[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Obrigado pela resposta.
Vou ver se faço alguns ajustes mais tarde em casa.
Agora, para Intel, melhor deixar as minhas memórias em stock (3200 14-14-14-34 1.35V) ou colocar em 3600 15-15-15-38 1.42V?
Qual a voltagem máxima segura para Samsung b-die?
3600CL15 vai te dar um pouco a mais de fps, voltagem contanto que tenha uma boa refrigeração (até se não tiver, não vai estabilizar no OC msm) pode ir 1.50-1.55v tranquilamente no ar mesmo, 1.60v ideal seria na água, mas se vc tiver um ambiente frio e as RAM não esquentando eu diria que até 1.60v msm no ar é tranquilo pra se usar. Tinha umas RAM no passado que o próprio XMP já vinha em 1.55v ou 1.60v (B-Die), então não tem perigo.
 
Tentando um OC novo de RAM :p


2jokwrO.png
Bom demais! Tem algum comparativo aí de como ficaram os ganhos em jogos? 1% low, etc
To feliz com 4000 16-16-16-36 1.50v aqui, mas de vez em quando bate aquela vontade de afinar mais pra ver até onde vai.
 
Bom demais! Tem algum comparativo aí de como ficaram os ganhos em jogos? 1% low, etc
To feliz com 4000 16-16-16-36 1.50v aqui, mas de vez em quando bate aquela vontade de afinar mais pra ver até onde vai.
O comparativo que eu tenho é só 3200CL16-16 vs 4200CL15-16, foi 331fps vs 384fps com o i9 13900k em stock (5.5/4.3/4.5) com HT off no Shadow of Tomb Raider.
 
Aqui as x quando mando desligar windows, dá uma tela de erro com algo relacionado a memória, quando der vou tentar tirar foto. Será o tal desgaste do processador causando isso? Aqui nem over uso...
 
Aqui as x quando mando desligar windows, dá uma tela de erro com algo relacionado a memória, quando der vou tentar tirar foto. Será o tal desgaste do processador causando isso? Aqui nem over uso...

Pode ser alguma instabilidade relacionado à velocidade da sua memória, não? 7200mhz é um pouco alto pros 13th e esses chipsets. Apesar de algumas mobos suportrem eu vejo algumas pessoas relatam que têm dificuldade pra alcançar o XMP de algumas memórias 7200mhz ou superior. Não sei, não custa nada tentar testar outras velocidades só pra ver se esse erro desaparece.

De qualquer forma é bom também usar o "perfil" de Power Limit Default de 253w do seu CPU.
 
3600CL15 vai te dar um pouco a mais de fps, voltagem contanto que tenha uma boa refrigeração (até se não tiver, não vai estabilizar no OC msm) pode ir 1.50-1.55v tranquilamente no ar mesmo, 1.60v ideal seria na água, mas se vc tiver um ambiente frio e as RAM não esquentando eu diria que até 1.60v msm no ar é tranquilo pra se usar. Tinha umas RAM no passado que o próprio XMP já vinha em 1.55v ou 1.60v (B-Die), então não tem perigo.

Resolvi deixar as memórias nas suas configurações padrão.
A diferença de desempenho que noto é mínima (e algumas vezes até menor).
Acho melhor o ganho em estabilidade, longevidade e tranquilidade.
 
Finalmente consegui rodar minhas memórias no XMP..kkkkkk

Com a dica do @ZrK ajustei um campo da memória que eu estava deixando em auto e subiu

Agora é tentar ver até onde vou conseguir chegar com essas B-Die


Meu teste no AIDA também aparece essa mensagem de Hipervisor ativo (na plataforma AMD não aparecia).
Tem algum problema?
Precisa desativar?
 
Meu teste no AIDA também aparece essa mensagem de Hipervisor ativo (na plataforma AMD não aparecia).
Tem algum problema?
Precisa desativar?
Isso aparece quando vc está com a virtualizqação habilitada na BIOS.

Eu uso o Hyper-V aqui, tenho uma máquina sempre rodando e outras apenas exporadicamente.

Se você não usa máquinas virtuais, desativa, muda um pouquinho o teste, coisa mínima, mas muda
 
Só lembrando que na AMD também esse problema, mas a Asus conseguiu ser a especial e teve aquela época que tava queimando os processadores X3D na AM5 :limo:

E no caso da ASUS, nem tinha aquele ganho de 1~3% de performance, só degradava os chips mesmo. :bem:

Enfim, bem triste essa tendência de mandar a eficiência pra pqp, e de deixar os chips operando com mais consumo/calor só pra ficar no topo dos benchmarks.
 
Tive problema com meu bloco direct die, não estava mais detectando o segundo pente de RAM, tentei de tudo e não resolvia, voltei pro mecanismo padrão da Intel de prender a CPU no soquete e resolveu 100%.

y5baVgg.png
 
“Intel Baseline Profile” testado com o Core i9-14900K: Perda de desempenho de 8~9% em comparação com as configurações ‘automáticas’ da ASUS

zsWg8Elu_o.png


A perda para a maioria dos usuários não-avançados é menor, os 12% foi em cima de um KS, que tem um PL1 de 320W e no perfil baseline da Intel vira 253W, enquanto que os apenas K possuem 253W de PL1 tanto na configuração "padrão" da ASUS quanto no IBP. Agora se 8% é um mundo de diferença vai de cada um, porque para mim a redução de 12% na temperatura e 20% no consumo é algo realmente interessante.
O Michael acabou de fazer uns testes sobre isso, a diferença de desempenho no linux foi bem menor, porém o consumo de energia do padrão da intel acabou sendo 16% maior pq ao invés da CPU manter um clock constante, ele fica entrando e saindo do turbo direto:

Maior consumo com menor desempenho, incrível.\
 
Galera to querendo fazer upgrade de processador aqui e estou na duvida entro o I5 11600k e o I7 11700f. Qual sera que é mais interessante?? foco vai ser jogos
 
Galera to querendo fazer upgrade de processador aqui e estou na duvida entro o I5 11600k e o I7 11700f. Qual sera que é mais interessante?? foco vai ser jogos

Depende da diferença de preço.
As vantagens do 11700f é possuir mais núcleos e threads e ter um cache maior também. Além de consumir menos, apesar de ser um i7.
O 11600K tem 6 núcleos e 12 threads, o que já demonstra ser pouco em alguns jogos.
 
Depende da diferença de preço.
As vantagens do 11700f é possuir mais núcleos e threads e ter um cache maior também. Além de consumir menos, apesar de ser um i7.
O 11600K tem 6 núcleos e 12 threads, o que já demonstra ser pouco em alguns jogos.
Entendi! A diferença de valor é pouca pois vou pegar no paraguai, uns 200 reais.. O I7 seria mais vantajoso então
 
fala galera, acabei de pegar um pc com um 14700kf e queria fazer undervolt, como faço?
 
Gente, alguém pode me dizer o número da página que inicio o drama?
 
Gente, alguém pode me dizer o número da página que inicio o drama?
Que drama?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

fala galera, acabei de pegar um pc com um 14700kf e queria fazer undervolt, como faço?
Reduz a voltagen..rsrs

Fala qual sua mobo, se possível posta imagens da BIOS
 
Que drama?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Reduz a voltagen..rsrs

Fala qual sua mobo, se possível posta imagens da BIOS

nunca mexi com voltagem em intel, mobo é uma asus prime z790 d4
 
Que drama?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Reduz a voltagen..rsrs

Fala qual sua mobo, se possível posta imagens da BIOS
Sobre os 13900K e 14900K
 
nunca mexi com voltagem em intel, mobo é uma asus prime z790 d4
Na opção abaixo eu mudo para offset, vi abrir duas opções, se colocar "-" o valor que vc colocar na opção abaixo vai reduzir, se colocar "+" ele vai aumentar, tudo com base no vcore base.

Meu exemplo aqui, coloco - 0.14 e altero o Load Line Calibration (LLC) para o Level5

 
Última edição:
Na opção abaixo eu mudo para offset, vi abrir duas opções, se colocar "-" o valor que vc colocar na opção abaixo vai reduzir, se colocar "+" ele vai aumentar, tudo com base no vcore base.

Meu exemplo aqui, coloco - 0.14 e altero o Load Line Calibration (LLC) para o Level5


quantos graus o seu fica com fps destravado?
 
quantos graus o seu fica com fps destravado?
Deixo travado o fps, destravado não sei dizer.

Mas rodando o Cinebench, chega nos 90ºc

Acho que o 14700 deve ser um pouco mais quente, não? Como está ai e o que está usando de resfriamento?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo