O grande problema do Mafia II é a ousadia de seus desenvolvedores. Quando o primeiro jogo foi lançado em 2002, GTA 3 tinha apenas 1 ano de vida e jogos do tipo sandbox ainda eram uma novidade. A tecnologia disponível na época ainda não permitia aos programadores uma grande interação personagens/cenário e nisso o GTA III era muito pobre, e o Mafia muito rico.
De 2002 para 2010 a série GTA evoluiu e o GTA San Andreas estabeleceu um "padrão" para jogos Sandbox. Eles tinham que ter um mapa imenso, uma história longa e dar a possibilidade infinitas de diversão ao jogador, independente da história. Muitos apontam como a grande falha do GTA IV não ter tantas opções sandbox quanto o San Andras. GTA IV tem uma cidade grande, detalhada e viva, uma história longa mas que quando acaba não te deixa muito o que fazer, ainda que você possa rodar pela cidade caçando pombos e saltos insanos... e é claro... o multiplayer, repleto de cheaters praticamente desde o início. Not so funny. Resultado: Como Sandbox, GTA IV é inferior ao San Andreas.
E então qual seria aousadia dos desenvolvedores do Mafia II? Fazer um jogo linear em um mundo aberto. Fazer um "Max Payne", um "Resident Evil" ou até mesmo um "Final Fantasy", como alguém exemplificou, usando um mundo aberto. Você segue a história, e você está sempre nela. Em alguuns momentos você pode até ter a impressão de que o mapa está aberto para você, que você pode sair por aí e "tocar o terror". Mas o mapa não foi feito pra isso, ele foi feito para servir de pano de fundo para a história, e é a história que interessa no Mafia. O resto são apenas ferramentas para ajudar a narração.
Muita gente achou que estava comprando um GTA nos anos 50. No tópoco preview eu alertei que a coisa não seria assim. Muita gente se deixou iludir com a "liberdade do demo"... mas não há liberdade. Mesmo no demo, você tinha que ir de A até B e depois executar a missão e depois ir de B até C para finalizar a demonstração.
Em tempos de GTA's, Just Causes' e Red Dead Redemption's, fazer um jogo focado apenas na história e deixar o mapa de lado não é mais visto como ousadia, e sim disperdício.
Eu só concordo com alguns reviews em uma coisa.... o mínimo que eles poderiam ter feito era ter liberado o Freeride depois do jogo. Se cobrarem para liberar isso depois em algum DLC pra mim será o mesmo que dizer... estamos te cobrando por uma coisa que você já deveria ter acesso desde o começo. Fora isso, o jogo é excelente, a história é envolvente e a cidade, na minha opinião, é mais imersiva do que Linerty City.
Concordo com quase tudo, só na parte aonde você diz que é um desperdício não focar no pós-jogo que discordo.
Justamente por tudo que você falou. Mafia II foi totalmente elaborado para que entremos na história interativamente. Um grande filme e um joystick nas mãos para que enfrentemos os desafios já programados.
Assim é Mafia II. Em nenhum momento a intenção deles provavelmente foi focar em ficar dando voltas pela cidade sem um objetivo fixo.
E, olha, dou graças a Deus por isso. Esses jogos open-world já enxeram o saco, geralmente jogam um mapa gigante pra tentar divertir a meninada que acha lindo fazer sempre a mesma coisa. Foco é muito importante em qualquer trabalho e apesar do longo tempo de criação, acho que desde o início o foco esteve na história e em como fazer para o jogador se sentir parte dela de maneira interativa e gostosa.
Joguei pouco e se a intenção foi essa posso dizer que foi bem sucedida. Nada de fenomenal, mas bem sucedida.
Interessante você citar Just Cause 2. O jogo é um fracasso completo. Focaram na liberdade e falharam. É difícil criar um jogo assim, precisa de não só muita imaginação, mas muitos recursos pra fazer dar certo. Just Cause 2 até diverte, mas logo fica insuportavelmente chato. É só ver o fracasso dele pelos fóruns no mundo. Começou bombando e em menos de 2 meses ninguém mais falava do jogo. Chato, muito chato.
GTAIV é GTA, não importa como seja lançado, vai sempre fazer muito sucesso. É uma marca. E mesmo o GTAIV sendo o pior já lançado devido a vários fatores, falha vergonhosamente e épicamente no que diz respeito a liberdade. A cidade é cheia de vida e de morte ao mesmo tempo. Não tem coerência. É triste, foi triste o desempenho da Rockstar em lançar um jogo com essas pretensões. Fracassaram absolutamente. Não nas vendas, mas dentro das intenções.
Faltou FOCO. Essa é a palavra chave. E isso Mafia II tem, acho que vai dar pra chegar ao final e quem sabe com gostinho de quero mais.
Só de chegar ao final já está bom, são RARÍSSIMOS os jogos atuais que fazem os jogadores mais exigentes chegarem ao final. Raríssimos.
Aqui não sei por que, apesar do jogo roda o tempo todo a 60 fps, acorre de vez em qdo ao mexer a camera umas pequenas frizadas.
Dá uma olhada na memória utilizada. O jogo possui texturas de altíssimo nível e reflexos absurdos. Windows de 64 bits está se saindo uma bela ***** pra somente 4GB, é o que tenho constadado aqui. Estou quase voltando para os 32 bits, mesmo que perca 768MB com isso.