[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Viu o desempenho dele né, serve bem mais do que pra coisas básicas. Isso com pl1, se por no pl2 vai pra 106w ou até mais. Ele é surpreendentemente forte consumindo muito pouco.
Quanto estava o PL1 no teste que postou?

Quanto estava o PL1 no teste que postou?
Eu não mexi nisso ainda. Só instalei o Windows 11 e o cpu-z. Não coloquei as memórias em gear1, nem apertei os timings. Muito menos mudar o PL. Não fiz ajuste nenhum só liguei a máquina e instalei as coisas básicas. Vou fazer tudo isso amanhã e posto aqui.

Fazer um Nas topzinho que rode 4k?
Eu queria montar na época um PC economico, mais para office e internet.

O mais importante para o 4K é a banda de rede, vc vai usar um player externo que consiga ler 4K, HDR, etc sem ter que fazer conversão.
O NAS vai servir mais para a estrutura de pastas e arquivos e compartilhar a biblioteca.

Eu queria montar na época um PC economico, mais para office e internet.

O mais importante para o 4K é a banda de rede, vc vai usar um player externo que consiga ler 4K, HDR, etc sem ter que fazer conversão.
O NAS vai servir mais para a estrutura de pastas e arquivos e compartilhar a biblioteca.
Mas não tem que ter um certo poder de processamento? E memória influencia?

Mas não tem que ter um certo poder de processamento? E memória influencia?
Muitos NAS rodam com Atom, Arm, Celeron...CPUs de baixo processamento.
A memória vai influenciar quantos Apps, Serviços, (Virtualização, Web Server, LDAP, torrent, etc) estiverem rodando e quantos usuários estão acessando ao mesmo tempo (aí a banda da rede influencia mais).
Numa config caseira que é mais compartilhamento de arquivos e poucos usuários, 2Gb a 4 Gb Ram é mais que o suficiente.

Intel vai matar o suporte à um monte de coisa legada (16/32bits) das CPUs (ainda vai dar pra rodar prograrmas 32 bits de boas, só não subir sistemas de 16/32 bits):

Isso vai dar uma bela limpada nos processo de inicialização, vai dar pra matar o CSM também.

Intel vai matar o suporte à um monte de coisa legada (16/32bits) das CPUs (ainda vai dar pra rodar prograrmas 32 bits de boas, só não subir sistemas de 16/32 bits):

Isso vai dar uma bela limpada nos processo de inicialização, vai dar pra matar o CSM também.
Seria interessante se os sistemas operacionais tmb seguissem essa tendência. Imagina como ficaria um OS mais enxuto com os códigos legados deixados de lado pra dar espaço a novas tecnologias?

Seria interessante se os sistemas operacionais tmb seguissem essa tendência. Imagina como ficaria um OS mais enxuto com os códigos legados deixados de lado pra dar espaço a novas tecnologias?
Isso não vai mudar muita coisa, a mudança é mais relacionada ao bootloader do sistema e firmwares de inicialização.

Única coisa que é cheia de coisa legada é o Windows mesmo, se for enxugar ele metade do sistema vai parar de funcionar.

vai matar um monte de vga antiga sem o legacy do CSM.

vai matar um monte de vga antiga sem o legacy do CSM.
Não, elas irão continuar funcionando, vc só não vai ver a tela de post e só vai ter vídeo depois que o sistema inicializar.

Galera, meu PC tá reiniciando quando passo o R23, já mexi na config da memória, já subi a tensão, deixei em gear2 e nada.

Fora isso o PC tá liso! Alguma sujestão do que posso fazer? A cpu é um 13700t com uma B660 ITX, todos os drivers estão atualizados, inclusive o chipset e o windows 11.

Galera, meu PC tá reiniciando quando passo o R23, já mexi na config da memória, já subi a tensão, deixei em gear2 e nada.

Fora isso o PC tá liso! Alguma sujestão do que posso fazer? A cpu é um 13700t com uma B660 ITX, todos os drivers estão atualizados, inclusive o chipset e o windows 11.
deve ser temp

deve ser temp

A 13700t não tem uma temp mais controlada que a linha K? Falo por ser de baixo consumo energético.

A 13700t não tem uma temp mais controlada que a linha K? Falo por ser de baixo consumo energético.
pois é, defini o PL de 106w que é o de fábrica mesmo!

Bios tá atualizada? Já tentou tudo em stock, incluindo as memórias sem XMP?

o R23 frita chip e o 13700T é mais sensivel ao estress
tem q ajustar muito bem a bios e tirar qq oc

tenta rodar prime95, n vai aguentar

Sua CPU é alguma engineering sample? Única coisa que posso pensar é que tá com defeito mesmo, seja na CPU ou na mobo (mais provável ser a CPU).
Não é, eu suspeito que seja o cooler low profile em uma itx que deve tá mal encaixado, ou algo do tipo pq, pq no CPU-Z no teste de stress bateu 100 ºC agora a pouco, não deveria! e em outro PC o R23 rodou de boas, o problema não é a CPU!

Dia chuvoso, tempo "frio" (25ºC), nada pra fazer, vamos pra mais uns testes. Consegui chegar a um limite máximo com o AK620 e o 13600K. Cheguei nos clocks do 13900K (Pcore em 5,5 Ghz e Ecore em 4,3 Ghz). Porém precisei de 1,245v de Vcore. No último segundo do teste do Multi Core, o processador bateu os 100ºC. O teste tem 10 minutos e todo tempo, o processador se manteve em 97ºC. Creio que agora é o limite. Não posso mecher nem mais uma agulha na voltagem. A não ser que eu use um Water Cooler.

CINEBENCH R23 - SINGLE CORE TEST - 2149 pts

ACyqKAV.png

CINEBENCH R23 - MULTI CORE TEST - 25464 pts

FXardjW.png

Dia chuvoso, tempo "frio" (25ºC), nada pra fazer, vamos pra mais uns testes. Consegui chegar a um limite máximo com o AK620 e o 13600K. Cheguei nos clocks do 13900K (Pcore em 5,5 Ghz e Ecore em 4,3 Ghz). Porém precisei de 1,245v de Vcore. No último segundo do teste do Multi Core, o processador bateu os 100ºC. O teste tem 10 minutos e todo tempo, o processador se manteve em 97ºC. Creio que agora é o limite. Não posso mecher nem mais uma agulha na voltagem. A não ser que eu use um Water Cooler.

ACyqKAV.png

FXardjW.png
Tá excelente! Mas um WC ia melhorar um pouco as temperaturas ou manter o 13600K um pouco menos quente.

DZU987h.jpg

Tá excelente! Mas um WC ia melhorar um pouco as temperaturas ou manter o 13600K um pouco menos quente.

DZU987h.jpg
Hahahaha

Quase fiz isso 😂

Máquina tá silenciosa e rodando, relativamente fria. Tive q controlar o impulso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ACyqKAV.png

FXardjW.png
Muita maneiro, muito mesmo. Parabéns!!

Última edição:

ACyqKAV.png

FXardjW.png
Que sonho 1.24v pra segurar 5.5 hein, muito bom.
Só achei quente demais tanto as mínimas como as máximas, um up de cooler ai faria uma diferença absurda.
Acabei de rodar aqui no meu over do dia dia que é 5.1 e preciso de um vcore bem acima,1.34v pra segurar.
Uso um Rog Strix Lc360 em push pull com kryonaut.

Users who are viewing this thread

Voltar