[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Galera, estou me mudando para um Ap de +/- 60mt2 e gostaria de investir em um roteador melhor, visto que atualmente utilizo um d-link dir615.
Lendo os relatos no tópico e pesquisando um pouco, selecionei 2 modelos:

Archer C5 v4
Tenda C10

Minha prioridade é pegar sinal em todos os cômodos e estabilidade.
OBS: Ainda não contratei um novo provedor de internet, mas provavelmente colocarei 100mb de fibra.

Caso tenha algum outro modelo custo/benefício para indicar, estou aceitando ajuda rs.
 
Ola pessoal. Estou com uma duvida aqui. Hoje eu adquiri uma rede fibra de 100 Megas de um provedor local da minha cidade.
Eles me forneceram um modem da TP-Link modelo TL-WR840N e afirmaram que o modem que eu usava (TD-W9970), também da TP-Link não funcionava com fibra.
Eu sei que é mentira e sim falta de conhecimento dos técnicos. Más vale a pena eu mudar por conta própria (tenho meu login e senha). Vou ter alguma diferença por causa do modem/roteador ?
Ou eu deixo quieto do jeito que tá mesmo ?
Porque os técnicos sempre tem que ser taxados de burros e mentirosos? :kidding:

É obvio que um roteador originalmente feito para ADSL/VDSL não irá funcionar com um link FTTH, o que você pode tentar fazer é configurar o W9970 como Access Point, mas é gambiarra e há boas chances de não ficar bom.

Se você conseguir fazer o W9970 'discar' por uma das portas LAN, pode ser outra opção igualmente paliativa também.
 
Fala galera. Meu pai tem varios alugueis de kitnets, tipo uma vila. Eu como sou da area de TI e estou cursando Redes pedi pra ele instalar a LIVE TIM FIBRA que chegou na minha cidade tem uns 2 meses. Assinei por ele a TIM FIBRA de 300MB com fibra otica por 210 reais com telefone e TV sendo que a NET aqui monopolizava e cobrava 210 reais por 120MB, não entregava isso e nem fibra era.

Então. Eu instalei 2 roteadores (além do modem-rot da propria tim) e configurei. Configurei e rodei os testes.
Pela wifi 5GHZ, estando bem proximo, o roteador da TIM chegou a 220MB/s e o Acher C50 de alta potencia fez 160MB/s.
Pela wifi 2.4GHz, estando proximo, o roteador da TIM chegou a 120MB/s, o Acher50 oscilava demais entre 50 e 120MB/s e o mais simples da TP link eu consegui fazer entre 80-90MB/s.

Usei o wify analyser e tem redes wifi demais ao redor da vila e da casa do meu pai. Tentei configurar as bandas e o alcance da forma que dê menos interferencia possível. Mas mesmo assim, de 300MB pra nem chegar a 100MB pela wifi 5GHz é complicado. Isso tudo é interferencia das outras redes? Tem alguma configuração sem ser banda/canal que melhore a velocidade? Tem varias opções, auto, on off e não sei o que, caixas pra marcar e desmarcas mas não entendo, não sei o que é e tenho medo de fazer cagada.
 
Fala galera. Meu pai tem varios alugueis de kitnets, tipo uma vila. Eu como sou da area de TI e estou cursando Redes pedi pra ele instalar a LIVE TIM FIBRA que chegou na minha cidade tem uns 2 meses. Assinei por ele a TIM FIBRA de 300MB com fibra otica por 210 reais com telefone e TV sendo que a NET aqui monopolizava e cobrava 210 reais por 120MB, não entregava isso e nem fibra era.

Então. Eu instalei 2 roteadores (além do modem-rot da propria tim) e configurei. Configurei e rodei os testes.
Pela wifi 5GHZ, estando bem proximo, o roteador da TIM chegou a 220MB/s e o Acher C50 de alta potencia fez 160MB/s.
Pela wifi 2.4GHz, estando proximo, o roteador da TIM chegou a 120MB/s, o Acher50 oscilava demais entre 50 e 120MB/s e o mais simples da TP link eu consegui fazer entre 80-90MB/s.

Usei o wify analyser e tem redes wifi demais ao redor da vila e da casa do meu pai. Tentei configurar as bandas e o alcance da forma que dê menos interferencia possível. Mas mesmo assim, de 300MB pra nem chegar a 100MB pela wifi 5GHz é complicado. Isso tudo é interferencia das outras redes? Tem alguma configuração sem ser banda/canal que melhore a velocidade? Tem varias opções, auto, on off e não sei o que, caixas pra marcar e desmarcas mas não entendo, não sei o que é e tenho medo de fazer cagada.
A primeira coisa é que sendo da ~área de TI~ você precisa ajustar essas unidades de medida (MB, Mbps, MB/s), assim a gente consegue entender o cenário e te ajudar melhor ;)

A segunda coisa é que você jamais irá conseguir fazer o Archer C50 passar dos 100Mbps (ou 12,5MB/s) porque ele tem portas 10/100, seu problema provavelmente está aí.

