[TÓPICO OFICIAL] Lenovo Y540

Boa. Você mudou alguma coisa no Turbo Ratio Limits, ou só botou -125mV na CPU?



Meu VSync tá na configuração default, ainda não mudei nada no NVidia Panel. E eu só jogo CS:GO, com competitive settings.

Hoje vou jogar mais pra continuar os testes, aí amanhã devo mudar mudar as config. da nvidia e dou outro feedback.

CS:GO é bem tranquilo, , trava o clock em 3.2 ou mesmo 3.0 como o cata fez, se não ocorrer perda de fps pela mudança de clock você também pode deixar o speedshift em 32-128 ou mais, para ele variar o clock e dar uma aliviada, tem games que aceitam tranquilo, Fortnite, PUBG Lite etc, os mais leves, BFV depende do mapa.

Qual o teu uso de cpu/gpu ? Tá com undervolt na gpu tb? (jogando CSGO)
 
Por curiosidade, você rodando seus games com ou sem vsync ? (e quais games você está rodando) , passou de 60fps e 3.2GHZ, tanto o 9300H quanto o 9750H e suas versões anteriores acabam esquentando demais.
Isso acontecia comigo, mas fiz um repaste com a noctua NT-H1 e agora quando a cpu está drenando 70 Watts como no cinebench 20 fica no máximo 85 graus e quando drenando 50 Watts como nos jogos uns 80 graus. Detalhe que a primeira vez que eu fiz o repaste a temperatura não caiu, pois acho que, pelo menos para mim, a técnica de ponto no meio da CPU não funcionou tão bem. Na segunda vez fiz o repaste com a técnica de linha vertical com um pouco mais de pasta e ao soltar o heatsink pressionei manualmente sobre a cpu para a pasta espalhar melhor. Aí a temperatura ficou excelente.
Outra coisa GeekZilla. Você quer entende de throttlestop viu que na versão 8.75 beta 4 o uncleweb colocou a possibilidade de alterar o prochot na aba options? Acabou aquela historia de ter que ficar ajustando o multiplicador e o tpl para manter a temperatura sob controle. Simplesmente ajuste o prochot para a temperatura máxima que desejar e a própria cpu vai colocar o multiplicador máximo para não passar da temperatura desejada
 
Última edição:
Isso acontecia comigi, mas fiz um repaste com a noctua NT-H1 e agora quando a cpu está drenando 70 Watts como no cinebench 20 fica no máximo 85 graus e quando drenando 50 Watts como nos jogos uns 80 graus. Detalhe que a primeira vez que eu fiz o repaste a temperatura não caiu, pois acho que, pelo menos para mim, a técnica de ponto no meio da CPU não funcionou tão bem. Na segunda vez fiz o repaste com a técnica de linha vertical com um pouco mais de pasta e ao soltar o heatsink pressionei manualmente sobre a cpu para a pasta espalhar melhor. Aí a temperatura ficou excelente.
Outra coisa GeekZilla. Você quer entende de throttlestop viu que na versão 8.75 beta 4 o uncleweb colocou a possibilidade de alterar o prochot na aba options? Acabou aquela historia de ter que ficar ajustando o multiplicador e o tpl para manter a temperatura sob controle. Simplesmente ajuste o prochot para a temperatura máxima que desejar e a própria cpu vai colocar o multiplicador máximo para não passar da temperatura desejada

Acredito que a maioria das aplicações de fábrica quando se fala de pasta térmica acaba sendo um dos motivos do aquecimento além do normal, ou pelo menos contribuiu para isso. Noctua é ótima realmente por sinal.

Estava justamente conversando com o unclewebb sobre esta opção, nem todo notebook está com ela liberada, alguns fabricantes travam ela na bios, o G5 tá funcionando ok, mas acho que falta ainda alguns ajustes finos, porque o prochot na verdade vai gerar o throttling , só que em uma temperatura mais baixa ou então adiar o throttle, já que você pode colocar um offset para burlar o controle automático da bios.

Seria realmente bom se tivessemos algo assim, se oTS fosse capaz de ajustar os ratios rápido o suficiente para temperatura baixar, teria que ter um recurso de hysteresis como o speedfan para ter um ajuste gradual conforme a temperatura, mas o unclewebb falou que não vai adicionar este recurso, porque via software seria algo para gerar carga na cpu, então não vai funcionar dessa forma a principio com os ratios.

Por enquanto, é um recurso que parece ser mais interessante para quem está tentando evitar o throttling automático ajustando o offset para isso.

Lembrando também que com o BDProchot ativado ele pode reduzir o tdp se a gpu estiver gerando aquecimento também (pelos specs da intel), embora não é todo notebook que tem esse recurso (não vi como identificar ainda, talvez se aparece em limit reasons).

Agora para quem tem limitações envolvendo power throttling pode ser interessante usar em conjunto com o Disable and Lock Turbo Power Limits, pelo menos não vai mais ocorrer qualquer limitação, claro as custas da temperatura.

Vai ser útil também aqui para quem tem lenovo, pois de acordo com o unclewebb parece que a Lenovo está alterando o prochot em tempo real, as vezes baixando ele e gerando o throttling, ao travar o prochot você eliminaria o problema. Até estou pensando em adicionar uma parte no tutorial sobre isto (apesar que pode gerar mais dúvidas em geral).
 
Última edição:
Lembrando que usar o note diretão na mesa não é bom , sempre bom ele ter um espaço pra "respirar" na parte debaixo...
Eu uso um suporte desse estilo :


Bem lembrado. Eu tenho usado uma rolha de vinho centralizada na parte de trás de notebook, desde o primeiro dia hahah

CS:GO é bem tranquilo, , trava o clock em 3.2 ou mesmo 3.0 como o cata fez, se não ocorrer perda de fps pela mudança de clock você também pode deixar o speedshift em 32-128 ou mais, para ele variar o clock e dar uma aliviada, tem games que aceitam tranquilo, Fortnite, PUBG Lite etc, os mais leves, BFV depende do mapa.

Qual o teu uso de cpu/gpu ? Tá com undervolt na gpu tb? (jogando CSGO)

Hoje vou jogar mais e vejo certinho o uso da gpu e cpu. Também vou aproveitar e diminuir o Turbo Ratio Limits pra 34 e ver como fica, aí qualquer coisa vou diminuindo mais aos poucos.

E eu não fiz undervolt na GPU, só na CPU mesmo.

Valeu pela dica!

edit: Uso da GPU 94%, Temperatura GPU 69C; uso CPU 60%, temperatura Máxima CPU 84C.
 
Última edição:
Quase todos upgrades feitos no monstrinho! Único que tá faltando é a tela 144hz, que acho que vou deixar só pra quando o dolar abaixar, uso mais como desk do que como note mesmo heheh

Chegou hoje meu último upgrade interno, um SSD EVO PLUS 970 500gb, junto dele adicionei um Crucial BX500 de 960gb, troquei a placa wireless por uma AX200 Intel e fiz todo o repaste da GPU e CPU com thermal gryzzly

Agora, esses upgrades de SSD foram quase que bem bobos, esse novo Samsung apesar de ser o dobro de escrita e leitura a diferença no dia-a-dia é basicamente zero em velocidade, já sabia que seria assim pois já tive vários SSDs de entrada quando high-end, e a diferença de performance é muito pouco perceptivel, mas gostei do up peguei em um bom preço

Uma coisa que recomendo bastante o pessoal fazer é a troca pra BIOS 26WW, estava na última disponivel (34WW acho? ou 36WW) e estava achando o notebook muito esquentado mesmo com esse repaste, no Cinebench R20 estava pegando um pico de 79 graus, depois que dei rollback pra essa bios estou pegando apenas 74 graus de pico, só de trocar de BIOS 5 graus é uma baita diferença

É isso ai garotada, 6 meses com o notebook e só alegria



wOf55Xp.jpg
 
Pessoal,
Qual o tipo de backlight da tela do y540?
Pergunto porque comprei um calibrador de tela (Spyder X), e para ficar mais preciso ele pede o tipo de iluminação da tela.
Quem quiser testar aí a calibração, apesar de que cada tela tem pequenas diferenças, mas vão notar um tom mais saturado e quente.

https://easyupload.io/vc9rw7 (link dura só 30 dias).

--

Pelo que estou pesquisando aqui é LED mesmo.

Se os resultados estiverem certos, esse LCD é bem sem vergonha mesmo.



Tenho um monitor Dell u2212hm (mais antigo) que produz muito mais cores.
 
Última edição:
Pessoal,
Qual o tipo de backlight da tela do y540?
Pergunto porque comprei um calibrador de tela (Spyder X), e para ficar mais preciso ele pede o tipo de iluminação da tela.
Quem quiser testar aí a calibração, apesar de que cada tela tem pequenas diferenças, mas vão notar um tom mais saturado e quente.

https://easyupload.io/vc9rw7 (link dura só 30 dias).

--

Pelo que estou pesquisando aqui é LED mesmo.

Se os resultados estiverem certos, esse LCD é bem sem vergonha mesmo.



Tenho um monitor Dell u2212hm (mais antigo) que produz muito mais cores.


As especificações da tela de fábrica do y540 é essa aqui:

http://www.panelook.com/NV156FHM-N48_BOE_15.6_LCM_overview_30192.html

A tela é o calcanhar de aquiles desse note realmente...
De todos os upgrades que fiz no meu , a tela foi o mais impactante ...deu uma diferença monstra!
 
Boa tarde, estão pegando qto de FPS no CS GO?
Não faço mais testes de fps, fiz só na primeira semana que comprei, mas depois do undervolt e de limitar o turbo ratio limits em 32, fica +- 230 fps em competitive settings.

Desde então o maior pico de temperatura que já tive foi de 81C, mas o mais comum é chegar só até 79C.
 
Alguém já substituiu os thermal pads do y540? Qual a espessura correta pra usar(0.5 - 1 - 1.5 ou 2mm)?
Quero trocar, principalmente, do ssd nvme.
 
Pessoal, entrei em contato com a vendedora que recomendaram aqui, me passou o valor de R$6000,00 a vista. No momento ela disse estar sem estoque, mas que ira receber mais na semana que vem. Não sou de comprar muito pelo mercado livre, alguma dica de quais os tipos de cuidados eu deva tomar?
 
Pessoal, entrei em contato com a vendedora que recomendaram aqui, me passou o valor de R$6000,00 a vista. No momento ela disse estar sem estoque, mas que ira receber mais na semana que vem. Não sou de comprar muito pelo mercado livre, alguma dica de quais os tipos de cuidados eu deva tomar?
Show de bola esse valor pros tempos atuais! ML é seguro desde que vc compre com um vendedor qualificado, no caso dessa vendedora vc tem a referência dos caras daqui que compraram com ela, então acho que não vai ter erro...
 
Pessoal, entrei em contato com a vendedora que recomendaram aqui, me passou o valor de R$6000,00 a vista. No momento ela disse estar sem estoque, mas que ira receber mais na semana que vem. Não sou de comprar muito pelo mercado livre, alguma dica de quais os tipos de cuidados eu deva tomar?
Você pode me passar o contato da vendedora, por favor?
 
Show de bola esse valor pros tempos atuais! ML é seguro desde que vc compre com um vendedor qualificado, no caso dessa vendedora vc tem a referência dos caras daqui que compraram com ela, então acho que não vai ter erro...
Saquei, vou aguardar a próxima semana para ver se chega a mercadoria e atualizo aqui qualquer coisa.

Você pode me passar o contato da vendedora, por favor?
No ultimo post da primeira pagina tem um vídeo de unboxing onde o usuário deixa o contato no youtube: Aline Euclides: 31 97538301
 
Um baita notebook, porém essa semana tive que acionar a garantia após 100 dias de uso. Começou a fazer barulho de curto vindo do teclado quando jogava. O engraçado é que nos stress test não ocorria nada, mas era só começar um jogo que o barulho irritante de curto começava bem em cima da tecla P. Acionado a Lenovo eles solicitaram envio a fábrica para análise. Enquanto isso aguardo retorno.
 
Ué, mandei mensagem ontem e ela falou que vende sim, mas estava sem estoque. Perguntei especificamente sobre o modelo Legion y540.
Mandei hj de manha ela me disse que vendia mas que parou de vender, ainda perguntei se ela conhecia alguem que vendia ela disse que nao tb. Sera que ela nao foi com a minha cara? AUHAHH
 
Um baita notebook, porém essa semana tive que acionar a garantia após 100 dias de uso. Começou a fazer barulho de curto vindo do teclado quando jogava. O engraçado é que nos stress test não ocorria nada, mas era só começar um jogo que o barulho irritante de curto começava bem em cima da tecla P. Acionado a Lenovo eles solicitaram envio a fábrica para análise. Enquanto isso aguardo retorno.

Estranho. E o desempenho continuava normal? Quando tiver o retorno, atualize sua situação aqui, por favor.

Aproveitando, vocês fizeram garantia estendida?

Fui ver agora, +1 ano por R$ 544,00 e + 2 anos por R$ 1.142,00. Proteção contra danos adicionais + R$ 178,00.

O que acham?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo