[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Eu iria de 14600k, qual sua fonte e gpu? O Seu processador está fazendo quantos graus em estresse com esse cooler?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Meu cooler é o Thermalright Phantom Spirit 120.

Acho o consumo em jogos muito exagerado passa dos 100w. Pelo menos em alguns testes que vi.
Eu iria de 14600k, qual sua fonte e gpu? O Seu processador está fazendo quantos graus em estresse com esse cooler?

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

GPU RTX 4080. fonte XPG 850W Gold.

Eu acho que sua fonte aguenta a tua gpu e o 14600k. O 7800x3d Está o mesmo preço que o 14600k sendo que o Intel tem mais núcleos e threads… E essa config da p ir para um i7 14a se quiser também.
Eu descartei os intel mais fortes, consumo elétrico grande demais.

O i5 14600K eu pensei em fazer undervolt, mas já que minha placa não permite. Vou mudar todo o sistema. O 7800X3d embora tenha menos núcleos, é mais forte em games, que é a única coisa pesada mesmo que o meu PC faz. As outras operações são mais leves.

Eu descartei os intel mais fortes, consumo elétrico grande demais.

O i5 14600K eu pensei em fazer undervolt, mas já que minha placa não permite. Vou mudar todo o sistema. O 7800X3d embora tenha menos núcleos, é mais forte em games, que é a única coisa pesada mesmo que o meu PC faz. As outras operações são mais leves.
Não precisas fazer undervolt

Rapaziada, meu pc i5 13600kf B660m Aorus pro ddr4, preciso de ajuda, to querendo fazer undervolt, a única opção é baixar bios modificada, seria o ideal?
Andei lendo/vendo vídeos ultimamente que parece que tá funcionando o undervolt nas b660/760 em bios mais recentes. Tem que ir na bios na parte de AI Tweaker, desativar a opção "Undervolt Protection" e na opção "Switch Microcode" mudar para o valor 0x104 Microcode, aí parece que acaba com esse block fresco da Intel pra fazer só nas Z. Consegue confirmar se existem essas opções na sua bios e se elas funcionam mesmo?

Aliás, usuários de B660/760 que verem este post, podem confirmar se tem mesmo essas opções na bios da mb?

Última edição:
Andei lendo/vendo vídeos ultimamente que parece que tá funcionando o undervolt nas b660/760 em bios mais recentes. Tem que ir na bios na parte de AI Tweaker, desativar a opção "Undervolt Protection" e na opção "Switch Microcode" mudar para o valor 0x104 Microcode, aí parece que acaba com esse block fresco da Intel pra fazer só nas Z. Consegue confirmar se existem essas opções na sua bios e se elas funcionam mesmo?

Aliás, usuários de B660/760 que verem este post, podem confirmar se tem mesmo essas opções na bios da mb?
Oi bom dia, na minha bios não tem, essa opção de undervolt e microfone, mas se eu por uma versão antiga eu irei ter essa opção o problema é o microcode

Certo, mas qual é a temperatura ambiente? Se for 30-35C e o processador chegar nos 70-80C nem é tanta coisa.

Mexeu no PL ou está no padrão Intel de 253W?

Depende do que procura. Precisa de Thunderbolt 4? Quantos slots NVMe vai usar hoje ou no futuro?

Se não tiver respostas pra essas perguntas qualquer uma acima vai servir bem, DDR5 6000 ou 6200 é tranquilo em qualquer placa mãe Z790.
Opa nem uso as Thunderbolt que eu tenho pra mim não faz diferença, sobr oe nvme eu tenho dois samsung em raid 0 pq não salvo mais nada no pc so pra games

@igormp Pytorch usa só gpu ou um bom processador tbm influência?

@igormp Pytorch usa só gpu ou um bom processador tbm influência?
Depende do que vc vai fazer, mas grande maioria das coisas relacionadas ao treino é na GPU, coisas de pré-processamento que geralmente rolam na CPU (tipo resize de imagens).

Salve pessoal, temperatura aqui de 9 horas de uso, trabalho relativamente pesado (compilando programas em c++/c#, unity, rider, visual studio abertos, blender compilando, etc).
Processador 14700k em stock com air cooler (PS120SE), PL1/PL2 da placa mãe por default tá em 4100W (sem limite).
Idle/uso leve fica em 35c, com picos de 75-80c.

I7z2lzN.png

Vocês acham que vale a pena fazer undervolt ou algo do genero? Fico num escritório bem quente, sem AC, temperatura ambiente normalmente entre 25 e 30C. Sou bem principiante então tweaking com o processador levaria um tempo relativamente grande, não sei se vale fazer. Fiz uns benchmarks e em 1-2 minutos chega a 100C e da thermal throttling.. mas é algo relativamente longe do que tenho feito no dia-a-dia.

Minha placa mãe é uma z790 da maxsun, importei por 1000 reais. Apesar de ser z790 o bios é bem ruim (tudo avançado/unlocked/sem easy mode), é a mesma que tá sendo vendida atualmente na terabyte por 1750 reais.

Tenho algo grande a ganhar fazendo undervolt leve? Vale o tempo de aprendizagem/instabilidade? Estimo que ficaria pelo menos um dia inteiro "tweakando". Obrigado.

Salve pessoal, temperatura aqui de 9 horas de uso, trabalho relativamente pesado (compilando programas em c++/c#, unity, rider, visual studio abertos, blender compilando, etc).

Tenho algo grande a ganhar fazendo undervolt leve? Vale o tempo de aprendizagem/instabilidade? Estimo que ficaria pelo menos um dia inteiro "tweakando". Obrigado.

Olha, provavelmente não ia mudar nada prático no seu trabalho se tu só fechar o HWInfo haha
No seu caso, eu vejo três motivos pra "valer a pena" se aventurar com undervolt:

1. Caso tu tenha interesse e se divirta configurando sua máquina pra operar no melhor ponto de eficiência possível, com temps menores e consumo menor, mesmo que o impacto disso seja insignificante no dia-a-dia

2. Caso tu ache que seu escritório esteja muito quente, e queira diminuir as temperaturas de load pra evitar passar mais calor pro ambiente.

3. Talvez alguma carga de trabalho sua (compilação ou renderização) dê um aumento súbito de temperatura que leve a thermal throttling (e consequentemente, mais tempo gasto esperando o processador trabalhar). Undervolt mitiga a chance disso acontecer.

Algum desses pontos é relevante pra você? Se for, então acho que vale a pena dedicar um tempo pra isso sim (quando tu quiser, sem urgência).
Se não, a máquina tá funcionando como o esperado - só fechar o HWInfo e curtir o excelente PC que tu tem.

Última edição:
Se não, a máquina tá funcionando como o esperado - só fechar o HWInfo e curtir o excelente PC que tu tem.
Obrigado amigo pelo tempo de escrever esse texto, resposta mt mt mt excelente! Motivo que me convenceu 500% foi deixar o ambiente menos quente kkkk não tinha pensando nisso, me deixaria muito mais feliz. Vou me aventurar aqui, obrigado mesmo pela aula!!

Obrigado amigo pelo tempo de escrever esse texto, resposta mt mt mt excelente! Motivo que me convenceu 500% foi deixar o ambiente menos quente kkkk não tinha pensando nisso, me deixaria muito mais feliz. Vou me aventurar aqui, obrigado mesmo pela aula!!

Eu acho que um undervolt sempre vale a pena. Até porque é super simples e rápido.
Bom, no seu caso não será tão rápido por ser a sua primeira vez, mas depois que entender como fazer é só ir ajustando aos poucos.
Como você fez bench e em 1 minuto já bateu 100 graus, então você certamente tem espaço para fazer bons ajustes.

Valeu pessoal, salvaram, melhorou muito aqui!!

a) Achei configuração que fiquei bem satisfeito:
- UV bem leve: offset mesmo de 0.025, sem customizar por core/frequencia nem nada pq essa placa mãe é meia boca)
- PL1=PL2=200W (ao invés de stock de 253W).

Resultado: 35.1k estável no cinebench R23 multicore sem passar de 83C em 100% com air cooler PS120SE (20C mais frio (!) pra 1% de perda desempenho).

b) Outras configurações bacanas:
- PL1=PL2=155W (sim)
Resultado: 32k no R23. 10% menos desempenho mas não passa de 72C. Em outros benchmarks fica 5-8% mais fraco pra 30c mais frio.

c) - PL1=PL2=125W
Resultado: 29k no R23, temp máxima de 60C (!).

Artigo que ajudou muito: https://www.techpowerup.com/review/...ke-tested-at-power-limits-down-to-35-w/2.html

Conclusões:
1) Vocês são fera, obrigado pela ajuda!!
2) 14700k é o meio jegue/demonio em stock mas com mínimo de ajuste é tranquilíssimo até com air cooler.
3) Não vejo sentido pra deixar o 14700k com PL1/PL2 sem limite, frita demais e até perde desempenho.

3) Não vejo sentido pra deixar o 14700k com PL1/PL2 sem limite, frita demais e até perde desempenho.
É a situação da maioria das CPUs/GPUs atuais, jogam o consumo/temperatura na casa do krl pra ganhar uma mixaria de desempenho kkkkk, e tem gente que tem medo/receio de mexer nisso por achar que é algo hiper-avançado fazer esses ajustes na bios mas geralmente é coisa de poucos minutos no máximo, e pra Intel pelo que vejo dos relatos a maioria segura entre 50-75mv de offset de tensão sem muitos problemas, talvez dê uma redução dos 25mv atuais mas pouca coisa também

Digo que uns 90-95% dos ganhos desses tweaks levam segundos (entra na bios, diminui PL, taca um offset super conservador e pronto), o que assusta as pessoas são aquela minoria de usuários que ficam 439842h seguidas fazendo 35 bench sintético diferente tentando reduzir de 1mv em 1mv e alterando timing por timing das memórias deixando 12h em teste de estabilidade a cada mínima modificação, tudo pra no final ter uma melhora irrisória ou que só é bonitinha pra mostrar no print :haha:

É a situação da maioria das CPUs/GPUs atuais, jogam o consumo/temperatura na casa do krl pra ganhar uma mixaria de desempenho kkkkk, e tem gente que tem medo/receio de mexer nisso por achar que é algo hiper-avançado fazer esses ajustes na bios mas geralmente é coisa de poucos minutos no máximo, e pra Intel pelo que vejo dos relatos a maioria segura entre 50-75mv de offset de tensão sem muitos problemas, talvez dê uma redução dos 25mv atuais mas pouca coisa também

Digo que uns 90-95% dos ganhos desses tweaks levam segundos (entra na bios, diminui PL, taca um offset super conservador e pronto), o que assusta as pessoas são aquela minoria de usuários que ficam 439842h seguidas fazendo 35 bench sintético diferente tentando reduzir de 1mv em 1mv e alterando timing por timing das memórias deixando 12h em teste de estabilidade a cada mínima modificação, tudo pra no final ter uma melhora irrisória ou que só é bonitinha pra mostrar no print :haha:

Exato. É muito rápido fazer undervolt e compensa demais. Olha acima o Fausto, mesmo sendo iniciante, o cara conseguiu baixar 20 graus e perder só 1% de desempenho. 20 GRAUS!

Eu estava me perguntando dia desses se ainda faz sentido chipsets Z. Tudo bem que estes possuem (às vezes) melhores componentes, e sempre teremos aquele 1% de amantes dos ajustes finos, cada um com seu vício.

Mas NMHO, não faz sentido uma BIOS vir configurada para fazer o processador fritar em vez de vir configurada para aproveitar o máximo da relação energia x potência. Baixar 20 graus em um processador sem perder potência é muito absurdo. Isso mostra como as BIOS estão saindo de fábrica totalmente zoadas.

Na minha conclusão, em Default, as BIOS estão na verdade limitando os processadores, entregando uma torradeira com gargalo térmico por padrão.

Ou estou viajando?

Users who are viewing this thread

Voltar