[TÓPICO DEDICADO] Jogos Online Gratuitos

Lembrando que ELOA/Inspirit ainda está em Closed BETA, é fase de testes e não de "jogatina", provavelmente TUDO será apagado, então nem se apeguem tanto aos personagens e itens.

À quem procura um MMO para jogar aconselho a esperar um pouco por novos títulos, pra passar o tempo tem várias séries boas e jogos offline interessantes.
Se quiserem mesmo jogar algo com amigos poderia rolar uma party fechada em RaiderZ, é um jogo morto mas bem divertido haha

Coloquei Final Fantasy do 1 ao 6 no celular, e estou jogando Divine Divinity 2: The Dragon Knight Saga. Divinity, por sinal, é uma franquia que merece atenção. :bat:
 
Um joguim gratuito q eu gosto mto é Rising Force online.
É meio antigo mas mto bom, nunca iv pvp melhor q este quando rola guerra.
Tenho jogado neste servidor onde as rates nao sao tao altas, mas tbm nao sao igual o oficial

http://rf-moonlight.pp.ua/index.php


Quem quiser ta ae, se vier de bellato tem guilda BR :D

RF Online está abandonado, morto.
Tentei jogar em privados, mas nenhum prestou; é tudo muito zoado, desorganizado e, o pior de tudo, RF tem uma escala muito grande para ter poucos jogadores ativos (Bellato, Cora e Accretia).
Sei lá, quantos jogadores estão lá? RvRvR com uma moqueca de gente nem vale a pena, fica que nem servidores de Lineage 2 ou Ragnarok...

Pow Baixei o RF e entrei, nossa que saudades, lembro de quando jogava na lug com uns amigos.....:awesome::awesome:

Mas to meio que perdido por fazer tanto tempo que não jogo é por ser em ingles...:feelbad::feelbad::feelbad:

Tu é que Raça La ? To de Belato, se puder me ajudar com algumas coisas la no game...:lol2::lol2::lol2:

Depois me manda Pm..

Eu não consigo entender como não lançam um Rising Force 2. Joguei muito esse game, é muito bom.

Ele não era lá essas coisas em conteúdo, mas o RvR e história compensava tudo. Saudades.
 
Previsão pro lançamento oficial de ELOA? O jogo parece ser maneiro :awesome:
 
Eu não consigo entender como não lançam um Rising Force 2. Joguei muito esse game, é muito bom.
Ele não era lá essas coisas em conteúdo, mas o RvR e história compensava tudo. Saudades.
Eu consigo: Codemasters não é lá essas coisas (ao menos com MMORPGs), RF infelizmente não conquistou espaço e, pra fechar o caixão, o mercado se tornou ainda mais competitivo com lançamentos F2P/B2P (especialmente com consoles querendo entrar na briga). Eu nem sei como anda a CM, se não me engano o carro-chefe dos MMORPGs é ArchLord.
Rising Force Online até tinha certo carisma, o PvE me lembrou Ragnarok (apesar de repetitivo era até legal ver o Accretian espancar hahaha), mas como você mesmo disse o "conteúdo" matou o jogo.
Sim sim, houveram vários problemas (exploits, bugs, abandono) e aqui no Brasil realmente fica difícil plantar um jogo problemático nas mãos de uma empresa "duvidosa".

Engraçado, DarkEden passou por problemas similares (até piores) e se recuperou razoavelmente, apesar de ter zoado o tal "premium status"; estão com DE2 em desenvolvimento há bastante tempo, parece que dessa vez sai mesmo.
Joguei no Google e vi esse servidor de RF, parece oficial: http://rfonline.gamescampus.com/
De qualquer forma me pareceu mais sólido que qualquer privado hehe
 
Última edição:
Eu consigo: Codemasters não é lá essas coisas (ao menos com MMORPGs), RF infelizmente não conquistou espaço e, pra fechar o caixão, o mercado se tornou ainda mais competitivo com lançamentos F2P/B2P (especialmente com consoles querendo entrar na briga). Eu nem sei como anda a CM, se não me engano o carro-chefe dos MMORPGs é ArchLord.
Rising Force Online até tinha certo carisma, o PvE me lembrou Ragnarok (apesar de repetitivo era até legal ver o Accretian espancar hahaha), mas como você mesmo disse o "conteúdo" matou o jogo.
Sim sim, houveram vários problemas (exploits, bugs, abandono) e aqui no Brasil realmente fica difícil plantar um jogo problemático nas mãos de uma empresa "duvidosa".

Engraçado, DarkEden passou por problemas similares (até piores) e se recuperou razoavelmente, apesar de ter zoado o tal "premium status"; estão com DE2 em desenvolvimento há bastante tempo, parece que dessa vez sai mesmo.
Joguei no Google e vi esse servidor de RF, parece oficial: http://rfonline.gamescampus.com/
De qualquer forma me pareceu mais sólido que qualquer privado hehe
A CM abandonou os MMORPGs. Archlord faz séculos que passou pra Webzen e foi fechado dando lugar ao Archlord2... eu me lembro pq eu ganhe uma cópia retail na época que era B2P num sorteio e joguei muito Archlord.
DarkEden 2 será lançado esse ano no oriente.
E sim, o RF da Games Campus é oficial.
 
A CM abandonou os MMORPGs. Archlord faz séculos que passou pra Webzen e foi fechado dando lugar ao Archlord2... eu me lembro pq eu ganhe uma cópia retail na época que era B2P num sorteio e joguei muito Archlord.
DarkEden 2 será lançado esse ano no oriente.
E sim, o RF da Games Campus é oficial.
A Webzen desenvolve jogos? Achei que só publicavam (Continent of the Ninth Seal, por exemplo).
Como disse acho que vou aproveitar a maré offline, talvez jogue Strife de vez em quando haha
 
vcs falaram de varios jogos ai em cima, mas afinal qual voces estão jogando atualmente? rf?? darkeden?? ql??
 
Jogo nenhum desses. Estou esperando jogos novos que estão em desenvolvimento na Ásia, os que já estão disponíveis já joguei/testei os que considero interessantes (com exceção de Albion, não vou comprar pre-order de MMORPG, é investimento muito arriscado).
Estou jogando coisa offline, vendo series e tal hahahaha
 
pra mim não tem mmorpg melhor q lineage 2, ainda ta pra existir... pena que eu to travado no level 77 e não to afim de fazer griding.
 
Última edição:
pra mim não tem mmorpg melhor q lineage 2, ainda ta pra existir... pena que eu to travado no level 77 e não to afim de fazer griding.
Meu irmão também adorou L2, porém se tornou "injogável" em vários sentidos; eu não tenho mais paciência para grind, meu irmão não tem paciência para as atualizações que praticamente transformaram o jogo em outro título (e um título pior).
Os MMORPGs atuais que recomendo são Aion e TERA, talvez Rift.
 
Não dá pra jogar nada da NCSoft, perdi a conta de qtas vezes me hackearam, felizmente nunca coloquei dinheiro e não fundi minha conta de Guild Wars. E olha q eu usei gerador de senha pra fazer senhas loucas.
 
Fala galera, eu estou procurando um MMORPG com pvp divertido e, consideravelmente, balanceado, tendo em vista que eu não tenho muito tempo para jogar. Eu estava de olho nesse Albion online, mas como o dolar está a 3,10, não rola pagar R$ 155,00. Quais vcs estão jogando e recomendam? (tirando GW2 e WoW)
 
Tava querendo jogar Cabal amanhã, se o PVP for bom.
 
Minha ideia de cabal é muito pve, tava dando uma olhada e não me chamou atenção. Sinceramente eu tava querendo jogar Wildstar, tem mecânicas de combate muito divertidas e uma key no Kinguim + 30 dias ta 7~10 reais, mas não tem time card para os proximos meses tendo que pagar mensalidade até o jogo passar a ser F2P, pagar R$ 50 não da.
 
Nunca tive nem ouvi falar de problema com NCSoft :poker:

Sinceramente, Cabal não presta nem para PvE quem dirá PvP, para mim está no mesmo saco de títulos como TwelveSky. Lembro de ter começado a jogar por causa do tal "sistema de combo" [R](mentira, um amigo me encheu tanto o saco que eu acabei indo jogar)[/R], chegou na hora e não era combo kkkkkkkkk (era só apertar o botão na "hora certa", qualé).
Cabal 2 deve ir pelo mesmo caminho furado, e o Open Beta abre amanhã, estou cheio de pré-conceito com essa franquia...
Cabal 2: http://cabal2.estgames.com/

Wildstar não acho que vale a pena, TALVEZ quando sair F2P. Vi muita propaganda, muita promessa, vídeos e vídeos explicando tanta coisa que... ainda não vi no jogo, talvez eu apareça por lá quando FINALMENTE ficar free (e devido ao mercado eu já tinha cantado essa pedra no dia em que anunciaram que não seria F2P hahahaha). Sério, do jeito que eles explicaram os sistemas parecia tudo maravilhoso, na prática vi nada daquilo; queria explorar lore, descobrir mistérios e tal, mas o gameplay foi decepcionante e, infelizmente, essa é uma característica extremamente improvável de mudar entre Beta e Release.
Espero que o jogo me prove o contrário, claro, mas as expectativas estão abaixo de zero.
Tá que nem ArcheAge e SWTOR, vi muito conteúdo legal sendo prometido e na hora... ambos lançamentos no ocidente foram terríveis, nem sei mais como estão (acho que AA continua falhando e SWTOR nem sei se conseguiu se pagar).
OBS: o beta de WS foi o mais pesado que já vi na vida, colocaram faixas cheias de código na tela! Qualquer vazamento de informação e suspenderiam todos privilégios e blablabla, foi o primeiro e único beta que vi chegar a esse ponto, cruzes!

Albion está na minha mira faz tempo, mas como virou moda fazer projeto de Kickstarter ou socar "Founder" não conseguirei uma key tão cedo. Estou esperando o Open Beta, mas sinceramente, já esperei tanto e perdeu a graça.

Continuo recomendando Aion ou TERA, talvez Rift. Se quiser pode tentar Neverwinter, é consideravelmente divertido; se tiver mais uns 3 ou 4 amigos podem jogar RaiderZ juntos, o conteúdo é pequeno mas é bem legal também. Não espere Wildstar, na boa mesmo.
 
Nunca tive nem ouvi falar de problema com NCSoft :poker:

Sinceramente, Cabal não presta nem para PvE quem dirá PvP, para mim está no mesmo saco de títulos como TwelveSky. Lembro de ter começado a jogar por causa do tal "sistema de combo" [R](mentira, um amigo me encheu tanto o saco que eu acabei indo jogar)[/R], chegou na hora e não era combo kkkkkkkkk (era só apertar o botão na "hora certa", qualé).
Cabal 2 deve ir pelo mesmo caminho furado, e o Open Beta abre amanhã, estou cheio de pré-conceito com essa franquia...
Cabal 2: http://cabal2.estgames.com/

Wildstar não acho que vale a pena, TALVEZ quando sair F2P. Vi muita propaganda, muita promessa, vídeos e vídeos explicando tanta coisa que... ainda não vi no jogo, talvez eu apareça por lá quando FINALMENTE ficar free (e devido ao mercado eu já tinha cantado essa pedra no dia em que anunciaram que não seria F2P hahahaha). Sério, do jeito que eles explicaram os sistemas parecia tudo maravilhoso, na prática vi nada daquilo; queria explorar lore, descobrir mistérios e tal, mas o gameplay foi decepcionante e, infelizmente, essa é uma característica extremamente improvável de mudar entre Beta e Release.
Espero que o jogo me prove o contrário, claro, mas as expectativas estão abaixo de zero.
Tá que nem ArcheAge e SWTOR, vi muito conteúdo legal sendo prometido e na hora... ambos lançamentos no ocidente foram terríveis, nem sei mais como estão (acho que AA continua falhando e SWTOR nem sei se conseguiu se pagar).
OBS: o beta de WS foi o mais pesado que já vi na vida, colocaram faixas cheias de código na tela! Qualquer vazamento de informação e suspenderiam todos privilégios e blablabla, foi o primeiro e único beta que vi chegar a esse ponto, cruzes!

Albion está na minha mira faz tempo, mas como virou moda fazer projeto de Kickstarter ou socar "Founder" não conseguirei uma key tão cedo. Estou esperando o Open Beta, mas sinceramente, já esperei tanto e perdeu a graça.

Continuo recomendando Aion ou TERA, talvez Rift. Se quiser pode tentar Neverwinter, é consideravelmente divertido; se tiver mais uns 3 ou 4 amigos podem jogar RaiderZ juntos, o conteúdo é pequeno mas é bem legal também. Não espere Wildstar, na boa mesmo.

Concordo com a maior parte das coisas que vc falou, inclusive a respeito do wildstar, eu também testei no closed beta e o jogo acabou virando uma "campanha politica" se é que vc me entende. (Promete muito e cumpre nem metade)

Archeage foi o ultimo MMORPG que eu joguei por mais de 1 semana, é um baita sandbox, lamentável o rumo que tomou nas mãos da TRION, deixando os bots acabarem com a economia do jogo, mas posso relembrar momentos engraçados, mas enfim tinha um grind desnecessário, como as armas de hasla e tal. SWTOR não cheguei a jogar, não tenho ideia como funciona o game.

Agradeço a recomendação e realmente Aion e Tera são muito divertidos, investi um bom tempo em ambos e também tenho boas recordações, mas acho que não volto a jogar pelo fato de que:
-Aion: Enjoei do end game.
-Tera: Como falado posts acima, mmo actions não foram feitos para quem moram fora do pais do servidor.

A respeito do neverwinter, joguei quando começou o OB, realmente era bom, parei por um tempo e quando voltei o PVP estava todo lagado, muito estranho, foi ai que desisti do game. RaiderZ é como vc também falou, se não tiver amigos para jogar, não da, enjoa bem rápido.

Mas falando em Albion, estou com muita vontade de jogar, me lembra muito Runescape (foi minha primeira experiencia com MMOs, então eu tenho um carinho especial com ele) e UO, gostei bastante da ideia, mas pensar que tudo vai pro saco com o WIPE e vendo stream o servidor travando, ainda está me segurando para não comprar um founder pack. Enfim, acho que continuo em busca de algum MMORPG pra jogar durante as ferias da faculdade, obrigado pelas indicações Kaillarkz!
 
Concordo com a maior parte das coisas que vc falou, inclusive a respeito do wildstar, eu também testei no closed beta e o jogo acabou virando uma "campanha politica" se é que vc me entende. (Promete muito e cumpre nem metade)

Archeage foi o ultimo MMORPG que eu joguei por mais de 1 semana, é um baita sandbox, lamentável o rumo que tomou nas mãos da TRION, deixando os bots acabarem com a economia do jogo, mas posso relembrar momentos engraçados, mas enfim tinha um grind desnecessário, como as armas de hasla e tal. SWTOR não cheguei a jogar, não tenho ideia como funciona o game.

Agradeço a recomendação e realmente Aion e Tera são muito divertidos, investi um bom tempo em ambos e também tenho boas recordações, mas acho que não volto a jogar pelo fato de que:
-Aion: Enjoei do end game.
-Tera: Como falado posts acima, mmo actions não foram feitos para quem moram fora do pais do servidor.

A respeito do neverwinter, joguei quando começou o OB, realmente era bom, parei por um tempo e quando voltei o PVP estava todo lagado, muito estranho, foi ai que desisti do game. RaiderZ é como vc também falou, se não tiver amigos para jogar, não da, enjoa bem rápido.

Mas falando em Albion, estou com muita vontade de jogar, me lembra muito Runescape (foi minha primeira experiencia com MMOs, então eu tenho um carinho especial com ele) e UO, gostei bastante da ideia, mas pensar que tudo vai pro saco com o WIPE e vendo stream o servidor travando, ainda está me segurando para não comprar um founder pack. Enfim, acho que continuo em busca de algum MMORPG pra jogar durante as ferias da faculdade, obrigado pelas indicações Kaillarkz!

O problema não foi só da Trion, infelizmente ArcheAge é um título velho que trouxe "inovações" ainda embasadas em um sistema já... chato. O lance da Trion foi terrível, mas AA veio CHEIO de brechas! O sistema monetário bagunçado (Labor Points, farms ai ai...), bugs que comprometiam o gameplay (queda de quadros grotesca em zonas de pesca, crashes excessivos naquela expansão para pegar o castelo ou sei lá o quê; o jogo vivia em manutenção e patches!), grind nojento e, o pior de tudo: o grande lance de ArcheAge é colonizar, usar as ferramentas sandbox para conquistar e tal, e isso não veio de imediato.
Resumindo, AA necessita de mais tempo para atingir o que ele prometeu ser, entende? A Trion ficou no meio do tiroteio, foram publicar um ultra-hype e infelizmente a realidade extrapolou absurdamente todos os planos da empresa. Chegou ao ponto de um jogador entrar em contato direto com a Trion para resolver um problema que permitia derrubar servidores; ele postou no forum pedindo contato, a comunidade ficou zoando, ele derrubou e provou que era verdade...

Aion, para mim, é o melhor jogo F2P para quem quer o "sistema antigo" (bate até em WoW, que já deveria ter saído de cena haha). Eu não senti problema de ping em Neverwinter ou TERA, o gameplay soft target ajuda e muito nesse sentido; dizer que Action é inviável por causa de ping tem fundamento, mas é balela.
Nossa conexão melhorou consideravelmente, mas sempre jogamos em servidores internacionais; joguei Tibia com internet discada, vim de uma geração que cresceu no lag kkkkkkkkkkkkkkk

Não compre Albion. Não faça isso. O dinheiro é seu, eu sei, mas ouça o que lhe digo: é muito mais fácil se decepcionar com MMOs do que com jogos offline. Não faça esse investimento, pior ainda em um jogo que está em desenvolvimento e você nem teve chance de jogar um trial.
Também espero jogar esse título um dia, estou no mesmo barco que você (tirando que não estou de férias da facul, é greve mesmo :x)
 
O problema não foi só da Trion, infelizmente ArcheAge é um título velho que trouxe "inovações" ainda embasadas em um sistema já... chato. O lance da Trion foi terrível, mas AA veio CHEIO de brechas! O sistema monetário bagunçado (Labor Points, farms ai ai...), bugs que comprometiam o gameplay (queda de quadros grotesca em zonas de pesca, crashes excessivos naquela expansão para pegar o castelo ou sei lá o quê; o jogo vivia em manutenção e patches!), grind nojento e, o pior de tudo: o grande lance de ArcheAge é colonizar, usar as ferramentas sandbox para conquistar e tal, e isso não veio de imediato.
Resumindo, AA necessita de mais tempo para atingir o que ele prometeu ser, entende? A Trion ficou no meio do tiroteio, foram publicar um ultra-hype e infelizmente a realidade extrapolou absurdamente todos os planos da empresa. Chegou ao ponto de um jogador entrar em contato direto com a Trion para resolver um problema que permitia derrubar servidores; ele postou no forum pedindo contato, a comunidade ficou zoando, ele derrubou e provou que era verdade...

Aion, para mim, é o melhor jogo F2P para quem quer o "sistema antigo" (bate até em WoW, que já deveria ter saído de cena haha). Eu não senti problema de ping em Neverwinter ou TERA, o gameplay soft target ajuda e muito nesse sentido; dizer que Action é inviável por causa de ping tem fundamento, mas é balela.
Nossa conexão melhorou consideravelmente, mas sempre jogamos em servidores internacionais; joguei Tibia com internet discada, vim de uma geração que cresceu no lag kkkkkkkkkkkkkkk

Não compre Albion. Não faça isso. O dinheiro é seu, eu sei, mas ouça o que lhe digo: é muito mais fácil se decepcionar com MMOs do que com jogos offline. Não faça esse investimento, pior ainda em um jogo que está em desenvolvimento e você nem teve chance de jogar um trial.
Também espero jogar esse título um dia, estou no mesmo barco que você (tirando que não estou de férias da facul, é greve mesmo :x)

Eu sei bem como é esse lag kkkkkk, mas enfim, eu sei que se jogar da pra se adaptar com o delay que não é tão fatal assim, a não ser no neverwinter, que talvez seja o dia que eu entrei e os servidores neste dia não estavam estáveis.

O Albion está sendo uma tentação porque eu quero "contribuir" com a ideia de mostrar para as empresas que não é legal ficar fazendo founder pack não comprando um jogo inacabado, acaba sendo o mesmo caso de DLC que liberam algo que ja vem no jogo, um exemplo claro disso são os fatalitys fáceis do Mortal Kombat X, mas por outro lado, apelei com o CS:GO e estou "seco" pra jogar um MMORPG diferente, que fuja do "mais do mesmo", até 3 dias atrás eu estava jogando Echo of Soul, fazia tempo que eu não via um MMORPG tão genérico e sem conteúdo, o pvp era até divertido, mas o leveling do game é muito massante e repetitivo, não cheguei ao end game, lembrando que é só minha opinião.

Mas kaillarkz, vc está jogando algum?
 
Eu sei bem como é esse lag kkkkkk, mas enfim, eu sei que se jogar da pra se adaptar com o delay que não é tão fatal assim, a não ser no neverwinter, que talvez seja o dia que eu entrei e os servidores neste dia não estavam estáveis.

O Albion está sendo uma tentação porque eu quero "contribuir" com a ideia de mostrar para as empresas que não é legal ficar fazendo founder pack não comprando um jogo inacabado, acaba sendo o mesmo caso de DLC que liberam algo que ja vem no jogo, um exemplo claro disso são os fatalitys fáceis do Mortal Kombat X, mas por outro lado, apelei com o CS:GO e estou "seco" pra jogar um MMORPG diferente, que fuja do "mais do mesmo", até 3 dias atrás eu estava jogando Echo of Soul, fazia tempo que eu não via um MMORPG tão genérico e sem conteúdo, o pvp era até divertido, mas o leveling do game é muito massante e repetitivo, não cheguei ao end game, lembrando que é só minha opinião.

Mas kaillarkz, vc está jogando algum?
Nesse momento, não. Estou zerando a franquia Final Fantasy desde o primeiro jogo (botei no celular, bate qualquer joguinho mobile do Windows Phone/Android kkkk) e estou jogando Divinity 2. Aconselho a fazer o mesmo, partir para jogos offline por enquanto.
De vez em quando jogo Strife, mas estou muitíssimo enferrujado (parei de jogar moba há mais de 5 meses) e já era ruim xD

Passei longe de Echo of Soul. Se quiser PvP divertido tem Forge (procura na Steam, mas não é MMORPG) ou, se aguentar um pouco de grind que é até divertido, jogue Continent of the Ninth Seal (não é open world). De resto, não tenho nada a acrescentar além de Runes of Magic, caso queira uma experiência "diferente"; é mais do mesmo, mas tem uma ou outra coisa que o deixa até interessante, e tenho certo carinho por ter sido meu primeiro beta internacional (sabia quase nada de inglês e venci um concurso do tipo "mostre porquê quer participar do beta").
 
Meu irmão também adorou L2, porém se tornou "injogável" em vários sentidos; eu não tenho mais paciência para grind, meu irmão não tem paciência para as atualizações que praticamente transformaram o jogo em outro título (e um título pior).
Os MMORPGs atuais que recomendo são Aion e TERA, talvez Rift.

Eu joguei Aion na época que era pago, a muito tempo atras, mas acho que vou voltar a jogar ja to baixando ele aqui. Porque pelo visto o mercado de MMO ta saturado e abandonado. Parece que os desenvolvedores não foram capazes de desenvolver nada que realmente valece a pena, isso porque eu fui um cara que tentou se adequarar aos tempos modernos, comprei guild wars 2 achei uma porcaria, nada ver com o 1, e cheguei a pagar pra jogar wow, e jogar the elder scrolls online, mas é tudo muito caído. sem skills legais sem gameplay legal, sem nem healer, pra mim MMO que preste tem que ter healer.

quem for instalar e baixar o Aion se prepara pq a carga é pesada não ta nem em 100% aqui e olha isso:

Sem_t_tulo.jpg
 
Última edição:
Eu joguei Aion na época que era pago, a muito tempo atras, mas acho que vou voltar a jogar ja to baixando ele aqui. Porque pelo visto o mercado de MMO ta saturado e abandonado. Parece que os desenvolvedores não foram capaz de desenvolver nada que realmente valece a pena, isso porque eu fui um cara que tentou se adequarar aos tempos modernos, comprei guild wars 2 achei uma porcaria, nada ver com o 1, e cheguei a pagar pra jogar wow, e jogar the elder scrolls online, mas é tudo muito caído. sem skills legais sem gameplay legal, sem nem healer, pra mim MMO que preste tem que ter healer.
Discordo totalmente xD
O mercado não está abandonado, longe disso. A questão é: hoje em dia é muito arriscado investir nesse setor, tanto pela concorrência quanto pela qualidade necessária para conquistar o título "inovador". Jogos saem aos montes, isso não mudou, só que agora não saem milhões de jogos iguais (China em especial adorava lançar 20 jogos quase idênticos lol).
Sobre ter Healer, por mim já passou da hora de expurgarem o "Trinity Force" (DPS vs Tank vs Healer), tanto que GW2 veio justamente com a pegada "todos podem suprir as necessidades do grupo"; há como bater, tankar ou oferecer suporte com todas as classes, ao menos foi isso que ArenaNet disse hahahaha
Especificar classes é o cúmulo do cúmulo, Ragnarok ainda se salvava por concentrar Healer e Buffer, mas jogos como Lineage 2... pelo amor de Deus, ter 6 tipos de buffer (Elven e Shillien Elder, Prophet, Warcryer, Bladedancer, Swordsinger), fora o crafter, spoiler...

Joguei beta de GW2 e vi nada demais, é um bom jogo mas que não tem nada "Oh!"; vi que injetaram bastante conteúdo em pouco tempo, pareceu uma aquisição muito boa (ao menos na época), mas o jogo não me cativou.
TESO tinha coisas legais mas era estranho, para ser sincero eu nem gosto da franquia The Elder Scrolls (tentei jogar Oblivion e Skyrim, não desceram); o sistema de quests "soltas" (puzzles e direções escritas) é legal, o combate lembro que era um pouco esquisito e não lembro o tipo de conteúdo disponível, mas...

Inovar fica complicado, jogadores cada vez mais exigentes e investimentos cada vez mais caros, a comunidade aprendeu a jogar pedra em tudo (comparar à WoW é exemplo clássico), piorou após fiascos como SWTOR/ArcheAge e hoje ainda sai jogo no estilo coreano (efeitos bonitos, armaduras loucas, grind massivo), mesmo que ninguém não ature mais. A moda é kickstarter/founder, antigamente ser voluntário em Beta era recompensado nem que apenas por agradecimento, hoje virou MERCADO! Fazer da fase de testes o início da arrecadação é ridiculamente absurdo, pior ainda cobrando horrores que nem Albion...
Jogos novos que podem inovar bastante:
Lost Ark (gameplay interativo?)
Lineage Eternal (desenhar habilidades e isso influenciar efeito e intensidade; possíveis eventos aleatórios, muito diferentes dos de Rift e GW2 ou da piada de mal gosto que é Wildstar)
Everquest Next/Landmark (interação com o mundo)
Tree of Savior (possível sucessor espiritual de Ragnarok 1, gameplay de ação; espero que usem os sistemas de Rag, como cartas e tal influenciando build e economia)
MASTERxMASTER (moba RTS de ação, sem enganar que nem Smite)

Fora isso tem Black Desert (gráficos ui ui ui), Revelation (possível sistema de voo inovador) e demais jogos que passam voando baixo em meu radar (Lord of Vermillion Arena, projetos da BlueHole, FPSes e blablabla).
 
Última edição:
o maior problema desses MMOs é ficar travado que nem eu to em lineage 2 to no level 77 mas não tem mais quest pra fazer, e tenho que chegar até o 81 pra poder pegar quest nova, ai fica palha upar no braço.
------------
Discordo totalmente xD

eu concordo contigo em partes, mas acredito que ta abandonado no quesito de que não criam mais jogos com a interatividade que se existia antes, só diablo 3 que vc vai jogar e ja é automaticamente jogado em uma party, no guild wars 1 vc não fazia nenhuma missão solo, era só em party. falta um pouco de interação com outros players nos jogos atuais.

e no meu ponto de vista ta abandonado pq nao eh tao dificil fazer um jogo com grafico de diablo 2 por exemplo que pra mim ja tava bom.

ps: caramba entrei no Aion agora não sei mais nada to ferrado tinha q ter alguem jogando pra me ajudar!!!
 
Última edição:
o maior problema desses MMOs é ficar travado que nem eu to em lineage 2 to no level 77 mas não tem mais quest pra fazer, e tenho que chegar até o 81 pra poder pegar quest nova, ai fica palha upar no braço.
------------
eu concordo contigo em partes, mas acredito que ta abandonado no quesito de que não criam mais jogos com a interatividade que se existia antes, só diablo 3 que vc vai jogar e ja é automaticamente jogado em uma party, no guild wars 1 vc não fazia nenhuma missão solo, era só em party. falta um pouco de interação com outros players nos jogos atuais.

O sistema de quests tem que cair por terra, ao menos o de "quests para mascarar o grind" (exemplos: Perfect World, sistema novo de Ragnarok). Lineage 2 já foi pro saco. Enfrentei o mesmo problema em RaiderZ, acabei todas as quests e tinha que ir no braço para poder alcançar a área nova que veio na expansão; o servidor morreu logo depois, e até hoje meu personagem está parado.
Sinceramente, isso passa longe de ser o "maior problema". Em minha opinião falta conteúdo para clans e end game mesmo, e jogos como WoW vestem a máscara de "jogo feito pra end game" e não é! Primeiro que evoluir em WoW ficou cada vez mais fácil, e era uma das partes mais legais, segundo que o end game deve continuar a mesma palhaçada com Arena ou busca incessante por Conquistas/Equipamento.
[Vi seu edit agora] O lance de conteúdo em grupo é extremamente delicado, existem os "lobos solitários" e os sociáveis; eu, por exemplo, sou lobo solitário na maior parte do tempo, o tipo de jogador que se desafia a completar tudo sozinho (eu vivia solando BAMs em TERA e o conteúdo de Neverwinter com exceção de grandes calabouços, por exemplo). Fazer você necessitar de grupo é, em minha opinião, muito ruim; até em "jogos de grupo" isso é motivo de stress. O problema em RPGs é que insistem em fazer a "trinity force", e esse não é mais o caminho a ser seguido; a maior parte da população tende a ser sempre DPS, e eles sofrem para conseguir grupo (sofrem bem mais do que tank ou healer). Se fizessem um sistema em que o valor do jogador seja recompensado (um exemplo não muito bom: C9) ao invés de punir o grupo com um boss de vida infinita e dano ultra alto, a conversa sobre grupos poderia fluir.
Interagir com outros jogadores entra na categoria "comunidade", basicamente regida por Clans e Economia. O sistema de leilão arrasou a oferta e procura, destruiu "ofertas de ocasião" (como mercadores em mapas remotos de Ragnarok) e dissociou os grandes centros de concentração; hoje em dia outros jogadores ficam de enfeite, exibindo armaduras fortes ou montarias...
O sistema de clan também caiu por terra, não adianta polarizar a discussão em "tem que ter guerra" ou coisa assim; não existem motivos concretos para alguém vestir um tabardo hoje em dia, acredito que o caminho a ser seguido é flexibilizar clã como se fossem facções que você pode manter relações boas ou ruins, intensas ou superficiais (e ser recompensado por isso). Não vi um jogo sequer usar sistema parecido, aliás nenhum tentou sair da bolha, ao menos ainda.
Ainda espero um evento em que todos tenham que se juntar para vencer, o mais próximo disso foi um megaevento que teve no beta de Rift (envolvia o mapa inteiro, jogadores de todos os níveis e tal); em ocasiões assim os monstros deveriam ter dano baseado em porcentagem, assim até os mais fracos teriam chance de participar...

Repaginar "end game" não acho tão difícil, começando por fazer desafios reais em instances e eventos, facilitar replayability (oferecer bonus para quem já possui um personagem forte) e acabar com essa frescura de "equipamentos", ao menos eu não tenho mais saco para ficar correndo atrás de encantamentos e tal; eu colocaria uma Arena estilo "Basic Mode" de Rakion, onde apenas stats naturais contam, coisas assim. Explorar craft (exemplo: ArcheAge, apesar de grind e labor point), battlegrounds (a do castelo de TERA é sensacional) e recompensar de verdade quem vai atrás de lore e conquistas (dar prêmios de verdade) acho o mínimo do mínimo, os jogos rodam em três eixos distintos: PvP, PvE, Economia. Atualmente focam em PvE e PvE, quando falam em economia vem algum sistema maluco ou quebram PvP/PvE de algum jeito, fora que ninguém se propõe a mudar o jeito como clans influenciam o mundo...
Triste.

Edit: considero Diablo 3 um jogo bem ruim, ao menos o início foi intragável. Tem história e tal, mas vi que teve muita treta e nem sei se ficou estável. Na verdade gostei mais de Torchlight 2 do que Diablo 3, mesmo que TL2 seja enjoativo e não tendo jogado taaaanto D3.
Nesse ramo espero Lost Ark e Lineage Eternal mesmo, hack'n'slash com possível "algo a mais".
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo