Livros - [ TÓPICO DEDICADO ]

Do Saramago, lista dos que já li e riscados alguns que falta ler:

O Ano da Morte de Ricardo Reis, 1984
A Jangada de Pedra, 1986
[R]História do Cerco de Lisboa, 1989[/R]
O Evangelho Segundo Jesus Cristo, 1991
Ensaio Sobre a Cegueira, 1995
[R]Todos os Nomes, 1997[/R]
A Caverna, 2000
O Homem Duplicado, 2002
Ensaio Sobre a Lucidez, 2004
As Intermitências da Morte, 2005
A Viagem do Elefante, 2008
Caim, 2009
Claraboia, 2011

O Conto da Ilha Desconhecida, 1997

Cadernos de Lanzarote (I-V), 1994


Não tenho palavras suficientes para recomendar a leitura. De outro mundo, o bagulho. :poker:

[wiki]José_Saramago[/wiki]
 
Velho, esse Intermitências da Morte é uma das coisas mais geniais escritas.

Saramago simplesmente ZEROU A VIDA. No modo hard, claro. E sem continues. :poker: :fovhappy:

APNS: VAI NELE e depois conta o que achou.
Acabei de comprar o Intermitências da Morte na Amazon, a maioria dos livros dele estão com desconto lá, não podia comprar todos então peguei esse. Qual você acha que é o melhor dele?
 
[pacman];1068664476 disse:
:vinho:

GÊNIO DA RAÇA.


Eu ia embeddar a participação no Roda Viva de 1997, mas É POUCO.

VÃO e gastem um tempinho da vida de vocês: https://www.youtube.com/results?filters=long&search_query=josé+saramago&lclk=long

(levem dois anos pra assistir tudo, mas APNS ACISTÃO)



Acabei de comprar o Intermitências da Morte na Amazon, a maioria dos livros dele estão com desconto lá, não podia comprar todos então peguei esse. Qual você acha que é o melhor dele?

Já respondi na qualificação, mas repetindo e acrescentando:

Vai em todos.

Eu comecei com o "Evangelho...". É a única experiência de INÍCIO DE SARAMAGO que terei nessa vida, não posso comparar com qualquer outra. O "Evangelho..." ganhou Nobel. É um diferencial.

"Jangada..." é sensacional, mas bem regionalizado. Se tiver boa base de geografia ibérica ajuda a aproveitar mais.

"A Caverna" é o mais denso, pra mim. Dominar (profundamente, de preferência) o entendimento da Caverna de Platão (1 e 2) expande o livro de forma indizível.

"Intermitências...", PRA MIM (pois elaborei independentemente o seguinte:), é uma obra em que duzentas páginas são lidas apenas para trazer sentido (ou "construir o alicerce") para os últimos dois ou três parágrafos do livro. Terminei a última página e RI. Aliás, li a última página rindo a cada frase.

Saramago é o Eric Clapton da literatura, é uma das minhas religiões (só que sou pouco "religioso", perceba).

:vish:

:sono:

:vinho:
 
Última edição:
As Intermitências da Morte vai ser meu 3° livro de Saramago, o primeiro a leitura foi um pouco difícil, Ensaio Sobre a Cegueira, mesmo tendo visto o filme, ainda me acostumando ao jeito que ele escreve. E o segundo foi o Ensaio Sobre a Lucidez, nesse a leitura já saiu mais fácil, porém não gostei deste.
 
Última edição:
As Intermitências da Morte vai ser meu 3° livro de Saramago, o primeiro a leitura foi um pouco difícil, Ensaio Sobre a Cegueira, mesmo tendo visto o filme, ainda me acostumando ao jeito que ele escreve. E o segundo foi o Ensaio Sobre a Lucidez, nesse a leitura já saiu mais fácil, porém não gostei deste.

Curiosamente o "Ensaio sobre a lucidez" é um dos meus preferidos dele. Porque concentra todo um ideal político, ali está o Saramago militante e ferino descrevendo uma quase utopia: o povo acordando do sonho imbecil da "democracia".
 
Cara eu curti bastante o 1q84, é um livro interessante, 2 POV beeeem diferentes entre eles, é um matando o outro, uns 3 livros sendo escritos, uma meninas danadas querendo pegar a galera.

Tem horas que é bem entediante, tem horas que você fica bem curioso, e o final é bem sacana.. te faz ter vontade de pegar o outro livro rápido.

Não possui descritivas tão detalhadas, mas eu acredito que ficou legal a forma que o cara narrou, leitura simples pra passar o tempo.

Comprei pq vi alguém falando que era legal, e realmente, valeu.
 
[pacman];1068667913 disse:
Curiosamente o "Ensaio sobre a lucidez" é um dos meus preferidos dele. Porque concentra todo um ideal político, ali está o Saramago militante e ferino descrevendo uma quase utopia: o povo acordando do sonho imbecil da "democracia".

Eu sei, quando eu digo que não curti, me refiro mais ao que aconteceu com a personagem do livro ensaio sobre a cegueira. Mas fora isso o livro é fantástico.
 
Cara eu curti bastante o 1q84, é um livro interessante, 2 POV beeeem diferentes entre eles, é um matando o outro, uns 3 livros sendo escritos, uma meninas danadas querendo pegar a galera.

Tem horas que é bem entediante, tem horas que você fica bem curioso, e o final é bem sacana.. te faz ter vontade de pegar o outro livro rápido.

Não possui descritivas tão detalhadas, mas eu acredito que ficou legal a forma que o cara narrou, leitura simples pra passar o tempo.

Comprei pq vi alguém falando que era legal, e realmente, valeu.

Se não me engano fui eu que coloquei o livro aqui no início do ano.
Tu leu só o primeiro? Peguei os dois primeiros mas li só o inicial.
Como tu disse, é uma história muito bacana e "estranha" ao mesmo tempo, porque o estilo de contar ela é meio confusa ao meu ver.
O autor especifica muitas coisas dos personagens, ele abre e expõe totalmente as características dos personagens; mas ao mesmo tempo você fica com impressão que sempre tem algo a mais, e normalmente tem depois de uns capítulos. Eu achei, nesse primeiro livro, genial toda a trama. Ela é bem simples e eu não imaginaria quantos escritores conseguiriam colocar tanto conteúdo para exemplificar esse tema, sem parecer "encheção de linguiça".

====

Alguém indica algo sobre a guerra do Vietnan? Algo meio parecido com "Dia D" e "Band of Brothers" - com descrições de batalhas, pessoas, cotidiano no front etc.
Nunca li algo assim sobre ela. Valeu,
 
Se não me engano fui eu que coloquei o livro aqui no início do ano.
Tu leu só o primeiro? Peguei os dois primeiros mas li só o inicial.
Como tu disse, é uma história muito bacana e "estranha" ao mesmo tempo, porque o estilo de contar ela é meio confusa ao meu ver.
O autor especifica muitas coisas dos personagens, ele abre e expõe totalmente as características dos personagens; mas ao mesmo tempo você fica com impressão que sempre tem algo a mais, e normalmente tem depois de uns capítulos. Eu achei, nesse primeiro livro, genial toda a trama. Ela é bem simples e eu não imaginaria quantos escritores conseguiriam colocar tanto conteúdo para exemplificar esse tema, sem parecer "encheção de linguiça".

====

Alguém indica algo sobre a guerra do Vietnan? Algo meio parecido com "Dia D" e "Band of Brothers" - com descrições de batalhas, pessoas, cotidiano no front etc.
Nunca li algo assim sobre ela. Valeu,

Cara, comecei a ler o segundo há pouco, (só compro o 2º, 3º quando acabo o primeiro xD ae com o Kindle é uma maravilha xD) eu concord ctg, o final acabou solto, mas sei lá a narrativa do cara te dá impressão que tem alguma coisa errada hahaha.

O mais legal é o comportamento dos japoneses, não são como nós que falamos um por cima do outro, cultura é outra xD
 
Cara, comecei a ler o segundo há pouco, (só compro o 2º, 3º quando acabo o primeiro xD ae com o Kindle é uma maravilha xD) eu concord ctg, o final acabou solto, mas sei lá a narrativa do cara te dá impressão que tem alguma coisa errada hahaha.

O mais legal é o comportamento dos japoneses, não são como nós que falamos um por cima do outro, cultura é outra xD

Isso, o final acabou muito solto mesmo hehe Pensei que iria ter tipo um "pré" final com os acontecidos com as menininhas, mas nem deu em nada hehe
O comportamento deles é bem interessante no livro; tanto no diálogo entre os personagens principais quanto com personagens secundários, sempre tem um respeito mesmo.
 
Já respondi na qualificação, mas repetindo e acrescentando:

Vai em todos.

Eu comecei com o "Evangelho...". É a única experiência de INÍCIO DE SARAMAGO que terei nessa vida, não posso comparar com qualquer outra. O "Evangelho..." ganhou Nobel. É um diferencial.

"Jangada..." é sensacional, mas bem regionalizado. Se tiver boa base de geografia ibérica ajuda a aproveitar mais.

"A Caverna" é o mais denso, pra mim. Dominar (profundamente, de preferência) o entendimento da Caverna de Platão (1 e 2) expande o livro de forma indizível.

"Intermitências...", PRA MIM (pois elaborei independentemente o seguinte:), é uma obra em que duzentas páginas são lidas apenas para trazer sentido (ou "construir o alicerce") para os últimos dois ou três parágrafos do livro. Terminei a última página e RI. Aliás, li a última página rindo a cada frase.

Saramago é o Eric Clapton da literatura, é uma das minhas religiões (só que sou pouco "religioso", perceba).

:vish:

:sono:

:vinho:
Mas qual é o melhor para começar? Nunca li nenhum livro dele, e dizem que tem uma linguagem bem difícil, então quero ir me acostumando aos poucos.
 
Última edição:
Acabei de ver que "O gene egoista" que eu peguei tem apenas 230 paginas, enquanto a versão mais nova tem mais de 500 :vish:

Como já estou na metade do livro, vou termina-lo e depois procuro a versão mais recente.
 
Acabei de ver que "O gene egoista" que eu peguei tem apenas 230 paginas, enquanto a versão mais nova tem mais de 500 :vish:

Como já estou na metade do livro, vou termina-lo e depois procuro a versão mais recente.

Vela a pena a versão mais nova, é simplesmente um dos melhores trabalhos de divulgação científica da atualidade...
 
O papo é Saramago, mas alguém recomenda As Aventuras do Caça Feitiços?
 
Enfim, resolvi entrar na série "O Imperador" do Conn Iggulden.
Peguei o 1° - Portões de Roma - por uma mixaria na estante virtual de 11 dilmas :seferrou: Quero ver mesmo se esta em estado de novo como descrito :poker:

Aproveitei e peguei o segundo volume da série do "Sr. Ardiloso Cortes" - Sério, se gostam de humor negro, sarcasmo e aventuras muito bem tramadas leiam essa série - o primeiro já me cativou demais, esse segundo dizem ser melhor ainda. Peguei na estante virtual também, módicos 14 dilmas.
 
Terminei quinta-feira de ler O gene egoísta. É um livro MUITO BOM!

É interessante que apesar de o tema do livro ser essencialmente outro, o mesmo nos mostra outra visão da vida, pra quem não tem tanto conhecimento sobre evolução/comportamento animal vai se surpreender com como a natureza parece uma coisa mas é intrinsicamente outra. Cuidado, a verdade muitas vezes dói.

Livro OBRIGATÓRIO, realmente nos tira do trono de especiais. Separei um trecho pra por aqui:

"[Sobre os genes ou replicadores] Mas não espere encontrá-los no mar, flutuando à deriva; há muito que desistiram dessa liberdade altiva. Hoje em dia, eles se agrupam em colônias imensas, seguros no interior de gigantescos e desajeitados robôs, guardados do mundo exterior, e com ele se comunicam por caminhos indiretos e tortuosos, manipulando-o por controle remoto. Eles estão dentro do leitor e de mim. Eles nos criaram, nosso corpo e nossa mente, e a preservação deles é a razão última da nossa existência. percorreram um longo caminho, esses replicadores. Agora, respondem pelo nome de gene, e nós somos suas máquinas de sobrevivência."

As implicações desse livro vão muito além do campo da biologia.

Agora o backlog do que tenho de ler até dezembro:

Começados:

Quebrando o encanto (no começo ainda)
Incógnito (mais no começo ainda)
Crime e Castigo (Li a introdução)

Por começar:

Ciência e fé - O reencontro pela física quântica
1984
Admirável mundo novo


Como Incógnito é curto, vou tentar terminá-lo rapidamente e já enganchar no Ciência e fé (que é mais curto ainda).

Espero que dê tempo. :challenge:
 
T(...)
Agora o backlog do que tenho de ler até dezembro:

Começados:

Quebrando o encanto (no começo ainda)
Incógnito (mais no começo ainda)
Crime e Castigo (Li a introdução)

Por começar:

Ciência e fé - O reencontro pela física quântica
1984
Admirável mundo novo(...)
O Gene Egoísta é fundamental na vida do cidadão, realmente.

Crime e Castigo é pesado. Não sei se é o teu primeiro do Dostoiévski; se for, pre-pa-ra os miolos.

_ _ __ _ _ _ _ __ _ _ _ __ _ _ _ __ _ _ _ _ __ _

Não me segurei e comecei o Levantado do Chão, do Saramago. Tou nuns 25% e é sensacional, como todos do autor até agora lidos aqui.

_ _ __ _ _ _ _ __ _ _ _ __ _ _ _ __ _ _ _ _ __ _

Excelente BOOKTRAILER do livro do Leminski:

[video=youtube;RJNL2Lb_CzA]http://www.youtube.com/watch?v=RJNL2Lb_CzA[/video]

:yes:
 
Última edição:
O Gene Egoísta é fundamental na vida do cidadão, realmente.

Crime e Castigo é pesado. Não sei se é o teu primeiro do Dostoiévski; se for, pre-pa-ra os miolos.

_ _ __ _ _ _ _ __ _ _ _ __ _ _ _ __ _ _ _ _ __ _

Não me segurei e comecei o Levantado do Chão, do Saramago. Tou nuns 25% e é sensacional, como todos do autor até agora lidos aqui.

_ _ __ _ _ _ _ __ _ _ _ __ _ _ _ __ _ _ _ _ __ _

Excelente BOOKTRAILER do livro do Leminski:

[video=youtube;RJNL2Lb_CzA]http://www.youtube.com/watch?v=RJNL2Lb_CzA[/video]

:yes:

Então, acho que vou esperar um pouco pra começar Crime e Castigo, acho que não tenho conhecimento suficiente para embarcar em um livro como aquele. Quero esperar um pouco mais pra poder aproveitá-lo melhor.

Enfim, meu backlog até dezembro:

Começados:

Quebrando o encanto (no começo ainda)
Incógnito (mais no começo ainda)
[R]Crime e Castigo (Li a introdução)[/R]

Por começar:

Ciência e fé - O reencontro pela física quântica
1984
Admirável mundo novo
 
Última edição:
Pessoal, to querendo começar a ler algo do Tom Clancy, o que me indicam? Obrigado



-----------------------------------


Postei antes de saber que ele morreu :olho::damn::damn::damn::damn::damn:
 
Última edição:
:true::notbad:

 
Estou atrás de livros nos moldes de A morte da Luz, do G.R.R Martin

Recomendações?
 
Uma trilogia que li e simplesmente achei fantástica foi as " Crônicas de Arthur " de Bernard Cornwell. :awesome:
Virei fã do cara. Agora estou lendo outra trilogia de autoria dele: " A busca do Graal ". Estou no livro II. Pra quem curte o tema da Guerra dos Cem Anos, vai gostar muito.
Eu particularmente adoro temas sobre guerras. Um que li e gostei muito : Band of Brothers de Stephen Ambrose.
Em breve terei em mãos meus livros sobre máquina de guerra romana e táticas de batalha romanas (Ansioso demais pela chegada.)
:coolface:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo