Amigos gostaria de abandonar esse roteador RTF3505VW-N2 inseguro que a Vivo disponibilizou e comprar um novo de qualidade e talvez instalar OpenWRT ou algo parecido nele (pela segurança e atualizações). Minha internet é de 300Mb, dei uma pesquisada e parece que eu precisaria de algo chamado ONT/ONU mas não achei pra vender por aqui. Se eu colocar esse roteador atual em modo Bridge eu perco o telefone fixo (já que passar por ele)? Qual seria o melhor caminho no meu caso? Aceito recomendação de roteadores decentes e não muito caros também.
Grato.
Trocar a ONT/ONU é bastante complicado, pois a Vivo só libera modem deles na rede fibra. Para por em bridge, existe esse tópico de como configurar sem perder o telefone, agora se funciona nesse modelo específico já não sei
Por padrão a vivo tira todo o suporte a telefone e tv em modo bridge mas eu descobri uma maneira de contornar isso Tutorial simples de como colocar modem da vivo fibra em bridge sem que telefone e a tv deixar de funcionar acesse http://192.168.15.1/padrao vai em configuração de rede depois...
forum.adrenaline.com.br
Roteador não muito caro com suporte ao OpenWRT tem o Archer C6 v3.2 e o Xiaomi router 4A gigabit, ambos na faixa de R$250
Tem roteadores Xiaomi AX, mas mais caros e o suporte ao OpenWRT ainda não está completo (ver resposta abaixo)
Vou fazer uma pergunta bem ignorante, me perdoem
Da pra fazer mesh do AX3600 com o Mi R3G? Ou só dá com outros roteadores AX mesmo?
Tenho um Mi R3G aqui e importei ontem um AX3600. O Mi R3G aparece nas opções lá de conectar um mesh? Alguém já tesoutros
A princípio não, o mesh do AX3600 só funciona com os AX da própria Xiaomi
Nunca testei essa possibilidade, mas teoricamente seria possível colocar OpenWRT em ambos e usar um mesh open source. Mas ainda tem outro problema, o suporte do OpenWRT ao AX3600/AX6/AX9000 ainda está em desenvolvimento com bugs de memory leak, aí precisa reiniciar o roteador quase todo dia pra funcionar ok, mas acho que no futuro vão arrumar isso
De qualquer forma, é sempre possível colocar o R3G no modo Access point cabeado, apesar das transições entre roteadores não ficarem tão lisas como mesh, se seu cabo for bom, a velocidade total é distribuida no access point sem perdas significativas
Existe uma forma de deixar as transições entre access points mais rapida no OpenWRT, usando 802.11r Fast Roaming/Transition, mas acho que o texto já está bastante grande e daria pra fazer um tópico só disso