Quanto estava o PL1 no teste que postou?Viu o desempenho dele né, serve bem mais do que pra coisas básicas. Isso com pl1, se por no pl2 vai pra 106w ou até mais. Ele é surpreendentemente forte consumindo muito pouco.
Quanto estava o PL1 no teste que postou?Viu o desempenho dele né, serve bem mais do que pra coisas básicas. Isso com pl1, se por no pl2 vai pra 106w ou até mais. Ele é surpreendentemente forte consumindo muito pouco.
Eu não mexi nisso ainda. Só instalei o Windows 11 e o cpu-z. Não coloquei as memórias em gear1, nem apertei os timings. Muito menos mudar o PL. Não fiz ajuste nenhum só liguei a máquina e instalei as coisas básicas. Vou fazer tudo isso amanhã e posto aqui.Quanto estava o PL1 no teste que postou?
Fazer um Nas topzinho que rode 4k?30-35W?
ja usei um modelo T ha um bom tempo atras numa mobo desktop, bom para coisas basicas.
Eu queria montar na época um PC economico, mais para office e internet.Fazer um Nas topzinho que rode 4k?
Mas não tem que ter um certo poder de processamento? E memória influencia?Eu queria montar na época um PC economico, mais para office e internet.
O mais importante para o 4K é a banda de rede, vc vai usar um player externo que consiga ler 4K, HDR, etc sem ter que fazer conversão.
O NAS vai servir mais para a estrutura de pastas e arquivos e compartilhar a biblioteca.
Muitos NAS rodam com Atom, Arm, Celeron...CPUs de baixo processamento.Mas não tem que ter um certo poder de processamento? E memória influencia?
Seria interessante se os sistemas operacionais tmb seguissem essa tendência. Imagina como ficaria um OS mais enxuto com os códigos legados deixados de lado pra dar espaço a novas tecnologias?Intel vai matar o suporte à um monte de coisa legada (16/32bits) das CPUs (ainda vai dar pra rodar prograrmas 32 bits de boas, só não subir sistemas de 16/32 bits):
![]()
Envisioning a Simplified Intel® Architecture
Intel investigated architectural enhancements and modifications for a 64-bit mode-only architecture.www.intel.com
Isso vai dar uma bela limpada nos processo de inicialização, vai dar pra matar o CSM também.
Isso não vai mudar muita coisa, a mudança é mais relacionada ao bootloader do sistema e firmwares de inicialização.Seria interessante se os sistemas operacionais tmb seguissem essa tendência. Imagina como ficaria um OS mais enxuto com os códigos legados deixados de lado pra dar espaço a novas tecnologias?
vai matar um monte de vga antiga sem o legacy do CSM.Intel vai matar o suporte à um monte de coisa legada (16/32bits) das CPUs (ainda vai dar pra rodar prograrmas 32 bits de boas, só não subir sistemas de 16/32 bits):
![]()
Envisioning a Simplified Intel® Architecture
Intel investigated architectural enhancements and modifications for a 64-bit mode-only architecture.www.intel.com
Isso vai dar uma bela limpada nos processo de inicialização, vai dar pra matar o CSM também.
Não, elas irão continuar funcionando, vc só não vai ver a tela de post e só vai ter vídeo depois que o sistema inicializar.vai matar um monte de vga antiga sem o legacy do CSM.
deve ser tempGalera, meu PC tá reiniciando quando passo o R23, já mexi na config da memória, já subi a tensão, deixei em gear2 e nada.
Fora isso o PC tá liso! Alguma sujestão do que posso fazer? A cpu é um 13700t com uma B660 ITX, todos os drivers estão atualizados, inclusive o chipset e o windows 11.
deve ser temp
Galera, meu PC tá reiniciando quando passo o R23, já mexi na config da memória, já subi a tensão, deixei em gear2 e nada.
Fora isso o PC tá liso! Alguma sujestão do que posso fazer? A cpu é um 13700t com uma B660 ITX, todos os drivers estão atualizados, inclusive o chipset e o windows 11.
pois é, defini o PL de 106w que é o de fábrica mesmo!A 13700t não tem uma temp mais controlada que a linha K? Falo por ser de baixo consumo energético.
Bios tá atualizada? Já tentou tudo em stock, incluindo as memórias sem XMP?Galera, meu PC tá reiniciando quando passo o R23, já mexi na config da memória, já subi a tensão, deixei em gear2 e nada.
pois é, defini o PL de 106w que é o de fábrica mesmo!
o R23 frita chip e o 13700T é mais sensivel ao estressA 13700t não tem uma temp mais controlada que a linha K? Falo por ser de baixo consumo energético.
tá sim, e tudo em stock sem xmp ativo e continua assim!Bios tá atualizada? Já tentou tudo em stock, incluindo as memórias sem XMP?
Sua CPU é alguma engineering sample? Única coisa que posso pensar é que tá com defeito mesmo, seja na CPU ou na mobo (mais provável ser a CPU).tá sim, e tudo em stock sem xmp ativo e continua assim!
Não é, eu suspeito que seja o cooler low profile em uma itx que deve tá mal encaixado, ou algo do tipo pq, pq no CPU-Z no teste de stress bateu 100 ºC agora a pouco, não deveria! e em outro PC o R23 rodou de boas, o problema não é a CPU!Sua CPU é alguma engineering sample? Única coisa que posso pensar é que tá com defeito mesmo, seja na CPU ou na mobo (mais provável ser a CPU).
Tá excelente! Mas um WC ia melhorar um pouco as temperaturas ou manter o 13600K um pouco menos quente.Dia chuvoso, tempo "frio" (25ºC), nada pra fazer, vamos pra mais uns testes. Consegui chegar a um limite máximo com o AK620 e o 13600K. Cheguei nos clocks do 13900K (Pcore em 5,5 Ghz e Ecore em 4,3 Ghz). Porém precisei de 1,245v de Vcore. No último segundo do teste do Multi Core, o processador bateu os 100ºC. O teste tem 10 minutos e todo tempo, o processador se manteve em 97ºC. Creio que agora é o limite. Não posso mecher nem mais uma agulha na voltagem. A não ser que eu use um Water Cooler.
CINEBENCH R23 - SINGLE CORE TEST - 2149 pts
![]()
CINEBENCH R23 - MULTI CORE TEST - 25464 pts
![]()
HahahahaTá excelente! Mas um WC ia melhorar um pouco as temperaturas ou manter o 13600K um pouco menos quente.
![]()
Muita maneiro, muito mesmo. Parabéns!!Dia chuvoso, tempo "frio" (25ºC), nada pra fazer, vamos pra mais uns testes. Consegui chegar a um limite máximo com o AK620 e o 13600K. Cheguei nos clocks do 13900K (Pcore em 5,5 Ghz e Ecore em 4,3 Ghz). Porém precisei de 1,245v de Vcore. No último segundo do teste do Multi Core, o processador bateu os 100ºC. O teste tem 10 minutos e todo tempo, o processador se manteve em 97ºC. Creio que agora é o limite. Não posso mecher nem mais uma agulha na voltagem. A não ser que eu use um Water Cooler.
![]()
![]()
Que sonho 1.24v pra segurar 5.5 hein, muito bom.Dia chuvoso, tempo "frio" (25ºC), nada pra fazer, vamos pra mais uns testes. Consegui chegar a um limite máximo com o AK620 e o 13600K. Cheguei nos clocks do 13900K (Pcore em 5,5 Ghz e Ecore em 4,3 Ghz). Porém precisei de 1,245v de Vcore. No último segundo do teste do Multi Core, o processador bateu os 100ºC. O teste tem 10 minutos e todo tempo, o processador se manteve em 97ºC. Creio que agora é o limite. Não posso mecher nem mais uma agulha na voltagem. A não ser que eu use um Water Cooler.
![]()
![]()