[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Aqui no escritório temos um 12900 e um 13900. Os dois montados com o ILM da thermalright (nunca foram montados com o suporte original) . Zero problemas. Uns dizem q não ajuda (respeito a opinião) mas eu acho q, por 50 lulacoins, vale a pena não se aborrecer.
Eu só não instalei por medo de fazer uma merda mesmo, mas tá aqui de qualquer forma.

Assim que o meu chegou, fiz questão de instalar. Nem arrisquei instalar o processador sem ele. E está mantendo ótimas temperaturas.
rqEAQTB.jpg

2iqE6D0.png

Assim que o meu chegou, fiz questão de instalar. Nem arrisquei instalar o processador sem ele. E está mantendo ótimas temperaturas.
rqEAQTB.jpg

2iqE6D0.png
criando coragem para comprar e por um desses num 13700.

Eu só não instalei por medo de fazer uma merda mesmo, mas tá aqui de qualquer forma.
Foi vc q deixou cair uma gota de suor na placa mãe?

criando coragem para comprar e por um desses num 13700.
Man, se não deu problema até agora, vc tá de boa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Precisa lembrar da minha depressão? :oremos:
Toda vez q monto um pc eu lembro. Esse mês montei 3 (sou o técnico oficial da família, só faço questão de montar bebendo um vinho).

Aqui também peguei um contact frame logo assim que comprei o processador. Usei o processador antes do frame chegar por uns 10 dias sem nenhum problema, mas não quis arriscar e reinstalei com o frame assim que chegou. No meu caso deu uma diferença de uns 3~4 graus, nada muito absurdo, mas tá valendo.

m0ItcTa.png

Man, se não deu problema até agora, vc tá de boa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Toda vez q monto um pc eu lembro. Esse mês montei 3 (sou o técnico oficial da família, só faço questão de montar bebendo um vinho).
Se passar em SSA te pago uma garrafa pra fazer o serviço.

Se passar em SSA te pago uma garrafa pra fazer o serviço.
Com certeza faria 🙌🏻 Montei um 13600k + 10700k + Ryzen 3600.

Edit: bebendo e falando da vida dos outros 💪🏻

Com certeza faria 🙌🏻 Montei um 13600k + 10700k + Ryzen 3600.

Edit: bebendo e falando da vida dos outros 💪🏻

Eu gosto de montar coisas, mas tenho uma mão amaldiçoada, principalmente para parafusinhos e coisas sensíveis, acho que fui uma bola de demolição na vida passada. Por enquanto aquele problema do Suor não apareceu mais, porém no futuro vou trocar por um SSD melhor, noto que o Steam o download sobe até certo nível e desce por uns segundos repetindo, isso é diminuição de capacidade do SSD?

Galera me tirem uma dúvida por favor, apareceu uma z790 no preço muito bom mas segundo o vendedor o slot a2, b2 da memória não funciona, mas colocando no a1, b1 funciona normalmente , porém no manual do fabricante diz para usar justamente o a2 b2 para 2 memórias.

Vou usar 2 pentes de 16gb ddr5 vou ter perca de performance usando assim? Tem algum problema será!?

Obrigado.

Galera me tirem uma dúvida por favor, apareceu uma z790 no preço muito bom mas segundo o vendedor o slot a2, b2 da memória não funciona, mas colocando no a1, b1 funciona normalmente , porém no manual do fabricante diz para usar justamente o a2 b2 para 2 memórias.

Vou usar 2 pentes de 16gb ddr5 vou ter perca de performance usando assim? Tem algum problema será!?

Obrigado.
DDR5 não precisa de dois pentes pra funcionar o dual channel, ao contrário do DDR4. Essa recomendação deve ser porque o par de slots do mesmo canal é justamente A1/B1 e A2/B2, para o dual channel funcionar com memória DDR4. Como módulos DDR5 têm 2 canais independentes de 32 bits cada, não sei se essa recomendação ainda faz sentido.

Ainda assim, acho arriscado pegar essa mobo, pois com o tempo os dois slots que funcionam podem dar defeito também com o tempo.

Última edição:
DDR5 não precisa de dois pentes pra funcionar o dual channel, ao contrário do DDR4. Essa recomendação deve ser porque o par de slots do mesmo canal é justamente A1/B1 e A2/B2, para o dual channel funcionar com memória DDR4. Como módulos DDR5 têm 2 canais independentes de 32 bits cada, não sei se essa recomendação ainda faz sentido.

Ainda assim, acho arriscado pegar essa mobo, pois com o tempo os dois slots que funcionam podem dar defeito também com o tempo.
Não é assim que funciona, mesmo cada canal independente tendo 32bits, eles tem metade da velocidade cada, então usar 1 único pente ainda é single channel em termos práticos e vc vai estar perdendo metade da banda.

Obrigado.
Eu acho uma péssima ideia comprar uma mobo com defeito.

Obrigado.
Jamais compre hardware bixado.

Obrigado.
Não compraria nao. Probabilidade alta de ter dores de cabeça.

Obrigado.

Em AM4 os slots A1/B1 costumam subir menos no over, e ter dificuldade de estabilizar o XMP em algumas mobos mais simples. Não sei como é nos Intel.
De qualquer forma, eu não iria nessa mobo não.

porém no futuro vou trocar por um SSD melhor, noto que o Steam o download sobe até certo nível e desce por uns segundos repetindo, isso é diminuição de capacidade do SSD?
Isso geralmente ocorre quando o SSD não aguenta a taxa de escrita. Veja no gerenciador de tarefas se o uso do SSD está perto de 100% quando isso acontece.

Eu creio que esse deve ser o décimo vazamento de um pedaço de documento interno que cita um refresh do Raptorlake para final desse ano xD

Fuzg-Pql-Xw-AI8k-Nj.jpg

Isso geralmente ocorre quando o SSD não aguenta a taxa de escrita. Veja no gerenciador de tarefas se o uso do SSD está perto de 100% quando isso acontece.
Eu acho que nesse caso o SSD tá morrendo, não sei se acompanhou uma novela que ele não estava sendo detectado na BIOS e eu não sabia se era a mobo ou o ssd ou se foi culpa de uma gota de suor que caiu durante a montagem. Não tá nem fazendo teste de Smart mais.

Obrigado.
Eu não arriscaria meus pentes de memória nunca na vida vom uma placa assim ... não é possível q esta pla não esteja na garantia...

Eu não arriscaria meus pentes de memória nunca na vida vom uma placa assim ... não é possível q esta pla não esteja na garantia...

Comprar placa usada E com defeito parece aquele ditado de pedir esmola pra dois, o cara vai te descarregar o problema dele.

Pessoal, acabei de pegar um 13600k + MOBO Aorus B760m Elite... Não tenho um kit Intel desde a gen 3, muito menos um CPU com gráficos integrados.

Como ja tenho uma GPU dedicada, qual recomendação para não gastar recursos desnecessários com o gráfico integrado?

Antigamente eu desativava o gráfico integrado pra não gastar recursos, ainda é assim?

Pessoal, acabei de pegar um 13600k + MOBO Aorus B760m Elite... Não tenho um kit Intel desde a gen 3, muito menos um CPU com gráficos integrados.

Como ja tenho uma GPU dedicada, qual recomendação para não gastar recursos desnecessários com o gráfico integrado?

Antigamente eu desativava o gráfico integrado pra não gastar recursos, ainda é assim?
Sim, mesma coisa.

Users who are viewing this thread

Voltar