• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Medicina em universidade privada, vale a pena?

myds

Oda-se
Registrado
A pergunta tá ai galera, deem opiniões, se possível citem as melhores de SP/MG/PR
 
Na minha opinião, não vale a pena, pois o curso de Universidades Públicas como a USP, tem uma estrutura muito melhor do que várias privadas por ai. Cursos particulares que peitam a USP, seria os da PUC do PR e SP, mas a mensalidade é em torno de 2500 reais fora outras despesas. Logo, acredito que estudar forte um ano para entrar numa Pública seria a melhor opção custo x benefício.
 
rapaz, se tiver 3mil sobrando todo mes pra pagar o curso e vc não consegue entrar numa publica, vale a pena pq depois de 6 anos, vc vai ter gastado uns 200 mil reais, ai depois de uns 2 anos de trabalho, vc recupera essa grana e depois é só lucro
claro que vc tem que gostar do curso né
mas é mto melhor ficar um ano ralando pra estudar pra poder passar numa publica :yes:
 
lipelfnc, ando pensando nisso, e 2500 reais está longe de ser a mensalidade de PUC-SP(que hoje é algo em torno de 3500 reais).
Acredito que se estudar tudo certinho, seguindo um regime de umas 4 ou 5 horas de estudo diário, é possivel ingressar numa pública.
Digo isso porque tenho um amigo, que fez apenas um ano de cursinho e entrou em Med na UFTM, porém conheço mais 2 pessoas que estão há praticamente 4 anos tentando entrar lá.
 
Tem também a opção de financiar a faculdade.
O problema é ficar com uma dívida de 600 reais mensais por 26 anos (quem não acredita procura o portal do sisfies e simule um financiamento de medicina com uma mensalidade de em torno 3500 reais.)
Há também algumas mais baratas como a Fepar em Curitiba, porém é muito longe para mim.
 
Aristeu, é quase uma loteria cara.
Esse amigo que falei que passou com um ano de cursinho, no 2º ano do colegial, ele fez miseros 25 pontos na Fuvest como treineiro.
Ninguém esperava que ele passaria, depende muito do quanto estuda, do que cai na prova, do quanto você aguenta ficar fazendo uma maratona de vestibulares(quem prestou um monte de vestibulares sabe como é estressante, ficar de final em final de semana viajando, para fazer uma prova)
 
Última edição:
Estude para passar em uma federal, estadual. A não ser que você ou seus pais tenha 2500~3500$ para gastar todos os mês.
 
lipelfnc, ando pensando nisso, e 2500 reais está longe de ser a mensalidade de PUC-SP(que hoje é algo em torno de 3500 reais).
Acredito que se estudar tudo certinho, seguindo um regime de umas 4 ou 5 horas de estudo diário, é possivel ingressar numa pública.
Digo isso porque tenho um amigo, que fez apenas um ano de cursinho e entrou em Med na UFTM, porém conheço mais 2 pessoas que estão há praticamente 4 anos tentando entrar lá.

Sem querer desencorajar vc kra, mas se quer Med (USP, Unifesp etc..), pode se preparar pra estudar mais diariamente. Quatro ou 5 hrs por dia foi o que eu estudei pra passar na FEA-USP (direto do terceiro e sendo o melhor aluno disparado da minha turma nas provas/simulados) e nao teria nem chegado perto de passar em med.

Mesmo assim, eu acho que, não entrando no mérito de ser justo ou não, pagar faculdade aqui no Brasil, na imensa maioria dos casos, é desnecessário.
 
Melhores de MG:
FCMMG (melhor) 3000-3400
FASEH 3100-3500
 
cara particular varia tem particular que vale a pena fazer (de cada 50 particulares 3 a 4 prestam mais ou menos, 1 ou 2 são exelentes)
 
roberto.nogata, só tenho duas opções:
Medicina numa universidade privada ou Eng. numa Estadual ou Federal.
Não gosto de matemática e física, posso até aprender, mas não quero estudar durante meu curso.
Pretendo esquecer grande parte.
Já estou praticamente decidido prestarei as de SP mesmo: PUCCAMP, PUC-SP, FMABC e FAMECA.
FCMMG eu já ouvi falar Taels, mas essa FASEH nunca.
BH é longe demais.
Não tenho atualmente 3500 reais pra bancar minha facul, mas um tio meu me ajudará, e tentarei pelo menos financiar 50% do curso pelo FIES.
 
Aqui no Paraná a melhor privada é a Fepar disparado. Em infra-estrutura a UP pode ser melhor, mas a Fepar tem mais reconhecimento. Entretanto minha irmã faz UP e ao longo desses 6 anos (ela se forma esse ano) a universidade foi evoluindo e ganhando um nome que nao tinha até então. Puc-PR eu não faria.
Mas enfim, quanto a sua pergunta:
Se teu pai pode bancar e não se importa com isso, não é um grande problema. Se tu pegar uma dessas boas universidades sairá tão bem ou até melhor que em várias públicas. Fato é que na Santa Casa de SP, pela Fuvest, a nota de corte foi maior que para a Medicina USP Pinheiros nesse último ano.
Caso contrário, conheço várias pessoas que estudaram 3, 4 anos para passar em uma pública e não se arrependem nenhum pouco. Você só tem que pensar que será só 1 ano, e dar teu máximo, estudando 6, 7 horas diárias.
 
Cara eu sou quinto anista de uma universidade privada com mais de 40 anos de ensino médico e não me arrependo nada!

Agora, tá cheio por ae de faculs privadas onde a estrutura é pífia. A minha facul tem lá os seus problemas, muitos deles parecidos com a de uma universidade pública inclusive. Esteve para ser estadualizada há alguns anos inclusive mas algumas FORCA$$$ internas impediram a estadualização. Têm um excelente conceito no ENADE e dois excelentes hospstais universitários. Pago ae pouco menos de 3k, mas não me arrependo nada. Me formo em menos de um ano e meio e este custo será irrisório perto do meu ganho e realizações futuros...

Se quiser trocar uma idéia no particular, me add lá no msn, é um prazer ajudar um futuro colega: thorspace@gmail.com
 
Na minha opinião, não vale a pena, pois o curso de Universidades Públicas como a USP, tem uma estrutura muito melhor do que várias privadas por ai. Cursos particulares que peitam a USP, seria os da PUC do PR e SP, mas a mensalidade é em torno de 2500 reais fora outras despesas. Logo, acredito que estudar forte um ano para entrar numa Pública seria a melhor opção custo x benefício.
Totalmente de acordo
 
@Antonio, como disse antes é muito foda cara sem zuera, tenho amigos tentando, tenho amigos que conseguiram.
6, 7 horas?
Meu amigo que tá no 3º ano de cursinho estuda de 10 à 14hrs por dia, faz um curso de redação, pra piorar, estuda fora da cidade(eu também estudo, porém a escola dele é numa cidade um pouco mais longe).
Só esse ano que ele viu resultado, acertou 74 questões no meio do ano na UFTM, vamos ver agora na segunda fase o que vai dar.
Quanto a FEPAR ouvi falar muito bem e penso em tentar, mas já estou com 4 vestibulares que são praticamente certeza de que irei tentar

@Thor, tá add cara.

@Dvdzinnn, universidade não é computador pra custo X benefício.
brinks
 
Melhores de MG:
FCMMG (melhor) 3000-3400
FASEH 3100-3500

Com grande vantagem para a Ciencias Medicas.

Quantidade de estudo e variavel. Eu demorei 2 anos para passar aqui em medicina (UNIMONTES) estudando cerca de 3 horas por dia. Tenho colegas que falam que estudavam 8 horas por dia e demoraram 3-4 anos para passar, assim como colegas que passaram de primeira.

Tenho uma vizinha que tentou por 5 anos medicina em universidades publicas daqui de minas (Unimontes, UFMG...), nao conseguiu passar e agora faz medicina particular aqui (Faculdades Pitagoras). Ela me disse que se arrependeu de ter tentado tanto tempo uma publica ja que a familia dela tinha condiçoes de pagar uma particular.

Eu te aconselho a estudar pelo menos 1 ou 2 anos e tentar numa publica. Entao, caso voce descubra que nao tem condiçoes de passar e sua familia tiver condiçoes de bancar uma particular, faria particular mesmo.
 
DiogoDX, vou tentar somente as particulares.
Não vou falar que sou milionário e que meus pais podem pagar qualquer faculdade pra mim.
Mas tentarei financiar, é o que venho dizendo desde o começo.
Nunca ouvi falar da UNIMONTES, ai de MG mesmo só as tradicionais:UFMG, UFU, UFTM, UFV, UFJF
 
Última edição:
E considere que depois de formado, ainda tem despesas em relação a montar consultório (vai depender de qual especialização vc pegar), e algumas outras despesas que eu sei que tem, como cadastros, e não sei o que mais, etc.
 
@Antonio, como disse antes é muito foda cara sem zuera, tenho amigos tentando, tenho amigos que conseguiram.
6, 7 horas?
Meu amigo que tá no 3º ano de cursinho estuda de 10 à 14hrs por dia, faz um curso de redação, pra piorar, estuda fora da cidade(eu também estudo, porém a escola dele é numa cidade um pouco mais longe).
Só esse ano que ele viu resultado, acertou 74 questões no meio do ano na UFTM, vamos ver agora na segunda fase o que vai dar.
Quanto a FEPAR ouvi falar muito bem e penso em tentar, mas já estou com 4 vestibulares que são praticamente certeza de que irei tentar

@Thor, tá add cara.

@Dvdzinnn, universidade não é computador pra custo X benefício.
brinks

A FEPAR é muito boa, tenho várias amigas lá, fora que é a mais barata das particulares de Ctba e uma das mais do país. Eu achei o vestibular particularmente fácil de entrar, passei nas particulares daqui e outras sul afora no meu primeiro ano e fiquei por 20 vagas na federal (filosofia *** xD), mas não chamaram ninguém praticamente. No segundo ano nem fiz mais particulares, tentei só a federal e acabei passando. Quem entra não se arrepende. Eu particularmente tentaria de novo, e de novo, e de novo. Tenho uma colega que tentou 8 anos e tá feliz da vida, outros que desistiram de outras faculdades e ralaram pra passar e tal. Não fica nessa de que você vai demorar pra entrar ou é velho demais ou que é muito difícil. Confie nas suas capacidades, pôxa... tem gente até formada em outros cursos aqui dentro.

Só não faça PUC... >.< Lógico que saem bons e maus médicos de todo lugar, só que a incidência destes lá é meio elevada... dado "histórico" já que convivo com médicos desde que nasci.
E dinheiro pago em particular demora pra ter retorno pra quem acabou de se formar ou mesmo de se especializar. Isso se dá bem mais a longo prazo.

Ah... não se baseie pelo Enade, os diretórios acadêmicos de várias universidades federais boicotam a avaliação em função do caráter punitivo do exame ao sistema público. A minha por exemplo é uma piada total :lol: Deve ter 2 no papel na parte de avaliação do ensino (que é correspondente às provas feitas pelos alunos) e estamos buscando o 0, só que sempre tem uns perdidos que não deixam a prova em branco. :p

Só pra reiterar o que você já deve saber: se você não é um hipertenso, vai se tornar um nos 6 anos de faculdade :lol:

Quanto aos estudos para o vestibular: depois do primeiro ano tudo fica muito, mas muito mais fácil. No primeiro ano eu estudava (fora as aulas) umas 4~5 horas por dia exceto finais de semana. No segundo ano isso passou pra 1~3 horas por dia dependendo do peso das aulas e o resto do dia eu ficava jogando no PC (minha sig denuncia meu vício) e o desempenho foi muito melhor com menos da metade do stress. Acho que se for pra gastar, eu sugeriria um 3ao/cursinho de qualidade. Faz uma diferença enorme e sai mais barato que 6 anos de 2,5~4k/mês.
 
@Antonio, como disse antes é muito foda cara sem zuera, tenho amigos tentando, tenho amigos que conseguiram.
6, 7 horas?
Meu amigo que tá no 3º ano de cursinho estuda de 10 à 14hrs por dia, faz um curso de redação, pra piorar, estuda fora da cidade(eu também estudo, porém a escola dele é numa cidade um pouco mais longe).
Só esse ano que ele viu resultado, acertou 74 questões no meio do ano na UFTM, vamos ver agora na segunda fase o que vai dar.
Quanto a FEPAR ouvi falar muito bem e penso em tentar, mas já estou com 4 vestibulares que são praticamente certeza de que irei tentar

@Thor, tá add cara.

@Dvdzinnn, universidade não é computador pra custo X benefício.
brinks

Eu digo 6, 7 horas sem contar o horário de aula.
Ano passado eu tinha aula de manha, almoçava, estudava da 1 as 6, 7 horas quando tinha aula de aprofundamento a noite (das 7 as 10, 3x por semana) e nos outros dias da 1 as 8
Ou seja, sei lá qtas horas, to com preguiça de faze a conta hahaha
Mas todo esse esforço valeu a pena. Passei em todos os vestibulares que prestei :D

Cara, mas eu só te digo uma coisa: tenha confiança em si mesmo. Se tiver, é meio caminho andado, pois você não vai se encher o saco das coisas ou jogar tudo pra cima tão facilmente. Veja o esforço como uma coisa boa, bote na cabeça que fazendo isso você VAI passar. Seja até um pouco arrogante, mas a "arrogância boa" como disse o técnico da Holanda. Fazendo isso você saíra na frente de muitos concorrentes que tem medo de fazer a prova.
 
Última edição:
A Universidade Católica de Brasília é excelente, e esse curso custa R$2800 lá. Tem um descontinho pra pontualidade, lá vale a pena se vc puder tostar essa grana sem muitas perdas no final, porque depois definitivamente compensa. Passar numa federal é mais fácil que pasar num concurso, então se puder, estude bastante.
 
Galera, tô gostando que o tópico tá rendendo diversas opiniões.
Mas hoje vi que não estou nem perto de passar num vestibular, ainda mais de medicina.
Fiz um simulado e fui muito mal.
Não sou um dos melhores alunos, mas a chance de eu acabar no cursinho é bem provável.
Vou tentar sanar todas as minhas dúvidas de todas as matérias agora nas férias, maaaas duvido muito que conseguirei, ao menos tentarei.
No começo do ano até tinha montado um roteiro de estudos que não deu certo pelo tanto de aulas que tenho a tarde, provas, etc e isso só complica pois
estudo em outra cidade, e ai já viu no que dá.
Sai de casa as 6:00 da manhã e chega as 18:00hrs ¬¬
Muitos falam, agora não vai dar mais tempo, mesmo que não dê, antes eu ir pro cursinho com menos dúvidas, do que deixar acumular e chegar lá com um mundo de perguntas pro professor.
@Soufly3xtr3m3, Brasília é longe demais pra mim, mas agora tô pensando seriamente em tentar a FEPAR.
@Gray Fox, Quanto a PUC, de qual você está falando?
Ah e se não for incomodo, como você descobriu que queria Medicina?
 
@Gray Fox, Quanto a PUC, de qual você está falando?
Ah e se não for incomodo, como você descobriu que queria Medicina?

PUCPR, quanto às outras não sei nem posso te dizer nada.

Quero fazer medicina desde que me conheço por gente. Eu sempre adorei o ambiente médico por conviver nele desde muito cedo.
Apesar de sempre ter sido dos melhores no colégio em todas as matérias, sempre me interessei muito mais por biológicas e absolutamente odiava exatas (continuo achando insuportavelmente chato até hoje) e humanas sempre esteve bem longe do meu conceito de realização (leitura filosófica e reflexiva... não não).

No fim das contas eu acredito que racionalizar essa escolha (a única escolha possível pra mim, sempre) não é a melhor forma de explicá-la, visto que trilhar este caminho vai muito além de capacidade intelectual ou dedicação. Sem vocação pra medicina o máximo que alguém vira é um "técnico" no área, não um médico. Mas essa parte só estando aqui dentro pra entender. Espero que, caso esse seja honesta e puramente seu desejo, você entre lá dentro e entenda o que eu quero dizer.

Não tem nada mais gratificante na vida do que receber um sorriso, um agradecimento de quem depositou toda sua confiança em você, abriu seu coração pra você (porque você passa a ser o receptáculo de tudo o que é bom e ruim do seu paciente, muitos contam a vida deles pra vocês, querem se tornar amigos, oferecem umas uvas lá das parreiras deles pra mostrar gratidão :D), e às vezes precisava algo mais além do medicamento, da cirurgia, do tratamento. E isso um "técnico" não é capaz de oferecer. Se eu tivesse a opção de escolher de novo minha vida, eu escolheria o mesmo caminho todas as vezes, por mais que eu me ****, me estresse, renuncie várias coisas por falta de tempo ou morra alguns anos antes do que era pra morrer. :yes:
 
mano....há casos e casos! os cursos de medicina, direito e administração costumam ser os "coringas" das IESP (Instituições de Ensino Superior Privadas) e por isso ,geralmente, são os melhores cursos dessas faculdades. Aqui em cuiabá temos a UNIC que o vestibular é tao concorrido qto vestiba da UFMT (claro que há a interferencia financeira, Quem INdica e tudo +)...mas o curso é excelente.. mesma coisa das Pontífices de todo o Brasil. PUC é excelencia em diversos cursos. Curso na UFMT e sinceramente dá vontade de trancar e ir pra uma "privada"so nao faço isso pra nao desmerecer todo o esforço q fiz para passar num vestibular de uma instituição federal,
e pq muitas vezes o nível da sala em uma Instituição privada é muito baixo (claro que isso é mto relativo)
O unico revés ficaria no lado financeiro já que o curso é CARO nos dois lados..no material e
na mensalidade.!

abs
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo