• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Pessoal, estava querendo pegar o i5 13600k, e li nos foruns gringos o pessoal falando que não vale a pena fazer overclock nele, que na vdd oq vale a pena é fazer um undervoltage para diminuir a temperatura, já que o clock dele é o suficiente para jogos e tarefas mais cotidianas. Confere?

Para fazer o undervoltage, precisaria de uma placa-mãe chipset Z?

Vale a pena investir mais numa placa Z só para fazer esse undervoltage? Se sim, uma z690 já seria o suficiente? Estava querendo uma placa-mãe com wifi, mas o preço das Z está bem alto.

Ou vou numa B660/B760 mesmo para economizar um pouco?
Uma z690 já é mais que suficiente pro 13600K. Se você for premiado, você consegue um bom overclock no seu processador, usando baixa voltagem, e utilizando um bom Air cooler.
 

Detalhes do Intel Arrow Lake-S confirmados através de slides vazados​

O vazador de hardware YuuKi_AnS compartilha slides confidenciais da Intel apresentando a próxima plataforma Core-S para desktop da empresa.
wf7GJnn.png

Os detalhes descritos nos documentos referem-se ao MTL-S, que foi oficialmente cancelado. No entanto, é importante notar que a mesma plataforma MTL-S (rodapé) é usada pelo próximo ARL-S (Arrow Lake-S) para fins de engenharia. Alguns dados nos slides vazados podem estar desatualizados, mas os detalhes importantes ainda estão aqui. A informação mais significativa é que se espera que o Arrow Lake-S apresente uma configuração de CPU de 24 núcleos . Esta configuração incluirá 8 P-Cores e 16 E-Cores, alinhando-a com a série de CPU Raptor Lake-S existente.

Vale acrescentar que rumores anteriores sugeriam que a Intel duplicaria a contagem de núcleos Efficient para o Arrow Lake Refresh, mas esses documentos não mencionam tal produto. Os slides mencionam apenas a configuração 8+16+1, com confirmação do suporte TDP de 125W para os supostos CPUs da série K.

Z68gRMW.jpg


Parece que a plataforma ARL-S apresentará pelo menos três variantes de matrizes para futuras CPUs. Espera-se que essas variantes sejam utilizadas em uma variedade de produtos de desktop e potencialmente se estendam a aplicativos móveis da série HX.

O silício de Arrow Lake morre​

  • 8 núcleos P + 16 núcleos E (24 núcleos)
  • 6 núcleos P + 16 núcleos E (22 núcleos)
  • 6 núcleos P + 8 núcleos E (14 núcleos)
J0E71DP.jpg


Novos detalhes da plataforma confirmam que as primeiras placas-mãe equipadas com soquete LGA-1851 suportarão memória DDR5-6400, sem suporte à tecnologia DDR4. A primeira grande mudança da Intel para uma nova plataforma desde Alder Lake também terá maior suporte PCIe Gen5 com a adição de 4 pistas extras da CPU para armazenamento. A CPU terá 16 pistas PCIe 5.0 dedicadas para gráficos, 4 pistas PCIe 5.0 para armazenamento e 4 pistas PCIe 4.0 para outro armazenamento.

O chipset da série 800 terá um total de 24 pistas PCIe Gen4, com pelo menos 8 pistas dedicadas para duas unidades M.2 e 4+4+2 pistas Gen4 para dispositivos conectados PCIe, como placas gráficas ou de expansão, confirma o novo diagrama. Aqui também temos a confirmação do suporte para DisplayPort 2.0 UHBR20 e Thunderbolt 4, mas sem menção ao Thunderbolt 5.

LBXr9P8.jpg


A Intel não fez nenhum comentário oficial sobre a longevidade da futura plataforma LGA-1851; na verdade, a Intel não fez nenhum comentário oficial. Extraoficialmente, espera-se que a nova plataforma suporte produtos até 2026, possivelmente estendendo-se à série Panther Lake-S.

cU65J6V.png


Fonte: YuuKi_AnS
 

Detalhes do Intel Arrow Lake-S confirmados através de slides vazados​

O vazador de hardware YuuKi_AnS compartilha slides confidenciais da Intel apresentando a próxima plataforma Core-S para desktop da empresa.
wf7GJnn.png

Os detalhes descritos nos documentos referem-se ao MTL-S, que foi oficialmente cancelado. No entanto, é importante notar que a mesma plataforma MTL-S (rodapé) é usada pelo próximo ARL-S (Arrow Lake-S) para fins de engenharia. Alguns dados nos slides vazados podem estar desatualizados, mas os detalhes importantes ainda estão aqui. A informação mais significativa é que se espera que o Arrow Lake-S apresente uma configuração de CPU de 24 núcleos . Esta configuração incluirá 8 P-Cores e 16 E-Cores, alinhando-a com a série de CPU Raptor Lake-S existente.

Vale acrescentar que rumores anteriores sugeriam que a Intel duplicaria a contagem de núcleos Efficient para o Arrow Lake Refresh, mas esses documentos não mencionam tal produto. Os slides mencionam apenas a configuração 8+16+1, com confirmação do suporte TDP de 125W para os supostos CPUs da série K.

Z68gRMW.jpg


Parece que a plataforma ARL-S apresentará pelo menos três variantes de matrizes para futuras CPUs. Espera-se que essas variantes sejam utilizadas em uma variedade de produtos de desktop e potencialmente se estendam a aplicativos móveis da série HX.

O silício de Arrow Lake morre​

  • 8 núcleos P + 16 núcleos E (24 núcleos)
  • 6 núcleos P + 16 núcleos E (22 núcleos)
  • 6 núcleos P + 8 núcleos E (14 núcleos)
J0E71DP.jpg


Novos detalhes da plataforma confirmam que as primeiras placas-mãe equipadas com soquete LGA-1851 suportarão memória DDR5-6400, sem suporte à tecnologia DDR4. A primeira grande mudança da Intel para uma nova plataforma desde Alder Lake também terá maior suporte PCIe Gen5 com a adição de 4 pistas extras da CPU para armazenamento. A CPU terá 16 pistas PCIe 5.0 dedicadas para gráficos, 4 pistas PCIe 5.0 para armazenamento e 4 pistas PCIe 4.0 para outro armazenamento.

O chipset da série 800 terá um total de 24 pistas PCIe Gen4, com pelo menos 8 pistas dedicadas para duas unidades M.2 e 4+4+2 pistas Gen4 para dispositivos conectados PCIe, como placas gráficas ou de expansão, confirma o novo diagrama. Aqui também temos a confirmação do suporte para DisplayPort 2.0 UHBR20 e Thunderbolt 4, mas sem menção ao Thunderbolt 5.

LBXr9P8.jpg


A Intel não fez nenhum comentário oficial sobre a longevidade da futura plataforma LGA-1851; na verdade, a Intel não fez nenhum comentário oficial. Extraoficialmente, espera-se que a nova plataforma suporte produtos até 2026, possivelmente estendendo-se à série Panther Lake-S.

cU65J6V.png


Fonte: YuuKi_AnS
Só para adicionar ao rumor mill, os ArrowLake não terão HT/SMT, e o Ultra3 ainda poderá ser quad-core (dessa vez terá E-cores não é? terá E-cores... não?) xD
 
Finalmente chegou o RAM block.
O cabeamento já ficou uma zona, nem sei mais como organizar.

Vou ter que parar pra pensar eventualmente.

Fmn7lUx.jpg
Top hein amigo, esse é o padrão da Iceman ou aquele novo deles direct touch? Eu ia pegar o padrão (que a água passa só por cima) pras minhas DDR4, mas decidi esperar e gastar uma vez só no 15900k, aí comprar aquele de 2 slots que serve na Apex (o meu de DDR4 não ia servir msm pra ela).

Edit.: Esse aqui, a água passa pelos módulos de memória, refrigeração e dissipação bem melhor:

 
Última edição:
Top hein amigo, esse é o padrão da Iceman ou aquele novo deles direct touch? Eu ia pegar o padrão (que a água passa só por cima) pras minhas DDR4, mas decidi esperar e gastar uma vez só no 15900k, aí comprar aquele de 2 slots que serve na Apex (o meu de DDR4 não ia servir msm pra ela).

Edit.: Esse aqui, a água passa pelos módulos de memória, refrigeração e dissipação bem melhor:

Não conhecia esse aí. Peguei o normal mesmo.

Não ia pegar nada pra RAM, mas depois que você comentou que os heatsinks serviam tanto para DDR4 quanto DDR5 (em algum momento de dezembro), comprei primeiro os heatsinks, gostei, e depois já pedi o módulo.
 
Não conhecia esse aí. Peguei o normal mesmo.

Não ia pegar nada pra RAM, mas depois que você comentou que os heatsinks serviam tanto para DDR4 quanto DDR5 (em algum momento de dezembro), comprei primeiro os heatsinks, gostei, e depois já pedi o módulo.
Serve sim, eu tenho aqui os heatsinks apenas (modelo comum), só não comprei o negócio que habilita a água correr, vou esperar o direct touch, ao menos no anúncio diz que serve pra DDR4 e DDR5.

Como ficaram as temps rodando stress test nas memórias? E o delta com a temp do líquido ficou em quanto?
 
Última edição:
Serve sim, eu tenho aqui os heatsinks apenas (modelo comum), só não comprei o negócio que habilita a água correr, vou esperar o direct touch, ao menos no anúncio diz que serve pra DDR4 e DDR5.

Como ficaram as temps rodando stress test nas memórias? E o delta com a temp do líquido ficou em quanto?

Então, minhas memórias não tem sensor.
Mas ao toque consigo sentir que estão sem dúvidas mais frias.

O problema é que meu L/min teve uma quedra grande agora, com mais essa maracutaia no sistema. Se não fossem as duas bombas em série já teria caído para baixo de 2 L/min.
 
Então, minhas memórias não tem sensor.
Mas ao toque consigo sentir que estão sem dúvidas mais frias.

O problema é que meu L/min teve uma quedra grande agora, com mais essa maracutaia no sistema. Se não fossem as duas bombas em série já teria caído para baixo de 2 L/min.
Entendi, cuidado com isso de tocar as memórias com o PC ligado, já fiz isso e um breve toque que dê uma leve mexidinha/vibrada trava o PC inteiro kkkkk

Pior que eu tava com uma bomba D5 da Freezemod e tinha 4.0-4.2L/min com frequência e resolvi trocar por uma Barrow que nas specs é igual a ela, talvez pouca coisa inferior e meu fluxo agora fica 3.8-4.0L/min, eu devo comprar uma da Alphacool que nas specs atinge 1500L/H, aliás já até comprei mas preciso ver se meu amigo vai trazer ela dos EUA, se não vou ter que encarar o Aliexpress e as taxas...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas sei que meu fluxo vai cair muito quando adicionar o terceiro radiador + bloco da GPU + bloco das RAM.
 
Entendi, cuidado com isso de tocar as memórias com o PC ligado, já fiz isso e um breve toque que dê uma leve mexidinha/vibrada trava o PC inteiro kkkkk

Pior que eu tava com uma bomba D5 da Freezemod e tinha 4.0-4.2L/min com frequência e resolvi trocar por uma Barrow que nas specs é igual a ela, talvez pouca coisa inferior e meu fluxo agora fica 3.8-4.0L/min, eu devo comprar uma da Alphacool que nas specs atinge 1500L/H, aliás já até comprei mas preciso ver se meu amigo vai trazer ela dos EUA, se não vou ter que encarar o Aliexpress e as taxas...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas sei que meu fluxo vai cair muito quando adicionar o terceiro radiador + bloco da GPU + bloco das RAM.

Meu problema é que apesar das duas bombas em série, tem muita resistência aqui.
- 3 radiadores (2 x 360 + 1 x 480)
- 1 cpu block
- 1 gpu block
- agora 1 RAM block

E obviamente, para conseguir fazer isso tudo caber, vários "joelhos" como fittings.
 
Aquela trava de graus, qualquer placa mãe tem suporte a essa funcionalidade?
Vou comprar um 13600k e estou querendo colocar a trava em 70, pelo que vi a performance não é tão afetada.
 
Aquela trava de graus, qualquer placa mãe tem suporte a essa funcionalidade?
Vou comprar um 13600k e estou querendo colocar a trava em 70, pelo que vi a performance não é tão afetada.
Acreito que todas tenham sim.

O 13600k não é tão quente, se pegar um air cooler ou um water cooler decente, vc não vai ter problemas e nem precisar limitar nada
 
Acreito que todas tenham sim.

O 13600k não é tão quente, se pegar um air cooler ou um water cooler decente, vc não vai ter problemas e nem precisar limitar nada
Entendi, porém eu vou manter ele em um mini itch, então temperatura conta muito.
De qualquer modo vlw pela ajuda.
 
Eu não estava satisfeito com o fluxo e temperatura do processador, então decidi abrir o water block para lapidar e polir.
Tinha sujeira acumulada dentro, o fluxo aumentou em mais de 1L/m depois de limpar.

V0zFkV2.png
 
Recentemente adquiri um kit intel 1700 (b760m ddr5 com 2x8 Ram 6000mhz), para usar com uma Rtx 4060... O jogo que eu mais jogo é GTA RP e COD, o foco é games.

Mas ainda não adquiri um processador e sinceramente estou muito na duvida entre o i5 12600kf que está custando 1450,00, o i5 13600k custando 2090,00 e o i5 14600k custando 2250,00...
(supondo que o desempenho do 12600kf para o 12600k seja o mesmo usado com gpu, fica a dúvida tambem).
E fazendo os calculos dos cpus citados, a diferença de valor é significativo para o pouco ganho de desempenho com a minha GPU. Sei que com uma gpu mais forte que a 4060 a diferença de perfomace e desempenho pode ser maior em comparação da 12a gen com a 14a.

Porém estava analisando alguns testes em videos dos jogos dos cpus de 12a e 14a com uma rtx 4060! E a diferença ficou em torno de 15 a 30 de fps a mais com a 14a geração em Cod, Valorent e Forza por exemplo, no ultra. Sendo que nos demais jogos como, god of war, red redemption, starfield entre outros no ultra a diferença fica em 10 fps ou até menos em alguns casos...
Minha duvida é se a 14a geração faça a diferença em jogos, com a minha 4060 e tenha uma vantagem significativa usando uma configuração baixa/LOW, em comparação com a 12a geração usando uma configuração Baixa/LOW. Acredito que em jogos multiplayer como gta rp que tem cidades de até 1k de players simultaneos, essa diferença possa ser mais percepitível do que em jogos campanha, (fica a duvida também)... Realmente vale a pena o investimento ou fico pela 12a geração?
 
Última edição:
Rumores apontam que CPUs Intel Bartlett Lake-S serão um refresh do Raptor Lake refresh para a plataformas LGA1700

Aviso, rumor do RGT e sabemos que a confiabilidade dele é baixa, mas esse processador realmente existe só não se sabia ao certo onde ele iria aparecer, então segue o rumor:
"De acordo com o RedGamingTech, o Bartlett Lake será a continuação da família Raptor Lake Refresh de 14ª geração na plataforma LGA1700. Sim, parece que a Intel seguirá a segmentação de desktops da AMD e continuará a oferecer suporte à plataforma LGA1700 no futuro próximo, apesar de suas verdadeiras CPUs de desktop de última geração, Arrow Lake-S, serem compatíveis apenas com a futura plataforma LGA1851.

É mencionado que as CPUs Bartlett Lake-S da Intel terão como objetivo o segmento de baixo orçamento com preços mais baratos, enquanto o Arrow Lake-S será a oferta mais premium para entusiastas de desktops. Isso é semelhante a como a AMD ainda oferece CPUs Ryzen 5000 para consumidores AM4, enquanto as CPUs Ryzen 7000/8000 para AM5 continuam sendo a escolha premium de chips. As CPUs Bartlett Lake Desktop parecem interessantes, mas há muito que precisa ser descoberto, como as especificações e que tipo de mudanças esses chips trazem."
 
Rapaziada, meu pc i5 13600kf B660m Aorus pro ddr4, preciso de ajuda, to querendo fazer undervolt, a única opção é baixar bios modificada, seria o ideal?
 
Fiz um up pro 13900k (pc da assinatura) e tô achando muito quente no warzone! Já vi vários videos e sei que esse i9 é bem quente, mas acho que está mais quente que deveria.

Estava vendo o video do adrena dele testando o 13900k no warzone, e as temperaturas dele estão bem melhores, mas o que notei foi a frequencia dele rodando a 4700mhz enquanto aqui fica 5500mhz.

Já fiz um undervolt de -0.050 e o consumo da fonte diminuiu bem, mas a temperatura quase não houve diferença nenhuma. Deixo a frequencia no 55x mesmo? Abaixo só os E-Core?

Tava batendo 94 graus com 35~45% de uso da CPU
 
Fiz um up pro 13900k (pc da assinatura) e tô achando muito quente no warzone! Já vi vários videos e sei que esse i9 é bem quente, mas acho que está mais quente que deveria.

Estava vendo o video do adrena dele testando o 13900k no warzone, e as temperaturas dele estão bem melhores, mas o que notei foi a frequencia dele rodando a 4700mhz enquanto aqui fica 5500mhz.

Já fiz um undervolt de -0.050 e o consumo da fonte diminuiu bem, mas a temperatura quase não houve diferença nenhuma. Deixo a frequencia no 55x mesmo? Abaixo só os E-Core?

Tava batendo 94 graus com 35~45% de uso da CPU
Não sei qual vídeo do Adrena vc viu, mas geralmente eles testam em bancada aberta e em ambiente com ar condicionado, isso enfluencia e muito na temperatura dos componetes.

O 13900k é quente, normal vc ver eles batendo 100ºc mesmo sem serem muito exigidos.

Por desencargo, desmonta e veja se o contato entre o bloco do wc e o CPU está legal
 
Fiz um up pro 13900k (pc da assinatura) e tô achando muito quente no warzone! Já vi vários videos e sei que esse i9 é bem quente, mas acho que está mais quente que deveria.

Estava vendo o video do adrena dele testando o 13900k no warzone, e as temperaturas dele estão bem melhores, mas o que notei foi a frequencia dele rodando a 4700mhz enquanto aqui fica 5500mhz.

Já fiz um undervolt de -0.050 e o consumo da fonte diminuiu bem, mas a temperatura quase não houve diferença nenhuma. Deixo a frequencia no 55x mesmo? Abaixo só os E-Core?

Tava batendo 94 graus com 35~45% de uso da CPU
Qual a temperatura ambiente e qual cooler está usando?
 
Não sei qual vídeo do Adrena vc viu, mas geralmente eles testam em bancada aberta e em ambiente com ar condicionado, isso enfluencia e muito na temperatura dos componetes.

O 13900k é quente, normal vc ver eles batendo 100ºc mesmo sem serem muito exigidos.

Por desencargo, desmonta e veja se o contato entre o bloco do wc e o CPU está legal

Consegui equilibrar aqui. Mas esses 100 graus in-game não é normal não, ainda mais que está com 30~40% de uso a CPU só.

Vi vários videos na net, e mexi umas coisas na BIOS, já mudou muito. Agora está em 70~80 graus no warzone!

Qual a temperatura ambiente e qual cooler está usando?

H150i PRO XT
 
E ai pessoal, estou com o pc de minha assinatura e quero fazer um upgrade.

Estou querendo comprar um I9 14900K ou KF(pra mim não faz diferença), com DDR5 32gb de 6200 ou 6000 e trocar meu NZXT de 280 por um 360 com RGB.

Até o momento tenho as seguintes placas mãe em vista:

* MSI Meg Ace Max (Essa aqui eu so consigo ter ela em Julho)
* Asus Rog Maximus Z790 HERO
* Gigabyte Z790 AORUS PRO X
* Gigabyte Z790 AERO G

Qual seria a melhor escolha, tendo em vista que irei ficar pelo menos mais uns 4 anos com esse setup sem fazer atualizações e não fico fazendo over no meu pc, faço somente as configurações necessárias e ativo o xmp.

Obrigado!
 
Consegui equilibrar aqui. Mas esses 100 graus in-game não é normal não, ainda mais que está com 30~40% de uso a CPU só.

Vi vários videos na net, e mexi umas coisas na BIOS, já mudou muito. Agora está em 70~80 graus no warzone!



H150i PRO XT
Certo, mas qual é a temperatura ambiente? Se for 30-35C e o processador chegar nos 70-80C nem é tanta coisa.

Mexeu no PL ou está no padrão Intel de 253W?

E ai pessoal, estou com o pc de minha assinatura e quero fazer um upgrade.

Estou querendo comprar um I9 14900K ou KF(pra mim não faz diferença), com DDR5 32gb de 6200 ou 6000 e trocar meu NZXT de 280 por um 360 com RGB.

Até o momento tenho as seguintes placas mãe em vista:

* MSI Meg Ace Max (Essa aqui eu so consigo ter ela em Julho)
* Asus Rog Maximus Z790 HERO
* Gigabyte Z790 AORUS PRO X
* Gigabyte Z790 AERO G

Qual seria a melhor escolha, tendo em vista que irei ficar pelo menos mais uns 4 anos com esse setup sem fazer atualizações e não fico fazendo over no meu pc, faço somente as configurações necessárias e ativo o xmp.

Obrigado!
Depende do que procura. Precisa de Thunderbolt 4? Quantos slots NVMe vai usar hoje ou no futuro?

Se não tiver respostas pra essas perguntas qualquer uma acima vai servir bem, DDR5 6000 ou 6200 é tranquilo em qualquer placa mãe Z790.
 
Minha placa mãe é uma Gigabyte B660 Gaming DDR4


O processador hoje é o i5 12400 e estou sentindo ele limitar a RTX4080 que tem ficado com uso inferior a 70% em certas resoluções. 1440p em alguns jogos.

Minha dúvida é, um i513600k ou um i5 14600k, iria bem nessa placa mãe? Acho o VRM dela bem básico. Minha outra opção é migrar para o 7800X3d(ai mudaria tudo placa mãe, processador e memoria).
 
Minha placa mãe é uma Gigabyte B660 Gaming DDR4


O processador hoje é o i5 12400 e estou sentindo ele limitar a RTX4080 que tem ficado com uso inferior a 70% em certas resoluções. 1440p em alguns jogos.

Minha dúvida é, um i513600k ou um i5 14600k, iria bem nessa placa mãe? Acho o VRM dela bem básico. Minha outra opção é migrar para o 7800X3d(ai mudaria tudo placa mãe, processador e memoria).
Vai fazer overclock?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo