[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

Esse ip 10.188.xxx é CGNAT?

depende do caso com esse ranger de ip, se a operadora ti entrega esse ip pra vc, sim vc esta em cgnat.
 
Esse endereço é de rede local.
O bloco de endereço reservado ao CGNAT é o 100.64.0.0/10

depende cara, o range que vc sitou foi reservado sim pra ser utilizado exclusivamente com cgnat, mas nada impede da operadora usar cgnat com ips ranger reservados para rede local, no caso os: 10.0.0.0/8, 172.16.0.0/12 e 192.168.0.0/16.

ae depende de como o isp configurar a rede dele.
 
depende do caso com esse ranger de ip, se a operadora ti entrega esse ip pra vc, sim vc esta em cgnat.
 


depende cara, o range que vc sitou foi reservado sim pra ser utilizado exclusivamente com cgnat, mas nada impede da operadora usar cgnat com ips ranger reservados para rede local, no caso os: 10.0.0.0/8, 172.16.0.0/12 e 192.168.0.0/16.

ae depende de como o isp configurar a rede dele.

Então, esse foi o ip encontrando no ip wan no roteador.
 
Então, esse foi o ip encontrando no ip wan no roteador.

ok, o modem que a operadora colocou ae pra vc esta em modo router ou esta em modo bridge?

vc tem que verificar se esse ip esta sendo entregue pelo dhcp ou pppoe da sua operadora mesmo, e não pelo dhcp do modem quem modo router que eles fornecem.
 
Última edição:
ok, o modem que a operadora colocou ae pra vc esta em modo router ou esta em modo bridge?

vc tem que verificar se esse ip esta sendo entregue pelo dhcp ou pppoe da sua operadora mesmo, e não pelo dhcp do modem quem modo router que eles fornecem.

Acredito que em modo router, lá é fibra otica, aí tem o aparelho pra receber a fibra otica e o roteador. Estou vendo pelo roteador mesmo, está correto?
 
Como está o modo wan do roteador?

wan.png


wan2.png
 
Aqui eu uso o velox. E ele me dá um endereço externo ipv4 e outro ipv6 (que não sei porque cargas dagua, deve ser meu router, só dá sucesso na página de test ipv6 depois de umas 3 horas do último reinício).

Estava lendo o post e fiquei com uma dúvida, pois uso o app IP Tools no Android e ele mostra uns outros ips internos e o número batia com alguns padroes ditos aqui. Então queria perguntar. Detalhe que esses ips não aparecem no router (modem está em Bridge), so esse app mostra.
De onde ele tira isso? Esse 100.109 e esse 192.0.

IP Tools (www.iptools.su)
IP: 152.238.xxx.xxx
Velocidade: 65 Mbps
Frequência: 2417 MHz (Canal: 2)
Tipo de conexão: WIFI
IP Interno: 192.168.1.250
100.109.206.215
192.0.2.1
2804:18:4013:xxxx:1:x:xxxx:xxxxx
fe80::1:0:80c5:a160%rmnet0
fe80::4849:c7ff:fe27:1778%p2p0
2804:d45:4b9d:5b00:2937:xxxx:xxxx:xxxx
2804:d45:4b9d:5b00:4a49:xxxx:xxxx:xxxx
fe80::4a49:c7ff:fe27:1778%wlan0
Endereço físico: 48:49:xx:xx:xx:xx
Sinal: 100 % (-40 dBm)
Host: 152-238-xxx-xxx.user.veloxzone.com.br
ISP: Telemar Norte Leste S.A. (Telemar Norte Leste S.A)
Pais: Brazil
Estado: Minas Gerais
Tempo de concessão: 14400
Endereço do servidor: 192.168.1.254
Endereço de broadcast: 192.168.1.255
DNS primário: 1.1.1.1
DNS secundário: 192.168.1.254
Máscara: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.254
Localhost: 127.0.0.1
Sub-tipo: WIFI
ID da rede: 72
 
Galera, estou em CGNAT e liguei pro dono do provedor e ele me passou um IP Fixo e pediu pra eu colocar esse IP.
Só que ele falou que não é pra usar ele no roteador, que tem que deixar do jeito que está. Como faço pra usar esse IP? Onde coloco?
 
Galera, estou em CGNAT e liguei pro dono do provedor e ele me passou um IP Fixo e pediu pra eu colocar esse IP.
Só que ele falou que não é pra usar ele no roteador, que tem que deixar do jeito que está. Como faço pra usar esse IP? Onde coloco?

assim, o teu provedor deveria ter ti instruído melhor como configurar ou no minimo ter mandado um técnico configurar ae pra vc.

e infelizmente com o pouco que vc passou de informações não tem nem como dar uma força pra vc, é capaz da gente ir ti ajudar e fazer a cagada de vc ficar sem conexão.
 
Aqui eu uso o velox. E ele me dá um endereço externo ipv4 e outro ipv6 (que não sei porque cargas dagua, deve ser meu router, só dá sucesso na página de test ipv6 depois de umas 3 horas do último reinício).

Estava lendo o post e fiquei com uma dúvida, pois uso o app IP Tools no Android e ele mostra uns outros ips internos e o número batia com alguns padroes ditos aqui. Então queria perguntar. Detalhe que esses ips não aparecem no router (modem está em Bridge), so esse app mostra.
De onde ele tira isso? Esse 100.109 e esse 192.0.

IP Tools (www.iptools.su)
IP: 152.238.xxx.xxx
Velocidade: 65 Mbps
Frequência: 2417 MHz (Canal: 2)
Tipo de conexão: WIFI
IP Interno: 192.168.1.250
100.109.206.215
192.0.2.1
2804:18:4013:xxxx:1:x:xxxx:xxxxx
fe80::1:0:80c5:a160%rmnet0
fe80::4849:c7ff:fe27:1778%p2p0
2804:d45:4b9d:5b00:2937:xxxx:xxxx:xxxx
2804:d45:4b9d:5b00:4a49:xxxx:xxxx:xxxx
fe80::4a49:c7ff:fe27:1778%wlan0
Endereço físico: 48:49:xx:xx:xx:xx
Sinal: 100 % (-40 dBm)
Host: 152-238-xxx-xxx.user.veloxzone.com.br
ISP: Telemar Norte Leste S.A. (Telemar Norte Leste S.A)
Pais: Brazil
Estado: Minas Gerais
Tempo de concessão: 14400
Endereço do servidor: 192.168.1.254
Endereço de broadcast: 192.168.1.255
DNS primário: 1.1.1.1
DNS secundário: 192.168.1.254
Máscara: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.254
Localhost: 127.0.0.1
Sub-tipo: WIFI
ID da rede: 72

cara, descarta esse app, entra no modem da velox e veja o ip diretamente nele.

e é bem capaz desse app ter pegado todos os ips que o celular se conecta, inclusive pela rede de dados(e as 4 operadoras grandes usam cgnat na internet móvel).
 
assim, o teu provedor deveria ter ti instruído melhor como configurar ou no minimo ter mandado um técnico configurar ae pra vc.

e infelizmente com o pouco que vc passou de informações não tem nem como dar uma força pra vc, é capaz da gente ir ti ajudar e fazer a cagada de vc ficar sem conexão.
Acho que consegui resolver colocando o IP que ele me passou como IP Estático na conexão secundária.
A primária está como PPPOE e a secundária o IP Fixo que ele passou. Pelo menos isso fez meu NAT ficar aberto na Rede Xbox do PC.
 
assim, o teu provedor deveria ter ti instruído melhor como configurar ou no minimo ter mandado um técnico configurar ae pra vc.

e infelizmente com o pouco que vc passou de informações não tem nem como dar uma força pra vc, é capaz da gente ir ti ajudar e fazer a cagada de vc ficar sem conexão.
Voltei a ter o problema de NAT Estrito no xbox. Você sabe o que posso falar com o meu provedor para eles resolverem? Já que eles me deram o IP Fixo, como faria pra eu sair do CGNAT?
Na real, queria realmente saber como faz pra ver se estou em CGNAT.
 
Olá. sou meio leigo no assunto então vou explicar a minha duvida.

Eu percebi que encontro em vários servidores do jogo Battlefield 4, atribuído o mesmo IP. Pode ser esse um caso de CNAT? outra coisa é que pela lógica, os servidores nos quais eu jogo deveriam estar no leste dos EUA mas usando um site que localiza os servidores à partir do IP, me diz que está no oeste dos EUA. Nesse caso tem como localizar fisicamente os servidores?
 
Olá. sou meio leigo no assunto então vou explicar a minha duvida.

Eu percebi que encontro em vários servidores do jogo Battlefield 4, atribuído o mesmo IP. Pode ser esse um caso de CNAT? outra coisa é que pela lógica, os servidores nos quais eu jogo deveriam estar no leste dos EUA mas usando um site que localiza os servidores à partir do IP, me diz que está no oeste dos EUA. Nesse caso tem como localizar fisicamente os servidores?


por partes.

não, não tem como afirmar nada, tem que analisar a rede local aonde os servidores estão conectados pra efetivamente falar que os mesmos estão em um NAT, CGNAT ou IP PUBLICO, e isso só o host dono dessa rede local tem acesso pra fazer.
mas da pra presumir que o msm IP é responsável por responder pra varias salas do bf4, mas não tem como dizer que se trata de uma mesma maquina física ou múltiplas maquinas respondendo cada uma em uma porta diferente via NAT.

e é bem chato e complicado de dizer a localidade de um IP, da pra se ter um ip da asia e utilizar o mesmo no USA sem problemas, utilizar um mesmo numero ip e ele responder em múltiplos destinos(pais, cidades, continente e etc) diferentes ao mesmo tempo, o cadastro de geoip é uma bagunça e são todas as operadoras(todas dês das provedoras de acesso internacional, nacional ou regional) não são obrigadas a colocar o fqdn aos ips com o nome do real local aonde o mesmo esta sendo utilizado.
se a operadora colocar o fqdn + ou - na resposta do ip, da pra dizer bem mais ou menos a cidade ou o estado aonde aquele ip é utilizado, pra tu ter uma ideia a forma mais pratica de localizar um ip com 100% de efetividade é entra com uma ação na justiça aonde obriga a operadora dona daquele ip publico dizer aonde realmente este ip esta sendo utilizado.
 
Assumindo que os servidores onde jogo estão no Leste dos EUA (que é mais perto), apesar do IP identificar que estão no Oeste. Ao entrar em uma sala no Leste a rota passa no Oeste para depois vir para o Leste ou ele pode fazer uma rota alternativa indo direto para o Leste, mesmo que o IP seja do oeste? essa é minha dúvida, porque a conexão aqui tá precária então estava pensando em usar um proxy pra ver se tenho algum ganho e quero saber se devo usar um proxy do Leste ou Oeste dos EUA
 
Eu estava tentando configurar o ddns da intelbras nos meus dvrs e reparei que meu modem da net virtua esta em CGNAT.
Pro DDNS funcionar direito, preciso tirar o modem do CGNAT ne ?
Caso contrario nao vou conseguir visualizar as imagens ?
 
Eu estava tentando configurar o ddns da intelbras nos meus dvrs e reparei que meu modem da net virtua esta em CGNAT.
Pro DDNS funcionar direito, preciso tirar o modem do CGNAT ne ?
Caso contrario nao vou conseguir visualizar as imagens ?
exato, voce precisa de um ip v4 valido para acesso externo aos dvrs. Liga na net e pede o rollback para ipv4 explicando que precisa para acesso externo as cameras. Nao podem te cobrar nada.
 
Eu estava tentando configurar o ddns da intelbras nos meus dvrs e reparei que meu modem da net virtua esta em CGNAT.
Pro DDNS funcionar direito, preciso tirar o modem do CGNAT ne ?
Caso contrario nao vou conseguir visualizar as imagens ?

Como o amigo ali falou, precisa. Mas esse modelo de DVR não tem acesso remoto por cloud? Se não tiver tem como atualizar eu acho. Com cloud tu só precisa do serial number do DVR e vai funcionar normalmente com CGNAT.
 
Como o amigo ali falou, precisa. Mas esse modelo de DVR não tem acesso remoto por cloud? Se não tiver tem como atualizar eu acho. Com cloud tu só precisa do serial number do DVR e vai funcionar normalmente com CGNAT.
Tem com cloud sim mas o acesso via DDNS e melhor e nao passa pela cloud.
O stream e mais continuo.
 
eu nao estou entendo

tirei o meu modem (o tecnico) do cgnat e nao consigo de forma alguma conectar via ddns e o meu segundo dvr nao conecta no cloud por nada.
Nao estou entendendo...
coisa estranha
 
eu nao estou entendo

tirei o meu modem (o tecnico) do cgnat e nao consigo de forma alguma conectar via ddns e o meu segundo dvr nao conecta no cloud por nada.
Nao estou entendendo...
coisa estranha
mas fez o port forward no router? senao nao adianta
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo