[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

Não há NAT, é um conceito diferente e num primeiro certamente vai confundir a sua mente, eu trabalho com TI/Infra há mais de 15 anos e ainda me perco com isso :nelson:
Via de regra os provedores entregam um bloco /64 no roteador que te atende, isso permite que 18,446,744,073,709,551,616 dispositivos na sua rede interna tenham seu próprio IP (v6)

Sabe algum artigo eng explicando isso com calma?

Então em vez do ISP passar 1 addr, ele passa tipo um bloco 255.255.255.0 e aí o DHCP com base nele distribui IPs válidos pra quem pedir, e cada device pode abrir ports diretamente e ser server independente?


Para indicar alguma literatura fica difícil sem saber o seu nível de conhecimento mas há MUITA documentação na internet, comece por http://ipv6.br/ e vai em frente :joia:

Bom assim q eu tiver tempo devo criar uma thread aki e no ubuntu forum pra tentar conseguir ajuda pra configurar o pihole e o RV340 pra eles se conversarem e corrigir o IPv6 quebrado na minha LAN.

Essa é a prioridade. Num tenho tempo no momento pra aprender tudo a fundo, talvez ano q vem qd eu montar um gateway q seja mais flexivel e com mais features q o RV340 hahahaha

Como comparação, o ipconfig aki:


Connection-specific DNS Suffix . : mydomain.net
Link-local IPv6 Address . . . . . : fe80::c11c:qqqq:c5c5:ed2%13
IPv4 Address. . . . . . . . . . . : 192.168.1.101
Subnet Mask . . . . . . . . . . . : 255.255.255.0
Default Gateway . . . . . . . . . : 192.168.1.1

Num sei se é mais simples por ser Win7 ou se é o Pihole q tá passando assim, mas fe80: é IP inválido né.

Então eu teria q de alguma forma fazer o Pihole e o RV340 se entenderem, pro router fornecer a subnet e o Pihole saber qual IP distribuir? Mas, se ele tá recebendo 2 subnets diferentes e fazendo load balancing entre elas, qual ele iria usar? Se cada um pode ter mais de 1 addr IPv6, será q ele distribuiria IPs múltiplos vindos de cada WAN?

Talvez seja mais fácil deixar o RV340 cuidar dos DHCP v4 e v6, e o Pihole atribuir names com base nos MAC. Se os names funcionarem direito pra IPv4 e IPv6, inqt o Pihole estiver funcionando os addr ficam irrelevantes.

Se realmente eu conseguir dar um addr IPv6 válido único pra cada device até pro celular, vai ser emocionante a 1ª vez q eu conseguir acessar eles de fora principalmente o Urubu a partir de IPs válidos diretamente hahahaha
 
A situação do IPv6 tá complicada. Conectando o laptop direto no modem ele recebe uma penca de addr, testando trace route traceroute6.net ele acha o laptop (2804:14c:ddddddddd:48c0:414d:d0cd:52d6:2154) e o reportado pelo modem tb (2804:14c:dddddd:1000:315a:bfae:e083:b139).

Já o IP do router é 2804:14c:dddddd:4dee:eebd:1dff:fe44:b942 e o traceroute6 consegue rotear, mas qd chega perto ele começa a listar um monte de hops com timeout em vez de finalizar como no modem e no laptop.

Tô lendo sobre IPv6 aos poucos e começando a entender. O modem reporta prefix 2804:14c:dddd:48c0::/64. Segundo https://en.wikipedia.org/wiki/IPv6#Global_addressing, "The initial recommendation stated assignment of a /48 subnet to end-consumer sites (RFC 3177). This was replaced by RFC 6177, which "recommends giving home sites significantly more than a single /64, but does not recommend that every home site be given a /48 either". /56s are specifically considered. It remains to be seen if ISPs will honor this recommendation. For example, during initial trials, Comcast customers were given a single /64 network." Então eles estão dando o menor range possível, é isso? Mas pq isso num é suficiente, se tem outros 64bits pra distribuir na LAN?

Uma coisa q num entendi, o 4º hextet é diferente. No prefix é 48c0, no IP do modem é 1000, no laptop é 48c0, no router 4dee. Num era pra ser tudo dentro do prefix?

Bom, se de fora eu consigo rotear o laptop conectado no modem então a MERD tá entregando IPv6 válido. Consigo rotear o router, mas num chega no final. Aí num sei se isso pode dar problema.

Enquanto isso, por orientação dum dev em https://discourse.pi-hole.net/t/pihole-and-cisco-rv340-not-working-for-ipv6/22434/6 eu dei stop no pihole e ativeino router os DHCP v4 e v6. Até agora nada de receber IPv6 do router, só link-local fe80:

O próximo passo vai ser passar o modem pra bridge. Perguntei pro tecnico oq acontecia, ele ficou meio confuso pra explicar, e pelo q entendi o DHCP do modem repassa o IP válido pro router e só esse IP funciona, se conectar qqr outra coisa no modem com IP estático num consegue acessar a internet.

Já q o modem da Telefuk tem UI oficial toda capada e precisa engalobar ele pra entrar na UI original, ao passo q o modem da MERD tem opção oficial pra bridge, vou testar nesse mesmo. Vamo ve como o router se comporta.

Mas antes fica a dúvida, como configuro o PPPoE? O router hoje tá configurado pra receber IP via DHCP, ele tem opção pra PPPoE e pede username e password.
 
História encerrada, pra 2019.

1) Com uma certa burocracia, mas MUITO menor q a pra contratar o serviço vendido por eles próprios, me tiraram do CGNAT.

2) Passei o modem da MERD pra bridge, assim o RV340 passou a receber o IPv4 addr válido e o IPv6 global prefix. Via DHCP-PD ele repassa o prefix pro DHCP da VLAN, e esse atribui IPv6 válido pra toda a rede.

3) Testes com sucesso no ipv6-test, pra Win7, Win10 e Ubuntu.

4) Enquanto todas as portas da Telefuk estão liberadas, a MERD mantém algumas bloqueadas (filtered), eu identifiquei as 80, 443 e 22. Outras como 25 e 110 provavelmente estão fechadas tb.

Oq fica pendente pra resolver no futuro, qd eu tiver tempo e ânimo:

1) IPv6 só funciona pela MERD, pela Telefuk num funciona. Um router com load balancing deveria ter melhor suporte a IPv6.

2) Pelo q eu consegui aprender, o IPv6 DHCP devia atribuir 2 addr pra cada device: 1 público baseado no global prefix recebido via DHCP-PD - q muda toda vez q o prefix for trocado - e outro Unique Local Address - q é fixo na LAN. Ao q tudo indica o RV340 num suporta isso, e preciso escolher entre um ou outro.

3) Por causa dessas deficiências, num consigo dar um IPv6 fixo pro pihole e usar o DNS ele. Vou preparar um monitoramento pra ver se a MERD muda o IPv6 global prefix, se num mudar talvez eu faça mais tentativas de configs no futuro, por agora o RV340 tá cuidando de DHCP e DNS pra IPv6.

4) Ainda no RV340, ao configurar o DHCP-PD nas 2 WANs, na configuração do DHCP na VLAN ele dá opção de escolher só 1 dos prefixes. Como só 1 (MERD com bridge) tá funcionando, minha conexão usando IPv6 só funciona nela, Telefuk fica inacessível. Devido à UI exigir escolher entre um e outro prfix, acho q ele num suporta load balancing em IPv6. Eu teria q criar 2 VLANs e cada computador receber IPv6 addr de cada - se isso for possível e funcionar 2 DHCP juntos... - e fazer o load balancing por conta própria.

5) Penso em no futuro transformar meu server em gateway, ligar os 2 modems em bridge nele, e configurar ele pra cuidar do DHCP e fazer load balancing, sem usar mais um router. É bem mais complicado de configurar, mas deve ser bem mais flexível.

Então é isso pessoal, agradeço por terem me acompanhado nesses poucos dias de aprendizado e sofrência pra configurar minha LAN :)
 
Aproveitando que o tópico foi levantado, eu já postei aqui outras vezes por conta desse problema de CGNAT.

Pois bem, peguei a Copel e tive o mesmo problema, eles não me dão o IPV4. Pensa como eu fiquei puto com isso, ai pensei, vou reclamar na Anatel.
Só que na mesma semana apareceu isso: https://pcworld.com.br/claro-lanca-banda-larga-para-gamers-com-velocidades-de-ate-500-mbps/

Já sabem o que vou fazer né, dar um chute na bunda da Copel assim que acabar os 365 dias que hoje falta pouco. Sem condições essa porcaria de CGNAT, maneira ruim de tentar resolver os problemas de internet.
 
Aproveitando que o tópico foi levantado, eu já postei aqui outras vezes por conta desse problema de CGNAT.

Pois bem, peguei a Copel e tive o mesmo problema, eles não me dão o IPV4. Pensa como eu fiquei puto com isso, ai pensei, vou reclamar na Anatel.
Só que na mesma semana apareceu isso: https://pcworld.com.br/claro-lanca-banda-larga-para-gamers-com-velocidades-de-ate-500-mbps/

Já sabem o que vou fazer né, dar um chute na bunda da Copel assim que acabar os 365 dias que hoje falta pouco. Sem condições essa porcaria de CGNAT, maneira ruim de tentar resolver os problemas de internet.
nao entendi a correlacao - ate onde vi essa banda larga para gamers eh uma enganacao - alem disso quem garante que nao vai enderecos cgnat para esse produto?
 
e é bem chato e complicado de dizer a localidade de um IP

No caso dele, q tá querendo saber se tá no leste ou oeste, ele pode fazer um trace route. Conexões pro oeste do USA vindas do BR chegam pelo leste, passam pelo centro e chegam no oeste. Se o trace route num indicar q tá passando por dentro do país, é quase certo estar no leste mesmo.

Outra forma de saber a localidade é vendo o domain name dos hops, muitos indicam a empresa dona do host e a cidade onde ele tá. Vendo a trajetória da rota pode dar uma noção razoável de onde o host desejado tá, ou por onde passamos pra chegar nele.
 
Aproveitando que o tópico foi levantado, eu já postei aqui outras vezes por conta desse problema de CGNAT.

Pois bem, peguei a Copel e tive o mesmo problema, eles não me dão o IPV4. Pensa como eu fiquei puto com isso, ai pensei, vou reclamar na Anatel.
Só que na mesma semana apareceu isso: https://pcworld.com.br/claro-lanca-banda-larga-para-gamers-com-velocidades-de-ate-500-mbps/

Já sabem o que vou fazer né, dar um chute na bunda da Copel assim que acabar os 365 dias que hoje falta pouco. Sem condições essa porcaria de CGNAT, maneira ruim de tentar resolver os problemas de internet.
Logo você vai cair nesse conto do vigario, Kalu? :nooo:

 
Logo você vai cair nesse conto do vigario, Kalu?


Eu acho que vou pegar o de 35 normal mesmo, tá pesado pagar pela fibra e não precisar de toda a velocidade que tenho disponível. A fibra é um show pelo UP, muito boa mesmo, mas querem me empurrar um plano IPV4 pelo meu CNPJ, custa mais caro e velocidade menor. Iria me ajudar mas só pela parte mais caro eu já desisti. Nem tanto pela velocidade porque cairia de 75mb pra uns 50mb.

Só queria abrir as portas por causa do game Wildlands que fica com Nat restrito e mais algum outro game que precise.
Cara, seu PC é um que eu gostaria de ter hoje, tentei montar um desse mas não deu ainda.
 
Nossa finalmente terminei de ler toda a thread! hahahaha

Mas não entendo o porque do IPv6 está demorando tanto a deslanchar, vejo muitos relatos de problemas quem já tem com erros em alguns host e coisas do tipo, estaria isso relacionado ao equipamento? coisas do tipo?

Pela pouca experiência q tenho, o IPv6 é mais complicado de configurar. O IPv4 é mais modular, cada config é independente. Por exemplo, pode de boas ter o modem em router e NAT e atrás dele outro router com outra NAT, e dá pra configura DMZ/port forwarding em ambos e tudo funciona. Já com IPv6 é preciso ficar delegando global prefix de WAN pra LAN, definindo prefix dentro de prefix, link-local, ULA, tudo pendurado um no outro. Muito mais complicado.

E os softwares dos routers parecem feitos sem teste prático, feitos só pra dizer q suporta IPv6 sem testar direito, ou só pra situações básicas. Se vc precisa dum IP fixo na sua LAN, o router já pode num suportar.

São poucas pessoas q estão procurando botar IPv6 pra funcionar. Tenho visto mais gente recomendando desativar o IPv6 do q gente pedindo ajuda pra configurar.

querem me empurrar um plano IPV4 pelo meu CNPJ, custa mais caro e velocidade menor. Iria me ajudar mas só pela parte mais caro eu já desisti. Nem tanto pela velocidade porque cairia de 75mb pra uns 50mb.

Eu tô falando. Vão começar a esconder IPv4 addr e empurrar CGNAT nas pessoas, só pra cobrarem depois. Se num tem, num tem uai. Se querem cobrar, então eles tem sim!!

Imagina a Escuro q tem quase 10 milhões, cobrar R$10 mensal por cada um. Renda facinha de R$100G, todo mês! Qd esse CGNAT, q ainda tá na área tecnica, chegar nos ouvidos de algum executivo de vendas... ferrou!
 
Nossa finalmente terminei de ler toda a thread! hahahaha



Pela pouca experiência q tenho, o IPv6 é mais complicado de configurar. O IPv4 é mais modular, cada config é independente. Por exemplo, pode de boas ter o modem em router e NAT e atrás dele outro router com outra NAT, e dá pra configura DMZ/port forwarding em ambos e tudo funciona. Já com IPv6 é preciso ficar delegando global prefix de WAN pra LAN, definindo prefix dentro de prefix, link-local, ULA, tudo pendurado um no outro. Muito mais complicado.

E os softwares dos routers parecem feitos sem teste prático, feitos só pra dizer q suporta IPv6 sem testar direito, ou só pra situações básicas. Se vc precisa dum IP fixo na sua LAN, o router já pode num suportar.

São poucas pessoas q estão procurando botar IPv6 pra funcionar. Tenho visto mais gente recomendando desativar o IPv6 do q gente pedindo ajuda pra configurar.



Eu tô falando. Vão começar a esconder IPv4 addr e empurrar CGNAT nas pessoas, só pra cobrarem depois. Se num tem, num tem uai. Se querem cobrar, então eles tem sim!!

Imagina a Escuro q tem quase 10 milhões, cobrar R$10 mensal por cada um. Renda facinha de R$100G, todo mês! Qd esse CGNAT, q ainda tá na área tecnica, chegar nos ouvidos de algum executivo de vendas... ferrou!

 
Pela pouca experiência q tenho, o IPv6 é mais complicado de configurar. O IPv4 é mais modular, cada config é independente. Por exemplo, pode de boas ter o modem em router e NAT e atrás dele outro router com outra NAT, e dá pra configura DMZ/port forwarding em ambos e tudo funciona. Já com IPv6 é preciso ficar delegando global prefix de WAN pra LAN, definindo prefix dentro de prefix, link-local, ULA, tudo pendurado um no outro. Muito mais complicado.

E os softwares dos routers parecem feitos sem teste prático, feitos só pra dizer q suporta IPv6 sem testar direito, ou só pra situações básicas. Se vc precisa dum IP fixo na sua LAN, o router já pode num suportar.

São poucas pessoas q estão procurando botar IPv6 pra funcionar. Tenho visto mais gente recomendando desativar o IPv6 do q gente pedindo ajuda pra configurar.
Realmente, com essa breve explicação é percebível a complexidade, creio que a dificuldade nem seja configurar, mas outra coisa chamada treinamento, algo que empresas torcem a cara por ter um custo geralmente alto.

Mas creio que irá chegar algum momento que não irão conseguir postergar a adesão total do protocolo IPv6.
 
Realmente, com essa breve explicação é percebível a complexidade, creio que a dificuldade nem seja configurar, mas outra coisa chamada treinamento, algo que empresas torcem a cara por ter um custo geralmente alto.

Mas creio que irá chegar algum momento que não irão conseguir postergar a adesão total do protocolo IPv6.

Aí q tá! Quem vai fazer treinamento pra configurar IPv6 em casa?! Há 20 anos tudo bem, contratar um tecnico pra passar o cabo de rede e configurar os IPs. Mas hoje se espera q todos sejam capazes. Em todos os meus modens e routers eu nunca apanhei pra configurar IPv4. Já IPv6 li uma porrada de artigos, vi videos, falei em foruns, e pouca gente sabia explicar. E continuo sem IPv6 nos Windows, Ubuntu tem IPv6 mas muda de addr algumas vezes todo dia, sem IPv6 no Pihole, meu RV340 num tem opção pra delegar global prefix pra outro DHCP e nem ativar ULA inqt vi SS de routers com essa opção, meu AP nem de perto tem config pra IPv6.

O problema todo é quererem colocar IP válido em todos os devices. Isso faz o DHCP ter q pegar o global prefix recebido do ISP, pra atribuir. Mas aí toda vez q o global prefix muda (ainda tenho q aperfeiçoar meu monitoramento pra acompanhar só o global prefix, mas até onde vi desda semana passada ele continua o mesmo) tb muda o IP de todos os devices na LAN! Isso faz precisarmos ter pelo menos 2 addr em cada device, mas nunca vi nenhuma GUI ou WebUI q permita setar 2 addr fixos juntos, daí precisamos delegar tudo pro DHCP. Mas ainda num vi ninguém com modem em modo router q suporte delegar o global prefix pra DHCP externo ao mesmo, e nem uma WebUI de DHCP server q permita setar IPv4 + IPv6 addr pra um mesmo MAC...

Por isso vou passar pro OpenWRT e instalar nele o Pihole e aprender a configurar tudo em txt no dnsmasq.
 
Pessoal, boa noite (ou dia dependendo)! Estou a quarenta dias com esse provedor, 300/ 60mb e com R$10,00 a mais eles me colocam IP fixo, como já cansei em tão pouco tempo de discutir com a supervisão técnica do provedor que foi ajeitando tudo na conexão, menos P2P/Torrent que não atinge nem perto da metade do download de 30MB/s de arquivos que possuam a melhor quantidade de seeds:

1) eu colocando IP fixo me tiraria do CGNAT que estou?

2) saindo do CGNAT é grande a probabilidade de melhorar P2P/ Torrent?

3) vou ter alguma desvantagem em ir para IP fixo?


Obrigado desde já!
 
Pessoal, boa noite (ou dia dependendo)! Estou a quarenta dias com esse provedor, 300/ 60mb e com R$10,00 a mais eles me colocam IP fixo, como já cansei em tão pouco tempo de discutir com a supervisão técnica do provedor que foi ajeitando tudo na conexão, menos P2P/Torrent que não atinge nem perto da metade do download de 30MB/s de arquivos que possuam a melhor quantidade de seeds:

1) eu colocando IP fixo me tiraria do CGNAT que estou?

2) saindo do CGNAT é grande a probabilidade de melhorar P2P/ Torrent?

3) vou ter alguma desvantagem em ir para IP fixo?


Obrigado desde já!
1 - Sim....

2 - Sim e Não.... não só a liberação das portas.. tem outras coisas quem afetam a velocidade P2P..

3 - Ataques....
 
Pela pouca experiência q tenho, o IPv6 é mais complicado de configurar. O IPv4 é mais modular, cada config é independente. Por exemplo, pode de boas ter o modem em router e NAT e atrás dele outro router com outra NAT, e dá pra configura DMZ/port forwarding em ambos e tudo funciona. Já com IPv6 é preciso ficar delegando global prefix de WAN pra LAN, definindo prefix dentro de prefix, link-local, ULA, tudo pendurado um no outro. Muito mais complicado.

E os softwares dos routers parecem feitos sem teste prático, feitos só pra dizer q suporta IPv6 sem testar direito, ou só pra situações básicas. Se vc precisa dum IP fixo na sua LAN, o router já pode num suportar.

São poucas pessoas q estão procurando botar IPv6 pra funcionar. Tenho visto mais gente recomendando desativar o IPv6 do q gente pedindo ajuda pra configurar.

Realmente, com essa breve explicação é percebível a complexidade, creio que a dificuldade nem seja configurar, mas outra coisa chamada treinamento, algo que empresas torcem a cara por ter um custo geralmente alto.

Mas creio que irá chegar algum momento que não irão conseguir postergar a adesão total do protocolo IPv6.

Tenho q me corrigir. IPv6 é sim mais complexo q IPv4, mas a dificuldade de configuração tá nas WebUIs dos routers e não no protocolo. Agora com OpenWRT tá sendo facílimo configurar! Botando modem em bridge o OpenWRT atribuiu global address e ULA sem eu ter q configurar nada! E as configs dele são bem tranquilas, logo de cara ele tem pra configurar o ULA prefix, coisa q alguns routers tem só um checkbox só pra ativar, e outros nem tem opção de ativar e deixam a LAN sem!

Na config do DHCP ele tem select listando todos os DUID encontrados e deixa digitar na mão, e pra cada DUID dá pra configurar o IPv6 sufix, q depois é combinado ao ULA prefix e ao global prefix pra formar address fixo dentro da LAN e address válido na Internet! Se o ISP não trocar o global prefix, qqr device na nossa LAN fica com IPv6 *fixo* e exclusivo!

Antes pelo modem os devices estavam ficando com vários addresses. Agora tá limpo, só 3: 1 link-local, 1 global e 1 ULA, esses 2 com o sufix q setei no DHCP, e mais nada!

Mas a infraestrutura das empresas de teleco tá ruim mesmo. O OpenDNS por exemplo em IPv6 tem mais hops e latência muito alta! Quase todos os hosts q testo trace route estão sem nslookup, coisa rara em IPv4.

1) eu colocando IP fixo me tiraria do CGNAT que estou?

2) saindo do CGNAT é grande a probabilidade de melhorar P2P/ Torrent?

3) vou ter alguma desvantagem em ir para IP fixo?

1) Sim, mas isso é errado. Eles num podem te obrigar a botar IP fixo pra te dar um IP válido. Isso pra mim é venda casada. Mas no momento acho difícil conseguir via Anatel ou mesmo justiça obrigar eles a fornecerem IP válido dinâmico.

2) Depende muito de outros fatores, mas com certeza CGNAT é um grande empecilho pra P2P.

3) Se vc nunca precisou rebootar o modem pra trocar de IP, provavelmente não.
 
Aqui eu tive uma surpresa interessante com a Algar. solicitei que colocassem em brigde a HGU, efetuaram tudo remotamente e quando reiniciei a HGU sai da CGNAT, um amigo também solicitou e aconteceu a mesma coisa, achei um tanto curioso esse fato.

Meu IP é trocado em 24 horas e até o momento não voltei mais pra CGNAT, coisa que pensei que na primeira troca de ip iria perder o IP válido.
 
Pessoal, não entendo muito de CGNAT, minhas dúvidas:

1)Para acessar minhas câmeras de segurança externamente preciso sair do CGNAT?

2) A net /claro está me oferecendo esse plano : 10 MEGA IP FIXO. Assinando fico livre do CGNAT?
 
Pessoal, não entendo muito de CGNAT, minhas dúvidas:

1)Para acessar minhas câmeras de segurança externamente preciso sair do CGNAT?

2) A net /claro está me oferecendo esse plano : 10 MEGA IP FIXO. Assinando fico livre do CGNAT?
Sim....

e Sim...
 
minhas câmeras eu acesso mesmo com CGNAT pelo próprio aplicativo das câmeras
 
minhas câmeras eu acesso mesmo com CGNAT pelo próprio aplicativo das câmeras
É que esse é um modo diferente de acesso, onde a manobra é feita pelo servidor do software..

Se tentar acessar pelo IP : Porta, só conseguirá se estiver fora do CGNAT..
 
Galera, estou em CGNAT né?

zUfsWO3OzQ.png


Cheguei aqui pesquisando sobre problemas com DNS no Net Virtua. Aqui eu ja cansei de trocar. Coloco cloudflare, google e opendns e mesmo assim cai a internet a cada certo tempo.
 
Galera, estou em CGNAT né?

zUfsWO3OzQ.png


Cheguei aqui pesquisando sobre problemas com DNS no Net Virtua. Aqui eu ja cansei de trocar. Coloco cloudflare, google e opendns e mesmo assim cai a internet a cada certo tempo.
Está em CGNAT, mas as quedas "a cada certo tempo" não tem relação alguma com isso, mas provável ser algo na rede da Claro na sua região ou mesmo no seu sinal.

Sugiro abrir chamado na operadora e/ou postar no tópico dedicado para ver se há algo caso semelhante na sua cidade/estado: Banda Larga NET Vírtua / Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA
 
Então, é que não é que cai. Fica dando DNS probe direto. Ja troquei modem, cabo, tudo. Ja setei tudo que é DNS mas mesmo assim, depois de um tempo, ele da esse erro.
 
e possível forçar um tunel do ipv4 em cima do ipv6 ?
estou em cgnat mais tenho o ipv6 e jogos mais antigos e o emule não suporta ipv6
outra duvida como funciona um ip manual do ipv6 ou não tem e so espetar o cabo e pronto ?
sobre a parte de tentar escanear ipv6 não adianta muito pois uma das ideias dele e sempre aparecer mais dispositivos do que realmente tem na rede pra proteção
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo