Intel Core i3/i5/i7 LGA1156 - [TÓPICO DEDICADO]

Estou desatualizado quando se trata da arquitetura Core i. Qual seria a vantagem de fazer overclock com o turbo mode ativo se ele já serve pra fazer isto dinamicamente?
Digamos que o processador em stock funcione a 2.8GHz e o máximo que ele consegue em overclock a ar com o cooler box é 3.46GHz. Sem overclock o turbo mode pode ser configurado pra levar automaticamente de 2.8 a 3.46GHz quando requisitado?
E se eu fizer overclock pelo bios de 2.8 para 3.46GHz, se colocar um cooler melhor, há como o turbo mode aumentar a frequência para mais de 3.46GHz?

Se já há o turbo mode que overcloca automaticamente quando necessário, qual é a vantagem de fazer o overclock manual?

Fazer OC manualmente é melhor, pois vc pode refinar as configurações, voltagens, etc... Eu não acho muito bacana esse OC Automatico... :D
 
Estou desatualizado quando se trata da arquitetura Core i. Qual seria a vantagem de fazer overclock com o turbo mode ativo se ele já serve pra fazer isto dinamicamente?
Digamos que o processador em stock funcione a 2.8GHz e o máximo que ele consegue em overclock a ar com o cooler box é 3.46GHz. Sem overclock o turbo mode pode ser configurado pra levar automaticamente de 2.8 a 3.46GHz quando requisitado?
E se eu fizer overclock pelo bios de 2.8 para 3.46GHz, se colocar um cooler melhor, há como o turbo mode aumentar a frequência para mais de 3.46GHz?

Se já há o turbo mode que overcloca automaticamente quando necessário, qual é a vantagem de fazer o overclock manual?

O Turbo age em cima do overclock manual, também. Se, por exemplo, você setar 150MHz no BCLK, o turbo vai poder colocar até 3.9GHz se só um core estiver sob estresse. O turbo funciona pelo multiplicador. Ele usa 22x se colocar em alta performance no Windows 7 (opções de energia).
 
Teste que fiz a 1600MHz- 6-7-6-15- 1.55v \/

overmemoria.jpg
 
Pessoal, o processador já decidi, será o Core i7 860 (LGA1156) mesmo.
Agora a parte mais difícil, escolher a placa-mãe de de vídeo para este pc novo. Como eu já havia dito antes, o micro morrerá com as peças que eu montar (sempre monto micro completo, não faço upgrades), então tem que ser um micro bom e que aguente no futuro. Dificilmente farei overclock no cpu, mas se fizer a placa-mãe tem que ser estável para isso e com funções de overclock fáceis de configurar (de preferência deixar a placa-mãe escolher o melhor overclock automaticamente).

Jogo pouco então não vou fazer SLI ou Crossfire, portanto só vou usar uma única placa de vídeo de no máximo 200 dólares.

Eu vou amanhã pra Guaira/PR e lá tem bastante peças, mas não tanto quanto em Foz e pretendo trazer o que for possível para o micro novo.
Vi que a Intel lançou vários chipsets para LGA1156(3450, H55, H57, Q57 e P55), ficando dificílimo escolher entre eles, e pior, entre as placas-mãe.

Como vou usar uma única placa de vídeo, não preciso de uma placa top com a Maximus Formula III, então não quero gastar tanto em algo que não vou usufruir.

Portanto peço ajuda para escolher uma placa-mãe boa para um core i7 860. Estava pensando em Asus ou EVGA por serem fáceis de encontrar no Paraguai. Sata 6Gb/s e USB 3 se vierem é um bônus.

Qual modelo me recomendam?
 
Tem a p7p55d Le, e se fizer mais um esforço pega a p7p55d PRo, mesmo que vc num tenha previsão de cross ou sli, quem sabe um dia vc queira, aí vc ja ta preparado...
 
Danterx8, a única diferença entre a p7p55d le e a pro é a possibilidade de fazer SLI ou Cross na Pro? Ou a Pro tem outras funções ou chips (de audio, rede, etc.) melhores? A diferença de preço entre as duas é de apenas 10 dólares, se for só isso mesmo, vou de Pro.
Mas eu vi que há a série P7P55D e a P7P55D-E, cada uma destas séries com vários modelos. O que a série "-E" tem a mais que a série sem o E? A série "-E" custa bem mais do que a série P7P55D.
 
a -E vem com sata 3 e usb 3.0
 
Danterx8, a única diferença entre a p7p55d le e a pro é a possibilidade de fazer SLI ou Cross na Pro? Ou a Pro tem outras funções ou chips (de audio, rede, etc.) melhores? A diferença de preço entre as duas é de apenas 10 dólares, se for só isso mesmo, vou de Pro.
Mas eu vi que há a série P7P55D e a P7P55D-E, cada uma destas séries com vários modelos. O que a série "-E" tem a mais que a série sem o E? A série "-E" custa bem mais do que a série P7P55D.

Opa alem da opção de SLi e Corss, e mais canais de audio, tem também mais phases de Overclock (Facilita mais na estabilidade de um futuro Overclock)
 
Não vi ninguém com mobo Gigabyte, portanto acho que sou o primeiro. Encomendei a P55-USB3 & um i7. Estou migrando de um Q6700 2.66Ghz. Espero que venha a valer o investimento. Assim que montar, posto os resultados nesse post mesmo.

Abraço.
 
Vai valer sim, pode ter certeza !!! Todas as mobos da Gigabyte que tive foram excelentes. Pode ficar tranquilo que vai ser um belo conjunto e não esquece de postar os resultados :yes:
 
Pessoal estou com uma duvida, qual o CPU VTT "maximo" e "seguro" para uso diário em um Core i7 860?

Valeu!
 
Pessoal estou com uma duvida, qual o CPU VTT "maximo" e "seguro" para uso diário em um Core i7 860?

Valeu!

O que a Intel diz é 1.21v, pra todos os Lynnfield (i5 7xx, i7 8xxx), porém já vários users usando bem mais que isso sem problema algum.

Pelo que andei lendo o valor do IMC é relacionado ao valor que você usa as memórias (1600mhz, 2000mhz) mas não sei ao certo qual valor é certo pra qual memória, parece que o 1.21v é alto quando usamos memórias a 1333mhz.

Aqui por via das dúvidas prefiro não ultrapassar esses 1.21v.

Abraço.
 
karurosu, se voce tiver sorte seu i7 pedirá até 1.21v, mas o meu pra estabilizar a 3.8 tem que setar mais de 1.40v, além de um vcore de 1.38v. O bicho ta muito ruim de over.
 
O que a Intel diz é 1.21v, pra todos os Lynnfield (i5 7xx, i7 8xxx), porém já vários users usando bem mais que isso sem problema algum.

Pelo que andei lendo o valor do IMC é relacionado ao valor que você usa as memórias (1600mhz, 2000mhz) mas não sei ao certo qual valor é certo pra qual memória, parece que o 1.21v é alto quando usamos memórias a 1333mhz.

Aqui por via das dúvidas prefiro não ultrapassar esses 1.21v.

Abraço.

karurosu, se voce tiver sorte seu i7 pedirá até 1.21v, mas o meu pra estabilizar a 3.8 tem que setar mais de 1.40v, além de um vcore de 1.38v. O bicho ta muito ruim de over.

Valeu pelo retorno.
Procurei no site da Intel (Datasheet), encontrei na pagina 67 do .pdf no item Table 7-4 e o VTT maximo é de 1.4v
http://download.intel.com/design/processor/datashts/322164.pdf

Sinceramente estou na duvida.
 
Última edição:
Karurosu, sinceramente não entendi, pois vi uma tabela dessas do VTT, PLL etc aqui no forum e erá diferente.
O seu i7 não ta estabilizando com VTT baixo?
 
Achei o tópico !!!! Nele marca 1.21v.
http://www.adrenaline.com.br/forum/overclocks/256588-ate-quanto-de-voltagem-posso-usar.html

Postado originalmente por nicolasm
Tratando-se de overclock sempre esbarramos em algo, seja tensões, temperaturas, limitação ou ineficência do hardware em si. Enquanto nos Core i7 900 de 45nm esbarrávamos na temperatura, enquanto ainda tinha muita tensão pela frente (até 1.55vcore de acordo com o datasheet da Intel), dessa vez parece que teremos uma situação inversa. CPUs frias mas que devido ao processo de fabricação suportam pouca tensão, como veremos a seguir.

Tensões máximas para i3 500, i5 600 (ex. Clarkdale, 32nm)
http://i42.tinypic.com/106nc0k.jpg

Tensões máximas para i7 980x (ex. Gulftown, 32nm)
http://i42.tinypic.com/2uqjhc7.jpg

Tensões máximas para i5 700, i7 800 (ex. Lynnfield, 45nm)
http://i43.tinypic.com/wtf5ds.jpg
Atentem ao VTT neste último.

Então amiguinhos, nessa nova leva de CPUs 32nm, apesar de overclockarem muito, atenham-se a 1.4v se quiserem preservar seus chips
Relatos de CPUs 32nm morrendo é o que não falta.

*Dados fornecidos no datasheet da Intel

Aqui a foto do datasheet.
http://i43.tinypic.com/wtf5ds.jpg

Para nossa alegria o único com 1.21v são os Lynnfield hahahahah, mas como disse muito usuários usam valores maiores que esse no dia-a-dia.
 
Última edição:
Karurosu, sinceramente não entendi, pois vi uma tabela dessas do VTT, PLL etc aqui no forum e erá diferente.
O seu i7 não ta estabilizando com VTT baixo?

Para estabilizar 20x200 @4.0Ghz e memorias @2000Mhz foi necessário VCORE 1.33v e VTT 1.325v
 
Valeu pelo retorno.
Procurei no site da Intel (Datasheet), encontrei na pagina 67 do .pdf no item Table 7-4 e o VTT maximo é de 1.4v
http://download.intel.com/design/processor/datashts/322164.pdf

Sinceramente estou na duvida.

Essa tabela é bem nova, pois já tem o 875K, e fala que o vcore maximo é 1.40v e VTT maximo tbm 1.40v, alem disso a voltagem da memoria nessa tabela ta com maximo em 1.8v, na que rolou no forum outro dia tava vcore maximo 1.55v e VTT em 1.21v e memo 1.65v.
 
Essa tabela é bem nova, pois já tem o 875K, e fala que o vcore maximo é 1.40v e VTT maximo tbm 1.40v, alem disso a voltagem da memoria nessa tabela ta com maximo em 1.8v, na que rolou no forum outro dia tava vcore maximo 1.55v e VTT em 1.21v e memo 1.65v.

Certo, eu vi também a outra tabela, se não me engano está na pagina 33 aqui do tópico.
Então na sua opinião, seguindo essa tabela da Intel atualizada, da para ficar tranquilo com o uso diário de VTT 1.325v?

Com o seu i5 750 @4.0ghz, quanto usa de VCORE e VTT?

E obrigado pelo retorno.
 
Essa tabela é bem nova, pois já tem o 875K, e fala que o vcore maximo é 1.40v e VTT maximo tbm 1.40v, alem disso a voltagem da memoria nessa tabela ta com maximo em 1.8v, na que rolou no forum outro dia tava vcore maximo 1.55v e VTT em 1.21v e memo 1.65v.

Agora confundiu tudo, essa tabela mostra outros valores hehehe.... Numa dessa fica bem mais fácil fazer oc sendo que o máximo é 1.40v, só que colocar 1.80v nas memos é tenso hein !!!
 
Certo, eu vi também a outra tabela, se não me engano está na pagina 33 aqui do tópico.
Então na sua opinião, seguindo essa tabela da Intel atualizada, da para ficar tranquilo com o uso diário de VTT 1.325v?

Com o seu i5 750 @4.0ghz, quanto usa de VCORE e VTT?

E obrigado pelo retorno.

Aqui to usando 1.30v de vcore e 1.20v de VTT(bios) no Windows o VTT/IMC varia de 1.21~1.23v.

Cara i5 750 não vejo pedir tanto VTT em over, mas os i7 860 pedem bastante, ta cheio de gringo usando VTT em 1.30v, ou mais, em i7 860 para estabilizar em 4.0ghz, por essa tabela que parece ser mais atual da para ficar mais tranquilo com o VTT, vcore tbm está mais dentro do normal, pois 1.55v que tinha na outra era muito alto.

Agora confundiu tudo, essa tabela mostra outros valores hehehe.... Numa dessa fica bem mais fácil fazer oc sendo que o máximo é 1.40v, só que colocar 1.80v nas memos é tenso hein !!!

Verdade 1.80v na memo acho que ta um pouco alto.

Uma coisa é certa, quanto menos voltagem usar melhor para a vida util dos componentes e menos vai esquentar, então o negocio é o cara não apelar muito nas voltagens e cuidar das temperaturas, o resto é curtir.
 
alguem poderia me dizer como desabilito aquela opção da mobo controlar a frequencia do processador, o multiplicador e a voltagem ficam diminuindo e aumentando segundo a necessidade, mas eu gostaria que ficasse estático

Minha mobo é uma maximus iii gene, não sei o nome da opçõa nela :D obrigado
 
Para estabilizar 20x200 @4.0Ghz e memorias @2000Mhz foi necessário VCORE 1.33v e VTT 1.325v

Pra mim esta bom... O meu pede, VTT: 1.40 e Vcore: 1.38
To pensando em pegar o 875K, pra ver se melhora...
Parabens pelo seu PC, pela configuração, tudo TOP...
 
alguem poderia me dizer como desabilito aquela opção da mobo controlar a frequencia do processador, o multiplicador e a voltagem ficam diminuindo e aumentando segundo a necessidade, mas eu gostaria que ficasse estático

Minha mobo é uma maximus iii gene, não sei o nome da opçõa nela :D obrigado

C1E controla a tensão e o Speedstep controla a frequência e tem o Turbo também. Se desativar o Speedstep não dá pra usar o Turbo. Se desativar a opção de economia de energia no processador pelo Windows você consegue continuar usando o turbo.
 
sem querer ser chato, mas como eu desligo a opção de economizar energia pelo windows?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo