[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Em AM4 os slots A1/B1 costumam subir menos no over, e ter dificuldade de estabilizar o XMP em algumas mobos mais simples. Não sei como é nos Intel.
De qualquer forma, eu não iria nessa mobo não.
As mobos pra Intel também são assim, nessa Z790 o XMP não funciona se os pentes não forem espetados nos slots A2/B2.
 
Onde encontra esse contact frame aí no precinho? AliExpress? Ou tem algum BR vendendo tbem?
 
Onde encontra esse contact frame aí no precinho? AliExpress? Ou tem algum BR vendendo tbem?
ML - https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=9e69e118-29b4-483a-b724-a341c8a531e9
Ali - https://pt.aliexpress.com/item/1005...t_main.90.5d29caa4LGwBdz&gatewayAdapt=glo2bra
mercado livre, 80 reais ahco q paguei no meu ... de graça, para proteger um processador de 3,4 conto
Concordo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Final de semana passado criei verginha na cara e instalei aqui, não vejo problema em usar, só garantia de que nada dê errado.

 
As mobos pra Intel também são assim, nessa Z790 o XMP não funciona se os pentes não forem espetados nos slots A2/B2.

Algum problema com o xmp se eu colocar 4 pentes de 16gb? Por enquanto uso 2 de 16gb com xmp. Mas sei la, só uso o pc pra jogo, não sei se vira 64gb, só ficaria mais bonito o rgb kkkk
 
Algum problema com o xmp se eu colocar 4 pentes de 16gb? Por enquanto uso 2 de 16gb com xmp. Mas sei la, só uso o pc pra jogo, não sei se vira 64gb, só ficaria mais bonito o rgb kkkk
Seria inútil pra vc, e tem chances de atrapalhar o XMP sim.
 
Algum problema com o xmp se eu colocar 4 pentes de 16gb? Por enquanto uso 2 de 16gb com xmp. Mas sei la, só uso o pc pra jogo, não sei se vira 64gb, só ficaria mais bonito o rgb kkkk
No QVL da sua mobo, pela lista de memos DDR5 6000 listadas lá apenas 2 pentes são suportados.

 
 
Pessoal, tudo bem?
Me tirem uma dúvida por favor.
Estou cogitando por alto aqui fazer um upgrade sem gastar muito ou trocar tudo e apesar de ainda estar na 10 geração, atualmente estou com um 10400F e como acabei de pegar uma 4070ti pra jogar em 1440px, cogitando um upgrande para um i7 10700f ou um 11700f, valeria a pena gastar esses mil e poucos para esse upgrade? Outra pergunta, a diferença entre os dois i7 em preço é de 260 reais aproximadamente, vale a diferença? E por fim, minha b460 aceita o 11700 correto? Ambos sockets 1200.
Valeu!
 
Pessoal, tudo bem?
Me tirem uma dúvida por favor.
Estou cogitando por alto aqui fazer um upgrade sem gastar muito ou trocar tudo e apesar de ainda estar na 10 geração, atualmente estou com um 10400F e como acabei de pegar uma 4070ti pra jogar em 1440px, cogitando um upgrande para um i7 10700f ou um 11700f, valeria a pena gastar esses mil e poucos para esse upgrade? Outra pergunta, a diferença entre os dois i7 em preço é de 260 reais aproximadamente, vale a diferença?
Não compensa investir em uma plataforma morta e ultrapassada. Eu partiria para 13ª geração da Intel de uma vez. O i5 13400F está com mesmo preço de i7 10700F e possui um desempenho bem melhor que os dois processadores, além de consumir menos energia que esses dois. Mas você tem que comprar outra placa-mãe que seja compatível com ele, já que ele é LGA 1700, enquanto o que você possui é LGA 1200. Sobre a placa-mãe, recomendo a MSI PRO B660M-P LGA 1700 DDR4.


E por fim, minha b460 aceita o 11700 correto? Ambos sockets 1200.
Valeu!
Não, o Intel de 11ª geração não suporta o chipset 400 da Intel, somente o chipset 500.

Porém, se ainda quer insistir em investir nessa plataforma, eu iria para i7 10700F.
 
Não compensa investir em uma plataforma morta e ultrapassada. Eu partiria para 13ª geração da Intel de uma vez. O i5 13400F está com mesmo preço de i7 10700F e possui um desempenho bem melhor que os dois processadores, além de consumir menos energia que esses dois. Mas você tem que comprar outra placa-mãe que seja compatível com ele, já que ele é LGA 1700, enquanto o que você possui é LGA 1200. Sobre a placa-mãe, recomendo a MSI PRO B660M-P LGA 1700 DDR4.



Não, o Intel de 11ª geração não suporta o chipset 400 da Intel, somente o chipset 500.

Porém, se ainda quer insistir em investir nessa plataforma, eu iria para i7 10700F.
Cara, realmente! Não tinha me atentado, vale bem mais a pena mesmo. Daria para aproveitar minhas memórias. Só não achei uma placa mãe itx que prefiro, apesar do meu gabinete aceitar matx, achei uma TUF B660M, que tem Wi-Fi que pra mim é essencial. Iria ficar um combo bacana!
Mas valeu demais pela dica, demais mesmo, obrigado.
 
Última edição:
Cara, realmente! Não tinha me atentado, vale bem mais a pena mesmo. Daria para aproveitar minhas memórias. Só não achei uma placa mãe itx que prefiro, apesar do meu gabinete aceitar matx, achei uma TUF B660M, que tem Wi-Fi que pra mim é essencial. Iria ficar um combo bacana!
Mas valeu demais pela dica, demais mesmo, obrigado.
Melhor ir logo na TUF B760M, não tem muita diferença de preço, a versão sem wifi está até mais barata do que a TUF B660 na loja que explode. E lembrando que a B660 tem que estar com a BIOS atualizada ou não vai ligar com processador de 13ª geração.
 


Interessante, seria o Raptor Lake Refresh a despedida de um nome?

Em alguns veículos de noticia, andam informando por ai que o Meteor Lake vem na segunda metade desse ano, e estão informando por ai que devem até mudar a nomenclatura para "Core 5 Ultra" e respectivos números.

Será que o Raptor Lake Refresh é o fim da linha para o que já conhecemos? Sera um reset? assim como foi o Ryzen em relação aos FX.
Agora to confuso hu3.....
 
Será que o Raptor Lake Refresh é o fim da linha para o que já conhecemos? Sera um reset? assim como foi o Ryzen em relação aos FX.
É a mesmíssima CPU atual com clocks mais altos, talvez chamem de 13950k ou algo assim.
 
É a mesmíssima CPU atual com clocks mais altos, talvez chamem de 13950k ou algo assim.

Pelo visto só melhoraram o Turbo Boost e nada de melhorias na litografia ou arquitetura...
 
Pelo visto só melhoraram o Turbo Boost e nada de melhorias na litografia ou arquitetura...
Sim, é só um refresh, acho que esse era pra ter sido o modelo "KS".
 
Sim, é só um refresh, acho que esse era pra ter sido o modelo "KS".

Na época do Devil's Canyons, teve TIM novo no IHS e mais capacitores para melhorar a estabilidade. 4790K foi uma baita CPU.

Olhando outras fontes, mencionam um DLVR para diminuir o consumo e boost melhores em todos os cores.
 
Na época do Devil's Canyons, teve TIM novo no IHS e mais capacitores para melhorar a estabilidade. 4790K foi uma baita CPU.
Os raptor lake atuais tem algum problema com o IHS/TIM ainda? Se não, acho que nem teriam oq melhorar nesse sentido.

Os skylakes que usavam um TIM fuleiro que nem era metal, certo?
 
Na época do Devil's Canyons, teve TIM novo no IHS e mais capacitores para melhorar a estabilidade. 4790K foi uma baita CPU.
Eu tive um 4770K, posteriormente troquei pelo 8700k, o 4770K eu vendi para um conhecido e ele usa até hoje, e mesmo usando esporadicamente ele, acho ele mais estável que o 8700K, como aquele processador era bom, na boa.
 
Os raptor lake atuais tem algum problema com o IHS/TIM ainda? Se não, acho que nem teriam oq melhorar nesse sentido.

Os skylakes que usavam um TIM fuleiro que nem era metal, certo?

Não é problema atualmente, mas direct die ainda derruba vários graus, tem gente rodando o esquentadão (13900K) 5.9ghz em todos os cores no WC.

Skylake ainda é coco de pombo.

O exemplo foi pra mostrar que antigamente, realmente colocavam um esforço e trabalho nos refresh.

Alguma coisa podia melhorar, quem sabe um pouco mais de cache ou controlador de memória mais estavel...

É tipo o último respiro dos CPUs monolitos e podiam fazer a despedida dele ser memorável no quesito performance, pq vai continuar quente e gastão. rs


Eu tive um 4770K, posteriormente troquei pelo 8700k, o 4770K eu vendi para um conhecido e ele usa até hoje, e mesmo usando esporadicamente ele, acho ele mais estável que o 8700K, como aquele processador era bom, na boa.

Pulei do 4790K pro 9900K, precisei evoluir mto no WC para esfriar aquela bagaça, mas era bom heim, espetava 5.0ghz e jogava até cansar.
 
Algum problema com o xmp se eu colocar 4 pentes de 16gb? Por enquanto uso 2 de 16gb com xmp. Mas sei la, só uso o pc pra jogo, não sei se vira 64gb, só ficaria mais bonito o rgb kkkk

Na teoria não, mas como o @igormp falou, muita mobo dá uns errinhos com 4 pentes inseridos, o otimizado é sempre dois pentes.
 
Na teoria não, mas como o @igormp falou, muita mobo dá uns errinhos com 4 pentes inseridos, o otimizado é sempre dois pentes.

Opa, beleza, deixa quieto então. O boleto vence hoje. Acho que 64gb só pra jogo, não vira mesmo.
 
Última edição:
Interessante, seria o Raptor Lake Refresh a despedida de um nome?

Em alguns veículos de noticia, andam informando por ai que o Meteor Lake vem na segunda metade desse ano, e estão informando por ai que devem até mudar a nomenclatura para "Core 5 Ultra" e respectivos números.

Será que o Raptor Lake Refresh é o fim da linha para o que já conhecemos? Sera um reset? assim como foi o Ryzen em relação aos FX.
Agora to confuso hu3.....
Segunda metade desse ano apenas o Meteorlake para notebooks, desktop apenas final do próximo ano em conjunto com o Arrowlake.

Quanto a esse nome, ao que parece, será para o MTL mobile pois também será lançado o RPL-R mobile e ambos coexistirão nos notebooks, então para diferenciá-los um será "Core i5" e outro "Core 5 Ultra" ou algo do tipo. E outra, não será apenas "Ultra", o WccfTech (confiabilidade baixa) disse que outros sufixos também estão na jogada, como "Super" e afins, logo o número pode nem existir.

Então a Intel pode não estar abandonando o nome Core, apenas atualizando ele pela quarta vez (Core -> Core2 -> Core i -> Core Ultra), seja apenas para distinguir arquiteturas diferentes dentro de uma mesma linha, seja para dizer que daqui para a frente sai o monolítico e entra o chiplet/tile. Pensando bem, era para a Intel já ter mudado o nome Core com a chegada do Alderlake e sua arquitetura híbrida, mas... enfim, vai ser uma baita confusão esse novo nome e não é rumor, um representante da Intel já confirmou xD


É a mesmíssima CPU atual com clocks mais altos, talvez chamem de 13950k ou algo assim.
Esse nome só vai embananar mais as coisas, pois a linha 'black' já utiliza um final xxx90. Imagina a confusão saber que um futuro 13750K é melhor que um atual 13790K, um número maior? Sinceramente não sei como a Intel vai chamar o RaptorRefresh de 13ª geração, faltam números (e olhe que são muitos) xD

maxresdefault.jpg
 
Esse nome só vai embananar mais as coisas, pois a linha 'black' já utiliza um final xxx90. Imagina a confusão saber que um futuro 13750K é melhor que um atual 13790K, um número maior? Sinceramente não sei como a Intel vai chamar o RaptorRefresh de 13ª geração, faltam números (e olhe que são muitos) xD
Nem sabia que tinha essa linha black, que bela confusão isso vai ser. Só se usarem números romanos ou em hexa agora, tipo 13A00k, ou 13X00k

Pera, a única diferença desses black da China é o pouco de cache a mais? Que... estranho
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo