

Obg pelo esclarecimento, perguntei mais pq testei PBO no meu 5950x e os ganhos foram pífios pra ser bem sincero (coisa de 10~20 segundos a menos em um compile de 10~15 minutos), aí tava com a impressão do meu post anterior.
Só mais um detalhe extra que esqueci de citar, o que o MCE (multi core enhancement) faz é setar o turbo single core pra todos os cores aqui por exemplo seria ir de 4.7 pra 5.0 nos P-Cores e 3.6 pra 3.8 nos E-Cores, obviamente a voltagem fica acima do necessário por isso citei a necessidade de undervolt ali em cima.

Na décima segunda geração não teremos problema em usar por exemplo um i5 12400f com uma h610m-d d4 procede a informação Arnaldo ? Pelo visto esses processadores estão consumindo menos energia, e não sobrecarregando mais a placa mãe como acontecia nas gerações anteriores vide vídeos do hardware unboxed e cia

Na décima segunda geração não teremos problema em usar por exemplo um i5 12400f com uma h610m-d d4 procede a informação Arnaldo ? Pelo visto esses processadores estão consumindo menos energia, e não sobrecarregando mais a placa mãe como acontecia nas gerações anteriores vide vídeos do hardware unboxed e cia
A B660 mais podrona da asrock (bem parecida com essa asus prime) praticamente morre se vc deixar o power limit destravado no 12600k pra cima, não acredito que vá acontecer nada com um 12400F com power limit ativo mas ainda assim investiria em uma placa mais decentinha, essas mobos que mais parecem folhas de papel nunca dão certo.

A B660 mais podrona da asrock (bem parecida com essa asus prime) praticamente morre se vc deixar o power limit destravado no 12600k pra cima, não acredito que vá acontecer nada com um 12400F com power limit ativo mas ainda assim investiria em uma placa mais decentinha, essas mobos que mais parecem folhas de papel nunca dão certo.

O 12600k é outro nível, tem mais núcleos, consome muito mais e etc, achei um BR testando o 12400f na h610m pelo que eu vi foi de boa, incluindo teste de stress medindo a temperatura.

tenho um i5 6600k, no site da intel fala que é 3.5/3.9ghz, mas não passa de 3.6ghz. tenho que fazer algum configuração para rodar a 5.9ghz? tenho placa z170. temp 3.6ghz em 55~60C.

Users who are viewing this thread

Voltar