[TÓPICO OFICIAL] Lenovo Legion 5i

Tava vendo uns comentários, se não me engano no Youtube, de um pequeno ruído no fone. Mais fácil de perceber sem nada tocando. Teve esse problema? Normalmente isso é problema de aterramento na placa.

Tive em outro, no Legion não percebi. Achei que eram meus fones.

Resolve como?

O 7i recebeu relatos de aquecimento, parece... e, sinceramente, aqueles leds RGB achei de mal gosto, mas é de cada um, afinal é um notebook gamer.

Cara, verdade, porém aí entra a construção impecável dele na conta tbm. Só que vai sair o 7i Slim que concorrerá com o XPS 15, e é nesse que eu iria. Salvo engano não tem os leds RGB.

Eu usava só laptop e por isso fazia questão de 15,6", mas esse ano retornei para monitor externo e hoje me interessaria um notebook potente com 14" e mais leve.
 
Alguém por acaso encontrou vendedor local ou que envie:

- Pentes 16GB de mesma especificação da original?
- Bateria maior capacidade;
- Tela
- Alguma Skin legal como as que tem disponíveis para TP Carbon X1
 
Recebi o email da lenovo informando que enviou o notebook. Não acho informação de qual transportadora ou rastreio. É assim mesmo ou eles atualizam essa informação depois?
O meu veio pela DirectLog, as informaçoes apareciam direto no site. Enviaram terça feira e recebi hoje, moro no interior de SP
 
Pessoal, tenho receio de acontecer com o 5i o que vem acontecendo com os notebooks da Dell - uma alteração da BIOS ou de uma .dll pela Intel, o tal "plundervolt", impossibilitando assim os jogos.

Isso tem chances de acontecer com a Lenovo também?
 
Não deve ser possivel porque a 10° geração já tem o plundervolt nativo, e você precisa modificar a BIOS pra permitir undervolt. A questão é se ela pode bloquear essa modificação - acho difícil.
 
Pessoal, meu Legion 5i chegou na semana passada. De imediato no Windows rodei os benchmarks no i7 e na 2060 pra verificar se tudo estava ok, daí atualizei a BIOS e parti para a formatação, instalando o Ubuntu 20.04 LTS (sem dual boot). Como trabalho remoto como programador, fica complicado parar o computador a cada 9 meses para fazer uma nova atualização, daí sou um pouco conservador e desde a 16.04 uso apenas versões LTS.

Logo quando rodei o instalador do Ubuntu no modo normal percebi que o vídeo não carregava. Ao pesquisar constatei que devia escolher o modo Safe Graphics, com isso pude proceder com a instalação.

Após instalar, como eu nunca havia tido contato com o Secure Boot, criei a chave na instalação do Ubuntu, mas acabei ignorando aquela tela azul que aparece logo no início, deixando de usar a chave configurada. Como na BIOS deixei a configuração da GPU como Discrete, o Ubuntu chegou a entrar na tela de login, mas não acessava o sistema, acredito que por conta de problemas ao tentar subir o Xorg para o meu usuário sem ter acesso à placa de vídeo. Fiz várias tentativas de criar novas chaves pro Secure Boot, desabilitar/reabilitar na BIOS, etc., mas, por falta de experiência com o Secure Boot, optei por reinstalar o Ubuntu, e configurar a tela azul inicial do zero, do jeito certo, o que foi bem sucedido.

Com a instalação correta, Secure Boot configurado e usuário logado, atualizei o Kernel (5.4.0-52-generic) e instalei os drivers adicionais da NVIDIA (455.23.05) e CUDA (11.1). O único problema que tive (e ainda não encontrei solução) foi na regulagem do brilho da tela, mas acredito estar relacionado a esse bug reportado para o Ideapad 5:

Minha opinião geral sobre o notebook é que o interior dele merecia um exterior de metal. A impressão que eu tenho é que esse notebook tem uma construção mais frágil do que a do meu anterior, o Dell Inspiron 7520. O teclado achei que não me incomodaria (pois uso bastante o numérico no meu teclado mecânico externo), mas, quando precisei usá-lo, achei as teclas bem apertadas (minhas mãos são grandes). Seria bem melhor se a Lenovo não tivesse colocado o teclado numérico, mas isso pode ser questão de preferência pessoal.

O hardware é, de fato, excelente. Antes de rifar o Windows, testei o benchmark de Ray Tracing da CryEngine com médias de 80 FPS a 1080p (na própria tela do 5i) e 20 FPS a 4K (na TV). Se quiserem testar, o link é esse:

No último fim de semana compilei o PyTorch (pois a versão de distribuição não suporta o CUDA 11) e achei o desempenho bem satisfatório, todas as 12 threads se mantiveram em 100% na compilação por algumas horas e a temperatura não passou dos 70ºC. Os coolers, apesar de no máximo, estavam bem silenciosos. Nesse ponto a Lenovo acertou bastante.

O único defeito que acredito estar rolando no notebook é na tela. Acredito que exista um vazamento de backlight no canto inferior direito da tela. Tirei uma foto, mas não sei se vocês conseguem perceber:



Ainda estou usando os 16GB de RAM, pois estou aguardando os preços dos pentes de 32GB melhorarem (vou tentar a atualização pra 64GB). Como eu utilizei a formatação padrão do Ubuntu, ele configurou somente 2GB de Swap, o que arrebentou meu trabalho na semana passada, pois trabalho sempre acima do limite dos 16GB, daí a máquina travou várias vezes, só resolvendo quando aloquei mais 16GB do SN730 como Swap. Outro upgrade que pretendo fazer é substituir meu SSD Crucial MX500 pelo SN750 que sugeriram aqui no tópico, mas como não tenho muita pressa vou aguardar a BF, quem sabe. Também vou renovar a garantia, mas achei abusiva a diferença de preço entre os 2 e 3 anos.

De qualquer forma, como meu notebook anterior já estava me atrapalhando a trabalhar, acredito que fiz uma boa compra considerando o interior do notebook, por mais que acredite que o valor real dele seja por volta dos 7-7.5k (paguei 8.4k).


Pessoal, minhas memórias acabaram de chegar e confirmo que o Legion 5i funciona com 64 GB de RAM (2x32GB), como vocês podem ver nas imagens abaixo:





As memórias que comprei são da Crucial, modelo CT32G4SFD832A.
 
Pode informar onde comprou, e se for o caso, link do vendedor?

E tb, estão funcionando em 2933 ou 2666?
Eu comprei no Mercado Livre, mas o vendedor só possuia dois pentes. De qualquer forma, o anúncio original era esse: https://produto.mercadolivre.com.br...l-ddr4-32gb-1x32gb-260pin-3200mhz-lacrado-_JM (negociei um desconto).

Sobre o clock, elas são 3200MHz e estão funcionando a 2933MHz, como você pode ver abaixo no relatório do dmidecode:

Código:
# dmidecode 3.2
Getting SMBIOS data from sysfs.
SMBIOS 3.2.0 present.

Handle 0x0025, DMI type 17, 84 bytes
Memory Device
    Array Handle: 0x0024
    Error Information Handle: No Error
    Total Width: 64 bits
    Data Width: 64 bits
    Size: 32 GB
    Form Factor: SODIMM
    Set: None
    Locator: ChannelA-DIMM0
    Bank Locator: BANK 0
    Type: DDR4
    Type Detail: Synchronous
    Speed: 2933 MT/s
    Manufacturer: Micron
    Serial Number:
    Asset Tag:
    Part Number: 
    Rank: 2
    Configured Memory Speed: 2933 MT/s
    Minimum Voltage: 1.35 V
    Maximum Voltage: 1.5 V
    Configured Voltage: 1.2 V
    Memory Technology: DRAM
    Memory Operating Mode Capability: Volatile memory
    Firmware Version: Not Specified
    Module Manufacturer ID: Bank 1, Hex 0x2C
    Module Product ID: Unknown
    Memory Subsystem Controller Manufacturer ID: Unknown
    Memory Subsystem Controller Product ID: Unknown
    Non-Volatile Size: None
    Volatile Size: 32 GB
    Cache Size: None
    Logical Size: None

Handle 0x0026, DMI type 17, 84 bytes
Memory Device
    Array Handle: 0x0024
    Error Information Handle: No Error
    Total Width: 64 bits
    Data Width: 64 bits
    Size: 32 GB
    Form Factor: SODIMM
    Set: None
    Locator: ChannelB-DIMM0
    Bank Locator: BANK 2
    Type: DDR4
    Type Detail: Synchronous
    Speed: 2933 MT/s
    Manufacturer: Micron
    Serial Number:
    Asset Tag:
    Part Number:
    Rank: 2
    Configured Memory Speed: 2933 MT/s
    Minimum Voltage: 1.35 V
    Maximum Voltage: 1.5 V
    Configured Voltage: 1.2 V
    Memory Technology: DRAM
    Memory Operating Mode Capability: Volatile memory
    Firmware Version: Not Specified
    Module Manufacturer ID: Bank 1, Hex 0x2C
    Module Product ID: Unknown
    Memory Subsystem Controller Manufacturer ID: Unknown
    Memory Subsystem Controller Product ID: Unknown
    Non-Volatile Size: None
    Volatile Size: 32 GB
    Cache Size: None
    Logical Size: None
 
Aproveitando pra tirar umas dúvidas enquanto o meu não chega. Tenho um monitor 144hz que só aceita 144hz pela entrada displayport(via hdmi apenas 75hz).
Será que bastaria um cabo hdmi para displayport e resolver o problema? E alguémn da dica de cabo / adaptador? Achei alguns cabos hdmi->dp que só aceitam 1080/60hz
 
Galera, comprei o Legion 5i também e eu gostaria de saber se dá pra fazer RAID 0 no notebook. É uma curiosidade que tenho se a BIOS permite isso.
 
Pessoal,
Eu participo de um grupo no Telegram que tem uma fornecedora que consegue o Legion 5i a 7k (não me perguntem qual bruxaria ela faz).
Muita gente la ja comprou com ela e recomenda. Eu comprei essa semana mas ainda não recebi.
Se quiserem depois mando o link do grupo pra entrarem.
Bom, entrei pro clube e espero não sair.
Agradecimentos ao @tolokovma pela dica dos 7k

Esse esquema é seguro? Mais alguem tentou isso ai ou conhece a fornecedora? Aceita mercado pago, vem nota?

Tava pensando em pegar um Avell com GTX 1650 que ta na promoção por 6k, mas acho que compensa investir a diferença nesse legion pelo tudo que vi. Vou esperar a Blackfriday para ver se acho algo bacana. To rastreando os preços.
Agora na americanas ta por 9k + 1k de cashback pelo AME, mas é muito cashback para ficar preso no AME.
 
Agora na americanas ta por 9k + 1k de cashback pelo AME, mas é muito cashback para ficar preso no AME.

Na Lenovo com o desconto educacional + 2.5% do Mel sai por volta de R$8400. Na americanas tem os 9k + 1k de cashback + 5% de volta do Mel. Acho que se der pra pagar contas com o cashback vale a pena.
 
Pessoal, muito legal as informações passadas aqui, agradeço a todos por compartilharem.

Eu estou tentando comprar o Legion 5i, esperando/procurando um preço melhor. Mandei mensagem alguns dias atrás para o colega que falou sobre a fornecedora no telegram mas ainda não me respondeu, queria pegar mais informações para ver se é seguro. Eu já estou acompanhando alguns sites e grupos de descontos. Mas se alguém tiver sugestão de onde comprar por favor me avisem. Esse do desconto educacional eu não olhei no site da Lenovo, tem que comprovar ser estudante? Terminei uma pós ano passado, no momento não estou cursando nada relacionado a nível superior.

O melhor preço que eu achei até agora foi de R$ 8.909,10 no Submarino dia 3 de novembro, não achei bom o suficiente e ainda acabou rápido. O da Americana com CashBack eu também vi mas resolvi esperar mais. Não estou muito confiante no black friday no site oficial da Lenovo mas talvez eu espere até lá, se a Lenovo baixar o preço outros sites devem baixar também.
 
Vocês sabem se eles pretendem trazer para ca o modelo com o R7 4800
Última informação que tenho é que não tem previsão pra novos modelos aqui. Uma pena.

Preço acredito que inevitavelmente caia com a diminuição da demanda, que na minha opinião foi a maior razão do aumento (dólar subiu ~30%, não 100). Os fabricantes vão segurar o preço o máximo que der mas acho que de "promoção" em "promoção" ele desce.
 
Recebi o 5i ontem e já estou pra acionar a garantia. Recebi ele ontem e estranhei que chegou com a bateria totalmente descarregada, não ligava nem acendia nenhuma luz.
Coloco ele pra carregar, e ao tirar o carregador com ela em 100% o sistema ja informa que vai durar cerca de uma hr e meia. Isso com o modo híbrido ligado e a energia no modo "melhor bateria", usando a placa de video integrada e não a geforce. O Lenovo Vantage está no modo silencioso.
Apenas usando o chrome, sem abrir jogos, só digitando esse post já se foram 4 a 5% de bateria.


Edit: Depois de zerar a bateria, carreguei uma hora e encheu até 60%. Vi várias propagandas dizendo que ele carregava 100% em menos tempo que isso.
 
Última edição:
Galera, tinha um Y540 que vendi essa semana visando já partir pra um 5i, acham que vale a pena? Será que na BF aparece um bom preço nele?

Vendi meu Y540 por 7k, já pensando no upgrade gastando por volta dos 8k, mas não estou com pressa nem nada do tipo, será que vale a pena eu gastar essa grana ou me seguro e pego algum lançamento ano que vem?
 
Então mas será que aparece nos 8k?

No lenovo educacional está 8600 com um tal de cupom "EDUBR" ou algo assim
 
Em agosto compraria o Legion (e comprei). Hoje considerando que tenho achado poucos títulos legais para jogar não se se não daria uma chance a um Mac Air M1. Ontem estava olhando os benchs já feitos no Geekbench, na parte de processamento ficou a mesma coisa que o Legion, porém sem ventoinhas, ou seja, silêncio absoluto, metal e pesando 1,3kg, vai sair por 10K na Apple educacional. Para quem não pretende jogar nem faz questão de rodar Windows/Linux (coisa que o Arm não fará), ficou uma proposta interessante. Estou até considerando pegar um Mini já que venho usando mais monitor externo.
 
Em agosto compraria o Legion (e comprei). Hoje considerando que tenho achado poucos títulos legais para jogar não se se não daria uma chance a um Mac Air M1. Ontem estava olhando os benchs já feitos no Geekbench, na parte de processamento ficou a mesma coisa que o Legion, porém sem ventoinhas, ou seja, silêncio absoluto, metal e pesando 1,3kg, vai sair por 10K na Apple educacional. Para quem não pretende jogar nem faz questão de rodar Windows/Linux (coisa que o Arm não fará), ficou uma proposta interessante. Estou até considerando pegar um Mini já que venho usando mais monitor externo.

10k no air é sacanagem... Se fosse o PRO pelo menos

mas realmente se tiver esse poder ficou interessante
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo