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[TÓPICO DEDICADO] Intel Iris Xe Graphics

Intel Architecture Day 2021: Uma espiada na arquitetura de GPU Xe-HPG



Alchemist e Intel Arc: chegando no primeiro trimestre de 2022​


Resumindo, nos últimos quatro anos temos ouvido falar sobre os planos ambiciosos da Intel para entrar novamente no espaço da GPU discreta de alto desempenho. E embora demore um pouco mais até que seus produtos Arc comecem a ser enviados, agora chegamos à contagem regressiva final. Este é o ponto em que a Intel aumenta seu marketing e suas divulgações técnicas, enquanto se prepara para o lançamento de hardware no primeiro trimestre de 2022.

As revelações da arquitetura Alchemist de hoje, por sua vez, são talvez um pouco provocativas, mas também são uma dica do que está por vir enquanto a Intel se lança de volta ao mercado de placas de vídeo discretas. Há muitos detalhes que ainda não temos agora - tudo, desde memória até configurações de GPU e expectativas de desempenho - então seria prematuro encerrar este artigo sobre qualquer coisa sobre desempenho. Dito isso, acredito que seja seguro dizer que o que vai fazer ou quebrar as coisas para a Intel no espaço do consumidor será obra da própria Intel. Eles têm acesso a um nó de manufatura de ponta, inúmeros engenheiros e, como acabamos de ver, uma arquitetura que, em alto nível, parece oferecer todos os recursos e funcionalidades necessários para competir e ter sucesso no mercado de gráficos discretos.
 

Placas de vídeo para jogos Intel Arc oferecem overclock por meio de drivers oficiais no lançamento​

Placas de vídeo Intel Arc com suporte para overclock no lançamento​

O vice-presidente e gerente geral de Client Graphics da Intel, Roger Chandler, sugere que o fabricante pretende oferecer capacidade de overclock por meio do driver oficial.

 

Intel XeSS super sampling não requer treinamento por jogo, versões 2.0 e 3.0 chegando​

Intel já está planejando XeSS 2.0 / 3.0​

Karthik Vaidyanathan (KV), engenheiro principal da Intel para a tecnologia XeSS, foi entrevistado por Usman Pirzada da Wccftech .


A entrevista cobre uma ampla gama de questões em relação à tecnologia de superamostragem da Intel, chamada XeSS, incluindo questões comparando a tecnologia com NVIDIA DLSS, suporte de primeiro dia para GPUs existentes e por que a Intel está lançando tal tecnologia em primeiro lugar.

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Intel XeSS não requer treinamento por jogo, assim como NVIDIA DLSS 2.0​

Uma das primeiras coisas reveladas por Karthik foi que o XeSS não exigirá treinamento por jogo. É uma biblioteca uniforme que será compatível com vários títulos ao mesmo tempo. É uma abordagem um pouco semelhante à NVIDIA DLSS 2.0, para a qual as bibliotecas podem ser movidas entre os jogos sem afetar a tecnologia principal, que é a superamostragem.

KV: DLSS 1.0, mais uma vez, não estou ciente dos aspectos internos do DLSS porque não é aberto, mas, no meu entendimento, não era algo generalizado entre os jogos, o DLSS 2.0 plus era baseado em rede neural e generalizou muito bem. XeSS desde o primeiro dia, nosso objetivo tem que ser uma técnica generalizada. […] E você também não quer ter uma solução frágil que exija treinamento para cada jogo que alguém lançar e que também tenha sido nosso objetivo desde o primeiro dia.
Ele também confirmou que a demonstração oficial do XeSS não foi usada como material de treinamento:

[…] Você viu a demonstração e posso dizer que o XeSS nunca viu essa demonstração. Ele nunca foi treinado nessa demonstração. Todo o conteúdo daquela cena que você viu não foi usado como parte do nosso processo de treinamento.

O XeSS funcionará com GPUs com suporte para Microsoft Shader Model 6.4 e superior​

O engenheiro também explica por que o XeSS terá uma adoção mais ampla do que o NVIDIA DLSS. A tecnologia da Intel estará disponível em duas variantes: acelerada por XMX, exclusiva para GPUs Intel Arc, e baseada em DP4a, uma aceleração de produto de ponto especial suportada por GPUs habilitadas para Microsoft Shader Model 6.4, incluindo NVIDIA Pascal, Turing e AMD RDNA1 / 2.

KV: Acho que a Nvidia tem isso, desde que Turing e a AMD têm agora no RDNA2. Portanto, mesmo sem a aceleração da Matrix, você pode ir muito longe. Pode não ser tão rápido quanto a aceleração da matriz, mas certamente atende ao objetivo. E como eu disse, o objetivo é manter a fidelidade de sua renderização e obter taxas de quadros suaves. Então, quando se trata de modelos mais antigos, em GPUs internas mais antigas, temos aceleração de produto escalar (DP4a) há um tempo. A Microsoft habilitou isso por meio do Shader Model 6.4 e superior e em todas essas plataformas o XeSS funcionará.
[…]
KV: Então, para DP4a, sim, SM 6.4 e além do SM 6.6, por exemplo, oferece suporte a DP4a e SM 6.6 também oferece suporte a esses intrínsecos de compactação para extrair dados de 8 bits e compactar dados de 8 bits. Portanto, recomendamos o SM 6.6.
Até agora, a AMD não reconheceu publicamente que deseja oferecer suporte à tecnologia XeSS, nem forneceu uma lista de GPUs com suporte, o que é compreensível, uma vez que a tecnologia ainda não foi lançada. No entanto, deve-se notar que a Intel não esperou o lançamento do AMD FSR para expressar interesse na tecnologia do concorrente .

A versão DP4a terá um tempo de renderização de quadro mais longo, mas ainda será significativamente menor do que renderizar a imagem em resolução nativa de 4K.



XeSS terá uma API para ambas as versões​

Do ponto de vista do desenvolvedor, não haverá nenhuma mudança na API para versões baseadas em XMX e DP4a de XeSS.

KV: [...] Gostaria de salientar que tanto a versão DP4a quanto a versão XMX são expostas por meio da mesma API. Portanto, no que diz respeito à integração, é na verdade o mesmo. O que o motor do jogo vê é a mesma interface e por baixo dessa interface, você sabe, você pode selecionar a versão DP4a ou XMX e dependendo da plataforma. Então, eu queria esclarecer isso, não são duas interfaces diferentes. É a mesma interface e a mesma biblioteca que está integrada com dois caminhos diferentes dentro dela, o que torna muito mais fácil para os desenvolvedores de jogos.

Sem suporte para NVIDIA Tensor Cores e sem FP16 / FP32 substituto no lançamento​

Além disso, ele acrescentou que a versão XMX do XeSS não aproveitará as vantagens do NVIDIA Tensor Cores.

KV: Ah, não. Até que haja padronização em torno da aceleração Matrix que é multiplataforma, não é fácil para nós construir algo que rode em todos os tipos de hardware de aceleração Matrix. O DP4a atingiu um estágio em que, você sabe, suporta isso em todas as plataformas. Certamente em todas as plataformas modernas. Isso torna muito mais fácil para nós. Mas a aceleração da Matrix não está no mesmo estágio. Portanto, nossa implementação de matriz voltada para o XMX é específica da Intel.
Alguns usuários podem querer saber que também não há nenhuma opção de fallback FP16 / 32 planejada. No lançamento, o FSR tinha um substituto FP32 para GPUs mais antigas, garantindo que um grande número de arquiteturas gráficas fosse suportado. No entanto, essas instruções não são baseadas em matrizes, como Tensor ou núcleos XMX, que é a operação mais comum para algoritmos baseados em IA.

KV: [Fallback FP16 / 32] Não, não no momento. Vamos investigar isso, mas não posso me comprometer com nada neste momento. Mesmo, se você fosse capaz de fazer isso, há a grande questão do desempenho e se é justificado.

XeSS terá vários modos de qualidade​

Assim como FSR e DLSS, XeSS contará com modos de qualidade, fornecendo mais flexibilidade para jogadores e desenvolvedores, que desejam obter o máximo de suas GPUs topo de linha ou de baixo custo por meio de otimização manual ou automática.

KV: Teremos os modos de qualidade, pois FSR e DLSS os têm neste momento. Então, você sabe, nós daremos suporte ao mesmo quando os usuários estiverem acostumados. Portanto, apoiaríamos isso. Mas eu também queria salientar que a única coisa que se perde nesses diferentes modos, desempenho, qualidade, qualidade ultra é que o que você realmente deseja é algo como o modo de desempenho produzir uma qualidade de imagem tão próxima de ultra qualidade que não tira a experiência visual.

XeSS 2.0 e 3.0 são confirmados, mas podem exigir entrada de código aberto​

Karthik confirmou que a Intel lançará o XeSS 2.0 e 3.0 no futuro, conforme a tecnologia evolui. O fabricante abrirá o código-fonte de sua tecnologia assim que a tecnologia amadurecer. Uma abordagem de código aberto para super-resolução baseada em IA pode ajudar a aumentar a popularidade do XeSS e impulsionar o mercado em direção a uma verdadeira solução de fornecedor cruzado, mas também pode ser um início de segmentação de mercado adicional com pequenas alterações entre potenciais clones XeSS . É provavelmente por isso que a Intel está relutante em abrir o código-fonte de sua tecnologia no lançamento.

KV: Haverá XeSS 2.0 em algum momento, XeSS 3.0 em algum momento. Você sabe, em algum momento, talvez os gráficos mudem completamente e sejam apenas redes neurais. [...] A gente tem uma certa perspectiva sobre isso. [...] se você tem uma tecnologia que é de código aberto e roda em várias plataformas, é algo que você pode integrar em seu motor de jogo e não precisa diferenciar para cada plataforma em que está rodando. Portanto, sim, também tem sido nosso objetivo desde o primeiro dia ter uma solução que funcione em outras GPUs, seja de código aberto e possa definir o caminho ou estabelecer um caminho para uma adoção mais ampla em todo o setor.

XeSS é treinado em 64 amostras por pixel​

As imagens de referência XeSS para treinamento são treinadas em 64 amostras por pixel, o que é 4x mais do que a NVIDIA usando 16 amostras.

KV: Essa é uma pergunta muito interessante. Deixe-me colocar de outra forma, nós treinamos com 64 amostras por imagens de referência de pixel e eu acho que faz mais sentido. Porque o que estamos tentando corresponder, o tipo de qualidade com a qual estamos tentando treinar a rede é 64x SSAA. É o que usamos para treinar a rede, e outra forma de ver é quantas amostras ela acaba sendo no total. Portanto, quando a NVIDIA diz imagens de 16k, estou assumindo que se traduz no número de amostras que tem dentro de um pixel. Então, do nosso ponto de vista, é disso que posso falar. Treinamos com imagens de referência que possuem 64 amostras por pixel.
A tecnologia Intel XeSS deve ser lançada junto com as GPUs Arc “Alchemist” no primeiro trimestre de 2022. A Intel lançará um SDK XeSS de código fechado para desenvolvedores com base na versão XMX. A versão DP4a SDK será lançada no final deste ano.



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DLSS, FSR e XeSS tecnologias que chegaram em um momento importante, a Nvdia olhuda e as demais free. Ainda acho que em breve o FSR vai ser atualizado e melhorado com a força do open source
 

O CEO da Intel, Pat Gelsinger diz 'geek está de volta', as GPUs da Intel vão pressionar a NVIDIA​

O CEO da Intel afirma que responderá à AMD com produtos melhores e pressionará os gráficos da NVIDIA​

Durante uma entrevista com Pierre Ferragu, o CEO da Intel Pat Gelsinger e o CFO George Davis responderam a várias perguntas sobre a situação atual do mercado em que a Intel se encontra agora.


Intel revela o Alchemist, um personagem que promove GPUs Arc de primeira geração​

Arte do Intel Alchemist revelada​

HotHardware dá uma primeira olhada exclusiva no Alchemist da Intel, o personagem que promove a próxima série de GPUs para jogos discretos.


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Intel Alchemist é o codinome da primeira série com a arquitetura de jogos Xe-HPG. Refere-se a um personagem de fantasia que tentou converter metais em outros metais valiosos, como ouro. Este personagem fez parte das séries Dungeons and Dragons e Final Fantasy XIV. Exclusivamente para HotHardware, a Intel revelou a arte mostrando o personagem completo que foi usado em materiais de marketing.

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A Intel também revelou a arte da próxima série Arc GPU, incluindo Battlemage, Celestial e Druid. Battlemage faz parte do universo Elder Scrolls. O Celestial tem sido usado em fantasias desde os anos 1970, enquanto a aparição mais recente foi em Marvel Eternals. O quarto personagem revelado é Druid, que tem sido usado em muitos jogos como Baldur's Gate, Dungeons and Dragons, EverQuest II e World of Warcraft, observa o HotHardware.



A Intel revelou seu roteiro de vários anos com quatro produtos, três deles baseados na arquitetura Xe-HPG. Não foi confirmado que a série Intel Druid seja baseada em HPG. O roadmap carece de detalhes, como os anos em que esses produtos devem ser lançados.

 

Apresentações de slides vazadas GPUs Intel DG2 (Arc Alchemist) competem com GeForce RTX 3070 e Radeon RX 6700XT​

Intel Arc Alchemist competirá na faixa de preço de US $ 100 a 500​

As GPUs Intel DG2 estão definidas para competir oficialmente com o segmento médio superior da NVIDIA, de acordo com este slide vazado.


Se o slide for real, a Intel claramente não planeja competir com as GPUs NVIDIA GA102 e AMD Navi 21 em termos de desempenho com suas GPUs Arc Alchemist (DG2). Em vez disso, a Intel terá como alvo as GPUs NVIDIA GA104 e AMD Navi 22 no segmento de gama média superior. O slide sugere que apenas duas GPUs DG2 estão planejadas, ao contrário de relatórios anteriores e há três SKUs.

O SOC1 DG1 competiria com o segmento TDP de 175W a 225W diretamente com NVIDIA RTX 3070 e RTX 3060 Ti. Ao mesmo tempo, o SOC1 competiria com o Radeon RX 6700XT e o RX 6600 XT. Aqui, deve-se observar que o slide não lista 'RX' após Radeon, o que é um tipo de erro estranho de se cometer. Na verdade, existe até o Radeon 6500 XT, que ainda não existe. O slide vazado pode ter sido simplesmente feito com a expectativa de que tais cartões possam ser lançados este ano. Também deve ser notado que o GPU SOC1 seria oferecido em uma faixa de preço de 300 a 499 USD, mas também deve ser enfatizado que SOC1 significa apenas o GPU enquanto a Intel pode gerar vários SKUs baseados neste chip.

O SOC2 tem até 75W TDP e será claramente uma GPU de nível convencional com no máximo GTX 1650 SUPER desempenho. Esta GPU (DG2-384 ou DG2-256). Estamos olhando para uma faixa de preço de US $ 100-145 aqui, que representa o segmento que tanto a NVIDIA quanto a AMD abandonaram com suas arquiteturas mais recentes.

As GPUs Intel Arc Alchemist agora estão oficialmente definidas para serem lançadas no primeiro trimestre de 2022. Essas GPUs farão uso da arquitetura Xe-HPG e da tecnologia de processo TSMC N6.

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GPU móvel Intel Arc Alchemist com 512 unidades de execução aparece no Geekbench​

Intel Arc com 512 unidades de execução emparelhadas com CPU Tiger Lake Core i7-11800H​

Finalmente, um vazamento com a GPU móvel Xe-HPG para laptops.


Esta não é a primeira vez que vemos a GPU Xe-HPG no Geekbench. Já havia vazamentos com o modelo DG2-256EU , bem como DG2-128EU . O 512EU é claramente mais rápido do que ambos os modelos de especificações inferiores, mas não está nem perto das soluções AMD / NVIDIA de gama média neste momento (mais lento que o RX 570 / GTX1650). No entanto, rumores colocam a melhor GPU Arc Alchemist próxima das GPUs NVIDIA RTX 3070.

Em seu estado atual, o modelo 512EU é 85% mais rápido do que o modelo 256EU. No entanto, ambas as GPUs foram testadas usando plataformas diferentes (Tiger Lake vs Alder Lake). Por enquanto, isso é tudo o que temos.

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Espera-se que a Intel lance pelo menos 5 GPUs móveis discretas para laptops no primeiro trimestre de 2022. O modelo 512EU é o carro-chefe da GPU para jogos de última geração, mas a Intel também deve lançar GPUs 384EU e 128EU, ambas oferecidas em duas configurações com variando contagens de núcleo. Abaixo estão os rumores das especificações da série:

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Placas de vídeo com design personalizado Intel Arc Alchemist (Xe-HPG) já planejadas​

A Intel já oferece design de referência para os parceiros do conselho, designs personalizados planejados​

O vice-presidente sênior e gerente geral do Graphics Group da Intel, Raja Koduri, foi entrevistado por um site japonês ASCII .


Intel escolheu TSMC N6 devido à capacidade insuficiente de seus próprios nós​


Raja respondeu a uma série de perguntas em relação à arquitetura Xe-HPG, que agora está marcada para estrear no primeiro trimestre de 2022 sob a série Arc Alchemist. Raja foi questionado por que a Intel decidiu usar a tecnologia de processo TSMC N6 em vez do nó '7' da própria Intel. De acordo com sua resposta, a capacidade de fabricação da Intel simplesmente não estava pronta para produzir GPUs discretas em massa. A Intel claramente não quer que suas GPUs discretas concorram com séries de CPU, como Alder Lake, por capacidade.

Foi necessário primeiro determinar a capacidade de fabricação do processo que pode ser assumida no início do design, e o processo avançado (da Intel) ainda não tinha capacidade suficiente.
- Raja Koduri

A Intel ainda não determinou se o sucessor do Alchemist dependerá da própria Intel ou de uma fundição externa. No entanto, a empresa pode querer mudar para nós mais avançados assim que as séries NVIDIA Lovelace e AMD RDNA3 forem lançadas usando o processo TSMC N5.

A tecnologia de superamostragem da Intel (XeSS) será compatível com a arquitetura Xe-LP​

Sem grande surpresa, Raja reafirmou o que já havia sido anunciado pela Intel. As arquiteturas existentes baseadas em Xe, como o Xe-LP, suportarão a tecnologia XeSS, a própria versão da Intel de super-resolução baseada em algoritmos de inteligência artificial. É provável que a versão Xe-LP use a instrução DP4a, considerada compatível com todas as novas GPUs. A versão DP4a do XeSS não é tão eficiente quanto a baseada no XMX, mas deve ser uma adição interessante a esses gráficos de baixo consumo.

A propósito, em relação à técnica de superamostragem X e SS, foi dito que era “compatível com versões anteriores”. Ou seja, o Iris Xe DG1 que já foi lançado também pode usar o XeSS. Também foi dito que funcionaria em GPUs baseadas na 11ª geração, incluindo Tiger Lake.
- ASCII citando Raja Koduri

O Xe-Link da Ponte Vecchio não será usado pela série HPG​

Outro boato interessante é que Raja não confirmou explicitamente se a série Xe-HPG suportará multi-GPU, como NVIDIA SLI e AMD Crossfire. Ambas as tecnologias estão praticamente mortas neste ponto, não apenas por causa do desempenho abaixo da média, mas também devido ao fato de que várias GPUs do mesmo fornecedor são caras e difíceis de obter. A Intel claramente não tem intenção de competir no declínio do mercado de multi-GPU.

Placas personalizadas e estação de trabalho da série Arc planejadas?​

De longe, a parte mais interessante da entrevista é a questão sobre o lançamento de um cartão personalizado baseado em GPUs Arc Alchemist. Conforme revelado anteriormente por meio de vazamentos, a Intel já está oferecendo seu design de referência aos parceiros de placa. A Intel realmente confirmou esse vazamento durante seu show de drones. Exatamente o mesmo design, que foi mostrado pela primeira vez pela Lei de Moore está morta, agora deve ser oferecido aos parceiros do conselho que podem ou não usá-lo em seus cartões, alternativamente, eles podem querer adotá-lo em suas próprias versões semi-personalizadas .

Parceiros e eu achamos que haverá uma diferenciação do ODM, e isso levará ao interesse do cliente final
- Raja Koduri

Quando questionado sobre a possibilidade de a Intel lançar placas de estação de trabalho Intel Arc, um equivalente a NVIDIA (Quadro) e AMD Radeon Pro, Koduri apenas mencionou que a Alchemist pode oferecer suporte ao mercado de estação de trabalho e aplicativos de ponta, como 3DX Max. Embora isso não confirme que a Intel lançará sua própria série “Arc Pro”, realmente não há razão para não lançar nenhuma, a menos que a Intel esteja dedicando toda a sua capacidade TSMC para os jogadores.


Amostra de engenharia Intel DG2-512EU, Fonte: Moore's Law is Dead
 
eu vi um video de uma placa dessas Xe totalmente modular, onde a GPU vai em um socket e as memórias podem ser acrescentadas, essa é voltada ao segmento profissional, mas sei la...seria uma boa ideia uma placa de video atualizável!
 

Há rumores da série de desktops Intel Arc Alchemist com três SKUs​

Intel Arc Alchemist: três SKUs, duas GPUs?​

As GPUs Arc Alchemist para desktops e portáteis da Intel devem oferecer desempenho de nível básico até o de gama média superior, afirma o boato





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Em um novo vídeo, Moore's Law is Dead lança mais luz sobre o próximo lançamento da GPU Intel Arc Alchemist. De acordo com suas fontes, espera-se que a Intel introduza pelo menos três SKUs de desktop com 512, 384 e 128 unidades de execução. O modelo 512EU utilizaria a matriz completa e ofereceria desempenho entre as placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3070 e RTX 3070 TI, afirma o boato. Outras fontes são mais conservadoras com suas declarações de desempenho e esperam que as GPUs Arc sejam mais rápidas do que o RTX 3060, possivelmente mais rápido do que o RTX 3060 Ti. As estimativas de desempenho ainda estão longe de ser precisas, já que a Intel ainda está trabalhando em seus drivers e é provável que seus parceiros ainda não tenham acesso a drivers totalmente funcionais.

A GPU Arc Alchemist baseada em Xe-HPG com 512EUs apresentaria até 16 GB de memória GDDR6 com memória de 16 Gbps, embora 18 Gbps também seja uma possibilidade. Este SKU seria baseado no GPU DG2-512EU que já foi mostrado pela Intel, o que nos deu uma estimativa aproximada do tamanho da matriz: 396 mm². A GPU seria, portanto, maior do que AMD Navi 22 (335 mm²), mas aproximadamente do mesmo tamanho que NVIDIA GA104 (392 mm²). De acordo com o MLID, esta placa teria conectores de alimentação de 8 + 6 pinos e TDP de 225W.

O modelo 384EU seria, na verdade, uma variante reduzida da GPU 512EU. A placa teria 8 GB de memória GDDR6 e possivelmente um barramento de memória de 256 bits. Vale a pena acrescentar, porém, que uma versão 448 da UE foi testada para parceiros da Intel em algum momento, mas até agora nenhuma outra fonte confirmou que a Intel irá lançá-la.

O Arc Alchemist SKU básico com GPU DG2-128EU não seria um cartão de jogo, por assim dizer. Ele pode competir com a série GeForce GTX Turing (GTX 1650), mas com um TDP inferior de 75W e até 8 GB de memória GDDR6. Se o preço estiver certo, podemos finalmente ter um upgrade digno para essas séries, muito perturbado pela escassez de GPU em 2020/2021.

Embora a Intel tenha apresentado apenas suas GPUs 512EU e 128EU Arc, os vazamentos também indicaram que há uma GPU 384EU. Portanto, não está claro por que a Intel escolheu uma GPU de 512EU reduzida para seu SKU intermediário em vez de usar uma matriz completa. Uma linha completa de rumores incluía: modelos da UE 512, 448, 384, 256, 128 e 96, no entanto, esta lista também inclui SKUs móveis.

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Última edição:

Placas de vídeo Intel Arc Alchemist para adotar a nomenclatura “Arc a ###”​

Intel 'Arc a' vs NVIDIA GeForce RTX vs AMD Radeon RX​

Leaker @momomo_us compartilhou as diretrizes de nomenclatura da Intel para as próximas placas de vídeo Arc Alchemist.


A primeira série de placas gráficas discretas da Intel será chamada de “Arc aXXX”, onde “a” significa Alchemist, a primeira geração de GPUs Arc. O responsável pelo vazamento descobriu o gráfico de amostra da GPU Intel Arc listando todos os usos corretos e incorretos da nomenclatura das próximas séries. Obviamente, é muito improvável que essa diretriz seja seguida por entusiastas e pela imprensa, mas os varejistas, parceiros do conselho e integradores de sistema devem aderir a essas regras.

O que esse vazamento confirma é que a Intel não usará nenhum apelido RTX, GTX ou RX para sua série de placas de vídeo, mas uma nomenclatura muito mais simples do que o esperado, uma única letra que basicamente representa a geração.

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Nomenclatura de gráficos da série Intel Arc, Fonte: @momomo_us

Além disso, já podemos concluir que as próximas três séries usarão os nomes Arc bXXX, Arc cXXX e Arc dXXX, pois a Intel já havia confirmado os codinomes para essas séries: Battlemage, Celestial e Druid:

A Intel confirmou oficialmente que sua primeira geração de GPUs discretas da série Arc será lançada no primeiro trimestre de 2022. O vazamento de ontem coloca 3 SKUs de desktop diferentes na mesa e um número não especificado de GPUs móveis.

Placa de desktop de referência Intel Arc Alchemist mostrada em novas renderizações, com lançamento previsto para o segundo trimestre de 2022​

Renders da série Intel Arc Alchemist​

O cooler de referência da Intel para a próxima série Alchemist foi mostrado com mais detalhes.


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Design de referência do Arc Alchemist para desktop Intel, Fonte: Moore's Law is Dead

O que normalmente é popular para vazamentos de telefones celulares agora atingiu o mercado de placas de vídeo. A Lei de Moore está morta pediu a um amigo para renderizar uma animação rápida com o cooler de referência do Intel Arc Alchemist para mostrar a placa de perto. Normalmente não vemos os cartões de referência até uma semana ou mês antes do lançamento, mas desta vez veremos os meses mais frios de referência antes do lançamento.

O design parece coincidir com o que o MLID havia mostrado em abril , exceto que as novas renderizações mostram o cartão em prata em vez de preto. É um cooler de duas ventoinhas estiloso com um pouco de iluminação LED ao redor das ventoinhas e na lateral, onde o logotipo da Intel está localizado. Esta renderização em particular mostra o modelo baseado em GPU DG2-512, que é equipado com conectores de alimentação duplos: 8 pinos + 6 pinos, o que forneceria até 225W de potência (300W com conector de alimentação). Os designs AIB personalizados podem oferecer opções mais poderosas, caso o carro-chefe da GPU realmente precise.

MLID também revelou a data de lançamento da série Alchemist para desktop. A Intel apenas confirmou que o Arc Alchemist será lançado no primeiro trimestre, mas a empresa nunca disse se isso se aplica aos modelos de desktop e móveis. Bem, de acordo com o MLID Intel Q1 2022, a reivindicação se refere apenas aos SKUs móveis, que provavelmente estão sendo lançados junto com o Alder Lake mobile para laptops de jogos de última geração. Os modelos de desktop supostamente serão lançados no segundo trimestre de 2022 .
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O que normalmente é popular para vazamentos de telefones celulares agora atingiu o mercado de placas de vídeo. A Lei de Moore está morta pediu a um amigo para renderizar uma animação rápida com o cooler de referência do Intel Arc Alchemist para mostrar a placa de perto. Normalmente não vemos os cartões de referência até uma semana ou mês antes do lançamento, mas desta vez veremos os meses mais frios de referência antes do lançamento.

O design parece coincidir com o que o MLID havia mostrado em abril , exceto que as novas renderizações mostram o cartão em prata em vez de preto. É um cooler de duas ventoinhas estiloso com um pouco de iluminação LED ao redor das ventoinhas e na lateral, onde o logotipo da Intel está localizado. Esta renderização em particular mostra o modelo baseado em GPU DG2-512, que é equipado com conectores de alimentação duplos: 8 pinos + 6 pinos, o que forneceria até 225W de potência (300W com conector de alimentação). Os designs AIB personalizados podem oferecer opções mais poderosas, caso o carro-chefe da GPU realmente precise.

MLID também revelou a data de lançamento da série Alchemist para desktop. A Intel apenas confirmou que o Arc Alchemist será lançado no primeiro trimestre, mas a empresa nunca disse se isso se aplica aos modelos de desktop e móveis. Bem, de acordo com o MLID Intel Q1 2022, a reivindicação se refere apenas aos SKUs móveis, que provavelmente estão sendo lançados junto com o Alder Lake mobile para laptops de jogos de última geração. Os modelos de desktop supostamente serão lançados no segundo trimestre de 2022 .
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A placa gráfica de desktop Alchemist deve apresentar até 4096 shaders, 16 GB de memória GDDR6 e velocidades de clock de 2,2 a 2,5 GHz. O cartão estará entre os primeiros a utilizar a tecnologia de processo TSMC N6. A nomenclatura da placa ainda não foi totalmente confirmada, mas demos uma olhada nas diretrizes da Intel que revelaram que a primeira geração de GPUs para desktop Arc deve usar um estilo de nomenclatura ###, deixando alguns candidatos possíveis, como ARC a900, a700 ou a512 se a Intel desejar refletir o número de unidades de execução.

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Intel confirma que as placas de vídeo Arc não serão fornecidas com bloqueio de mineração de criptomoeda​

Raja Koduri e Roger Chandler da Intel divulgam mais detalhes sobre as GPUs Arc​

Em uma entrevista ao Gadgets 360 , os executivos da Intel lançaram mais luz sobre o próximo lançamento dos produtos Arc.


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A série Intel Arc com o codinome “Alchemist” é a primeira geração de GPUs discretas baseadas na arquitetura Xe-HPG. A Intel confirmou que a série será lançada no início de 2022, mas só recentemente foi revelado que a série para desktop será adiada até o segundo trimestre do próximo ano. O que isso significa é que a empresa se concentrará primeiro em GPUs Arc móveis, que devem ser lançadas na mesma época que Alder Lake mobile, em algum momento do primeiro trimestre.

No entanto, mais interesse é colocado na série para desktop porque, finalmente, um terceiro jogador está entrando no jogo. Afinal, a chegada de uma nova marca pode resolver um dos maiores problemas de 2021, que não é o desempenho das GPUs, mas sua disponibilidade. A entrevista nem sempre fornece respostas diretas, mas são boas o suficiente para tirar conclusões. Uma dessas questões-chave era se as GPUs Intel Arc tinham algum tipo de algoritmo que evitasse que os mineradores de criptomoedas se interessassem muito por essas placas. De acordo com a resposta de Roger Chandler, a Intel não implementará nenhum mecanismo que bloqueie a mineração fora da caixa:

[…] No que diz respeito a bloqueios de software e coisas dessa natureza, não estamos projetando este produto ou construindo quaisquer recursos neste momento que visem especificamente os mineiros. No que diz respeito às ações que estamos tomando para evitá-los ou bloqueá-los, é um produto que estará no mercado e as pessoas poderão comprá-lo. Não é uma prioridade para nós.
- Roger Chandler
A Intel não pode prometer um bom fornecimento, mas nem a AMD ou NVIDIA, diz Raja Koduri

À medida que nos aproximamos de 2022, os jogadores e entusiastas aguardam ansiosamente as notícias de que a disponibilidade da GPU não está mais se tornando um problema. A CEO da AMD, Lisa Su , não espera que a escassez termine até pelo menos a segunda metade de 2022. Até então, as GPUs da AMD ainda podem custar mais e ainda encontrar problemas de fornecimento. Não houve atualizações recentes da NVIDIA em sua previsão de fornecimento para 2022, mas parece que nem a Intel está certa sobre o fornecimento de suas GPUs discretas. Raja Koduri disse que não pode dizer que promete fornecimento em um mercado de alta demanda, mas seus concorrentes também não podem:

Estaremos entrando como um terceiro jogador. Sempre serei muito cauteloso, quando a demanda está tão alta e o mercado está tão difícil. Sempre posso usar mais suprimentos. Portanto, não vou dizer que tenho oferta suficiente neste mercado de alta demanda. Acho que todos os meus concorrentes dirão a mesma coisa agora.
- Raja Koduri
Projetos personalizados do Intel Arc aparentemente confirmados

A Intel já está trabalhando com ODMs e OEMs para lançar GPUs Arc com coolers e recursos personalizados. Isso é conhecido há um bom ano, pelo menos, quando a empresa começou a trabalhar com essas empresas em produtos Xe de primeira geração, como DG1. Os próprios sócios do conselho também estão compartilhando muitos detalhes off the record, portanto, não é mais necessariamente um segredo.

Quando questionado sobre GPUs Intel Arc personalizadas, o executivo da Intel respondeu que a empresa já está fornecendo seu próprio design de referência para simplificar e acelerar o processo de criação de designs personalizados. Isso significa que os parceiros do conselho têm todas as informações necessárias para fazer seus próprios modelos personalizados, com bastante antecedência (às vezes é uma questão de semanas, enquanto olhamos para meses aqui),

Estamos fornecendo os designs necessários para remover o atrito para que nossos parceiros realmente acelerem e se diferenciem em relação aos nossos produtos. Agora, seja ou não comparável ao que está no mercado hoje, não vamos entrar em detalhes.
- Roger Chandler
A entrevista também cobre um tópico de um possível lançamento de produtos de estação de trabalho Intel Arc e também aborda a tecnologia de super-resolução da Intel (XeSS), portanto, recomendamos que você verifique a transcrição visitando o link abaixo:

Fonte: Gadgets 360
 
Aparentemente a ponte vecchio vai ter suporte a compute pelo oneAPI:

SiPearl decided to use Intel’s Ponte Vecchio GPUs within the system’s HPC node and for that reason will adopt Intel's oneAPI to its software stack.

Isso me deixa bem animado pq é um sinal que talvez as GPUs Alchemist também tenham suporte pra compute em geral já no lançamento.
 

Arquitetura Intel Xe-HPG para abranger os mercados de jogos, estações de trabalho e data centers​

Intel planeja jogos em nuvem baseados em Xe-HPG e produtos de streaming de mídia​

A microarquitetura Intel Xe-HP anunciada pela Intel em meados de 2020 é uma série de GPU multi-tile projetada para data centers, com o objetivo principal como aceleradores de supercomputadores de mídia. A empresa desenvolveu até três variantes com 1 a 4 ladrilhos.


Intel Xe-HPG (Gaming) Design, Fonte: Moore's Law Is Dead / Notebookcheck

No início desta semana, Raja Koduri disse que as GPUs Xe-HP Arctic Sound serão descartadas . Atualmente, a Intel não está planejando produzir esses processadores de data center para qualquer outro uso além de seus próprios servidores em nuvem. Esta foi uma informação surpreendente considerando quanto tempo a Intel gastou promovendo essas GPUs. Como se constatou, a Intel se concentrará nos produtos Xe-HPG (jogos) e Xe-HPC (data center de alto desempenho) no futuro.

Raja Koduri mais tarde esclareceu que o Xe-HP foi usado para construir um ecossistema de desenvolvedores para a arquitetura da Ponte Vecchio (Xe-HPC). Quando se trata dos próprios produtos, Koduri confirmou que os produtos Xe-HPG agora substituirão a HP no roteiro de produtos com interferência de IA e propósitos de nuvem visual em mente, então mais ou menos o que o Xe-HP deveria ser.

Visual Cloud inclui processamento de mídia, análise de mídia, mídia imersiva, gráficos em nuvem e jogos em nuvem. Em outras palavras, a arquitetura Xe-HPG pode ser usada para serviços como streaming de jogos semelhantes ao GeForce NOW ou Google Stadia.

Também pode ser implantado em servidores de conversão de mídia ou por provedores de conteúdo de vídeo. Um uso típico para esse tipo de conteúdo é a transmissão de vídeo pela televisão. A Intel era uma fornecedora de hardware para as Olimpíadas de Toyko, onde os servidores baseados em Xeon eram usados para transmitir vídeo HDR de 8K 60 FPS para a nuvem. Uma plataforma mais poderosa e otimizada poderia estender a presença da Intel neste mercado especializado.

Koduri também mencionou que o Xe-HPG oferecerá suporte a aplicativos profissionais como 3DS Max, sugerindo que o Xe-HPG também será oferecido no mercado de workstations. Dito isso, a microarquitetura Xe-HPG pode ser oferecida para até três mercados diferentes de forma semelhante às arquiteturas NVIDIA Ampere ou AMD RDNA2.


GPUs Intel Xe-HP Arctic Sound, Fonte: Igor'sLAB

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Intel confirma que GPU DG2 com 448 unidades de execução realmente existe​

Intel DG2-448 mencionado pela Intel​

Uma GPU DG2 da série Arc Alchemist pode estar no horizonte.


De acordo com um recente compromisso com o Mesa (driver de código aberto para OpenGL e Vulkan), a Intel realmente tem silício reduzido chamado DG2-448. Esse modelo foi usado para verificar as otimizações de pipeline de pixel introduzidas no driver. O patch que veio junto com uma descrição foi publicado por Franciso Jerez, que faz parte da Equipe de Drivers de Código Aberto da Intel:

Esta não é a primeira vez que ouvimos sobre esta GPU DG2-512 reduzida. Foi descoberto pela primeira vez por @TUM_APISAK há quase 5 meses. Naquela época, ele supostamente oferecia quase desempenho do GeForce RTX 3070, embora o vazador não tenha revelado que tipo de benchmark foi usado para comparação.

Apesar do anúncio esperado para o primeiro trimestre do próximo ano, ainda há mais perguntas do que respostas sobre a programação do Arc Alchemist. A Intel apresentou apenas duas GPUs: variantes 512EU e 128EU (como na foto acima), embora uma variante 384EU também tenha sido vista nos vazamentos .


Neste momento, não está claro se a variante 384EU foi cancelada ou nunca foi real para começar. Mas uma coisa é certa, a Intel definitivamente tentará vender chips parcialmente desativados como modelos de gama baixa. Um SKU de gama média superior com 448 unidades de execução (3584 núcleos de sombreamento) pode ser um ajuste perfeito para um segmento de preço de US $ 400-300, caso as estimativas de desempenho comparando GPUs DG2 com GPUs Navi 22 / GA104 sejam consideradas.

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Intel demonstra tecnologia de super resolução XeSS em Hitman 3 e The Riftbreaker​

Intel XeSS mostrado em jogos reais​

A Intel está expandindo lentamente seu portfólio de títulos com suporte para XeSS. Uma nova parceria com a IO Interactive e a Exor Studios resultou na implementação da tecnologia de super-sampling em dois jogos.




Parece que a atualização do jogo de próxima geração com super-resolução e rastreamento de raios pode ser lançada no próximo ano, junto com a série de GPU discreta Intel Arc Alchemist. Afinal, a Intel não precisa oferecer essa tecnologia agora, o que também aumentaria o desempenho em GPUs concorrentes, já que o XeSS será suportado por placas de vídeo NVIDIA e AMD, caso ambas as empresas estejam interessadas, é claro.

Além disso, uma demonstração do XeSS com um jogo chamado The Riftbreaker foi mostrada por Lisa Pearce (VP de Arquitetura, Gráficos e Software da Intel). Este jogo foi desenvolvido pela Exor Studios, uma empresa polonesa que recentemente adicionou AMD FidelityFX Super Resolution (FSR) ao jogo em junho deste ano. Dito isso, Riftbreaker seria o primeiro jogo a oferecer suporte a FSR e XeSS. Infelizmente, o vídeo está bastante borrado (taxa de bits baixa) e é difícil ver as diferenças entre o nativo e o XeSS sem focar nos detalhes.

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Intel XeSS em The Riftbreaker, Fonte: Intel

GPUs Intel Xe-HPG​

A Intel não revelou mais detalhes sobre sua família de GPUs DG2 no evento Intel Innovation. A empresa reafirmou que lançará Arc Alchemist, a primeira geração de GPUs Xe-HPG, no primeiro trimestre de 2022, embora não tenha sido confirmado se são SKUs móveis ou de desktop.

As placas de vídeo Intel Arc Alchemist devem oferecer até 32 Xe-Cores (4096 unidades de sombreamento) e 16 GB de memória GDDR6. Rumores colocam a série Arc de 1ª Geração como competitiva em relação às GPUs NVIDIA GA104 e AMD Navi 22, que representam o segmento de alta tecnologia.


A Intel está pronta para lançar suas GPUs de desktop discretas Arc Alchemist no segundo trimestre de 2022, enquanto os SKUs móveis devem ser lançados por volta do CES 2022 com designs de laptop de última geração.

As placas de vídeo Arc Alchemist devem oferecer até 16 GB de memória GDDR6 e 4096 núcleos FP32, uma configuração que supostamente é capaz de competir com as GPUs NVIDIA GA104 e AMD Navi 22 nos respectivos segmentos de desempenho.

Raja Koduri confirma que a Intel não comercializará GPUs Xe-HP (Arctic Sound)​

Xe-HP apenas para a própria nuvem da Intel​

Um dos produtos Xe mais conhecidos foi colocado em uma prateleira?



Raja Koduri confirma que a Intel não comercializará GPUs Xe-HP (Arctic Sound)​

Xe-HP apenas para a própria nuvem da Intel​

Um dos produtos Xe mais conhecidos foi colocado em uma prateleira?


A Intel não comercializará GPUs Xe-HP conhecidas como família Arctic Sound. A série, que consiste em três variantes apresentando 1, 2 e 4 blocos, foi oficialmente revelada no Dia da Arquitetura em agosto de 2020. Pouco mais de um ano depois, a Intel está agora confirmando que esses produtos não irão para nenhum outro lugar que não os próprios servidores em nuvem da Intel.

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GPUs Intel Xe-HP (Arctic Sound), fonte: Raja Koduri

A Intel agora se concentrará em suas séries Xe-HPG (jogos) e Xe-HPC (computação de alto desempenho), que estão no caminho de produção do mercado geral, Raja Koduri (vice-presidente sênior, arquiteto-chefe e gerente geral da arquitetura Intel, gráficos, e Software) diz em um tweet.

O Xe-HP foi anunciado pela primeira vez como uma nuvem, transcodificação e análise de mídia e GPGPU de estação de trabalho. Essas séries 'Otimizadas de Mídia' também deveriam ser usadas no Aprendizado de Máquina, como mostram os slides mais recentes da Intel. Naquela época, a microarquitetura Xe-HPG não tinha produtos listados, no entanto, isso não está prestes a mudar, pois nenhum produto está planejado.

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GPUs Intel Xe-HP, fonte: Intel

Com o Xe-HP não entrando no mercado comercial, as GPUs para jogos Alchemist Arc, bem como o acelerador HPC Ponte Vecchio, devem se tornar o foco principal da divisão de gráficos da Intel.

A Intel adiciona 32 IDs de GPUs DG2 aos seus novos drivers gráficos, a primeira onda de Arc Alchemist?​

Intel preparando drivers gráficos para o lançamento do Arc Alchemist​

A Intel acaba de publicar um novo driver com até 32 novos PCI IDs com GPUs DG2.


O driver de gráficos Intel 30.0.101.1002, que deve ser lançado amanhã junto com a série de processadores para desktop Alder Lake-S da 12ª geração, incluirá suporte para seus gráficos Xe-LP integrados. Além disso, o driver incluirá suporte iGPU para Alder Lake-P (celular de última geração) e Alder Lake-M / N (celular de baixa potência), pois vários IDs também foram listados no driver.

A Intel está agora pronta para anunciar sua série de GPUs Arc de 1ª Geração para laptops no primeiro trimestre de 2022. No entanto, o suporte para GPUs de desktop não deve ser esperado neste momento, considerando que todos os rumores apontam para um lançamento no segundo trimestre.
Também não está claro se a Intel planeja fornecer dois drivers separados para suas GPUs móveis e de desktop ou, se preferir, combiná-los em um único pacote.



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A placa de vídeo para desktop Intel Arc Alchemist com GPU DG2-128 pode apresentar 6 GB de memória GDDR6​

Intel Alchemist com GPU DG2-128EU pode vir com 6GB de memória GDDR6​

A próxima GPU low-end da Intel com arquitetura Xe-HPG pode chegar com duas configurações de memória diferentes.


De acordo com a Lei de Moore está morta , a Intel pode ter planos ambiciosos para a GPU DG2-128EU, já que os primeiros detalhes sobre modelos de desktop e móveis foram divulgados pelo YouTuber. Diz-se que a GPU, que agora deve ser lançada no primeiro trimestre de 2022, aparecerá inicialmente nos laptops Dell e ASUS, só então estreará para o mercado de desktops. Uma adoção mais ampla não deve ser esperada até o segundo trimestre, afirma o MLID.

A variante de desktop do Arc Alchemist com GPU DG2-128EU deve apresentar 6GB de memória GDDR6 e um barramento de memória de 96 bits , o que é contrário aos rumores anteriores de que este GPU seria amarrado apenas ao barramento de 64 bits. Curiosamente, uma variante limitada por barramento está planejada para laptops, já que 4 GB GDDR6 e Arc Alchemist SKU móvel de 64 bits está supostamente chegando. Além disso, o MLID não descarta uma possível variação de 3 GB .

Apesar de ser uma das principais fontes de vazamentos do Xe-HPG, o YouTuber não tem informações concretas sobre esta GPU especificamente. Embora ele esteja bastante confiante de que o TDP relatado no vazamento anterior de 75W é mais ou menos preciso, nem o preço nem a velocidade do clock do GPU foram confirmados. Como regra, não compartilhamos rumores de preços sobre GPUs não lançadas, porque eles quase nunca são precisos e os fabricantes de GPUs costumam mudar a estratégia de preços no último minuto.

A suposta placa de vídeo Arc Alchemist A128 competiria com a GPU AMD Navi 24 (placas RX 6500/6400) e NVIDIA GA107 (RTX 3050). No entanto, nem a AMD nem a NVIDIA lançaram suas GPUs de desktop ainda, possivelmente porque pareceriam pobres no papel em comparação com seus preços inflacionados em comparação com as soluções existentes, como a série AMD Polaris ou NVIDIA GTX Turing.

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Renderização Intel Alchemist DG2-128EU, Fonte: Moore's Law is Dead

No momento, há vazamentos em três GPUs DG2 diferentes, incluindo variantes de 512EU, 384EU e 128EU e até 6 configurações diferentes de placas gráficas Arc Alchemist: 512EU, 448EU, 384EU, 256EU, 128EU e 96EU. Não está claro quais variantes a Intel lançará especificamente para os mercados de desktops e móveis.

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Intel confirma que a GPU DG2 com 448 unidades de execução realmente existe​

Intel DG2-448 mencionado pela Intel​

Uma GPU DG2 da série Arc Alchemist pode estar no horizonte.


Apesar do anúncio esperado para o primeiro trimestre do próximo ano, ainda há mais perguntas do que respostas sobre a formação do Arc Alchemist. A Intel apresentou apenas duas GPUs: variantes 512EU e 128EU (como ilustrado acima), embora uma variante 384EU também tenha sido vista nos vazamentos .

Neste momento, não está claro se a variante 384EU foi cancelada ou nunca foi real. Mas uma coisa é certa, a Intel definitivamente tentará vender chips parcialmente desativados como modelos de gama baixa. Um SKU de gama média superior com 448 unidades de execução (3584 núcleos de sombreamento) pode ser um ajuste perfeito para um segmento de preço de US $ 400-300, caso as estimativas de desempenho comparando GPUs DG2 com GPUs Navi 22 / GA104 sejam consideradas.

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https://videocardz.com/sections/news

A Intel adiciona 32 IDs de GPUs DG2 aos seus novos drivers gráficos, a primeira onda de Arc Alchemist?​

Intel preparando drivers gráficos para o lançamento do Arc Alchemist​

A Intel acaba de publicar um novo driver com até 32 novos PCI IDs com GPUs DG2.


A Intel está agora pronta para anunciar sua série de GPUs Arc de primeira geração para laptops no primeiro trimestre de 2022.


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A Intel poderia lançar a série de GPUs “Druid” de 4ª geração Arc já em 2025​

Planos do Intel Arc, Druid em 2025?​

Ao contrário da AMD e NVIDIA, a Intel confirmou seu roteiro de GPU discreto apresentando até quatro gerações à frente. O que o roteiro estava claramente faltando, porém, eram as datas em que esses produtos deveriam ser lançados.


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Até agora, a empresa apenas confirmou planos para quatro gerações de séries de produtos ARC: Alchemist, Battlemage, Celestial e Druid. Os fãs da Intel foram rápidos em conectar os pontos e começaram a perguntar se a série 5ª Geração Arc continuará com nomes alfabéticos, o que foi aparentemente confirmado pela Intel mais tarde. A primeira geração chamada Alchemist agora está programada para ser lançada no primeiro trimestre de 2022 para o mercado móvel e no segundo trimestre para desktops.

Enquanto isso, os detalhes do Arc Druid são muito limitados no momento. A Intel já confirmou que contará com o Xe Next Architecture, o que pode sugerir que será o primeiro verdadeiro sucessor do Xe HPG. Embora haja rumores de que o Arc de 2ª Geração “Battlemage” será lançado em 2023, não houve datas associadas a Celestian e Druid.

Acontece que o Druid pode ser lançado em 2025, conforme sugerido por Bryce, que é o Arc Community Advocate e Driver Guru da Intel:

Naturalmente, tal tweet deve ser considerado como um grão de sal, no entanto, o Druid sendo um produto de 2025 foi uma suposição educada para muitos. A Intel estava simplesmente relutante em confirmá-lo neste momento, afinal, estamos falando de um produto quatro gerações à frente.

Se o Druid realmente vier em 2025, a Intel estará lançando sua série Arc GPU em cadência anual, ao contrário de seus concorrentes que agora lançam novas arquiteturas a cada dois anos.

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Galera, queria entender melhor esse esquema.
Notei que os notebooks geração 11 estão vindo com esse chipset grafico Iris Xe... processador i5 1135G7 por exemplo.
A duvida é sobre os processadores de PC geração 11? Pelo que vi o i5 11600K está vindo com Intel UHD 750? As Iris Xe tão sendo aplicável só para CPUs de notebook?

Nao encontrei teste de desempenho no youtube comparando esse 1135G7 com Iris Xe vs. 11600k com UHD 750. Fiquei curioso em saber se são equivalentes.

Obrigado.
 
sexta começa o segundo trimestre do ano, quando será que essas placas vão ser lançadas ou vão ficar só na promessa? :fami::vish:
 

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Eu posso estar muito errado, posso não ter dados, pode ser só achismo, mas enfim... Eu não duvido nada que ainda tem uma chance grande da Intel desistir desse ramo de VGAs dedicadas depois de um possível fracasso dessas novas placas. Sei que não se projeta e lança uma placa de vídeo da noite pro dia, mas é tanta demora pra essas GPUs saírem e estarem disponíveis no mercado, que fico pensando que não estão conseguindo fazer algo decente e comparável com a concorrência.

Se até a AMD que comprou a ATI e é mega tradicional no ramo tem dificuldades de competir, imagina a Intel que nunca conseguiu sequer fazer um vídeo integrado decente que não se limitasse apenas a dar vídeo. Enfim, torço muito para que tenha mais uma concorrente nas GPUs, mas a confiança é 1% do tamanho da torcida.
 
Uma coisa não ficou claro ainda pra mim.

O XeSS funciona como o DLSS? Pelo que entendi, sim, similar e com mesmo ou mais potencial. Sendo que esse potencial só pode ser explorado pelas ARC, que tem arquitetura dedicada para isso. Ou seja, ainda que o XeSS possa ser habilitado por placas nVidia a partir da Pascal e AMD a partir das 6000, a qualidade pode ser bem diferente.

Pode ser que a nVidia, para se manter competitiva, lance DLSS para placas sem hardware dedicado, ainda que isso indique um ganho menor de frames ou qualidade de imagem. E até entendo a nVidia não fazer isso, pois pode manchar a reputação do DLSS, que é mesmo incrível.

 
Última edição:
Uma coisa não ficou claro ainda pra mim.

O XeSS funciona como o DLSS?



Bem semelhante, usa AI para fazer up scaling, ou seja, adicionar detalhe aonde não existe, resultado "aproximado".

A diferença é que não depende hardware dedicado igual o DLSS.
 
Bem semelhante, usa AI para fazer up scaling, ou seja, adicionar detalhe aonde não existe, resultado "aproximado".

A diferença é que não depende hardware dedicado igual o DLSS.
Na verdade depende para obter os melhores resultados. Acabei de ver as partes mais importantes do vídeo.

Aparentemente nem performance e nem qualidade serão as mesmas incríveis que as ARC conseguem alcançar, justamente pelo hardware dedicado para isso. E muito impressiontante. Ganho de até 180% e nitidamente superior ao FSR2 e comparável ao DLSS em Performance Mode.

Isso pode posicionar as placas de vídeo da Intel em outro nível. To muito animado com o que vem por ai nos próximos anos, especialmente porque a Intel tem um roadmap longo e claro pra esse mercado.

E também me faz pensar: cadê a AMD? Desistiu de vez desse mercado e placa de vídeo é só um marketing para vender chips para outros mercados? Porque o FSR claramente é uma piada frente ao DLSS e ao XeSS.
 
Aparentemente nem performance e nem qualidade serão as mesmas incríveis que as ARC conseguem alcançar, justamente pelo hardware dedicado para isso
Os tensor cores desde as Turing também suportam inferência INT8 (que é oq o XMX suporta no XeSS), então acho que é só questão de adicionar o suporte às instruções da nvidia pra ter ganhos similares.
 

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