[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

O meu AX6 chegou!!! Eu configurei ele via web agora foi usar o APP mas ele não funcioa, fica eternamente no "criar conta".
Tá com problema o app?
 
Esses valores são o limite máximo de capacidade de transferência de dados do hardware..
Simplificadamente:
O AX5 permite conectar Mimo 2x2, ou 2 canais independentes de 600mbps cada um.
O AX3 Pro permite conectar Mimo 4x4, ou 4 canais independentes de 600mbps cada um.

O AX5 permitiria que dois equipamentos conectem-se ao mesmo tempo ao roteador solicitando 600mbps de velocidade sem limitações de hardware Wifi.
O AX3 Pro permitiria 4 equipamentos simultaneamente.

O AX3 Pro é Mimo 2x2. Apesar de serem 4 antenas, são duas específicas para 2.4Ghz e outras duas para 5.0Ghz.
802.11ax/ac/n/a 2 x 2 & 802.11ax/n/b/g 2 x 2, MU-MIMO

A velicodade de 2400 é considerando duas streams de 1200Mps em 802.11ax. Em 802.11ac a velocidade máxima será 1700Mbps (duas streams de 866Mbps).
 
Alguém poderia me ajudar a comprar um roteador? Moro num apto de 52 m², entretanto meu roteador atual (sem antenas) sequer pega direito nos quartos. Queria um bom custo benefício. Estou completamente por fora dessas tecnologias atuais. Poderiam me sugerir algum? Atualmente minha internet é de 10 Mb apenas, estava pensando em algo de no máximo 200,00. Dá pra comprar algo bom nesse valor?
Durante muitos anos a melhor opção sempre foi Xiaomi router 3g com Openwrt. Porém, não sei se fabrica ainda e está disponível para a compra. Tem a v2 do mesmo router, que é totalmente capada. Se a ideia for apenas servir uma área de 52 metros com 10 mb de internet, acredito que qualquer roteador simples vai servir.
 
Alguém poderia me ajudar a comprar um roteador? Moro num apto de 52 m², entretanto meu roteador atual (sem antenas) sequer pega direito nos quartos. Queria um bom custo benefício. Estou completamente por fora dessas tecnologias atuais. Poderiam me sugerir algum? Atualmente minha internet é de 10 Mb apenas, estava pensando em algo de no máximo 200,00. Dá pra comprar algo bom nesse valor?
Qualquer roteador de entrada atende essa velocidade, eu pegaria algum roteador gigabit (10/100/1000) visando futuro, porque os provedores estão aumentando rapidamente a velocidade com preços bons, mês passado tava com 15mb velox por 50,00 e hoje estou com 350mb por 99,90 pouca diferença de preço para uma velocidade tão alta. Quanto as marcas tem: Tp-link Archer C6, Intelbras Action 12G, Mercusys AC 12G, Tenda AC10, Asus AC59U... qualquer desses atenderá sem problemas os seus 10mb e também futuramente se vc colocar digamos 150mb ou até 300mb acima disso já é bom olhar roteadores mais caros para não ter muita perda de desempenho.... a faixa de preço desses roteadores citados é de 200~300. Importando consegue melhores pelo mesmo preço, mas daí tem a questão da taxa de importação.... recentemente tem passado muitos sem taxas... mas é loteria. 👍
 
O AX3 Pro é Mimo 2x2. Apesar de serem 4 antenas, são duas específicas para 2.4Ghz e outras duas para 5.0Ghz.


A velicodade de 2400 é considerando duas streams de 1200Mps em 802.11ax. Em 802.11ac a velocidade máxima será 1700Mbps (duas streams de 866Mbps).
Vi aqui.. realmente me confundi com o Mimo do AX6 e AX3600.. um monte de aba aberta e peguei a info do router errado..:true:

Alguém poderia me ajudar a comprar um roteador? Moro num apto de 52 m², entretanto meu roteador atual (sem antenas) sequer pega direito nos quartos. Queria um bom custo benefício. Estou completamente por fora dessas tecnologias atuais. Poderiam me sugerir algum? Atualmente minha internet é de 10 Mb apenas, estava pensando em algo de no máximo 200,00. Dá pra comprar algo bom nesse valor?
Seu roteador tem antenas sim, só que elas são internas.. Por esse preço dá pra pegar um router AC de entrada.. não que vc precise, mas num futuro quando tiver opção de subir sua internet, não precisaria correr atrás de um novo router..

O Intelbras RG1200 e o Mercusys AC12G podem ser uma opção de baixo custo, com o Mercusys possuindo um hardware mínimo para atender as demandas do protocolo Wifi5 com portas gigabit.
 
Seu roteador tem antenas sim, só que elas são internas.. Por esse preço dá pra pegar um router AC de entrada.. não que vc precise, mas num futuro quando tiver opção de subir sua internet, não precisaria correr atrás de um novo router..

O Intelbras RG1200 e o Mercusys AC12G podem ser uma opção de baixo custo, com o Mercusys possuindo um hardware mínimo para atender as demandas do protocolo Wifi5 com portas gigabit.
Essas marcas são melhores que Tp-Link? Pelo que havia lido a Tp-link é o mair fabricante, por isso estava olhando o Ti-Wr940n, mas achei tbm o TL-Wr940n (não sei se é erro no site ou se são modelos diferentes). Tinha visto tbm o Archer C20, mas ai falavam algo no youtube que tinha menor estabilidade de conexão que o TL-WR940n, por uma antena ser de 5 Ghz e o primeiro serem as 3 antenas de 2.4 GHz.

Esqueci de dizer que meu uso maior de internet é home office (preciso que chegue bem no apto todo, pelo tamanho (52m²) deve ser mais tranquilo qualquer um com antenas externas. Fora isso uso para Netflix, Amazon Prime.
Qualquer roteador de entrada atende essa velocidade, eu pegaria algum roteador gigabit (10/100/1000) visando futuro, porque os provedores estão aumentando rapidamente a velocidade com preços bons, mês passado tava com 15mb velox por 50,00 e hoje estou com 350mb por 99,90 pouca diferença de preço para uma velocidade tão alta. Quanto as marcas tem: Tp-link Archer C6, Intelbras Action 12G, Mercusys AC 12G, Tenda AC10, Asus AC59U... qualquer desses atenderá sem problemas os seus 10mb e também futuramente se vc colocar digamos 150mb ou até 300mb acima disso já é bom olhar roteadores mais caros para não ter muita perda de desempenho.... a faixa de preço desses roteadores citados é de 200~300. Importando consegue melhores pelo mesmo preço, mas daí tem a questão da taxa de importação.... recentemente tem passado muitos sem taxas
Geralmente para velocidades maiores que 70 Mb, o provedor de internet fornece o roteador em comodato. Mesmo assim valeria a pena investir em algo pensando no futuro? Eu penso que essas tecnologias evoluem tão rapidamente que seria mais interessante o comodato. Não é o caso agora, pois só me fornecem comodato se eu optar por uma velocidade maior. Na velocidade atual (que me atende bem), não existe essa opção, apenas eu comprando mesmo. Li algo sobre o Tenda Ac10 que é melhor para Netflix, procede ou qualquer um deles atende igual? Pois eles tem diferença de preços até significativas.
 
Última edição:
Essas marcas são melhores que Tp-Link? Pelo que havia lido a Tp-link é o mair fabricante, por isso estava olhando o Ti-Wr940n, mas achei tbm o TL-Wr940n (não sei se é erro no site ou se são modelos diferentes). Tinha visto tbm o Archer C20, mas ai falavam algo no youtube que tinha menor estabilidade de conexão que o TL-WR940n, por uma antena ser de 5 Ghz e o primeiro serem as 3 antenas de 2.4 GHz.

Geralmente para velocidades maiores que 70 Mb, o provedor de internet fornece o roteador em comodato. Mesmo assim valeria a pena investir em algo pensando no futuro? Eu penso que essas tecnologias evoluem tão rapidamente que seria mais interessante o comodato. Não é o caso agora, pois só me fornecem comodato se eu optar por uma velocidade maior. Na velocidade atual (que me atende bem), não existe essa opção, apenas eu comprando mesmo.
C6 que citei é da tplink, mercusys tb é da tplink como segunda linha, intelbras é da tenda... Sobre o desempenho entre os que citei o melhor é o Asus, mas a tplink é das melhores marcas... E sobre "modem comodato" todas operadoras fornecem alguns são bem básico é mais para "sincronizar ao provedor" mesmo, o wifi deles não é das melhores e na maioria das vezes as antenas são internas o que já limita um pouco no desempenho mas funciona, pode ser que com velocidade baixa contratada nem perceba diferença mas acima de 100mb já dá uma diferença de desempenho por causa da limitação de hardware por isso muitos preferem um roteador wireless com mais antenas, hardware melhor para suportar multiplas conexões, principalmente em conexões mais altas, deixando o modem comodato só para sincronizar ao provedor. Exemplo você contrata 600mb e tá só com o modem da operadora localizado no quarto aí vc vai para o outro quarto passando por duas paredes e um banheiro com espelho a internet chega no quarto só 200mb ou menos dos 600 contratado.... Com um roteador mais robusto, com hardware mais forte essa diferença de velocidade em relação a distância será menor, a velocidade pode chegar no mesmo quarto acima de 300mb e se tiver bem localizado normalmente no centro da residência provavelmente chegará com velocidades próximas do contratado.
 
Última edição:
C6 que citei é da tplink, mercusys tb é da tplink como segunda linha, intelbras é da tenda... Sobre o desempenho entre os que citei o melhor é o Asus, mas a tplink é das melhores marcas... E sobre "modem comodato" todas operadoras fornecem alguns são bem básico é mais para "sincronizar ao provedor" mesmo, o wifi deles não é das melhores e na maioria das vezes as antenas são internas o que já limita um pouco no desempenho mas funciona, pode ser que com velocidade baixa contratada nem perceba diferença mas acima de 100mb já dá uma diferença de desempenho por causa da limitação de hardware por isso muitos preferem um roteador wireless com mais antenas, hardware melhor para suportar multiplas conexões, principalmente em conexões mais altas, deixando o modem comodato só para sincronizar ao provedor. Exemplo você contrata 600mb e tá só com o modem da operadora localizado no quarto aí vc vai para o outro quarto passando por duas paredes e um banheiro com espelho a internet chega no quarto só 200mb ou menos dos 600 contratado.... Com um roteador mais robusto, com hardware mais forte essa diferença de velocidade em relação a distância será menor, a velocidade pode chegar no mesmo quarto acima de 300mb e se tiver bem localizado normalmente no centro da residência provavelmente chegará com velocidades próximas do contratado.
Pelo que pude apurar, esses modelos Archer tem a conexão instável, de ter que ficar reiniciando (na casa da minha mãe tem um Archer c5 e realmente isso ocorre).

Então agora fiquei na dúvida se vou de TL-Wr940N (que apurei ser mais estável) ou se pago o dobro pelo Tenda AC10, por exemplo, ou outro dos indicados. Minha dúvida maior é pelo custo benefício, pq eu não gosto de pagar plano caro de internet, então ainda assim vale a pena pegar um roteador nessa faixa de 250-300? A minha internet era de 1 Mb, aí o provedor ofereceu pular para 5 MB pelo mesmo valor e agora fez o mesmo para 10 MB. Eu pago 39,90. Pra mim está ok. O que incomoda é o sinal não pegar nos quartos
 
Pelo que pude apurar, esses modelos Archer tem a conexão instável, de ter que ficar reiniciando (na casa da minha mãe tem um Archer c5 e realmente isso ocorre).

Então agora fiquei na dúvida se vou de TL-Wr940N (que apurei ser mais estável) ou se pago o dobro pelo Tenda AC10, por exemplo, ou outro dos indicados. Minha dúvida maior é pelo custo benefício, pq eu não gosto de pagar plano caro de internet, então ainda assim vale a pena pegar um roteador nessa faixa de 250-300? A minha internet era de 1 Mb, aí o provedor ofereceu pular para 5 MB pelo mesmo valor e agora fez o mesmo para 10 MB. Eu pago 39,90. Pra mim está ok. O que incomoda é o sinal não pegar nos quartos
Eu uso o tenda ac10 não é um roteador top mas está me atendendo bem, tenho 350mb de conexão o roteador fica no quarto junto com a ONU da operadora de "comodato" e o wifi chega nos outros cômodos na faixa de 100mb a 150mb. Em breve vou importar o ax6 (~310,00) pelo que falam bem dele nesse tópico acredito que devo conseguir nos outros cômodos de 200mb a 300mb de conexão. Como vc tem contratado velocidade baixa qualquer roteador "fast ethernet" vai lhe atender sem gastar muito ou mesmo o "wifi grátis da operadora".... mas se no futuro vc aumentar sua velocidade para mais de 100mb provavelmente vai precisar trocar para um desses gigabit. Só complementando quando tinha o velox adsl 15mb eu recebi o modem/roteador deles wifi, não fiquei um mês com ele e voltei para a minha configuração separada com modem deles (somente para sincronizar o sinal adsl e em bridge) + roteador Tp-link WR741ND para autenticar e distribuir internet... o desempenho era melhor que a configuração toda no modem wifi deles parecia que depois de uns dias ficava sobrecarregado acredito que seja por ser hardware simples e com o tempo ficava lento e o sinal wifi não era tão bom já que a antena dele era interna.

Segue um review para vc ter uma base no desempenho do roteador Mercusys que é da Tp-Link acredito ser o mais barato dos nacionais -->
 
Última edição:
Pelo que pude apurar, esses modelos Archer tem a conexão instável, de ter que ficar reiniciando (na casa da minha mãe tem um Archer c5 e realmente isso ocorre).

Então agora fiquei na dúvida se vou de TL-Wr940N (que apurei ser mais estável) ou se pago o dobro pelo Tenda AC10, por exemplo, ou outro dos indicados. Minha dúvida maior é pelo custo benefício, pq eu não gosto de pagar plano caro de internet, então ainda assim vale a pena pegar um roteador nessa faixa de 250-300? A minha internet era de 1 Mb, aí o provedor ofereceu pular para 5 MB pelo mesmo valor e agora fez o mesmo para 10 MB. Eu pago 39,90. Pra mim está ok. O que incomoda é o sinal não pegar nos quartos
Não faz sentido em 2021 pegar um roteador com apenas Wi-fi 4 (N).
A meu ver o mínimo aceitável seria um Wi-fi 5 (AC) com portas gigabit. Se não, é melhor ficar com o da operadora mesmo, que não são nenhum supra sumo, mas hoje em dia costumam ser até decentes.
 
Galera
Para quem usa o AX3 Pro. Vocês já conseguiram achar as firmwares para atualização?

O meu está na xxx.24 (c506)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ponha senha somente na rede 5GHZ no seu notebook.
Eu estava usando o modo do ax3 pro onde a rede ssid é uma só para 2.4 e 5g. Você inclui uma senha só.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui eu configuro nas opções do adaptador para ele utilizar preferencialmente a banda de 5ghz:

Eu fiz isso mas eventualmente ele mudava para o 2.4g porque o sinal é bem melhor aí me derrubava no Cod.

Fui obrigado a separar as redes 2.4 e 5g
 
Galera
Para quem usa o AX3 Pro. Vocês já conseguiram achar as firmwares para atualização?

O meu está na xxx.24 (c506)

Mesma coisa aqui. Atualizou uma vez na primeira vez que liguei para essa mesma versão que a tua e depois nunca mais… (AX3 Pro/Quad Core versão “brasileira” WS7200-30).
 
Não faz sentido em 2021 pegar um roteador com apenas Wi-fi 4 (N).
A meu ver o mínimo aceitável seria um Wi-fi 5 (AC) com portas gigabit. Se não, é melhor ficar com o da operadora mesmo, que não são nenhum supra sumo, mas hoje em dia costumam ser até decentes.
Mas os roteadores Wi-Fi 5 (AC) não tem alcance menor? É justamente esse o meu problema atual. A operadora só me dá se eu fizer pacote de 70 Mb, mas a minha é de 10 Mb e não quero mexer.

O Tenda AC 10, é wi-fi 5 (AC)?
 
Mas os roteadores Wi-Fi 5 (AC) não tem alcance menor? É justamente esse o meu problema atual. A operadora só me dá se eu fizer pacote de 70 Mb, mas a minha é de 10 Mb e não quero mexer.

O Tenda AC 10, é wi-fi 5 (AC)?
Roteador Wifi 5 (AC) trabalha tanto 2.4ghz (N) como 5.0ghz (AC).... Padrão N tem velocidade menor ou seja se vc contratar 600mb com o padrão 2.4ghz (N) não vai passar de 100mb/s no wifi e talvez nem no cabo.... Com o 5.0ghz (AC/AX) vc conseguirá os 600mb contratado.... A única diferença entre os 2 são:

2.4Ghz: Alcance Maior e Velocidade Baixa
5.0Ghz: Alcance Menor e Velocidade Maior

O próprio vídeo acima que coloquei ele testa tanto 2.4ghz quanto 5.0ghz
 
Mas os roteadores Wi-Fi 5 (AC) não tem alcance menor? É justamente esse o meu problema atual. A operadora só me dá se eu fizer pacote de 70 Mb, mas a minha é de 10 Mb e não quero mexer.

O Tenda AC 10, é wi-fi 5 (AC)?
Acho que eu ia ficar careca usando uma internet de 10mbps hoje em dia :haha:

Vlw!
 
Acho que eu ia ficar careca usando uma internet de 10mbps hoje em dia :haha:

Vlw!
Rapaz depois que sai do Lerdox 15mb para Fibra 350mb é outra vida nunca mais volto....rs..... Baixei um jogo de 70GB foi meia horinha só.... na Lerdox levaria 2 dia...rs

Para quem mora sozinho e só usa redes sociais 10mb atende sem problemas, agora para quem tem tv box, smart tv (netflix...), Joga e faz downloads de games (estes tem ficado com arquivos grande tamanho até nas atualizações), muitos celulares, notebook... ou seja uma internet padrão família... 10mb só não dá conta, com a Lerdox aqui de 15mb no começo (lá meados de 2010) era mil maravilhas, hoje em dia com essa velocidade tem de desligar alguma coisa para manter a outra conectada...rs
 
Rapaz depois que sai do Lerdox 15mb para Fibra 350mb é outra vida nunca mais volto....rs..... Baixei um jogo de 70GB foi meia horinha só.... na Lerdox levaria 2 dia...rs

Para quem mora sozinho e só usa redes sociais 10mb atende sem problemas, agora para quem tem tv box, smart tv (netflix...), Joga e faz downloads de games (estes tem ficado com arquivos grande tamanho até nas atualizações), muitos celulares, notebook... ou seja uma internet padrão família... 10mb só não dá conta, com a Lerdox aqui de 15mb no começo (lá meados de 2010) era mil maravilhas, hoje em dia com essa velocidade tem de desligar alguma coisa para manter a outra conectada...rs
Concordo que uma família, com Netflix, Amazon Prime, em diversas TV's da casa, precisaria de uma internet de alta velocidade mesmo. Mas no meu caso moro sozinho, tenho Netflix e Amazon Prime, mas é apenas em 1 TV, então não tem perigo de estar com acesso simultâneo. Pelo valor que pago (39,90), acho que está bom.
 
Concordo que uma família, com Netflix, Amazon Prime, em diversas TV's da casa, precisaria de uma internet de alta velocidade mesmo. Mas no meu caso moro sozinho, tenho Netflix e Amazon Prime, mas é apenas em 1 TV, então não tem perigo de estar com acesso simultâneo. Pelo valor que pago (39,90), acho que está bom.
Aqui na minha cidade com o provedor pequeno que uso é: 15mb (64,90) 30mb (74,90) / 70mb (79,90) / 160mb (89,90) / 350mb (99,90) / 600mb (129,90) tenho o Velox da Oi também, mas é só velocidade mínima porque nem uso por causa da linha fixa e o valor sem a velox é 89,90 e a linha fixa com velox 51,90.
 
Mas os roteadores Wi-Fi 5 (AC) não tem alcance menor? É justamente esse o meu problema atual. A operadora só me dá se eu fizer pacote de 70 Mb, mas a minha é de 10 Mb e não quero mexer.

O Tenda AC 10, é wi-fi 5 (AC)?
Como disse o amigo acima, o roteador AC trabalha tanto em 2.4 GHz quanto em 5 GHz, sendo que essa última tem maior velocidade e menor alcance.
A maioria dos roteadores atuais já consegue manter as duas frequências no mesmo SSID, fazendo a troca de forma inteligente, de modo que quando você estiver perto do roteador será conectado na 5 GHz e ao se distanciar ocorrerá a troca automática pra 2.4 GHz.
 
Como disse o amigo acima, o roteador AC trabalha tanto em 2.4 GHz quanto em 5 GHz, sendo que essa última tem maior velocidade e menor alcance.
A maioria dos roteadores atuais já consegue manter as duas frequências no mesmo SSID, fazendo a troca de forma inteligente, de modo que quando você estiver perto do roteador será conectado na 5 GHz e ao se distanciar ocorrerá a troca automática pra 2.4 GHz.
O grande problema disso é o que ocorria aqui no meu. Estava jogando cod no 5g. Do nada mudava para 2.4 e derrubava do server.
 
O grande problema disso é o que ocorria aqui no meu. Estava jogando cod no 5g. Do nada mudava para 2.4 e derrubava do server.
Se pretende jogar enquanto estiver perambulando pela casa, é melhor manter um SSID separado para cada frequência mesmo e fazer a troca manual.
 
Não achei onde confirmar que é o ws7200-30
Todos AX3 Pro/Quad Core são WS7200. Pelo que pude pesquisar, o "-10" é o Chinês, o "-20" é o Russo/Europeu e o "-30" é o internacional (muitos vendem como "brasileiro", mas é o mesmo modelo vendido no Canadá, por exemplo).

Essa informação está na etiqueta embaixo do roteador. Estou fora de casa, mas achei a foto abaixo na web, onde indiquei abaixo aí tem que ter o número "30" (nesse da foto acho que era o "20"):

Screenshot-2021-06-05-183331.png


Aliás, dá para ver também pela seguinte URL (esse aí é do meu roteador, fiz acesso remoto em casa). Tem que trocar o IP do exemplo abaixo pelo IP do teu roteador:


Screenshot-2021-06-05-185049.png
 
Mudei meu plano para 500MB, vieram hj e trocaram meu Arris 1692 por Technicolor TC3102, só falta subir a velocidade 240 para 500MB.
Qdo chegar o AX6 vou deixa-lo em bridge e ver o estrago.kkkkkk
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo