[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

sim a onu me mostra ip 200.152.xxx dns 177.128.xxx e gateway em 100.64.0.1
 
mas se meu ip é dividido com vários, como consigo acesso por ip a minha onu?

tipo seu eu digito 200.152.xxx caio na onu direto!A minha pois se modificar ,modifico também a conexão!
 
eu acho que estou por causa do gateway 100.64 estou certo?Mas como seria possível eu conectar a onu via ip publico?
 
sim a onu me mostra ip 200.152.xxx dns 177.128.xxx e gateway em 100.64.0.1
 
mas se meu ip é dividido com vários, como consigo acesso por ip a minha onu?

tipo seu eu digito 200.152.xxx caio na onu direto!A minha pois se modificar ,modifico também a conexão!

pelo que vc postou agora vc n esta em cgnat, simples assim.
o gateway da operadora sim esta em cgnat mas isso não interfere na sua conexão.

se a operadora n liberar a onu pra modo bridge, utiliza dmz pra um ip fixo local no seu roteador, fica mais pratico pra vc gerenciar a liberação de portas.
se a operadora liberar o modo bridge, tu vai te que ter um roteador com possibilidade de configurar vlan na porta wan pra poder discar o pppoe, que na verdade é bem simples te ter qual quer FW custom dd-wrt e openwrt vc consegue facilmente administrar vlan.
 
Última edição:
valeu Dudu! Agora e conseguir colocar a onu em bridge para liberar portas!
Meu tplink faz discagem vlan id.Tranquilo!
 
fiz isso e resolveu.Abriram as portas.
Agora acontece uma coisa estranha. Nao consigo acessar endereços da minha rede local por nome e nem por ipv4 valido. So consigo no 3g do celular. Exemplo.Meu servidor NAS esta em 10.0.1.90 porta 1700 na rede local. Se eu colocar esse endereço na rede local acessa, mas se eu acessar pelo meu ip valido com a porta 1700, 200.152.xxx:1700 não entra na rede local,mas entra se estiver no 3g no celular. Parece ser o caso de nat loopback. Engracado que na net eu acessava tranquilo isso, por ip ou pelo nome. Alguem sabe como resolver?
 
valeu Dudu! Agora e conseguir colocar a onu em bridge para liberar portas!
Meu tplink faz discagem vlan id.Tranquilo!
 
fiz isso e resolveu.Abriram as portas.
Agora acontece uma coisa estranha. Nao consigo acessar endereços da minha rede local por nome e nem por ipv4 valido. So consigo no 3g do celular. Exemplo.Meu servidor NAS esta em 10.0.1.90 porta 1700 na rede local. Se eu colocar esse endereço na rede local acessa, mas se eu acessar pelo meu ip valido com a porta 1700, 200.152.xxx:1700 não entra na rede local,mas entra se estiver no 3g no celular. Parece ser o caso de nat loopback. Engracado que na net eu acessava tranquilo isso, por ip ou pelo nome. Alguem sabe como resolver?

cara, vamos sair do assunto de cgnat do tópico, vamos mudar a discussão pra esse tópico: https://adrenaline.uol.com.br/forum...as-tutoriais-e-diagnosticos-complexos.621752/
me responde la nesse tópico, e aproveita da um copy paste la com as infos pro pessoal ficar sabendo do seu caso.

vc tem algum acesso minimo de configuração de nat na onu? ou é tudo travado nessa parte, pois isso ae é nat configurado de forma restritiva pra prevenir justamente o desperdício de poder de processamento do modem em fazer a conversão nat pra um cliente local acessar um recurso local.
que eu me lembre, único caso que peguei pessoalmente que tb tem esse tipo de bloqueio é no pfsense, nele eu tenho que configurar nat reflection e nat 1:1 para o firewall realizar a tradução de nat local, em equipamentos mais simples geralmente só traduzem e nem ligam da onde pra onde vai a conexão.
 
Última edição:
Boa tarde. Instalaram a Brisa aqui recentemente e pra minha má sorte estou no CGNAT e sem IPV6, pois essas belezinhas fizeram o favor de não estarem com essa buçanha pronta.

Pois bem: uma coisa que notei é que acessando o "meu ip" mostra um IP público externo, mas acessando meu mikrotik mostra um endereço privado "100.xx". Não era pro IP externo mostrar um endereço privado?
 
Boa tarde. Instalaram a Brisa aqui recentemente e pra minha má sorte estou no CGNAT e sem IPV6, pois essas belezinhas fizeram o favor de não estarem com essa buçanha pronta.

Pois bem: uma coisa que notei é que acessando o "meu ip" mostra um IP público externo, mas acessando meu mikrotik mostra um endereço privado "100.xx". Não era pro IP externo mostrar um endereço privado?

não, pq serviços externos a rede da sua operadora vão ver o IP publico, e não o privado.

de qualquer forma, tenta forçar os caras ae a no minimo ativarem o ipv6 pra vc, se n tenta pedir um ipv4 valido pra vc por falta do ipv6.
 
Boa tarde. Instalaram a Brisa aqui recentemente e pra minha má sorte estou no CGNAT e sem IPV6, pois essas belezinhas fizeram o favor de não estarem com essa buçanha pronta.

Pois bem: uma coisa que notei é que acessando o "meu ip" mostra um IP público externo, mas acessando meu mikrotik mostra um endereço privado "100.xx". Não era pro IP externo mostrar um endereço privado?
CGNAT é justamente isso: Muitos clientes compartilhando um mesmo IP externo (que é o que você no "meu ip".
 
não, pq serviços externos a rede da sua operadora vão ver o IP publico, e não o privado.

de qualquer forma, tenta forçar os caras ae a no minimo ativarem o ipv6 pra vc, se n tenta pedir um ipv4 valido pra vc por falta do ipv6.

Não disponibilizam. Tem que pagar 50 conto por um IP fixo. O IPV6 ainda está sendo implementado.
 
E usando IP fixo, pagando estes 50, a gente consegue liberar as portas? Tenho câmeras IP, gravador...
 
E usando IP fixo, pagando estes 50, a gente consegue liberar as portas? Tenho câmeras IP, gravador...

voce nao tem que pagar para ter IP fixo fora do cgnat. Tem que ler melhor o topico ou pesquisar sobre - eh soh solicitar a operadora que tire voce do cgnat, ela vai ter dar um IP V4 dinamico real que voce pode liberar portas e acessar dvr, cameras etc que nao tem suporte para ip v6 ainda.
Tem uma portaria da anatel onde esta claramente especificado que em caso da operadora trabalhar com cgnat ela tem que fornecer alternativa para casos como esse de acesso externo a equipamentos que nao tem suporte a ip v6
 
demorou 1 semana para eu resolver o meu caso e nao paguei visita tecnica e nem ip fixo. veja uns posts atras
 
Não disponibilizam. Tem que pagar 50 conto por um IP fixo. O IPV6 ainda está sendo implementado.

nao sei que operadora voce viu isso, mas nas grandes elas sao obrigadas a oferecer alternativa. No caso um ip v4 dinamico.
 
É @kamikaze999 essa é a realidade onde tem concorrência ou, até mesmo, outra opção.

Ano passado eu morava em uma cidade com pouco mais de 15k habitantes, e estava em CGNAT sem IPv6, etc. mas para o meu uso não fazia diferença alguma, tudo sempre funcionou a contento...mas um dia liguei e falar sobre isso que você mencionou, se não me engano até postei a portaria, mas o pessoal é bem simples: para tem um IPv4 válido (não é fixo, é válido) você precisa pagar, acho que eram, R$ 40,00 por mês.

Por mais que você argumente, os caras não tem concorrência...então é o que oferecem e ponto final!! Você iria colocar Anatel, Consumidor, Procon ou qualquer outra opção contra os caras?

Essa é a realidade de muita gente...infelizmente.
 
nao sei que operadora voce viu isso, mas nas grandes elas sao obrigadas a oferecer alternativa. No caso um ip v4 dinamico.

A questão é que a rede foi ativada no fina agora de Abril e esses filhos das trutas não ativaram já com o IPV6 funcionando. Eles possuem IPV6, mas não ativaram ainda aqui no meu Estado.

EDIT: abri uma reclamação no reclame aqui, mas nada feito. Ligaram agora há pouco e explicaram que devido ao esgotamento bla bla bla somente adquirindo o IP fixo pelo valor de 50 conto.

Tentei negociar no setor de vendas mas nada feito. Se fu*** essa brisa, viu!
 
Última edição:
Alguém sabe dizer se a TIM Fibra é CGNAT ou IP público?
Estou querendo sair da Morto (Vivo) pra ir pra TIM. No meu caso eu tenho em casa um servidor de vpn e um NAS onde faço backup dos arquivos da empresa.
 
A questão é que a rede foi ativada no fina agora de Abril e esses filhos das trutas não ativaram já com o IPV6 funcionando. Eles possuem IPV6, mas não ativaram ainda aqui no meu Estado.

EDIT: abri uma reclamação no reclame aqui, mas nada feito. Ligaram agora há pouco e explicaram que devido ao esgotamento bla bla bla somente adquirindo o IP fixo pelo valor de 50 conto.

Tentei negociar no setor de vendas mas nada feito. Se fu*** essa brisa, viu!

abre agora protocolo na anatel
 
Abri e ligaram agora pela manhã, mas não pude atender. Aguardando ligarem novamente.

voce citou a portaria anatel na sua reclamacao tanto na operadora como no reclame aqui?
 
Bem, sobre o caso do CGNAT terminou no seguinte: após abrir uma reclamação na Anatel, entraram em contato falando sobre o problema e que não tinha como fornecer IPV4 não compartilhado (fallback) devido a escassez do mesmo e que a única forma seria pelo IP fixo.

Terminou que aceitei e deram 40% de desconto, saindo de 50 para 30 reais. Finalmente consegui abrir a bendita porta do torrent aqui. Assim que liberarem o IPV6 na rede e estiver 100%, cancelarei o IP fixo.
 
Bem, sobre o caso do CGNAT terminou no seguinte: após abrir uma reclamação na Anatel, entraram em contato falando sobre o problema e que não tinha como fornecer IPV4 não compartilhado (fallback) devido a escassez do mesmo e que a única forma seria pelo IP fixo.

Terminou que aceitei e deram 40% de desconto, saindo de 50 para 30 reais. Finalmente consegui abrir a bendita porta do torrent aqui. Assim que liberarem o IPV6 na rede e estiver 100%, cancelarei o IP fixo.
No caso do torrent o IPv6 é dispensável, grande parte da rede só 'conversa' em v4.

30 pila é um ótimo valor para evitar incômodos em outros aspectos.
 
Bem, sobre o caso do CGNAT terminou no seguinte: após abrir uma reclamação na Anatel, entraram em contato falando sobre o problema e que não tinha como fornecer IPV4 não compartilhado (fallback) devido a escassez do mesmo e que a única forma seria pelo IP fixo.

Terminou que aceitei e deram 40% de desconto, saindo de 50 para 30 reais. Finalmente consegui abrir a bendita porta do torrent aqui. Assim que liberarem o IPV6 na rede e estiver 100%, cancelarei o IP fixo.

É como o @neo666 falou, se vc usa torrent e quer ter conectividade 100% com ele, então vai precisar do ipv4 mesmo! Aqui eu também pago 30 reais pelo ipv4 fixo...
 
Solicitei a saída do CGNat como um amigo ensinou aqui no tópico e quando fui olhar no histórico de chamadas apareceu assim:

Protocolo Abertura Fechamento Status

XXXXXXXX 24/05/2019 17:35 24/05/2019 17:35 Executada

Síntese Classificação Abertura Fechamento Status

Registro sistemico Registro automático 24/05/2019 17:35 24/05/2019 17:35 Executada

É assim mesmo, não deu nem tempo de fazerem nada, foi aberto e fechado o pedido no mesmo minuto...
 
edit:

achei o plano empresa da tim com ip fixo e tem aqui, vou pedir .
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo