[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Performance sensacional. O i5-13600K é disparado meu processador favorito da Intel nesses tempos.
Rápido, consumo de energia bem razoável, mais fácil de refrigerar que os i7 e i9, bom potencial de undervolt, funciona bem com DDR4 e placas-mãe de baixo custo, performance boa em jogos e aplicações multithread...
É um processador bem completo.
Recentemente troquei meu kit AM4 (B550 TUF+Ryzen 5800X) e to curtindo muito o 13600k, o CPU é MUITO parrudo e tem uma eficiencia energética mais inteligente, apesar de um TDP maior que o 5800X ele é mais economico.

Só não entendi pq o meu pega no máximo 5.092ghz, ja vi videos dele cravado a 5.500 e outros onde ele ficcava a 5088ghz, isso é loteria? (gosto de usar tudo no automatico mesmo).
 
Recentemente troquei meu kit AM4 (B550 TUF+Ryzen 5800X) e to curtindo muito o 13600k, o CPU é MUITO parrudo e tem uma eficiencia energética mais inteligente, apesar de um TDP maior que o 5800X ele é mais economico.

Só não entendi pq o meu pega no máximo 5.092ghz, ja vi videos dele cravado a 5.500 e outros onde ele ficcava a 5088ghz, isso é loteria? (gosto de usar tudo no automatico mesmo).
No automático é isso mesmo, no máximo 5,1 GHz. Acima disso, só com overclock mesmo.
 
No automático é isso mesmo, no máximo 5,1 GHz. Acima disso, só com overclock mesmo.
Mas monitorando no Afterburner in game fica em 5.092, não crava nos 5.100...queria saber pq essa diferença de 0,008 rsrs.
 
Mas monitorando no Afterburner in game fica em 5.092, não crava nos 5.100...queria saber pq essa diferença de 0,008 rsrs.
Mas isso é normal. O meu assim como o de todos é a mesma coisa. Não chega a 5,1 GHz cravado. Isso é teórico.
 
Recentemente troquei meu kit AM4 (B550 TUF+Ryzen 5800X) e to curtindo muito o 13600k, o CPU é MUITO parrudo e tem uma eficiencia energética mais inteligente, apesar de um TDP maior que o 5800X ele é mais economico.

Se não me engano, o consumo dele all-core em stock é ~160W, que eu acho razoável. Longe dos 7900X/7950X/13700K/13900K.
Não é um R9 7900, mas é bem melhor que muito processador que saiu de uns tempos pra cá.
 
Em stock, com undervolt a 1,07V, o meu chega a 153W.

2iqE6D0.png
 
Se não me engano, o consumo dele all-core em stock é ~160W, que eu acho razoável. Longe dos 7900X/7950X/13700K/13900K.
Não é um R9 7900, mas é bem melhor que muito processador que saiu de uns tempos pra cá.
Usei como base o monitoramento de energia do Afterburner pro item "energia da cpu", não sei se é o correto para medição, de qualquer forma como falei, to muito contente com o que ele entrega.
 
Em stock, com undervolt a 1,07V, o meu chega a 153W.

2iqE6D0.png

O meu em stock é isso daí mesmo, pelo hwinfo aqui no cinebench chega nos 149w, isso com vcore em 1.25. Em jogos mal chega nos 60w, isso por volta dos ~49°C ou abaixo.
 
Pessoal, alguém com MSI PRO B660M-A Wifi ai ?
Vi alguns relatos em foruns de fora que ela já vem setada com tensão bem acima e que está dificil fazer undervolt nela...
Sei que parece que a Intel bloqueou undervolt e tudo mais ...
Estou com a minha H610M-A aqui sem atualizar BIOS (nem sabia do bloqueio do undervolt) e aqui funciona bem .. estou usando offset de -0,145mv e baixa bem as temperaturas mas comprei um SSD PCI-e 4.0 e nesta placa não roda em PCI-E 4.0 além de ter mais 2 módulos de memória que estou querendo usar.
Diante disto, pensei nas B660, B760, Z690 e fixei um valor de até 160 usd...
Me sobraram algumas opções nesta faixa de preço

MSI PRO B660M Wifi DDR4 - 135 usd
ASROCK Z690 PG4 - 155 usd
ASUS Prime H770 Plus - 155 usd
ASUS Prime B760 Plus - 145 usd
Em termos de VRM parece que o menos pior aí é da MSI (12 fases ou 8) seguido da ASrock que já usa DrMOS de 9 fases

Fiquei interessado na MSI pq é bem completinha mas estou com pé atrás pelos comentários nos foruns de fora...

Já Asrock pessoal reclama do VRM mas na Newegg não vi ninguém reclamando da placa no geral, muito pelo contrário, mas acho que usa PWM Analógico o que não acho interessante.

Gigabyte eu descartei pq não gosto.
Do que apresentei, o que acham ?
Será que dá pra ir de Asrock ou vou de MSI mesmo ?
Será que no preço da Asrock não é melhor ir de H770 Plus ? Aqui no VRM na Asus H610M-A vai na boa .. sem aquecer horrores mesmo com 6 fases + 1.

Se alguém puder opinar, agradeço.
 
Alguém sabe como fazer undervolt nas memórias ?
Qual a diferença entre XMP I e XMP II ?

A mobo ta config para 1.35v pelo XMP, mas ta dando 1.37v....Asus...@#$!
 
Última edição:
Alguém sabe como fazer undervolt nas memórias ?
Qual a diferença entre XMP I e XMP II ?

A mobo ta config para 1.35v pelo XMP, mas ta dando 1.37v....Asus...@#$!
Essa diferença é normal. A mobo você seta um valor e ela dá uma diferença quando a gente monitora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz um teste agora pouco com o CPU Mark e os clocks em Pcore 5,4 Ghz / Ecore 4,3 Ghz (vcore 1,20v)

Gp1SXyv.png
 
vocês arriscariam importar um i7 (13700kf)? acaba saindo mais ou menos 1950, não sei se vale a dor de cabeça, nunca importei nada dessa ordem de valor
 
vocês arriscariam importar um i7 (13700kf)? acaba saindo mais ou menos 1950, não sei se vale a dor de cabeça, nunca importei nada dessa ordem de valor
Se for da China, vale a pena.
 
vocês arriscariam importar um i7 (13700kf)? acaba saindo mais ou menos 1950, não sei se vale a dor de cabeça, nunca importei nada dessa ordem de valor

E é um ótimo processador, tenho um desses, muito, muito bom.
 
Ia pegar dos eua com redirecionador mas chance de taxa é alta.. então por eliminação vai da china, seja o que Deus quiser, obrigado pessoal.
 
vocês arriscariam importar um i7 (13700kf)? acaba saindo mais ou menos 1950, não sei se vale a dor de cabeça, nunca importei nada dessa ordem de valor
Na última BF peguei 2 5800x3d e chegaram sem problemas(entregues em ~20 dias), se vc pretende comprar anda logo pq o amor venceu e vão começar a recolher o imposto no ato da compra.
 
Na última BF peguei 2 5800x3d e chegaram sem problemas(entregues em ~20 dias), se vc pretende comprar anda logo pq o amor venceu e vão começar a recolher o imposto no ato da compra.
eh cara, obrigado! medo é justamente esse, i7 4770 não tá aguentando mais, hora de upgrade é agora
valeu pela força
 
Alguém já usou esses kits da asgard pra ddr5? Achei um em promo por 530 reais o kit 16x2 6800 mhz A-die, como é A-die a chance de conseguir bons timings é grande, mas nunca tive memória dessa marca, funciona bem?
 
Galera, consegui uma CPU que ninguem tem ainda, pelo menos não que eu tenha visto! Um spoiler pra vcs dela.
Vai ter vídeo de canal de harware aqui do BR sobre exatamente essa CPU.

 
Alguém já usou esses kits da asgard pra ddr5? Achei um em promo por 530 reais o kit 16x2 6800 mhz A-die, como é A-die a chance de conseguir bons timings é grande, mas nunca tive memória dessa marca, funciona bem?
Tem link, parceiro?
 
Não é o laptop. O "T" é a versão de baixo consumo de processadores para desktop.
30-35W?

ja usei um modelo T ha um bom tempo atras numa mobo desktop, bom para coisas basicas.
 
30-35W?

ja usei um modelo T ha um bom tempo atras numa mobo desktop, bom para coisas basicas.
Viu o desempenho dele né, serve bem mais do que pra coisas básicas. Isso com pl1, se por no pl2 vai pra 106w ou até mais. Ele é surpreendentemente forte consumindo muito pouco.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo