[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Intel vendeu o setor de servidores deles:

Nem sabia quem eles faziam sistemas assim, acho que não vai dar falta pra ninguém.
Também não sabia, bom saber... se bem que "bom" não é a palavra aqui, já que ela está se desfazendo xD (ao menos entrará dinheiro no caixa)

Falando em entrar dinheiro...
Intel e ARM fecham acordo de fabricação de SoC, processadores móveis de baixo consumo usarão o processo Intel 18A

---
tenho um colega que tem Notebook só com Intel 12Gen e usa Adobe Neutral Filter sem RTX...

E isso só é possivel a partir dos Intel 11Gen. Pois antes meu colega tinha um Intel i7 9700 e não tinha suporte.
Sim, pois as iGPUs Iris e Xe (10ª geração em diante) oferecem suporte ao OpenCL necessário, algo que a iGPU do i7 9700 não. Só para quesito de informação, o Adobe Neural Filter requer OpenCL 3.0, e a iGPU da linha Core de 9ª geração é a UHD 630, que segundo a tabela que você mesmo passou está presa no OpenCL 2.1, logo não tem nada de AVX-512, IA-Cores (GNA, IPU) ou IntelDL na jogada, é apenas GPGPU. Nesse caso o ANF seria processado via CPU de forma mais lenta (ou na nuvem), mas se não rodava de jeito nenhum tem cheiro ou de Photoshop pirata ou de permissão restritiva de uso ativado.

Outra, direto do site da Adobe, já que você ama linkar sites:

> "CPU: O modo CPU significa que a GPU não está disponível para o Photoshop para o documento atual e todos os recursos que possuem pipelines de CPU continuarão funcionando, mas o desempenho das otimizações de GPU não existirá, portanto, esses recursos podem ser visivelmente mais lentos, como - Filtros neurais, seleção de objetos, zoom/ampliação, etc. A interface visual para muitos recursos, como corte, seleções e transformação, eliminará as bordas coloridas ou ficará mais difícil de visualizar (mais fino)."
- Espera, a própria Adobe está me dizendo que os filtros Neurais não requerem núcleos que processem redes neurais? Estou chocado :v

> "Os filtros usam GPU ou CPU? Cada filtro tentará primeiro usar a GPU do seu computador local. Se o seu computador não tiver uma GPU de desempenho necessário, os filtros serão padronizados para a CPU. Uma GPU de alto desempenho não é necessária."
- Quer dizer então que se eu não tenho uma GPU capaz, o filtro rodará na CPU? Quem diria, podemos então supor que seu amigo usava um Photoshop pirata :v


Enfim, cada um acha o que quiser achar
Eu não acho, ao contrário de você eu estou PROVANDO o que digo, e não falando asneiras, como dizer que um processador Intel de sufixo 'F' não rodará IA pois não tem iGPU. Qualquer pesquisa de 1min na internet em documentos oficiais, ao invés das páginas iniciais de marketing desses recursos, levará a uma resposta completa, mas estou vendo que sua intenção é apenas de desinformar, algo completamente infantil de sua parte, diga-se de passagem.
 
Falando em entrar dinheiro...
Intel e ARM fecham acordo de fabricação de SoC, processadores móveis de baixo consumo usarão o processo Intel 18A
Se tem uma coisa que torço muito é pra essa ideia da IDM 2.0 da intel dar certo e colocar pressão na TSMC
 
Cabou a discussão das inteligências artificiais, era meu único divertimento nesse fórum, vou apagar a conta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@dayllann Sai daqui biltre, me abandonaste.
 
Última edição:
Boa noite amigos do lado intel da força, criei esse mesmo questionamento no tópico amd am4, gostaria de ter ajuda e opnião de voces.

Vamos lá, atualmente estou com o kit da descrição( cpu + aircooler, mobo e ram), como estou numa geração bem passada, gostaria de fazer um upgrade ( pra durar pelo menos uns 5 anos ) e estou meio por fora do cenário atual de hardware, justamente por nao trocar o kit há tempos. Sempre fui usuário da intel, pois nunca confiei na amd, seja pela fama de erros de compatibilidade, ser necessário fazer ajustes no sistema pra rodar bem, atualizações de bios se nao não dá video. Queria saber o que eu consigo por R$ 1600 a vista, lembrando que tem q ser novo e mobo+cpu tem que ser em loja br. RAM irei colocar 32gb ddr4 3200mhz, não está incluso nesses 1600, pois eu ainda arrisco comprar no ali, mesmo com esse inicio de taxação total do governo do amor.

Lembrando que eu dou preferencia por cpu que tenha video integrado, pois mesmo tendo vga dedicada, já precisei usar o vídeo integrado pra descobrir e resolver problema na minha maquina,

Do lado amd vi o kit ryzen 5 5600 + ASUS PRIME A520M-E por 1438

Do lado intel vi o kit i5 11400 + ASUS PRIME H610M-E por 1639
ou com dor no coração e muito pé atrás i5 11400f + ASUS PRIME H510M-E por 1400
ou então me alago logo na merda e e ir i5 12400f + ASUS PRIME H610M-E por 1688
espero a ajuda e opnião de vcs, obrigado
 
Boa noite amigos do lado intel da força, criei esse mesmo questionamento no tópico amd am4, gostaria de ter ajuda e opnião de voces.

Vamos lá, atualmente estou com o kit da descrição( cpu + aircooler, mobo e ram), como estou numa geração bem passada, gostaria de fazer um upgrade ( pra durar pelo menos uns 5 anos ) e estou meio por fora do cenário atual de hardware, justamente por nao trocar o kit há tempos. Sempre fui usuário da intel, pois nunca confiei na amd, seja pela fama de erros de compatibilidade, ser necessário fazer ajustes no sistema pra rodar bem, atualizações de bios se nao não dá video. Queria saber o que eu consigo por R$ 1600 a vista, lembrando que tem q ser novo e mobo+cpu tem que ser em loja br. RAM irei colocar 32gb ddr4 3200mhz, não está incluso nesses 1600, pois eu ainda arrisco comprar no ali, mesmo com esse inicio de taxação total do governo do amor.

Lembrando que eu dou preferencia por cpu que tenha video integrado, pois mesmo tendo vga dedicada, já precisei usar o vídeo integrado pra descobrir e resolver problema na minha maquina,

Do lado amd vi o kit ryzen 5 5600 + ASUS PRIME A520M-E por 1438

Do lado intel vi o kit i5 11400 + ASUS PRIME H610M-E por 1639
ou com dor no coração e muito pé atrás i5 11400f + ASUS PRIME H510M-E por 1400
ou então me alago logo na merda e e ir i5 12400f + ASUS PRIME H610M-E por 1688
espero a ajuda e opnião de vcs, obrigado

i5 12400F > Ryzen 5 5600 > i5 11400.

Não compensa pegar 11th gen. 1000x pegar o 12400F que é a melhor opção dos 3.

Mobo Asus Prime é bem de entrada, mas ok.

12400F = 1049,00
H610M-E = 624,51 ou 639,90
 
Boa noite amigos do lado intel da força, criei esse mesmo questionamento no tópico amd am4, gostaria de ter ajuda e opnião de voces.

Vamos lá, atualmente estou com o kit da descrição( cpu + aircooler, mobo e ram), como estou numa geração bem passada, gostaria de fazer um upgrade ( pra durar pelo menos uns 5 anos ) e estou meio por fora do cenário atual de hardware, justamente por nao trocar o kit há tempos. Sempre fui usuário da intel, pois nunca confiei na amd, seja pela fama de erros de compatibilidade, ser necessário fazer ajustes no sistema pra rodar bem, atualizações de bios se nao não dá video. Queria saber o que eu consigo por R$ 1600 a vista, lembrando que tem q ser novo e mobo+cpu tem que ser em loja br. RAM irei colocar 32gb ddr4 3200mhz, não está incluso nesses 1600, pois eu ainda arrisco comprar no ali, mesmo com esse inicio de taxação total do governo do amor.

Lembrando que eu dou preferencia por cpu que tenha video integrado, pois mesmo tendo vga dedicada, já precisei usar o vídeo integrado pra descobrir e resolver problema na minha maquina,

Do lado amd vi o kit ryzen 5 5600 + ASUS PRIME A520M-E por 1438

Do lado intel vi o kit i5 11400 + ASUS PRIME H610M-E por 1639
ou com dor no coração e muito pé atrás i5 11400f + ASUS PRIME H510M-E por 1400
ou então me alago logo na merda e e ir i5 12400f + ASUS PRIME H610M-E por 1688
espero a ajuda e opnião de vcs, obrigado
Concordo com o nobre colega @Doctor Gori , os preços são, cruelmente, próximos, então melhor gastar um pouco mais, mesmo se apertando, do que “andar para o lado”. Talvez seja melhor juntar mais um pouquinho se apertar demais para vc l.
 
Eu confesso que nessas últimas semanas, vendo reviews, lendo artigos, fóruns, opiniões diversas eu já pensei em pegar Intel, AMD, voltei para a Intel, depois ir logo para o AM5 e agora penso em pegar um Intel de 13th mesmo. Para quem ainda não tem um PC fica mais fácil de decidir. Mas, para quem está com um i7 6700K está complicado. Fiz vários testes aqui comparando os resultados de quem tem um 5700X com a mesma placa de vídeo e com placas melhores a diferença não foi muito grande como deveria ser pelo preço cobrado (mesmo sendo barato em relação aos demais) visto que a 13th geração segura mais (na maioria dos jogos) em 1080p e em 4K (pois penso em pegar uma RTX 4070 em breve) e isso muda um pouco as coisas também.

O problema do AM5 não é nem a memória que depois da para fazer upgrade quando saírem com CLs manores. Mas sim o quanto que esses AM5 está esquentando. Pelo que vi e com ajuda de um usuário do fórum, vai precisar de um cooler muito bruto para segurar. Já o 5700X e um 12400f ou 13400f um cooler simples segura e com isso mais barato. Em 4k todos são praticamente iguais como muitos sabem. A diferença fica para os 1080p mesmo. E, pra mim, o 12400f e o 13400 segura mais com uma RTX 3070ti ou uma RTX 3080. Os testes que saíram com a RTX 4070 ficaram na mesma margem sem forçar muito o processador em 10800p. Mas, se partir para uma RTX 4070ti já fica mais complicado e acredito só indo de AM5 para ficar tranquilo.

Mas, ir de Intel a grande dificuldade é achar placa mãe ATX a um preço aceitável ou até mesmo em estoque. Com isso, é mais fácil achar essas placas com chipset mais novo com suporte a DDR5. Será que vale a pena, ir de 13400 por exemplo com uma placa de 1.8k ROG em DDR5 ? Visto que referente a longevidade do processador é maior que um 5700X para jogos e tarefas do dia a dia.

Sempre foi fácil montar PCs mas desta vez está complicado. Acredito que seja por conta dessa mudança de geração e de resolução. Sem falar que com esses preços absurdos tudo fica mais difícil de decidir. O gabinete eu já peguei (Corsair Mid Tower 4000) que aceita de boa uma fonte 850W e uma placa de vídeo de até 36cm. O problema mesmo é decidir o resto das peças.

:haha:
 
Mas sim o quanto que esses AM5 está esquentando
Considere também que na prática se o uso for jogos eles vão esquentar menos que em benchmark/teste sintético, assim como uma 4090 em 1080p vai esquentar mais que uma 4070 em 1080p, em 4k vai ser mais tranquilo ainda pra CPU então a tendência é cair um pouco mais a temperatura, tem o fator temperatura ambiente (já vi gente aqui com 35c e outros tem <22c de média) e gabinete (que as vezes varia >10c), e também na prática se tiver jogando com um DeepCool AG400 ou um WC de 2k com fans Noctua Industrial a performance vai ser praticamente a mesma coisa, apesar das CPUs rodarem cada vez mais quente é o esperado e elas funcionam tranquilamente assim, mas pra maioria um 5600/5700x ou equivalente Intel (12400F/13400F?) são suficientes



Mas, ir de Intel a grande dificuldade é achar placa mãe ATX a um preço aceitável ou até mesmo em estoque. Com isso, é mais fácil achar essas placas com chipset mais novo com suporte a DDR5. Será que vale a pena, ir de 13400 por exemplo com uma placa de 1.8k ROG em DDR5 ? Visto que referente a longevidade do processador é maior que um 5700X para jogos e tarefas do dia a dia.
Depende, via de regra eu evito gasto desnecessário em placa-mãe se não uso e não pretendo usar features dela então é subjetivo, tem gente que vai preferir/precisar pagar mais porque precisa de algumas coisas específicas na placa-mãe, no futuro vai poder só trocar de CPU seja Intel ou AMD, diferença é que na AMD vai ter mais coisa nova vindo aí por uns anos e creio eu que Intel acaba nessa 13th gen, depende bastante o que são essas tarefas do dia a dia também mas pelo que vi 13400F vs 5700x são praticamente equivalentes em jogo e workload, com vantagem pra um ou outro dependendo da taerfa
 
Considere também que na prática se o uso for jogos eles vão esquentar menos que em benchmark/teste sintético, assim como uma 4090 em 1080p vai esquentar mais que uma 4070 em 1080p, em 4k vai ser mais tranquilo ainda pra CPU então a tendência é cair um pouco mais a temperatura, tem o fator temperatura ambiente (já vi gente aqui com 35c e outros tem <22c de média) e gabinete (que as vezes varia >10c), e também na prática se tiver jogando com um DeepCool AG400 ou um WC de 2k com fans Noctua Industrial a performance vai ser praticamente a mesma coisa, apesar das CPUs rodarem cada vez mais quente é o esperado e elas funcionam tranquilamente assim, mas pra maioria um 5600/5700x ou equivalente Intel (12400F/13400F?) são suficientes




Depende, via de regra eu evito gasto desnecessário em placa-mãe se não uso e não pretendo usar features dela então é subjetivo, tem gente que vai preferir/precisar pagar mais porque precisa de algumas coisas específicas na placa-mãe, no futuro vai poder só trocar de CPU seja Intel ou AMD, diferença é que na AMD vai ter mais coisa nova vindo aí por uns anos e creio eu que Intel acaba nessa 13th gen, depende bastante o que são essas tarefas do dia a dia também mas pelo que vi 13400F vs 5700x são praticamente equivalentes em jogo e workload, com vantagem pra um ou outro dependendo da taerfa


O que me assustou no AMD (mais precisamente no 7700) com ou sem usar o cooler box a temperatura pode chegar ente 50~60 em idle. Em jogos vi passar de 80º mesmo com cooler parrudo. Isso sem contar testes de stress. Mas claro, vai depender muito da temperatura ambiente. Mas se colocar na média eu acho que esquenta bastante. O cooler indicado para segurar custa em torno de 800 a 1k reais. Eu acho muita coisa em cooler. Já tive water cooler e não curti, as bombas não duram tanto assim quanto um Air Cooler dura, isso também é um problema para esses processadores.

A grande questão é que a diferença deste 6700K + GTX 1070 não fica muito longe de um 5700X por exemplo. Mas, a vantagem do 5700X é que para usar no dia a dia vai ser melhor pois tem mais núcleos e tecnologia nova. Este 6700K no desktop já está cansado. E, a outra vantagem é que com um 5700X ou 13400 aguenta uma RTX 4070 por exemplo e este meu i7 6700K não aguenta nem uma RTX 2070. É por isso que quero fazer upgrade. Processador de 4 núcleos não aguenta mais. E concordo contigo sobre o AM5 que a longevidade é muito maior sem dúvida, mas custando praticamente 2k a mais, além de pegar fogo.

Por isso penso, se o 5700X ou 13400 segurar pelo menos uns 4 anos em 1080p, está bom demais. Gasta menos e depois faz um novo upgrade. O kit AM5 agora é em média 2k a mais. Essa diferença posso jogar na conta da placa de vídeo. Se o 5700X segurar, melhor ainda, pois fica ainda mais barato por causa da placa mãe.

Ficar mais de 4 anos sem upar o PC é isso, não tem para onde fugir. Tenso!
 
O que me assustou no AMD (mais precisamente no 7700) com ou sem usar o cooler box a temperatura pode chegar ente 50~60 em idle. Em jogos vi passar de 80º mesmo com cooler parrudo. Isso sem contar testes de stress. Mas claro, vai depender muito da temperatura ambiente. Mas se colocar na média eu acho que esquenta bastante. O cooler indicado para segurar custa em torno de 800 a 1k reais. Eu acho muita coisa em cooler. Já tive water cooler e não curti, as bombas não duram tanto assim quanto um Air Cooler dura, isso também é um problema para esses processadores.
Sim, depende de N fatores que nem sempre informam (aí vai de onde você viu isso tudo) e como dito se passar de 70 ou 80 ou 90 é esperado e na prática não muda nada (ou, minimamente dependendo do caso) na performance, em muitos casos se tá rodando num AC de 100 conto a 95c, você troca pra um WC de >1k e continua a 95c mas a diferença é que o clock vai ser um pouco maior porque é o comportamento normal da CPU e não é uma preocupação, dá uma olhada no vídeo que linkei (acho que é o vídeo certo kkk), mas o DeepCool AG620 geralmente tá na faixa de 330-380 e já é um puta cooler (assim como o PA120 do Ali) que ao meu ver não vale a pena fazer upgrade pra maioria e vai segurar qualquer CPU desde que tenha um gabinete razoável/bom e não tenha temp ambiente absurdamente alta, mas caso a temp ambiente seja alta, gabinete seja ruim, use curva de fans super conservadora etc aí qualquer tiquinho a mais pode ajudar, apesar de muitas vezes ser desnecessário

E concordo contigo sobre o AM5 que a longevidade é muito maior sem dúvida, mas custando praticamente 2k a mais, além de pegar fogo.
Acho o preço alto no momento também, acho que DDR5 caiu bem mas acho que mobo e CPU tá caro ainda, e rodar a 60c ou 90c na prática via ser irrelevante como dito, ainda mais se o cenário são jogos, em trabalho aí sim pode ganhar lá seus <5% mais desempenho se gastar >1k em refrigeração ao invés de 150-350, que de certa forma não compensa ainda o gasto mas é subjetivo, o que sinto é que ver a CPU a >80c incomoda muita gente mesmo que não seja defeito ou uma preocupação real, diferente de ver um SSD rodando a 80-90c ou uma GPU a 90c que aí de fato está fora da spec e poderia ter problema, tanto que nesses rola throttle pra não ficar nessas temperaturas, mas nessas CPUs não é assim, e Intel se não me engano é 100c ao invés de 95c o throttle e tem gente que roda assim nos 95-100c e dane-se

Por isso penso, se o 5700X ou 13400 segurar pelo menos uns 4 anos em 1080p, está bom demais. Gasta menos e depois faz um novo upgrade. O kit AM5 agora é em média 2k a mais. Essa diferença posso jogar na conta da placa de vídeo. Se o 5700X segurar, melhor ainda, pois fica ainda mais barato por causa da placa mãe.
Vai segurar sim mas tem casos e casos (de jogos, no caso), muito provavelmente ruim eles não vão ser daqui 4 anos visto que muita gente tá em CPUs mais antigas bem de boa ainda mas depende da exigência de cada um isso, e no AM4 poderia fazer up pro 5800x3D também caso queira, pessoalmente eu economizaria no lado mobo/cpu agora e investiria mais na GPU, mesmo que jogue em 1080p você pode usar o DLDSR e melhorar o gráfico dos jogos caso prefira gráfico do que FPS alto em alguns jogos
 
Última edição:
Eu já tinha 64GB de Ram DDR4 3600, então eu desencanei da DDR5... com meu setup atual vou trocar outra vez só quando tiver DDR6 kkkk
 
Pessoal, não sei se aqui seria a melhor área, mas vamos lá:

Troquei de placa mãe agora recentemente e em todo lugar vi que ela só suportava PCI express 4.0. Só que, pra minha surpresa, o CPU-z diz que o bus dela é PCI-E 5.0 (funcionando a 4.0 devido à tecnologia da VGA). Pergunta: esse relato do CPU-z é confiável? Alguém jé teve problema com isso?

Página do fabricante:
VZn3H5p.jpg



CPU-Z:
BS4EIHh.jpg


Agradeço a quem puder ajudar a esclarecer. Não precisaria disso pra agora, mas seria legal saber que estaria coberto num futuro up de VGA.
 
Pessoal, não sei se aqui seria a melhor área, mas vamos lá:

Troquei de placa mãe agora recentemente e em todo lugar vi que ela só suportava PCI express 4.0. Só que, pra minha surpresa, o CPU-z diz que o bus dela é PCI-E 5.0 (funcionando a 4.0 devido à tecnologia da VGA). Pergunta: esse relato do CPU-z é confiável? Alguém jé teve problema com isso?

Página do fabricante:
VZn3H5p.jpg



CPU-Z:
BS4EIHh.jpg


Agradeço a quem puder ajudar a esclarecer. Não precisaria disso pra agora, mas seria legal saber que estaria coberto num futuro up de VGA.
Deve ser erro, o própruio site da Gigabyte desmente essa info

1 x PCI Express x16 slot, supporting PCIe 4.0 and running at x16 (PCIEX16)
 
Pessoal, não sei se aqui seria a melhor área, mas vamos lá:

Troquei de placa mãe agora recentemente e em todo lugar vi que ela só suportava PCI express 4.0. Só que, pra minha surpresa, o CPU-z diz que o bus dela é PCI-E 5.0 (funcionando a 4.0 devido à tecnologia da VGA). Pergunta: esse relato do CPU-z é confiável? Alguém jé teve problema com isso?

Página do fabricante:
VZn3H5p.jpg



CPU-Z:
BS4EIHh.jpg


Agradeço a quem puder ajudar a esclarecer. Não precisaria disso pra agora, mas seria legal saber que estaria coberto num futuro up de VGA.
Normalmente o B760 tem 1x PCI 5 x16 conectado direto via CPU e mais 1x PCI 4 x4 vindo do chipset para storage (M.2).
 
Agradeço a quem puder ajudar a esclarecer. Não precisaria disso pra agora, mas seria legal saber que estaria coberto num futuro up de VGA.
Não sei dizer mas mesmo num up duvido que faça diferença, nem o 4.0 faz diferença ainda praticamente pelo que me lembro, era coisa de 1-2%

EDIT: 4090 PCI Express Scaling
relative-performance_2560-1440.png


relative-performance_3840-2160.png
 
Caros amigos, sou leigo no quesito hardware. Tenho algumas dúvidas que já estão me atormentando há algum tempo sobre o meu i5 13600KF. Por favor, conseguem me ajudar?

Primeiramente, meu setup (aquilo que importa para a resolução da minha dúvida) é:

Processador: i5 13600KF
Water cooler: PL240 Flux Cooler Master Masterliquid 240mm
Placa mãe: Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4
Placa de vídeo: RTX 4070 MSI GAMING X TRIO
Gabinete: Deepcool Matrexx 50 ADD-RGB NE 4x120MM
...etc

A dúvida é a seguinte. Desde que comprei o i5 lá em novembro do ano passado, notei que ele é um processador quente. Eu decidi por pegar o water cooler de 240mm porque conversei com um conhecido que é técnico em informática e ele me disse que seria o bastante para aguentar o i5 13600KF e também porque o de 360mm era grande demais e talvez não coubesse no meu gabinete.

Enfim... desde novembro, tenho jogado bastante e a temperatura, aos olhos de um leigo, parece alta. Em jogos como PUBG, diria que a média é algo entre 70-85 graus, sendo que algumas vezes há picos de 90-95 (mas esses picos duram somente um segundinho, e aí a temperatura já volta à normalidade dos 70-80 graus).

Mas ok... embora alta, nunca tive nenhum problema com ele. Nunca reiniciou e nem nada do tipo, mas sempre fiquei um pouco incomodado/inseguro, até porque no auge do verão eu ficava incomodado com a temperatura e ligava o ar condicionado para dar uma ajudinha ao i5.

Agora na semana passada, fiz um upgrade de placa de vídeo e troquei a minha RTX 3060 MSI 3x ventus por uma RTX 4070 MSI GAMING X TRIO.
Nos primeiros dois dias de jogatina, a RTX 4070 se mostrou, em média, 20 graus mais fria que a RTX 3060. A 3060 ficava em média 65 graus, enquanto que a RTX 4070 apresenta uma média de 45 graus. Nesses primeiros dois dias, parece que a RTX 4070 fez com que a temperatura do processador diminuísse. Ele antes ficava muito na faixa dos 70-85 graus, e nesses dois primeiros dias ficou muito entre 65-75.

Acontece que estamos no terceiro dia de jogatina e, hoje, do nada, o processador voltou a apresentar aqueles picos de 90+ graus. Inclusive, nos dois primeiros minutos de jogatina, ele atingiu 100 graus duas vezes e logo em seguida várias vezes 95, 96 e 97.

Fiquei meio assustado e fui ver se o water cooler estava funcionando, mas sim, está tudo ok com ele. Depois, ao longo da tarde, parece que a temperatura da i5 voltou a ser o que era antes com a 3060: média entre 75-85 e algumas vezes atingindo picos bem curtos de 95-96 graus.

Então basicamente a minha dúvida é essa: o i5 13600KF é quente assim mesmo? Devo me preocupar? Devo comprar um water cooler de 360mm? Por que houve aquela diferença de temperatura logo após a instalação da 4070 e no terceiro dia aquilo desapareceu?

Sei que são muitas perguntas e que meu texto foi longo, mas agradeceria muito o tempo de vocês em esclarecer as minhas dúvidas. Desde já, agradeço muito a atenção! Um abraço.

PS: Moro em Florianópolis, SC e as temperaturas foram medidas com base no MSI Afterburner.
 
Caros amigos, sou leigo no quesito hardware. Tenho algumas dúvidas que já estão me atormentando há algum tempo sobre o meu i5 13600KF. Por favor, conseguem me ajudar?

Primeiramente, meu setup (aquilo que importa para a resolução da minha dúvida) é:

Processador: i5 13600KF
Water cooler: PL240 Flux Cooler Master Masterliquid 240mm
Placa mãe: Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4
Placa de vídeo: RTX 4070 MSI GAMING X TRIO
Gabinete: Deepcool Matrexx 50 ADD-RGB NE 4x120MM
...etc

A dúvida é a seguinte. Desde que comprei o i5 lá em novembro do ano passado, notei que ele é um processador quente. Eu decidi por pegar o water cooler de 240mm porque conversei com um conhecido que é técnico em informática e ele me disse que seria o bastante para aguentar o i5 13600KF e também porque o de 360mm era grande demais e talvez não coubesse no meu gabinete.

Enfim... desde novembro, tenho jogado bastante e a temperatura, aos olhos de um leigo, parece alta. Em jogos como PUBG, diria que a média é algo entre 70-85 graus, sendo que algumas vezes há picos de 90-95 (mas esses picos duram somente um segundinho, e aí a temperatura já volta à normalidade dos 70-80 graus).

Mas ok... embora alta, nunca tive nenhum problema com ele. Nunca reiniciou e nem nada do tipo, mas sempre fiquei um pouco incomodado/inseguro, até porque no auge do verão eu ficava incomodado com a temperatura e ligava o ar condicionado para dar uma ajudinha ao i5.

Agora na semana passada, fiz um upgrade de placa de vídeo e troquei a minha RTX 3060 MSI 3x ventus por uma RTX 4070 MSI GAMING X TRIO.
Nos primeiros dois dias de jogatina, a RTX 4070 se mostrou, em média, 20 graus mais fria que a RTX 3060. A 3060 ficava em média 65 graus, enquanto que a RTX 4070 apresenta uma média de 45 graus. Nesses primeiros dois dias, parece que a RTX 4070 fez com que a temperatura do processador diminuísse. Ele antes ficava muito na faixa dos 70-85 graus, e nesses dois primeiros dias ficou muito entre 65-75.

Acontece que estamos no terceiro dia de jogatina e, hoje, do nada, o processador voltou a apresentar aqueles picos de 90+ graus. Inclusive, nos dois primeiros minutos de jogatina, ele atingiu 100 graus duas vezes e logo em seguida várias vezes 95, 96 e 97.

Fiquei meio assustado e fui ver se o water cooler estava funcionando, mas sim, está tudo ok com ele. Depois, ao longo da tarde, parece que a temperatura da i5 voltou a ser o que era antes com a 3060: média entre 75-85 e algumas vezes atingindo picos bem curtos de 95-96 graus.

Então basicamente a minha dúvida é essa: o i5 13600KF é quente assim mesmo? Devo me preocupar? Devo comprar um water cooler de 360mm? Por que houve aquela diferença de temperatura logo após a instalação da 4070 e no terceiro dia aquilo desapareceu?

Sei que são muitas perguntas e que meu texto foi longo, mas agradeceria muito o tempo de vocês em esclarecer as minhas dúvidas. Desde já, agradeço muito a atenção! Um abraço.

PS: Moro em Florianópolis, SC e as temperaturas foram medidas com base no MSI Afterburner.
Todas CPUs 13600K para cima batem facil 100C.
Provavelmente a Bios da Asus está no padrão que deixa tudo overclocado de fábrica, precisa desligar o MCE e restringir o power limit.
Vai cair uns 10C de temp.
 
Caros amigos, sou leigo no quesito hardware. Tenho algumas dúvidas que já estão me atormentando há algum tempo sobre o meu i5 13600KF. Por favor, conseguem me ajudar?

Primeiramente, meu setup (aquilo que importa para a resolução da minha dúvida) é:

Processador: i5 13600KF
Water cooler: PL240 Flux Cooler Master Masterliquid 240mm
Placa mãe: Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4
Placa de vídeo: RTX 4070 MSI GAMING X TRIO
Gabinete: Deepcool Matrexx 50 ADD-RGB NE 4x120MM
...etc

A dúvida é a seguinte. Desde que comprei o i5 lá em novembro do ano passado, notei que ele é um processador quente. Eu decidi por pegar o water cooler de 240mm porque conversei com um conhecido que é técnico em informática e ele me disse que seria o bastante para aguentar o i5 13600KF e também porque o de 360mm era grande demais e talvez não coubesse no meu gabinete.

Enfim... desde novembro, tenho jogado bastante e a temperatura, aos olhos de um leigo, parece alta. Em jogos como PUBG, diria que a média é algo entre 70-85 graus, sendo que algumas vezes há picos de 90-95 (mas esses picos duram somente um segundinho, e aí a temperatura já volta à normalidade dos 70-80 graus).

Mas ok... embora alta, nunca tive nenhum problema com ele. Nunca reiniciou e nem nada do tipo, mas sempre fiquei um pouco incomodado/inseguro, até porque no auge do verão eu ficava incomodado com a temperatura e ligava o ar condicionado para dar uma ajudinha ao i5.

Agora na semana passada, fiz um upgrade de placa de vídeo e troquei a minha RTX 3060 MSI 3x ventus por uma RTX 4070 MSI GAMING X TRIO.
Nos primeiros dois dias de jogatina, a RTX 4070 se mostrou, em média, 20 graus mais fria que a RTX 3060. A 3060 ficava em média 65 graus, enquanto que a RTX 4070 apresenta uma média de 45 graus. Nesses primeiros dois dias, parece que a RTX 4070 fez com que a temperatura do processador diminuísse. Ele antes ficava muito na faixa dos 70-85 graus, e nesses dois primeiros dias ficou muito entre 65-75.

Acontece que estamos no terceiro dia de jogatina e, hoje, do nada, o processador voltou a apresentar aqueles picos de 90+ graus. Inclusive, nos dois primeiros minutos de jogatina, ele atingiu 100 graus duas vezes e logo em seguida várias vezes 95, 96 e 97.

Fiquei meio assustado e fui ver se o water cooler estava funcionando, mas sim, está tudo ok com ele. Depois, ao longo da tarde, parece que a temperatura da i5 voltou a ser o que era antes com a 3060: média entre 75-85 e algumas vezes atingindo picos bem curtos de 95-96 graus.

Então basicamente a minha dúvida é essa: o i5 13600KF é quente assim mesmo? Devo me preocupar? Devo comprar um water cooler de 360mm? Por que houve aquela diferença de temperatura logo após a instalação da 4070 e no terceiro dia aquilo desapareceu?

Sei que são muitas perguntas e que meu texto foi longo, mas agradeceria muito o tempo de vocês em esclarecer as minhas dúvidas. Desde já, agradeço muito a atenção! Um abraço.

PS: Moro em Florianópolis, SC e as temperaturas foram medidas com base no MSI Afterburner.
Veja se as fans do cooler e a bomba estão configuradas para aumentar a rotação quando em carga alta, a maioria das mobos permite configurar a rotação da bomba e velocidade das fans pela bios baseada na temperatura da CPU.

Desde que não esteja constantemente entrando em thermal throttling ou crashando, acho que pode desencanar da temperatura, não vai queimar ou danificar nada. Troque apenas se o cooler atual estiver fazendo muito barulho e estiver incomodando.
 
Caros amigos, sou leigo no quesito hardware. Tenho algumas dúvidas que já estão me atormentando há algum tempo sobre o meu i5 13600KF. Por favor, conseguem me ajudar?

Primeiramente, meu setup (aquilo que importa para a resolução da minha dúvida) é:

Processador: i5 13600KF
Water cooler: PL240 Flux Cooler Master Masterliquid 240mm
Placa mãe: Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4
Placa de vídeo: RTX 4070 MSI GAMING X TRIO
Gabinete: Deepcool Matrexx 50 ADD-RGB NE 4x120MM
...etc

A dúvida é a seguinte. Desde que comprei o i5 lá em novembro do ano passado, notei que ele é um processador quente. Eu decidi por pegar o water cooler de 240mm porque conversei com um conhecido que é técnico em informática e ele me disse que seria o bastante para aguentar o i5 13600KF e também porque o de 360mm era grande demais e talvez não coubesse no meu gabinete.

Enfim... desde novembro, tenho jogado bastante e a temperatura, aos olhos de um leigo, parece alta. Em jogos como PUBG, diria que a média é algo entre 70-85 graus, sendo que algumas vezes há picos de 90-95 (mas esses picos duram somente um segundinho, e aí a temperatura já volta à normalidade dos 70-80 graus).

Mas ok... embora alta, nunca tive nenhum problema com ele. Nunca reiniciou e nem nada do tipo, mas sempre fiquei um pouco incomodado/inseguro, até porque no auge do verão eu ficava incomodado com a temperatura e ligava o ar condicionado para dar uma ajudinha ao i5.

Agora na semana passada, fiz um upgrade de placa de vídeo e troquei a minha RTX 3060 MSI 3x ventus por uma RTX 4070 MSI GAMING X TRIO.
Nos primeiros dois dias de jogatina, a RTX 4070 se mostrou, em média, 20 graus mais fria que a RTX 3060. A 3060 ficava em média 65 graus, enquanto que a RTX 4070 apresenta uma média de 45 graus. Nesses primeiros dois dias, parece que a RTX 4070 fez com que a temperatura do processador diminuísse. Ele antes ficava muito na faixa dos 70-85 graus, e nesses dois primeiros dias ficou muito entre 65-75.

Acontece que estamos no terceiro dia de jogatina e, hoje, do nada, o processador voltou a apresentar aqueles picos de 90+ graus. Inclusive, nos dois primeiros minutos de jogatina, ele atingiu 100 graus duas vezes e logo em seguida várias vezes 95, 96 e 97.

Fiquei meio assustado e fui ver se o water cooler estava funcionando, mas sim, está tudo ok com ele. Depois, ao longo da tarde, parece que a temperatura da i5 voltou a ser o que era antes com a 3060: média entre 75-85 e algumas vezes atingindo picos bem curtos de 95-96 graus.

Então basicamente a minha dúvida é essa: o i5 13600KF é quente assim mesmo? Devo me preocupar? Devo comprar um water cooler de 360mm? Por que houve aquela diferença de temperatura logo após a instalação da 4070 e no terceiro dia aquilo desapareceu?

Sei que são muitas perguntas e que meu texto foi longo, mas agradeceria muito o tempo de vocês em esclarecer as minhas dúvidas. Desde já, agradeço muito a atenção! Um abraço.

PS: Moro em Florianópolis, SC e as temperaturas foram medidas com base no MSI Afterburner.

Certamente é a configuração padrão da sua placa mãe que tá jogando a voltagem lá pra cima, é só desativar que deve resolver...

Neste vídeo abaixo se fala sobre isso:

 
Tem que ajustar o vcore, o meu 13600KF com 1.18v ta com 5.2/4.1Ghz em todos os nucleos, e não chegou nenhuma vez a 50 graus jogando, estou falando do BF 2042 FHD 144hz cravado, que usa muito mais cpu do que o pubg.
 
Tô usando 1.07v no meu 13600K a 5,1v e no teste cinebench não passa de 76°C usando um cooler AK620 e pasta térmica Snowdog.
2iqE6D0.png
 
Caros amigos, sou leigo no quesito hardware. Tenho algumas dúvidas que já estão me atormentando há algum tempo sobre o meu i5 13600KF. Por favor, conseguem me ajudar?

Primeiramente, meu setup (aquilo que importa para a resolução da minha dúvida) é:

Processador: i5 13600KF
Water cooler: PL240 Flux Cooler Master Masterliquid 240mm
Placa mãe: Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4
Placa de vídeo: RTX 4070 MSI GAMING X TRIO
Gabinete: Deepcool Matrexx 50 ADD-RGB NE 4x120MM
...etc

A dúvida é a seguinte. Desde que comprei o i5 lá em novembro do ano passado, notei que ele é um processador quente. Eu decidi por pegar o water cooler de 240mm porque conversei com um conhecido que é técnico em informática e ele me disse que seria o bastante para aguentar o i5 13600KF e também porque o de 360mm era grande demais e talvez não coubesse no meu gabinete.

Enfim... desde novembro, tenho jogado bastante e a temperatura, aos olhos de um leigo, parece alta. Em jogos como PUBG, diria que a média é algo entre 70-85 graus, sendo que algumas vezes há picos de 90-95 (mas esses picos duram somente um segundinho, e aí a temperatura já volta à normalidade dos 70-80 graus).

Mas ok... embora alta, nunca tive nenhum problema com ele. Nunca reiniciou e nem nada do tipo, mas sempre fiquei um pouco incomodado/inseguro, até porque no auge do verão eu ficava incomodado com a temperatura e ligava o ar condicionado para dar uma ajudinha ao i5.

Agora na semana passada, fiz um upgrade de placa de vídeo e troquei a minha RTX 3060 MSI 3x ventus por uma RTX 4070 MSI GAMING X TRIO.
Nos primeiros dois dias de jogatina, a RTX 4070 se mostrou, em média, 20 graus mais fria que a RTX 3060. A 3060 ficava em média 65 graus, enquanto que a RTX 4070 apresenta uma média de 45 graus. Nesses primeiros dois dias, parece que a RTX 4070 fez com que a temperatura do processador diminuísse. Ele antes ficava muito na faixa dos 70-85 graus, e nesses dois primeiros dias ficou muito entre 65-75.

Acontece que estamos no terceiro dia de jogatina e, hoje, do nada, o processador voltou a apresentar aqueles picos de 90+ graus. Inclusive, nos dois primeiros minutos de jogatina, ele atingiu 100 graus duas vezes e logo em seguida várias vezes 95, 96 e 97.

Fiquei meio assustado e fui ver se o water cooler estava funcionando, mas sim, está tudo ok com ele. Depois, ao longo da tarde, parece que a temperatura da i5 voltou a ser o que era antes com a 3060: média entre 75-85 e algumas vezes atingindo picos bem curtos de 95-96 graus.

Então basicamente a minha dúvida é essa: o i5 13600KF é quente assim mesmo? Devo me preocupar? Devo comprar um water cooler de 360mm? Por que houve aquela diferença de temperatura logo após a instalação da 4070 e no terceiro dia aquilo desapareceu?

Sei que são muitas perguntas e que meu texto foi longo, mas agradeceria muito o tempo de vocês em esclarecer as minhas dúvidas. Desde já, agradeço muito a atenção! Um abraço.

PS: Moro em Florianópolis, SC e as temperaturas foram medidas com base no MSI Afterburner.

Você precisa configurar sua placa mãe, tem diferentes métodos que o pessoal já falou aqui:

Desabilitar o ASUS Multicore Enhancement é o mais simples, mas é o menos eficiente pq só vai limitar o consumo da cpu, placa mãe vai continuar jogando mais voltagem do que precisa.
Undervolt
Ajustar o LCC/AC_LL/DC_LL, é que da melhores resultados porem mais chato de testar

Nada impede de usar tudo junto tbm.

Recomendo ler esse guia para ter uma ideia e depois pesquisar uns valores de referencia que o pessoal tem usado pra sua cpu/mobo e testar bastante, muita gente faz uns UV/OC que muito provavelmente não são estáveis.
Asus Maximus Z790 Extreme and Intel i9-13900k
 
Galera vi esse video fiquei de cara, se pessoa nao se ligar nao souber que a base do cooler nao da contato simplesmente nao adianta nada o melhor cooler o mais caro cpu fica sempre acima de 85-90 graus, primeira vez que vejo algo asssim a cpu fica Torta e base do cooler é retinha, pra tentar contornar ele usou um esquema ajudou bem mas que gambiarra pra um cpu poder ser resfriado corretamente. vejam o video.

 
Galera vi esse video fiquei de cara, se pessoa nao se ligar nao souber que a base do cooler nao da contato simplesmente nao adianta nada o melhor cooler o mais caro cpu fica sempre acima de 85-90 graus, primeira vez que vejo algo asssim a cpu fica Torta e base do cooler é retinha, pra tentar contornar ele usou um esquema ajudou bem mas que gambiarra pra um cpu poder ser resfriado corretamente. vejam o video.


Pois é, uma merda isso ai

Começou com a 12ª geração

Eu preciso criar vergonha e instalar essa parada aqui, já até comprei mas a preguiça não deixou instalar ainda

Não tenho problema de temperatura, mas é bom prevenir.
 
Galera vi esse video fiquei de cara, se pessoa nao se ligar nao souber que a base do cooler nao da contato simplesmente nao adianta nada o melhor cooler o mais caro cpu fica sempre acima de 85-90 graus, primeira vez que vejo algo asssim a cpu fica Torta e base do cooler é retinha, pra tentar contornar ele usou um esquema ajudou bem mas que gambiarra pra um cpu poder ser resfriado corretamente. vejam o video.


Aqui no escritório temos um 12900 e um 13900. Os dois montados com o ILM da thermalright (nunca foram montados com o suporte original) . Zero problemas. Uns dizem q não ajuda (respeito a opinião) mas eu acho q, por 50 lulacoins, vale a pena não se aborrecer.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo