• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Jamais Iremos Nos Livrar Desses Monitores Medonhos?

Lightman

know-it-all Member
Registrado
Me lembro de discutir esse assunto lá em 2015, muitos de nós cansados de monitores de notebook 1366x768p.

E aqui estamos em pleno 2021 indo para 2022 e o mercado de notebooks continua com essa insanidade de telas HD mesmo nos modelos intermediários.

Eu tinha perdido a esperança de conseguir um note nesses tempos macabros mas acabei pegando 1 Acer Aspire 3 em trocas na OLX, modelo que está sendo vendido na faixa dos R$ 2.400,00 que deveria estar na faixa dos R$ 1.200,00 (e olhe lá) mas é a nossa realidade.

Eu consigo aceitar o processador Celeron N4000C, é fraco mas roda um joguinho leve aqui e ali e consome pouca energia, tem opções bem melhores mas ok para um produto de entrada. :haha:

Eu consigo aceitar o hd lerdo de 5400rpm, é lento mas 1TB de armazenamento tem lá suas vantagens. :haha:

Eu consigo aceitar apenas 4GB de ram, pelo menos é DDR4 e tem um slot para upgrade. :poker:

Mas a tela TN 1366x768 é algo indecente, isso deveria ter sumido já faz uns 10 anos, não usamos mais HD IDE, DDR2 ou processador 65nm...

Por que diabos essas coisas não morrem??? :tnr::fuu::mesa::sqn::vader:
 
Até agora só temos o Acer Aspire A514 e o Samsung Flash com telas IPS 1080p no segmento de entrada, Fora esses dois só notebooks gamers tem telas de boa qualidade
 
Até agora só temos o Acer Aspire A514 e o Samsung Flash com telas IPS 1080p no segmento de entrada, Fora esses dois só notebooks gamers tem telas de boa qualidade
Se memória ram tivesse compatibilidade entre as gerações iriam empurrar DDR2 no consumidor brasileiro até 2099!!! :mesa: :tnr:
 
Se memória ram tivesse compatibilidade entre as gerações iriam empurrar DDR2 no consumidor brasileiro até 2099!!! :mesa: :tnr:

Não tem muito milagre, dólar a mais de 5 reais, componentes importados, os caras vão apartar onde dá pra conseguir vender máquinas por esses preços.
 
O Acer da minha assinatura comprado no final de 2016 veio com uma tela lixosa dessas.
Comprei uma IPS Full HD por R$230 no Aliexpress e troquei eu mesmo em sei lá, 15 minutos. Ta funcionando perfeitamente até hoje.
Fica de sugestão pra quem se interessar, é totalmente possível fazer esse upgrade, por que se depender dessas fabricantes estamos ferrados.
 
O Acer da minha assinatura comprado no final de 2016 veio com uma tela lixosa dessas.
Comprei uma IPS Full HD por R$230 no Aliexpress e troquei eu mesmo em sei lá, 15 minutos. Ta funcionando perfeitamente até hoje.
Fica de sugestão pra quem se interessar, é totalmente possível fazer esse upgrade, por que se depender dessas fabricantes estamos ferrados.

baratinho, e o sistema reconhece tudo certo?
 
Tive um Positivo Unique 59 em 2009, usado até 2013, que a tela era 1440x900, não era FHD, mas tinha qualidade aceitável. Tudo foi padronizado para o 768p na última década. Ainda uso um notebook nessa resolução, em atividades externas, mas é um modelo de 2012, se for comprar um novo não tem como aceitar nada abaixo de FHD.
 
Infelizmente ainda temos celulares saindo com entrada micro usb, sendo que a usb type-c é muito melhor e já consolidada.
 
Não tem muito milagre, dólar a mais de 5 reais, componentes importados, os caras vão apartar onde dá pra conseguir vender máquinas por esses preços.

Ah, mas já empurravam esses lixos muito antes dessa situação aí. E muito antes dessa situação já dava para considerar essas telas como algo completamente defasado.

Pra mim a explicação é que o brasileiro médio nem sabe o que significa resolução HD ou fullHD e nem repara nas cores e ângulos de visão pobres da tela TN. Os fabricantes empurram porque o brasileiro é bobo e aceita mesmo.
 
A resposta mais simplista, e que dói: porque o povo continua comprando e, principalmente, recomendando essas bombas. No mundo dos smartphones nem tem mais essa palhaçada, pagou mais de R$ 1.200 já tá na faixa de preço pra levar uma tela Super AMOLED 1080p, até de 90 Hz, impensável em notebook.

Ainda tem que fazer força pra explicar pra MUITA gente que não se compra notebook só porque tem um i5 e um adesivo verdinho de placa de vídeo dedicada, porque notebook é o conjunto todo, mas entra por um ouvido e sai pelo outro, aí as fabricantes fazem a festa despejando porcaria aqui.

Os canais de YT brasileiros que fazem análise de notebook também não ajudam, o que eu já escutei de "é bom porque não força a placa de vídeo", "é bom porque dá mais fps em jogos", "não faz diferença porque você olha de frente", "pra mim tá ótimo", "é bom pra manter o preço baixo (fazendo review de notebook de 4 mil reais)" ou simplesmente ignorando por completo o assunto falando só do tamanho ou do antirreflexo... Passam pano à torto e a direito com medo de não ganhar unidade de review...

Em fóruns de informática brasileiros mesmo, já observei alguns se manifestando contra essa palhaçada e sendo respondidos com "mimimi", "é assim", "padrão de mercado", "é o dólar", "é imposto", "é custo Brasil". É p- nenhuma. Olha a Dell aí mostrando quanto é a diferença entre essas telas imundas e uma tela decente:

rarLEk3.png


Essa mixaria ridícula de economia NÃO se justifica em qualquer notebook que custe mais de R$ 2000. Só olhar a Dell indiana, mercado onde o consumidor dá valor ao próprio dinheiro:

BdDGDo0.png


59 opções de notebooks domésticos começando a partir de R$ 2000 e NENHUM com tela TN HD. O mais básico já é Full HD IPS!

E aproveito pra perguntar, já que toquei no assunto: por que o consumidor brasileiro tem tanta tara em placa de vídeo dedicada, a ponto de sacrificar qualquer coisa no notebook pra tê-la? Qualquer vídeo integrado Vega ou Intel 11ª geração com RAM em dual channel já faz essas MX350 de gato e sapato, gastando e esquentando muito menos!
 
Os canais de YT brasileiros que fazem análise de notebook também não ajudam, o que eu já escutei de "é bom porque não força a placa de vídeo"
Essa aí é a maior asneira de todas.

Ora bolas, se eu compro um notebook com tela FullHD e vídeo integrado Intel e o jogo precisa de uma resolução mais baixa para rodar bem basta reduzir a resolução apenas para o jogo e deixar o restante com uma resolução decente ao invés de resolução lixo para tudo.
 
Essa aí é a maior asneira de todas.

Ora bolas, se eu compro um notebook com tela FullHD e vídeo integrado Intel e o jogo precisa de uma resolução mais baixa para rodar bem basta reduzir a resolução apenas para o jogo e deixar o restante com uma resolução decente ao invés de resolução lixo para tudo.

Não só isso... esse argumento podre ainda considera que o único propósito de um notebook é jogar e nada mais. E se for isso mesmo, a pessoa que compra um notebook que só tem o gráfico integrado já começou errando
 
Depende, real que até notebooks caros vieram com displays ruins, vide o VX5 que eu tenho.
A empresa faz essas coisas pra cortar custos, e também pra quem quer o notebook pra qualquer coisa que não exija muita qualidade gráfica, por exemplo pacote Office, uma tela simples dá conta. (Mas agora em notebook gamer, intermediário, é de matar).
Fora o consumo de energia, (na minha cabeça) uma tela de menor resolução vai gastar menos energia, dando uma melhor autonomia.
 
Fora o consumo de energia, (na minha cabeça) uma tela de menor resolução vai gastar menos energia, dando uma melhor autonomia.
O Linus testou isso mas tem que ser uma diferença de resolução muito grande para ser relevante, no vídeo que ele fez reduzir de 1920x1080p para 800x600 reduziu o consumo em 4%, de FullHD para HD seria menos ainda, difícil defender esse argumento e novamente, se a pessoa estiver desesperada por mais autonomia em alguma situação ela pode reduzir a resolução da tela decente mas como você ajusta a tela porca para algo bom?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E a situação no Brasil é tão deprimente que lendo essa discussão fica a impressão que uma tela FullHD 60Hz é algo fantástico digno de notebook top quando na verdade seria o mínimo aceitável em 2021.

1366x768 tinha que ter sido abandonado em 2013 ou 2015 no máximo.
 
Na gringa até os chromebook já vem full HD na grande maioria, fora que até pra quem tem apenas o uso básico uma tela de resolução maior vai trazer mais "conforto" para os olhos.
Tela HD em 2021 e com esses preços fora de qualquer realidade, só os brasileiros que compram esses restos. Nada justifica o que as fabricantes fazem, pura exploração, tá vendendo continua...
 
Depende, real que até notebooks caros vieram com displays ruins, vide o VX5 que eu tenho.
A empresa faz essas coisas pra cortar custos, e também pra quem quer o notebook pra qualquer coisa que não exija muita qualidade gráfica, por exemplo pacote Office, uma tela simples dá conta. (Mas agora em notebook gamer, intermediário, é de matar).
Fora o consumo de energia, (na minha cabeça) uma tela de menor resolução vai gastar menos energia, dando uma melhor autonomia.

Até para Office uma FULL HD é melhor, não tem como não ser.

Mesmo para quem só quer um note para coding e afins, você tem literalmente mais area para trabalhar, fica mais tranquilo. Sem contar que é o famoso é melhor sobrar do que faltar. Quanto tá sobrando vc tem margem para trabalhar fazendo ajustes e afins.
 
é melhor sobrar do que faltar.

Principalmente quando o usuário não enxerga bem e reclama que o texto fica pequeno em uma tela Full HD 14" / 15,6"... momento onde o scaling 150% entra em cena pra te dar a mesmíssima área de trabalho de uma tela 720p porém com MUITO mais definição.

Agora vai tentar pegar uma tela HD e trabalhar quando você precisa de espaço. É um inferno.

literalmente mais area para trabalhar

E nem é pouco não, é o DOBRO de área pra trabalhar, pra navegar na internet, pra tudo. Hoje em dia as páginas da web são tão poluídas com anúncios e headers que até pra uso básico eu acho claustrofóbico uma tela 768p se não botar pra esconder a barra do Windows e, às vezes, fullscreen no Chrome.

só os brasileiros que compram esses restos.

Resumiu bem. Olha as dicas num vídeo do LTT (grupo de mídia canadense) da semana passada ensinando a comprar notebooks, a partir de 8:14



- "TN looks terrible by today's standards and should basically be avoided at all times."
- "Aim for near 100% coverage of sRGB, pretty basic"
- "You might have noticed that I've hardly touched on resolution. That's because despite it being one of the big highlights on a typical manufacturer's webpage, for the most part it doesn't really matter. Unless the laptop is extremely cheap or small, it will have at least 1080p resolution"

Literalmente:
- evite telas TN a qualquer custo
- 100% sRGB é o básico e o padrão
- resolução não importa porque qualquer notebook já vem com tela 1080p

Se eu tentar achar essas três coisas simultaneamente no Brasil vai custar 6+ paus, porque nos notebooks "acessíveis" preferiram gastar dinheiro com uma MX350 do que uma tela decente :nps:
 
Tela FULL HD em notebook não é garantia de nada.

Quando comprei meu Lenovo S145 ano passado este era o único com tela FHD a um preço mais acessível, 3k em uma promoção, que já vinha com processador i7, slot pra NVMe e 8gb de ram. Comprei na hora, porque outras marcas de notebook com tela FHD já tava tudo acima de 4k na época e ainda vinham com i3 e sem slot NVMe.

Quando usei pela primeira vez, que porcaria! É pra arrebentar com sua vista mesmo. Só aí fui pesquisar mais a fundo as especificações: uns 200 nits, sRGB 50%, painel TN.

Hoje se você for pesquisar um notebook com uma tela realmente boa e que nem seja notebook gamer, que encarece com placa de vídeo dedicada e outras firulas, mas apenas um notebook pra uso profissional de leve a médio porte com uma tela boa, não acha por menos de 5k. O “mais” barato nessa categoria que eu achei é o Samsung Galaxy Book S em que a tela é Full HD e chega a 600 nits, porém 74% sRGB.

Tela top mesmo é uns 10k pra cima, a não ser que ache um MacBook Air na promoção.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Acer da minha assinatura comprado no final de 2016 veio com uma tela lixosa dessas.
Comprei uma IPS Full HD por R$230 no Aliexpress e troquei eu mesmo em sei lá, 15 minutos. Ta funcionando perfeitamente até hoje.
Fica de sugestão pra quem se interessar, é totalmente possível fazer esse upgrade, por que se depender dessas fabricantes estamos ferrados.
Me interesso muito, mas um tempo atrás pesquisei sobre a possibilidade de fazer uma gambiarra dessas, mas não achei nada sobre compatibilidade e dicas de tela alternativa, ainda mais porque esse modelo meu S145 da Lenovo parece que só é comercializado no Brasil, pois parece impossível achar qualquer informação relevante dele em inglês.
 
Última edição:
Tela FULL HD em notebook não é garantia de nada.

Mesmo com as cores e os ângulos de visão porcarias desses painéis TN FHD de notebook, só o fato de caber duas vezes mais coisas na tela pra mim já é uma vantagem enorme em relação aos TN HD que são piores ainda.

Mas sim, a imagem em si continua a mesma porcaria.

1366x768:

fFhZbSj.png


1920x1080:

Xk7atxm.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

esse modelo meu S145 da Lenovo parece que só é comercializado no Brasil

"Normal", o Brasil é o descarte eletrônico do mundo, um modelo desse lá fora viraria até meme.

30 Wh de bateria, wi-fi 1x1, tela TN (várias versões HD ainda), Bluetooth 4, sem teclado retroiluminado, câmera VGA, touchpad sem driver de precisão...

Lá fora vendem os Ideapad 3 e 5 e algumas versões do S340, esses sim notebooks de respeito
 
Última edição:
O Acer da minha assinatura comprado no final de 2016 veio com uma tela lixosa dessas.
Comprei uma IPS Full HD por R$230 no Aliexpress e troquei eu mesmo em sei lá, 15 minutos. Ta funcionando perfeitamente até hoje.
Fica de sugestão pra quem se interessar, é totalmente possível fazer esse upgrade, por que se depender dessas fabricantes estamos ferrados.
Link dessa tela, por favor
 
Fico na dúvida quanto a compatibilidade desse upgrade de tela :pensa: Meu lenovo b490 já bloqueia baterias não genuínas, bem provável de bloquear upgrade de tela tbm :fire:
 
Mesmo com as cores e os ângulos de visão porcarias desses painéis TN FHD de notebook, só o fato de caber duas vezes mais coisas na tela pra mim já é uma vantagem enorme em relação aos TN HD que são piores ainda.

Mas sim, a imagem em si continua a mesma porcaria.

1366x768:

fFhZbSj.png


1920x1080:

Xk7atxm.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



"Normal", o Brasil é o descarte eletrônico do mundo, um modelo desse lá fora viraria até meme.

30 Wh de bateria, wi-fi 1x1, tela TN (várias versões HD ainda), Bluetooth 4, sem teclado retroiluminado, câmera VGA, touchpad sem driver de precisão...

Lá fora vendem os Ideapad 3 e 5 e algumas versões do S340, esses sim notebooks de respeito
A bateria do S145 é horrível mesmo, tanto que só tenho hábito de usar na tomada, porque na bateria não dura nem 3 horas direito no brilho máximo da tela que mais parece que tá no mínimo. E pensar que o modelo que tenho nessas especificações tá por uns 4k hoje... Bastante revoltante. Uma porcaria dessas deveria custar no máximo 800 reais aqui, esse seria um preço relativamente justo pelo que oferece.
 
Vão me crucificar aqui ... mas ...

Comprei um Vaio (ex-Sony Vaio kkkk... pior que gostei do bichinho... parece que a Vaio agora é "montado" pela Positivo... mas eu gostei, no geral), um i5 de 10ª geração, 16gb de ram, SSD de 256GB, blá blá blá ... para minha esposa usar para trabalho (arquitetura), e funcionou maravilhosamente para o que ela precisa ... e pasmem... ele tem tela FullHD ...
 

Me deparei com essa pérola e lembrei desse tópico.

Positivo quase descartável, 2 em 1, Celeron N3350, 4 GB RAM, 64 GB eMMC, R$ 1.394

E a tela é Full HD IPS

:nps:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo