[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
10900F tem clock baixo (2.8Ghz - 65W), a maior qtd de cores também não vai influenciar em nada com gargalo.

Eu sempre tive i5 e i7, dos i5... 8400, 10400F, 10400, 11400F, 11400, ...todos eles tinha comprado por volta de 1250,00 na média e vendido por 1100,00 +-...então não vi desvalorização neles.

0 i5 13600K = i7 12700K.

Gargalo em VGA, só vi nos modelos top, 3090 e 4090 com CPU fraca.
Se pegar os modelos medianos, xx70...não vejo "gargalo" em si com CPU atual de entrada...tipo 4070 com 12400/13400.

Ficar sempre pensando no futuro (+- 2 anos) em questões de tecnologia, acho perda de tempo. Compre o aqui e agora com a grana que vc tem, lá na frente o modelo de entrada vai ser superior ao mediano de "ontem" (hoje).

Atualmente uso um 12400 com RTX 3080 12Gb e 13700 com RTX 4070.
Entendi camarada! Comprei meu i5 10400 em 2020 pagando 1.499 reais, se eu for vender ele hoje é difícil vender por 500 reais, um core i7 4970k de quase 10 anos atrás esta sendo vendido em média hoje por 650 reais. Minha esposa trocou o setup dela junto comigo, eu peguei o i5 10400 e ela pegou o i7 9700F, ambos com desempenho muito parecido em jogos e o CPU dela hoje é vendido em média 1900 reais, basicamente o preço que ela pagou na época, trocamos o KIT em 2020. Acho que vc troca com muito mais frequência, por esse motivo não perde tanto valor. Obrigado pelas dicas.
Então 0 motivos pra se preocupar. Se tiver dando falta de algo, melhor fazer o up da GPU primeiro e se preocupar com CPU depois. Mesmo com gargalo ainda vai entregar mais FPS do que o combo atual.

Como dito acima, os cores extras não vão ajudar muito e o IPC e clocks não iriam mudar nada, então não vale a pena esse gasto.
Valeu camarada! Talvez eu invista na GPU primeiro. então.

Pessoal, queria dar um up no meu PC. Iria adquirir um i7 13th, uma rtx 3080 e tava pensando em comprar uma B760-f rog strix.

Alguém recomenda essa placa mãe? Ou tem alguma outra melhor nessa faixa de preço (R$2500).

Pessoal, queria dar um up no meu PC. Iria adquirir um i7 13th, uma rtx 3080 e tava pensando em comprar uma B760-f rog strix.

Alguém recomenda essa placa mãe? Ou tem alguma outra melhor nessa faixa de preço (R$2500).

Eu uso a Asus B760-F com 13700, 32Gb DDR5 6000Mhz CL36 e RTX 4070, acho um ótimo combo, a placa é excelente de recursos e funcionalidades.
Paguei R$ 2049,00 em promo da Tera em março, quando estava por R$ 2250 na Kabum.

Comprei o prateado no AliExpress.

Obrigado!
Hoje, finalmente consegui me organizar pra instalar o Contact Frame da Thermalright.

i5-12400-F-Thermalright-Frame.png

A desmontagem do fixador da placa mãe e a montagem dele foram super simples!

Não sei dizer de quem é o mérito: dele, da reaplicação da pasta térmica (Kryonaut), ou da remontagem do cooler, ou do conjunto todo, mas, as temps deram uma melhorada ao que eu vinha tendo.

i5-12400-F-Core-Temps-Cinebench-R23.png

i5-12400-F-Cinebench-R23-Results.png

Antes, tinha core beirando os 70 °C quando eu rodava o R23, espero que essas baixas temps se mantenham. No geral, fiquei feliz com a experiência, e o frame me passou uma impressão boa, de que o padrao de montagem deveria ser com ele mesmo.

Obrigado aí pelas dicas e pelos links de compra, pessoal!

Hoje, finalmente consegui me organizar pra instalar o Contact Frame da Thermalright.

i5-12400-F-Thermalright-Frame.png

A desmontagem do fixador da placa mãe e a montagem dele foram super simples!

Não sei dizer de quem é o mérito: dele, da reaplicação da pasta térmica (Kryonaut), ou da remontagem do cooler, ou do conjunto todo, mas, as temps deram uma melhorada ao que eu vinha tendo.

i5-12400-F-Core-Temps-Cinebench-R23.png

i5-12400-F-Cinebench-R23-Results.png

Antes, tinha core beirando os 70 °C quando eu rodava o R23, espero que essas baixas temps se mantenham. No geral, fiquei feliz com a experiência, e o frame me passou uma impressão boa, de que o padrao de montagem deveria ser com ele mesmo.

Obrigado aí pelas dicas e pelos links de compra, pessoal!
Excelente resultado, parabéns! Seu PC está lindo 😻 amei essa combinação de cores e os cabos em duas tonalidades. Tem mais fotos do PC em algum lugar?

Excelente resultado, parabéns! Seu PC está lindo 😻 amei essa combinação de cores e os cabos em duas tonalidades. Tem mais fotos do PC em algum lugar?
Honorável @japa , ouvir isso de vossa senhoria é uma honra! 😄

Eu fiz esse post aqui: https://forum.adrenaline.com.br/thr...ar-apenas-jpg.514199/page-732#post-1076344025, depois que os cabos modulares sleeved chegaram.

E também tem esse aqui mostrando os dois espaços aqui no meu escritório: https://forum.adrenaline.com.br/thr...ar-apenas-jpg.561517/page-533#post-1076639702

Também fiz esse videozin que acabei de upar no YT:

Última edição:

Segundo os fórum chinês em questão o Raptorlake Refresh será a 14ª geração desktop mesmo, mas não só no desktop, alguns chips para notebook também serão Raptor refresh enquanto que o Meteorlake virá como a primeira geração de uma nova brand... até onde dá para confiar nessa informação fica a dúvida.

Segundo o que anda circulando, os chips serão assim:
- RPL-R S = 14ª geração Core i (Desktop)
- RPL-R HX = 14ª geração Core i (Mobile)
- RPL-R Y = 13ª geração Core i (Mobile)
- RPL-U R = ???
- MTL-U = ???
- MTL-H = 1ª geração Core Ultra (Mobile)
- MTL-P = 1ª geração Core Ultra (Mobile)

Segundo os fórum chinês em questão o Raptorlake Refresh será a 14ª geração desktop mesmo, mas não só no desktop, alguns chips para notebook também serão Raptor refresh enquanto que o Meteorlake virá como a primeira geração de uma nova brand... até onde dá para confiar nessa informação fica a dúvida.

- RPL-U R = ???
- MTL-U = ???
Aparentemente as mobos da Gigabyte vão ter suporte ao RPL-R

IMXptdV.png

IMXptdV.png

Na Computex 2023 demonstraram novas mobos Z790 a serem lançadas no fim de ano com VRM dando mais suporte a maior potência (consumo) para os novas CPUs.

O novo refresh LGA1700 vai vir puxando mais energia...aquele 0.1Ghz a mais para dar a sensação de melhoria frente a geração "anterior".

- RPL-U R = ???
- MTL-U = ???
Eu confesso que odiei um nome novo de Intel Core Ultra, pois achei meio constrangedor. Seria melhor o nome Intel Core Hybrid, não acha? Já que possui os núcleos híbridos. Queria também se adotassem as letrinhas para indicar o tier do processador. Aí seria assim:

• Intel Core Hybrid BM1000 (Significa Bare Minimum, processador mais voltado para uso bem básico e que não exige muito o processamento. É equivalente ao Intel Pentium).
  • Intel Core Hybrid B1100 (Significa Basic, processador mais potente que Bare Minimum mas bem fraco que outros processadores, é voltado para quem não tem condições de comprar um processador melhor. É equivalente ao Intel Core i3)
  • Intel Core Hybrid MS1300 (Significa Mainstream, processador intermediário mais voltado para consumidores. É equivalente ao Intel Core i5 de entrada)
  • Intel Core Hybrid HE1500 e HE1700 (Significa High End, processador voltado para tarefas mais exigentes. É equivalente ao Intel Core i5 com capacidade de overclock e Intel Core i7 respectivamente).
  • Intel Core Hybrid EN1900 (Significa Enthusiast, processador mais parrudo que High End voltado para entusiastas de computadores. É equivalente ao Intel Core i9).
O que acham? Ironicamente, eu achei o Intel Core ix mais icônico, mas se é para mudar, fazer o que? Eu vou sentir falta dele com certeza.

Última edição:
Eu confesso que odiei um nome novo de Intel Core Ultra, pois achei meio constrangedor. Seria melhor o nome Intel Core Hybrid, não acha? Já que possui os núcleos híbridos. Queria também se adotassem as letrinhas para indicar o tier do processador. Aí seria assim:

• Intel Core Hybrid BM1000 (Significa Bare Minimum, processador mais voltado para uso bem básico e que não exige muito o processamento. É equivalente ao Intel Pentium).
  • Intel Core Hybrid B1100 (Significa Basic, processador mais potente que Bare Minimum, mas é voltado para quem não tem condições de comprar um processador melhor. É equivalente ao Intel Core i3)
  • Intel Core Hybrid MS1300 (Significa Mainstream, processador intermediário mais voltado para consumidores. É equivalente ao Intel Core i5 de entrada)
  • Intel Core Hybrid HE1500 e HE1700 (Significa High End, processador voltado para tarefas mais exigentes. É equivalente ao Intel Core i5 com capacidade de overclock e Intel Core i7 respectivamente).
  • Intel Core Hybrid E1900 (Significa Enthusiast, processador mais parrudo que High End voltado para entusiastas de computadores. É equivalente ao Intel Core i9).
O que acham? Ironicamente, eu achei o Intel Core ix mais icônico, mas se é para mudar, fazer o que? Eu vou sentir falta dele com certeza.
A Intel na verdade está perdendo um potencial que ela mesmo criou: A série EVO. Os notebooks com os chips premium mobile dela vem com este selo, então criar uma brand em cima disso seria o melhor caminho (fora que "evo" indica 'evolução', e arquitetura híbrida cairia bem nesse rótulo). Quanto às demais letras, no mercado mobile, a Intel já tem suas letras e adicionar mais/trocar elas só dificultaria para o usuário comum.

Ficaria muito melhor ler "Core EVO 1003H" que um "Core Ultra 1001H", ao menos ao meu ver, mas entendo a Intel: Ela tem essa brand 'Ultra' desde os tempos do 'Ultrabook', e agora que o nome está em alta novamente (graças à Apple) ela vai usar para resetar a numeração da linha Core, que já vai lá no número 14k. Agora vale ressaltar que a Intel não irá matar o nome e geração, ela vai apostar nos dois andando lado-a-lado, onde apenas o Meteorlake para notebooks terá essa brand 'Ultra', enquanto que no desktop continuará 'Core i', basicamente para saber como o mercado vai olhar para essa transição: Se der errado foi apenas um teste e só nos notebooks, se der certo vai estender esse nome para substituir o antigo.

PS1: A Intel já matou os Pentium/Celeron, os processadores de entrada dela possuem o nome de "Intel Processors N###", acima dele já vem os i3/5/7/9;
PS2: Esse novo nome não tem denotação mais de segmento (3/5/7/9), apenas de brand (Core Ultra) e geração+faixa de desempenho+sufixo (1003H).

Só lembrando:
-S = DeSktop e/ou Special ed. (como sufixo de chip e como sufixo comercial, respectivamente)
-K = UnlocKed
-F = Fused iGPU (não tem descrição oficial, apenas é "F")
-T = Power opTimized
-H = EntHusiast / High performance (até a 10ªgen denotava "High core count")
-G = High Graphic performance
-X = EXtreme performance
-P = Performance
-U = Ultra low-power
-Y = ExtremelY low-power
-E = Embbed e/ou Edition (este último aparece apenas no XE/HE)

IMXptdV.png

Torcendo que isso se confirme!

Aqui já atualizei a BIOS da B660M AORUS PRO AX DDR4 pra versão F23 que traz esse suposto suporte aí aos 14th.

O que, por sinal, me rendeu uma pequena dor de cabeça porque o Windows entendeu a mudança de BIOS como uma mudança de hardware e desativou a minha licença :bem:

Pesquisando, vi que isso é bem comum, infelizmente. Minha sorte foi que eu consegui achar o serial do W10 que tinha usado antes de atualizar pro W11, senão tava lascado!

Boa noite, pessoal. Estou procurando um processador para um futuro upgrade e estou em dúvida entre o Ryzen 9 7900 e o I7 13700K pois os dois estão o mesmo preço... estou pendendo para o lado da AMD dessa vez, pois ao observar as análises do Adrenaline percebi que eles são praticamente a mesma coisa, porém o 7900 esquenta menos e vem com o cooler box legal que já satisfaz muito bem... qual opção vocês indicariam? teria outra alternativa melhor além dessas duas?

Caso opte pelo 7900, como não tenho foco em OC, estou pensando em pegar uma B650 TUF "https://www.kabum.com.br/produto/39...HfLaXRSJw0qBcaupfRyo7os1riJVRcMRoCJUoQAvD_BwE"
Seria essa placa uma boa opção?

Torcendo que isso se confirme!

Aqui já atualizei a BIOS da B660M AORUS PRO AX DDR4 pra versão F23 que traz esse suposto suporte aí aos 14th.

O que, por sinal, me rendeu uma pequena dor de cabeça porque o Windows entendeu a mudança de BIOS como uma mudança de hardware e desativou a minha licença :bem:

Pesquisando, vi que isso é bem comum, infelizmente. Minha sorte foi que eu consegui achar o serial do W10 que tinha usado antes de atualizar pro W11, senão tava lascado!
Prontos pro refresh hehehe

Pra evitar esse problema da licença basta linkar sua conta da MS com a instalação do Windows, assim vc não precisa se preocupar quando trocar qualquer hardware ;)

Boa noite, pessoal. Estou procurando um processador para um futuro upgrade e estou em dúvida entre o Ryzen 9 7900 e o I7 13700K pois os dois estão o mesmo preço... estou pendendo para o lado da AMD dessa vez, pois ao observar as análises do Adrenaline percebi que eles são praticamente a mesma coisa, porém o 7900 esquenta menos e vem com o cooler box legal que já satisfaz muito bem... qual opção vocês indicariam? teria outra alternativa melhor além dessas duas?

Caso opte pelo 7900, como não tenho foco em OC, estou pensando em pegar uma B650 TUF "https://www.kabum.com.br/produto/39...HfLaXRSJw0qBcaupfRyo7os1riJVRcMRoCJUoQAvD_BwE"
Era bom vc levar isso pro tópico das AM5:

Provavelmente não sou o melhor exemplo mas minha experiência com um 5950X não foi das melhores. Problemas com USB, stuttering e WHEA aleatórios, chegou a um ponto que ouvir a palavra AGESA dava calafrios. Fora isso o 5950X dava um gargalo gigantesco com a 4080 em 3440x1440, foi a gota d'água pra voltar pra Intel.

Se for pra jogar talvez seja interessante considerar um 13600K e continuar com DDR4, se não tiver pressa espere o Raptor Lake refresh pra avaliar melhor, se eles forem bons é capaz dos preços do 7900 e 13700K baixarem também

Depois daquele role de CPU AMD queimando, problema de excesso de voltagem das placas-mãe...etc eu esperaria uma nova geração, para mim a linha 7000 veio zuada e quem compra tá sendo beta tester...por isso se for querer comprar já, iria de Intel, 13600K como disseram já é um excelente processador para uso geral.

Eu uso um 13700 65W de TDP e vem cooler box também, se for usar sem querer fazer OC dá de boa com o cooler que vem.

O FANTASMA RETORNOU....

Caramba, lendária ABIT

Que da hora que voltaram

O FANTASMA RETORNOU....

Caramba, lendária ABIT

Que da hora que voltaram
E com o clássico PCB branco... quando virá com o PCB azul? Saudades dessas ABIT...

galera atualmente tenho um i3 10105f, tô de olho nesses:

i7 10700k: 795 janjas
i7 11700k: 833 janjas

esses preços são do Alie, seria minha terceira CPU comprada lá, alguma versão de engenharia compensa?

11700k compensa mais por ser mais novo? vi que muita gente reclama de esquentar e ter consumo alto mas vendo os testes de x1 no YouTube só vi uma diferença de uns 20w a mais do 11700k

o meu intuito é ficar com o kit até não dar mais (igual é com os i7 2600/3770 hoje), já tive uma rx 6600 xt e era perceptível o gargalo com o i3, será que pego uns 300 conto nele? o upgrade ao meu ver traria um ótimo cxb, ou estou errado?

minha placa mãe é uma ASRock b560 Pro4, já que paguei caro nessa mb queria aproveitar (sim, pra mim 800 reais em mb é caro kkk)

outra coisa que percebi é que i7 é bem valorizado, o pessoal compra usado por nome, um i7 7700 vende muito mais fácil e pelo dobro do preço que o meu i3, apesar do desempenho igual e o i3 consumir menos

Última edição:

esses preços são do Alie, seria minha terceira CPU comprada lá, alguma versão de engenharia compensa?

11700k compensa mais por ser mais novo? vi que muita gente reclama de esquentar e ter consumo alto mas vendo os testes de x1 no YouTube só vi uma diferença de uns 20w a mais do 11700k

o meu intuito é ficar com o kit até não dar mais (igual é com os i7 2600/3770 hoje), já tive uma rx 6600 xt e era perceptível o gargalo com o i3, será que pego uns 300 conto nele? o upgrade ao meu ver traria um ótimo cxb, ou estou errado?

minha placa mãe é uma ASRock b560 Pro4, já que paguei caro nessa mb queria aproveitar (sim, pra mim 800 reais em mb é caro kkk)

outra coisa que percebi é que i7 é bem valorizado, o pessoal compra usado por nome, um i7 7700 vende muito mais fácil e pelo dobro do preço que o meu i3, apesar do desempenho igual e o i3 consumir menos
Tem algumas versões interessantes, como essa aqui. 11900 QVYE
https://m.pt.aliexpress.com/i/1005005373131010.html

Última edição:

pega o 11700K para aproveitar nvme pci gen4, ele é mais quente e nao tem muuuita diferença para o 10700K, mas tras as novas tecnologias embarcadas que a gen10 nao suporta.

Users who are viewing this thread

Voltar