Você precisa de equipamentos com portas gigabit como o roteador da TIM tem, além de roteadores ou pontos de acesso WiFi de boa capacidade, especialmente se esperar grande utilização pelos moradores.... e prefiro não entrar no aspecto legal disso.
 
Galera, estou me mudando para um Ap de +/- 60mt2 e gostaria de investir em um roteador melhor, visto que atualmente utilizo um d-link dir615.
Lendo os relatos no tópico e pesquisando um pouco, selecionei 2 modelos:

Archer C5 v4
Tenda C10

Minha prioridade é pegar sinal em todos os cômodos e estabilidade.
OBS: Ainda não contratei um novo provedor de internet, mas provavelmente colocarei 100mb de fibra.

Caso tenha algum outro modelo custo/benefício para indicar, estou aceitando ajuda rs.
Ambos são boas opções mas dependendo do layout de um Apto de 60m² há boas chances do equipamento do provedor atender bem.

Eu aguardaria a instalação do serviço antes de sair atrás de outra coisa (a menos que ele não forneça nada).
 
Última edição:
Porque os técnicos sempre tem que ser taxados de burros e mentirosos? :kidding:

É obvio que um roteador originalmente feito para ADSL/VDSL não irá funcionar com um link FTTH, o que você pode tentar fazer é configurar o W9970 como Access Point, mas é gambiarra e há boas chances de não ficar bom.

Se você conseguir fazer o W9970 'discar' por uma das portas LAN, pode ser outra opção igualmente paliativa também.
A culpa e minha e coloco ela em quem eu quiser rsrs (brincadeira).
Eu achei que era mentira porque este modem era usado pra rede de fibra na casa de minha esposa, más se falei besteira... My bad :poker:
E o W9970 tem uma porta WAN igual ao TL-WR840N. Más se não for para ter nenhuma diferença deixa como está que finalmente estou experimentando mais de 15 megas na minha vida kkkk.:joia:
 
A culpa e minha e coloco ela em quem eu quiser rsrs (brincadeira).
Eu achei que era mentira porque este modem era usado pra rede de fibra na casa de minha esposa, más se falei besteira... My bad :poker:
E o W9970 tem uma porta WAN igual ao TL-WR840N. Más se não for para ter nenhuma diferença deixa como está que finalmente estou experimentando mais de 15 megas na minha vida kkkk.:joia:
Cara, na verdade acho que eu te devo desculpas também :risos::haha:
Olhei umas imagens desse danado e vi que a porta LAN4 (?) também pode ser usada para WAN, neste caso acho que vai dar certo :vinho:
Se você tem os dados de login/senha do provedor novo eu daria um reset de fabrica no W9970, configura a conexão PPPoE, coloca ele no lugar do TL-WR840N e veja o que acontece :vish:

EDIT: Tenha em mente que com nenhum dos dois você irá conseguir usufruir dos 100Mbps plenamente, isso acontece porque as portas de rede deles são 10/100 e não gigabit (10/100/1000) então provavelmente em testes/downloads você não atingirá velocidades acima dos 92~95Mbps.... mas dá pra se divertir :melior4:
 
Última edição:
Cara, na verdade acho que eu te devo desculpas também :risos::haha:
Olhei umas imagens desse danado e vi que a porta LAN4 (?) também pode ser usada para WAN, neste caso acho que vai dar certo :vinho:
Se você tem os dados de login/senha do provedor novo eu daria um reset de fabrica no W9970, configura a conexão PPPoE, coloca ele no lugar do TL-WR840N e veja o que acontece :vish:

EDIT: Tenha em mente que com nenhum dos dois você irá conseguir usufruir dos 100Mbps plenamente, isso acontece porque as portas de rede deles são 10/100 e não gigabit (10/100/1000) então provavelmente em testes/downloads você não atingirá velocidades acima dos 92~95Mbps.... mas dá pra se divertir :melior4:
Agora ta explicado porque não passa dos 95Mpbs, não tinha me atentado a isso.
Más entre os dois aparelhos. Vou ter alguma melhora usando o W9970 ? Alguma tecnologia superior que eu não tenha conhecimento.
 
Agora ta explicado porque não passa dos 95Mpbs, não tinha me atentado a isso.
Más entre os dois aparelhos. Vou ter alguma melhora usando o W9970 ? Alguma tecnologia superior que eu não tenha conhecimento.

Qual a versão do hardware dos 2 devices?
Ficaria com o 9970 só por ser chipset broadcom.
 
Qual a versão do hardware dos 2 devices?
Ficaria com o 9970 só por ser chipset broadcom.
O TL está com esta versão aqui: TL-WR840N v4 00000004
Já o 9970 está com o ultimo firmware (eu mesmo conferi a um tempo).
E por ser broadcom ele tem alguma vantagem ?
 
Qual a versão do hardware do 9970?

Bom. Nele diz Ver. 1.0,
Seria isto ?
Acho que independente da revisão ou do firmware ambos devem ser muito similares no cabo.

A diferença entre um e outro (se houver) será no Wi-Fi, seja com números teóricos, seja na prática. Só testando pra saber.

Acho que vale a pena configurar e comparar ambos no dia a dia, deixar o melhor funcionando e o outro de backup guardado.
 
Acho que independente da revisão ou do firmware ambos devem ser muito similares no cabo.

A diferença entre um e outro (se houver) será no Wi-Fi, seja com números teóricos, seja na prática. Só testando pra saber.

Acho que vale a pena configurar e comparar ambos no dia a dia, deixar o melhor funcionando e o outro de backup guardado.
Pra mim é mais importante no cabo. Se não for pra dar diferença deixa do jeito que está pois evita trabalho :isquero:
No Wireless eu uso repetidores.
 
Bom. Nele diz Ver. 1.0,
Seria isto ?

Mesma quantidade de memória nos 2 aparelhos, nas versões que postou (tem versões de hardware do 840N que tem menos memória que o 9970), 64 mega.
O clock dos 2 é quase o mesmo, pequena vantagem para o 9970.
IMHO ficaria com o 9970 por ser chipset broadcom, tive péssimas experiências com o chipset mediatek. Devices iOS perdiam a conexão constantemente em roteadores com esse chipset, pode ser coincidência, mas nunca tive o mesmo problema com chipset broadcom.
 
Mesma quantidade de memória nos 2 aparelhos, nas versões que postou (tem versões de hardware do 840N que tem menos memória que o 9970), 64 mega.
O clock dos 2 é quase o mesmo, pequena vantagem para o 9970.
IMHO ficaria com o 9970 por ser chipset broadcom, tive péssimas experiências com o chipset mediatek. Devices iOS perdiam a conexão constantemente em roteadores com esse chipset, pode ser coincidência, mas nunca tive o mesmo problema com chipset broadcom.
Bacana. Como nosso amigo disse aceima. Vai ter que ser na base de testes mesmo. Vou testar cada um por uma semana e analisar alcance e estabilidades.
No mais Agradeço a ajuda de todos que sanaram minhas duvidas.
:joia:
 
Pessoal, eu tenho o modem/roteador fornecido pelo provedor, um fiberhome com Wi-Fi. Se eu apenas ligar um outro roteador na saída LAN do fiberhome, e desligar o Wi-Fi, e passar a utilizar o novo roteador para gerenciar tudo, mas sem mudar o fiberhome para bridge, qual o prejuízo que vou ter ?
 
Pessoal, eu tenho o modem/roteador fornecido pelo provedor, um fiberhome com Wi-Fi. Se eu apenas ligar um outro roteador na saída LAN do fiberhome, e desligar o Wi-Fi, e passar a utilizar o novo roteador para gerenciar tudo, mas sem mudar o fiberhome para bridge, qual o prejuízo que vou ter ?

Vai entrar em doublenat (ou seria triple, se é que isso existe, caso seu provedor aplique CGNAT), pede pro seu provedor uma onu comum.

Edit: Por curiosidade, qual router seria esse? @Andre Leao
 
Última edição:
Mesmo não cobrando nada por isso, é ilegal?
Em 5 minutos de pesquisa no Google você consegue achar opiniões completamente opostas e todas muito bem embasadas. Este é um tema bem controverso até no aspecto legal, por isso prefiro não me aprofundar nele.
 
Vai entrar em doublenat (ou seria triple, se é que isso existe, caso seu provedor aplique CGNAT), pede pro seu provedor uma onu comum.

Edit: Por curiosidade, qual router seria esse? @Andre Leao

Fornecido pelo provedor é um Fiberhome com Wi-Fi 2.4Ghz (nem sei o modelo). O que tenho aqui é o Archer C20, porém ele não é gigabit e minha internet é de 150Mbps, então não estou usando ele.
Pretendo comprar um Archer C5 que é gigabit para isso.
 
Eu quero cobrir uma área de 400m² com 100% do sinal 5GHZ, atualmente eu uso um Mi Router 3g, que por acaso cobre quase tudo com 2.4ghz, mas o sinal de 5ghz é lamentável, ele fica sumindo direto e cobre chutando muito por alto uns 100m².
Eu não consigo encontrar algum "Roteador de Alta Potência" que seja 5ghz. As únicas coisas com mais de uns 6dbi que encontrei são CPEs.
Até agora a solução que me dão são os Access Point da Ubiquiti, mas eles mesmo com anteninhas de 3dbi conseguem cobrir uma área maior que o Mi Router 3g, 6dbi, e o Tenda Ac11?
Será que a única solução é colocar mais de um Unifi Uap-ac-lr ou colocar outros roteadores repetindo o sinal com o mesmo SSID???
Resumo: Desejo saber um jeito de cobrir uma área de 400m² com sinal 100% na frequência de 5GHZ com um equipamento só, existe isso? Tipo um WR941hp só que na frequência de 5ghz.

Obs: Minha internet é NET 120MB, se tivesse até uns 60MB era mole resolver só usando 2.4ghz, pois roteadores potentes com antenas destacáveis existem, acredito que um roteador de 1000mw com uma aquário 15dbi já resolveria 100%.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo