[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

O próximo Intel Raptor Lake Refresh ainda deve fazer parte da série Core da 13ª geração

"Os documentos que vazaram antes não descreviam completamente como a Intel nomearia seus produtos de CPU para consumidores comuns. No entanto, os dados recém-compartilhados agora podem explicar o que acontecerá com a série Core em um futuro próximo: Um novo gráfico para suporte de hardware OpenVPL (Biblioteca de processamento de vídeo) lista a série 'Futuro: Intel Core de 14ª geração' como MTL/Meteor Lake. Embora não haja menção à próxima atualização do Raptor Lake, esse codinome está associado apenas à série Core da 13ª geração. Isso significa essencialmente é que a série da 14ª geração não deve mais ser associada ao Raptor Lake Refresh, a menos que algum pequeno rebranding ocorra posteriormente.

INTEL-METEOR-LAKE-14TH-GEN-CORE-1.jpg


A próxima série Core de desktop para consumidores da Intel provavelmente adotará nomenclatura de produto semelhante à série móvel. Agora, pode-se esperar um SKU Core i9-13950K ou algo semelhante que faria parte do Raptor Lake Refresh. O roteiro vazado mencionou apenas o Raptor Lake-S Refresh para desktops, sem planos diretos para séries móveis. Mais importante ainda, a plataforma da série 700 existente permanecerá como está, o que significa que a Intel agora terá duas gerações e uma atualização (portanto, três ondas de lançamentos de SKU) para sua plataforma LGA1700 existente.

INTEL-RAPTOR-LAKE-REFRESH.jpg


Enquanto o roteiro for considerado, o Intel Raptor Lake Refresh deve ser lançado no terceiro trimestre deste ano. Enquanto isso, o Meteor Lake para desktop não deve aparecer tão cedo."
RPL- Refresh é puro meme, o unico que se salva é o I7(vai virar 8+12), MTL também é zzz... unico hypavel é ARL.
 
Boa tarde, qual placa mae me recomendam para um i3 13100f?
 
RPL- Refresh é puro meme, o unico que se salva é o I7(vai virar 8+12), MTL também é zzz... unico hypavel é ARL.
Se ganhar dos AMD continua sendo meme?
 
Se ganhar dos AMD continua sendo meme?
Si, RPL-Refresh é a mesma coisa que o antecessor, e os ganhos de ST em MTL são bem Infimos x RPL, o Grande update da Intel é em Arrow-Lake.
Sem contar que a MTL vai ser tipo RKL e AKL em 2021, vai ser sucedido rapidamente por um produto bem melhor.
 
Si, RPL-Refresh é a mesma coisa que o antecessor, e os ganhos de ST em MTL são bem Infimos x RPL, o Grande update da Intel é em Arrow-Lake.
Sem contar que a MTL vai ser tipo RKL e AKL em 2021, vai ser sucedido rapidamente por um produto bem melhor.

Como você sabe que o refresh é um meme?

1) E se tiver DLVR que já era para ter?
2) Melhorias no IMC da DDR5

Clock mais alto por conta de refinamento/binnagem e melhor administração energética, 8000MT/s virando realidade no air em 4 slots, 9000@36 no looping em 2 slots, me parece muito bom e plausível de acontecer.
 
Como você sabe que o refresh é um meme?

1) E se tiver DLVR que já era para ter?
2) Melhorias no IMC da DDR5

Clock mais alto por conta de refinamento/binnagem e melhor administração energética, 8000MT/s virando realidade no air em 4 slots, 9000@36 no looping em 2 slots, me parece muito bom e plausível de acontecer.
Pq vai continuar sendo RPL.
Não é como se eu dissesse que o RPL Refresh são ruins btw, só acho que são memes pq são deveras skipaveis e os ganhos serão infimos, é em ARL que vai ser o Grande pulo da Intel e esse vem no final do ano que vem então é bem Melhor esperar.
 
Pq vai continuar sendo RPL.
Não é como se eu dissesse que o RPL Refresh são ruins btw, só acho que são memes pq são deveras skipaveis e os ganhos serão infimos, é em ARL que vai ser o Grande pulo da Intel e esse vem no final do ano que vem então é bem Melhor esperar.
Tb tô achando q vão ser skipaveis. Não vejo como espremer muito mais os RPL. Obviamente, falo como leigo. Talvez quem venha da 11a e 12a goste, mas quem já está na 13a não verá muita diferença. Vamos aguardar….
 
Tb tô achando q vão ser skipaveis. Não vejo como espremer muito mais os RPL. Obviamente, falo como leigo. Talvez quem venha da 11a e 12a goste, mas quem já está na 13a não verá muita diferença. Vamos aguardar….


Cada nova geração de CPU lançada não é para quem tem a ultima sair atualizando, pois não vai sentir muita diferença.

Mas quem esta com uma CPU muito defasada(Intel 7/8/9Gen), melhor ir de Intel 14Gen se já estiver no mercado.

Creio que a cada 4 ~ 5 gerações da para sentir uma diferença significativa. Já nas GPUs, a cada 3 gerações percebe grande mudança. Quem migrar de GTX 1080 para RTX 4080 vai sentir muito
 
Cada nova geração de CPU lançada não é para quem tem a ultima sair atualizando, pois não vai sentir muita diferença.

Mas quem esta com uma CPU muito defasada(Intel 7/8/9Gen), melhor ir de Intel 14Gen se já estiver no mercado.

Creio que a cada 4 ~ 5 gerações da para sentir uma diferença significativa. Já nas GPUs, a cada 3 gerações percebe grande mudança. Quem migrar de GTX 1080 para RTX 4080 vai sentir muito
Como eu que sai de um 5930k pra um 13900kf, mas as temperaturas me assustaram um pouco!
 
Pq vai continuar sendo RPL.
Não é como se eu dissesse que o RPL Refresh são ruins btw, só acho que são memes pq são deveras skipaveis e os ganhos serão infimos, é em ARL que vai ser o Grande pulo da Intel e esse vem no final do ano que vem então é bem Melhor esperar.
MTL/ARL tem design de chiplet e a Intel não tem a mesma experiência da AMD nessa área, espere problemas, refresh é o último monolítico, o "segredo" da Intel não ter ido para a vala, rei do e-sports.

Só o DLVR promete até 20% de eficiência adicional, sem contar o processo de binagem, não acho que venha pouca coisa aí

AMD podia estar 10% na frente, pegaria o Intel por ser monolítico.

Vou skippar Intel com o MTL/ARL e talvez pegue AMD se comprar algo, for para pegar chiplet que seja com quem entende...
 
MTL/ARL tem design de chiplet e a Intel não tem a mesma experiência da AMD nessa área, espere problemas, já o refresh é o último monolítico, o "segredo" da Intel não ter ido para a vala, rei do e-sports.

Só o DLVR promete até 20% de eficiência adicional, sem contar o processo de binagem, não acho que venha pouca coisa aí

AMD podia estar 10% na frente, pegaria o Intel por ser monolítico.

Vou skippar Intel com o MTL/ARL e talvez pegue AMD se comprar algo, se for para pegar chiplet que seja com quem entende...
MTL não é Skippavel por ser Chiplet tho é Skippavel por não ter bons ganhos acima de RPL, os ganhos são mais em eficiência devido ao novo node e na GPU(pelo menos no Mobile), ARL é mais Interessante é quando a Intel vai fazer boas mudanças e com isso vai ter ganhos acimas de dois digitos em ST.
Pior que o Design de Chiplet da Intel é bem Básico até(exceto nas GPUs de datacenter), pra eles fazerem cagadas vão ter que se esforçar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tb tô achando q vão ser skipaveis. Não vejo como espremer muito mais os RPL. Obviamente, falo como leigo. Talvez quem venha da 11a e 12a goste, mas quem já está na 13a não verá muita diferença. Vamos aguardar….
Yep, só vale a Pena fazer mudanças assim quando a Diferença é Grande, Tipo Zen2->Zen3, fora isso são bem skippaveis, Zen4 msm acho bem skippavel pulos não são tão grandes, exceto nos 3d claro, Zen5 tho...bem mais promissor praticamente um Novo Core.
 
Si, RPL-Refresh é a mesma coisa que o antecessor, e os ganhos de ST em MTL são bem Infimos x RPL, o Grande update da Intel é em Arrow-Lake.
Sem contar que a MTL vai ser tipo RKL e AKL em 2021, vai ser sucedido rapidamente por um produto bem melhor.
Eu não bato o martelo, falaram tanto que Zen 4 iria destruir a Intel, 5nm e não sei o que, resultado? Veio Ryzen 7000 e perdeu pra Intel 13th, só recuperou a coroa na maior parte dos games agora com 3D V-Cache.
 
MTL não é Skippavel por ser Chiplet tho é Skippavel por não ter bons ganhos acima de RPL, os ganhos são mais em eficiência devido ao novo node e na GPU(pelo menos no Mobile), ARL é mais Interessante é quando a Intel vai fazer boas mudanças e com isso vai ter ganhos acimas de dois digitos em ST.
Pior que o Design de Chiplet da Intel é bem Básico até(exceto nas GPUs de datacenter), pra eles fazerem cagadas vão ter que se esforçar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Yep, só vale a Pena fazer mudanças assim quando a Diferença é Grande, Tipo Zen2->Zen3, fora isso são bem skippaveis, Zen4 msm acho bem skippavel pulos não são tão grandes, exceto nos 3d claro, Zen5 tho...bem mais promissor praticamente um Novo Core.
Só de ir dos 14nm para 10nm já houveram cagadas, a qualidade não é mais a mesma, processadores com defeito era raro, agora não, chipset também houveram cagadas muito grandes na Z690, os problemas de USB/PCI nas placas atingem todas as fabricantes e são parecidos, caso das i226 que repetiram parte da cagada, os PUMA da vida, a Intel já não é mais a mesma coisa.

Na minha opinião, quem for de MTL/ARL vai ser beta tester da Intel!

Se tiver 5% de ganho no stock e um IMC melhor, eu já tento não skippar, só chiplet me broxa...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu não bato o martelo, falaram tanto que Zen 4 iria destruir a Intel, 5nm e não sei o que, resultado? Veio Ryzen 7000 e perdeu pra Intel 13th, só recuperou a coroa na maior parte dos games agora com 3D V-Cache.
13900KS acertadinho e uma memória 8400@C34 é tudo de bom, no delid então é só felicidade

Chiplet + 3D para e-sports é uma linha vermelha, não recomendo...
 
Caras, vocês acham que vale a pena ainda dar uma sobrevida ao DDR4 aqui ou partir para DDR5? O kit 2x16 que tenho aqui são 4133MHz CL19(Meu processador só sobe até 3600), estou pensando em ir de 13900k + z790 DDR4 daqui um tempo. Geralmente fico 3~4 anos com o mesmo processador. E ano que vem pegar uma 4090 provavelmente.
 
Caras, vocês acham que vale a pena ainda dar uma sobrevida ao DDR4 aqui ou partir para DDR5? O kit 2x16 que tenho aqui são 4133MHz CL19(Meu processador só sobe até 3600), estou pensando em ir de 13900k + z790 DDR4 daqui um tempo. Geralmente fico 3~4 anos com o mesmo processador. E ano que vem pegar uma 4090 provavelmente.

Não é mais sensato fazer o UP de processador depois que pegar a 4090? Até lá vão existir outras opções de CPU no mercado.

GPU >>> CPU
 
Caras, vocês acham que vale a pena ainda dar uma sobrevida ao DDR4 aqui ou partir para DDR5? O kit 2x16 que tenho aqui são 4133MHz CL19(Meu processador só sobe até 3600), estou pensando em ir de 13900k + z790 DDR4 daqui um tempo. Geralmente fico 3~4 anos com o mesmo processador. E ano que vem pegar uma 4090 provavelmente.
Kitão do full hd

13900k, z790 MSI (Edge / Tomawank) ou Asus (Z690 Strix / Z790 Strix), Ram B-die (Asgard é barata se sua não for)

13900ks, Z790 EDGE i + Z790 AORUS ELITE AX (Sorte) + Z790 TACHYON + Z790 APEX+ Z790 DARK, DDR5 Klevv 5600 (Superbuy) + DDR SK Hynix 5600 Green Stick (AA é melhor que BA e custa o mesmo, vende no Ali) + Renegade 6800/7200

Fiz baseado que você vai querer o melhor e joga competitivamente por causa do monitor de 240hz, logicamente o DDR5 é bem mais caro, para baratear vai ter que pegar uma Z790 EDGE i (vende na Performance Solutions) ou tentar a sorte na Aorus, DDR4 tem um caldo muito bom, se o IMC do 13900k for normal se vai pegar 4100@15 fácil na Bdie, pode chegar a 4400@16

Você também pode optar por esperar o lançamento do refresh no final do ano (agosto em diante) e ver como vai ficar...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não é mais sensato fazer o UP de processador depois que pegar a 4090? Até lá vão existir outras opções de CPU no mercado.

GPU >>> CPU
Depende do que a pessoa quer, e-sports o processador é muito mais importante que a GPU...
 
AVX 512 e IA Cores chegou primeiro nos Notebooks.

Nos Desktop chegaram nos Intel 11Gen.


Acelerador Gaussiano e Neural (GNA) da Intel® é um bloco de acelerador de ultrabaixa potência, projetado para executar cargas de trabalho de IA centradas em áudio e velocidade. O GNA Intel® é projetado para executar redes neurais baseadas em áudio com ultrabaixa potência, além de aliviar simultaneamente a CPU dessa carga de trabalho.

Um novo conjunto de tecnologias de processador embutido, desenvolvidas para acelerar os casos de uso de aprendizado profundo de IA. Esse conjunto amplia as Intel® AVX-512 (Intel® Advanced Vector Extensions 512) com uma nova VNNI (Vector Neural Network Instruction — Instrução vetorial de rede neural), que aumenta bastante o desempenho de inferência do aprendizado profundo, em relação às gerações anteriores.

i7 11700 Desktop
i7-11700.jpg


i7 11800h Mobile
i7-11800h.jpg


i7 12700 desktop

i7-12700.jpg
Vamos voltar à origem dessa discussão infundada, e parar de usar material de marketing e ir direto ao que realmente é: Os processadores da Intel não possuem "IA-cores", o que eles possuem (em sua grande maioria mobile) são os aceleradores IPU e GNA. Além desses, o VNNI para acelerar processamento de redes neurais.

O primeiro, citado na imagem do 11800H como "Image Processing Unit", existe desde os Skylake mobile e têm como propósito cuidar da câmera, processar a imagem vindo dela para desafogar o CPU (na verdade realiza a mesma tarefa só que com um consumo muito menor, não necessariamente mais rápido). Ou seja, nada de aceleração na manipulação de imagem para outros propósitos (como pacotes Adobe), muito menos para aprendizado de máquina (e consequentemente, aprendizado profundo) fora desse propósito, apenas para aprender sobre o que a câmera enxerga, como logins através de reconhecimento facial, por exemplo.

O segundo, que aparece em todas as imagens, o Acelerador Gaussiano e Neural é utilizado para suprimir ruídos e melhorar a qualidade do som capturado pelo microfone. Mais uma vez este é o único propósito dele, acelerar algo que o CPU pode muito bem fazer mas por questões de economia de energia (o GNA surgiu para processadores de notebook) ele existe e não consegue ser externado para manipulação livre de áudio em programas de terceiros (como o Audacity). O uso do GNA atualmente é ser empregado junto do IPU e MIPI em programas de vídeo-conferência, como o Skype.

Por fim, o AVX-512 e o "Intel DL Boost". O primeiro surgiu na (quase inexistente) 9ª geração (apesar de ter nomenclatura de 8ª) mobile e chegou no desktop com a 11ª (que foi um backport/die-expand da 10ª para 14nm) mas desapareceu rapidamente dado seu impacto negativo no desempenho e consumo do conjunto, que na época não trouxe a velocidade de adoção que a Intel esperava. Esse conjunto sobrevive nos Xeons e futuros HEDTs, mas para o consumidor comum (desk e mobile) ela não existe mais; O segundo é um nome mercadológico da Intel para o VNNI (Instruções Vetoriais de/para Redes Neurais), e existe em duas implementações, uma em cima do AVX-512 (Xeons e Ice/Tigerlake) e outra em cima do AVX2 (Alder/Raptor/Meteor/Arrow/Lunarlake), logo é possível ter o VNNI mesmo com a ausência do AVX-512, como mostra a imagem do i7 12700.

Então não, o IPU e o GNA não podem ser utilizados para agilizar IA, apenas o VNNI (e a versão presente nos processadores desktop/mobile da 12ª geração em diante são mais lentos que a versão da 11ª geração). Sabendo disso e corrigindo desinformações, vamos para o próximo...


Nos Servidores Data Center, para fazer funcionar Inteligencia Artificial da Intel;
É PRECISO ter;
- Intel Xeon com AVX 512 e Intel Deep Learning
- Intel GPU dedicada
O erro aqui é "para fazer funcionar", só um CPU faria tudo isso sem a necessidade de GPU, e olhe que chamar de GPU na verdade é errado, isso é mais marketing, pois elas nem processam uma saída de imagem, são puramente aceleradores vetoriais. Logo para se ter um desempenho decente, equiparável aos concorrentes, deve-se utilizar um conjunto de processador com AVX-512 e com um acelerador vetorial (aka, GPU). A Intel é óbvio que vai dizer que para se ter um ótimo desempenho se faz necessário utilizar o conjunto dela, logo suas "GPUs", então a frase correta aqui não é "é preciso ter", e sim "é recomendável ter".

dayllann

No proprio site da Intel explica que aprendizado de maquina ou IA como preferirem, PRECISA de uma GPU compativel e o Intel Deep Learning Boost.

[...]
Aqui explica de forma SIMPLES o porque é preciso combinar CPU + GPU para tarefas complexas :melior4:

FDFDFD.jpg



Mas eu to vendo que é uma discussão perdida, pq ninguém aqui esta a fim de aprender com a propria documentação da Intel :haha:

O EGO de vocês reluta muito em aprender algo novo de alguem em um forum ein, que coisa infantil
Que bela imagem, ela deixa bem clara o que disse no parágrafo anterior: "ACELERANDO", ou seja, é possível fazer tudo isso sem o auxílio da GPU, mas será mais rápido caso se use uma, em casos específicos (como a documentação da própria Intel deixa claro). Então não, não se é exigido usar essa combinação, não se faz necessário, a Intel fala dessa maneira como forma de marketing para vender seu conjunto ou suas GPUs para quem já utiliza seus processadores, ponto.

Por fim, a discussão foi perdida pois você insistiu em desinformar, baseando-se em materiais mercadológicos e não analisando o que fala, você veio com um entendimento errôneo já formado e sem nenhuma intenção de aprender, só de trollar (basicamente foi isso) e trazer as mesmas imagens umas três vezes. O seu EGO não o deixa ver nem se aprofundar para constatar seu erro... para você só lhe deixo sua própria imagem, you won :v
 
Como você sabe que o refresh é um meme?

1) E se tiver DLVR que já era para ter?
2) Melhorias no IMC da DDR5

Clock mais alto por conta de refinamento/binnagem e melhor administração energética, 8000MT/s virando realidade no air em 4 slots, 9000@36 no looping em 2 slots, me parece muito bom e plausível de acontecer.
memória padrão deve subir do 5600MHz para 6400MHz.
 
Você acha que tudo que esta escrito nos sites da Intel, AMD e Nvidia são marketing, logo não devemos levar a serio o que os textos nos sites dizem :que:

Intel Deep Learning esta presente nos Intel 12/13 Gen, de acordo com o proprio site da Intel, será que eles estão mentindo ?

Me diz como a Intel vai competir contra a Nvidia se ela não lançar sua propria linha de GPU Data Center ?? Você acha que é possivel um Intel Xeon competir contra Nvidia H100 e A100 Tensor Core ?...

As GPUs Nvidia são dependentes dos Intel Xeon e AMD Epyc. Porque é tão ruim assim a Intel se lançar no mercado de GPU Data Center para competir contra a Nvidia ?



fddgf.jpg

As APIs participam sim do aprendizado de maquina


Tem muitos arquivos mostrando com as iGPUs da Intel trabalham com IA..

Enfim, tudo que eu mostrar são só propagandas enganosas da Intel mesmo, tudo que esta no site da Intel é propaganda enganosa, então não adianta mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Caras, vocês acham que vale a pena ainda dar uma sobrevida ao DDR4 aqui ou partir para DDR5? O kit 2x16 que tenho aqui são 4133MHz CL19(Meu processador só sobe até 3600), estou pensando em ir de 13900k + z790 DDR4 daqui um tempo. Geralmente fico 3~4 anos com o mesmo processador. E ano que vem pegar uma 4090 provavelmente.


O problema de vc ter monitor acima dos 120hz, é que vc depende de estar em constante upgrade para manter os FPS em 240hz.

Vai fazer diferença vc rodar os jogos em 120hz para 240hz ? que valha a pena gastar tanta grana assim todos os anos ?
 
Enfim, tudo que eu mostrar são só propagandas enganosas da Intel mesmo, tudo que esta no site da Intel é propaganda enganosa, então não adianta mesmo.
Interessante como seu tom mudou, como você ignorou tudo que foi dito e ainda martela os mesmos erros, além de se fazer de coitado. Vou tentar por partes dessa vez para ver se fica mais claro:


Você acha que tudo que esta escrito nos sites da Intel, AMD e Nvidia são marketing, logo não devemos levar a serio o que os textos nos sites dizem :que:
O que estamos dizendo é que você tem que parar de levar material de marketing ao pé da letra, independente de qual fabricante seja, e usar a cabeça para separar o que é verdade e o que não é.


Intel Deep Learning esta presente nos Intel 12/13 Gen, de acordo com o proprio site da Intel, será que eles estão mentindo ?
Eu respondi isso no comentário anterior, mas pelo visto não entrou na sua cabeça pois você já tem seu pensamento formado e não tem intenção de aprender.

Intel Deep Learning = VNNI, e ele pode ser executado através do AVX-512 de forma plena ou AVX2 com desempenho reduzido, e os processadores da Intel a partir da 12ª geração possuem esta forma reduzida e "emulada", chamada de AVX-VNNI (que utiliza VEX ao invés de EVEX, só acessa 16 registradores e usa um vetor de 256bits, além de não possuir registradores de opmask).

Caso queira documentos provando, aqui o conjunto de instruções da Intel, pode se deleitar nas quase 200 páginas que fala disso, ou pode focar nestes trechos:
https://cdrdv2-public.intel.com/671...tion-set-extensions-programming-reference.pdf

vnni.png



Me diz como a Intel vai competir contra a Nvidia se ela não lançar sua propria linha de GPU Data Center ?? Você acha que é possivel um Intel Xeon competir contra Nvidia H100 e A100 Tensor Core ?...

As GPUs Nvidia são dependentes dos Intel Xeon e AMD Epyc. Porque é tão ruim assim a Intel se lançar no mercado de GPU Data Center para competir contra a Nvidia ?
Ninguém aqui está dizendo que a Intel não deve competir, muito pelo contrário, quanto mais players melhor, só de que não é obrigatório se ter uma GPU, ainda mais da Intel, para processar tarefas relacionadas à IA/ML/DL. Por mais versátil que o AVX-512 seja, esse conjunto de instruções é praticamente uma forma desorganizada de simular o processamento de uma GPU no CPU, a grosso modo, então não tem como um CPU ter desempenho de uma placa especializada em calcular vetores (até por isso estas placas são chamadas de aceleradores).



O QuickSync é realmente bom, nada a ser dito aqui, tanto que muitos que compraram a primeira investida real no mercado de dGPUs da Intel, a linha ARC, foram justamente com o propósito de encodar/decodificar videos para produção e/ou reprodução de conteúdos (e não pela capacidade gráfica dela). No mais, o video fala de usar a iGPU para desafogar a dGPU em caso de streaming, mas em nenhum momento é tocado no assunto IA :v


fddgf.jpg

As APIs participam sim do aprendizado de maquina


Tem muitos arquivos mostrando com as iGPUs da Intel trabalham com IA..
Algumas APIs permitem um tipo de acesso de ML, como o DX12 permite o DirectML e o OpenCL permite um monte de outros... onde foi que falei que APIs não permitem? E a iGPU da Intel trabalha com IA da mesma forma que qualquer outra placa de video, basta possuir/computar FP16 ou INT16, INT8 ou até INT4 que terá sua gama de tipos de IA para funcionar, basta ter uma API/Software decente que permita se acessar esses recursos (cof cof, o da AMD não presta, cof cof). O que falei é simples, não é obrigatório ter uma iGPU para se fazer IA, algo que você martelou e está completamente equivocado. Vejamos suas próprias palavras:

"Inteligencia Artificial nas CPUs Intel e CPUs AMD precisam de 3 ITENS essenciais para acontecer;
AVX 512
iGPU na CPU
IA Cores


As CPUs F e KF da Intel que não tem iGPU infelizmente ficaram de fora e rodaram softwares e Games sem a presença de IA."
Tudo aqui está errado, os IA-cores (GNA e IPU) da Intel são uma piada (na verdade, o foco delas é para video-chamadas) e não se fazem necessário, o AVX-512 nem existe mais no desktop por parte da Intel e tudo que uma iGPU pode oferecer para essa área de IA, uma dGPU fará melhor (ainda mais se for da NVIDIA), principalmente por ter muito mais memória, e dedicada. Segundo essas suas linhas, toda a linha da 13ª geração da Intel, inclusive o i9 13900KS, ficariam de fora de rodar softwares e games com IA.




Então o Adobe não usa IA em seus produtos :ahh:

Resumo do video: Bla bla bla... tenho uma RTX2060, e mesmo ela é lenta em alguns filtros. Bla bla bla... filtros de redes neurais. Bla bla bla... alguns são processados na nuvem e não no seu computador.

Moral do video: O Photoshop utiliza a GPU para agilizar o processamento através do CUDA e/ou OpenCL, e no processador se faz necessário apenas SSE4.2 ou AVX2. Em nenhum lugar a suite Adobe/Photoshop/Sensei utiliza(m) o GNA, VNNI, AVX-512 ou especificamente a iGPU para "inteligência artificial". Mais alguma auto-contradição?

PS: O @igormp respondeu que a Adobe não utiliza os IA-Cores da Intel (GNA e IPU) e o VNNI, e nisso ele está correto. Leia novamente a sua pergunta e a resposta dele:
> E os softwares da Adobe já tem 2 anos que fazem uso de IA Cores dos Intel.
> Não usam, só tem uma cartilha deles de 4 anos atrás falando do suporte ao OpenVino no Sensei, e usam somente OpenCL, sem suporte ao GNA.
 
Última edição:
tenho um colega que tem Notebook só com Intel 12Gen e usa Adobe Neutral Filter sem RTX...

E isso só é possivel a partir dos Intel 11Gen. Pois antes meu colega tinha um Intel i7 9700 e não tinha suporte.


Enfim, cada um acha o que quiser achar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
tenho um colega que tem Notebook só com Intel 12Gen e usa Adobe Neutral Filter sem RTX...

E isso só é possivel a partir dos Intel 11Gen. Pois antes meu colega tinha um Intel i7 9700 e não tinha suporte.
Os filtros Neurais da adobe demandam conexão com a internet, são processados na nuvem e não local.

Ele pode até ter adobe crackeado e copiar os filtros para pasta local, mas vão ficar grey-out.

Muitos filtros de Photoshop, Premiere e After usam biblioteca quicksync da iGPU para aceleração.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo