Não...Será que o Noctua NH-D15 não da conta? :/
Não...Será que o Noctua NH-D15 não da conta? :/
i9 14900KF
Rodei dois testes ontem no pcmark 10 e nos dois testes ele atingiu 100 graus no sensor do package, e no P-Cores (Max) 7 e ficou com essas temperaturas em vermelho monitorando pelo hwmonitor.
Esses carinhas comem energia com farinha e naturalmente a transformam em calor, em testes de stress e benchmarks mais pesados é natural que as coisas fiquem um pouco assustadoras mesmo.Será que o Noctua NH-D15 não da conta? :/
Eu tive um 12700K com Noctua 12 e já era no limite.Será que o Noctua NH-D15 não da conta? :/
Na bios teria que procurar, pois não alterei nada, está conforme veio de fábrica, a única alteração que fiz, foi ativar o perfil xmp nas memórias.
Eu tive um 12700K com Noctua 12 e já era no limite.
Qualquer 1x900K já pede um watercooler.
As mobos de fábrica já vem com tudo no Auto fazendo overclock, com certeza dá para melhorar as temps com uns ajustes, mas 14900K é bem puxado por natureza.
A princípio sim mas vai depender de um bom sistema de refrigeração no gabinete e da temperatura ambiente controlada.Um AIO de 280mm segura um 14700k?
Sim, mas de qq maneira tem que ajustar BIOS.Um AIO de 280mm segura um 14700k?
Não, talvez bug/erro de leitura no software que vc está usando para monitorar, thermal throttling causa justamente o oposto disso.Rodei mais um teste aqui no PCMARK 10, e notei que durante o teste a CPU teve vários picos de 8904.00 mhz de frequência, seria esse o problema da alta temperatura?
Deve ser erro de leitura ou no software de monitoramento.Rodei mais um teste aqui no PCMARK 10, e notei que durante o teste a CPU teve vários picos de 8904.00 mhz de frequência, seria esse o problema da alta temperatura?
Deve ser erro de leitura ou no software de monitoramento.
Nunca que o 14900k chegaria a 9 ghz sem Nitrogênio Líquido.
precisaria estar a -242C para conseguir esse clock..Rodei mais um teste aqui no PCMARK 10, e notei que durante o teste a CPU teve vários picos de 8904.00 mhz de frequência, seria esse o problema da alta temperatura?
Pessoal, meu kit atual é esse:
CPU: AMD FX-8350 Noctua - NH-D15 chromax.black
MBO: GA-990FXA-UD3
RAM: Kllisre DDR3-1866mhz 32gb (8x8)GB
SSD: Sandisk Plus 480GB
Gabinete: Cooler Master HAF 932
PSU: Seasonic 860W Platinum |
VGA: Sapphire RX Vega 56 Pulse
Sound Card: Asus Xonar DG | Corsair Gaming Audio Series SP2500
Monitor: Dell 27" S2719DGF
Desse meu kit atual, quero manter apenas o Cooler Noctua que foi comprado ano passado, a fonte, gabinete, monitor e momentaneamente a placa de vídeo.
Quero uma configuração parruda, que aguente o tranco de vários anos, o meu kit atual, tirando o SSD e as memórias (as Corsair infelizmente queimaram) e a placa de vídeo e fonte, todas possuem cerca de 13 anos de uso.
Quero comprar já com DDR5, agora em relação a AMD ou Intel, não sei como está o mercado hoje, estou desatualizado em relação saber qual está melhor hoje, então peço ajuda.
Não é todo fabricante que consegue atualizar BIOS sem CPU. Sei que algumas da MSI tem isso, e se não me engano Gigabyte tbm.
A Asrock não fala nada nas specs, então acho que ela não faz.
Não, talvez bug/erro de leitura no software que vc está usando para monitorar, thermal throttling causa justamente o oposto disso.
Deve ser erro de leitura ou no software de monitoramento.
Nunca que o 14900k chegaria a 9 ghz sem Nitrogênio Líquido.
É bug, tem hora que soma o clock do P com E core...
precisaria estar a -242C para conseguir esse clock..
É, foi bug mesmo, obrigado pelas respostas.
Vocês podem me orientar a como configurar a bios para melhorar essa temperatura?
Vi um vídeo no YouTube e aprendi hoje a configurar as curvas das fans, aproveitei para tirar novamente as fans do Noctua NH-D15 do spliter. Inicialmente em umas das fans não estava obedecendo as configurações no Fan Control, então apaguei o programa e configurei pela bios e agora está funcionando as curvas certinho em ambas as fans.
Na realidade é um i9 14900KF, e sim não achei que precisasse mexer, apenas setei o xmp nas memórias e configurei as curvas das fans.Então… você colocou um 14700KF na mobo sem configurar nada e partiu para testes sintéticos.
As mobos atuais jogam muita tensão no processador. Hoje em dia não é mais só ligar e usar.
Você tem que procurar no YouTube vídeos de configuração da sua mobo com o 14700K ou 13700K, e sei que tem.
Com um bom undervolt você consegue usar este processador com o Noctua NH-D15 sim, especialmente nos jogos.
Agora, para testes sintéticos, jogando tensão alta e estressando o processador, é óbvio que vai bater 100 graus em 2 segundos.
Eu passei por isso com meu 13700K, hoje ele roda muito bem e muito frio. Basta configurar certinho.
Primeira coisa é ver o vcore da CPU, deve estar acima de 1.3v, de qualquer maneira tem que configurar um Offset negativo, colocando um valor que subtraindo vai dar em torno de 1.2v.Na realidade é um i9 14900KF, e sim não achei que precisasse mexer, apenas setei o xmp nas memórias e configurei as curvas das fans.
Se eu encontrar um vídeo de configuração da minha mobo com um i9 13900K posso seguir as configurações sem problemas?
Na realidade é um i9 14900KF, e sim não achei que precisasse mexer, apenas setei o xmp nas memórias e configurei as curvas das fans.
Se eu encontrar um vídeo de configuração da minha mobo com um i9 13900K posso seguir as configurações sem problemas?
Primeira coisa é ver o vcore da CPU, deve estar acima de 1.3v, de qualquer maneira tem que configurar um Offset negativo, colocando um valor que subtraindo vai dar em torno de 1.2v.
Depois desabilite qualquer parâmetro que faça um auto overclock e sincronia em todos cores, por último você pode limitar o quanto de potência que a CPU pode usar para o curto período (tipo um valor entre 100W~125W) e para o longo período (tipo um valor entre 200W~219W).
Achei esse vídeo, talvez possa ajudar para quem tem ASRock.
Long e Short Duration Power Limit iguais e com 350W não tem sentido.OC Tweaker/CPU Configuration/Long Duration Power Limit: 350
OC Tweaker/CPU Configuration/Short Duration Power Limit: 350
Pessoal, estava querendo pegar o i5 13600k, e li nos foruns gringos o pessoal falando que não vale a pena fazer overclock nele, que na vdd oq vale a pena é fazer um undervoltage para diminuir a temperatura, já que o clock dele é o suficiente para jogos e tarefas mais cotidianas. Confere?
Para fazer o undervoltage, precisaria de uma placa-mãe chipset Z?
Vale a pena investir mais numa placa Z só para fazer esse undervoltage? Se sim, uma z690 já seria o suficiente? Estava querendo uma placa-mãe com wifi, mas o preço das Z está bem alto.
Na série B também da pra fazer undervolt, teve agora na pichau a B760 aorus aorus elite DDR5 por R$ 999,99 mas já se foi.
A B760 já é suficiente então? Ia pegar com DDR4 mesmo eu acho.
pro i5 e pra fazer o undervolt sim, se vai trocar o kit já pega DDR5 de uma vez
Mas resumidamente, o chipset Z é pra fazer o over só?